Vous êtes sur la page 1sur 21

Especial Online

ISSN 1982-1816 www.unifoa.edu.br/cadernos/especiais.html

RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Administração 2012-2

Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2

EMPREENDEDORISMO: OPORTUNIDADE OU NECESSIDADE?

Alunos: SILVA, Aline Dinali da; PINTO, Flaviane Ap. Barbosa. Orientador: ALMEIDA, Luciana Porto de Matos.

RESUMO

O

presente

trabalho

teve

como

propósito

entender

melhor

o

que

é

empreendedorismo, suas características e averiguar os freqüentes motivos de se aderir a ele, por oportunidade ou por necessidade. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de opinião. A amostra utilizada para pesquisa foi composta por 24 empreendedores individuais em Volta Redonda, bairro Vila Santa Cecília e tratada estatisticamente utilizando a estimativa por intervalo de uma proporção da população. Os resultados obtidos passaram por uma análise onde foram correlacionados com o assunto tratado e assim constatou-se que, com 95% de confiança, no máximo 89% dos empreendedores não separa empreendedorismo por oportunidade de empreendedorismo por necessidade sendo ambos

correspondentes a conceituação de empreendedorismo e adesão. Estima-se que a maioria dos empreendedores da Vila Santa Cecília participou de oficinas e palestras. Estima-se, com 95% de confiança, que no máximo 68% dos empreendedores apontam como características importantes de um empreendedor: ser visionário, saber tomar decisões e explorar ao máximo as oportunidades. Concluiu-se então que, estatisticamente, os empreendedores da Vila Santa Cecília apontam como motivo de se aderir o empreendedorismo a oportunidade e a necessidade, sendo as principais características ser visionário, saber tomar decisões e explorar ao máximo as oportunidades.

Palavras-chave: Empreendedorismo; Oportunidade; Necessidade.

Marcos Antonio Ribeiro.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA TOSTES E DINIZ CONSTRUÇÕES Alunos: TOSTES. a empresa teve resultados significativos que a auxiliaram na definição de um plano para se posicionar junto aos clientes. com imóveis de dois quartos em torno de R$ 200. . com uma boa qualidade de acabamento. fazendo uso de uma pesquisa descritiva. aproveitando-se de um cenário macroeconômico favorável. e o que eles desejam. segmentação e mercado alvo.000. RESUMO O setor da construção civil tem sido um dos que mais vêm crescendo no país. com abordagens quantitativas e qualitativas. Orientador: ANDRADE. em bairros de classe média. Mercado Alvo. Analisados os dados e considerando dados primários e secundários obtidos. e realizar mais ações de marketing em rádios e jornais. Estratégia. Ariana Otogali. No referencial teórico foram abordados os seguintes temas: marketing. Porém é necessário analisar alguns outros aspectos importantes que influenciam nas tomadas de decisões de uma organização. Chegou-se a conclusão que a empresa deve se focar nas classes B e C.00. O objetivo dessa pesquisa é identificar a forma como o publico enxerga a empresa Tostes&Diniz Construções e como ela deve se posicionar frente aos seus clientes. Posicionamento. estratégia e posicionamento. Palavras-chave: Segmentação.

Gestão. onde temos a controladoria como principal ferramenta de apoio e responsável pelas estratégias e melhor gerenciamento das empresas. auxiliando na gestão e na tomada de decisões importantes. Adian Francisco Almeida de. Orientador: PAULA. a fim de evidenciar os resultados e discussões e apresentar de forma clara a conclusão do trabalho. Contabilidade Gerencial. A pesquisa tem como objetivo evidenciar a controladoria como ferramenta de gestão nas empresas e para isso utilizou uma metodologia descritiva explicativa e fundamentação teórica em termos bibliográficos. GASPAR. denominado controller e a importância da controladoria como base aos gestores empresariais. Analisando este fato. Palavras-chave: Controladoria. Bruno Selvani.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 A CONTROLADORIA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS EMPRESAS Alunos: REIS. Viviane. foi realizada uma análise das principais literaturas correntes acerca da contribuição da contabilidade gerencial – a Controladoria. tarefas e principais funções. As conclusões finais buscam mostrar o aprimoramento da contabilidade na forma da controladoria e mostrar a sua importância como uma das principais ferramentas para a gestão das empresas. . evidenciando o seu conteúdo. RESUMO As empresas modernas buscam uma melhor competitividade representando esta como um diferencial a questão da contabilidade gerencial. Incluindo neste trabalho o papel do responsável pelo controle.

Os resultados do trabalho indicam que a maioria dos empreendimentos utiliza de ferramentas de gestão. Planejamento Estratégico. . Os fatores econômicos têm sido apontados como razão mais freqüente para o fracasso de grande número das pequenas empresas. a ferramenta mais utilizada foi o Planejamento Estratégico. Mariana Andrade. o objetivo deste trabalho foi verificar se os micro e pequenos empreendimentos do setor da Construção Civil da cidade de Volta Redonda utilizam de ferramentas de gestão estratégicas para administração dos empreendimentos e se estão fazendo uso destas ferramentas. Palavras-chave: Pequenas e médias empresas. Assim. porém é utilizada de forma simples e informal. no entanto é possível que a falta da implantação de programas de gestão formalizado seja a principal causa. para analise dos resultados. Modelo de gestão. Marcos Antonio Ribeiro.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 PRÁTICAS DE GERENCIAMENTO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA Alunos: RODRIGUES. Orientador: ANDRADE. O presente estudo caracteriza-se por ser exploratório fazendo uso de um estudo multicasos. RESUMO As PME’s (Pequenas e Médias Empresas) têm desempenhado um papel relevante na economia nacional. com abordagem qualitativa e quantitativa com uso da estatística descritiva. mas também têm enfrentado constantes desafios às dificuldades econômicas e administrativas.

constatou-se que o banco Itaú possui um maior número de seguidores devido aos usuários e clientes darem mais importância à interatividade e conteúdo do que aos serviços disponíveis. serviços e conteúdos oferecidos aos seus clientes e seguidores da rede social. as estratégias de relacionamento das instituições bancárias Bradesco. buscando expor conteúdo relevante aos usuários e clientes. . Dentre essas empresas. trazendo conceitos oriundos de pesquisas em livros. Débora Cristina Lopes RESUMO O presente artigo aborda. as instituições bancárias Bradesco. analisa-se no presente estudo. Com a explosão das redes sociais. comprovando a importância deste novo meio de comunicação como forma de ampliar o contato com os atuais clientes e usuários da rede. Palavras-chave: Redes Sociais. Orientador: MARTINS. as empresas perceberam a necessidade de se adequarem a esta tendência e decidiram expandir sua atuação ao meio virtual. revistas e sites. Marketing. Fazendo uma reflexão sobre esse novo cenário e a partir de uma análise das ferramentas.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 ESTRATÉGIAS DE RELACIONAMENTO DE EMPRESAS DO SETOR BANCÁRIO NA REDE SOCIAL FACEBOOK: ANÁLISE COMPARATIVA DOS BANCOS BRADESCO. Eduardo da Costa. fez-se uma abordagem sobre os conceitos de marketing e redes sociais. ITAÚ E SANTANDER Alunos: TOLEDO. Itaú e Santander que procuram adequar-se às diversas linguagens de comunicação de cada tipo de rede. Após a análise dos serviços e conteúdo ofertados pelas instituições bancárias estudadas. O presente trabalho procura compreender de que forma se dá o relacionamento entre os bancos pesquisados e seus clientes através da rede social Facebook. Itaú e Santander dentro da rede social Facebook. Bancos. Relacionamento. de forma descritiva. a fim de apresentar indicadores para a análise da relevância do tema sugerido.

promoção de vendas e venda pessoal. Para obter esses dados. Plano de Negócio. Rio de Janeiro. custos necessários para montar e manter um empreendimento nesse segmento. ameaças e oportunidades dos concorrentes. foi elaborado um estudo de mercado. como propagandas. . uma vez que o total dos salários pagos aos funcionários não são onerosos totalizando ao mês um valor de R$ 4. foi possível identificar as deficiências do setor. Marcos Antonio Ribeiro. Viabilidade. estes.596. facilita a fidelização de clientes por meio de programas estratégicos. os pontos fortes. fracos. devido às novas tendências da beleza. e acima de tudo mapear os anseios e a possível demanda do publico alvo. Natália Bruna Souza. Juliane Graziele Ribeiro. por meio de um questionário. Com isso.00 e aliado aos hábitos dos clientes. Após análise critica das pesquisas. RESUMO Este estudo teve como principal objetivo a viabilidade de elaborar um Plano de Negocio para o Salão de Beleza Sempre Bella localizado na cidade de Volta Redonda. para analisar a percepção que os clientes têm em relação aos produtos. na qual. pois a fidelização de clientes é primordial para o sucesso e o crescimento do nosso negócio. serviços e suas necessidades e desejos. COSCARELLA. de freqüentar um salão de beleza mensalmente. Palavras-chave: Salão de beleza. marketing direto. considera-se que o segmento de beleza proporcionará um faturamento rentável.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 PLANO DE NEGÓCIO: SALÃO DE BELEZA Alunos: OLIVEIRA. Orientador: ANDRADE.

modal de transporte. O objetivo do trabalho é analisar o panorâma atual brasileiro. Assim. Uma melhor gestão dos investimentos permitirá que o país desfrute de melhor infraestrutura de transporte e recupere seu potencial competitivo. É preciso crescer com planejamento e aproveitar a maior participação do país no cenário internacional. Luciana Januário. RESUMO Este trabalho consiste em uma coletânea de informações sobre o transporte Ferroviário de Cargas. Verifica-se sua maior utilização no transporte de cargas de baixo valor agregado. aumentando a capacidade do Brasil de ser um país economicamente e socialmente desenvolvido. Orientador: ALVES. buscou-se uma exploração de informações sobre a história da ferrovia. Palavras-chave: Transporte ferroviário de cargas.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 O TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGAS: PANORÂMA ATUAL E TENDÊNCIAS NO BRASIL Alunos: OLIVEIRA. O transporte ferroviário no Brasil possui ainda uma pequena participação na matriz dos transportes. O transporte de cargas é um importante termômetro da economia no Brasil e no mundo. Para a realização deste trabalho. Carlos Eduardo Teobaldo. os produtos agrícolas e minérios. ferrovias. FERREIRA. . devido principalmente à pequena extensão de sua malha. considerando-se o peso e o volume dos bens transportados. Projetos e investimentos relacionados à logística e ao desenvolvimento dos transportes é uma necessidade do país a curto e longo prazo de fundamental importância para os diversos setores econômicos e sociais do país. Lucas Gomes de. pela conceituação e por um rápido histórico do Modal Ferroviário. os projetos de investimentos e as tendências para o futuro do modal. Analisar a sua evolução ao longo dos anos é fundamental para que se entendam as perspectivas do futuro. como por exemplo. para melhor entendimento de sua inserção no atual sistema de transporte de cargas brasileiro. o transporte de passageiros e cargas será mais eficiente e produzirá mais riqueza para o país. pois correspondem a um melhor custo e benefício.

Foi possível verificar com esse trabalho que devido às constantes mudança no mercado. O departamento responsável pela administração de recursos humanos nas organizações passou por forte transformação na sua estrutura e filosofia de atuação ao longo das últimas décadas. Tendências. O estudo faz uso da bibliografia como meio e é considerado descritivo e exploratório quanto aos fins. precisam se adaptar e rever suas formas de administrar os recursos humanos. PASTOR. Percebeu-se que as empresas ao longo do tempo conseguiram evoluir consideravelmente em relação à gestão de pessoas. no entanto. inclusive no que tange a gestão de pessoas. Renata Botelho. Estratégia. Entretanto as constantes modificações e transformações externas exigem das organizações diversas mudanças estratégicas para se manterem competitivas. este trabalho tem por objetivo estabelecer um protótipo do modelo de atuação na gestão de pessoas das organizações. Palavras-chave: Vantagem competitiva. no que diz respeito a versatilidade do mercado e ao enorme intercâmbio de pessoas entre as empresas. nota-se que ainda há muito o que construir e desenvolver para que de fato as pessoas se tornem o diferencial que tanto se busca.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 COMO CONSEGUIR A VANTAGEM COMPETITIVA POR MEIO DOS RECURSOS HUMANOS Alunos: SOTTANI. RESUMO As organizações passam constantemente por mudanças para se adaptar diante das transformações do mercado e se destacar diante dos concorrentes. Natália Bazoti Brito. Orientador: LIMA. as organizações que tiverem a intenção de se diferenciar das concorrentes e conquistar seu espaço diante das demais. Recursos Humanos. Diante desse cenário. Rafael de Paiva. a fim de alcançar o diferencial competitivo através deste modelo. .

foi utilizada a abordagem qualitativa.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 INTERNACIONALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRAFICA. Marcos Antonio Ribeiro. Orientador: ANDRADE. As (PME’s) tem um papel importante na economia do país devido a sua representatividade em firmas abertas e a geração de empregos. O Setor tem buscado formas de se internacionalizar para tornar-se mais competitivo perante seus concorrentes e conquistar novos mercados. . Vantagem Competitiva. Priscila Fonseca de. estratégias e internacionalização. Palavras-chave: Estratégia. porém enfrentam dificuldades para participar do mercado internacional. Como resultado da pesquisa verificouse que a exportação é a forma mais utilizada de internacionalização para as PME’s. Alunos: ALMEIDA. RESUMO A pesquisa busca identificar as formas que as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) podem se internacionalizar e a maneira de utilizar como uma vantagem competitiva dentro de um cenário de ameaças e oportunidades dando ênfase a exportação. para isso foi realizado um estudo bibliográfico investigando sobre PME’s. estudo exploratório descritivo. que costumam se unir para ganhar vantagem competitiva perante as grandes empresas que predominam na exportação por conseguirem negociar melhores preços devido às compras em grande escala. Exportação. Internacionalização.

Chiavenato. Palavras-chave: Rotatividade. com o secretário geral do Sindicato dos Bancários de Barra Mansa-RJ. Revisão Bibliográfica com perspectiva de diversos autores como Lacombe. O secretário contribuiu de forma significativa. . Mobley. Cryslaine Dinali. A entrevista foi realizada no mês de setembro de 2012. Orientador: ANDRADE. Valorização de funcionários.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 ROTATIVIDADE NO SETOR BANCÁRIO DOS BANCOS PRIVADOS EM VOLTA REDONDA Alunos: CIMINO. Neste contexto. foi elaborado um questionário com perguntas semiestruturadas. Para fundamentar esta investigação. Gestão de pessoas. optou-se pelos seguintes procedimentos metodológicos. Marcos Antonio Ribeiro. mostrando que a rotatividade no setor bancário ainda é negativa para os funcionários.. pontos negativos e pesquisa qualitativa por ser mais adequada para apurar a opinião do entrevistado. seus pontos positivos. sobre o tema. RESUMO Este artigo tem como objetivo identificar a rotatividade no setor bancário dos bancos privados das agências de Volta Redonda.

o estímulo ao crescimento do setor. . Produtos. Materiais de Construção. Serviços. Clientes. devido a grandes eventos que acontecerão no país. pois acreditamos que mesmo a longas distâncias é possível se tornar um concorrente forte dentro do possível.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 ANÁLISE DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES DA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO SÃO JOSÉ Alunos: PORTO. seus preços e assim concluir o nível de satisfação destes. Luanna Vale de Oliveira. mas também através das novas necessidades do setor que está em grande ascensão. RESUMO O presente artigo demonstrará dados importantes sobre o mercado de materiais de construção. Orientador: ANDRADE. dados e tendências também serão destacados a ponto de demonstrarem como estes podem atingir uma loja de materiais de construção de pequeno porte no interior do Rio de Janeiro. um pouco de suas inovações. seu atendimento. Palavras-chave: Construção Civil. Paulo Henrique de Carvalho. adequando-se às novas tendências e tornandose cada vez mais competitivo. seus produtos. RIBEIRO. Marcos Antonio Ribeiro. Ao final do presente estudo serão apresentadas algumas sugestões de melhorias que foram verificadas através não só pelos resultados dos questionários. Foram aplicados questionários a ponto de concluir como os clientes enxergam a organização. Satisfação.

como é o caso da Empresa X Transportes. a fim de contribuir para que o Operador Logístico reduza problemas relacionados à oferta de veículos. Orientador: ALVES. Nessa empresa. podemos sugerir que o caminho a ser seguido. BRANDÃO. objeto do presente estudo. trata da ampliação do número da frota autônoma para ser trabalhada em conjunto com a sua frota própria. Wellington Luís. faltam investimentos para o crescimento da mesma e uma cultura que não é favorável à captação e fidelização de Transportadores Autônomos de Cargas (TAC). após analisarmos os dados que norteiam os problemas com a oferta de veículos vivida pela X Transportes. . conseqüentemente esses fatores reunidos a direcionam para um atendimento deficiente aos seus clientes. existe superproteção de frota. a fim de sanar o déficit com a oferta de veículos demandadas por seus clientes.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE FROTA AUTÔNOMA EM CONJUNTO COM FROTA PRÓPRIA PARA QUE O OPERADOR LOGÍSTICO CONQUISTE UM ATENDIMENTO DE QUALIDADE E SATISFAÇA A DEMANDA DE SEUS CLIENTES Alunos: SANTOS. Transportador Autônomo de Cargas (TAC). através da busca para ampliar os conceitos de logística que será proporcionado pelo estudo bibliográfico e pesquisa de campo. Palavras-chave: Operador Logístico. Carlos Eduardo Teobaldo RESUMO O presente artigo tem por objetivo apresentar sugestões para o incremento de frota de veículos de Operadores Logísticos. Clécio dos. Sendo assim. serão citadas partes que envolvem o Transporte Rodoviário de Cargas. Enfim. A parceria com Transportadores Autônomos de Cargas visa proporcionar ao Operador Logístico a capacidade de ofertar a quantidade ideal de veículos demandada por seus clientes. com base na parceria com Transportadores Autônomos de Cargas (TAC). as vantagens e desvantagens do trabalho em parceria com os TAC’S.

Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 A MENTALIDADE ENXUTA EM NEGÓCIOS DE VAREJO Aluno: VIVËS. O trabalho tomou forma sugestiva por não ter sido feito testes empíricos na pesquisa. Sob este aspecto. Orientador: ANDRADE. . tomando uma abordagem qualitativa e usando uma análise de discurso com intuito de criar novas ideias. por meio de métodos de caráter descritivo. Palavras-chave: Lean Thinking. Julien da Rocha. a metodologia do “Lean Thinking” e a aplicação das ferramentas do Lean Manufacturing. o presente artigo tem por objetivo sugerir. vêm se constituindo em valiosa contribuição para a melhoria da competitividade das empresas. desenvolvidas pela Toyota nos anos de 1950. a utilização do “Lean Thinking” para a melhoria da gestão e dos resultados de empresas do setor varejista. cada vez mais. Varejo. Competitividade. Ferramentas Lean. Marcos Antonio Ribeiro RESUMO O concorrido ambiente empresarial da atualidade exige. técnicas e tecnologias que assegurem a sobrevivência e o crescimento das organizações. Neste contexto. tendo com essa estratégia um novo diferencial competitivo perante o mercado cada vez mais agressivo.

Os resultados obtidos com a pesquisa demonstraram que. Palavras-chave: Marketing relacionado à causa.9% destes compareceram com o intuito de colaborar. . No universo pesquisado foi constatada a ineficácia da aplicabilidade dessa estratégia na cidade de Volta Redonda.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 MARKETING SOCIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO UNIFOA EM RELAÇÃO À CAMPANHA DO MC DIA FELIZ REALIZADA PELA REDE MCDONALD’S DE VOLTA REDONDA. LANTZ. McDonald’s. as definições e utilizações do Marketing Relacionado à Causa representando uma oportunidade de diferenciação em um ambiente extremamente competitivo e identificar a eficácia da campanha Mc Dia Feliz entre alunos dos cursos de pósgraduação do Centro Universitário de Volta Redonda. uma vez que há escassez na divulgação expressiva da campanha dentre os entrevistados. O objeto do trabalho está inserido no contexto de uma rede de fast food. por meio de revisão bibliográfica e pesquisas em uma instituição de ensino. mais precisamente entre alunos de cursos de pós-graduação do Centro Universitário de Volta Redonda. Alunos: BERTHOLO. a prática de marketing utilizada pelo McDonald’s e a conscientização por parte dos entrevistados. Silvia Aparecida Ramos Orientador: MARTINS. Foi analisada. apenas 3. Ediani Aguiar. de modo que a mesma tem uma maior aceitação em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Débora Cristina Lopes RESUMO O objetivo do presente estudo é promover uma reflexão sobre a campanha Mc Dia Feliz. apesar de 100% dos entrevistados conhecerem a campanha Mc Dia Feliz. Mc Dia Feliz. por meio de questionários.

Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo de caso que vai analisar trêsempresas de Silvio Santos que tem hoje. Paula Sant’Anna Orientador: BARBOSA. capaz de trazer um referencial para o mercado.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 A VISÃO EMPREENDEDORA DE SILVIO SANTOS Alunos: OLIVEIRA. Palavras-chave: Empreendedorismo popular. Comunicação. KRAUSS. Jane Rangel Alves RESUMO O Empreendedorismo é uma forma de gerir novos recursos e apresentar um resultado esperado. Para se chegar a este objetivo foi utilizada a metodologia de pesquisa exploratória com técnicas de coleta de dados bibliográficos. Adan Lucas Assis. Ao final do mesmo conclui-se que para se ter uma visão empreendedoras e faz necessária criar e recriar novas ideias e tomar decisões através de ações do dia a dia que venham a gerar um instrumento absoluto. dentre elas o SBT. Atualmente as empresas estão se preocupando com a maneira que estão aplicando seus investimentos. . Inovação. como o maior de seus empreendimentos.

Orientador: MERABET. Este planejamento permitiu a ambas traçar diretrizes para o início efetivo das atividades. Odontologia. Vanice Carmem da Cruz. . levantar a viabilidade financeira e econômica para a abertura da empresa. Para tanto. é essencial o acompanhamento do mercado e da concorrência. Simone Maria de Sales. Mercado. A partir dos resultados aqui obtidos. Este estudo teve como objetivo principal a elaboração de um Plano de Negócios que fornecesse informações fidedignas para as duas futuras sócias que pretendem abrir este empreendimento. pode se concluir que as perspectivas para a empresa são positivas. RESUMO Buscamos. para que o mesmo saia na frente e prospere. OLIVEIRA. Palavras-chave: Empreendedorismo.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 PLANO DE NEGÓCIOS PARA ABERTURA DE UMA LOJA DE PRODUTOS ODONTOLÓGICOS Alunos: LEAL. através deste trabalho. Daniel de Oliveira Barata.

bem como melhorar o relacionamento com fornecedores de marcas esportivas conhecidas no mercado. A existência de demanda por produtos esportivos na cidade de Pinheiral é comprovada pela pesquisa de marketing realizada com 100 moradores da cidade em questão. com planejamento de médio prazo. que são os produtos que possuem maior demanda. Talita Aguiar de. que propõe mudança na identidade visual. Esta estruturação ocorrerá a partir da elaboração de um modelo de negócios fundamentado. ARAÚJO.E Alunos: FERREIRA. Débora Cristina Lopes Co-Orientador: NASCIMENTO. excluindo os calçados e acessórios para focar nos produtos esportivos. para venda. concorrentes diretos. Palavras-chave: Empreendedorismo. visando estruturar-se para reduzir os riscos financeiros futuros. disponibiliza. RESUMO A loja Talita Calçados. Calçados. Gisele da Silva. A empresa está empenhada em alterar seu portfólio atual. comercializa sapatos femininos. Ademir Geraldo do. Reestruturação.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 PLANO DE NEGÓCIO: REESTRUTURAÇÃO DA EMPRESA TALITA CALÇADOS M. Ao segmentar o mercado. Orientador: MARTINS. artigos esportivos. no layout e reestruturação da equipe e da empresa. gerando lucros crescentes e oportunidade de vendas por não existirem. objeto do presente plano de negócios. . na cidade de Pinheiral. a empresa pretende investir em marketing de relacionamento para alcançar margens maiores de clientes. Além disso. masculinos e acessórios.

tornando-se um desafio para as organizações no mundo da comunicação corporativa. Para o estudo foi realizada um pesquisa descritiva e exploratória que auxiliou no levantamento de informações e esclarecimentos a respeito do tema. a fim de apresentar indicadores para a análise da relevância do tema sugerido. Mídias Sociais. DURÃES.0 e este artigo procura fazer uma reflexão sobre esse novo cenário. Palavras-chave: Comunicação. trazendo conceitos a partir de pesquisas bibliográficas. fez-se um estudo dos conceitos de marketing e WEB que também evoluíram em paralelo às revoluções econômicas e tecnológicas comprovando o valor desta ferramenta. A partir de uma análise da evolução das mídias. mas também o marketing e o comportamento dos consumidores foram profundamente afetados pela WEB 2. Débora Cristina Lopes RESUMO O presente artigo aborda as redes sociais como possível forma de comunicação corporativa. . Orientador: MARTINS. que não é uma tendência passageira. Marketing. Laryssa Frederica dos Santos.0. Ana Paula. Não apenas a comunicação corporativa. WEB 2.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING NA REDE SOCIAL YOUTUBE Alunos: CASTILHO.

apresentar as principais teorias motivacionais. Palavras-chave: Motivação. específico. Orientador: ALMEIDA. Luciana Porto de Matos. evidenciar o principal fator motivacional no papel do gestor. neste trabalho foram abordados o conceito de motivação. Marcel Motta. SILVA. Mariana Victória. Percebe-se que fatores vocacionais tendem a uma importância maior do que financeiro. . Remuneração. Vocação.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 MOTIVAÇÃO: VOCAÇÃO X REMUNERAÇÃO Alunos: LUCCHESI. de acordo com as informações da pesquisa elaborada pode-se ver o que é mais relevante para cada ser humano. Tendo a motivação como a principal força movimentadora da organização. E. Então. RESUMO Este trabalho tem como objetivo geral. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa de opinião através de aplicação de questionário. as principais teorias motivacionais e a importância da vocação e remuneração.

A metodologia adotada para realização deste estudo foi bibliográfica. Nancy de Oliveira Orientador: ANDRADE. qualidade passou a ser uma questão estratégica para as organizações que. Marcos Antonio Ribeiro RESUMO O objetivo desta pesquisa é demonstrar a importância da metodologia PDCA. mas acima de tudo. implementar. Tais ferramentas se apresentam como quesito primordial para o êxito do sistema de gestão da qualidade e se encontram presentes no ciclo PDCA. buscaram ferramentas específicas da qualidade para desenvolver. faz com que estas alcancem não só a melhoria contínua na qualidade de seus produtos e/ou serviços.Cadernos UniFOA – Especial Online RESUMO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO Administração / 2012-2 SISTEMA DE QUALIDADE: A METODOLOGIA PDCA NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES Aluna: FALCÃO. permite que estas alcancem o patamar de excelência e adquiram vantagem competitiva. monitorar e melhorar seus objetivos. A partir dos anos 90. . Melhoramento Contínuo. que quando adotada pelas organizações. Conclui-se que o ciclo PDCA é tido como uma metodologia de gestão. Palavras-chave: PDCA. Qualidade.