Vous êtes sur la page 1sur 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR INSTITUTO DE TECNOLOGIA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS PROFESSOR: RAUL DISCIPLINA: FENMENOS DE TRANSPORTE

LEI DE NEWTON DA VISCOSIDADE.

ALUNA: YASMIN NVOA (10091001501)

BELM-PA 2013

LEI DE NEWTON DA VISCOSIDADE 1.VISCOSIDADE A viscosidade a propriedade dos fluidos correspondente ao

transporte microscpico de quantidade de movimento por difuso molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor ser a velocidade em que o fluido se movimenta. a propriedade fsica que caracteriza a resistncia de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura. Define-se pela lei de Newton da viscosidade:

Presso laminar de um fluido entre duas placas. Atrito entre o fluido e a superfcie mvel causa a torso do fluido. A fora necessria para essa ao a medida da viscosidade do fluido.

Onde

a constante

o coeficiente

de

viscosidade, viscosidade

absoluta ou viscosidade dinmica. Muitos fluidos, como a gua ou a maioria dos gases, satisfazem os critrios de Newton e por isso so conhecidos como fluidos newtonianos. Os fluidos no newtonianos tm um comportamento mais complexo e no linear.

2. DEFINIO DE FLUIDO Fluido uma substncia que no possui forma prpria (assume o formato do recipiente) e que, se em repouso, no resiste a tenses de cisalhamento ( deforma-se continuamente ).

A Tenso de Cisalhamento a razo entre a o mdulo da componente tangencial da fora a rea da superfcie sobre a qual a fora est sendo aplicada. = Ft / A

presso = Fn / A

A Experincia das placas

Consideremos um fluido em repouso entre duas placas planas. Suponhamos que a placa superior em um dado instante passe a se movimentar sob a ao de uma fora tangencial. A fora Ft, tangencial ao fluido, gera uma tenso de cisalhamento. O fluido adjacente placa superior adquire a mesma velocidade da placa (princpio da aderncia) As camadas inferiores do fluido adquirem velocidades tanto menores quanto maior for a distncia da placa superior ( surge um perfil de velocidades no fluido ). Tambm pelo princpio da aderncia, a velocidade do fluido adjacente placa inferior zero. Como existe uma diferena de velocidade entre as camadas do fluido, ocorrer ento uma deformao contnua do fludo sob a ao da tenso de cisalhamento.

3. VISCOSIDADE ABSOLUTA OU DINMICA A definio de viscosidade est relacionada com a Lei de Newton: A tenso de cisalhamento diretamente proporcional variao da velocidade ao longo da direo normal s placas

dv/ dy
A relao de proporcionalidade pode ser transformada em igualdade mediante uma constante, dando origem equao 1 ( Lei de Newton ).

= . dv/ dy ( eq. 1 )
A viscosidade dinmica () o coeficiente de proporcionalidade entre a tenso de cisalhamento e o gradiente de velocidade. O seu significado fsico a propriedade do fluido atravs da qual ele oferece resistncia s tenses de cisalhamento. Os fluidos que apresentam esta relao linear entre a tenso de cisalhamento e a taxa de deformao so denominados newtonianos e representam a maioria dos fluidos. O valor da viscosidade dinmica varia de fluido para fluido e, para um fluido em particular, esta viscosidade depende muito da temperatura. Os gases e lquidos tem comportamento diferente com relao dependncia da temperatura, conforme mostra a Tabela 1:

Tabela 1: Comportamento dos fluidos com relao a viscosidade Fluido Comportamento viscosidade diminui com Fenmeno a Observa-se espaamento um entre pequeno molculas

Lquidos A

temperatura.

pequeno e ocorre a reduo da atrao molecular com o aumento da temperatura Gases A viscosidade aumenta com a Observa-se um grande espaamento entre molculas e ocorre o aumento do choque entre molculas com o aumento da temperatura.

temperatura.

Anlise dimensional da viscosidade (sistema [F][L][T] ):

Portanto, as unidades de viscosidade nos sistemas de unidades mais comuns so: CGS: [] poise = dina x s / cm2 {poise = 100 cetipoise (cp)}

Mtrico Gravitacional (MK*S): [] = kgf s/ m2

Sistema Internacional (SI): [] = N x s / m2 {1 N/m2 = 1 Pa (Pascal)}

REGIMES DE ESCOAMENTO

Os escoamentos no interior de tubos ocorrem em trs regimes diferentes. No primeiro exemplo diz-se que o escoamento est no regime laminar, enquanto que no segundo caso o escoamento est no regime turbulento. Entre estes dois casos existe o terceiro regime de escoamento que dito de transio. A figura abaixo mostra uma visualizao de um escoamento no interior de um tubo obtida por injeo com tinta. Se efetuarmos uma medio simples do escoamento no interior de um tubo, medindo a velocidade ao longo do tempo, observaremos os padres que esto representados esquematicamente na Figura 2. Quando o regime laminar a velocidade nesse local mantm-se constante no tempo, enquanto que no regime turbulento a velocidade varia permanentemente, uma manifestao do fenmeno designado por turbulncia. Se o fluxo se mantiver constante estamos perante um escoamento estacionrio e, neste contexto dos escoamentos em regime turbulento, isso significa que a mdia temporal da velocidade no varia em cada ponto, embora a velocidade esteja permanentemente a variar em torno dessa mdia. Na situao intermdia da transio de regime observaremos turbulncia intermitente. A mudana de regime de escoamento tem importantes implicaes nas perdas por atrito existente num escoamento. No incio do sculo XIX j era clara a existncia de diferentes comportamentos que se traduzia numa relao entre a variao

de presso e o fluxo que no se mantinha constante. Para baixos fluxos essa relao era linear, mas para elevados fluxos era no-linear, havendo uma dependncia quase quadrtica do fluxo. Foi Osborne Reynolds que em 1883 fez uma anlise mais formal e identificou claramente este fenmeno conduzindo experincias muito semelhantes s descritas acima de forma simplificada. Reynolds verificou que a transio de regime laminar para turbulento acontecia sempre que o nmero adimensional rVD m (mais tarde batizado de nmero de Reynolds) tomava um valor numrico da ordem dos2,300.

NUMERO DE REYNOLDS - NRE Desta forma, para um tubo onde o NRe for menor que 2100 o fluxo ser sempre laminar. Quando o valor for superior a 4.000 o fluxo ser turbulento. Nos valores intermedirios o fluxo poder ser tanto viscoso como turbulento e a regio ser denominada de regio de transio.

Vous aimerez peut-être aussi