Vous êtes sur la page 1sur 4

1

LEGISLAO PENAL ESPECIAL Disciplina: Legislao Penal Especial Prof. Srgio Bautzer Aula n: 01

MATERIAL DE APOIO MONITORIA

ndice. I. Tpicos de aula II. Simulado I. TPICOS DE AULA 1. Introduo: 1-Lei 9455/97-Tortura - Constitui crime de tortura:I - constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental. 1.1-Fundamento Constitucional *Art. 5, III, CF *Art.5, XLIII, CF *Art. 5, XLIX, CF 2-Crimes hediondos- O delito hediondo aquele considerado repugnante, brbaro ou asqueroso. 2.1-Crimes Equiparados aos hediondos. -Trafico de Drogas - natureza hedionda do crime de trfico de drogas deve ser mantida, mesmo quando aplicada a referida minorante. Segundo esse dispositivo, deve ter reduo de um sexto a dois teros a pena imposta ao ru que agente primrio, tem bons antecedentes, no se dedica ao crime e no integra organizao criminosa. Tortura(Lei 9455/97)- a imposio de dor fsica ou psicolgica por crueldade, intimidao, punio, para obteno de uma confisso, informao ou simplesmente por prazer da pessoa que tortura. -Terrorismo(art.20 da 7.170/83)Lei de Segurana Nacional*O art. 20 s menciona o terrorismo , sem no entanto definir a figura tpica.Existe uma discusso doutrinria a respeito disso. 3-Assemelhado(Cspe). 4- Art.1/, I, a, Lei 9455/97 4.1-Tortura-Prova, Tortura persecutria ou Tortura Confisso.Art. 1 Constitui crime de tortura: Constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental ...a) com o fim de obter informao, declarao ou confisso da vtima ou de terceira pessoa; 4.2-Tortura Crime ou tortura para a prtica de crime (art. 1, I,b, da Lei 9455/ 97). Art. 1 Constitui crime de tortura: Constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa,

2
causando-lhe sofrimento fsico ou mental... b) para provocar ao ou omisso de natureza criminosa; 4.3-Tortura Racismo ou Tortura Discriminatria (art. 1, I, c). Art. 1 Constitui crime de tortura: Constranger algum com emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental... c)Em razo de discriminao racial ou religiosa; Obs. No existe em relao por opo sexual, pois no h previso legal. 4.4-Tortura Castigo. Art.1Constitui crime de tortura: II - submeter algum, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violncia ou grave ameaa, a intenso sofrimento fsico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de carter preventivo. Pena-recluso, de dois a oito anos. 4.5-Tortura de pessoa presa ou sujeito a Medida de Segurana. Art. 1 Constitui crime de tortura: 1 Na mesma pena incorre quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurana a sofrimento fsico ou mental, por intermdio da prtica de ato no previsto em lei ou no resultante de medida legal *Norma Penal em Branco. *Meios executrios. *Capaz. 4.6-Tortura qualificada pelo resultado. (Espcie de crime qualificado pelo resultado) Art. 1 Constitui crime de tortura: 3 Se resulta leso corporal de natureza grave ou gravssima, a pena de recluso de quatro a dez anos; se resulta morte, a recluso de oito a dezesseis anos. Trata-se de crime preterdoloso, pois o agente tem dolo na conduta antecedente e culpa na conduta conseqente. Outra forma de dizer a mesma coisa: o crime preterdoloso aquele em que a gente tem dolo na conduta antecedente e culta na resultante. 1)Se o criminoso tem a inteno de torturar (dolo) e culposamente acaba por matar a vtima,responder por tortura qualificada pelo resultado. 2)Se o criminoso tem a inteno de torturar (dolo) e depois de consumado o crime resolve matar o crime, responder por dois crimes: tortura em concurso com homicdio. (Lei 9.455/97 + art.121 do CP); 3)Se o criminoso tem inteno de matar e para tanto emprega a tortura (qualificadora),responder por homicdio qualificado pela tortura. (CP, art. 121, 2) 4.7-Omisso perante tortura (art.121, 2, CP) *No considerado um crime de tortura; * Se o agente partcipe de tortura - Ex. Mandante - responde pelo crime de tortura (crime mais grave) e no por este. * Ento o crime s se aplica queles que devem prevenir ou apurar o crime de tortura e se omitem. 4.8-Causas de aumento de pena. *(art. 1., 4., L II e III)

3
II.Simulado. 1- (TJ-SC - 2010 - TJ-SC -)Assinale a alternativa que contm a afirmao correta: a) O trfico internacional de entorpecentes um crime considerado imprescritvel. b) A prtica de racismo constitui crime afianvel. c) A prtica da tortura um crime suscetvel de anistia. d) O terrorismo um crime considerado inafianvel. e) Os crimes hediondos so considerados imprescritveis. 2-( MPE-SP - 2010 - MPE-SP ) Nos termos do que prev a Lei n. 9.455/97, que define os crimes de tortura, correto afirmar que: a) a prtica de tortura mediante seqestro qualifica o crime. b) o homicdio praticado mediante tortura passou a ser disciplinado por esse estatuto legal. c) somente se caracteriza a tortura quando dela resultar leso corporal. d) quando a leso decorrente da tortura for de natureza leve, somente se procede mediante representao da vtima. e) o agente ativo do crime deve ser, obrigatoriamente, agente pblico. 3- ( FCC - 2011 - TJ-PE - Juiz) No que concerne aos crimes hediondos e equiparados, correto afirmar que : a) os condenados por crime de tortura, em qualquer modalidade, devero iniciar o cumprimento da pena em regime fechado. b) a progresso de regime dar-se- aps o cumprimento de 2/5 (dois quintos) da pena, se o apenado for primrio, e de 2/3 (dois teros), se reincidente especfico em crime da mesma natureza. c) o livramento condicional poder ser concedido aps o cumprimento de 3/5 (trs quintos) da pena. d) entre eles no se inclui o estupro de vulnervel e o homicdio simples. e) no pode ser classificado como de tal natureza a extorso qualificada pela leso grave. RESPOSTAS: 1-(D)

4
2-(A) 3-(E)

Vous aimerez peut-être aussi