Vous êtes sur la page 1sur 34

INTERNET

O surgimento da Internet
Em 1968, a ARPA (Advanced Research Projects Agency) comeou a financiar um projeto de pesquisa sobre comutao de pacotes descentralizada (Comutao de pacotes uma tecnologia de transmisso de informao atravs de uma rede, que utiliza a diviso de mensagens em segmentos de tamanho fixo, chamados pacotes). Em meados de 1969, os quatro primeiros pontos da ARPANET se estendiam de UCLA (Universidade de Los Angeles) a Stanford e de UC Santa Brbara Universidade de Utah. Esse foi o incio do que mais tarde se tornaria a Internet. A Internet constituda por um grupo mundial de sistemas de computadores interconectados e diferentes tipos de servios de computadores.

Conceito
A Internet a grande rede mundial de computadores, na verdade, Internet a maior associao de computadores e redes de computadores ligados entre si pelo planeta.

Formas de Acesso
Existem diversas formas de acesso a Internet. Uma das maneiras por meio de um provedor de acesso (empresas que prestam o servio de acesso Internet).

Provedor de Acesso
De acordo com as regras da Anatel um computador deve conectar-se a Internet por intermdio de um provedor de acesso. O provedor a sua porta de entrada a rede mundial. Este ISP ( Internet Service Provider) ou PSI (Provedor de Servios da Internet) est conectado a outro provedor de grande porte ou at mesmo a um provedor de Backbone, que por sua vez est conectado ao Backbone. O Backbone a chamada espinha-dorsal da Internet onde encontramos as maiores velocidades de transmisso. O Backbone est conectado a outros Backbones por intermdio das NAPs (Network Access Points), interligando as redes de outros pases. Exemplos de provedores de acesso: Terra, Uol, IG, Ibest, Pop, Globo e etc. Lembre-se que existem provedores de acesso pagos e gratuitos.

Acesso discado
O acesso discado realizado a partir de uma linha telefnica convencional e um MODEM. realizada uma chamada telefnica, no para um aparelho telefnico, mas sim, para o computador do provedor de acesso. Como realizada uma chamada telefnica, ser cobrado um valor pela ligao, os valores podem variar adaptando-se s tarifas das operadoras de servios telefnicos. Vale lembrar que a linha fica ocupada para receber ou realizar chamadas telefnicas. Informaes adicionais: O MODEM a juno das palavras MOdulao e DEModulao. Esclarecendo, a linha telefnica no compreende a informao do computador que ser transmitida atravs dela. Ento, esta informao digital (dgitos) do computador ser convertida (modulada) para analgica (sons auditivos), ou seja, uma informao compreendida pela linha telefnica. Chegando ao computador de destino, essa informao modulada passar pelo processo inverso (demodulao), ou seja, a informao analgica ser convertida para digital.

Acesso sem discagem (dedicado)


O acesso realizado a partir de um meio de comunicao (Linha telefnica, Rdio, Cabo, Satlite, Fibra ptica, Rede Eltrica e etc.). O usurio ter acesso dedicado rede 24 horas por dia.

Tipos de Acesso
Dial Up
Tipo de conexo de acesso discado. Realiza uma chamada telefnica atravs de um MODEM para o provedor de acesso gerando pulsos telefnicos onde se aplicam valores de acordo com as tarifas das operadoras de servios telefnicos. Taxas de transmisso (velocidade de conexo) 28,8 Kbps, 36,6 Kbps, 56,6 Kbps (padro atual para conexes discadas)

Observaes: Ainda possvel realizar chamadas telefnicas utilizando tecnologias alternativas como, por exemplo, VoIP (Voice over Internet Protocol Voz sobre Protocolo de Inter redes).

ISDN (Integrated Services Digital Network - Rede Digital de Servios Integrados)


Tipo de conexo oferecido pelas centrais telefnicas digitais, que permite acesso Internet e baseia-se na troca digital de dados, onde os dados so transmitidos por multiplexagem (possibilidade de estabelecer vrias ligaes lgicas numa ligao fsica existente), onde ocorre a diviso do meio de comunicao em duas ou mais partes, permitindo com que voz (telefone) e dados (Internet) sejam usados ao mesmo tempo. Taxas de transmisso (velocidade de conexo) 64 Kbps, 128 Kbps.

ADSL (Assymmetric Digital Subscriber Line - Linha Digital Assimtrica para Assinante)
Tipo de conexo oferecido pelas centrais telefnicas digitais, que permite acesso Internet dedicado, em alta velocidade, por meio de linhas telefnicas comuns, e baseia-se na troca digital de dados, onde so transmitidos os dados do computador por multiplexagem (possibilidade de estabelecer vrias ligaes lgicas em uma ligao fsica existente), ou seja, ocorre a diviso do meio de comunicao em duas ou mais partes, permitindo com que voz (telefone) e dados (Internet) sejam usados ao mesmo tempo. Taxas de transmisso (velocidade de conexo) 128 Kbps, 256 Kbps, 512 Kbps, at 6,4 Mbps.

ADSL 2 e ADSL 2+
O mesmo que ADSL, herdando as principais caractersticas. Permite taxas de transmisso de 26 Mbps estando a 0 metros da central de comutao e 6 Mbps estando at 4 Km da central de comutao. Nas linhas ADSL ocorre uma subdiviso para envio e recebimento na rede de dados. Para envio (upload/ upstream) atingimos taxas at 1 Mbps e para recebimento (download/ downstream) de 10 12Mbps. Taxas de transmisso (velocidade de conexo) 1 Mbps, 2 Mbps, 4 Mbps, 8Mbps.

Cable Modem
Tipo de conexo sem discagem geralmente oferecida pelas empresas de TV por assinatura (TV cabo). O meio fsico de transmisso o cabo coaxial ligado a um modem ou placa de rede. Taxas de transmisso (velocidade de conexo) 1 Mbps, 2 Mbps, 4 Mbps, at 35 Mbps.

Fibra ptica
Tipo de conexo de altssima velocidade, onde utiliza a fibra ptica como meio de transmisso. Sua implantao de alto custo. Taxas de transmisso (velocidade de conexo) 100 Mbps, 500 Mbps, 1 Gbps, at 14,4 Gbps.

PLC (Power Line Communication)


Tipo de conexo que permite a transmisso de sinais por ondas portadoras em redes de distribuio de energia eltrica. O PLC transforma a rede eltrica de casas, prdios e uma verdadeira LAN (Local Area Network Rede Local de Trabalho), convertendo cada tomada de energia em pontos de acesso. Taxas de transmisso (velocidade de conexo) 1 Mbps, 2 Mbps, 4 Mbps, at 14 Mbps.

Rdio
Tipo de conexo que permite a transmisso de sinais por ondas de rdio. Como as ondas so propagadas horizontalmente paredes, prdios, rvores, montanhas e etc, so obstculos para estas ondas, diminuindo a velocidade de conexo, podendo gerar a queda da conexo. Taxas de transmisso (velocidade de conexo) 128 Kbps, 256 Kbps, 512 Kbps, 1 Mbps.

Satlite
Tipo de conexo que permite a transmisso de sinais por ondas. A principal vantagem deve-se ao fato de poder alcanar qualquer ponto do mundo. As ondas so propagadas verticalmente e por esta razo o mal tempo seu maior obstculo. Taxas de transmisso (velocidade de conexo)

128 Kbps, 256 Kbps, 512 Kbps, 1 Mbps.

WWW (World Wide Web)


Embora a World Wide Web, que costuma ser chamada apenas de Web, seja um servio mais novo do que a Internet, ela sem dvida a mais conhecida. A Web passou a existir em agosto de 1991, fruto da criao de Tim Berners-Lee do CERN, um laboratrio europeu de partculas fsicas em Genebra, Sua. Em fevereiro de 1993, surgiram nos Estados Unidos, diversas empresas provendo acesso Internet, alm da criao do Mosaic, um programa amigvel para a comunicao, proporcionando aos usurios visualizao de imagens, textos e grficos. Em outubro de 1993, existiam pouco mais de 200 servidores Web em funcionamento. Em junho de 1995, esse nmero totalizava mais de 6,5 milhes. Parte da atrao exercida pela Web deve-se ao fato de que ela a mais conhecida dos diversos servios de multimdia disponveis na Internet. A Web comeou como um sistema somente de texto e ponteiros (hiperlinks), da mesma forma que o FTP, o Gopher e o correio eletrnico. Atualmente, ela uma unio de texto, imagens grficas, sons e animao. Estamos acostumados a ouvir que a Internet a grande rede mundial de computadores, mas na verdade, Internet a maior associao de computadores e redes de computadores ligados entre si pelo planeta e a World Wide Web um sistema de informaes organizadas de maneira a englobar todos os outros sistemas de informao e servios disponveis na Internet.

URL (Uniform Resource Locator)


O Localizador Uniforme de Recursos consiste em um endereo nico, alfanumrico, que identifica um local na Internet. Observe o URL: http://www.wagnerbugs.com.br. O http (HyperText Transfer Protocol) refere-se ao protocolo utilizado, www (World Wide Web) refere-se rede ou servio que est sendo acessado, wagnerbugs refere-se ao nome de domnio do registro, o .com refere-se um subdomnio organizacional e o .br refere-se a um subdomnio geogrfico.

Os principais DPNs (Domnio de Primeiro Nvel) de carter jurdico so:

EDU.BR

Entidade de ensino superior.

COM.BR Comrcio em geral. GOV.BR MIL.BR PSI.BR ORG.BR NET.BR .BR Entidades do Governo Federal. Foras Armadas Brasileiras. Provedores de Servios da Internet. Entidades no governamentais sem fins lucrativos. Empresas que prestam servios Rede mundial. Universidades e centros tecnolgicos podem optar por no ter um subdomnio organizacional.

No incio da Internet para acessar um computador, era necessrio que os usurios conhecessem os endereos de IP do servidor desejado. Algo como, por exemplo, 161.148.24.13. Um arquivo, chamado HOSTS, era distribudo para os usurios da Internet, porm a manuteno deste arquivo era trabalhosa e com o crescimento contnuo da rede, este arquivo tornava-se cada vez maior. Uma simples consulta no arquivo j era uma tarefa muito trabalhosa. A ideia foi criar um sistema que facilitasse o acesso a estas informaes, atribuindo um nome para estes endereos. Este sistema atenderia as solicitaes dos usurios da Internet que, por sua vez, retornava ao usurio, o endereo de IP. Criava-se o Sistema de Nomes e Domnios (DNS).

DNS (Domain Name System)


DNS (Domain Name System Sistema de Nomes e Domnios) uma base de dados hierrquica, distribuda para a resoluo de nomes de domnios em endereos IP e vice-versa. uma base hierrquica porque os domnios so separados por nveis. Estes nveis da estrutura hierrquica so os subdomnios geogrficos, subdomnios organizacionais e os domnios.

.br .com .org .edu .mil .gov

wagnerbugs

google

microsoft

brasil

fazenda receita

Neste organograma, os nveis hierrquicos so: 1 nvel (.br e etc) representa o subdomnio geogrfico, 2 nvel (.com, .org, .edu, .mil, .gov e etc) - representa o subdomnio organizacional e 3 Nvel (wagnerbugs, Google, microsoft e etc) representa o nome de domnio. O 4 nvel, exibido no organograma hierrquico, de responsabilidade da instituio, podendo ser um setor, rea ou sublocao do nome de domnio. O sistema de nomes e domnios funciona como um facilitador ao converterem os endereos alfanumricos (URLs) em endereo de IP (identificador numrico de um computador). Tornou-se muito fcil acessar as pginas desta maneira, pois ao invs de memorizarmos endereos de IP com a caracterstica 161.148.24.13, podemos memorizar palavras como www.brasil.gov.br ou qualquer outro nome de domnio. Como funciona: 1. Digitamos o endereo (URL) na barra de endereo do navegador; 2. Nosso computador enviar a requisio ao servidor DNS do provedor de acesso; 3. Caso seja encontrado, o servidor DNS retorna ao usurio o endereo de IP do servidor do stio desejado. OBS: Cada provedor de acesso possui um servidor DNS. O DNS utiliza a porta 53. No caso da Internet, a responsabilidade de administrar o sistema DNS foi atribuda a uma instituio norte-americana chamada InterNIC. Em 1993, esta responsabilidade foi privatizada e, atualmente, mantida pela Networks Solutinos Inc. (NSI). Porm, ela sozinha no conseguiria organizar todos os

domnios do mundo, delegou a si a responsabilidade de manter e administrar os domnios .com (dentre outros). Para no centralizar o registro de domnios de todos os computadores do mundo, o InteNIC criou um domnio para cada pas. No caso do Brasil, foi criado o domnio .br. Os registros DNS brasileiros comearam a ser feitos na Fapesp (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo), de forma espontnea. Alm, da participao da ANSP (Rede Acadmica de So Paulo) e a RNP (Rede Nacional de Pesquisa). A partir de 18 de Abril de 1989 passou a ser as atividades normais do CPD (Centro de Processamento de Dados) da Fapesp. O CGI (Comit Gestor da Internet no Brasil), criado em 1995, chamou a si esse servio e, dado o histrico, delegou-o Fapesp, que j o executava. Atualmente, quem mantm o registro de domnios brasileiros a NIC.br (Ncleo de Informao e Coordenao do Ponto Br).

IDNA
IDNA (Internationalizing Domain Names in Application Nomes de Domnios Internacionais em Aplicao) uma tecnologia que permite o registro de nomes de domnios com caracteres permitidos na lngua portuguesa (vogais acentuadas e a cedilha exclusivamente). A tecnologia IDNA converte uma URL com caracteres especiais, em uma URL compreendida pelo sistema DNS. Observe o exemplo: http://www.construo.com.br (URL com caracteres especiais). Depois de convertido mediante a uma equivalncia [EQUI] que converte os caracteres acentuados e a cedilha, respectivamente, para suas verses no acentuadas e o c. Por exemplo, http://www.construcao.com.br (URL sem caracteres especiais compreendidos pelo servio DNS). Lembre-se que nem todos os navegadores tm suporte a endereos com acentuao e a cedilha. O Mozilla Firefox 1.5 e superiores, Internet Explorer 7 e superiores e Opera, entre outros, suportam endereos com acentuao e a cedilha.

Endereo de IP
o identificador numrico de um computador. Cada computador conectado Internet possui um endereo que o identifica na rede. Ele deve ser nico para que as informaes possam atingi-lo. Este endereo de IP configurado no

computador do usurio (cliente) pelo provedor de acesso ou pela empresa que oferece servio de acesso Internet. Entende-se como provedor de acesso empresas como, por exemplo, Terra, IG, UOL, Ibest e POP (dentre outros). Entende-se como empresa que oferece o servio de acesso empresas como, por exemplo, Brasil Telecom, GVT, Telemar, Intelig, Embratel, Virtua e Telefnica (dentre outras). Este endereo de IP pode ser esttico (fixo) ou dinmico. Sendo que, quem determina isso o prprio provedor de acesso ou empresa contratada. O endereo de IP Fixo (esttico) configurado manualmente no computador do usurio. O nmero no mudar, mesmo desconectando o computador da rede. O provedor determinar quanto tempo o usurio ficar com este nmero. Lembre-se que ao mudar de provedor o nmero mudar, pois dever ser configurado novamente. O endereo de IP dinmico configurado no ato da conexo. O provedor determina qual nmero ser configurado e ao nos desconectarmos, o provedor poder dar este nmero para outro cliente. Este sorteio dos nmeros entre clientes , normalmente, utilizado pelos provedores de acesso, por ser mais fcil de manter e mais eficiente, evitando duplicidade de nmeros entre clientes, o que poderia ocasionar a no conexo de um dos clientes. Observe o endereo de IP 200.160.4.6. Ele formado por quatro agrupamentos numricos, chamados de octetos, que representam um total de 32 bits. Cada agrupamento (octeto) contm 8 bits que igual a 1 Byte. Os endereos de IP so classificados em 5 (cinco) classes, sendo que apenas 3 (trs) so de uso comercial. As classes comerciais so A, B e C: Primeiro Classe A Classe B Classe C REDE REDE REDE Segundo HOST REDE REDE Terceiro HOST HOST REDE Quarto HOST HOST HOST

Para identificarmos qual classe pertence o endereo de IP, observe apenas o primeiro agrupamento de nmeros. No caso, o endereo de IP 200.160.4.6 faz parte da classe C.

Classe A Classe B Classe C

1 at 126 128 at 191 192 at 223

Lembre-se que os nmeros 0 e 127 no participam. O nmero 127, em especial, reservado para testes internos. A limitao da Classe A refere-se ao nmero de REDES e HOST (computadores conectados) possveis. A Classe A comporta 126 REDES e 16.777.214 HOSTs. A Classe B comporta 16.384 REDES e 65.534 HOSTs. A Classe C comporta 2.097.152 REDES e 254 HOSTs.

Protocolos
Protocolo um conjunto de regras e normas que permitem a comunicao e a troca de informaes entre computadores e tambm um conjunto de regras padronizadas que especifica um formato, a sincronizao, o sequenciamento e a verificao de erros em comunicao de dados. O conjunto de protocolos bsicos, padro ou principal utilizado na Internet o TCP/IP. A ISOC (Internet Society), entidade internacional no-governamental, coordena o desenvolvimento de novas tecnologias, aplicaes e protocolos da Internet.

TCP/IP
(Transmission Control Protocol/Internet Protocol, ou Protocolo de Controle de Transmisso/Protocolo de Inter-redes): Se refere ao principal conjunto de protocolos utilizados na Internet. Ele inclui uma srie de padres que especificam como os computadores vo se comunicar e cria ajustes para conectar redes e para o roteamento atravs dessas conexes. O TCP e o IP so apenas dois membros da famlia TCP/IP. Por serem os mais utilizados ou mais conhecidos, tornou-se comum usar o termo TCP/IP para referir-se ao conjunto todo.

TCP e IP
Os protocolos TCP e IP possuem mecanismos para que os dados saiam da origem e cheguem ao destino em forma de pacotes.

Nenhuma informao que trafega na Internet trafega de maneira inteira, indiferente do tamanho do arquivo, seja uma conversa em bate-papo, e-mail, imagens, msicas ou vdeos. Estas informaes para trafegarem na rede passam por um processo chamado particionamento. O particionamento consiste em dividir a mensagem em pequenos pacotes ou lotes. O TCP um protocolo confivel, orientado conexo, garante a entrega e assegura o sequenciamento dos pacotes. No caso da rede perder ou corromper um pacote TCP durante a transmisso, tarefa do TCP, retransmitir o pacote faltoso ou incorreto. Lembre-se, apenas o pacote perdido (faltoso) ou incorreto (corrompido) reenviado. Porm, essa confiabilidade tem um preo. Os cabealhos dos pacotes TCP requerem o uso de bits adicionais para assegurar o correto sequenciamento da informao. Para garantir a entrega dos pacotes, o protocolo tambm requer que o destinatrio informe o recebimento do pacote. O IP um protocolo que providencia a entrega de pacotes para todos os outros protocolos da famlia TCP/IP, endereando os pacotes. O IP oferece um sistema de entrega de dados sem conexo. Isto , os pacotes TCP no so garantidos de chegarem ao seu destino nem de serem recebidos na ordem em que foram enviados. O TCP quem tem a tarefa de receber, organizar, abrir os pacotes recebidos e montar a mensagem. As principais limitaes do IP, que est na verso 4 (quatro), so de no garantir a entrega dos pacotes, esgotamento dos endereos de IP (aprox. 4 bilhes de endereos) e no possuir mecanismo de segurana.

IPv6 ou IPng (Internet Protocol version 6 ou Internet Protocol new generation)


Esta a nova gerao do protocolo IP que veio trazendo muitas melhorias em relao ao IPv4 (atual verso do protocolo IP). Entre as principais diferenas: Diminuio de alguns campos e funes do IP, de 14 campos (IPv4) para 8 campos (IPv6), tornando-o mais eficientes. Cabealho IPv4
Verso Tamanho do cabealho Tipo de servio Comprimento Total Identificao Sinalizadores Offset do Pacote Tempo de vida Protocolo Soma de verificao do cabealho Endereo de IP de origem (32 bits) Endereo de IP de destino (32 bits)

Opes do IP (podem ser nulas) Preenchimento Dados do Pacote (at 65535 bytes)

Cabealho IPv6
Verso Prioridade Comprimento Total Tamanho da carga Prximo cabealho Limites de saltos Endereo de IP de origem (128 bits) Endereo de IP de destino (128 bits) Dados do Pacote (at 65535 bytes)

O IPv6 oferece suporte a uma grande variedade de opes que vo desde: Autenticao IPsec; Criptografia para segurana de dados; Priorizao de trfego; e Designao de tratamento especial para os pacotes (todos os servios citados no so providos pelo IPv4).

Um das diferenas mais marcantes entre o IPv4 e o IPv6 est no tamanho do endereo IP. No IPv4 ns temos endereos de 32 bits (4 bytes), ou seja, endereos com a caracterstica 200.160.4.6, sendo que cada agrupamento de nmeros, chamado octeto, de 8 bits (1 byte), podendo gerar 4.294.967.296 endereos diferentes. J nos endereos do IPv6 ou IPng so de 128 bits (16 bytes), ou seja, podemos gerar aproximadamente 340.282.366.920.938.000.000.000.000.000.000.000.000 endereos diferentes. Contudo, deve-se observar que o endereo do IPv6 no completamente plano, isto , no possvel utilizar todas as combinaes disponveis. Mesmo assim, ainda teramos um nmero suficientemente grande de endereos para suprir a demanda das redes por vrias dcadas.

UDP
User Datagram Protocol: semelhante ao TCP, ou seja, divide a mensagem em pequenos pacotes ou lotes, porm, oferece um servio de transmisso de dados sem conexo. Alm disso, no garante a entrega nem a correta sequncia dos pacotes enviados. Utilizado, normalmente, em transmisses contnuas de dados (vdeo conferncia, transmisses ao vivo, e etc), onde a perda de alguns pacotes no afetaria o resultado final.

HTTP
HyperText Transfer Protocol ou Protocolo de Transferncia de Hipertexto: o protocolo utilizado para transferncias de pginas Web. Com o auxlio de um navegador (Browser), este protocolo se baseia no ambiente World Wide Web que basicamente permite a leitura dinmica e interativa de documentos constitudos de texto, imagem e som. Pode tambm ser usado para a transferncia de e-mails e arquivos. Ao solicitar o acesso a um site da Internet, o arquivo da pgina de um site transferido para o computador do usurio. O navegador tem como responsabilidade interpretar, ou traduzir os comandos encontrados no arquivo e retornar uma pgina com uma formatao e aspecto agradvel. Este protocolo utiliza a porta 80.

HTTPS
HyperText Transfer Protocol Secure ou Protocolo de Transferncia de Hipertexto Seguro: Semelhante ao HTTP, o protocolo utilizado para transferncias de pginas Web em um ambiente seguro (aplica-se o mtodo de criptografia). Este protocolo utiliza a porta 443.

DHCP
Dynamic Host Configuration Protocol ou Protocolo de Configurao de Host Dinmico: o protocolo que configura os endereos de IP no computador do usurio (cliente). Numa rede TCP/IP, todo computador tem de ter um nmero de IP distinto, por isso, quando um computador entra na rede, ele procura o servidor DHCP e solicita um nmero de IP para si prprio. O servidor DHCP verifica qual o nmero disponvel, informa ao solicitante esse nmero e o torna indisponvel para futuras solicitaes. Quando o computador solicitante sai da rede, o servidor DHCP torna seu nmero de IP disponvel novamente. Este protocolo utiliza a porta 546 (cliente) e 547 (servidor).

FTP
File Transfer Protocol - Protocolo de Transferncia de Arquivo: o protocolo usado na Internet para transferncia de arquivos entre computadores. Quando a transferncia da informao ocorre da Internet para o usurio ela conhecida como download e upload quando o sentido do usurio para a Internet.

Tambm permite o gerenciamento de arquivos (renomear, apagar, duplicar, mover, alterar as propriedades e permisses de acesso aos arquivos e diretrios). Sabendo que possvel gerenciar arquivos, configuram-se no servidor FTP as propriedades de autenticao, ou seja, o servidor ser configurado para permitir o acesso apenas para usurios cadastrados, exigindo nome de usurio e senha. O FTP annimo uma configurao especfica do servidor FTP que permite com que usurios, que necessitem acessar o servidor (que exige senha), acessarem o servidor sem fornecer a senha. Este protocolo utiliza a porta 20 (dados) e 21 (controle e gerenciamento).

TELNET
Telnet um servio que permite a um usurio acessar outra mquina ligada Rede e, manipul-la ou control-la como se estivesse na prpria mquina. Utilizado frequentemente em redes de computadores para agilizar o processo de gerenciamento e manuteno. O usurio distante pode apagar e incluir arquivos, instalar e desinstalar programas e alterar as configuraes do sistema. Utilizado, tambm, para assistncia tcnica online. Este protocolo utiliza a porta 23.

IRC
Internet Relay Chat: um sistema interativo no qual os usurios podem fazer uma troca de informaes em tempo real (atravs do teclado). O sistema IRC mais conhecido o Microsoft Internet Relay Chat (mIRC). Este protocolo utiliza a porta 194.

ICMP
Internet Control Message Protocol Protocolo de Controle de Mensagens da Internet: O ICMP um protocolo suplementar que no torna o protocolo IP confivel, mas um protocolo de mensagem de controle, cujo objetivo fazer um feedback sobre os problemas no ambiente de comunicao. Tambm no h garantia de envio do pacote ICMP ou que uma mensagem de controle seja retornada. Este protocolo o responsvel por gerar o controle e mensagens em caso de erro. As mensagens so geradas quando: o destino est inacessvel, no existe rota para o destino, destino restrito (restrito por um firewall, por exemplo), endereo

inacessvel, porta inacessvel, o pacote muito grande, tempo da transferncia excedeu e erro no pacote.

ARP
Address Resolution Protocol - Protocolo de Resolues Endereos: Converte o endereo de IP (lgico) em endereo MAC (fsico).

RARP
Reverse Address Resolution Protocol - Protocolo de Resolues Reversa de Endereos: Converte o endereo MAC (fsico) em endereo de IP (lgico).

SMTP
Simple Mail Transfer Protocol: o protocolo utilizado para a transferncia de mensagens eletrnicas de servidor para servidor. Permite o envio das mensagens de correio eletrnico. Este protocolo utiliza a porta 25.

POP3
Post Office Protocol version 3: Permite que o usurio leia as suas mensagens a partir do servidor de e-mails localizado no seu provedor. O POP utilizado para transmitir todos os e-mails armazenados no servidor para o computador do usurio (cliente). Quando as mensagens so baixadas do servidor para o computador cliente, por padro, as mensagens so retiradas do servidor e depositadas no computador cliente. Sendo assim, no possvel a recuperao ou visualizao das mensagens a partir de outros computadores. Alguns programas de correio eletrnico como Outlook Express e Mozilla Thunderbird permite configurao especfica para permitir que as mensagens no sejam retiradas do servidor. Este protocolo utiliza a porta 110.

IMAP
Interactive Mail Access Protocol: Tem a mesma funo do POP3, mas ao invs de retirar a mensagem, envia apenas uma copia da mesma. Esse protocolo permite transferir as mensagens do servidor para o computador cliente e por no retirar as mensagens do servidor, permite que as mensagens sejam visualizadas em computadores diferentes.

Este protocolo utiliza a porta 143.

WAP
Wireless Application Protocol Protocolo de Aplicaes Sem-Fio: Protocolo que permite a comunicao com a Internet atravs da telefonia celular. Uma linguagem chamada WML (WAP Markup Language), permite a elaborao de pginas a serem visualizadas nos navegadores desenvolvidos para a telefonia celular.

VoIP
Voice over Internet Protocol Voz sobre Protocolo de Inter-Redes: o protocolo que permite o trfego de voz via rede de dados. O VoIP consiste no uso de redes de dados que utilizam o conjunto de protocolos TCP/UDP/IP para a transmisso de sinais de voz em tempo real na forma de pacotes e quando chegam ao destino, os dados so convertidos novamente em sinais analgicos (voz).

Intranet
A Intranet uma rede privada localizada numa corporao constituda de uma ou mais redes locais interligadas e pode incluir computadores ou redes remotas. Seu principal objetivo o compartilhamento interno de informaes e recursos de uma companhia, podendo ser usada para facilitar o trabalho em grupo e para permitir teleconferncias. O uso de um ou mais roteadores podem permitir a interao da rede interna com a Internet. Ela utiliza-se dos protocolos TCP/IP, HTTP e os outros protocolos da Internet so usados nas comunicaes e caracterizada pelo uso da tecnologia WWW dentro de uma rede corporativa.

Extranet
uma rede privada (corporativa) que usa os protocolos da Internet e os servios de provedores de telecomunicao para compartilhar parte de suas informaes com fornecedores, vendedores, parceiros e consumidores. Pode ser vista como a parte de uma Intranet que estendida para usurios fora da companhia. Segurana e privacidade so aspectos fundamentais para permitir os acessos externos, que realizado normalmente atravs das interfaces da WWW, com autenticaes, criptografias e restries de acesso. Pode ser usado para troca de grandes volumes de dados, compartilhamento de informaes entre vendedores, trabalho cooperativo entre companhias, etc.

VPN (Virtual Private Network)


Rede de longa distncia privada que utiliza a infra-estrutura dos servios de telecomunicao. As linhas de transmisso utilizadas so compartilhadas e privacidade das transmisses garantida atravs de criptografia, protocolos de tunelamento e outros mecanismos de segurana visa permitir os mesmos tipos de acesso de uma rede corporativa de longa distncia, porm, com um custo menor, sendo uma tendncia para extranets e intranets de longa distncia.

Redes sem fio


WLAN (Wireless Local Area Network)
Normalmente quando falamos em redes logo pensamos em que tipo de cabo ser usado. Entretanto, as informaes de uma rede no necessariamente trafegam de um lado para outro atravs de cabos convencionais. Vrios sistemas de transmisso de dados podem ser usados, dependendo da necessidade. O mais conhecido o sistema de transmisso de dados atravs de ondas de rdio, ao invs dos micros se conectarem atravs de um cabo, eles esto conectados a um transmissor e receptor de rdio. Lembre-se que uma rede sem fio herda todas as caractersticas de uma rede de computadores o diferencial o meio de transmisso utilizado.

WI-FI (Wireless Fidelity Fidelidade sem fios)


Muito utilizada para promover acesso em banda larga Internet em locais pblicos, tais como hotis, aeroportos e centros de convenes de maneira rpida, fcil e sem a necessidade de cabos. A expresso WI-FI foi criada para se referir os produtos e servios que respeitam o conjunto de normas 802.11 criado pelo Electrical and Electronic Engineers (IEEE). O projeto 802, criado em fevereiro 1980 (da o nome do projeto devido ao ano e ms de criao), consiste em padronizar a maneira como as placas adaptadoras da rede acessam e transferem dados. Entre os padres temos: IEEE 802.11: velocidades de at 1 Mbps; IEEE 802.11a: velocidades de at 54 Mbps, porm as aplicaes so mais caras; IEEE 802.11b: velocidades de at 11 Mbps, aplicaes baratas, padro que vem sendo gradativamente substituda pelo padro IEEE 802.11g;

IEEE 802.11g: velocidades de at 54 Mbps, assim como a 802.11a, porm mais barata.

Lembre-se que os padres 802.11 so para redes locais sem fio. Caso desejssemos uma rede de longas distncias utilizaramos o padro 802.16. Os sistemas mais conhecidos para transmisso de dados sem fio so: Rdio; Infravermelho; Laser.

Rdio
Existem dois modos bsicos de transmitirmos dados atravs de ondas de rdio. O no direcional e o direcional. No primeiro, a transmisso dos dados no direcional e, com isso, antenas localizadas na regio de alcance das ondas de rdio da antena transmissora podem captar os dados transmitidos. Esse sistema no seguro, j que qualquer antena na regio de alcance pode captar os dados transmitidos. Embora esse sistema no transmita os dados de uma forma segura, ele muito usado em sistemas onde os dados so pblicos (por exemplo, bolsa de valores). Esse sistema tambm muito usado dentro de prdios, de forma a interligar mquinas ou redes entre si sem a utilizao de cabos. Nesse caso, normalmente usa-se um sistema de baixa potncia, onde antenas instaladas fora do prdio normalmente no so capazes de captar as informaes que esto sendo transmitidas na rede. O segundo sistema de transmisso usando ondas de rdio a transmisso direcional usando pequenas antenas parablicas. Nesse caso, somente duas redes podem se comunicar. Esse sistema apresenta como grande vantagem transmitir os dados somente para o receptor. A desvantagem que as antenas tm de estar alinhadas, ou seja, no podendo ter obstculos no caminho e tempestades podem desalinhar a antena, impedindo a comunicao entre as redes.

Outros termos:
Bluetooth (Dente Azul) A tecnologia Bluetooth , basicamente, um padro para comunicao sem-fio de baixo custo e de curto alcance. Atravs dele permite-se a comunicao sem fio entre aparelhos eletrnicos que podem ser telefones celulares, Palmtops,

computadores, scanners, impressoras, equipamentos de escritrio, enfim, qualquer aparelho que possua um chip Bluetooth. Esta comunicao realiza-se atravs de ondas de rdio na frequncia de 2.4 GHz, que no necessita licena e est disponvel em quase todo o mundo. Infrared - IrDA (Infrared Developers Association - Associao de Desenvolvedores de Infravermelho) Barramento infravermelho, permitindo a conexo de dispositivos sem fio ao micro, tais como impressoras, telefones celulares, notebooks e PDAs. Existem dois padres: 1.0, com taxas de transmisso de at 115.200 bps e 1.1, com taxas de transmisso de at 4.194.304 bps (4 Mbps). As transmisses podem ser full-duplex (os dois dispositivos podem transmitir e receber dados ao mesmo tempo) ou half-duplex (somente um dispositivo pode transmitir dados por vez). CDMA (Code Division Multiple Access) A Spread Spectrum tambm conhecida como CDMA a tecnologia de transmisso mais utilizada atualmente, pois menos sensvel a interferncias e mais capaz de atravessar obstculos, como paredes, por exemplo. 3G 3G a terceira gerao de padres e tecnologias de telefonia mvel. Entre os servios oferecidos, alm da telefonia, a transmisso de dados a longas distncias, tudo em um ambiente mvel com taxas de 144 Kbps (Kilobits por segundo) a 2 Mbps (Megabits por segundo).

Segurana da rede sem fio


A segurana um dos temas mais importantes das redes sem fio. Desde seu nascimento, vem tentando disponibilizar protocolos que garantam as comunicaes, mas nem sempre isto funciona. A questo da segurana deve ser bem analisada quando se utiliza um sistema em rede, onde vrios usurios tm acesso. Logicamente, como se tratam de tecnologias que possuem caractersticas prprias e/ou nicas, cada uma delas tm seus prs e contras. Existem riscos potenciais de segurana com as comunicaes sem fio, uma vez que um invasor no precisa de acesso fsico rede com fio tradicional para acessar os dados. Embora as comunicaes sem fio compatveis com a especificao 802.11 no possam ser recebidas por simples scanners ou

receptores de ondas curtas, as informaes podem ser capturadas por equipamentos especiais ou outros dispositivos 802.11. A segurana da rede obtida atravs de vrios mtodos de autenticao. Os dois mtodos mais comuns de segurana so Wired Equivalent Privacy (WEP) e Wi-Fi Protected Access (WPA). Esses mtodos de criptografia de dados esto disponveis somente no modo de infra-estrutura. WEP (Wired equivalent privacy) um esquema de criptografia esttica do padro IEEE 802.11 que fornece controle bsico de acesso e privacidade de dados na rede sem fio. Uma chave WEP (ou chave de rede) uma senha compartilhada utilizada para criptografar e descriptografar comunicaes de dados sem fio, que s podem ser lidas por outros computadores que tenham a mesma chave. A chave WEP armazenada em cada computador da rede, de modo que os dados possam ser criptografados e descriptografados medida que so transmitidos por ondas de rdio na rede sem fio. Os modos de criptografia podem ser de 64 bits (5 caracteres alfabticos ou 10 nmeros hexadecimais) ou de 128 bits (13 caracteres alfabticos ou 26 nmeros hexadecimais). WPA (Wi-Fi protected access) O mtodo WPA oferece um maior nvel de proteo de dados e controle de acesso para uma rede local sem fio. Para melhorar a criptografia de dados, o mtodo WPA utiliza uma chave mestra compartilhada. Em uma rede corporativa, essa chave pode ser uma chave dinmica atribuda por um servidor de autenticao para oferecer controle de acesso e gerenciamento centralizados. Em um ambiente domstico ou de empresas pequenas, o WPA executado em um modo domstico especial chamado PSK (Pre-Shared Key - Chave PrCompartilhada) que utiliza chaves ou senhas inseridas manualmente para fornecer a segurana. A criptografia WPA normalmente configurada utilizando o software do EWS (Embedded Web Server - Sservidor da Web Incorporado).

Cookies
Definio
So pequenos arquivos de texto (.txt) gravados (salvos, criados) no computador do usurio (cliente) por solicitao de um site da Internet.

Como funciona
Quando o usurio acessa determinados sites, em seu computador, o site ir salvar um arquivo denominado Cookie. Este arquivo contm informaes referentes ao computador e preferncia de acesso. No segundo acesso a este site ele far o mesmo processo tentando gravar um arquivo Cookie no computador do usurio. Nesta tentativa, ele percebe a presena de um Cookie criado anteriormente, faz a leitura do Cookie e poder, ento, carregar para o usurio um site diferente do padro, adaptando-se as preferncias do usurio.

Funes gerais
Personalizar o site com nossas preferncias (cores, fontes, estilos, etc) Relembrar nossa visita anterior, retornando na tela nosso nome, data do ltimo acesso e outras informaes pertinentes a nossa conta ou cadastro no referido site. Relembrar nome de usurio e senha, agilizando o acesso. Manter-nos conectados em reas restritas. Cada pgina acessada exige a leitura do arquivo Cookie criado no login de acesso. Na ausncia do mesmo somos direcionados para a tela de login ou apenas retorna uma pgina informando que a sesso expirou.

Configurao
Podemos configurar como o nosso computador ir reagir quando um determinado stio tentar salvar um desses arquivos em nosso computador. A maioria dos navegadores permite uma configurao especfica acerca do arquivo Cookies. No Internet Explorer 6 e 7 (Menu Ferramentas/Opes da Internet/Guia Privacidade) Dentre as configuraes gerais possveis temos:

Entende-se como Cookie de terceiros, os Cookies que no pertencem ao stio que est sendo acessado e sim de outro stio, anunciante ou servio. Ex: Estou no stio www.terra.com.br, porm, o anunciante, www.submarino.com.br, deseja criar um Cookie no computador do usurio. Podemos ainda, especificar stios especficos que podero ou no salvar Cookies em seu computador. Clique no boto Sites...

Podemos tambm optar por uma configurao especfica.

Observaes: Cookies primrios so Cookies essenciais para navegao em determinadas pginas Web. Os Cookies primrios por sesso so Cookies essenciais para navegao, porm ao sair do site o Cookies torna-se invlido ou podem at mesmo ser apagados. Cookies secundrios so Cookies que no so fundamentais para navegao. Podendo ser bloqueados sem interferir na navegao. Entende-se como Cookie de sesso o Cookie que permanecem gravados no computador do usurio enquanto estiver no stio. Ao sair do stio o Cookie perde seu valor ou apagado do sistema. Dentre todas as configuraes possveis temos: Aceitar, Avisar e Bloquear. Se decidir bloquear todos os Cookies, existem stios que no podero ser visualizados, pois necessitam da utilizao de Cookies. Ex: Stios que exigem nome de usurio e senha. Podemos excluir os Cookies criados anteriormente e at mesmo impedir que novos Cookies sejam criados. No Mozilla Firefox (Menu Ferramentas/Opes/Privacidade)

Podemos especificar quais sites podem ou no gerar Cookies.

Exemplo de arquivo Cookie

Busca e Pesquisa
Existem dois tipos de pesquisa:
Diretrio (categoria); Palavra-chave.

A busca por DIRETRIO bastante simples. Procurar dentro de uma categoria de interesses permite-lhe focar rapidamente nas pginas mais relevantes para si. Por exemplo: se um usurio est buscando um stio que fale sobre "Corsa" na categoria Automvel > Chevrolet retorna apenas pginas sobre Corsa, o carro. No retorna pginas sobre Corsa, o animal ou outros significados da palavra. Vale lembrar que at o momento no foi necessrio digitar palavras para esta busca. A busca por PALAVRA-CHAVE mais eficiente e objetiva. Podemos utilizar filtros de busca para facilitar a pesquisa. Os principais motores de busca atuais utilizam este sistema.

Os principais mecanismos:
Banco de dados (informaes de um stio j cadastrado); Meta Tags (comando de programao); Contedo (localiza stios a partir das palavras escritas no texto da pgina); Ttulo e Nome do arquivo. Texto entre aspas; intitle:informtica; palavra site:www.empresa.com; link:www.wagnerbugs.com.br; inurl:www.wagnerbugs.com.br; filetype:doc informtica; intext:informtica;

Os principais filtros de busca:

define:bugs. www.google.com.br www.yahoo.com.br www.cade.com.br www.msn.com.br www.bing.com

Os principais motores de busca:

Terminologias
Browser (Navegador)
Programa que permite visualizar as pginas da Internet. Interpretam o hipertexto e exibem na tela a pgina Web. Os browsers mais conhecidos so o Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Safri e Netscape Navigator.

Site (Stio)
O site corresponde a um conjunto de pginas (arquivos de hipertexto) da Internet. O endereo www.wagnerbugs.com.br corresponde a um site da Internet.

Web Page (Pgina Web)


Cada Stio (site) da Internet constitudo por pginas. Uma pgina corresponde a um arquivo de hipertexto de endereo nico. Estas pginas ou arquivos so criadas em uma linguagem de programao ou marcao (formatao), por exemplo, HTML, PHP, ASP, etc. O endereo www.wagnerbugs.com.br/index.php corresponde a uma pgina da Internet.

Home Page (Pgina Inicial)


A pgina inicial de site corresponde ao arquivo de abertura. Por padro, este arquivo nomeado INDEX ou DEFAULT. J, em um navegador da Internet, a pgina inicial pode ser qualquer pgina de um site.

Portal (Porta de Acesso)


Corresponde a sites de grande porte, com uma grande variedade de assuntos. Por exemplo: www.terra.com.br, www.uol.com.br e etc.

Hypertext (Hipertexto)
Correspondem a uma grande quantidade de texto, cdigos de programao e de marcao.

Hyperlink (Link, Ponteiro, ncora ou Atalho)


Corresponde a uma palavra ou objeto em destaque, podendo, ao clicar ou passar a seta do mouse, direcionar o usurio a outro arquivo, outra parte do mesmo arquivo ou ativar um recurso (imprimir, por exemplo).

FAQ (Frequently Asked Questions)


Corresponde a um arquivo contendo as perguntas frequentes feitas a um determinado site ou servio. Este tipo de arquivo agiliza o atendimento e diminui a solicitao de suporte ou ajuda. O arquivo FAQ tambm ajuda melhorar o sistema de interao com o usurio e melhorar cada vez mais o servio oferecido. Direcionado a usurios menos experientes.

Plug-in (Complemento ou Suplemento)


Arquivo de complemento que adiciona funcionalidades como, barras de ferramentas extras, ponteiros do mouse animados, barra de cotaes, bloqueadores de anncios Pop Up, permitir que arquivos PDF, objetos Flash, objetos Java entre outros sejam exibidos na no navegador ou pgina Web. Permite a utilizao de recursos que no so oferecidos nativamente pelo programa.

A maioria dos complementos da Internet exige a permisso do usurio para ser instalada no computador. Outros, no entanto, podem ser instalados sem seu conhecimento. Isso pode acontecer por que o usurio concedeu permisso anterior a todos os complementos de um site ou empresa especfica.

ActiveX
Conjunto de tecnologias que permite que os componentes de software interajam uns com os outros em um ambiente de rede, independentemente da linguagem em que os componentes foram criados. Usando o ActiveX, pode-se facilmente inserir efeitos multimdia, objetos interativos e programas sofisticados em uma pgina da web.

CGI.BR (Comit Gestor da Internet no Brasil)


O Ministrio das Comunicaes e o Ministrio da Cincia e Tecnologia criaram o Comit Gestor da Internet no Brasil que estipula normas e padres da Internet no Brasil.

NIC.BR (Ncleo de Informao e Coordenao do Ponto Br)


Os registros DNS brasileiros (.br) comearam a ser feitos na Fapesp (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo), de forma espontnea. Alm, da participao da ANSP (Rede Acadmica de So Paulo) e a RNP (Rede Nacional de Pesquisa). A partir de 18 de Abril de 1989 passou a ser as atividades normais do CPD (Centro de Processamento de Dados) da Fapesp. O CGI (Comit Gestor da Internet no Brasil), criado em 1995, chamou a si esse servio e, dado o histrico, delegou-o Fapesp, que j o executava. Atualmente, quem mantm o registro de domnios brasileiros a NIC.br ( Ncleo de Informao e Coordenao do Ponto Br).

Host (Hospedeiro ou Anfitrio)


o nome dado para qualquer equipamento enderevel. Todos os computadores conectados a Internet recebem este ttulo, assim como, um roteador ou at mesmo uma impressora.

ISP (Internet Service Provider)


Provedor de servios da internet um termo referido a qualquer empresa que oferea algum servio Rede Mundial. Por exemplo: Hotmail (E-mail), Gmail (E-mail), Google (Busca e Pesquisa), Terra (Acesso), UOL (Acesso), IG (Acesso) e etc.

EAD (Ensino ou Educao Distncia)


Mtodo de ensino no presencial. O ensino pode ser via Internet ou simplesmente por uma apostila ou vdeo aula. Ou seja, no depende de tecnologia eletrnica para existir. O E-Learning o mtodo onde utiliza tecnologia ou equipamentos eletrnicos para este fim. A Internet um meio onde o EAD e o E-Learning podem se tornar efetivos.

E-book (Electronic Book Livro Eletrnico)


So livros ou apostilas digitais disponibilizadas na Internet. Podem ser pagas ou gratuitas. Geralmente distribuda em formatos de arquivos que no facilitem sua alterao ou edio. Por exemplo: Arquivos PDF.

E-commerce (Electronic Commerce - Comrcio Eletrnico)


um tipo de comrcio em que as transaes financeiras, atendimento e busca do produto ocorrem via Internet.

Emoticons (Emotion Icons cones de Emoes)


Combinaes de caracteres que representam emoes ou reaes. Por exemplo, :) ;) :( :P (Alguns programas corrigem estas sequncias de caracteres em smiles. Por exemplo:

FEEDs
O feed, tambm conhecido como feed RSS, feed XML, contedo agregado ou feed da Web um contedo frequentemente atualizado e publicado por um site. Geralmente ele usado em sites de notcias e blogs, mas tambm serve para distribuir outros tipos de contedo digital como imagens, udio e vdeo. Os feeds tambm podem ser usados para transmitir um contedo de udio (geralmente no formato MP3), que voc pode ouvir no computador ou no MP3 Player. Isso denominado podcasting.

CHAT (Bate-papo)
Sistema de troca de informaes em tempo real. A conversao pode ser realizada atravs de um programa ou ambiente web.

Gadget
Gadget tudo o que pode ser prtico, simples e til para nosso dia a dia. Um celular pode ser um exemplo de gadget. No mbito da Internet gadget, so

pequenos complementos adicionados a um site, programa ou sistema, a fim de facilitar o acesso a recursos ou informaes.

WEB 2.0
A Web 2.0 no se refere a uma nova estruturao tecnolgica ou plataforma da Web, na verdade um termo utilizado para descrever uma tendncia que refora o conceito de troca de informaes e colaborao dos internautas em sites e servios virtuais. A idia que o ambiente on-line se torne mais dinmico e que os usurios colaborem para a organizao de contedo. Exemplo de sites com a proposta da tendncia Web 2.0: Os sites Orkut, Facebook, YouTube e Wikipdia entre outros.

Wiki
Wiki um servio da Web, com princpios da Web 2.0 que permite usurios criar e editar livremente contedo de sites usando qualquer navegador. Wiki permite a utilizao de hiperlinks e tm um formato de texto simples para criao de novas pginas e cross-links (cruzamento de link) entre pginas internas.

Internet 2
A nova gerao da Internet. Apenas cientistas, Centros tecnolgicos e Universidades tm acesso a esta rede, que paralela a nossa Internet. Ou seja, ningum que est conectado nossa Internet tm acesso a Internet 2. Na Internet 2 so realizados testes de novas tecnologias avaliando sempre as tendncias da Internet. Mais informaes no site www.internet2.org.

HIP (Human Interactive Proof - Prova de Interao Humana)


O sistema HIP pede para o usurio interpretar e redigitar manualmente uma senha de nmeros e letras na pgina, impedindo que scripts e outros mtodos automticos enviem uma determinada solicitao de servio. A interao com o cliente importante para evitar o envio de solicitaes no autorizadas a um sistema podendo gerar um DoS (Denial of Service Negao de Servio), consultar no livro, em segurana da informao.

Grupo de Notcias (News Group - Lista de Discusso Frum Usenet)


Grupo de usurios da Internet que debatem algum assunto especfico. UseNet se refere a um antigo sistema de conexo entre mainframes (computadores de grande porte) por meio de linhas telefnicas comuns que serviam para transmitir e trocar artigos sobre pesquisa pouco antes da Internet. Existem dois tipos de discusses: Debates por e-mail: Para debates por e-mail sero necessrios o endereo do servidor de notcias e um leitor de notcias (um programa que permite ler e postar artigos de um grupo de discusso). Debates por publicaes: Para debates por publicaes ser necessrio apenas um navegador.

Linguagens e extenses
CGI (Common Gateway Interface)
Programas ou Scripts em CGI permitem adicionar a uma pgina da Internet real capacidade de interagir com o usurio. A possibilidade de gerao de pginas on-line e de procura em banco de dados so apenas duas de muitas possibilidades.

JAVA
Java uma poderosa linguagem de Programao Orientada a Objetos criada pela SUN Microsystems. A linguagem Java foi criada de forma a poder ser executada nas diversas plataformas de trabalho diferentes disponveis. Diferente de outras linguagens de programao, o Java, quando interpretados por browsers, no tem permisso de gravar dados no disco rgido, sendo, portanto uma linguagem "segura" (isto , os programas escritos em Java podem ser executados sem riscos para as informaes contidas no computador). Um nico programa Java pode ser executado em vrios tipos de computadores, evitando assim a necessidade dos programadores criarem uma verso do programa para cada tipo de computador. Depois que o Java instalado, o navegador pode baixar e executar programas Java (tambm chamados de applets).

Applets
Uma pgina da Web pode fazer referncia a um programa escrito em Java. Desta forma, o programa transcrito junto com a pgina. Chama-se este programa de "Applet".

JavaScript
Linguagem de scripts utilizada com frequncia na construo de pginas da internet. Programadores utilizam o JavaScript para tornar as pginas mais interativas; o JavaScript tambm bastante usado para validar dinamicamente formulrios e botes de seleo. O JavaScript pode ser usado com Java, mas tecnicamente uma linguagem separada. Java no necessrio para que o JavaScript funcione corretamente. uma adaptao da JAVA, de forma a ser interpretada pelo Browser, sem necessidade de ser compilada pelo autor. A linguagem JavaScript mais simples que a Java, permitindo que as pessoas com menos experincia em programao tenham a possibilidade de criar pginas interativas.

PHP (Personal Home Page PHP Hypertext Preprocessor)


PHP uma linguagem que permite criar sites Web dinmicos, possibilitando uma interao com o usurio atravs de formulrios, parmetros da URL e links. Desta maneira possvel interagir com bancos de dados e aplicaes existentes no servidor, com a vantagem de no expor o cdigo fonte (a maneira como foi feito o arquivo) para o cliente. Tais pginas consistem em arquivos de extenso .PHP.

ASP (Active Server Pages)


ASP uma linguagem de programao de pginas web que possuem contedo dinmico. Tais pginas consistem em arquivos de extenso .asp. Todo o cdigo de programao existente em pginas ASP executado no servidor, e este retorna ao cliente somente respostas em HTML o que faz com que aplicaes Asp possam ser acessadas por qualquer browser existente no mercado. Essas pginas devem estar hospedadas num servidor Web da Microsoft.

HTML (Hypertext Markup Language)


Formato de documento usado nas pginas da internet. O padro HTML define as tags (cdigos comandos - marcaes) usadas para definir a apresentao do texto, fontes, estilos, imagens e outros elementos que formam a pgina, ou seja, uma linguagem de formatao e no de programao.

DHTML (Dynamic Hypertext Markup Language)


HTML Dinmico, ou HTML Animado, como se "convencionou" chamar conjuno de vrios componentes, principalmente linguagens de script, folhas de estilo (Cascading style sheets) e HTML, que permitem a criao de pginas que podem ser modificadas dinamicamente, ou seja, permitem alterar as propriedades de uma pgina HTML (cores, imagens, formulrios, textos, etc) depois que ela foi carregada pelo browser.

XML (Extensible Markup Language)


Linguagem de marcao estendida. Linguagem de marcao aberta para descrio de dados. Diferentemente do HTML, o XML permite que o desenvolvedor crie as suas prprias marcaes (tags - cdigos - comandos).

RSS (Really Simple Syndication)


Um documento XML que contm uma lista de links para outras pginas. Programas especiais podem ler RSS para criar uma lista de cabealhos a partir dos links, atualizando a lista automaticamente quando ela modificada. Sites de notcias utilizam a tecnologia RSS para publicar rapidamente as ltimas manchetes, e blogs muitas vezes utilizam RSS para notificar rapidamente os visitantes sobre as ltimas postagens. Arquivos RSS so documentos especialmente formatados que servem como sumrio do contedo de um site. Um RSS pode conter as manchetes das ltimas notcias de um site de notcias ou as ltimas postagens de um blog, por exemplo.

XPS (XML Paper Specification)


XPS um formato de arquivo eletrnico de layout fixo que preserva a formatao do documento e possibilita o compartilhamento de arquivo. O formato XPS garante que quando o arquivo exibido online ou impresso, mantenha exatamente o formato pretendido e os dados no arquivo no podem ser facilmente alterados.

WML (WAP Markup Language)


WML uma linguagem de programao baseada no XML (eXtensible Markup Language). A especificao oficial do WML foi desenvolvida e mantida pelo WAP Frum, um consrcio industrial fundado pela Nokia, Phone.com, Motorola, e Ericsson. As especificaes definem a sintaxe, variveis e elementos usados no WML. O WML foi desenvolvido para uma pequena velocidade de conexo (banda), e displays (telas) muitos pequenos. Uma parte

deste desenvolvimento o conceito utilizado como deck/cards. Um nico documento WML conhecido como Deck. Uma nica interao com o usurio conhecida como card. A vantagem do projeto que mltiplas telas podem ser baixadas para o cliente numa nica requisio.

CSS (Cascading Style Sheets)


Folha de estilo que permite criar um padro de formatao especfica para uma pgina da Internet. Facilita criar uma padronizao na formatao, diminui o tamanho do cdigo fonte e, consequentemente, o carregamento mais acelerado da pgina.

PDF (Portable Document Format)


PDF um formato de arquivo eletrnico de layout fixo que preserva a formatao do documento e possibilita o compartilhamento de arquivo. O formato PDF garante que quando o arquivo exibido online ou impresso, mantenha exatamente o formato pretendido e os dados no arquivo no podem ser facilmente alterados. O formato PDF tambm til para documentos que sero reproduzidos usando mtodos de impresso comercial.

FLASH
Flash o padro da Web para animao e imagens vetoriais. Com o Flash, voc pode rapidamente dar vida s suas pginas da Web com imagens animadas e efeitos de texto. O Flash tambm permite incluir uma interatividade sofisticada ao seu site sem programao de scripts complicada. O Flash foi desenvolvido para fazer com que suas animaes da Web sejam descarregadas e comecem a ser executadas rapidamente. Como ele cria imagens baseadas em vetores, consegue gerar arquivos que so descarregados em um tempo menor do que os formatos de imagens em bitmap, como GIFs e JPEGs. Alm disso, o formato streaming do Flash indica que os filmes da Web podem comear a ser executados enquanto ainda esto sendo descarregados. Seus usurios no precisaro esperar para iniciar a interao com os filmes do Flash. Aps criar um filme completo no Flash, voc poder export-lo para o formato de arquivo compactado SWF.

Vous aimerez peut-être aussi