Vous êtes sur la page 1sur 5

EXPLICAO DAS COMPETNCIAS: I. Demonstrar domnio da norma culta da lngua escrita.

Na competncia I, espera-se que: O participante deve escolher o registro adequado a uma situao formal de produo de texto escrito. Obedecer aos fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilizao da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordncia, regncia e colocao; pontuao; flexo; ortografia; Adequar o desempenho lingustico, de acordo com a situao formal de produo exigida.

II. Compreender a proposta de redao e aplicar conceitos das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Na competncia II, espera-se que: O aluno compreenda o tema que instaura uma problemtica a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo (Um texto dissertativo-argumentativo um texto opinativo, escrito em 3 pessoa, que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. A opinio do autor fundamentada com explicaes e argumentos tendo com o objetivo de formar a opinio do leitor ou ouvinte e tentar convenc-lo de que a ideia defendida correta. Para isso, preciso expor e explicar ideias.). Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informaes e conceitos amplos, tendo-se em vista a construo de uma argumentao, em defesa de um ponto de vista.

III. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista. Na competncia III, espera-se que: o participante, em uma situao formal de interlocuo, selecione, organize, relacione e interprete os dados, informaes e conceitos necessrios para defender sua perspectiva sobre o tema proposto.

IV. Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo da argumentao. Na competncia IV, espera-se que: O participante utilize recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas adequada articulao dos argumentos, fatos e opinies selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Sero considerados os mecanismos lingusticos responsveis pela construo da argumentao na superfcie textual, tais como: coeso referencial; coeso lexical (sinnimos, hipernimos, repetio, reiterao); e coeso gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuao, sequencia temporal, relaes anafricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interpargrafos).

V. Elaborar proposta de soluo para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Na competncia V, espera-se que: O participante indique as possveis variveis para solucionar a problemtica desenvolvida, a relao destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genricas ou especficas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito a diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrtica.

NO SE ESQUEA DE OBSERVAR OS ELEMENTOS ABAIXO:

1. Proposta e textos motivadores No esquea de ler com ateno a proposta de redao e os textos motivadores (os textos de apoio que aparecem antes da proposta). Desta maneira, voc compreender bem o que est sendo solicitado e no fugir do tema, evitando, portanto, que sua redao seja "zerada" .

2. Criatividade Evite ficar preso s ideias desenvolvidas pnos textos motivadores. Elas foram apresentadas apenas para despertar a sua criatividade e uma reflexo sobre o tema. Ou seja, crie argumentos novos, mostre que voc sabe mais do que apenas copiar uma ideia j apresentada.

3. No copie No copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema.

4. Reflexo Reflita sobre o tema proposto para decidir como abord-lo, qual ser seu ponto de vista e quais os argumentos que vai utilizar para defend-lo.

5. Reunir ideias Rena todas as ideias que ocorrerem sobre o tema, procurando organiz-las em uma estrutura coerente para us-las no desenvolvimento do seu texto.

6. Desenvolver

Desenvolva o tema de forma consistente, de modo que o leitor possa acompanhar seu raciocnio facilmente, o que significa que a progresso textual fluente e articulada com o projeto do texto.

7. Tpico frasal Lembre-se de que cada pargrafo deve desenvolver um tpico frasal. Ou seja, uma frase-chave, que deve ser o carro-chefe da ideia apresentada no pargrafo. recomendado que voc comece o pargrafo com o tpico frasal.

8. Coerncia Examine com ateno a introduo e a concluso para ver se h coerncia entre o incio ou fim. Ou seja, garanta que voc defende os mesmos pontos apresentados no comeo at o fim da redao.

9. Conhecimento Os corretores tambm querem contedo de voc. Por isso, utilize informaes de vrias reas do conhecimento, demonstrando que voc est atualizado em relao ao que acontece no mundo.

10. Clichs Evite falar o que tudo mundo j sabe. No aposte em reflexes previsveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto.

11. Fuga do tema Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para no se afastar do foco. Esse um dos principais problemas identificados nas

redaes. Nesse caso, duas situaes podem ocorrer: fuga total ou parcial ao tema.

Vous aimerez peut-être aussi