Vous êtes sur la page 1sur 20

Contedos escolares / matria de cincias naturais 5 ano

De seguida est apresentada a lista dos diversos captulos e temas que fazem parte do programa curricular do ensino bsico para o 6 ano (consultar programa)

I. DIVERSIDADE DE SERES VIVOS E SUAS INTERAES COM O MEIO


Diversidade nos animais
Variedade de formas e revestimento do corpo Como se deslocam? De que se alimentam? Como se reproduzem? Variao dos fatores do meio

Nas plantas
Morfologia das plantas com flor Alguns aspetos da morfologia das plantas sem flor As plantas e o meio diversidade de aspetos

II. UNIDADE NA DIVERSIDADE DOS SERES VIVOS


A clula
A clula unidade na constituio dos seres vivos Classificao dos seres vivos

III. A GUA, O AR, AS ROCHAS E O SOLO


Importncia da gua para os seres vivos
A gua, importante componente dos seres vivos A gua como solvente A qualidade da gua Distribuio da gua na Natureza A gua e atividades humanas

Importncia do ar para os seres vivos


Constituintes do ar suas propriedades Importncia dos gases atmosfricos Fatores que alteram a qualidade do ar

As rochas, o solo e os seres vivos


Rochas frequentes na regio Rochas, minerais e atividades humanas

Alterao das rochas pelos agentes atmosfricos e biolgicos. Gnese dos solos Alguns tipos de solos e suas propriedades Conservao dos solos a tecnologia e suas consequncias

Cincias da Natureza 5 | 1. A vida no planeta Terra A vida no planeta Terra


1. Seres vivos e seres no vivos

Seres vivos so seres que nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Seres no vivos so seres inanimados que no realizam as funes vitais tais como a nutrio, a reproduo e relao.

Exemplos: animais, plantas.

Exemplos: rochas, gua.

2. O estudo dos seres vivos



Biologia: cincia que estuda os seres vivos. Zoologia: ramo da Biologia que estuda os animais. Botnica: ramo da Biologia que estuda as plantas. Ecologia: ramo da Biologia que estuda os seres vivos e a sua relao com o meio ambiente.

3. Biosfera
Os seres vivos podem realizar as suas funes vitais em trs ambientes:

Na atmosfera: camada gasosa que envolve a Terra; Na litosfera: superfcie terrestre formada por rochas e solo; Na hidrosfera: gua que existe na Terra (oceanos, mares, rios, lagos e guas subterrneas).

A Biosfera o conjunto dos seres vivos e do ambiente em que habitam. O habitat de um ser vivo o espao que esse ser vivo ocupa e encontra as condies necessrias sua sobrevivncia.

4. Proteco da Natureza
O Homem tem retirado da Natureza tantas coisas para seu consumo que tem provocado uma destruio de habitats naturais, colocando assim vrias espcies em perigo. Sendo assim, houve necessidade de criar em todo o mundo reas protegidas (parques nacionais, parques e reservas naturais) onde os seres vivos e os seus habitats se encontram protegidos. Exemplos: em Portugal existe o Parque Nacional da Peneda-Gers, o Parque Natural da Serra da Estrela e a Reserva Natural do esturio do Tejo.

Cincias da Natureza 5 | 2. Forma do corpo dos animais Forma dos animais


1. Forma do corpo
A forma dos corpos dos seres vivos est relacionada com o ambiente onde vivem:

fusiforme (hidrodinmica): facilita a deslocao em ambientes aquticos; alongada (aerodinmica): facilita o voo s aves; achatada: permite um maior contacto com o meio e facilita a procura de alimentos. cilndrica; esfrica; entre outras.

Existem ainda animais como a esponja que no tm forma definida.

2. Segmentao do corpo

Corpo segmentado: corpo dividido em anis ou segmentos que podem ser iguais, como na minhoca, ou diferentes, como na abelha. Corpo no segmentado ou indiviso: corpo que no apresenta qualquer diviso.

3. Esqueleto
Existem animais que tm esqueleto, que pode servir de proteco, de suporte ou para dar forma ao corpo, e pode ser:

interno: como no caso das cobras; externo: como no caso do caracol.

4. Simetria do corpo
Os animais podem apresentar simetria de dois tipos:

bilateral: se o corpo pode ser dividido em duas partes idnticas; radiada: se o corpo pode ser dividido em vrias partes idnticas.

Quando um animal no apresenta qualquer tipo de simetria diz-se assimtrico.

Cincias da Natureza 5 | 3. Revestimento dos animais Revestimento dos animais


1. Revestimento do corpo dos animais
O revestimento do corpo dos animais varia com as espcies e tem como principais funes:

proteger o animal contra os agentes do ambiente; regular a temperatura do corpo; facilitar a defesa do animal.

2. Revestimento do corpo dos animais vertebrados


Os animais vertebrados esto cobertos pela pele que formada por duas camadas:

epiderme: camada exterior da pele; derme: camada interior da pele onde se encontram os vasos sanguneos, glndulas produtoras do suor, etc.

A pele pode apresentar-se:



nua: nos anfbios, coberta apenas por muco, importante para a respirao; com plos: nos mamferos, com origem na espiderme mantm a temperatura do corpo; com escamas: nos rpteis tm origem na epiderme e nos peixes tm origem na derme; com penas: nas aves, tm origem na epiderme, mantm a temperatura e so impermeveis.

3. Revestimento do corpo dos animais invertebrados


Os animais invertebrados podem ser revestidos por:

cutcula: camada inpermevel que protege o corpo mole dos animais; esqueleto externo ou exosqueleto: proteco externa que d rigidez ao corpo constituda por quitina (substncia rgida que imepede a perda excessiva de gua nos insectos) ou por substncias calcrias (crusta, conchas, placas e espinhos calcrios).

Cincias da Natureza 5 | 4. Locomoo dos animais Locomoo dos animais


1. Como se deslocam os animais
A locomoo a capacidade que um animal tem de se deslocar. No entanto, existem animais como os corais e as esponjas que no tm esta capacidade. Os orgos responsveis pelo movimento so:

os msculos: devido sua capacidade de contraco e distenso; os ossos: que esto ligados aos msculos atravs dos tendes e esto ligados uns aos outros pelasarticulaes.

2. Como se deslocam os animais no solo


O modo como os animais se deslocam no solo est relacionado com a maneira como apoiam as patas, ou p, no solo e com a forma do seu corpo:

marcha: animais plantgrados apoiam toda a extremidade da pata no solo, tal como o homem apoia toda a planta do p;

corrida: animais digitgrados apoiam no solo apenas os dedos e animais ungulgrados apoiam no solo apenas a ltima falange (osso dos dedos) protegida por um casco; salto: animais com membros posteriores desenvolvidos e dobrados em forma de Z; reptao: animais que no tm membros ou que os tm curtos e laterais e no suportam o peso do corpo.

3. Como se deslocam os seres vivos no ar


Os animais que se deslocam no ar possuem adaptaes prprias para o voo:

aves: forma aerodinmica, penas, asas, ossos ocos, msculos peitorais fortes, quilha, sacos areos; insectos: asas membranosas reforadas por nervuras de quitina e movidas por msculos fortes; mamferos (morcego): membrana alar que liga os dedos das patas anteriores, os lados do corpo, as patas posteriores e a cauda e que funciona como asa.

4. Como se deslocam os animais na gua


Os animais que se deslocam na gua possuem adaptaes prprias para nadar:

peixes: forma hidrodinmica, escamas, barbatanas; mamferos aquticos: forma fusiforme, membros e cauda transformados em barbatanas; anfbios: membrana digital.

Os invertebrados aquticos como a lula, o caranguejo e o camaro possuem rgos locomotores prprios para a deslocao na gua ou no fundo dos oceanos. O polvo e a medusa podem deslocar-se por propulso contrando os seus corpos de forma a expulsar a gua do seu interior e assim deslocarem-se.

Cincias da Natureza 5 | 5. Alimentao dos animais Alimentao dos animais


1. Regimes alimentares
Ao conjunto dos alimentos que um animal consome chama-se regime alimentar:

Herbvoros: comem vegetais. Se comem principalmente gros ou sementes chamam-se granvoros, se preferem frutos so frugvoros; Carnvoros: comem outros animais. Se comem insectos so insectvoros, se comem peixes so pscivoros; Omnvoros: comem vegetais e animais.

2. Dentio dos mamferos


Os mamferos podem apresentar trs tipos de dentes: incisivos (para rasgar os alimentos), caninos(para rasgar os alimentos) e molares (para moer e triturar os alimentos). Quando apresentam os trs tipos diz-se que tm a dentio completa.

Herbvoros: tm dentio incompleta, com incisivos longos para cortar as plantas, molares para moer e triturar bem os vegetais e sem dentes caninos tendo por isso um espao vazio chamado barra ou diastema.

Carnvoros: tm incisivos pequenos, caninos muito desenvolvidos, compridos e aguados para rasgar a carne e molares pontiagudos para triturar a carne das presas. Omnvoros: tm incisivos cortantes, caninos fortes e pontiagudos e molares com cristas arredondadas para moer os alimentos.

3. A forma dos bicos e das patas das aves


As aves no tm dentes mas sim um bico que pode ser:

forte e curvo: em forma de gancho para despedear a presa, como na guia e no falco; curto, forte e cnico: para apanhar e quebrar sementes, como no pombo e no pardal; recto e forte: para apanhar insectos e por vezes sementes e frutos, como no pica-pau; largo e comprido: para filtrar a gua, como no pato e no ganso; curto e fino: para apanhar insectos em voo, como na andorinha e no pisco. ave granvora: tem as patas adaptadas marcha para poder procurar as sementes no solo; ave nadadora-filtradora: as patas possuem uma membrana digital ou nadatria que permite a busca de alimentos na gua. ave carnvora: tem patas fortes e com garras para ajudar a agarrar e rasgar a presa; ave trepadora: tem patas com dois dedos virados para a frente e outros dois virados para trs para se fixarem nos troncos enquanto se alimentam.

As patas das aves tambm apresentam diversas formas:

4. Comportamento alimentar dos animais


Estapas do comportamento alimentar:

carnvoros: ateno, descoberta, aproximao, captura, morte e consumo; herbvoros: deslocao, escolha, colheita e consumo.

Cincias da Natureza 5 | 6. Reproduo dos animais


1. Como se reproduzem os animais
A reproduo a funo dos seres vivos que lhes permite dar origem a outros seres semelhantes e pode ser:

sexuada: quando ocorre entre um animal do sexo masculino e outro do sexo feminino; assexuada: quando ocorre sem a interveno de animais de sexo diferente.

Existem animais que conseguimos distinguir facilmente se do sexo masculino ou do feminino pelo seu aspecto exterior. So os animais que apresentam dimorfismo sexual.

2. Como se comportam os animais na poca da reproduo


Ao conjunto dos comportamentos que os animais manifestam durante a poca de reproduochamamos parada nupcial e inclui:

manifestaes visuais, sonoras e odorferas para se comunicarem; lutas, delimitao de territrios e bailados; acasalamento.

3. Animais vivparos o ovparos

Depois do acasalamento d-se a fecundao, da qual resulta a formao de um ou mais ovos. Dentro dos ovos desenvolve-se o embrio at ser um novo animal. O desenvolvimento dos animais pode acontecer no interior do corpo materno ou no seu exterior:

animais vivparos: animais que se desenvolvem no interior do corpo materno e que se alimentam custa de substncias nutritivas que a me lhes fornece atravs do sangue. Este perodo de desenvolvimento chama-segestao e quando o animal j cresceu o suficiente para viver fora do organismo da me d-se o parto, ou seja, o novo ser expulso para o exterior.

animais ovparos: animais que se desenvolvem no interior de um ovo fora do corpo materno e que se alimentam custa das substncias nutritivas de reserva que existem no interior do ovo. D-se o nome de postura quando a fmea pe o ovo no exterior e ecloso quando o animal sai do ovo.

4. Metamorfoses
Alguns animais ovparos sofrem transformaes desde que o ovo eclode at fase adulta que se chamam metamorfoses. Estes animais tm um desenvolvimento indirecto. As metamorfoses dos insectos apresentam as seguintes fases:

larva; ninfa; insecto adulto.

Se um insecto no passar por estas trs fases diz-se que tem metamorfoses incompletas.

Cincias da Natureza 5 | 7. Influncia do meio nos animais


1. Influncia da temperatura nos animais
Os animais das regies frias podem apresentar:

plos mais compridos e espessos no caso dos mamferos; plumagem mais abundante no caso das aves; camada de gordura subcutnea que cria um isolamento trmico.

Para sobreviverem a condies adversas os animais podem modificar o seu comportamento:



hibernao: estado de imobilidade na estao fria. Durante este perodo os animais alimentam-se das reservas de gordura acumuladas no Vero; estivao: estado de imobilidade na estao quente; migraes: viagens peridicas para regies com condies mais favorveis.

2. Influncia da humidade nos animais


Relativamente necessidade de gua, os animais podem classificar-se em:

hidrfilos ou aquticos: vivem permanentemente dentro de gua; higrfilos: vivem em meios muito hmidos; mesfilos: necessitam de gua de forma moderada;

xerfilos: vivem em locais secos.

Os animais podem obter gua atravs de reservas de gordura no corpo ou atravs dos alimentos. As pocas de seca podem tambm motivar migraes.

3. Influncia da luz nos seres vivos


A luz interfere no comportamento dos animais:

perodo de actividade: h animais diurnos e animais nocturnos; mimetismo: alguns animais tm a capacidade de mudar a cor do revestimento consoante se o perodo diurno curto ou longo; fototactismo: existem animais que se afastam da luz e h outros que so atrados por ela.

4. Animais em extino
A caa excessiva, a destruio de habitats naturais e a poluio dos solos, ar gua tm colocado algumas espcies em perigo de extino. Exemplo: Em Portugal h vrias espcies ameaadas tais como o lince-ibrico, o loboibrico, a lontra e o camaleo. Para resolver este problema devem-se tomar algumas medidas tais como:

controlar a caa; criar parques e reservas; cumprir leis de proteco dos animais; reduzir a poluio.

Cincias da Natureza 5 | 8. As plantas com flor


1. Tipos de plantas
Quanto sua dureza e resistncia as plantas podem ser:

herbceas: se se partem facilmente com as mos. como o malmequer. lenhosas: se so mais resistentes e que no se conseguem partir com as mos, como o pinheiro.

2. Constituio da planta com flor:



raz; caule; folhas; flores; frutos.

3. A raz
A raz tem como funes:

absorver a gua com os sais minerais dissolvidos; fixar a planta; acumular substncias de reserva (s algumas razes).

Dependendo do meio onde se desenvolvem podem ser:


subterrneas: quando esto enterradas no solo; aquticas: se esto dentro de gua; areas: quando se encontram no ar.

Constituio da raz:

coifa: facilita a penetrao da raz no solo; zona de crescimento: onde ocorre o crescimento da planta; zona pilosa: onde a raz absorve a gua com os sais dissolvidos atravs dos plos absorventes; zona de ramificao: zona onde se encontram as razes secundrias; colo: zona que separa a raz do caule.

Formas da raz:

raz aprumada: tem uma raz principal de onde saem as secundrias; raz fasciculada: tem as razes com tamanho semelhante; raz aprumada tuberculosa: tem um araz principal com substncias de reserva; raz fasciculada tuberculosa: tem um feixe de razes com substncias de reserva.

4. O caule
O caule tem como funes:

suportar os ramos, as folhas, as flores e os frutos; transportar a gua com os sais minerais dissolvidos (seiva bruta) e as substncias fabricadas pela planta (seiva elaborada); armazenar substncias de reserva (s alguns caules).

Dependendo do meio onde se desenvolvem podem ser:


subterrneos: quando esto enterrados no solo; aquticos: se esto dentro de gua; areos: quando se encontram no ar.

Os caules subterrneos podem ser de trs tipos:



rizoma: caule alongado que cresce na horizontal, coberto de escamas acastanhadas e com razes laterais; tubrculo: caule arredondado e sem escamas; bolbo: caule curto de forma mais ou menos arredondada e com escamas carnudas.

Os caules areos podem ser tambm de trs tipos:



tronco: mais grosso na base do que em cima e com ramos a partir de uma certa altura; espique: caule cilndrico e sem ramificaes, apenas com um conjunto de folhas a partir de uma certa altura; cilndrico, oco ou com medula e com ns salientes.

Constituio do caule areo:



n: salincias de onde saem os ramos ou folhas; entren: espao entre dois ns;

gemas ou gomos:espcie de boto onde vai nascer um novo ramo, folha ou planta; boto terminal: extremidade do caiule e que permite o crescimento da planta em altura.

5. As folhas
As folhas tm como funo:

fabricar os alimentos; transpirao; reserva de substncias e proteco (s algumas folhas).

Dependendo do meio onde se desenvolvem podem ser:


subterrneas: quando esto enterradas no solo; aquticas: se esto dentro de gua; areas: quando se encontram no ar.

Quanto ao tempo que duram podem ser:



de folha caduca: se caem quando chega o Outono; de folha persistente: se duram todo o ano.

Constituio das plantas:



bainha; pecolo; limbo: formado por duas pginas (superior e inferior) e onde se encontram as nervuras por onde circula a seiva, e a margem que o limite do limbo.

As folhas podem ainda ser agrupadas de acordo com a diviso, recorte, nervao ou com a forma do limbo:

folha simples: quando o limbo no est dividido; folha composta: quando o limbo est dividido em vrias partes chamadas fololos. folha inteira: margem sem recortes; folha recortada: margem com recortes superficiais ou profundos; uninrvea: uma nervura; paralelinrvea: nervuras paralelas; peninrvea: uma nervura principal de onde saem nervuras secundrias; palminrvea: vrias nervuras principais. forma lanceolada; forma cordiforme; forma linear; forma sagitada; forma elptica:

6. As flores
As flores tm uma funo reprodutora. Constituio da flor:

rgos de suporte: pednculo e receptculo; rgos de proteco: spalas e ptalas; rgos reprodutores: estames formados pela antera e filete e carpelos formados pelo estigma, estilete e ovrio.

Conceitos importantes:

clice: conjunto das spalas; corola: conjunto das ptalas; gineceu: conjunto dos carpelos; androceu: conjunto dos estames; estame: rgo masculino da flor; carpelo: rgo feminino da planta.

Tipos de flor:

nua: se no tem rgos reprodutores; unissexual feminina: se no tem estames; unissexual masculina: se no tem carpelos.

Cincias da Natureza 5 | 9. As plantas sem flor


1. Fetos
Os fetos so constitudos por:

raz; caule; folhas.

Estas plantas reproduzem-se por esporos que nos soros, ou esporngios, situados na pgina inferior das folhas.

se

formam

2. Musgos
Os musgos so constitudos por:

rizides; caulides; filides.

Estas plantas reproduzem-se por esporos que se formam na cpsula.

3. Algas
As algas tm o corpo reproduzido a um talo. Estas plantas reproduzem-se tambm atravs de esporos ou por fragmentao.

Cincias da Natureza 5 | 10. Influncia do meio nas plantas


1. Influncia da temperatura nas plantas
A temperatura o factor que mais influencia na distribuio das plantas e a variao da temperatura ao longo do dia e ao longo do ano faz com que as plantas encontrem solues para sobreviver:

perdem as suas folhas ou toda a sua parte area;

armazenam as substncias de reserva nos seus caules ou razes subterrneas de forma a poderem ficar como adormecidas durante o Inverno.

2. Influncia da humidade nas plantas


Conforme as suas necessidades de gua as plantas classificam-se por:

plantas hidrfitas ou aquticas: vivem na gua pois necessitam constantemente dela; plantas higrfitas: necessitam de muita humidade; plantas mesfitas:apresentam uma necessidade moderada de gua; plantas xerfitas: conseguem sobreviver com pouca gua por isso vivem em ambientes secos.

As plantas que vivem em ambientes muito hmidos tm folhas de grandes dimenses o que faz com que percam muita gua por transpirao, por isso mesmo necessitam de estar em ambientes hmidos. As plantas que vivem em ambientes secos podem ter razes muito longas e profundas, como o pinheiro, ou superficiais, como o cacto. Tm caules carnudos, onde armazenam gua, e folhas reduzidas a espinhos ou protegidas por plos para evitar perdas de gua por transpirao.

3. Influncia da luz nas plantas


A luz essencial para as plantas pois elas produzem o seu prprio alimento atravs dafotossntese, processo que s ocorre com a presena de luz. Conforme as suas necessidades de luz as plantas classificam-se por:

helifilas: precisam de muita luz; esquifilas: precisam de pouca luz. nos meses de dias longos: plantas de dia longo; nos meses de dias curtos: plantas de dia curto; em qualquer altura: plantas de dia neutro. fototropismo positivo: se existe um movimento em busca do sol (acontece na maioria dos caules); fototropismo negativo: se existe um movimento em sentido contrrio ao da luz (acontece na maioria das razes).

A luz influencia a florao das plantas. Existem plantas que s do flor:

A luz pode tambm provocar o fenmeno de fototropismo:

4. Plantas em vias de extino


O homem tem vindo a destruir muitas espcies vegetais:

devasta florestas, o que causa tambm a destruio dos solos; aumenta a poluio; colhe plantas indiscriminadamente; destri zonas hmidas como os pntanos.

Exemplos: Em Portugal existem algumas espcies em vias de extino tais como o teixo, o azevinho, o zimbro, a violeta e o loureiro.

Cincias da Natureza 5 | 11. A clula


1. Constituio do microscpio ptico

Parte mecnica:

tubo ptico: suporta a lente ocular; revlver: suporta as lentes objectivas e permite que elas rodem; platina: onde se coloca a preparao; pinas: fixam a preparao; brao: onde se pega o microscpio; parafuso macromtrico: movimenta a platina com grandes deslocamentos; parafuso micromtrico: movimenta a platina com maior preciso; base: apoio do microscpio.

Parte ptica:

ocular: lente onde se coloca o olho e que amplia a imagem; objectiva: lente que fica perto do objecto a ampliar; espelho: tem duas faces, uma para a luz natural e outra para a luz artificial; diafragma: regula a entrada da luz.

2. Utilizao do microscpio ptico


Para uma boa utilizao do microscpio ptico devemos: 1 Iluminar o microscpio; 2 Colocar a preparao na platina e prend-la com as pinas; 3 Colocar a objectiva de menor poder de ampliao; 4 Subir a platina utilizando o parafuso macromtrico; 5 Rodar o parafuso micromtrico at obter uma imagem ntida. A ampliao total de uma imagem igual ao produto do poder de ampliao da ocular pelo poder de ampliao da objectiva.

3. A clula
Constituio da clula:

membrana celular: rodeia toda a clula e permite as trocas com o meio; citosplasma: liqudo espeso que preenche o interior da clula; ncleo: controla as actividades da clula.

Existem 2 tipos de clulas:



clula animal constituda pela membrana celular, citosplama, ncleo e outras estruturas; clula vegetal constituda pela membrana celular, citosplama, ncleo, parede celular (d mais resistncia clula) e outras estruturas.

As clulas tm formas e dimenses muito variadas.

4. A clula e a organizao dos seres vivos


As clulas so a unidade fundamental dos seres vivos que podem ser:

unicelulares: formados por uma nica clula; pluricelulares: formados por vrias clulas.

Nos seres pluricelulares as clulas agrupam-se em tecidos, os tecidos em rgos, os rgos emsistemas e o conjunto dos sistemas de um ser vivo constitui o organismo.

Cincias da Natureza 5 | 12. Classificao dos seres vivos


1. Sistemas de classificao de seres vivos
Aristteles: dividiu os seres vivos em dois reinos - reino dos animais e reino das plantas. Lineu: introduziu as categorias de classificao: reino, filo, classe, ordem, famlia, gnero, espcie. Whittaker: acrescentou os reinos monera, protista e o dos fungos. Sendo assim, actualmente temos em considerao cinco reinos na classificao dos seres vivos:

reino animal: vertebrados e invertebrados, pluricelulares com tecidos organizados, geralmente com locomoo e que se alimentam de outros seres vivos ou detritos; reino das plantas: seres pluricelulares com clorofila e que produzem o seu prprio alimento; reino dos fungos: seres sem clorofila, com parede celular, que vivem sobre matria orgnica ou parasitando outros seres vivos; reino protista: seres unicelulares e pluricelulares com ncleo distinto, ma sem formao de verdadeiros tecidos; reino monera: seres unicelulares sem ncleo distinto.

2. Chaves dicotmicas
Para localizar um ser vivo nos grupos taxonmicos e classific-lo utilizam-se as chaves dicotmicasque so conjuntos de pares de caractersticas descritas e ordenadas que por comparao com as caractersticas do ser vivo permitem chegar ao grupo a que este pertence.

Cincias da Natureza 5 | 13. Importncia da gua para os seres vivos


1. Porque que os seres vivos dependem da gua para sobreviver?

Porque a gua o principal componente dos seres vivos; Porque a gua indispensvel para a realizao de funes essenciais tais como a respirao e a transpirao.

2. Quais so as propriedades da gua?



Incolor no tem cor; Inodora no tem cheiro; Inspida no tem sabor; Funde a 0 graus quando passa do estado slido para lquido; Ferve a 100 graus quando passa do estado lquido para o gasoso;

Bom dissolvente dissolve algumas substncias (solutos) formando assim solues.

SOLUO = DISSOLVENTE (ou SOLVENTE) + SOLUTO

3. Onde existe gua?


A totalidade da gua existente no planeta chama-se hidrosfera que assim constituda por:

Oceanos; Mares; Rios; Lagos; guas sobterrneas; Neve; Gelo; Atmosfera.

4. Quais so os estados fsicos da gua?


A gua pode encontrar-se nos trs estados da matria:

slido: glaciares, icebergues, neve, gelo, granizo, geada; lquido: oceanos, mares, rios, lagos, nuvens, chuva, orvalho, guas subterrneas; gasoso: vapor de gua.

5. Como o ciclo da gua (ou ciclo hidrolgico)?


A gua existente no planeta encontra-se em constante movimento:

Evaporao: gua dos oceanos, mares, rios e lagos passa do estado lquido para gasoso (formao de vapor de gua que se encontra na atmosfera); Condensao: passagem da gua do estado gasoso para lquido (formao de nuvens); Precipitao: queda de chuva, neve ou gelo; Escoamento/Infiltrao/Absoro: a gua ao chegar ao solo pode escoar atravs dos rios at aos oceanos, pode infiltrar-se no solo (guas subterrneas) e ser absorvida por seres vivos.

6. Qual a gua prpria para consumo?



gua potvel prpria para consumo, incolor, indolor, faz sabo; gua mineral pode ser utilizada com fins terpeuticos; gua salobra imprpria para consumo, contm nvel elevado de sais ou de outras substncias dissolvidas que a pode tornar turva; gua inquinada imprpria para consumo, contm microrganismos prejudiciais sade.

7. Quais so os processos de tratamento da gua?



Uso de desinfectantes destri micrbios; Fervura destri micrbios; Decantao retira substncias depositadas atravs da vareta;

Filtrao retira substncias em suspenso atravs de um filtro; Destilao retira substncias dissolvidas atravs da evaporao da gua e posterior condensao.

8. Como chega a gua at s nossas torneiras?


1. 2. 3. 4. 5. Captao de gua das reservas naturais ou de albufeiras construdas pelo homem; Pr-tratamento para retirar partculas slidas maiores; Decantao; Filtrao; Clorao para eliminar microrganismos.

9. Que acontece gua depois de a usarmos?


Nas ETAR (Estao Tratamento de guas Residuais) as guas antes de serem devolvidas Natureza sofrem os seguintes processos:
1. 2. 3. 4. Pr-tratamento; Decantao; Remoo de matria orgnica; Desinfeco.

10. Quais so os principais tipos de consumo de gua?



Consumo domstico; Agricultura; Indstria; Outros (produo de energia, transporte, lazer).

11. Quais so as principais causas de poluio da gua?



Produtos qumicos da agricultura e da indstria; Matria orgnica dos esgotos; Derramens de produtos txicos (derrames de petrleo nos oceanos).

Cincias da Natureza 5 | 14. Importncia do ar para os seres vivos


1.O que a atmosfera e a sua importncia para a vida na Terra
A atmosfera uma camada gasosa que envolve a Terra. fundamental para a vida na Terra porque:

nela encontram-se os gases necessrios para a respirao dos seres vivos; protege a Terra das radiaes ultravioletas (camada do ozono); modera a temperatura do planeta e evita um arrefecimento durante a noite que destruiria os seres vivos (efeito de estufa); protege a Terra do impacto de outros astros como os meteoritos (serve como barreira).

A atmosfera apresenta vrias camadas:

Troposfera - onde se encontra praticamente todo o ar e onde ocorrem os fenmenos atmosfricos (chuvas, formao de nuvens,etc.); Estratosfera - onde existe ozono que no permite a entrada dos raios ultravioletas; Mesosfera - camada que no permite a entrada de meteoritos no planeta; Termosfera - camada externa da atmosfera.

2. Ar
O ar tem as seguintes propriedades:

invsivel, incolor e inodoro; ocupa espao; tem peso; tem forma e volume varivel ( compressvel).

3. Gases constituintes do ar
Constituio do ar:

Azoto (78%) Oxignio (21%) Dixido de Carbono, vapor de gua e outros gases (1%) invisvel, incolor e inodoro; incomburente e incombustvel; moderador das combustes. invisvel, incolor, e inodoro; comburente e incombustvel. invisvel, incolor, e inodoro; incomburente e incombustvel; turva a gua de cal; mais pesado que o ar.

O azoto tem como propriedades:

O oxignio tem como propriedades:

O dixido de carbono tem como propriedades:

O azoto usado na produo de adubos para a agricultura e em sistemas de refrigerao. O oxignio usado na reanimao de doentes e tambm na indstria para acelerar combustes. O dixido de carbono usado no fabrico de bebidas gaseificadas e em extintores de incndio.

4. Poluio do ar
O ar poludo essencialmente devido ao:

desenvolvimento industrial; formao de grandes aglomerados populacionais; aumento do nmero de automveis e avies.

A poluio do ar tem como consequncias:

Perigo para a sade: o ar poludo provoca doenas dos sistema respiratrio e circulatrio (asma, bronquite,) e doenas de pele e alergias.

Aumento do efeito de estufa/aquecimento global: o efeito de estufa consiste na reteno de calor proveniente do sol e essencial vida porque no permite um arrefecimento nocturno que destruiria os seres vivos. A emisso de gases poluentes como o dixido de carbono para a atmosfera tem vindo a aumentar o efeito de estufa o que tem provocado um aquecimento global. Com este aquecimento tm-se verificado alteraes climticas e o degelo dos glaciares e um consequente aumento do nvel das guas.

Destruio da camada de ozono: a camada de ozono muito importante porque protege-nos dos raios ultravioletas. No entanto, com o aumento da poluio, esta camada est cada vez mais fina e protege-nos cada vez menos destes raios que so prejudiciais aos seres vivos.

Chuvas cidas: existem gases que so libertados sobretudo nas indstrias para a atmosfera que combinam-se com a gua existente na atmosfera e quando ocorre precipitao origina-se a queda de chuvas cidas que matam plantas e seres vivos aquticos, contaminam os solos e deterioram monumentos.

Cincias da Natureza 5 | 15. As rochas e o solo


1. O que so rochas e quais as suas propriedades
As rochas constituem a parte slida da Terra que tem como nome litosfera. So formadas porminerais, materiais naturais com uma composio qumica bem definida e propriedades fsicas caractersticas. As rochas tm como propriedades:

cor; cheiro; dureza: est relacionada com a capacidade de riscar ou ser riscada por outro material; coerncia: se formada por elemnetos soltos ou por elementos agregados; textura: se tem cristais visveis a olho nu; estruturas: se tem aspecto macio, laminado; reaco com cido: se faz ou no efervescncia com o cido clordico.

As rochas podem ser utilizadas como material de construo, matria-prima para muitas indstrias e at para fins teraputicos.

2. Como se alteram as rochas


destruio e desagregao das rochas chamamos eroso. Os factores responsveis para a sua alterao e destruio so os agentes erosivos:

vento: desgasta as rochas e arrasta as suas partculas; gua: dissolve parte dos materiais das rochas abrindo buracos e galerias e desgasta as costas e margens dos rios; mudanas bruscas de temperatura: abrem fendas nas rochas e partem-nas; seres vivos: os animais escavam buracos e galerias, as plantas alrgam fendas com as suas razes e o ser humano tambm modifica a superfcie.

Aps a eroso das sofrem transporte:

rochas

pequenas

partculas

resultantes

dessa

eroso

do vento: arrasta a areia e transporta-a de um lado para o outro;

das correntes de gua dos rios, ondas e mars do mar: arrastam os materiais que arrancam para outros locais.

Posteriormente os materiais acabam por se depositar num local procedendo-se a sedimentao(acumulao dos materiais transportados).

3. O que o solo
O solo a camada superficial da crosta terrestre. O subsolo a camada que se situa abaixo da parte mais superficial do solo e onde se desenvolve a parte subterrnea das plantas. A formao do solo passa pelas seguintes etapas:
1. 2. 3. 4. os agentes erosivos partem e desgastam a superfcie da rocha; acumulam-se partculas nas fendas e na superfcie da rocha que juntamente com o ar e com a gua formam osolo primitivo; comeam a aparecer micrbios e pequenos vegetais que se alimentam custa da gua e da matria mineral e ao morrerem fornecem ao solo matria orgnica originando um solo jovem. os restos de animais e plantas transforma-se numa matria fina e escura chamada hmus e vo formando-se diferentes camadas que constituem um solo maduro.

As vrias camadas que um solo maduro apresenta chamam-se horizontes.

4. Tipos de solo
Tendo em conta a rocha predominante na sua constituio, os solos podem classificar-se em:

solos arenosos: se predomina a areia. So solos permeveis pois deixam passar a gua e no retm a humidade o que faz com que sejam pobres em plantas; solos argilosos: se predomina a argila. So solos impermeveis pois quase no deixam passar a gua o que faz com que quando chove muito se encha de gua e no vero ficam secos e duros com fendas;

solos calcrios: se predomina o calcrio. So solos semipermeveis por isso so pobres pois secam rapidamente.

Tendo em conta a sua capacidade de possuir vegetao os solos classificam-se em:

solos francos: conseguem ter uma vegetao abundante pois so solos hmidos com hmus e ricos em sais minerais. Estas condies encontram-se em solos constitudos por uma mistura equilibrada de argila, areia, matria orgnica, ar e gua;

solos estreis: onde no existe vegetao ou rara.

5. Correco e conservao do solo


Para tornar os solos frteis procede-se :

cava e lavra: trazem superfcie camadas mais profundas e levam ao fundo ar e plantas e facilitam a infiltrao da gua no solo; irrigao ou rega: enriquece o solo com gua; drenagem: retira gua em excesso atravs da abertura de regos; adio de substncias: como adubos ou fertilizantes (para solos pobres em matria orgnica), calia (para solos pobres em clcio), areia (para solos pouco permeveis) e argila (para solos muito permeveis).

Para conservar o solo e assim evitar a sua eroso existem os seguintes meios:

trabalho do solo: com mquinas e tcnicas adequadas de forma a renovar o ar, gua e hmus; rotao de culturas: para evitar o empobrecimento do solo; culturas em socalcos: utilizadas em terrenos muito inclinados formam degraus que evitam a sua eroso; fixao das dunas: atravs da plantao de pinheiros e plantas rasteiras para que as areias no invadam os terrenos de cultivo; reflorestamento: nos locais com maior vegetao o solo est mais protegido pelos troncos e folhas das plantas, assim como as razes fixam o solo; preveno de incndios florestais: para no haver destruio de florestas; evitar a formao de lixeiras e o uso abusivo de pesticidas e fertilizantes qumicos: que contaminam os solos;

Vous aimerez peut-être aussi