Vous êtes sur la page 1sur 14

TICA E LEGISLAO TRABALHISTA

Gesto de Recursos Humanos Aline Benevides Batista RA: B14CJF-0

TICA tica - do grego ethos significa comportamento, modo de ser ou carter.A tica o estudo geral do que bom ou mau. Um dos objetivos da tica a busca de justificativas para as regras propostas pela moral e pelo direito. Ela diferente de ambos - moral e direito -pois no estabelece regras. Esta reflexo sobre a ao humana que a caracteriza. A tica se confunde muitas vezes com a moral, todavia, deve-se deixar claro que so duas coisas diferentes, considerando-se que tica significa a teoria ou cincia do comportamento moral dos homens em sociedade, enquanto que moral, quer dizer, costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo. A tica o aspecto cientfico da moral, pois tanto a tica como a moral, envolve a filosofia, a histria, a psicologia, a religio, a poltica, o direito, e toda uma estrutura que cerca o ser humano. A tica est relacionada opo, ao desejo de realizar a vida, mantendo com os outros relaes justas e aceitveis. Segundo o filsofo Kant ( 1724-1804 ) a significao moral do comportamento no reside em resultados externos, mas na pureza da vontade e na retido dos propsitos do agente considerado. Afere-se a moralidade de um ato a partir do foro ntimo da pessoa. Kant ainda prope como critrio distintivo entre moral e direito, o motivo da ao, A moral autnoma, o direito heternomo, ou seja, se sujeita a vontade de terceiros ou de uma coletividade. O Comportamento tico Ser tico nada mais que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. ser altrusta, estar tranquilo com a conscincia pessoal. tambm, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Essas regras morais so resultados da prpria cultura de uma comunidade. Qualquer deciso tica tem por trs um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam vlidas at hoje. Como: a) Ser honesto em qualquer situao: a honestidade a primeira virtude na vida dos negcios, afinal, a credibilidade resultado de uma relao franca. b) Ter coragem pra assumir as decises : mesmo que seja preciso ir contra a opinio da maioria

c) Ser tolerante e flexvel: muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a soluo para um problema.Mas para descobrir isso preciso ouvir as pessoas ou avaliar a situao sem julg-las antes. d) Ser ntegro: significa agir de acordo com seus princpios, mesmo nos momentos mais crticos. e) Ser humilde: s assim se consegue ouvir o que os outros tem a dizer e reconhecer que o sucesso individual resultado do trabalho em equipe. Em fim a tica se prope a tornar o homem cada vez melhor. LEGISLAO TRABALHISTA A legislao trabalhista um conjunto de normas jurdicas e princpios aplicveis as relaes individuais e coletivas de trabalho visando proteger o trabalhador. As fontes do direito do trabalho so a Constituio Federal, a CLT, as leis ordinrias , as convenes coletivas de trabalho, os acordos coletivos de trabalho, as sentenas normativas, os regulamentos de empresas, a jurisprudncia, a doutrina e os costumes. CONTRATO DE TRABALHO: Contrato de trabalho o ato jurdico pela qual uma pessoa fsica se compromete a prestar servios no eventuais a outra pessoa fsica ou jurdica, subordinada a esta, e por meio de remunerao. Os sujeitos do contrato de trabalho so o empregado e o empregador. Considera-se empregador a empresa individual ou coletiva, que assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servios. Empregador por equiparao embora no explorem atividade econmica, o condomnio, a massa falida, o espolio, as autarquias e fundaes so equiparadas ao empregador. Empregado toda pessoa fsica que quer prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio.

CARACTERSTICAS DA RELAO EMPREGO: Aprendiz - o trabalhador com idade compreendida entre 14 a 18 anos , que admitido aos servios de um empregador na condio de aprendiz. matriculado em uma escola de formao profissional, e nas horas de folga escolar comparece ao estabelecimento do empregador para exercitar o aprendizado.

Trabalho temporrio a pessoa fsica contratada por empresa de trabalho temporrio, para prestao de servio destinado a atender as necessidades transitrias de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de outras empresas. Trabalhador autnomo a CLT no define trabalhador autnomo .o trabalhador autnomo se define como uma pessoa que presta servio habitualmente por conta prpria a uma ou mais pessoas, assumindo o risco de sua atividade econmica , podendo exercer livremente a sua atividade, no momento que o desejar, de acordo com sua convenincia. Trabalhador eventual o trabalhador eventual a pessoa fsica contratada apenas para trabalhar numa certa ocasio especfica, exemplo:trocar uma instalao eltrica, consertar o encanamento , etc.,terminado o evento cessa a relao jurdica trabalhista. Trabalhador avulso trabalhar avulso quem presta servios a diversas empresas, sem vnculo empregatcio, pode ser de natureza urbana ou rural. Estagirios so alunos regularmente matriculados que frequentam efetivamente cursos vinculados estrutura do ensino pblico e particular, nos nveis superior, profissionalizante de segundo grau ou escolas de educao especial, como escolas de formao de professores de primeiro e segundo grau.O estgio realizado mediante compromisso celebrado entre o estudante e a parte concedente, com intervenincia obrigatria da instituio de ensino. Contrato de Trabalho - artigo 442 da CLT contrato individual de trabalho o acordo tcito ou expresso, correspondente relao de emprego. Objeto - o objeto do contrato de trabalho a prestao de servio subordinado e no eventual do empregado ao empregador, mediante o pagamento de salrio. Requisitos - continuidade. 0 trabalho deve ser prestado com continuidade. Aquele que presta servios apenas eventualmente no empregado. Subordinao- o obreiro exerce sua atividade com dependncia ao empregador, por quem dirigido. 0 empregado , por conseguinte, um trabalhador subordinado, dirigido pelo empregador. Essa subordinao pode ser econmica, tcnica, hierrquica, jurdica ou at mesmo social. 0 empregado subordinado economicamente ao empregador por depender do salrio que recebe. Onerosidade - no gratuito o contrato de trabalho, mas oneroso. 0 empregado recebe salrio pelos servios prestados ao empregador. Pessoalidade - o Contrato de trabalho "intuitu personae", ou seja, realizado com uma certa e determinada pessoa. 0 Empregado no pode fazer-se substituir por outra pessoa, sob pena do vnculo se formar com a ltima.

Caractersticas - O Contrato de Trabalho bilateral,consensual, oneroso, comutativo e de trato sucessivo. 0 contrato de trabalho no um pacto solene, pois independe de quaisquer formalidades, podendo ser ajustado verbalmente ou por escrito (art. 443 CLT). Contrato de Experincia - o empregador pode testar se o empregado tem condies de exercer a atividade que for determinada. Pode ser utilizado para qualquer empregado e com qualquer grau intelectual. 0 Prazo mximo do contrato de experincia de 90 (noventa) dias. Se o prazo for excedido por mais de 90 (noventa) dias, vigorar como se fosse contrato por prazo indeterminado. Pode ser prorrogado apenas uma nica vez, assim sendo, possvel se fazer um contrato por 45 dias e prorrog-lo por mais 45 dias, ou um por 30 dias prorrogado por mais 60 dias. Contrato por Obra Certa - uma espcie de contrato por prazo determinado, podendo ser enquadrado na condio de "servios especificados" . Terceirizao de Servios - Responsabilidade Subsidiria - a Terceirizao atualmente o meio mais utilizado para a prestao de servios no considerados como atividade-fim das empresas, tais como conservao e limpeza, vigilncia, medicina do trabalho, entre outros.Remunerao - um conjunto de retribuies recebidas pelo empregado pela prestao de servios, seja em dinheiro ou em utilidades, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer as suas necessidades vitais bsicas e de sua famlia. Salrio Mnimo - e a contraprestao mnima devida e paga diretamente pelo empregador ao trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, por dia normal de servio. No pode haver distino de sexo. Salrio Profissional - o inciso V do artigo 7 da Constituio Federal instituiu o "piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho". H que se diferenciar o salrio profissional do salrio mnimo, pois o mnimo geral, para qualquer trabalhador, enquanto o salrio profissional se refere ao salrio de uma certa profisso ou categoria de trabalhadores. Salrio em dinheiro - o salrio deve ser pago em dinheiro, em moeda de curso forado. Salrio em utilidades - a lei permite o pagamento parcial do salrio em utilidades, ou seja, alm do pagamento em dinheiro o empregador poder fornecer utilidades ao empregado, como alimentao, habitao, vesturio ou outras prestaes "in natura". Somente 70% do salrio podem ser pagos em utilidades, os restantes 30% devero ser pagos em dinheiro.Quando se estabelece que o pagamento ser mensal, deve-se efetu-lo o mais tardar at o quinto dia til do ms subseqente ao vencido.

Adicionais - um acrscimo salarial decorrente da prestao de servios do empregado em razo de tempo de servio ou de condies mais gravosas (danosas). Pode ser adicional de horas extras, noturno, insalubridade, de periculosidade, de transferncia etc. O Adicional por Insalubridade devido ao empregado que presta servios em atividades insalubres, sendo calculado razo de 10% (grau mnimo), 20% (grau mdio) e 40% (grau mximo) sobre o salrio mnimo. So consideradas atividades ou operaes insalubres aquelas que, por sua natureza, condies ou mtodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos sade, acima dos limites de tolerncia fixados em razo da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposio aos seus efeitos. O Adicional de Periculosidade devido ao empregado que presta servios em contato permanente com elementos inflamveis,explosivos ou eltrico. 0 contato permanente tem sido entendidocomo dirio. 0 Adicional ser de 30% sobre o salrio do empregado, sem os acrscimos resultantes de gratificao, prmios ou participaes nos lucros da empresa. Obs.: proibido o trabalho do menor em servios perigosos ou insalubres. O Adicional de Transferncia devido ao empregado quando for transferido provisoriamente para outro local, desde que importe mudana de sua residncia. No devido nas transferncias definitivas. 0 Percentual de 25% sobre o salrio do empregado. O Adicional por Tempo de Servio estipulado normalmente em regulamento interno da empresa, aps o empregado ter completado determinado perodo de trabalho. Ajuda de custo - ajuda de custo parcela paga de uma s vezpara o empregado atender a certas despesas, sobretudo de transferncia. Tem carter indenizatrio, nunca salarial, mesmo quando excede de 50% do salrio. Comisses - parcela salarial devida ao empregado comissionista, com base em percentual aplicado sobre o total das vendas realizadas. A comisso pode mista (salrio fixo + comisso) ou pura (apenas comisso). Dirias - so importncias concedidas para cobrir gastos com deslocamento do trabalhador da sede da empresa e cessam quando ele retorna. Gorjeta - parcela salarial devida normalmente ao garons, atravs de percentual devido sobre o total das vendas da empresa. Gratificao - parcela salarial devida ao empregado,normalmente em virtude de um trabalho especial executado durante a jornada normal de trabalho.

Gratificao de funo - parcela salarial devida em face da funo exercida pelo empregado (Ex.: Caixa de Banco). Dcimo Terceiro Salrio - integram o 13 salrio as horas extras prestadas habitualmente, a gratificao peridica contratual, pelo seu duodcimo.0 13 salrio deve ser pago em duas parcelas. A primeira ser paga entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano e a segunda at o dia 20 de dezembro, descontando-se o INSS. Seu valor corresponder a 1/12 da remunerao devida em dezembro, por ms de servio, do ano correspondente, sendo que a frao igual ou superior a 15 dias de trabalho ser havida como ms integral. A primeira parcela dever ser paga at 30 de novembro do ano em curso, salvo se paga no ensejo das frias.Auxlio doena - quando um empregado se afasta por motivo de doena por mais de 15 dias, seu contrato de trabalho suspenso a partir do 16 dia. Quanto aos primeiros 15 dias, a empresa deve pagar o 13 salrio; do 16 dia em diante ficar isenta. Quando o auxlio-doena se der por acidente de trabalho o 13 salrio deve ser pago integralmente. Servio militar - o empregado no ter direito ao 13 salrio referente ao perodo em que esteve afastado prestando o Servio Militar. (Obs: exigvel o depsito mensal do FGTS correspondente ao perodo de afastamento, inclusive do 13 salrio pela sua totalidade) Salrio Famlia - o salrio famlia fixado pela previdncia social. Tem direito a ela os filhos com at 14 anos ou invlidos. Cada filho tem direito a uma quota. Salrio Maternidade - o salrio maternidade devido por cento e vinte dias de repouso sem prejuzo do emprego. 0 valor pago pela empresa ser compensado quando do recolhimento das contribuies previdencirias sobre a folha de pagamento. Participao nos Lucros - participao nos lucros o pagamento feito pelo empregador ao empregado, em decorrncia de contrato de trabalho, referente a distribuio do resultado positivo obtido pela empresa, o qual o obreiro ajuda a conseguir. Contribuio sindical para os empregados - os empregadores ficam obrigados a descontar na folha de pagamento dos seus empregados associados desde que por eles devidamente autorizados, as contribuies devidas ao sindicato, quando por este notificados, salvo quanto contribuio sindical, cujo desconto independe dessa formalidade.Faltas e atrasos - quando o empregado, sem motivo justificado, faltar ou chegar atrasado ao trabalho, o empregador poder descontar-lhe do salrio quantia correspondente falta; poder descontar inclusive o repouso semanal, quando o empregado no cumprir integralmente seu horrio de trabalho na semana anterior.

Casos em que o empregado poder deixar de comparecer ao servio sem prejuzo do salrio ou do repouso semanal: - at dois dias consecutivos - falecimento do cnjuge, ascendente, descendente, irmo ou pessoa que, declarada, em sua carteira de trabalho, viva sob sua dependncia econmica; - trs dias consecutivos - em caso de casamento; - cinco dias - em caso de nascimento de filho; - um dia - em cada doze meses de trabalho em caso de doao voluntria de sangue devidamente comprovada; - dois dias, consecutivos ou no - para o fim de se alistar eleitor; - quando o empregado servir como testemunha, devidamente arrolada ou convocada; - comparecimento Justia do Trabalho; - se a falta ao servio estiver fundamentada na lei sobre acidente do trabalho; - em caso de doena do empregado, devidamente comprovada. Equiparao Salarial - salrio igual, para trabalho igual, sem distino de sexo; trabalho igual em quantidade e qualidade. Dessa forma, o empregador no poder pagar salrios distintos para empregados que exeram idnticas funes, salvo se entre o empregado paradigma e o empregado equiparado existir uma diferena de mais de dois anos de tempo de servio prestado para o mesmo empregador relativamente s funes exercidas. So requisitos da equiparao salarial: a) identidade de funes; b) trabalho de igual valor; c) mesma localidade; d) mesmo empregador; e) simultaneidade na prestao de servios; f) inexistncia de quadro organizado em carreira; g) diferena de tempo de servio de at no mximo dois anos. Salrio Substituio - o empregado que substitui outra pessoa na empresa, tem o direito a receber o salrio do substitudo, enquanto perdurar a substituio.

Acordo de compensao de jornada - a compensao de jornada deve ser ajustada por acordo escrito. Perodos de descanso - entre duas jornadas de trabalho haver um perodo mnimo de onze horas consecutivas para descanso. Repouso semanal remunerado - o perodo de tempo em que o empregado deixa de prestar servios uma vez por semana ao empregador, de preferncia aos domingos, e nos feriados, mas percebendo remunerao. Esse perodo de tempo de 24 horas consecutivas. Intervalos para descanso - em qualquer trabalho contnuo, cuja durao exceda de seis horas, obrigatria a concesso de um intervalo para repouso e alimentao, o qual ser, no mnimo, de uma hora e, salvo acordo coletivo escrito ou conveno coletiva em contrrio, no poder exceder de duas. Frias - aps cada perodo de 12 meses de vigncia do contrato de trabalho, o empregado ter direito ao gozo de um perodo de frias, sem prejuzo da remunerao, na seguinte proporo: - 30 dias corridos, quando no houver faltado ao servio mais de 5 vezes; - 24 dias corridos, quando houver tido de 6 a 14 faltas; - 18 dias corridos, quando houver tido de 15 a 23 faltas; - 12 dias corridos, quando houver tido de 24 a 32 faltas. No ter direito a frias o empregado que, no curso do perodo aquisitivo: - deixar emprego e no for readmitido dentre dos 60 dias subseqentes sua sada; - permanecer em gozo de licena, com percepo de salrios, por mais de 30 dias; - deixar de trabalhar, com percepo do salrio, por mais de 30 dias em virtude de paralisao parcial ou total dos servios da empresa, - quando tiver percebido da Previdncia Social prestaes de acidente de trabalho ou de auxlio-doena por mais de 6 meses, embora descontnuos. 0 empregador tem um limite de 12 meses subseqentes aquisio do direito pelo empregado para marcar as frias; ultrapassando esse perodo, o empregador dever pag-las em dobro. De acordo com o disposto no inciso XVII do artigo 70 CF ficou institudo o pagamento de um tero a mais do que o salrio normal, por ocasio do gozo de frias anuais remuneradas.

Suspenso e interrupo do contrato de trabalho - suspenso a cessao provisria, mas total da execuo do contrato de trabalho, a Interrupo a cessao provisria e parcial do contrato de trabalho. Portanto haver interrupo quando o empregado deva ser remunerado normalmente, embora no preste servios, contando-se tambm o seu tempo de servio, mostrando a existncia de uma cessao provisria e parcial do contrato de trabalho. Na suspenso o empregado fica afastado, no recebendo salrio; nem contase o seu tempo de servio, havendo a cessao provisria e total do contrato de trabalho. A licena remunerada seria uma hiptese tpica de interrupo de contrato de trabalho, pois o empregador ir pagar salrios e o tempo de servio ir ser computado. Auxlio Doena - os 15 primeiros dias do afastamento do obreiro em funo de doena sero pagos pela empresa, computando-se como tempo de servio do trabalhador, porque trata-se de hiptese de interrupo do contrato de trabalho. A partir do 16 dia que a Previdncia Social paga o auxlio doena. 0 tempo de afastamento computado para frias, pois se trata de enfermidade atestada pelo INSS, salvo se o empregado tiver percebido da Previdncia Social, prestao de auxlio doena por mais de 6 meses, embora descontnuos, durante o curso do perodo aquisitivo de suas frias. Acidente de Trabalho - o dia do acidente do trabalho e os 15 dias seguintes sero remunerados pelo empregador. Trata-se de hiptese de interrupo do contrato de trabalho, pois conta-se o tempo de servio. 0 auxlio doena acidentrio devido pela Previdncia Social a contar do 16 dia seguinte ao afastamento do trabalho em conseqncia do acidente. Aposentadoria por Invalidez - o empregado que for aposentado por invalidez ter suspenso seu contrato de trabalho durante o prazo fixado pela legislao previdenciria para a efetivao do benefcio. A aposentadoria por invalidez, toma-se efetiva aps cinco anos contados da data do incio da aposentadoria por invalidez ou do auxlio doena que o antecedeu. Segurana e medicina do trabalho - o segmento do Direito do Trabalho incumbido de oferecer condies de proteo sade do trabalhador no local de trabalho, e da sua recuperao quando no se encontrar em condies de prestar servios ao empregador. Cabe ao empregador, uma vez constatado ser o ambiente de trabalho insalubre ou periculoso, fornecer aos empregados todos os equipamentos de proteo individual (EPI) e coletivos (EPC) existentes, bem como fiscalizar o uso efetivo e correto destes equipamentos, podendo inclusive punir o empregado que no utilizar, ou utilizar de modo incorreto, os equipamentos de proteo. Vale repetir que ao menor proibido o trabalho em ambientes insalubres e periculosos.

Cessao do contrato de trabalho - o trmino do vnculo do emprego, com a extino das obrigaes para os contratantes: -por deciso do empregador, que compreender a dispensa por justa causa e com justa causa; - por deciso do empregado, que comporta o pedido de demisso, a resciso indireta ou aposentadoria; - por desaparecimento de uma das partes, como a morte do empregador pessoa fsica, do empregado, ou extino da empresa; - por mtuo consentimento entre as partes; - por advento do termo do contrato; - por fora maior. Dispensa sem justa causa - a resciso do contrato de trabalho (TRCT), para os empregados que tenham mais de um ano de tempo de servio, dever ser obrigatoriamente homologada no seu Sindicato de Classe ou no Ministrio do Trabalho, pena de ser considerada nula a dispensa. Caso o Sindicato ou o Mtb se neguem a efetuar a homologao, caber a empresa providenciar o depsito em juzo dos valores devidos ao empregado (Ao de Consignao em Pagamento), at o primeiro dia til seguinte ao ltimo dia que poderia pagar as verbas rescisrias. 0 pagamento a que fizer jus o empregado ser efetuado no ato da homologao da resciso do contrato de trabalho, em dinheiro ou cheque visado, conforme acordem as partes, salvo se o empregado for analfabeto, quando o pagamento somente poder ser feito em dinheiro. Os descontos na resciso do contrato de trabalho no podem exceder o equivalente a um ms de remunerao do empregado. FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Servio) - uma poupana para o trabalhador. um depsito bancrio destinado a formar uma poupana para o trabalhador, que poder ser sacada nas hipteses previstas em lei, principalmente quando demitido sem justa causa.Sero beneficirios todos os trabalhadores, com exceo dos autnomos, eventuais e servidores pblicos civis e militares, tambm no tem direito os trabalhadores domsticos. Os Depsitos sero feitos em conta vinculada do trabalhador, que, se no a possuir, ser aberta peio empregador. Saques - Poder o FGTS ser sacado quando: - da despedida sem justa causa por parte do empregador; - da extino da empresa; - da aposentadoria concedida pela Previdncia Social;

- do pagamento de prestaes decorrentes do sistema financeiro da habitao, liquidao ou amortizao extraordinria do saldo devedor, pagamento total ou parcial do preo da aquisio de moradia prpria; - do falecimento do trabalhador; A empresa que demite um funcionrio sem justa causa, ter que pagar uma multa na importncia relativa a 40% (quarenta por cento) sobre os valores depositados na conta de FGTS. Verbas Rescisrias - devero ser pagas dentro dos prazos determinados no art. 477 da CLT: - em se tratando de aviso prvio indenizado, at o dcimo dia subseqente data da demisso; - em se tratando de aviso prvio trabalhado, no primeiro dia til aps o trmino do mesmo. Justa causa - entende-se por justa causa a dispensa que o empregado provoca ao cometer ato ilcito que viola sua obrigao legal ou contratual com o empregador, tomando-se impossvel sua permanncia na empresa. Condies para a justa causa: - a atualidade; - a gravidade; - a causalidade. A justa causa deve ser atual, isto , deve acontecer imediatamente aps a falta praticada pelo empregado, dando o seu desligamento de imediato. A resciso contratual deve ser feita logo aps o conhecimento do ato que tipifica a justa causa, pois se o empregado cometeu uma falta grave e esta falta no foi punida logo aps o conhecimento do empregador, ela considerada perdoada.Uma das condies tambm para caracterizar o despedimento do empregado por justa causa que a falta cometida seja grave, pois, no sendo grave, no ser juridicamente reconhecida como justa causa. A causa deve sempre preceder e determinar com muita preciso o fenmeno da despedida. Se o empregador alega uma causa que caracterizou a justa causa e essa no fica provada, no poder no curso do processo, criar outra causa. Casos que ensejam a justa causa: - ato de improbidade - atos que revelam claramente desonestidade, abuso, fraude ou m-f;

- incontinncia de conduta ou mau procedimento - a incontinncia de conduta ocorre quando o empregado comete ofensa ao pudor, pornografia ou obscenidade, desrespeito aos colegas de trabalho e empresa; o mau procedimento cobre qualquer ato do empregado que, pela sua gravidade, impossibilite a continuao do vnculo empregatcio ( conduta incompatvel com as normas exigidas);

- negociao habitual por conta prpria ou alheia sem permisso do empregador e quando constituir ato de concorrncia empresa para a qual trabalha ou for prejudicial ao servio; - condenao criminal do empregado, passada em julgado, caso no tenha havido suspenso da execuo da pena. Qualquer condenao criminal, relacionada ou no com o servio, caracteriza justa causa; -desdia no desempenho das respectivas funes. Caracteriza-se como desdia o desempenho de um empregado que de repente comea a ficar preguioso, negligente no trabalho, desleixado, etc.; - embriaguez habitual ou em servio; - violao do segredo da empresa. Ocorre quando o empregado tem o dever de sigilo, por ter em seu poder dados tcnicos e viola transmitindo informaes a terceiro; - ato de indisciplina ou de insubordinao. Indisciplina - o descumprimento de ordens do empregador, dirigidas impessoalmente ao quadro de empregados; Insubordinao - ocorre quando o empregado no se submete ordem direta e pessoal do empregador; - abandono de emprego. o abandono injustificado do emprego por um longo perodo com a inteno de no mais continuar com a relao de emprego; - ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no servio contra qualquer pessoa, ou ofensas fsicas, nas mesmas condies, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem; - prtica constante de jogos de azar; - descumprir as normas de segurana e higiene do trabalho, especialmente nos setores de inflamveis e explosivos.

Resciso indireta - de acordo com o artigo 483 da CLT o empregado poder considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenizao (parcelas rescisrias) quando defesos (proibidos) por lei, contrrios aos bons costumes, ou alheios (fora) ao contrato; - for tratado pelo empregador ou por seus superiores hierrquicos com rigor excessivo; - correr perigo manifesto de mal considervel; - no cumprir o empregador as obrigaes do contrato; - praticar o empregador ou seus prepostos (representantes), contra o empregado ou pessoas de sua famlia, ato lesivo da honra e boa fama; - o empregador ou seus prepostos ofenderem-no fisicamente, salvo em caso de legtima defesa, prpria ou de outrem (terceiro); - o empregador reduzir o seu trabalho, sendo este por pea ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importncia dos salrios;

Vous aimerez peut-être aussi