Vous êtes sur la page 1sur 51

TANAKH/ TANACH/ MIKRA

Tanakh ou Tanach (em hebraico ) um acrnimo utilizado dentro do juda judasmo para denominar seu conjunto principal de livros sagrados, sendo o mais pr prximo do que se pode chamar de uma Bblia Judaica. O conte contedo do Tanakh equivalente ao Antigo Testamento, Testamento, por porm com outra diviso.
1

TANAKH/ TANACH/ MIKRA

De acordo coma tradi tradio juda judaca (Midrash Rabbah 12:12) o Canon Juda Judaco (Tanakh) composto de 24 livros que se agrupam em 3 conjuntos: A Lei ou Instru Instruo, Os Profetas e Os Escritos. Os livros de 1 e 2 Samuel, so reunidos em um s s livro, e 1 Reis e 2 Reis, tamb tambm so considerados um s s livro, assim como os 12 profetas "menores" esto em um s s livro "Os 12 profetas".

TORAH
Gnesis Exdo Levtico Nmeros Deuteronmio

Torah o nome dado aos cinco primeiros livros do Tanakh

TORAH
Gnesis Exdo Levtico Nmeros Deuteronmio
, Bereshit - No princpio conhecido pelo pblico no-judeu como Gnesis , Shemot - Os nomes ou xodo , Vaicr - E chamou ou Levtico , Bamidbar- No ermo ou Nmeros , Devarim - Palavras ou Deuteronmio
4

NEVIIM
Nevi'im Rishonim (Antigos Profetas) [] : Yehoshua - (Josu Josu) - [] Shoftim - (Ju Ju zes) - [] Shmu'el - (I Samuel e II Samuel) Samuel) - [] Melakhim - (I Reis e II Reis) Reis) - [] Nevi'im Aharonim ( (ltimos Profetas) [] : Yeshayahu - (Isa Isaas) as) - [] Yirmiyahu - (Jeremias) Jeremias) - [] Yehezq'el - (Ezequiel) Ezequiel) - [] Trei Asar (Doze Profetas Menores) [] Hoshea - (Os Os ias) - [] Yo'el - (Joel) Joel) - [] Amos - (Am Ams) - [] Ovadyah - (Obadias) Obadias) - [] Yonah - (Jonas) Jonas) - [] Mikhah - (Miqu Miqu ias) - [] Nakhum - (Naum) Naum) - [] Habaquq - (Habacuque) Habacuque) - [] Tsefania - (Sofonias) Sofonias) - [] Ageu) - [] Haggai - (Ageu) Zekharia - (Zacarias) Zacarias) - [] Malakhi - (Malaquias) - []

KETUVIN
Ordem dos livros no Ketuvim A lista seguinte apresenta os livros de 'Ketuvim', na ordem em que aparecem na maioria das edi edies impressas. Grupo I: Os Trs Livros Po Poticos (Sifrei Emet) 1. Tehillim (Salmos) Prov bios) 2. Mishlei (Prov 3. `Iyyov (J) Group II: Os cinco rolos (Hamesh Megillot) 4. Shir haha-Shirim (Cntico dos Cnticos) ou (Cantares) ( Passover) 5. Rute (Rute) ( Shavuot) Shavuot) Lamenta es) ( Ninth of Av) [Tamb 6. Eikhah (Lamenta [Tambm chamado de Kinnot em hebreu.] 7. Kohelet (Eclesiastes) ( Sukkot) 8. Ester (Ester) ( Purim) Purim) Group III: Outros livros hist histricos 9. Daniel (Daniel) 10. Esdras (Esdras-Neemias) 11. Divrei haha-Yamim (Crnicas) 6

Juzes / Shoftim
Mois Moiss liderou as 12 tribos pelo deserto da Pen Pennsula do Sinai, Sinai, e seu sucessor Josu Josu tomou para si a tarefa de coordenar a tomada de Cana. Para que ocorresse de forma ordenada, a terra de Cana foi dividida entre cada uma das tribos e meiasmeias-tribos, que se encarregaram de conquist conquist-las, na maior parte dos casos sem o aux auxlio das demais. Uma das tribos, a de Levi, no recebeu uma por poro territorial fixa, mas sim algumas cidades distribu distribudas 7 por toda a Palestina.

Juzes / Shoftim

NEVIIM
Josu / Yehoshua []

Narra os acontecimentos posteriores a morte de Mosh (Mois (Moiss) e a subsequente invaso da terra de Kanaam (Cana), sob a lideran liderana de Yehoshua (Josu (Josu).

Juzes / Shoftim
Quem escreveu? R: Autor desconhecido, porm a tradio atribui a Samuel, o profeta. Para quem escreveu? R: Livro Histrico, o nome do livro j diz a razo do seu contedo. Qual o contexto que o livro foi escrito? R:O perodo de que trata, entre a morte de Josu (1200 AC) e o incio da monarquia (1020 AC), marcado pela ao de uma srie de personagens dos quais se diz que "julgaram" ou "salvaram" Israel. Esta terminologia serviu para se distinguir entre juzes maiores (Otoniel, Aod, Barac, Gedeo, Jeft e Sanso) e juzes menores (Samgar, Tola, Jair, Abes, Elon e Abdon).
10

Juzes / Shoftim
O livro de Juzes narra histrias do povo de Israel em suas constantes oscilaes no que diz respeito obedincia a Deus. O povo estava na terra, mas no se tornara uma beno para todas as famlias da terra como era o desejo de Deus 1(Gn 12,3), pois no guardaram a lei do Senhor. Era um tempo em que o homem, com sua rebeldia, no permitia o governo de Deus, trazendo assim e opresso para a terra.
E abenoarei os que te abenoarem, e amaldioarei os que te amaldioarem; e em ti sero benditas todas as famlias da terra.
1

11

Juzes / Shoftim
Este tempo de desorganizao e desgoverno trouxeram como conseqncia a idolatria e a conformidade com o mundo, que por sua vez levou Israel de um povo conquistador e vitorioso runa e opresso. A unidade foi perdida, as tribos tomaram o lugar de um s povo. A f e fidelidade deram lugar descrena e inconstncia. O tabernculo ficou oculto em trevas e houve apenas uma meno ao sumo sacerdote

12

Juzes 1:1-6
E sucedeu, depois da morte de Josu, que os filhos de Israel perguntaram ao SENHOR, dizendo: Quem dentre ns primeiro subir aos cananeus, para pelejar contra eles? E disse o SENHOR: Jud subir; eis que entreguei esta terra na sua mo. Ento disse Jud a Simeo, seu irmo: Sobe comigo minha herana. E pelejemos contra os cananeus, e tambm eu contigo subirei tua herana. E Simeo partiu com ele. E subiu Jud, e o SENHOR lhe entregou na sua mo os cananeus e os perizeus; e feriram deles, em Bezeque, a dez mil homens. E acharam Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus Porm Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e 2 cortaram-lhe os dedos polegares das mos e dos ps. Ento disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mos e dos ps cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalm, e morreu ali.
Cortar os dedos polegares era uma mutila mutilao que impedia que as v vtimas manejassem armas.
2

13

Juzes / Shoftim
Cananeus, eram os habitantes do reino antigo de Cana, situado no Oriente Mdio, correspondendo aproximadamente ao territrio de Israel nos dias de hoje. Os habitantes de Cana, cananeus, esto referenciados como os descendentes de Cam, um dos filhos de No. Compunham sete naes distintas "Quando (Jeov) teu Deus te houver introduzido na terra em que ests entrando para possu-la, e expulsado naes mais numerosas do que tu - os heteus, os gergeseus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus - sete naes mais numerosas e poderosas do que tu ()" (Deuteronmio 7:1). O nome cananeus era a designao geral de todos os habitantes da regio.
14

Juzes / Shoftim
RELIGIO A religio dos cananeus estava j bem estabelecida na Palestina antes da Conquista Israelita sendo muito elaborada em seus ritos e perfeitamente identificada com os interesses e as ambies de uma populao agrcola. Era identificada com a natureza e tinha como objetivo ensinar aos homens a cooperarem e controlarem o ciclo das estaes. Entre as suas muitas divindades, Baal era o seu deus principal, o "Senhor da Terra", que tambm era o deus do tempo atmosfrico. Astarote, mulher de Baal era a personificao do princpio reprodutivo da natureza, Istar era o seu nome babilnico; Astarte, seu nome grego e romano. Os templos de Baal e Astorete eram comumente prximos. Sacerdotisas eram prostitutas dos templos.
15

Juzes / Shoftim
Os cananeus tinham como prtica religiosa comum o sacrifcio de crianas. Em escavaes feitas por Macalister em Gezer, 1904-1909, foram encontradas runas de um "Lugar Alto", que tinha sido um templo, no qual ocorria a adorao de Baal e Astarote. Sob os detritos, neste local, foram encontrados uma grande quantidade de jarros contendo despojos de crianas recm-nascidas, que haviam sido sacrificadas a Baal. A rea inteira se revelou como sendo cemitrio de crianas. Em Megido, Jeric e Gezer as escavaes revelaram que era comum o "sacrifcio dos alicerces"; quando se ia construir uma casa, sacrificava-se uma criana, cujo corpo era metido num alicerce, a fim de trazer felicidade para o resto da famlia.
16

Juzes / Shoftim
E o efeito da justia ser paz, e a operao da justia, repouso e segurana para sempre. Isaas 32:17 Destilai, cus, dessas alturas, e as nuvens chovam justia; abra-se a terra, e produza a salvao, e ao mesmo tempo frutifique a justia; eu, o SENHOR, as criei. Isaas 45:8 Naqueles dias e naquele tempo farei brotar a Davi um Renovo de justia, e ele far juzo e justia na terra. Jeremias 33:15 Semeai para vs em justia, ceifai segundo a misericrdia; lavrai o campo de lavoura; porque tempo de buscar ao SENHOR, at que venha e chova a justia sobre vs. Osias 10:12 Quando, pois, o SENHOR teu Deus os lanar fora de diante de ti, no fales no teu corao, dizendo: Por causa da minha justia que o S ENHOR me trouxe a esta terra para a possuir; porque pela impiedade destas naes que o SENHOR as lana fora de diante de ti. Deuteronmio 9:4

17

Juzes / Shoftim
Com minha alma te desejei de noite, e com o meu esprito, que est dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juzos na terra, os moradores do mundo aprendem justia. Isaas 26:9 Ento romper a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotar, e a tua justia ir adiante de ti, e a glria do SENHOR ser a tua retaguarda. Isaas 58:8 Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, ento seria a tua paz como o rio, e a tua justia como as ondas do mar! Isaas 48:18

18

Juzes (2. Quarta jun/2010)


Na Bblia em portugus um livro histrico Na Bblia hebraica est posicionado nos Profetas

Os juzes eram primordialmente: salvadores ou libertadores. O Senhor o verdadeiro juiz. O Senhor quem coloca os opressores nas mos do povo Dele. O Senhor suscita libertadores. O Senhor qualifica homens para tais tarefas.

23/6/2010

19

Juzes
Herosmo militar Sabedoria Discernimento Qualidade morais e mentais Conheciam a Lei Mosaica (Torah) / arbitravam Liderana O Esprito de Deus habitava neles Havia f ERAM ESCRAVOS PEREGRINOS 40 ANOS NO DESERTO DEVERIAM ENFRENTAR INIMIGOS AMBIENTE DOMINADO POR CULTOS PAGOS CULTURA PAG DOS POVOS PRESSO DOS POVOS CONQUISTAR A TERRA LUTAR E LUTAR
20

Juzes
12 Principais Personagens so: Juzes Maiores Otniel Ede Dbora Gideo Jeft Sanso Juzes Menores Sangar Tola Jair Ibs Elom Abdom

Tradio oral, muitos sabiam os fatos de cor, era tradio transmitir os fatos de pai pra filho.

21

Juzes
5 Principais Razes para o fracasso dos israelitas so:
1. 2. 3. 4. 5. Superioridade dos cananitas em armas e fortificaes (1:19) Disposio de Israel em fazer alianas com os habitantes da terra (2:1-5) Israel ter pecado (2:20-21) Deus est testando a fidelidade de Israel (2:22,23; 3:4) Instruir-se na arte da guerra (3:1-3) Respostas: 1 F para o combate, apesar da situao em desvantagem. 2 Restaurar a aliana com o Eterno, com Deus. 3 Voltar-se para Deus, porque Ele compassivo e misericordioso. 4 Se aprovado perseverar na obedincia. 5 Aprender a guerrear em todo tempo, ser treinado e apto s batalhas.
22

Juzes
Tabela com cronologia do livro de Juzes:
-Opresso de Cus-Risataim -Perodo de descanso aps o livramento de Otniel -Opresso moabita -Perodo de descanso aps o livramento de Ede -A opresso de Jabim -Perodo de descanso aps o livramento de Dbora -Opresso de Midi -Perodo de descanso aps o livramento de Gideo -Reinado de Abimeleque -Juizado de Tola -Juizado de Jair -Opresso de Amom -Juizado de Jeft -Juizado de Ibs -Juizado de Elom -Juizado de Abdom -Opresso da Filstia 8 anos 40 anos 18 anos 80 anos 20 anos 40 anos 7 anos 40 anos 3 anos 23 anos 22 anos 18 anos 6 anos 7 anos 10 anos 8 anos 40 anos

390 anos

23

Juzes
CRONOLOGIA APROXIMADA DO LIVRO DE JUZES

1230 Entrada em Cana 1200 Otniel 1170 Ede 1150 Sangar 1125 Dbora e Baraque 1100 Gideo 1080 Abimeleque 1070 Jeft 1070 Sanso 1050 Batalha de 1 Samuel 4 1020 Ascenso de Saul
24

Juzes 1:8-11
8 Os homens de Jud atacaram Jerusalm e a conquistaram. Mataram os seus moradores e puseram fogo na cidade. 9 Depois foram lutar contra os cananeus que moravam nas montanhas, no deserto do Sul e nas plancies de Jud. 10 Tambm atacaram os cananeus que moravam na cidade de Hebrom, que antes era chamada de Quiriate-Arba. E venceram Sesai, Aim e Talmai, que eram filhos de Anaque. 11 Dali marcharam contra os moradores de Debir, que tambm era chamada de Quiriate-Sefer.

25

Juzes 1:12-15
12 Ento Calebe disse: Eu darei a minha filha Acsa em casamento ao homem que conseguir tomar Quiriate-Sefer. 13 Otoniel conquistou a cidade. Ele era filho de Quenaz, o irmo mais novo de Calebe. Ento Calebe lhe deu a sua filha Acsa em casamento. 14 Quando Acsa foi morar com Otoniel, ela insistiu com ele que pedisse ao pai dela algumas terras. Acsa foi para o lugar onde Calebe estava, e, quando ela desceu do jumento, o seu pai perguntou: O que que voc quer? 15 Eu quero um presente! respondeu ela. J que o senhor me deu uma terra seca, me d tambm algumas fontes de gua. Ento Calebe lhe deu as fontes que ficavam nas terras altas e nas baixas.
26

Juzes
Fontes superiores (lugares altos/montanhas): Tempo bom, tempo de bonana. Prosperidade, pois numa sociedade que dependia da terra, a gua era essencial para prosperar. Fontes inferiores (lugares baixos/vales): Tempo difcil, de tribulao, lutas e doenas. Lugar de escassez, de sequido e de fome.

Obs. Acsa soube pedir e buscar aquilo que precisava.


27

Juzes
Lies sobre Acsa Negao da inrcia e da preguia. No estava satisfeita com o mnimo, pois tinha capacidade para o mximo. Esta, quando se foi a Otniel, insistiu com ele para que pedisse um campo ao pai dela; Vs 18 Uma mulher resoluta e decidida. Depois de falar com seu marido ela mesma toma a iniciativa de ir ao seu pai e pedi fontes de gua. E ela apeou do jumento.. Vs 18 Uma mulher persistente. Fez uma longa caminhada para atingir seu objetivo e chegar ao seu pai. Uma mulher fervorosa. Ela conhecia o pai que tinha e sabia que ele era prspero e tinha mais para lhe dar
28

Juzes 1:17-36
17 O povo de Jud e o de Simeo se juntaram e atacaram os cananeus da cidade de Zefate. Em nome de Deus, eles destruram completamente a cidade e mudaram o seu nome para Horma. 18 Eles no tomaram Gaza, Asquelom e Ecrom e os seus territrios vizinhos. 19 O SENHOR Deus ajudou o povo de Jud, e eles conquistaram a regio das montanhas. Mas no puderam expulsar os moradores do litoral porque estes tinham carros de ferro. 20 Como Moiss havia mandado, a cidade de Hebrom foi dada a Calebe. E ele ps para fora dali os trs filhos de Anaque. [...] 36 As terras dos amorreus comeavam na subida do Escorpio e em Sela e iam na direo norte.
29

Juzes / Shoftim
Fontes consultadas:
http://www.jesse.com.br/estudos/estudosbiblicos/juizes.htm http://www.bibliaonline.com.br/acf/jz/1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Ju%C3%ADzes CUNDALL, Artur e MORRIS, LEON -JUZES e RUTE Introduo e Comentrio. Vida Nova, So Paulo,2006.

30

Juzes / Shoftim

30/6/2010

31

Juzes / Shoftim

32

Juzes / Shoftim

33

Juzes / Shoftim

Territrios mantidos como tributrios pelo rei Davi e perdidos depois por Salomo Territrios progressivamente ocupados pelas tribos de Israel ao fim do milnio 34

Juzes / Shoftim

35

Juzes / Shoftim

36

Juzes / Shoftim

37

Juzes / Shoftim

38

Juzes / Shoftim

39

Juzes / Shoftim

40

Juzes / Shoftim

41

Juzes / Shoftim
1 O Anjo do SENHOR foi de Gilgal a Boquim e disse aos israelitas: Eu tirei vocs da terra do Egito e os trouxe terra que havia prometido aos seus pais. Eu disse: Nunca quebrarei a aliana que fiz com vocs. 2 No faam nenhum acordo com os moradores desta terra. Pelo contrrio, derrubem os altares deles. Mas vocs no fizeram o que eu disse. Em vez disso, vejam o que fizeram!

42

Juzes / Shoftim
3 Agora eu digo que no tirarei este povo do caminho de vocs. Eles sero seus inimigos, e os deuses deles vo ser tentaes para vocs. Outra verso: 3 Pelo que tambm eu disse: No os expulsarei de diante de vs; antes estaro quais espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos sero por lao. Ilhargas: cada uma das partes laterais e inferiores do abdome.
O povo da terra seria: Impedimento na jornada / Inimigo / adversrios / espinho no ventre Os deuses seriam: Tentaes / lao / rede / armadilha / 43 perplexidade / perigo / cilada / prender no lao

Juzes / Shoftim
4 Tendo o anjo do Senhor falado estas palavras a todos os filhos de Israel, o povo levantou a sua voz e chorou. 5 Pelo que chamaram quele lugar Boquim; e ali sacrificaram ao Senhor. 6 Havendo Josu despedido o povo, foram-se os filhos de Israel, cada um para a sua herana, a fim de possurem a
Boquim: chores. Choro no significa arrependimento verdadeiro e permanente.
No se pode enganar ao Senhor Deus, ele deseja um corao Quebrantado, no as vestes rasgadas. (Joel 2:12-14) 44

Juzes / Shoftim
7 O povo de Israel serviu a Deus, o SENHOR, enquanto Josu viveu. Depois que ele morreu, eles ainda continuaram a servir o SENHOR enquanto viveram os lderes que tinham visto tudo o que o SENHOR havia feito por Israel. 8 Josu, filho de Num, servo do SENHOR, morreu com a idade de cento e dez anos. 9 Ele foi sepultado no seu prprio pedao de terra, em Timnate-Heres, na regio montanhosa de Efraim, ao norte do monte Gas.
45

Juzes / Shoftim
10 Todas as pessoas daquela gerao tambm morreram e os seus filhos esqueceram o SENHOR e as coisas que ele havia feito pelo povo de Israel. 11 Ento o povo de Israel pecou contra Deus, o SENHOR, adorando os deuses dos cananeus. 12 Eles deixaram de adorar o SENHOR, o Deus dos seus antepassados, que os havia tirado do Egito. Comearam a seguir outros deuses, os deuses dos povos que viviam ao seu redor. Eles adoraram esses deuses e assim fizeram o SENHOR ficar muito irado.
Cada gerao deve empenhar-se em sua prpria experincia com Deus.
46

XODO 23 - Shemot
27 Farei com que os povos que so contra vocs tenham medo de mim. Farei com que haja confuso entre os povos contra quem vocs vo lutar e farei com que os inimigos fujam de vocs. 28 Farei com que os seus inimigos fiquem apavorados. E, quando vocs forem avanando, eu expulsarei os heveus, os cananeus e os heteus. 29 No os expulsarei num ano s; se eu fizesse isso, a terra ficaria deserta, e os animais selvagens se tornariam numerosos demais, prejudicando vocs. 30 Pelo contrrio, eu expulsarei esses povos pouco a pouco, at que vocs se tornem mais numerosos e tomem posse da terra. 31 Farei com que os limites da terra de vocs vo desde o golfo de caba at o rio Eufrates e do mar Mediterrneo at o deserto. Eu lhes darei poder para dominarem os povos daquelas terras, e vocs iro avanando e os expulsando. 32 No faam nenhum acordo com eles, nem com os seus deuses. 33 No deixem que esses povos vivam na terra de vocs. Se deixarem, eles faro 47uma com que vocs pequem contra mim. Se vocs adorarem os deuses deles, isso ser armadilha mortal para vocs.

Juzes / Shoftim
Tendncia do corao = incurvel teimosia humana, reluta em aprender por experincia prpria, ou de outrem. Cegueira s lies da histria = olhar para dentro de si e pesar sua prpria experincia Infidelidade = casamento misto com os cananeus, comprometeu a pureza no culto a Deus. Espiritualidade baixa = supersties aos deuses locais.
48

Juzes / Shoftim
13 Abandonaram a Deus, o SENHOR, e adoraram Baal e Astarote. Baal = deus das tempestades e das chuvas, sendo, portanto, controlador da vegetao. Ele era o grande deus ativo. O culto a Baal era largamente difundido no Antigo Oriente Prximo. Notam-se algumas variantes: Baal-Peor, Baal-Gade, Baal-Zebube. Jezabel introduziu o culto a Baal-Melcarte. Baalim a forma plura. Astarote = esposa de Baal. Deusa da guerra e da fertilidade, era adorada como Istar na Babilnia. Anate na Sria
49

Juzes / Shoftim

Ex. 23:13 Dem ateno a tudo o que eu, o SENHOR, tenho dito a vocs. No faam oraes a outros deuses, nem mesmo falem os nomes deles.

50

Juzes / Shoftim
Dt 4:32-40 Deuteronmio 4:32 Agora, pois, pergunta aos tempos passados, que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, desde uma extremidade do cu at outra, se sucedeu jamais coisa tamanha como esta ou se se ouviu coisa como esta;Deuteronmio 4:33 ou se algum povo ouviu falar a voz de algum deus do meio do fogo, como tu a ouviste, ficando vivo;Deuteronmio 4:34 ou se um deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo, com provas, e com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mo poderosa, e com brao estendido, e com grandes espantos, segundo tudo quanto o SENHOR, vosso Deus, vos fez no Egito, aos vossos olhos.Deuteronmio 4:35 A ti te foi mostrado para que soubesses que o SENHOR Deus; nenhum outro h, seno ele.Deuteronmio 4:36 Dos cus te fez ouvir a sua voz, para te ensinar, e sobre a terra te mostrou o seu grande fogo, e do meio do fogo ouviste as suas palavras.Deuteronmio 4:37 Porquanto amou teus pais, e escolheu a sua descendncia depois deles, e te tirou do Egito, ele mesmo presente e com a sua grande fora,Deuteronmio 4:38 para lanar de diante de ti naes maiores e mais poderosas do que tu, para te introduzir na sua terra e ta dar por herana, como hoje se v.Deuteronmio 4:39 Por isso, hoje, sabers e refletirs no teu corao que s o SENHOR Deus em cima no cu e embaixo na terra; nenhum outro h.Deuteronmio 4:40 Guarda, pois, os seus estatutos e os seus mandamentos que te ordeno hoje, para que te v bem a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te d para todo o sempre. 51

Vous aimerez peut-être aussi