Vous êtes sur la page 1sur 4

ASPECTOS HISTORICOS A violncia contra a mulher remonta Antigidade, cabendo esclarecer que o termo violncia tomado em sentido amplo,

o, para abranger todas as formas. A histria da humanidade uma histria de lutas pelo poder, pelo domnio. A mitologia greco-romana nos oferece relatos dessas lutas em todos os nveis. Os homens disputam entre si, os deuses disputam entre si, os deuses disputam com os homens. Os mais fortes subjugam os mais fracos que devem ser servis, humildes e obedientes. As mulheres no ficam fora desse contexto. Muito so os relatos de seduo, de estupro e de violncia contra a mulher. Os deuses se disfaram e descem at os campos com o fim de seduzir as ninfas enganado-as ou estuprando-as. Conta a mitologia grega criao dos homens por Prometeu e da mulher pelos deuses do Olimpo que, sentindo-se ameaados de perder seu poder, tiveram a brilhante idia criarem a mulher para levar os homens perdio. Por esta razo foi criada, a partir de uma esttua de bronze uma forma humana, capaz de sensibilizar e encantar o homem e que recebeu de cada deus um dom. Apolo lhe deu a voz macia, Mercrio lhe deu a lngua, Atena lhe ofertou um belssimo vestido que permitia perceber suas formas suaves, Vnus lhe deu a beleza infinita, e assim, recebendo dons que a deixavam cada vez mais formosa, foi criada Pandora. De Zeus, Pandora recebeu uma caixa que deveria entregar aos homens. Com a misso de destruir a raa humana, Pandora desceu a terra, encontrando Epimeteu que se apaixonou perdidamente encantado com sua beleza e formosura. Esquecendo a promessa que havia feito ao seu irmo Prometeu que nunca receberia nada que fosse dado por Zeus, Epimeteu recebe de Pandora a caixa na qual foram colocados todos os males da humanidade, como o orgulho, a ambio, a crueldade, a traio, as doenas, as pestes... No fundo da caixa havia um nico bem capaz de salvar a humanidade, a esperana. Mas a um gesto de Zeus, aps sarem todos os males, Pandora fecha a caixa impedindo que a esperana seja recebida pelos homens. Assim, perdeu a raa humana, o paraso e a felicidade que poderia conquistar com sua inteligncia e seu trabalho. Culpa da mulher. O relato bblico da perda do paraso tem na mulher a grande vil. Eva descumprindo ordem de Deus toma do fruto proibido, tenta Ado levando-o a comer do fruto. O resultado de todos conhecido. O pobre homem foi vtima da astuta mulher. A idia de grandes pensadores do passado acerca da mulher, nada tem de lisonjeiro. Vejamos: Eurpedes considerava a mulher como Vtima de irremedivel inferioridade mental.

Pitgoras, filsofo grego que deu grande impulso matemtica dizia: Existe o princpio bom que criou a ordem, a luz e o homem, e o princpio mau que criou o caos, a treva e a mulher. Aristteles expressava o pensamento comum da poca da seguinte forma: A mulher mulher em virtude de uma deficincia, que devia viver fechada em sua casa e subordinada ao homem. Shopenhauer, filsofo alemo, diria, muitos sculos depois: A mulher um animal de cabelos longos e idias curtas. Com Jesus, tem incio o longo e penoso trabalho de resgatar a dignidade da mulher. Foi o grande revolucionrio judeu que deixou claro que a mulher, da mesma forma que o homem tinha uma alma e que poderia alcanar o reino dos cus. Jesus, rompendo com os preconceitos da poca, dialogava com as mulheres, a exemplo da samaritana, de Joana de Cusa, de Marta e de Maria, irms de Lzaro. Jesus no apoiou o apedrejamento da mulher adltera, e aqui abrimos um parntese para lembrar que ao lado de uma mulher adltera existe um homem adltero. A prostitua de Magdala conversou com Jesus em pblico, numa demonstrao inequvoca de que os preconceitos deveriam ser superados. No entanto, sob a forte influncia do judasmo, com Paulo de Tarso, o cristianismo se desenvolve considerando a mulher a perdio do homem, a responsvel pela perda do paraso. Eis porque grandes filsofos ligados Igreja tinham uma viso nada crist da mulher, assim expressando-se: Tertuliano: Mulher s a porta do diabo. Persuadiste aquele que o diabo no ousava atacar de frente. por tua causa que o filho de Deus teve de morrer; deverias andar sempre vestida de luto e de andrajos. So Joo Crisstomo: Em meio a todos os animais selvagens no se encontra nenhum mais nocivo que a mulher. So Toms de Aquino: A mulher um ser ocasional e incompleto, uma espcie de homem falhado. Santo Agostinho: A mulher um animal que no seguro nem estvel; odienta para tormento do marido, cheia de maldade e o princpio de todas as demandas e disputas, via e caminho de todas as iniqidades. Nada mais violento que as expresses desrespeitosas desses pensadores, a respaldar aes de igual teor. Eis os arqutipos predominantes em todas as sociedades da atualidade. A mulher a causadora de toda desonra e de todo o mal, deve, pois sofrer.

O homem se acha superior mulher em inteligncia, capaz de fazer com melhor qualidade as coisas relacionadas com as atividades intelectuais, que exigem raciocnio lgico, e que a mulher alm de inferior intelectualmente deve ser submissa. a predominncia do jogo de poder do qual ainda no se liberou. Detentor de um profundo egosmo, o homem quer ser servido e v na mulher uma servial para as tarefas consideradas inferiores como cozinhar e lavar roupas, cuidar da casa e dos filhos, alm de transform-la em objeto de seus desejos e prazeres sexuais, desconsiderando os desejos, os prazeres e o bem estar dela. Esta idia mesquinha leva-o a pratica de toda sorte de violncia contra a mulher, independente de idade, grau de instruo e condio social. Pesquisas revelam que a violncia contra a mulher ocorre em todo o mundo e em todas as camadas sociais, que vai desde a discriminao com a mulher solteira, com a virgindade, a desigualdade salarial para exerccio de funes iguais, explorao sexual, at o espancamento e o homicdio. O movimento feminista do fim do sculo XIX e comeo do sculo XX Desde a metade do sculo XIX at depois da Primeira Guerra Mundial, o panorama econmico e cultural do Brasil mudou profundamente. A industrializao e a urbanizao alteraram a vida cotidiana, particularmente das mulheres, que passaram a, cada vez mais, ocupar o espao das ruas, a trabalhar fora de casa, a estudar etc. Vale a pena ler a anlise de Susan Besse (1999) para se compreender o quanto essa transformao da infra-estrutura econmica, mais a alfabetizao das mulheres, o cinema, os meios de transporte, a substituio de bens produzidos em casa pelos oferecidos pelas casas comerciais, alterou inteiramente o ritmo de vida e os contatos que as mulheres e homens passaram a desfrutar. Essas mudanas trouxeram o contato com comportamentos e valores de outros pases, os quais passaram a ser confrontados com os costumes patriarcais ainda vigentes embora enfraquecidos. Dentre estas mudanas destacou-se a discusso sobre o casamento. Mulheres das classes mdia e alta, graas educao e ao trabalho remunerado, adquiriram maior "poder social e econmico" (Besse, 1999, p. 41) e passaram a protestar contra a "tirania dos homens" no casamento, sua infidelidade, brutalidade, abandono temas freqentes entre escritoras, jornalistas e feministas dos anos de 1920 (Besse cita, entre elas, Cecilia Bandeira de Melo Reblo de Vasconcelos, que escrevia sob o pseudnimo de Chrisanthme, Elizabeth Bastos, Iracema, Amlia de Resende Martins, Andradina de Oliveira etc.) alm das inmeras leitoras da Revista Feminina. J ento se apontava que maridos tinham sido assassinados por mulheres brutalizadas (Besse, 1999, p. 46). A interpretao dessas queixas era traduzida como "crise" na famlia e o no casamento (Besse, 1999, p. 41) cujos responsveis seriam o trabalho feminino e a paixo. Naquela poca, como hoje, afirmava-se que o trabalho feminino fora de casa provocava a desagregao da famlia. Da o Estado ter includo no Cdigo Civil

(1916), para proteger a famlia (mesmo a pobre), que a mulher deveria ter autorizao do marido para poder trabalhar. Quanto ao casamento, reagia-se afirmando que era necessrio retirar dele a romntica unio por amor, substituindo-a pelo amor "civilizado", dotado de razo, excluindo a paixo, responsvel pelos "crimes passionais sanguinrios" (Peixoto apud Besse, 1999, p. 69). Os crimes passionais, um dos mais graves problemas da poca, constituam uma verdadeira "epidemia" para algumas feministas. Encabeando o movimento contra estes crimes, Promotores Pblicos como Roberto Lyra, Carlos Sussekind de Mendona, Caetano Pinto de Miranda Montenegro e Loureno de Mattos Borges fundaram o Conselho Brasileiro de Hygiene Social. Pretendiam coibir e punir os crimes passionais ento tolerados pela sociedade e pela Justia. No era propriamente a defesa das mulheres que eles visavam, mas pretendiam, efetivamente, proteger a instituio famlia (Besse, 1999, p. 90). A atuao das mulheres nas dcadas de 1920 e 1930, mais a ao dos Promotores Pblicos e do Juiz Nelson Hungria, apontam o gravssimo problema do assassinato de esposas e companheiras, at hoje no resolvido, se que no foi incrementado. O movimento dos Promotores e das feministas alcanou xito relativo, embora o assassinato por amor continuasse a ocorrer e os assassinos a serem absolvidos.

Vous aimerez peut-être aussi