Vous êtes sur la page 1sur 28

Diocese de Uruau

COMO ESCOLHER MSICAS PARA MISSA COM BASE NO ENSINO 79 DA CNBB E NO MISSAL ROMANO
Texto extrado fielmente do site do Ministrio So Bento, da Igreja Nossa Senhora do Rosrio, da Arquidiocese do Rio de Janeiro-RJ, no seguinte endereo: http://msbvalenca.blogspot.com/.

Canto de Entrada
O Canto de abertura Canto Processional Funo O Canto de abertura, inserido nos ritos iniciais, cumpre antes de tudo o papel de criar comunho. Seu mrito de convocar a assembleia e, pela fuso das vozes, juntar os coraes no encontro com o Ressuscitado, na certeza de que onde dois ou trs estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles (Mt 18,20). Este canto tem de deixar a assembleia num estado apropriado para a escuta da Palavra de Deus. Forma A vantagem do povo responder com um refro (cantando de cor!) a alguns versos, entoados por um cantor ou coral, de os fiis mais livremente poderem olhar para a procisso de entrada dos ministros. Um canto estrfico no seria to indicado a procisso de entrada, mas poderia, eventualmente, ser funcional aps a procisso, a fim de a comunidade, agora formada, poder firmar-se mais atravs de um hino cantado por todos. O cntico de entrada executado alternadamente pelo coral e pelo povo, ou por um cantor alternando com o povo, ou por toda a assembleia em conjunto, ou somente pelo coral. Dica O canto de entrada tem de estar de acordo com o Tempo Litrgico e nas ocasies festivas e/ou solenidades, estar de acordo com a ocasio. Melhores exemplos: Quem filho de Deus (Vida Reluz cd Deus Imenso) Dia de Festa (Eliana Ribeiro cd Espera no Senhor) Deixa a luz do cu entrar (Ada Blenkhom Paulinas COMEP)

Ato Penitencial
Kyrie (Senhor, tende piedade) Cantos do Comum. Funo A breve ladainha do Senhor, tende piedade tradicionalmente era uma orao de louvor a Cristo ressuscitado feito Senhor, pela qual a Igreja pedia que se mostrasse a sua amorosa bondade. Posteriormente, este canto foi incorporado ao rito penitencial e comeou a fazer parte de um momento de reconciliao. Este rito vem ao encontro daqueles e daquelas que, ao defrontar-se com divina presena, se sentem, talvez, acuados, com Simo Pedro aps o milagre da Pesca: Senhor, afasta-te de mim, sou um pecador! (Lc 5,8). A msica, o canto, a expresso corporal, nesse momento, devem

Diocese de Uruau

propiciar o encontro com o Pai das misericrdias e Deus de toda consolao (2Cor 1,3), que nos liberta de toda culpa e nos reconstitui a paz pelo Sangue de Cristo derramado na cruz (Cl 1,20). Forma Os Hinrios Litrgicos da CNBB oferecem vrios modelos para o canto: por exemplo, no 3 fascculo: Se sofrimento te causei, Senhor, p. 79; Senhor, Bom Pastor, p. 80. Neste momento tambm cabe o rito da asperso, uma vez que, este tem sinal de limpeza dos pecados. Depois do ato penitencial, diz-se sempre o Senhor, tende piedade de ns (Kyrie, elison), a no ser que j tenha sido includo no ato penitencial. Dado tratar-se de um canto em que os fiis aclamam o Senhor e imploram a sua misericrdia, normalmente executado por todos, em forma alternada entre o povo e o coral ou um cantor. Cada uma das aclamaes diz-se normalmente duas vezes, o que no exclui, porm, um maior nmero, de acordo com a ndole de cada lngua, da arte musical ou das circunstncias. Quando o Kyrie cantado como parte do ato penitencial, cada aclamao precedida de um <<tropo>>. Dicas No precisa conter a forma: Senhor-Cristo-Senhor, tem que traduzir a misericrdia de Deus. A forma, Senhor, tende piedade a mais exigida, porm existem formas mais ricas as quais podemos encontrar no Missal Romano ou nos Salmos penitenciais (Sl 15; 25; 32; 50-51; 81; 85; 95; 130). Antes de executar o canto de bom grado fazer um breve momento de silncio por toda a comunidade com uma frmula de confisso geral. Aos domingos, principalmente no tempo pascal, em vez do costumado ato penitencial pode fazer-se, por vezes, a bno e a asperso da gua em memria do batismo. Melhores exemplos Eu canto alegria Senhor (urea Sigrist) Corao inquieto (Ricardo S CD Cantarei Vitria) Misericrdia, Senhor, misericrdia! (Micaela Berger cd Campanha da Fraternidade 2005)

Glria
O Glria in excelsis Funo O Glria, que um hino antigussimo, iniciando-se com o louvor dos anjos na noite de Natal do Senhor, desenvolveu-se antigamente no Oriente, como homenagem a Jesus Cristo. No constitui uma aclamao trinitria. Forma A forma atual do Glria deixa perceber que houve uma superposio de frmulas diferentes. As inovaes: Tende piedade de ns eram certamente respostas do povo em forma litnica. A entoao inicial deste hino no mais reservada a quem preside e pode ser feita por um solista ou pelo coral. recomendvel as frases do Glria, alternadamente, em dois grupos: por exemplo, coral e povo. Eventualmente, coral poder cantar este hino sozinho, em ocasies festivas.

Diocese de Uruau

A Liturgia no usa este hino nos tempos litrgicos do Advento e da Quaresma, certamente pelo fato de um hino festivo no sintonizar com um tempo penitencial. Talvez, este fato poderia ser bom motivo para execut-lo sempre cantado. Hinos se cantam no se falam. Teria sentido, por exemplo, recitar o hino nacional em vez de cant-lo?... Ou se canta, ou ento no hino! O hino do Glria no seja substitudo por qualquer hino de louvor ou por parfrases que se distanciam demasiadamente de seu sentido original. Dicas O Glria no uma aclamao trinitria, sendo assim msicas que glorifiquem: Pai; Filho; Esprito Santo no devem ser usados como o Glria. Msicas tradicionais como: ... Glria, glria ao Pai o Criador, ao Filho Redentor, e ao Esprito glria!... (Pe. Jorge Trevisol) no indicado para ser usado para a glorificao d urante a Celebrao, pois alm de ser trinitrio, o que alguns chamam de: Glorinha, pois sua letra reduzida e afastada do texto original. Melhores exemplos Glria a Deus nas alturas (Comunidade Shalom cd Na dana da Vida) Glria a Deus nas alturas (Eliana Ribeiro cd Espera no Senhor) Glria a Deus nas alturas (Padre Ney Brasil) Tom: D

Acolhida da Bblia
O canto de acolhida do Livro das Sagradas Escrituras Funo Este canto, bastante usado nas comunidades, provoca atitude de alerta e exultao no momento em que o Livro Sagrado introduzido solenemente na assembleia. Forma Em certas oportunidades, refros (mantras) curtos e carter meditativo, que favoream a interiorizao e o silncio necessrios para a escuta da Palavra. Em outras oportunidades mais solenes e festivas, refros animados, que provoquem a alegria da assembleia ao receber seu tesouro mais precioso, como aconteceu com o Povo de Deus nos tempos de Esdras (Ne 8,5-6.18). Em todo caso, o canto do Aleluia, com seu versculo extrado do Evangelho, seja reservado para o momento de aclamao solene e festiva do Evangelho.

Salmo
O Salmo Responsorial. Funo Para a Liturgia da Palavra ser mais rica e proveitosa, h sculos um salmo tem sido cantado como prolongamento meditativo e orante da palavra proclamada. Ele reaviva o dilogo da Aliana entre Deus e seu povo, estreita os laos de amor e de fidelidade. A tradicional execuo do Salmo Responsorial dialogal: o povo responde com um curto refro aos versos slmicos, cantados por um salmista. Deve ser cantado ou proclamado do ambo. Forma

Diocese de Uruau

H duas maneiras de se proclamar os versos dos Salmos: por versculos ou por estrofes. No Hinrio Litrgico Volume III encontram-se salmos e refros prprios para cada domingo do Tempo Comum (anos A, B e C), cantados com uma mesma melodia durante alguns domingos congneres, para facilitar a participao do povo. Outros Salmos e refros, com ou sem arranjos, podem ser usados, mais sempre em forma dialogal e em sintonia com o tempo litrgico, a festa ou ocasio. Como parte integrante da Liturgia da Palavra, este Salmo sempre um texto bblico, comumente extrado do Saltrio. O canto do Salmo, ajustado Leitura que o precede, no pode ser substitudo, ento, por um canto qualquer sobre a palavra de Deus, como durante certo tempo se andou fazendo com os chamados cantos de meditao, por falta, claro, de cantos apropriados, o que no mais o caso aps a introduo do hinrio litrgico. Para facilitar a acolhida da Palavra de Deus, recomendvel breve perodo de silncio entre a leitura e o canto do Salmo Responsorial. Dica recomendvel ao Salmista que ao chegar no ambo faa um breve momento de silncio e logo em seguida diga o nmero do Salmo que ser cantado. Em caso de ministrios de msica que tenham mais de dois cantores recomendvel que um deles se ponha na celebrao apenas como salmista, ou seja, seu canto fique em exclusividade do ministrio do Salmo que deve ser a parte dos demais. O salmista assim no cante as outras partes da missa, ficando o mesmo no altar e adentrando na procisso de entrada e frente e segurando a Cruz. Melhores exemplos Hinrio Litrgico da CNBB Comunidade Cano Nova cd Entoai Salmos Site: Portal da Msica Catlica (Salmos online)

Aleluia
O Aleluia. Funo A aclamao Hallelu-Jah (Louvai ao Senhor!), que tem sua origem na liturgia judaica, ocupa lugar de destaque na liturgia crist. Mais do que apenas ornamentar a procisso do Livro, sempre foi a expresso de acolhimento solene de Cristo, que vem a ns por sua palavra viva, sendo assim manifestao da f nesta presena atuante do Senhor. No caso de uma procisso da Bblia (ou Lecionrio) j ter sido feita antes da primeira leitura, poderia ser executada uma dana (litrgica) antes da proclamao do evangelho, ao ser cantado o Aleluia. Forma Por ser diferente do Salmo Responsorial, o verso entre o canto duplo do Aleluia, em geral, uma citao do evangelho que se segue. No tempo em que o Aleluia! omitido, cante-se um verso aclamativo da Sagrada Escritura (por exemplo, 1Tm 6,16 ou 1Pd 4,11 ou Ap 1,6).

Diocese de Uruau

O Aleluia ou o versculo antes do Evangelho podem ser omitidos, quando no so cantados, e substitudos por um momento de reflexo em silncio. de bom costume se repetir o Aleluia! aps o Evangelho, como j ocorre em algumas comunidades. Depois da leitura, que precede imediatamente o Evangelho, canta-se o Aleluia ou outro cntico, indicado pelas rubricas, conforme o tempo litrgico. Deste modo a aclamao constitui um rito ou um ato com valor por si prprio, pelo qual a assembleia dos fiis acolhe e sada o Senhor, que lhe vai falar no Evangelho, e professa a sua f por meio do canto. cantada por todos de p, iniciada pelo coral ou por um cantor, e pode-se repetir, se for conveniente; mas o versculo cantado pelo coral ou pelo cantor. Dicas O Aleluia canta-se em todos os tempos fora da Quaresma. Os versculos tomam-se do Lecionrio ou do Gradual. Na Quaresma, em vez do Aleluia canta-se o versculo antes do Evangelho que vem no Lecionrio. Tambm se pode cantar outro salmo ou tracto, como se indica no Gradual. No caso de haver uma s leitura antes do Evangelho: a) nos tempos em que se diz Aleluia, pode escolher-se ou o salmo aleluitico, ou o salmo e o Aleluia com seu versculo; b) no tempo em que no se diz Aleluia, pode escolher-se ou o salmo e o versculo antes do Evangelho ou apenas o salmo; c) o Aleluia ou o versculo antes do Evangelho, se no so cantados, podem omitir-se. No caso de Aleluia j pronto, como por exemplo, Aleluia quando estamos unidos (Padre Zeca cd Deus Dez), troca-se o versculo entre o Aleluia (no caso: quando estamos unidos pelo do dia.). Pode-se manter a melodia mais no este versculo que nico a cada dia. Melhores exemplos Aleluia quando estamos unidos (Pe. Zeca cd Deus Dez). Escuta Israel (Ir. Agostinha Vieira Melo) (quando no se canta o Aleluia). Louvor a Vs, Cristo (Ir. Mria T. Kolling) (quando no se canta o Aleluia).

Creio
O Creio. Funo Por esta Profisso de f a assembleia responde Palavra de Deus, proclamada na Liturgia da Palavra, confirmando para si mesma a regra de f, no momento em que passa a celebrar a Liturgia Eucarstica. Forma O Smbolo da f o texto que tem sido menos musicado por nossos compositores, desde a introduo do vernculo no Brasil. Se for cantado, que seja numa simples cantinela evitando uma extensa e complicada estrutura musical. Tambm para o canto do Creio, a forma alternada em dois grupos a mais indicada. Melhores exemplos Creio (Enredados cd Enredados 2007 vol. 1)

Orao Universal
5

Diocese de Uruau

A Orao Universal. Funo Na Orao Universal, ou Orao dos Fiis, exercendo sua funo sacerdotal, o povo suplica por toda a humanidade. Forma Conhecemos vrias. A primeira e mais solene a da Sexta-feira da Paixo, em que as intenes tambm so cantadas. A segunda: a assembleia responde s intenes proferidas pelo dicono, o cantor ou algum outro, com uma splica, preferivelmente cantada, a fim de favorecer a unidade. A terceira: todas as intenes so includas numa s orao, qual se responde uma s vez. Uma forma alternativa poderia ser a ladainha. Finalmente, existe ainda a forma de anncio das intenes seguido do silncio orante, que poderia ser acompanhado de conveniente fundo musical.

Ofertrio
O canto de apresentao das oferendas. Funo Este canto, que acompanha o gesto de colocar os bens em comuns, para as necessidades da comunidade (Rm 12,1-2; Ef 4,28), juntamente com o po e o vinho que sero consagrados e partilhados na Ceia do Senhor, serve de introduo (Ouverture) Liturgia Eucarstica, refeio memorial do Senhor. No sempre necessrio nem desejvel, principalmente quando no h uma procisso mais solene dos dons, embora seja muito apreciado pela nossa prtica litrgica ps-conciliar. Forma Conforme mostram as Antfonas, previstas no Graduale Romanum, porm no includas no Missal Romano, a letra deste canto no precisa falar, necessariamente de po e vinho ou de ofertrio, mas pode ser um texto apropriado de louvor, de acordo com o tempo litrgico. Na tradio do Canto Litrgico no Brasil, desde a introduo do vernculo, o Canto de Apresentao das Oferendas chegou a tornar-se um momento em que o povo deseja expressar sua disposio de querer oferecer sua vida, sua luta e trabalho ao Senhor, o que parece ter um alto valor existencial e espiritual. O trmino deste canto no precisa coincidir com o fim da apresentao das oferendas, mas ele pode ser cantado inteiramente, para permitir oportuno momento de intervalo entre a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarstica. Na introduo do Missal se diz: Este canto executado alternadamente pela Coral e pelo povo, ou pelo cantor e o povo, ou s pelo povo ou s pelo Coral. Neste momento, uma msica instrumental ou ento um canto polifnico do coral seriam, tambm, adequados, funcionando assim como uma espcie de interldio entre a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarstica. A forma mais adequada e completa deste rito seria praticada se os trs momentos fossem observados: a) procisso das oferendas (po, vinho e gua); b) apresentao dos dons (ambas acompanhadas por um canto); c) orao, seguida da aclamao Bendito seja Deus para sempre!. Dicas

Diocese de Uruau

Este canto no precisa falar necessariamente, do evangelho, tampouco, traduzir o seu sentido. Mas tem que estar de acordo com o tempo litrgico e com o sentido das Solenidades da Igreja. Melhores exemplos S em Ti viver (Agnus Dei cd 1993-1994) Sobe a Jerusalm (Liturgia cd Celebraes especiais vol. 3) Oferta de amor (Ministrio Koinonya de Louvor cd Adoremos Eternamente)

Santo
O Santo. Funo Para concluir o Prefcio da Orao Eucarstica ou ento para cantar o louvor de Deus na Celebrao da Palavra, o povo todo aclama o Senhor com as palavras que Isaas ouviu os Serafins cantarem no templo, na sua viso (Is 6,3 e Mt 21,9). Forma O ideal seria se o Santo estivesse no mesmo tom em que o Prefcio foi cantado. Por este canto pertencer comunidade toda, que eventuais arranjos de vozes para o coro nunca impeam a participao do povo, mas antes a favoream e a reforcem. Recomenda-se que o canto se atenha prpria aclamao, sem se introduzir alteraes no texto, mediante parfrases. Dicas Devemos evitar usar como o Santo msicas como: Eu celebrarei, Hosana, Santo dos Anjos, Santo Senhor Jav. Estas msicas podem ser usadas em outros momentos da Santa Missa, mas no como o Santo. Este canto deve ser a orao do Santo: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o Cus e Terra proclamam vossa glria Hosana nas Alturas, bendito o que vem em nome do Senhor Hosana nas Alturas. Pode-se repetir o Santo, Santo, Santo no final da msica tal como o Hosana nas Alturas. Melhores exemplos Santo o Senhor (Comunidade Shalom cd Na Dana da Vida) Santo (Pe. Cleidimar Moreira cd Neste Nome h Poder). Santo Senhor Deus (verso: Comunidade Cano Nova) Obs.: No Santo do Pe. Cleidimar Moreira, o final da msica que diz: Tu s Santo, Tu s Santo, Tu s Santo Senhor, no deve ser cantado na Missa, pois, afastaria a msica do sentido do Santo-Sanctus.

Aclamao Memorial
A Aclamao Memorial. Funo O missal oferece algumas frmulas que expressa o anncio do Mistrio Pascal, comemorando o abaixamento e a glorificao do Senhor e pedindo sua vinda. Das trs aclamaes propostas no Missal, as tradues mais aclamativas so a primeira e a terceira (Vi nde, Senhor

Diocese de Uruau

Jesus!; Salvador do mundo, salvai-nos!). Textos alternativos que expressam a f na presena real, naquele momento, devem ser excludos, pois alteram o sentido litrgico do Mistrio que se celebra. Esse o momento do Memorial, do anncio do Mistrio Pascal, e no de devoo Presena Real. Portanto, no se deve substituir essa aclamao por um canto eucarstico. Forma Sendo uma das aclamaes mais importantes da Missa, convm muito que seja cantada por todos, em resposta introduo Eis o mistrio da F!, entoada por quem preside. Seria muito funcional se a melodia desta introduo j indicasse com qual das trs aclamaes o povo dever responder (cf. Hinrio Litrgico, 3 fascculo, pg. 45). Dicas Fundamentalmente no se deve deixar de cantar esta aclamao, conforme dito anteriormente, uma vez que, trata-se de um dos principais cantos da Missa. O uso da criatividade livre, pois, estas respostas so at hoje pouco musicadas. Faa-se uma melodia rica de forma a valorizar a importncia do momento. Lembre-se, no pode haver alterao no texto das trs opes; Anunciamos Senhor...; Salvador do mundo salvai-nos...; Todas as vezes que..., mas pode haver repetio das frases para que haja sentido meldico, sem que isto traga prejuzo ao texto original. Canto Eucarstico no!!! No momento de fazer adorao!!! O momento mais amplo que a presena Real. Canto de exaltao da presena Real s se for solicitado pelo presidente da celebrao e se este no substituir a resposta eucarstica correta. No livre a escolha de qual das trs resposta ser cantada, ela tem que estar de acordo com a Orao Eucarstica que ser seguida, ento antes da Missa comear pergunte ao presidente da Celebrao qual orao Eucarstica ele seguir e escolha ento a resposta daquela orao. Melhores exemplos Na Comunidade Cano Nova cantado um lindo Anunciamos Senhor

Amm
O grande Amm (Doxologia) (Rm 1,25; Ap 22,20s). Funo Mediante esta aclamao, os fiis, concordando com toda a Orao Eucarstica, proclamada por quem preside, assumem-na solene e enfaticamente como sua. Forma Para ser mais efetivo, o Amm pode ser repetido ou, de preferncia, acrescentado com outro texto aclamativo, assim como o Missal prev. Tambm nesta aclamao, seria recomendvel se o Amm! do povo estivesse no mesmo tom da doxologia, cantada por quem preside. Arranjos musicais para vozes iriam reforar bem esta aclamao comunitria. Dicas Obrigatoriamente dever ser cantado, uma vez que, trata-se de um dos principais momentos da Missa. Merece receber dos msicos uma roupagem melhor trabalhada, de forma a enriquecer a sua melodia.

Diocese de Uruau

Melhores exemplos Livre

Pai-Nosso
O Pai-Nosso. Funo A Orao do Senhor introduz nossa participao imediata para a partici pao no Banquete Pascal. Forma Para superar o costume problemtico do povo em nossas igrejas, em geral, que reza apressadamente e canta de maneira arrastada, a melhor maneira a de se cantar o Pai -Nosso numa melodia simples, no estilo de cantinela. No 3 fascculo do Hinrio Litrgico encontram-se nove frmulas para cantar esta orao, entre as quais uma com a antiga melodia gregoriana (p. 28) e duas baseadas na folcmsica religiosa (pp. 60 e 63). Como um texto bblico, na verso do Missal, omitam-se as parfrases ou verses alternativas.

Vosso o Reino
A Aclamao Vosso o Reino. Funo Esta aclamao desenvolve e conclui o simbolismo que segue a Orao do Senhor. Forma Esta doxologia , primeiramente, cantada por todos, sobretudo quando se canta o Pai Nosso (cf. Hinrio Litrgico, 3 fascculo, pgs. 29, 37, 48, 59, 60 e 63). Por fazer parte da Orao do Senhor, seria convenientes ambas as partes seguirem uma mesma melodia. Tambm aqui o coral poder destacar a aclamao do povo com arranque de vozes.

Canto de Paz
O Canto de Paz. Funo Acompanhar o gesto de saudao da paz. um canto facultativo, podendo ser reservado para ocasies especiais. No pode substituir ou abafar o canto do Cordeiro de Deus, que tem preferncia, durante o rito da frao do po. Forma Em oportunidades mais simples, sobretudo quando se trata de celebrao com grupo reduzido de pessoas, que seja canto discreto, curto, para no provocar uma quebra no estilo peculiar da celebrao.

Diocese de Uruau

Em outras oportunidades maiores e festivas, sobretudo em se tratando de grandes assembleias, pode ser canto mais desenvolvido e vibrante, que expresse a alegria pascal do Povo de Deus, seu vivo sentimento de fraternidade em Cristo. Dicas No precisa conter em sua letra a palavra Paz. Tem somente que traduzir o sentido da cumplicidade e da saudao entre os irmos. Caso tenha-se que optar por um entre Paz e Cordeiro, opte sempre pelo canto do Cordeiro de Deus. Lembre-se: o Canto de Paz s existe no Brasil, ento um canto que possui valor somente na Cultura e no na Liturgia. Melhores exemplos A Paz Aperte a minha mo irmo (Mons. Jonas Abib cd Eu e minha casa serviremos ao Senhor) Bom e agradvel (Walmir Alencar cd Onde est o teu irmo?). Quero te dar a Paz (Pe. Zeca cd Quero Paz).

Cordeiro de Deus
O Cordeiro de Deus. Funo Este canto litnico acompanha o parti do po, antes de se proceder a sua distribuio. No deve ser usado como se fosse uma maneira de encerrar o movimento criado na assembleia durante o abrao da paz. Forma A invocao e a splica, eventualmente executadas de modo dialogado por um solista ou coral e a assembleia, podem ser repetidas quantas vezes o exigir a ao que acompanham, terminando sempre com a resposta: Dai-nos a paz!. Ao contrrio do Santo e do Pai-Nosso, o Cordeiro de Deus no necessariamente um canto do povo e pode ser cantado apenas pelo coral. Quem inicia esse canto no quem preside, mas a assembleia (cantor, dirigente). O ritmo e o modo de execuo sejam condizentes com o sentido de invocao e splica, prprio do canto do Cordeiro de Deus, que s deve ser executado no momento de partir o po eucarstico. Dicas Como j foi dito anteriormente o canto do Cordeiro de Deus no deve ser o trmino do Canto de Paz. H ai a necessidade de um intervalo de tempo entre a execuo desses dois cantos. O Cordeiro de Deus muito mais importante do que o Canto de Paz, que algo sobressalente e dispensvel. Portanto se houver necessidade de escolha de execuo entre esses dois cantos optem SEMPRE pelo Cordeiro de Deus. A execuo desse canto deve se dar SOMENTE no momento do partir do po eucarstico, feita pelo presidente da celebrao (s quando o presidente pegar o po e o partir que se deve entoar o canto).

10

Diocese de Uruau

A forma tradicional: Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo tende piedade de ns (2x), Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo dai-nos a Paz, no obrigatria. Impretervel somente o trmino com: Dai-nos a Paz. Lembre-se: cabe ao Ministrio de Msica iniciar o canto! Melhores exemplos Cordeiro de Deus (Comunidade Shalom cd Na Dana da Vida) Cordeiro de Deus (Pe. Zezinho, scj).

Comunho
O canto de Comunho. Funo O canto de Comunho visa, muito especialmente, a fomentar o sentido de unidade. canto que expressa o gozo pela unidade do Corpo de Cristo e pela realizao do Mistrio que est sendo celebrado. Por isso, a maior parte dos hinos eucarsticos utilizados tradicionalmente na adorao do Santssimo Sacramento no adequada para este momento, pois ressalta apenas a f na Presena Real, carecendo das demais dimenses essenciais do Mistrio da F. A letra no se reduza a expresso excessivamente subjetiva, individualista, intimista e sentimentalista da comunho. Que ela projete a assembleia como um todo, e cada uma das pessoas que participam, para a constituio do Corpo Mstico de Cristo. Em certas oportunidades, favorea mais ao recolhimento, a fim de evitar um comungar puramente rotineiro e inconsciente. Em outras, sobretudo por ocasio de Festas maiores, faa desabrochar a alegria e a exultao, como se diz da experincia eucarstica das primeiras Comunidades Crists. O fato de a Antfona da Comunho, em geral, retomar um texto do Evangelho do dia revela a profunda unidade entre a Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarstica e evidencia que a participao na Ceia do Senhor, mediante a Comunho, implica um compromisso de realizar, no dia-a-dia da vida, aquela mesma entrega do Corpo e do Sangue de Cristo, oferecidos uma vez por todas (Hb 7,27). Forma A forma que a tradio litrgica oferece para o Canto de Comunho, a de um refro retirado do texto do Evangelho do dia alternado por versos de um salmo apropriado, foi mantida no 3 fascculo do Hinrio Litrgico da CNBB, nos cantos de Comunho dos Anos A, B e C. Esta forma dialogal ajuda os fiis a receber o Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo livres da necessidade de carregar livros ou folhas. Tambm durante a Comunho, a forma de um tropo, no prolongado demais, com um refro poderia ser funcional. O texto do tropo seria, de preferncia, uma citao do Evangelho do dia, utilizando-o no Mistrio Eucarstico. No necessrio que esse canto se prolongue, ininterruptamente, durante todo o ato de repartir o Po do Cu. Em certas oportunidades seria at vantagem interromper os versos por interldios instrumentais, tornando o canto menos maante e favorecendo a interiorizao. Em algumas oportunidades, importante que ela faa transbordar a alegria da Festa, sendo um canto exultante, desfecho vibrante de toda a celebrao, cantando com a espontaneidade do sorriso e do aplauso, sem que isso em nada desmerea, pelo contrrio, exalte a presena maior do Senhor, com quem a Assembleia entra, gostosamente, em comunho. Outra possibilidade selecionar refros bem conhecidos da assembleia, sobretudo em celebraes de massa, cant-los um aps outro, com interldios instrumentais.

11

Diocese de Uruau

Dicas Talvez seja esse, o canto que mais gera interrogaes na cabea das pessoas, essas, responsveis por sua escolha e execuo durante a celebrao eucarstica. Como dica de como se processar essa ao explicarei como ns do Ministrio So Bento fazemos. Como j dito anteriormente no vale cantos que exaltem UNICAMENTE a Presena Real de Jesus PS. Pode se ter um canto de comunho que exalte a Presena Real, desde que no se reduza somente a isso! Sacramento da Comunho (Nelsinho Corra cd Quem me segurou foi Deus) um exemplo de canto que exalta a Presena Real de Cristo mais no se reduz a isso, cabendo perfeitamente como canto de Comunho. - o Canto de Comunho deve ser escolhido de acordo com as Leituras da Missa. - aps as leituras dos textos deve-se extrair o sentido daquela Celebrao. - Sabendo ento o sentido da celebrao deve-se escolher o canto de acordo com o mesmo; Se o sentido da Missa do Filho Prdigo (perdo, reconciliao etc.), no se deve falar, por exemplo, de Vocao, entendeu?!. Cabe nesse contexto qualquer canto que esteja inserido no sentido do Filho Prdigo, onde o contedo da msica enfoque as caractersticas dessas passagens. OBS: Nesse caso, do Filho Prdigo, no necessrio que na letra do canto tenha a palavra Filho Prdigo, o que se pede que a letra contenha os sentidos desse filho, como: perdo, reconciliao, amor de Pai e etc. - No caso de Solenidades da Igreja: Festas de So Pedro e So Paulo, Santssima Trindade, Ressurreio do Senhor, ou seja, quando for uma ocasio com Ofcio Solene Prprio esse canto deve acompanhar o sentido da Solenidade. Tal quando se tratar de Festa da (o) Padroeira (o), o sentido do canto pode lembrar a vida daquele Santo (a). - Quando no se achar um canto que traduza as leituras (o sentido da Celebrao), basta um canto Eucarstico simples. Esse canto no deve falar de algo diverso do que trata a celebrao, como por exemplo, a msica: Po da Vida (Paulo cd Eu e minha casa serviremos ao Senhor). - Lembrem-se ento que esse momento no de Adorao, Contemplao, sentimentalismo. Ento o canto de comunho s deve ter essa forma se o sentido da Celebrao tiver essas caractersticas! Melhores exemplos Po da Vida (Mons. Jonas Abib cd Como linda a nossa famlia) Quando teu pai revelou o segredo a Maria (Dom Navarro cd Vem Louvar IV) Toma e Come (Diego Fernandes cd Folha em branco) Milagre de Amor (Juliana de Paula cd Obra de Arte) Obs.: Pessoal, ns j vimos que o canto de Comunho no um dos cantos mais importantes da celebrao, mas devemos dar a ele grande ateno, pois, este serve de veculo d encontro entre a assembleia e Jesus Eucarstico.

Ao de graas aps a comunho


O canto Ps Comunho. Funo A Didaqu, um documento da segunda metade do primeiro sculo do cristianismo, que recolhe instrues e prticas das Igrejas de ento, j testemunha o uso de uma ao de graas aps a comunho. Sobretudo se durante o repartir do Po Eucarstico houve msica instrumental ou canto polifnico do coro, um canto da assembleia em seguida poderia ser expresso apropriada de unidade

12

Diocese de Uruau

no Senhor Jesus. Este canto no necessrio, e s vezes nem desejvel, quando j houve um Canto de Comunho, com participao do povo, que se prolongou por algum tempo aps a distribuio do alimento eucarstico. Recomenda-se, ento, o silncio sagrado, um momento de interiorizao aps a movimentao ou exultao que poder ter caracterizado a procisso de comunho. Forma Dado que no especificado nenhum texto particular, h campo aberto para a criatividade criteriosa. O mais desejvel e proveitoso seria se esse canto fosse uma ressonncia da Leitura da Palavra. No seria muito lgico cant-lo aps a bno e despedida, depois que o povo j recebeu o convite para retirar-se, ou seja, para sair em misso. Dica Ao contrrio do que muitos pensam esse canto no possui grande importncia na Liturgia, uma vez que, o silncio aps a comunho, de grande observncia. Em alguns momentos mais importante se fazer silncio (como interiorizao), do que cantar um canto ps-comunho. Caso opte-se por sua execuo, pergunte antes, ao Presidente da Celebrao, qual a opinio dele a respeito desse momento. Lembre-se: como no h uma forma pr-definida da estrutura desse canto procure aproximar sua letra ao mximo do sentido da Celebrao. Sendo assim s execute esse canto caso: 1) haja necessidade de aprofundamento do sentido da Celebrao; 2) o Presidente da Celebrao tenha autorizado ou pedido sua execuo; 3) letra prxima ao sentido da Celebrao. Obs.: caso no se consiga um canto prximo ao da Celebrao, opte por um que seja de agradecimento pela vida, trabalho, famlia etc. Melhores exemplos Obrigado Senhor (Jean Carlo cd Obrigado Senhor) Amar-Te mais (Nicodemos Costa cd Amar-Te mais) impossvel (Jean Carlo cd Obrigado Senhor)

Canto Final
Canto Final ou de despedida. Deve haver canto final?... Normalmente, no tem sentido. A reforma conciliar ps o Ide em paz como ltima frmula da celebrao, e seria ilgico um canto neste momento, pois a assembleia est dispensada. O ideal seria o prprio Ide em paz!, ou frmula que lhe corresponda, ser cantado pelo dicono ou cantor e respondido pelo canto da assembleia que se vai. Durante a sada do povo, o mais conveniente seria um acompanhamento de msica instrumental. Se em alguma ocasio parecer oportuno um canto final, por exemplo, o hino do Padroeiro ou Padroeira na sua festa, ou o hino em honra da Me do Senhor em alguma de suas comemoraes, que ele seja cantado com a presena de todo o mundo, logo aps a bno, antes do Ide em paz.

13

Diocese de Uruau

ORAO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011 Senhor Deus, nosso Pai e Criador. A beleza do universo revela a vossa grandeza, A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas, E o eterno amor que tendes por ns. Pecadores que somos, no respeitamos a vossa obra, E o que era para ser garantia de vida est se tornando ameaa. A beleza est sendo mudada em devastao, E a morte mostra a sua presena no nosso planeta. Que nesta quaresma nos convertamos E vejamos que a criao geme em dores de parto, Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor, Por meio da nossa mudana de mentalidade e de atitudes. E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida, Tambm ns, movidos pelos princpios do Evangelho, Possamos celebrar na Pscoa do vosso Filho, nosso Senhor, O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo. Amm.

14

Diocese de Uruau

Cantos para Quaresma (Ano A 2011)


QUARTA FEIRA DE CINZAS Distribuio das cinzas: Converter ao Evangelho (CD CF 2011 faixa: 2) Abertura: Fala assim meu corao (CD CF 2011 faixa: 3) Aclamao: Glria e louvor (CD CF 2011 faixa: 7) Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD CF 2011 faixa: 8) Comunho: Reconciliaivos com Deus (CD CF 2011 faixa: 11) PRIMEIRO DOMINGO Abertura: Fala assim meu corao (CD CF 2011 faixa: 3) Aclamao: Glria e louvor (CD CF 2011 faixa: 7) Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD CF 2011 faixa: 8) Comunho: Ns vivemos de toda a palavra (CD CF 2011 faixa: 9) SEGUNDO DOMINGO Abertura: Fala assim meu corao (CD CF 2011 faixa: 3) Aclamao: Glria e louvor (CD CF 2011 faixa: 7) Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD CF 2011 faixa: 8) Comunho: Este meu filho muito amado (CD CF 2011 faixa: 9) TERCEIRO DOMINGO Abertura: Lembra, Senhor o teu amor (CD CF 2011 faixa: 4) Aclamao: Glria e louvor (CD CF 2011 faixa: 7) Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD CF 2011 faixa: 8) Comunho: Se conhecesses o dom de Deus (CD CF 2011 faixa: 12) QUARTO DOMINGO Abertura: Lembra, Senhor o teu amor (CD CF 2011 faixa: 4) Aclamao: Glria e louvor (CD CF 2011 faixa: 7) Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD CF 2011 faixa: 8) Comunho: Dizei aos cativos: sa! (CD CF 2011 faixa: 13) QUINTO DOMINGO Abertura: Lembra, Senhor o teu amor (CD CF 2011 faixa: 4) Aclamao: Glria e louvor (CD CF 2011 faixa: 7) Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD CF 2011 faixa: 8) Comunho: Eu vim para que todos tenham vida (CD CF 2011 faixa: 14) DOMINGO DE RAMOS Abertura: Hosana ao Filho de Davi (CD CF 2011 faixa: 15) Procisso: Os filhos dos hebreus (CD Liturgia XIII PAULUS faixa: 16) Aclamao: Salve, Cristo obediente (CD Liturgia XIII PAULUS faixa: 17)

15

Diocese de Uruau

Oferendas: Volta o teu olhar, Senhor (CD CF 2011 faixa: 8) Comunho: Eu vim para que todos tenham vida (CD CF 2011 faixa: 14)

Hino da Campanha da Fraternidade 2011


Am A7 Dm 1. Olha, meu povo, este planeta terra: G C Das criaturas todas, a mais linda! Dm Am Eu a plasmei com todo amor materno, F E7 Pra ser um bero de aconchego e vida. (Gn 1) Am Dm G C Nossa me terra, Senhor, Geme de dor noite e dia. Dm Am F E7 Ser de parto essa dor? Ou simplesmente agonia?! Dm Am B7 E7 Am Vai depender s de ns! Vai depender s de ns!
2. A terra me, criatura viva; Tambm respira, se alimenta e sofre. de respeito que ela mais precisa! Sem teu cuidado ela agoniza e morre. 3. V, nesta terra, os teus irmos. So tantos... Que a fome mata e a misria humilha. Eu sonho ver um mundo mais humano, Sem tanto lucro e muito mais partilha! 4. Olha as florestas: pulmo verde e forte! Sente esse ar que te entreguei to puro... Agora, gases disseminam morte; O aquecimento queima o teu futuro. 5. Contempla os rios que agonizam tristes. No te incomoda poluir assim?! V: tanta espcie j no mais existe!

16

Diocese de Uruau

Por mais cuidado implora esse jardim! 6. A humanidade anseia nova terra. (2Pd 3,13) De dores geme toda a criao. (Rm 8,22) Transforma em Pscoa as dores dessa espera, Quero essa terra em plena gestao!

17

Diocese de Uruau

Converter ao Evangelho

Dm F Bb F 1. Converter ao Evangelho, Na palavra acreditar, (Mc 1,15) Gm A7 Dm Caridade e penitncia, Quem as cinzas abraar. Gm A7 Dm /:No esqueas: somos p e ao p vamos voltar.:/Gn 3, 19 2. No as vestes, mas o peito O Senhor manda rasgar. "Jejuai, mudai de vida.... Em sua face a chorar." (Jl 2, 12-13) /:No esqueas: somos p E ao p vamos voltar.:/ (Gn 3, 19) 3. Quo bondoso nosso Deus, Inclinado a perdoar. Quem dos males se arrepende, Compaixo vai encontrar. /:No esqueas: somos p E ao p vamos voltar.:/ 4. Chora e diz o sacerdote Entre a porta e o altar: (Jl 2,17) "Pela vida do meu povo Vo meus lbios suplicar." /:No esqueas: somos p E ao p vamos voltar.:/ 5. Convertei-vos, povo meu Do Senhor vamos lembrar. (Br 3,2) Eis o tempo prometido, As ovelhas vem salvar. (Jo 10,27-30) /:No esqueas: somos p E ao p vamos voltar.:/

18

Diocese de Uruau

Fala assim meu corao

F Dm Bb F C Fala assim meu corao: "Vou buscar a tua face!" Bb C7 F Gm C7 F /:Senhor, o teu semblante no me escondas, no!:/ F Bb Gm C 1. s, Senhor, o meu abrigo, Segurana e proteo, A7 Dm Gm C Tenho os olhos em ti fixos, Minha rocha e salvao. F Bb F C7 F V meu corao contrito, Vem, me guie a tua mo. 2. Da maldade, vem, me livra, Tira-me da perdio. Teu semblante minha luz, farol na escurido. Em teu corao encontro S bondade e compaixo. 3. A ti peo uma s coisa: Em tua casa habitar Cada dia de minha vida, E o teu amor provar! Cantarei, ento, pra sempre meu Deus, o teu louvor!

19

Diocese de Uruau

Lembra, Senhor o teu amor

F Bbmaj7 Dm F Gm C Lembra, Senhor, o teu amor fiel para sempre! Bb Dm Am Bb Gm7 C Que os inimigos no triunfem sobre o povo! F Bbmaj7 Dm Bb C7 F De suas angstias, Senhor, livra tua gente! Dm C F Gm Dm C 1. Senhor, meu Deus, a ti elevo a minha alma, Em ti confio: que eu no seja envergonhado. Dm C F Gm Dm C No se envergonhe quem em ti pe sua esperana, Mas, sim, quem nega por um nada sua f! 2. Mostra-me, Senhor os teus caminhos, E faz-me conhecer a tua estrada! Tua verdade me orienta e me conduza, Porque s o Deus da minha salvao! 3. Recorda, Senhor meu Deus tua ternura E a tua compaixo que so eternas. No recordes meus pecados quando jovem, Nem te lembres de minhas faltas e delitos. 4. O Senhor piedade e retido, E reconduz ao bom caminho os pecadores. Ele dirige os humildes na justia, E aos pobres ele ensina o seu caminho. 5. Verdade e amor so os caminhos do Senhor Para quem segue sua aliana e seus preceitos. Senhor, por teu nome e tua honra, Perdoa os meus pecados que so tantos.

20

Diocese de Uruau

Senhor servo de Deus Em A Em A Em Solo: Senhor, servo de Deus, que libertastes a nossa vida, G D Em tende piedade de ns! G Am Bm Em Ass.: Senhor, tende piedade de ns! G A Em D7 G Solo: Cristo, nosso irmo, que conheceis nossa fraqueza, C Am7 B tende piedade de ns! C Am Am7 B Ass.: Cristo, tende piedade de ns! Em A Em A Em Solo: Senhor, Filho de Deus, que vos tornastes obediente, G D Em tende piedade de ns! G Am Bm7 Em Ass.: Senhor, tende piedade de ns!

<<< FALTA >>> PIEDADE SENHOR

21

Diocese de Uruau

Glria e louvor a vs Cristo

Dm Gm Dm Glria e louvor a vs, A7 Cristo! A7 Dm Cristo! Dm Gm O homem no vive somente de po, A7 mas de toda a palavra da boca Deus!

22

Diocese de Uruau

Volta o teu olhar, Senhor

Em D Em D G /:Volta o teu olhar, Senhor, e d-nos teu perdo. Am Bm Em Bendito seja teu imenso corao!:/ Em D C B7 Em 1. Aceita, Deus Santo, a nossa orao. Am B7 Compadecido, olha para ns, Senhor. Em Bm Em Liberta nossas vida, te suplicamos Am B7 e andaremos para sempre em teus caminhos. 2. Acolhe, Deus bondoso, a nossa caminhada, revivendo o teu amor pra sempre. Confiantes aguardamos o teu perdo e do mal seremos ns purificados. 3. Aceita o jejum e a nossa penitncia que revivemos neste tempo quaresmal. Confirma-nos em teu amor grandioso, Bendito sejas, Senhor Deus do universo!

<<< FALTA >>> NS VIVEMOS DE TODA PALAVRA

23

Diocese de Uruau

Este meu filho muito amado

A D E F#m B7 C#7 Este meu filho muito amado: Escutai-o todos vs! F#m G#7 C#m D Bm E7 A Ento o vosso corao se alegrar, e em vossos olhos brilhar a sua luz! Bm E7 A A7 D 1. A beleza da glria celeste Que a Igreja esperando procura, Dm C#m F#7 B7 E7 Cristo a mostra no alto do monte, Onde mais que o sol claro fulgura. 2. Este fato nos tempos notvel: Ante Pedro, Tiago e Joo, Cristo fala a Moiss e a Elias Sobre a sua futura Paixo. 3. Testemunhas da lei, dos profetas E da graa estando presentes, Sobre o Filho, Deus Pai testemunha, Vindo a voz duma nuvem luzente. 4. Com a face brilhante de glria, Cristo hoje mostrou no Tabor O que Deus tem no cu preparado Aos que o seguem, vivendo no amor. 5. Da sagrada viso o mistrio Ergue aos cus o fiel corao. E, por isso, exultante de gozo, Sobe a Deus nossa ardente orao. 6. Pai e Filho, e Esprito Amor, Um s Deus, vida e paz, Sumo Bem, Concedei-nos por vossa presena Esta glria no Reino. Amm!

24

Diocese de Uruau

Reconciliai-vos com Deus Dm Am Dm F6 Dm Reconciliai-vos com Deus Em nome de Cristo rogamos, G Dm G Dm Am Que no recebais em vo Sua graa, seu perdo; Dm G Dm G G7 Dm Eis o tempo favorvel, O dia da salvao! Am Dm F Am 1. Quem tem sede venha fonte, Quem tem fome, venha mesa, F Dm F Am Dm Am Dm Vinho, trigo, leite e mel Comereis, manjar do cu! Am Dm F Am Vinde, vinde, e se me ouvirdes, Vida nova vivereis, F Dm F Am Dm Am Aliana ns faremos, Minhas promessas cumprirei! 2. Um sinal de vs farei, Das naes sereis o guia, Chamareis os que esto longe E viro todos um dia. Ao senhor vinde e buscai, Pois se deixa encontrar, Ao senhor vinde, invocai, Pois to perto ele est! 3. O mau, deixe sua maldade, Pecador, deixe seus planos, Ao senhor volte e ver O perdo de seus enganos Meu pensar no o vosso, Vosso agir no o meu, To distantes um do outro, Quanto a terra est do cu! 4. Como a chuva cai do cu E no volta sem molhar, Sem encher de vida o cho, Sem nos dar o trigo e o po. Assim faz minha palavra, Nunca volta a mim em vo, Sem fazer minha vontade, Sem cumprir sua misso!

25

Diocese de Uruau

Se conhecesses o dom de Deus

C Am Dm G7 C Em F Dm G7 1. Se conhecesses o dom de Deus, Quem que te diz: d-me de beber, C Am Dm G Em Am Dm G7 C C7 s tu que lhe pedirias e ele te daria D'gua v i v a, sempre a correr! Refro: F G7 C Am Dm Senhor, d-me de beber, Vem e me sacia, G7 C C7 F G7 C Em tua fonte viva! Senhor, d-me de beber, Am Dm G7 C Vem e me sacia, Nesta santa eucaristia! 2. Quem cr em mim, dentro de si, ter, Meu esprito santo, fonte a jorrar, Um rio de gua viva, capaz de saciar, A sua sede, sede de Deus!

26

Diocese de Uruau

Dizei Aos Cativos: Sa!


Em Am Em E7 Am Dizei aos cativos: "sa!" Aos que esto nas trevas: "vinde luz!" Am F# Em Am B7 Em Caminhemos para as fontes, o senhor quem nos conduz! (bis) E Am D G 1. Foi no tempo favorvel Que eu te ouvi, te escutei, C F# B7 Em No dia da salvao Socorri-te e ajudei. E assim te guardarei, Te farei mediador D'aliana com o povo, Ser seu libertador! 2. No tero mais fome e sede, Nem o sol os queimar, O senhor se compadece, Qual pastor os guiar... Pelos montes, pelos vales Passaro minhas estradas, E viro de toda parte E encontraro pousada. 3. Cus e terra, alegrai-vos, Animai-vos e cantai; O senhor nos consolou, Dos aflitos se lembrou! Poderia uma mulher De seu filho se esquecer? Inda que isso acontecesse, Nunca iria te perder!
<<< FALTA >>> EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA

27

Diocese de Uruau

Hosana ao Filho de Davi E A E Refro: (solo): hosana ao filho de davi! Ass.: hosana ao filho de davi! E C#m F#m B 1. Bendito o que vem em nome do senhor! 2. Rei de israel, hosana nas alturas!

28

Vous aimerez peut-être aussi