Vous êtes sur la page 1sur 65

ALDALA NORMA DE SOUZA

MARKETING PESSOAL: ETIQUETA NO TRABALHO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO TRABALHO

FLORIANPOLIS 2004

ALDALEA NORMA DE SOUZA

MARKETING PESSOAL: ETIQUETA NO TRABALHO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO TRABALHO

Trabalho de Concluso de Estgio apresentado disciplina de Estgio Supervisionado CAD 5236, como requisito parcial para obteno do grau de Bacharel em Administrao da Universidade Federal de Santa Catarina, area em Administrao de Recursos Humanos. Professor Orientador: Dante Marciano Girardi

FLORIANPOLIS 2004

ALDALA NORMA DE SOUZA

MARKETING PESSOAL: ETIQUETA NO TRABALHO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NO TRABALHO

Este trabalho de Concluso de Estgio foi julgado e aprovado em sua forma final pela Coordenadoria do Departamento de Cincias da Administrao da Universidade Federal de Santa Catarina, em ( / / 2004).

Professor: Sinsio Stefano Dubiela Ostroski Coordenador de Estgios

Apresentado Banca Examinadora integrada pelos professores:

/
it-

04 Dante Mard o Girardi Orientador

Roselane ontes Bernard Membro

AGRADECIMENTOS

A Deus, acima de tudo. Por todas as lies e conquistas obtidas, por sua presena constante em minha vida e, tenho certeza que permanecer comigo para o todo e

sempre.. T.] Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome is meu. Porque s precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio e te amo " Isa 43:1, 4.

minha famlia: meu pai, Aldo Corra de Souza, minha me, Norma Maria de Souza, pelo amor, zelo, bem como pelo investimento que fizeram na minha pessoa em todos estes anos, para que um dia eu pudesse alcanar este momento impar. Aos meus irmos, pelo apoio, pela amizade e, ainda assim, por estar sempre ao meu lado.

Ao meu namorado, Eduardo Ramos pelo seu amor, dedicao, companheirismo, estimulo para continuar em frente, bem como pela compreenso da troca de inmeros momentos de lazer ao seu lado por momentos de estudo.

As grandes amigas que conquistei nesta caminhada, Silvia, Lara

e Caroline e a todos os outros que

preenchem a minha vida com alegria.

Ao Professor Dante Marciano Girardi, por sua pacincia

e pelas preciosas informaes e

conhecimentos repassados, graas ao qual tambm foi possvel a realizao deste traba;; , .-,.

Aos meus colegas de trabalho, incentivadores dos meus ideais que sempre me mostraram que os desafios so uma forma de crescimento, principalmente a Clarice Sthall Antonio Pauli, grandes profissionais nos quais eu me espelho. e

Aos demais professores do Curso de Administrao da Universidade Federal de Santa Catarina E a todos que, de alguma maneira, foram cmplices na realizao deste trabalho, permitindo-me alcanar os objetivos almejados no decorrer da graduao.

Dedico este trabatho aos mew dots grandes heris:

nlms pals, Aida e Norma que financiaram ttsgu projeto de 'Oda privando-se dos seas prprios sonhos para que eu tivesse 0 direito de sonhar, pe la orientao. dedicao eamor sem

Morre Lentamente

Morre lentamente quem se transforma em escravo do hbito, repetindo todos os dias os mesmos trajectos, quem no muda de marca No se arrisca a vestir uma nova cor ou no conversa com quem no conhece. Morre lentamente quem faz da televiso o seu guru. Morre lentamente quem evita uma paixdo, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoes, justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, coraes aos tropeos e sentimentos. Morre lentamente quem no vira a mesa quando est infeliz com o seu trabalho, quem no arrisca o certo pelo incerto para ir atrs de um sonho, quem no se permite pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos. Morre lentamente quem no viaja, quem no le. quem no ouve msica, quem no encontra graa em si mesmo. Morre lentamente quem destri o seu amor-prprio, quem no se deixa ajudar. Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua m sorte ou da chuva incessante. Morre lentamente quem abandona um projecto antes de inici-lo, no pergunta sobre um assunto que desconhece ou no responde quando lhe indagam sobre algo que sabe. Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforo muito maior que o simples fato de respirar. Somente a perseverana far com que conquistemos um estgio esplndido de felicidade.

Pablo Neruda

RESUMO

SOUZA, Aldala N., Marketing Pessoal: etiqueta no trabalho como diferencial competitivo para os executivos. 63 f. trabalho de Concluso de Estgio (Graduao em Administrao). Curso de Cincias da Administrao, Universidade Federal de Santa Catarina, 2004.

0 comportamento, a apresentao e a forma de se vestir sempre abriram portas e influenciaram opinies e decises. Ate ai nenhuma novidade. No entanto, importante afirmar que estas questes passaram a ter importncia fundamental para todos, qualquer que seja a rea de atividade.0 mundo trata melhor quem se trata melhor. 0 Marketing Pessoal questiona desde pensamentos e atitudes, at a apresentao e a comunicao, alm da tica e da capacidade de liderar, de se auto-motivar e de motivar as pessoas a que esto ao redor. 0 Marketing Pessoal, especificamente a etiqueta no trabalho, uma das ferramentas mais importantes para se acabar com o conformismo e o despreparo no que tange ao gerenciamento de carreira, porque: a base para o planejamento da imagem pessoal e profissional; permite o reconhecimento das competncias e a forma correta de exp-las; instrui sobre formas adequadas de postura e etiqueta profissional e demonstra como criar, ampliar e gerenciar a rede de contatos networking. 0 presente estudo enfatizou o Marketing Pessoal: etiqueta no trabalho como um diferencial competitivo para os executivos. A metodologia adotada constitui-se essencialmente, de pesquisa bibliogrfica, alm de apresentar caractersticas de investigao exploratria, pesquisa qualitativa, pesquisa descritiva e metodolgica. Foi possvel confirmar quais so as atitudes corretas no ambiente de trabalho e a postura profissional incorreta, capaz de eliminar as oportunidades de sucesso na carreira de um executivo. Alm de que atualmente, a crescente competitividade no mundo dos negcios obriga os profissionais a aperfeioarem cada vez mais as suas competncias, e buscarem um diferencial.

Palavras-chaves: Marketing Pessoal, Etiqueta no Trabalho, Imagem Pessoal.

ABSTRACT

SOUZA, Aida l N., Personal Marketing: work ethics as a competitive diferencial for executives.311 training program final work Degree in Administration. Federal University of Santa Catarina, 2004.

The behaviour, presentation and the of dressing have always opened doors and have influenced opinions and decisions. Nothing new there. However, is important to mention that, those matters have became fundamental for everybody, in whatever area. The treat better who treat themselves better. Personal Marketing comes to question, from atitudes and thinking, to presentation and communication, besides ethics and leadership capacity, auto motivation and motivating others. Personal Marketing, work ethics, specifically is one of the most important tools to put an end in conformity and the unprepared management of a carrear, because: is the base for a planning for personal image and professional; allows an recognising of competence and the way of expose them; to instruct about others ways of posture and professional ethics and show how to create, to enlarge and to manager network. The current study has emphasize Personal Marketing: work ethics as a competitive diferencial for executives. The methodology involves essentially, bibliography research, beyond to present exploration investigation characteristics, qualitative research, methodological and descriptive research. Them was possible to confirm what are the correct attitudes in the work place and the incorrect ones, that would eliminate any possibilities of a successful carrear of an executive. Besides, nowadays the growing competitively in the world business, force the professionals to improve even more their skills, and aim in a diferencial.

Key words: Personal Marketing, Work Ethics, Personal Image.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Nveis da Rede de Relacionamentos Figura 2: 0 que Acontece com os Curriculos .., ,

LISTA DE QUADROS

Quadro 1: A Evoluo do Trabalho Quadro 2: 0 que melhora ou piora a aparncia e/ou charme do homem executivo Quadro 3: 0 que melhora ou piora a aparncia e/ou charme da mulher executiva
48

48

SUMRIO

1 INTRODUO 1.1 Problema da pesquisa 1.2 Objetivos.

12 14 15

1.2.1 Objetivo geral 1.2.2 Objetivos especficos.


1.3 Justificativa

15 15
16

2 METODOLOGIA 2.1 Abordagem da pesquisa 2.2 Tipo de pesquisa

17 17 18

2.2.1 Quanto aos Meios 2.2.2 Quanto aos Fins


2.3 Tcnica de Coleta de Dados 2.4 Limitaes da pesquisa

18 18
19 19

3 MARKETING PESSOAL COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO 3.1 Rede de relaes


(Networking):

21

pessoas so a sua maior fonte de


.77

recursos 3.2 Elaborao de um Curriculo de Valor.

30

3.3 Etiqueta no Mundo dos Negcios: Regras lido escritas de conduta no trabalho 33

4 TECNOLOGIAS DA ETIQUETA NO TRABALHO

33

4.2 Comportamento Dirio no Ambiente de Trabalho.... 4 .3 Etiqueta ao


oo - s

. siee.4. e. .. ssssssssssssssssssss

e....11110Iks 000

43

4.4 A Aparncia do Executivo 4.5 Boas Maneiras mesa.....

...It., so 2,esoa 4s0

Ito

00.11f01. o sae 000 s oo

Imo 00000

so...1.945

,**.0.94-.0.!*4.9.0k-,,,,,4 -."Aisli elf# s -.. s o o owes oo 000

52

4.6 Comportamento em Eventos da

*ie e.

.55

5 CONSIDERAES FINALS

aidi.imirt,,,.....".0- s s *., s,. s- s 00000000000000 o 69

00000 o

e 6.}.11411Nifle ,r s 00000 446,-04,,,,.**!-

0000 ....0.11s 61

1 INTRODUO

0 emprego no existe mais tal como antigamente. Grande parte do processo de mudanas pelo qual o mercado est passando decorrente de dois fatores principais: a globalizao e o desenvolvimento tecnolgico. 0 desenvolvimento da tecnologia acelerou o processo de globalizao, promovendo um ciclo continuo e irreversvel, capaz de alterar culturas, sociedades e principalmente o homem. A partir destes dois fatores, outros vieram compor o cenrio atual: busca permanente pela qualidade de produtos, servios e de vida; maior presena da mulher no mercado de trabalho e em outros segmentos da sociedade, at ento predominantemente masculina e o conceito e prtica da melhoria continua aplicada a processos e pessoas. 0 mercado de trabalho est cada vez mais exigente e cheios de pessoas mais aptas a desempenhar o mesmo papel. Muitas vezes estas, esto mais preparadas do que aquelas que esto dentro da empresa. E os profissionais acabam cometendo um erro grave quando

acreditam que por estarem empregados no precisam se preparar mais, ou se desenvolverem na profisso. Isso os torna estagnados e pouco competitivos. Diante desse cenrio mud,. ias e muitas outras transformaact3
nr.:171-kinnc.

Trek,

organizacional, surgiu o Marketing Pessoal, como forma de revalorizao das capacidades e competncias do profissional. Nos tempos de hoje os executivos devem investir mais em sua carreira, para construir o seu produto de trabalho: suas qualificaes individuais. No mundo da "crise", o profissional precisa saber mostrar-se. E o Marketing Pessoal vem trazer para o profissional uma imagem renovada. Ele cuida do gerenciamento de fatores como: etiqueta no trabalho, gerenciamento da rede de relacionamentos
(networking),

valorizao do currculo, entre outros aspectos que podem garantir um diferencial competitivo na disputa por empregos, cargos na empresa e na conquista de novos clientes.

13

Este trabalho indica como causar a melhor 'impressio pela maneira de trajar-se e comportar-se numa entrevista para um emprego e, em seguida, como mant-la depois de empregado, alm de demonstrar coma estabelecer boas relagfies de trabalho e evitar as ruins, atravs de um estudo do referencial bibliogritfico sobre o tema: Marketing Pessoal: como diferencial competitivo no trabalho. Afinal de contas, as pessoas corn quem se trabalha tambm possuem sensibilidades.

14

1.2 Problema de pesquisa

E claro que talento, inteligncia e preparo so fundamentais para o sucesso no trabalho. Mas no bastam. Aparncia depoimento, ou seja, diz muito sobre cada pessoa. Conta tantos pontos quanto saber falar outras lnguas, manejar um computador, ter cursos de especializao e cultura geral. Atualmente as empresas no buscam somente profissionais com capacidades tcnicas, mas tambm habilidades no trato social, constituindo um diferencial competitivo na hora da contratao ou ascenso a novos cargos na empresa. Segundo Kalil (1998, p. 164), "toda empresa tem sua personalidade. E voc precisa conhec-la bem para 'vestir a camisa' certa. Porque a imagem da empresa vem antes da sua." Melhorar o desempenho profissional com naturalidade e segurana, praticando os princpios da etiqueta empresarial e seguindo regras de comportamento da etiqueta social, independentemente da rea de atuao ou da profisso exercida, refletir dentro e fora da empresa e na qualidade de vida dos colaboradores como seres humanos e profissionais. E possvel afirmar que, efetivamente nenhum profissional bem sucedido no trabalho sem seguir um conjunto de atitudes favorveis a ',!rrl born relacionamento - com a prpria organizao, com as chefias, com os colegas, fornecedorcs, clientes e com a sociedade em geral. Dessa forma, sendo a busca pela excelncia um fator vital tanto s organizaes quanto aos profissionais, em tempos de acirrada competitividade, questiona-se nesta pesquisa: perodo de seleo Quais so as atitudes corretas no ambiente de trabalho, tanto no quanto no dia-a-dia em uma organizao, e a postura profissional incorreta, capaz de eliminar as oportunidades de sucesso na carreira de um profissional ?

15

1.3 Objetivos

1.3.1 Objetivo geral

Analisar quais so as atitudes corretas para o ambiente de trabalho, tanto no perodo de seleo quanto no dia-a-dia em uma organizao, alm de identificar a postura profissional incorreta, capaz de eliminar as oportunidades de sucesso na carreira.

1.3.2 Objetivos especficos

- Identificar o perfil profissional que as organizaes buscam como diferencial competitivo. - Verificar quais saQ As habilidades interpessoais exigidas no convvio dirio do ambiente de trabalho. Apresentar os erros que no devem ser cometidos jamais, para a otimizao do marketing pessoal e do desenvolvimento da carreira.

16

1.4 Justificativa

Ao examinar-se o atual cenrio do mundo globalizado, pode-se se dar conta de que preciso, mais do que nunca, reexaminar-se os valores e opinies. este o momento de uma mudana na tecnologia, na aparncia fsica e no relacionamento humano. No mundo moderno dos negcios, a considerao pelos outros, cortesias. e o modo como se veste, se comunica e que se trata s pessoas do ambiente de trabalho, tornam agradvel o convvio com o cliente interno e so significantemente responsveis pela consolidao da imagem pessoal e da imagem da organizao para o cliente externo. Sendo assim, a escolha do tema do presente trabalho justifica-se por considerar que o estudo sobre a etiqueta no trabalho de grande importncia para toda e qualquer organizao. Afinal, o que motiva a realizao deste estudo o fato de que as empresas esto dando um peso cada vez maior as atitudes, a postura e ao modo de proceder dos profissionais. 0 presente estudo caracterizou-se pela oportunidade de se saber como o profissional deve agir nas mais variadas situaes do dia-a-dia de trabalho e driblar as saias-justas, o que representa grande vantagem competitiva. Desta forma validou-se a importncia deste estudo e, it , : possvel confirmar-se que se preocupar com a etiqueta no algo fail ou secund6rio. Dominar o cdigo do comportamento em vigor no mundo dos negcios, faz bem para a profissional.

17

2 METODOLOGIA

Nesta parte do Projeto foram abordados os aspectos metodolgicos do estudo, como abordagem e tipo de pesquisa, as fontes dos dados obtidos e as formas utilizadas para a
obteno desses dados.

2.1 Abordagem da pesquisa

No intuito de alcanar os objetivos propostos, utilizou-se a abordagem qualitativa, pois de acordo com Lalcatos e Marconi, (1997). a pesquisa qualitativa possibilita a anlise em maior profundidade das informaes e da interao das variveis a serem encontradas,
principalmente quando se trata de um tema complexo, sobre o qual inexistem concluses

definitivas. Para Chizzotti (2001), destaca-se a finalidade da pesquisa qualitativa que de intervir em uma situao considerada insatisfatria, para mudar situaes percebidas como
transformveis, sendo que, os aspectos no vos que iro sendo descobertos n processo de

- o que modifique as condies e as anlise so investigados para orientar uma ay d


circunstncias indesejadas.

A pesquisa qualitativa tambm visa descrever caractersticas de grupos, como tambm a descrio de um processo numa organizao, o estudo do nvel de atendimento em entidades, levantamento de opinies, atitudes e crenas de uma populao ou de autores e
pesquisadores que estudaram sobre determinado assunto, como o presente caso.

I8

2.2 Tipo de pesquisa

2.2.1 Quanto aos Meios

Como estratgia de investigao, a documentao indireta, especificamente a pesquisa bibliogrfica foi a opo. Vergara (1997, p. 54) definiu a pesquisa bibliogrfica como o estudo sistematizado desenvolvido com base em material publicado em livros, revistas. jornais, redes eletrnicas, isto 6, material acessvel ao pblico em geral. Para Manzo (1971), a bibliografia pertinente oferece meios para definir, resolver, no somente problemas j conhecidos, como tambm explorar novas reas onde os problemas no se cristalizaram suficientemente. A finalidade da pesquisa bibliogrfica a de colocar o investigador em contato direto com tudo o que foi escrito sobre determinado assunto.

2.2.2 Quanto flog Fins

A pesquisa em tela afigura-se como descritiva e exploratria. A pesquisa descritiva aquela que expe caractersticas de determinada populao ou de determinado fenmeno. "A pesquisa descritiva serve para estabelecer correlaes entre variveis e definir sua natureza" (VERGARA, 1997, p.45). Segundo Cervo e Bervian (1983), a pesquisa descritiva observa e registra, analisa e correlaciona fatos ou fenmenos (variveis) sem manipul-los, isto 6, sem a interferncia do

19

pesquisador. Procura descobrir, com a preciso possvel, a freqncia com que um fenmeno ocorre, sua relao e conexo corn outros, sua natureza e caractersticas. A pesquisa exploratria auxilia na formao da base conceitual de um determinado assunto, onde o pesquisador ir aprofundar

seus conhecimentos acerca do problema da

pesquisa. De acordo com Mattar (1996, p.18) a pesquisa exploratria visa prover o pesquisador de maior conhecimento sobre o tema ou problema da pesquisa em perspectiva. Este tipo de pesquisa foi escolhido porque o mais adequado quando se est interessado em descobrir e observar fenmenos, procurando descrev-los e interpretd-los , sem interferncia no ambiente de estudo.

2.2.3 Tcnica de Coleta de Dados

No trabalho foram utilizados os dados secundrios coletados atravs da imprensa escrita, em forma de jornais e revistas; internet: artigos e estudo de casos e publicaes: livros, teses, monografias, publicaes avulsas, pesquisas, etc, cuja pesquisa compreender as fases de identificao do material, localizao, leitura e fichamento.

2.2.4 Limitaes da Pesquisa

Por se tratar de um assunto recente durante a realizao da pesquisa foi constatada a dificuldade de localizar material de pesquisa diretamente relacionado ao Marketing Pessoal.

20

Desta forma, o presente estudo esteve restrito ao referencial bibliogrfico apresentado durante

e o transcorrer do trabalho. Outra dificuldade encontrada est relacionada as variveis tempo


fontes bibliogrficas estr an geiras, que acabaram restringindo o estudo, pois no houve tempo hbil para pesquisar em tais fontes, bem como traduzir o contedo para a lingua portuguesa.

11

3 MARKETING PESSOAL COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO

Os processos e teorias administrativas passaram por siglificantes mudanas. Com o passar dos anos verificou-se o surgimento de novas teorias, novas exigncias organizacionais e o choque entre culturas empresariais e individuais estabelecidas que provocaram muito rudo e resultados acanhados. "As organizaes de todo o mundo encontram-se no perodo ps- industrial. As formas de trabalho adquirem novas caractersticas e o emprego passa por redefinies" (GIRARDI, 2004, p. 04). Por volta das dcadas de 80 e 90, surgiram diversas tentativas de iniciar revolues nos modos de produo e no mundo do trabalho. Querendo aproximar as organizaes de um ideal de modernidade vrias receitas foram formuladas para melhorar os resultados, propondo a modificao das estruturas organizacionais. Essas revolues prepararam o caminho para uma nova viso do mundo empresarial e do trabalho que ainda est em constante processo de mutao. Muitos insucessos foram produzidos nesta jornada de mudanas, principalmente porque as modificaes que surgiram negligenciaram um aspecto fundamental da realidade: deixaram de lado o fato de esLarem lidando com seres hura:inos. Os Lainr.. ,os culturais e emocionais, os hbitos, as peculiaridades de cada empresa e de cada grupo humano foram deixados de lado. Franco (2002, p. 13) salienta que:
E impossvel pensar em relaes de produo e de trabalho sem fixar a ateno ao mesmo tempo no indivduo e na totalidade. No da para querer implementar mudanas sem conhecer e atuar sobre elementos que sera() afetados por elas e dos quais depender o sucesso ou o fracasso da tentativa. Esses elementos so as pessoas, individualmente.

Pode-se constatar que at pouco tempo atrs pouco se falava das necessidades de mudana no perfil dos profissionais e em adaptaes nas organizaes para o melhor

22

desenvolvimento dos mesmos. Recentemente, no inicio do ano 2000 que se verifica o surgimento de estudos que tratem sobre os executivos de maneira individual, personalizado. As exigncias do mercado de trabalho e as competncias profissionais exigidas, no entanto, no so as mesmas, esto passando por processos de renovao brutais. Valores como disciplina, cumprimento de normas e extrema especializao esto sendo suplantados por iniciativa, criatividade, aprendizado continuo e marketing pessoal. H um novo mundo de exigncias e requisitos ignorados at ento pela maior parte dos profissionais. Conhecer esse mundo a melhor maneira de no ser atropelado, a chave para trocar o papel de vitima pelo de agente de mudanas. Girardi (2004) cita que o perodo de transio. 0 quadro I resume a evoluo do trabalho nas trs ltimas dcadas:

DCADA DE 70 Empresas superdimensionadas Mercados cativos Muitos nveis hierrquicos i Efapresas perdulrias Alguns enxugamentos

DCADA DE 80 Globalizao Empresa em crise

DCADA DE 90/2000 Empregabilidade

Revalorizao do Fator humano Enxugamentos generalizados Busca da qualidade de vida Eliminao de nveis Adaptao s tecnologias hiera:-. uicos trabalho Reengenharia Fora de independente e empreendedora

Fonte: Franciatto, 199, Case, 1997.

Quadro 1: A evoluo do trabalho

Os aumentos de produtividade e as inovaes tecnolgicas fizeram diminuir a necessidade de pessoas. 0 emprego torna-se, cada vez mais, um bem escasso e disputado. profissional precisa adequar-se a esse contexto, agregando valor aos conhecimentos de que j dispe. Em sntese:

23

a) ter segurana profissional decorre da capacidade de gerar trabalho permanentemente;

e renda

b) as empresas contratam profissionais quando precisam e s os matem enquanto eles so teis; c) o profissional precisa construir bases prprias para desenvolver a sua carreira e d) o emprego do empregado, o profissional deve vender o seu trabalho, o seu potencial e as suas habilidades j construdas para o empregador e se tomar o seu prprio empregador, um autoempreendedor ( MINARELLI, 1995).

At alguns anos atrs imaginava-se que, quem teria um emprego garantido ou no corria riscos de perder o emprego era quem fez uma boa faculdade, foi sempre um bom aluno. esse teria futuro garantido e brilhante; ou quem sempre "vestiu a camisa" da empresa. cumpriu todas as ordens, foi um fiel seguidor de normas empresariais, esse no perderia seu emprego. Hoje, no mundo globalizado o profissional que possui somente estas habilidades j no se enquadra mais. Destacar-se no ambiente de trabalho uma tarefa que vai alm de exercer as atividades de maneira correta e eficiente, envolve tcnicas de marketing pessoal e um comportamento de destaque. Iniciativa, anseio por assumir riscos e disponibilidade para conduzir tarefas dificeis so as caractersticas esperadas dos profissionais, mas no so todos que se mostram dispostos. Portanto, quem supera estas expectativas conseguir destaque e reconhecimento da empresa e de suas lideranas. Segundo Alihan (1971, p. 16):

A imagem da carreira deve ser feita sob medida a fim de satisfazer aos

padres da empresa. O profissional tem a responsabilidade de apresentar uma fachada que ser um credito tanto para a organizao quanto para ele prprio. Como membro da organizao, torna-se entendido nas regras de etiqueta empresarial, e tacitamente concorda em coloc-las em prtica.

74

Quando se abraa o trabalho, vem logo o compromisso com a competncia, a capacitao tcnica, o foco em resultados, mas no s isso. Pode-se acrescentar as boas maneiras que devem ser aplicadas e vividas no ambiente de trabalho. No mundo corporativo as habilidades sociais so muito importantes para o sucesso profissional. As empresas esto valorizando as atitudes, a postura, o vocabulrio e o modo de proceder de seus colaboradores, sejam pblicos ou privados. Ribeiro (1993, p. 13) relata que:

Na competio do mercado de trabalho, entre dois candidatos com igual capacitao tcnica, tem maiores chances quele com boa apresentao e trato agradvel. A prtica das boas maneiras, tanto na vida pessoal como profissional, representa uma vantagem para o sucesso.

Uma organizao uma sociedade de indivduos com os mesmos fins, interesses e atitudes, que devem trabalhar juntos como num time, em uma atmosfera amistosa e agradvel, a fim de manter a maquinaria da organizao trabalhando suavemente. Para Alihan (1971), o ato de dar e receber entre pessoas que importante. O papel do novo executivo o de mostrar disposio em agradar, presteza em atender e vontade de se acomodar filosofia de trabalho da organizao. E para garantir esta eficincia o profissional de administrao precisa criar uma "marca" que significa ter uma identidade, o que destaca um profissional dos demais. As empresas pagam o valor cue a niarca representa. Para mani..c.;
a

ere,niliciade dessa

marca, preciso melhorar as habilidades, adquirir outras e criar constantemente um novo valor. Os profissionais que possuem os maiores valores de uma empresa so os que mais contribuem. 0 mundo dos negcios, da poltica ao entretenimento, tem despertado para a importncia de se criar e desenvolver essa imagem nica, de tal forma que essa imagem, seja uma referncia no mercado e possa, com isso, ser a mais lembrada, a mais procurada, a mais bem remunerada, a mais desejada, a mais querida.

15

Uma pessoa que possua talento e competncia suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeioe constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar ao topo, elevando o seu nvel de notoriedade e imagem a ser recompensado por isso. Essa uma tarefa que exige pacincia, disciplina, uma elevada auto-estima, determinao e um conjunto de crenas e valores que iro nortear suas atitudes e comportamentos de forma a fazer uso correto das habilidades inatas e das habilidades a serem criadas e aperfeioadas. 0 Marketing Pessoal define os fatores que caracterizam o bom profissional e serve para fazer avaliaes que vo definir a manuteno do emprego, a promoo e at mesmo a demisso de algumas pessoas. Estas tecnologias que o profissional dispe so:

a) cuidado com a aparncia: isto no significa gastar todo o salrio em luxo, roupas de grife ou beleza pessoal, mas a ateno com o prprio asseio, cabelos, unhas, sapatos, ou seja, adequao entre as roupas que voc usa e seu ambiente de trabalho. Uma aparncia agradvel predispe as outras pessoas a confiarem em voc e facilita a comunicao; b) facilidade de relacionamento: necessrio criar um ambiente de harmonia durante as atividades profissionais. O trabalho uma situao de relacionamento social, que precisa funcionar bem para que todos possam desenvolver suas atividades com maior produtividade; c) facilidade de comunicao: voc precisa ser capaz de se comunicar adequadamente com qualquer pessoa, compreendendo as solicitaes e fornecendo respostas claras (FRANCO, 2002); d) a apresentao do currculo adequado: deve-se levar em conta que o profissional precisa colocar-se no lugar de quem vai ler seu currculo antes e aps sua elaborao, para avaliar fatores como atratividade, objetividade e clareza (GIRARD I, 2004);

26

e) gerenciar a rede de relacionamentos

(network):

a rede de relacionamentos um dos

veculos mais significativos de Marketing Pessoal e trs vrias conseqncias positivas, pois, torna o profissional mais bem informado sobre o que est acontecendo em sua area de atuao, alm de permitir que o executivo perceba possibilidades de parcerias, obteno de contratos, promoes e novos empregos.

0 Marketing Pessoal tomou-se uma tecnologia estratgica essencial no processo de se conduzir com sucesso a imagem pessoal no mundo atual em que se vive. Na dose certa e de forma planejada, possvel criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente, envolta em associaes psicolgicas positivas que dem visibilidade necessria para que uma pessoa se transforme em uma referncia no seu ambiente vivencial e de trabalho e possa fazer parte dos projetos de vida das outras pessoas. Querer cortejar a popularidade e o querer fazer seu prprio Marketing Pessoal so reflexos das presses de um mercado saturado e com muitas semelhanas entre si. Para se realizar um Marketing Pessoal gratificante em todos os sentidos da vida, necessrio saber utilizar, de forma coerente e consistente as novas tecnologias e a midia, valorizando a imagem que se pretende transmitir. preciso ter criatividade e uma certa dose de coragem para criar motivos para interagir com as pessoas e "aparecer". Cada rea de atividade pode permitir uma srie de aes planejadas que, na sua essncia criaro uma rede de relacionamentos. nessa interatividade que se desenvolve e se constri o valor para a imagem do executivo. No atual mercado de trabalho, fundamental a existncia de um diferencial na atuao dos profissionais. A trajetria pessoal e profissional sempre foi e continuar sendo, um patrimnio individual a ser administrado com rigor e competncia. De acordo com Doin (2003), o profissional deve construir uma imagem pessoal no universo onde atua, sendo essa a

17

sua principal ferramenta para se posicionar diante dos desafios. A inrcia, nos dias de hoje, custa muito caro, em termos de carreira profissional e pode afetar inclusive as atividades do seu dia-a-dia.

3.1 Rede de relaes (networking): as pessoas a) a sua maior fonte de recursos

Nunca em outro momento da histria da humanidade as mudanas foram tantas e to rpidas. A cada momento novos conceitos so formulados. 0 que parece novo em pouco tempo fica velho. Para se tentar reagir deve-se buscar a cada dia o uso de novas tecnologias e de fontes de informao como a internet, revistas, jornais, entre outros. Todas essas tecnologias tm muito valor, porm, h um outro recurso que poucos usam devidamente. Este recurso so as redes de relacionamento. Desenvolver uma boa rede de relacionamentos tornou-se quesito fundamental no que tange aos novos paradigmas sociais. Em uma poca onde todos os empregos esto sendo considerados quase temporrios, saber cultivar e ampliar um bom networking pode ser fator determinante de sucesso ou frarasso profissional. Desde que se nasce, ingressa-se em vrias redes de relacionamentos e forma-se o que se chama de capital social. Em suma, desde que o mundo mundo, as pessoas relacionam-se e esto em interdependncia em seus grupos sociais (MINARELLI, 2001, p. 14). Este autor ainda estabelece trs nveis de relacionamento: o grupo primrio, o grupo secundrio e o grupo de referncia. 0 grupo primrio formado pelas pessoas mais prximas, com as quais temos forte envolvimento emocional e disposio imediata de colaborar e compartilhar objetivos comuns, so os nossos familiares e amigos mais prximos. 0 grupo secundrio o das relaes mais formais e menos intimas e o grupo de referncia fornece os parmetros de

28

aes individuais, ordenando padres de comportamento por meio dos seus valores e
expectativas (ex-empregadores, chefe, ex-chefes, professores, entre outros). Pode-se visualizar esta rede na figura a seguir:

FAMLIA, AMIGOS PRXIMOS

INDIViDUO

\
r

I Ik

AMIGOS/COLEGAS

EX-EMPREGADORES, CHEFE. EX-CHEFES, PROFESSORES

Fonte: Adaptado de Girardi (2004)

Figura 1: Nveis da Rede de Relacionamentos

As redes de relacionamento so onde multiplicam-se as possibilidades dando e

recebendo informao, conhecimento e oportunidades, pode ser descrita com base no conceito
de sinergia onde o todo maior que a suma das partes. Lbre (200-1) salienta que pessoas com objetivos parecidos, com experincias diferentes, com habilidades complementares, com outras idias, com outro contato, podem fazer com que se alcance o trabalho dos sonhos de qualquer pessoa. Para Minarelli (2001, p. 29) "L.] a rede de relacionamentos tambm

multifuncional, pois oferece proteo, descanso, captao, distribuio e integrao". Porm, uma rede de relacionamentos no serve, apenas, para garantir novas e melhores
oportunidades. Ela funciona, tambm, como um meio preciso de se obter informaes de ponta, alm de ser uma significativa forma de divulgao frente ao mercado de trabalho. Fazer networking 6, principalmente, cultivar relacionamentos. E isso se faz com pequenas

2.;

aes - um telefonema, um fax, um almoo, uma carta de agradecimento - aliadas inteno


de compartilhar recursos. Para Minarelli (2001, p. 90) o networking possibilita inmeras vantagens como:

a) Quanto mais escassas estiverem as oportunidades de emprego, mais o networking ser fundamental para viabilizar a recolocao e o primeiro emprego para recentformados; b) Estatsticas dos estados Unidos indicam que entre 70% e 80% das novas colocaes profissionais sio obtidas por meio do meio do networking;

c) Quanto mais dificil ou delicada for a situao de urn candidato a emprego, mats importante e decisiva sera a ajuda de rede de relacionamentos;
d) 0 networking um instrumento poderoso de viabilizao dos primeiros contratos de quem decidiu trabalhar por conta prpria;

Os estudantes e recm formados tm mais chances de conseguir estgio e o primeiro emprego se utilizarem o networking para abordar as empresas em que e)
desejam atuar.

No basta apenas querer ser um bom net-worker. preciso ter ou desenvolver esse
dom. Segundo Scistowski (2004, p. 1):
Um bom trabalhador em rede hbil nas relaes interpessoais devido a alguma de suas marcantes caractersticas, que facilitam a penetrao nos grupos e a formao de novas amizades. Esto entre elas a empatia, o bom humor, a capacidade de comunicao, a boa apresentao, a flexibilidade e o perfil expansivo.

Sem estas importantes qualificaes, fica dificil se relacionar com suceso em urn universo to distinto de pessoas e suas particularidades individuais. Assim, antes de sair por ai distribuindo sorrisos, convites e telefonemas, se faz necessrio reavaliar o perfil profissional para se obter bons resultados durante o desenvolvimento de novas e construtivas relaes. Para garantir a eficincia de uma boa rede de relacionamentos podem ser seguidos alguns passos como:

30

a) Entrar em contato com antigas amizades, velhos clientes, ex-chefes, ex professores, etc. aquele amigo que no se encontra a muito tempo pode, hoje, estar ocupando um belo cargo em alguma empresa. b) Trocar idias com o maior nmero possvel de pessoas. Muitas vezes um bom papo com um profissional que no tem nada a ver com a rea em que se atua pode lhe oportunidades que. aparentemente , eram tidas como impossveis; c) Procurar se aproximar de outros profissionais que possam trazer um beneficio direto para a carreira. Pode ser um gerente ou um diretor de outro departamento: d) Participar de eventos, seminrios, processos de treinamento, palestras, convenes, etc. nesses encontros que se tm a chance de estabelecer relaes proveitosas e e) Colocar-se em circulao buscando a formao de novos aliados e, tambm, no deixar de cultivar os relacionamentos atravs de gestos como telefonemas , e-mails. almoos, enfim necessrio comunicar-se e aparecer para o mundo

(SCISTOWISKI 2004).

Enfim, pode-se ficar certo de que o investimento no desenvolvimento de uma slida rede de relacionamentos 6, seguramente, um dos veculos de Marketing Pessoal mais preciosos que um profissional pode ter.

3.2 A Elaborao de Um Currculo de Valor

Quando se tornam candidatos a uma colocao no mercado de trabalho, os profissionais devem ter conhecimentos suficientes para a elaborao de um currculo

adequado. Pois, o currculo freqentemente a primeira oportunidade do profissional de mostrar sua qualificao, objetivos e potencial (GIRARDI, 2004). O currculo um documento que descreve a historia profissional de algum. uma espcie de 'resumo' da vida profissional do candidato uma nova vaga. Ele expe de maneira sucinta os dados pessoais, formao escolar, experincia escolar, experincia profissional e outras atividades desenvolvidas, ou seja, uma carta que expe a vida e a personalidade do candidato. Segundo Franco (2002, p. 171) "[...] equivale a uma carta de seduo, que tem o efeito de fisgar o selecionador e levar o candidato a prxima fase do processo de seleo". Pode-se afirmar que sero chamados para a entrevista, passo seguinte do processo de contratao, aquelas pessoas que conseguiram despertar o interesse do leitor, ou seja, ao ler o currculo, o selecionador precisa ficar com vontade de conhecer o dono dele. Para Franco (2002, p. 172):
[...] nada menos do que 80% dos currculos que chegam vo para o lixo. Outros 15% ganham o rumo do arquivo. Apenas 5% so chamados para a entrevista. Os 80% que foram para o lixo so curriculos exatamente uns iguais aos outros, sem nada que diferencie o candidato, juntamente com o de pessoas que no tm as quali fi caes mnimas exigidas para o cargo. Seguem para o arquivo os curriculos de pessoas que se diferenciam de alguma maneira, possuem qualificaes interessante, mas no so adequadas especificamente para o cargo que precisa ser preenchido. So chamados para a entrevista, finalmente, os cerca de 5% que conseguiram se destacar daquele mar de papis e esto dentro das expectativas da empresa.

Esta estatstica pode ser visualizada por iniermdio da figui a a seguir:


0 QUE ACONTECE COM OS CURRCULOS SEU CURRCULO

15% arquivo
5%
vntrpvistn

80% lata de lixo

Fonte: Adaptado de Franco (2002, p. 173).

Figura 2: 0 que acontece com os currculos

31

necessrio se diferenciar frente competitividade do mercado de trabalho, mas isso no significa que se deva elaborar um curriculo cheio de cores, efeitos grficos, diferentes tipos de letras, entre outras coisas. 0 curriculo deve ser esttico com sobriedade. Em nvel mais especifico e detalhado pode se enumerar os aspectos de contedo do curriculo: dados pessoais, definio dos objetivos e do foco de atuao, eliminao de capas ou pastas, limitao de no mximo trs pginas, utilizao de letras padro ou mais utilizadas (Courier, Anal, Times New Roman) e de tamanho padro (entre 11 e 14), resumo profissional. um currculo especial para cada empresa, diplomao (formao acadmica), cursos complementares relevantes, idiomas, experincias internacionais, preocupao com a escrita, utilizao de palavras-chave e no anexar foto (GIRARDI, 2004). A redao do currculo um dos fatores mais importantes, pois o leitor s continuar motivado a analis-lo se verificar que o currculo 6 fcil de ler e conciso. A figura abaixo apresenta as mensagens ocultas que so transmitidas ao selecionador atravs dos elementos do curriculo:

Use papel de boa qualidade e cuide da qpresen tao

Sinaliza profissionalismo e organizao

Escreva em linguagem clara, sem erros

Indica domnio da comunicao e habilidade na escrita

Aborde temas complexos com simplicidade Certifique-se que no hi erros de ortografia

Revela capacidade de conciso

Denota ateno a detalhes

Destaque apenas dados pessoais e profissionais importantes

Comprova sua capacidade de discernimento

33

Inclua qualificaes adequadas e seu histrico profissional Fonte: Adaptado de Howard (2000, p.21)

Indica que voc est apto para o trabalho

Figura 3: Informaes transmitidas por intermdio dos elementos do currculo

A ordem em que as informaes sero colocadas de relevante importancia, Gardner (2004, p.01) sugere a seguinte ordem:

a) b) c) d) e) f) g) h) i) j)

Dados Pessoais Cargo ao qual se candidata ou areas de domnio Educao Cursos Profissionais ou de Extenso e Treinamento: Idiomas Histrico Profissional Outras Atividades Atividades acadmicas ou ligadas ao ensino Assuntos Gerais Interesses pessoais

Por fim, o currculo um retrato por escrito, uma propaganda. Por isso, devem ser jogados fora os modelos prontos. Como cada pessoa diferente, assim, cada empresa tem a sua personalidade. 0 segredo, como em tudo na vida, pensar antes de fazer qualquer coisa e adequar o currculo satisfatrios.

a sua personalidade

e a da empresa, s assim, os resultados podero ser

3.3 Etiqueta no mundo dos negcios: regras no escritas de conduta no trabalho

Muitas pessoas preferem manter a informalidade na vida social e abolir as regras de boas maneiras. Mas deve-se ficar ciente de que esta escolha ter aceitaes e rejeies, e talvez nunca se aperceba delas. 0 real problema esta no fato que em se tratando de negocios.

34

pode-se perder muitos clientes, ou perder contratos e empregos, em determinadas ocasies, em funo do excesso de informalidade e da falta de bons modos.
Tio logo o homem deixou as cavernas, foram necessrias regras para organizar a vida

em grupo, ou seja, a vida social. Isso se verifica at hoje. Mas, a busca pelas boas maneiras de
comportar-se no convvio social tem sido uma preocupao do homem desde o sculo XIII, quando foi estruturado na crte francesa, um cdigo de boas maneiras. Seu apogeu aconteceu

no sculo XVII, na Versailles de Luiz XIV. Nesta poca, comeou a ser empregada a palavra
"etiquette" por causa das etiquetas distribudas aos nobres quando chegavam ao ptio do castelo. Continham instrues de como se portar e o lugar a ocupar numa festa ou cerimnia

de acordo com o protocolo (RIBEIRO, 1993, P. 15).

A medida que as Cidades evoluram e a burguesia passou a imitar o comportamento


das crtes, novos conceitos de civilidade e trato social foram sendo implantados. Coube ao
filsofo Erasmo de Rotterdam escrever o primeiro tratado de boas maneiras da era crist, em 1530. Este tratado trazia recomendaes de cuidados externos com o corpo, de olhar nos olhos

do interlocutor quando se fala. Aqui surge a to comentada frase: "os olhos sio o espelho da alma". Desde essa poca as pessoas j tinham idia de Tie as regias de etiqueta auxiliam nos
relacionamentos e na convivncia tanto social como profissional. Para Girardi (2004, p. 03)
Conviver saber a forma correta e adequada de se comportar diante das situagijes, saber falar, saber ouvir, saber se vestir, essencialmente com 'presena de espirito e bom senso'. No se trata de regras a decorar, mas de urna postura que permita a transmisso de um perfil equilibrado, bem humorado e educado de lidar corn a vida.

Quando D. Joo VI se transferiu com a crte de Lisboa para o Rio de Janeiro, houve maior necessidade, no Brasil, de um livro de etiqueta. Surgiu ento, o livro "Nova arte do
cozinheiro e do copeiro", que citava algumas normas de etiqueta no trato mesa.

35

Usos e costumes so mutveis e as maneiras diferenciam-se de acordo com a geografia e as mentalidades. Com a globalizao e a queda das fronteiras dando origem a uma nova poltica econmica e maior interao cultural entre os pases, surgiu um novo perfil de empresrio. O executivo um cidado internacional que preserva caractersticas culturais em seu estilo pessoal, mas deve assumir, no trato profissional, um comportamento pautado por uma viso global. Principalmente, porque os modos de uma pessoa continuam traduzindo quem ela

6. As empresas esto prestando cada vez mais ateno ao "capital social" de seus executivos,
ou seja, a sua capacidade de comportar-se com elegncia e cavalheirismo diante de superiores e subordinados e, principalmente de clientes e fornecedores no mundo empresarial. Dessa capacidade vai depender, a imagem que a empresa projeta de si. 0 site Geocites (2004) reafirma essa tendncia quando relata que:
[...] a vida em sociedade coloca uma srie de desafios especficos para o executivo. Desafios que vo muito alm do que prescrevem os manuais de etiqueta: como retribuir presentes, como se vestir, como proceder mesa. Tudo isso fcil porque depende basicamente, de coisas que a maioria dos executivos tm: educao. adquirida no convvio familiar e social, bom senso e capacidade de observao. Mas a vida dos negcios, dentro e fora da empresa, cria situaes para os quais o cdigo habitual de boas maneiras freqentemente no tem respostas. Isso tanto mais verdade numa poca em que a vida nas grandes empresas passa por transformaes numa intensidade talvez sem paralelo. Mudam as empresas, mudam os cdigos e mudam as regras.

O c;.:nhecimento e prtica das normas que regem o comportamento no mundo

negcios geram beneficios imediatos; facilitam o trato com clientes; ajudam um executivo a
portar-se com confiana e naturalidade em qualquer circunstncia da vida social e profissional e melhoram o relacionamento entre colegas ou entre chefes e subordinados da mesma

organizao. Atitudes como bater o telefone, falar alto, falar mal da empresa, do chefe ou do
colega, exagerar no perfume, no respeitar a mesa do colega, no usar o banheiro corretamente, deixando bagunado e tantas outras atitudes no ficam bem no local de

trabalho. Aqueles que no procedem bem no so necessariamente rudes ou descorteses. Em

36

geral, nem sequer se do conta de suas gafes. Mas isso acaba por indicar a falta de refinamento, traquejo social e, talvez respeito pelo prximo, alm de indicar falta de tica e
cooperao podendo comprometer o trabalho do grupo. Em conseqiincia, a carreira fica

prejudicada, com dano material, e diminuda a contribuio para o xito da empresa. Pode-se citar algumas atitudes que contribuem para um profissional se comportar em
situaes formais como reunies, entrevistas de emprego, almoos e jantares de negcios. conferencias, entre outras. Algumas delas so:

a) Estar adequadamente vestido com a formalidade que a situao exige;


b) No mascar chiclete; c) Falar olhando sempre nos olhos do interlocutor, isso indica ateno com a pessoa

com quem se est conversando; d) Chegar aos compromissos com pontualidade, pois indica responsabilidade; e) Falar somente o necessrio;
No falar mal de ex-empregadores e ex-empregados e g) Desligar o telefone celular ou caso ele toque desculpar-se e nib atender, mas desligi-In (PERNA 2003).

Segundo Ledo (1992), os ambientes de trabalho so estranhos. Sempre h uma tenso pairando no ar e um perfume da secretria, na recepo. A partir desse ninho de relaes quase perigosas, preciso saber como se aprumar em escritrios, reparties grandes ou
microempresas.

A etiqueta no trabalho um dos requisitos do Marketing Pessoal e, neste aspecto, a vantagem ser daqueles que se comprometerem com o aprendizado continuo e vantajoso
(BALLBACK; SLATER, 1999). As boas maneiras no so os nicos atributos para a

37

promoo executiva, mas saber o que prprio na hora e no lugar certos, uma ajuda para escalar a ladeira escorregadia do sucesso.

3$

TECNOLOGIAS DA ETIQUETA NO TRABALHO

4.2 Comportamento dirio no ambiente de trabalho

Em geral, a maior parte do tempo passa-se nos ambientes de trabalho. 0 trabalho faz parte da vida. nesse ambiente que se exigido, se ganha ou perde-se beneficios e sofre-se

frustraes e alegrias. 0 ambiente de trabalho composto no s infra -estrutura fisica e


tcnica bem como e, sobretudo, pelas pessoas que a utilizam. So as pessoas que fazem a

diferena, que contribuem ou no para um ambiente saudvel e desejado.


Por isso, o ambiente de trabalho deve ser estimulante, descontrado e alegre, onde as pessoas compartilhem conhecimentos e se dedicam para desenvolver atividades benficas para os outros indivduos. Mas para que essa atmosfera flua positivamente Ribeiro (1993, p.

32) adverte que: 1.1 o espirito de colaborao fundamental para o bom resultado em um
grupo de trabalho, e o companheirismo prestativo credita pontos a seu favor". Poucas atitudcz: so mais desejadas at exigidas no mundo profissional do que a responsabilidade. essa atitude que gera a confiana e a lealdade. De acordo com Mussalc

(2002, p. 02) "[...] ser responsvel 'responder pelos prprios atos', tambm significa
'corresponder' as expectativas das outras pessoas, sejam colegas , chefes, subordinados ou clientes". A responsabilidade fundamental no ambiente de trabalho porque a falha de uma pessoa compromete o trabalho de todos, portanto, o produto final. Para propiciar um ambiente de trabalho agradvel e garantir uma imagem profissional positiva, outro fator de grande relevncia a pontualidade. Ela pode definir mui to da personalidade de uma pessoa. Se o profissional costuma se atrasar, no s para

compromissos, mas, nos prazos que costuma firmar, um sinal de que h algo errado. Alm de ser deselegante, atrasos freqentes podem deixar o executivo com fama de profissional pouco srio, ou at de irresponsvel. Para Brennan e Block (1994, p. 86) "todo mundo que trabalha numa companhia tem de ter a conscincia que inadmissvel chegar tarde constantemente ao trabalho. uma violao ao contrato e um abuso de confiana". Por isso, quando tiver um compromisso ou meta fixada, deve-se sempre trabalhar com uma margem segura de tempo. 0 correto chegar com quinze minutos de antecedncia. E se o atraso ou no comparecimento for inevitvel importante justificar a tempo. Se possvel deve-se avisar com antecedncia - e, ao chegar, desculpar-se. Como disse Ledo (1992, p. 119) "a verdadeira cortesia pensar no outro antes de pensar em si mesmo". A cortesia atrai cortesia. Se, se estende a mo com um sorriso, o outro tambm estende a sua e retribui. As pessoas se imitam. Quem trata mal ao colega de trabalho, geralmente receber tratamento igual. Se um cliente atendido muito bem, demonstrando interesse por ele, claro que esse cliente ficar encantado e satisfeito com o profissional que the atendeu e com a empresa e consequentemente isso agregar valor a imagem do executivo. De acordo com Ribeiro (1993) as pessoas, so sensveis a sua identidade, e valorizao no ambiente que atuam. Desta forma deve-se ser paciente, pensando antes de falar, ouvindo o que os outros tern a dizer; aceitar as idias dos outros, reconhecendo que a idia de um colega pode ser melhor; saber dividir, pois ao trabalhar em grupo importante partilhar responsabilidades e informaes e ser participativo e solidrio, procurando dar o melhor de si e ajudar os colegas sempre que necessrio. "As pessoas que trabalham num mesmo local no precisam ser grandes amigos, mas se houver um entendimento, como quando o outro est de mau humor, j interessante. Se todos respeitassem os limites do prximo, os conflitos diminuiriam absurdamente (FERREIRA, 2003, p. 01). Brennam e Block (1994, p. 80) relatam que: "a cortesia o lubrificante da vida.

40

No mundo dos negcios, saber como alcanar sucesso no nvel pessoal e profissional mais importante que qualquer conhecimento que se possa ter em outras areas". Algumas atitudes podem ser mal interpretadas no local de trabalho, trazendo malentendidos. Entre elas: boatos, fofocas e cochichos. Podem arruinar carreiras, relaes de

negcios e at mesma a empresa, quando o que se cometa malicioso e destrutivo. 0 "disse me disse" coisa comum nos locais de trabalho, mas deve-se fugir disso. Alm de ser muito negativa, a fofoca e o boato, colocam e dvida a reputao do profissional e a sua credibilidade tanto pessoal quanto profissional; funcionrios que falam alto e querem ser o centro das atenes, atrapalhando o desempenho alheio.
0 importante haver respeito entre os empregados, alem de cada um saber os seus prprios limites, principalmente da posio que ocupam. Assim como, gritar, humilha.

rebaixa o empregado, embaraa as pessoas que esto ao redor, no resulta em beneficio para
ningum, alm de ser um sinal de desrespeito e de pssimas maneiras.

Um dos hbitos que mais causam discusses e desentendimentos o fumo. 0 ponto central praticar o vicio sem incomodar as pessoas com quem se convive. E para isso a etiqueta tem regras estritas para os fumantes: so proibidas as baforadas no elevador, numa sala cem cinzeiros e, principalmente mesa, enquanto os outros estiverem cornenclo. Quando um fumante e um no fumante se renem, o fumante fica obrigado a abster-se. Nunca se deve apagar um cigarro numa planta, num pires. Se no for encontrado um cinzeiro prefervel "engolir a cinza". Para o fumante recomendado chupar balas de menta ou fazer bochecho com produto para higiene bucal, alm de dar uma volta ao ar livre antes de voltar ao trabalho.
JA o no fumante deve conter comentrios hostis e quando for necessrio pedir educadamente

que o colega apague o cigarro. Cachimbos e charutos so proibidos e devem ser apreciados em casa ou local apropriado (BRENNAN; BLOCK, 1994; LEO, 1992).

41

A simpatia um dos melhores canais de acesso ao sucesso profissional e pessoal. As pessoas em geral gostam de quem as tratam bem. Ser cordial, afetuoso, entusiasmado e educado, fundamental para garantir uma imagem positiva entre as pessoas com quem se relaciona (CARIDOSO, 2003). Aes simples como um cumprimento, um sorriso, podem garantir pontos importantes para o Marketing Pessoal. Poucas pessoas sabem a importncia de um aperto de mo. Pelo aperto de mo podese identificar um pouco da personalidade de uma pessoa, ou pelo menos o que ela sentiu ao cumprimentar. Ele pode transmitir segurana, simpatia, confiabilidade e amizade. De acordo com Nickol (1980, p. 19) no aperto de mo:
A mo deve ser estendida sem hesitao, o que demonstra um carter firme e leal; no se deve estender a mo com muita languidez e moleza, pois isso e sinal de desateno e falta de cortesia; estender a mo dura como um pedao de tbua, faz do aperto de mo um gesto unilateral sem nenhum significado e, fingir ignorar a mo que se nos estende um gesto altamente indelicado.

Deve-se evitar no trabalho abraos e beijos. Mas se houver a iniciativa deste

cumprimento dever partir do indivduo mais importante para o menos importante. 0 beijo na
face permitido apenas para pessoas que so intimas umas das outras, e no para pessoas que se acabam de conhecer (site GEOCITES). No caso do abrao, segue a mesma regra do beijo para a iniciativa e, os profissionais devem encostar o lado esquerdo um ao outro, pelo fato de ali estar localizado o corao.

No d para negar, o ambiente de trabalho, por onde circulam pessoas inteligentes,


informadas e cheias de energia, um dos campos mais ' propcios aos relacionamentos amorosos que a sociedade moderna tem a oferecer. Ribeiro (1993, p. 34), afirma que:

Passa-se a maior parte da vida trabalhando e a afetividade das pessoas acaba restrita a este ambiente, tornando-se natural a maior aproximao entre homens e mulheres atraidos sexualmente. 0 amor no escolhe ocasio nem lugar para nascer, o romance acontece e o casal deve ter um comportamento que esteja de acordo com o ambiente.

A verdade que existe toda uma fantasia em torno do envolvimento com algum da empresa. algo que passeia pelo imaginrio das pessoas e muitas vezes acaba se tornando realidade. Quando a atrao se desenvolve a ponto de transformar-se num romance, cumpre resolv-lo discretamente. A primeira regra a observar que um escritrio no lugar indicado para manobras de maior intimidade. Um casal estar aos beijos e abraos pelos corredores pode ser motivo de grande embarao para os colegas (BRENNAN; BLOCK, 1994, p. 65). Algumas normas podem ser citadas, para ajudar aqueles que se vem diante de um relacionamento afetivo no local de trabalho:

a) No se deve exibir "caso" As pessoas. E qualquer troca de carinhos fica proibida no horrio de expediente; b) No se deve devotar mais tempo ao romance do que ao servio. A empresa paga o salrio do profissional e os interesses dela deve ter prioridade; c) No trocar olhares amorosos em salas cheias o calor se propaga um fenmeno da fisica) e di na vista; d) No se deve rir sugestivamente quando se estiver falando com o outro no telefone e, e) No chegarem, os dois, ao trabalho queixando-se de cansao, dor nas costas etc. devem-se guardar os sintomas para si. Do outro modo, os dois serviro para alimentar fofocas (BRENNAN; BLOCK, 1994, p. 66-67).

Como diz Ledo 91992, p. 15) "[...] gentileza no artigo de luxo, mas sim de primeira necessidade". Adotar regras de etiqueta no trabalho no significa ter cuidados excessivos no comportamento ou que no se possa cometer nenhum deslize. As normas de boas maneiras, vem dizer que deve-se prestar um pouco de ateno as nossas atitudes como: verificar se o

43

perfume est forte e incomoda o colega; no pegar objetos dos outros sem permisso; rib esquecer de dizer "por favor" e obrigado" e no entrar em conversas alheias sem a devida permisso. So pequenas aes, mas que podem fazer a diferena no local de trabalho e contribuir para a boa relao com colegas e clientes. Alm de que elas garantem pontos positivos para o Marketing Pessoal.

4.2 Etiqueta ao Telefone

0 telefone foi inventado h 128 anos atrs, em 1876, e desde ento o mundo sofreu grandes alteraes. Apesar de no sculo XXI cada vez mais pessoas aderirem ao e-mail como forma de comunicao pessoal e nas organizaes, o telefone no ficou obsoleto. 0 telefone continua sendo um meio de comunicao imprescindvel, uma tecnologia de trabalho que deve ser operado com sabedoria e com regras de boa educao. De acordo com o site Catho (2004) "atender uma ligao telefnica no algo to simples quanto parece, principalmente no ambiente de trabalho. Urna nica derrapada e ..irut pode comprometer a imagem da empresa no mercado para sempre". importante lembrar que se lida diariamente com clientes, fornecedores e, ao falar ao telefone, est se transmitindo um carto de visitas da empresa. incrvel como as organizaes gastam recursos aprimorando e projetando a sua imagem na mdia, atravs de seminrios, feiras, exposies, distribuio de material de divulgao (folders, catlogos) e depois pe tudo a perder respondendo ao telefone de maneira fria, desinteressada e grosseira. 0 telefone um instrumento de vendas. E deve ser usado no s para vender mercadorias, servios e idias, mas tambm prestigio (BRENNAN;

44

BLOCK, 1994, P. 41). Para Schields, diretor administrativo da Merit Direct, uma das principais empresas de telemarketing do reino Unido:
A primeira e, muitas vezes, mais duradoura impresso que algum recebe de sua empresa pelo telefone. Ele muito mais que um aparelho de comunicao: urna oportunidade de estabelecer um relacionamento com um cliente fora do alcance de seus competidores.

Para que se transmita uma imagem positiva da organizao algumas regas de conduta podem ajudar:

a)

Ao atender uma ligao deve-se supor sempre que possa ser um novo cliente,

portanto atende-se com alegria e gentileza. preciso aprender a sorrir ao telefone, atendendo o aparelho com entusiasmo, prontido e eficincia; b) Qualquer rudo estranho na linha pode ser deselegante ou comprometedor. Por

isso, no se deve comer, nem fumar ou assinar documentos pois o interlocutor pode perceber qualquer movimento estranho e ir concluir que no se esta dando ateno a ele; c) fundamental falar somente o necessrio, tendo em mente o assunto exato a

ser tratado para evitar demora desnecessria, ter a mo todas as informaes necessrias e verificar se o momento oportuno para a ligao. A:sim sc usando bem a linha telefnica e possibilitando que outras pessoas tambm faam as suas ligaes; d) No deixar ningum esperando na linha. Quando no for possvel fornecer a

informao rapidamente, deve-se consultar quem esta na linha para saber se vai continuar esperando ou se prefere voltar a chamar mais tarde. Outra opo anotar o nmero do telefone da pessoa e dar um retorno mais tarde;

45

e)

Reduzir ao mnimo as ligaes pessoais e intimas. A privacidade nos

escritrios pode ser inexistente e o local de trabalho no para ficar namorando ou fofocando preciso usar a tica profissional e

f)

Ao ser interrompido em uma ligao solicitar a pessoa que chegou que aguarde

o trmino da ligao ou, em caso de urgncia, explicar o motivo da interrupo


pessoa chamada (BRENNAN; BLOCK, 1994; site CATHO, 2004; GIRARDI, 2004;
LEO, 1992; ROBINSON, 2004).

J no nenhuma novidade que o telefone celular serve para aumentar a produtividade e resolver emergncias. Mas para que ele se tome uma tecnologia de apoio e
no de destruio da imagem deve-se cuidar para que seu uso seja correto. Como relatam

Brennan e Block (1994, p. 48) "no comeo, quando ainda era raro, impressionava a todos ao
tocar inesperadamente. Era por isso mesmo levado a reunies de negcios. Tornou-se um

smbolo de status". Hoje a novidade j esmaeceu, de modo que fazer e receber chamadas num
telefone celular deve obedecer a certas regras para no perturbar terceiros. Telefonar e receber chamadas num telefone mvel durante uma reunido, entrevista

de emprego, pode indicar que o 1,..suario tem outras prioridades, e isso causa uma impresso negativa. Por isso, ao fazer uma visita a empresa, participar de almoos de negcios e
reunies ou assistir palestras, deve-se desligar o aparelho ou deix-lo no modo vibra call. Se

por acaso ele tocar, deve-se pedir desculpas e desliga-lo rapidamente, sem atend-lo. Se for

inevitvel atender ao telefone deve-se retirar da sala, desculpando-se ou pelo menos, isolar-se
para no incomodar e falar em voz baixa.

4.3 A aparncia do executivo

A roupa foi uma das principais conquistas da civilizao de acordo com os estudiosos de sociologia, tanto esteticamente quanto na questo da sade e dos costumes. No a toa que existe um provrbio chines que diz: "a roupa faz o monge". Ribeiro (1993, p. 93) afirma que: "vestir-se seria um ato totalmente livre no fossem as limitaes econmicas e as influncias culturais, das quais a moda muito importante". Estudar e se especializar. Essa a idia fixa de quem pensa em construir uma carreira slida e de reconhecimento. Essa idia no errada, importante investir no contedo com cursos universitrios, tcnicos, de lnguas, especializaes e ps-graduaes, mas por si s o estudo pode no abrir todas as portas. Embora a aparncia fisica e o comportamento social sejam revogados, por muitos, ao segundo plano no exerccio da profisso, em um primeiro contato, so nestes dois itens que clientes, chefes ou recrutadores de Recursos Humanos se baseiam para julgar o profissional. a aparncia o jeito de ser que formam a primeira imagem de algum, positiva ou negativa. Toads as empresas adotam comportamentos e trajes de acordo com a sua cultura interna. Preocupar-se com o visual positivo, o ao de vestir-se por si s, j uma ao de comunicao. Porm, algumas pessoas, mesmo com esforo, erram na escolha da roupa. 0 importante usar a roupa certa para a ocasio certa, pois a idia que se deve preocupar, no apenas com a primeira impresso, mas com a segunda, a terceira, etc. para Case e Botelho (2001, p.77) "raramente voc vai ter uma segunda chance de causar uma boa primeira impresso". Por isso as roupas e acessrios devem estar em harmonia com uma srie de fatores que comporo a imagem profissional. Para isso, deve-se agir com bom senso na hora

47

da escolha dos trajes, desta forma, ser possvel estar-se apto para enfrentar qualquer situao, sentindo-se elegantemente vontade. De acordo com Alihan (1971, p. 97), "um executivo com discernimento deve saber distinguir entre moda e coqueluche. Basta que ele se oriente pelo fato bsico de que o bom gosto na aparncia necessrio se ele quer impor respeito". No importa quanto se gasta com a formao do guarda-roupa, se as roupas no so adequadas. A roupa para o trabalho no deve chamar mais ateno do que a pessoa. 0 guarda-roupa padro executivo evita modismos, exceto em pequenos detalhes mais atuais. A adequao do traje deve estar em sintonia com a idade, o fisico, a cor dos cabelos, com o horrio do perodo de trabalho, com uma certa harmonia entre os empregados no sentido de que no se deve exceder em luxo e sobretudo o chefe. 0 fundamental para as executivas, segundo Ribeiro (1993, p. 96) estar "nem sria demais, nem frvola. Sem ser escrava tanto da moda como da profisso". muito importante para o executivo formar um guarda-roupa bsico, com peas de boa qualidade. Kalil (1998, p. 163) relata que: "a roupa certa a que mais se parece com o cargo que voc est disputando" No caso do vesturio masculino empresarial, o sapato deve ter a mesma cor do cinto e da meia; as gravatas devem ser mais clssicas, evitando-se

gravatas cmicas com estampas de personagens c desenhos animados. jit as profissionais


devem evitar: minissaias, roupas transparentes, acessrios extravagantes, perfume forte e maquiagem carregada. Kalil (1998, p. 164) ainda cita que:

Toda empresa tem sua personalidade. E voc precisa conhec-la bem para 'vestir a camisa certa'. Porque a imagem da empresa vem antes da sua. Se voc trabalha numa empresa formal, bom se preparar. 0 que vem pela frente muita gravata, muito temo e muito protocolo.

AS

0 grupo Catho realizou em 1999 uma pesquisa com executivos homens e mulheres, para analisar quais so os elementos que contribuem para melhorar a aparncia e/ou charme de executivos. Esta pesquisa pode ser visualizada por meio das figuras a seguir:

Cabelo comprido

Melhora a aparncia Piora a aparncia e/ou charme (%) Le/ou charme ( A) 8.1 91.8 7. 25 30.9 70.85 4.5 24.85 18.05 90.7 69 29.05 95.4 75 81.85 97.35 77.5

Brinco
Pulseira Bigode aparado Bigode espesso

Cavanhaque Barba Tatuagem

2.5
22.7

anis

on e: Adaptado de Case e Botelho, 2001

Quadro 2: 0 que melhora ou piora a aparncia e/ou charme do homem executivo

Batom
Maquiagem dos olhos Maquiagem facial Brincos Anis

I Melhora a aparncia Piora a aparncia e/ou charme %) e/ou charme % 98.7 1. 2

84.5 80.3 98.45


93.2 81.25

15.4 19.6 1.45


6.7 18.7

Pulseiras

49

colar tatuagem

90.65 , 2.2 97.1

9.25 97.8 2.2


4

perfumes
0

Fonte: Adaptado de Case e Botelho, 2001.

Quadro 3: 0 que melhora ou piora a aparncia e/ou charme da mulher executiva

A anlise das tabelas indica que: para as executivas o nico elemento considerado negativo foi a tatuagem, os outr6s elementos contribuem para a melhoria da aparncia. Mas 6 bom lembrar que tudo que em excesso no fica bem. Em relao aos homens apenas o bigode aparado foi indicado como melhora. Essas opinies servem para indicar o que deve e o que no deve ser usado. Para Case e Botelho (2001, p. 80) "quem busca o sucesso vai aproveitar essas dicas para confirmar ou modificar comportamentos para se adequar s preferncias manifestadas pelos executivos em geral. 0 recado geral este: o executivo te conservador". Para amenizar a situao delicada entre o que vestir, quando vestir e como vestir, seguem algumas sugestes sobre a aparncia do executivo. Pois certo que pequenos detalhes fazem a diferena:

a)

Em ambientes de trabalho as profissionais devem evitar: minissaias e roupas transparentes, salto muito alto, saia muito justa, decotes e cores berrantes;

b)

0 profissional deve levar em considerao alguns fatores na hora de se vestir: tipo fisico, sua idade, cor da pele, dos cabelos e dos olhos, a situao, o lugar, o horrio e a companhia;

C)

So adereos proibidos para os homens: brinco, pulseira, piercing. (exceto em algumas poucas profisses); para as mulheres so permitidos,

50

mas vale o bom senso e a ausncia de exageros no uso. Os acessrios como lenos, bolsas, colares, pulseiras, brincos, entre outros, devem ser de tamanho e cores adequados (pequenos, simples e discretos), estando em harmonia com as roupas; d) Os trajes mais indicados sempre so os clssicos. As executivas podem usar vestidos (fechados), tailleurs e terninhos. Sio vrios tipos de roupas que bem combinados, com cores (preferencialmente claras), padres e texturas, do um excelente resultado. Para os homens o uso de palet e gravata praticamente obrigatrio como parmetro de autoridade. Os ternos devem ser de cores escuras, listados ou no, a camisa branca, raramente azul. Dependendo do tipo de empresa ou rgo pblico podem ser usadas roupas mais informais, neste caso, recomendvel usar blazer ou palet esporte. Devem ser evitados tnis, camisetas, cala jeans, camisas coloridas e chamativas; e) Em relao aos sapatos, os femininos no devem ser de plataforma alta, ou de salto muito alto e fino. Melhor que sejam delicados e de salto mdio. Deve-se dar preferencia aos sapatos fechados como scarpins ou mocassins. O sapato masculino pode ser tambm mocassin, clssicos, de lao ou de fivela, devem ser pretos ou marrons, devem ter a mesma cor da meia e do cinto e, a meia deve aparecer o mnimo possvel e deve cobrir mais que os tornozelos. Em geral os sapatos precisam estar sempre limpos e engraxados. Alm de serem de boa qualidade; As cores das roupas devem ser bsicas, baseadas em cores neutras. Roupas de cores escuras so mais discretas e sujam menos do que as claras. As cores podem variar entre: cinza, em especial o chumbo, que

pode ser utilizado em todas as estaes do ano

e facilmente

transformado com o uso de acessrios; preto, cor bsica e preferida pela maioria dos executivos, combina com todas as cores e di a impresso de emagrecer a silhueta, aparentando uma certa elegncia; bege, uma alternativa para o guarda-roupa de vero e de fcil combinao com acessrios nas cores preto e marrom e azul marinho, cor sbria, clssica e tambm preferida pela maioria dos homens e mulheres de negcios, da confiabilidade e deve ser a cor escolhida para se utilizar em entrevistas de empregos; No quesito cuidados pessoais e higiene pessoal: os cabelos devem ter aparncia de limpeza e cuidado, corte em dia (cabelos compridos nos homens, nem pensar). Para as mulheres, o corte de cabelo e a tintura devem possuir o mesmo estilo, combinando com a sua personalidade, alm de que no deve conter muitos acessrios como presilhas, estarem desalinhados ou caindo no rosto. fundamental cuidar de espinhas, plos e outros itens do gnero; cuidar bem das mos e no usar esmaltes de cores escuras ou extravagantes, as unhas devem ser bem cortadas. Os homens precisam estar sempre bem barbeados ou com o bigode ou barba bem aparados e com a pele hem hidratada e sem oleosidade em excesso; As profissionais precisam ser discretas ao maquiar-se. A maquiagem certa deve combinar com o tom da pele, ser simples, limpa e natural, evitando-se cores escuras (azul, preto e verde), batons vermelhos ou pinks. A maquiagem no deve passar a impresso de que se est indo a uma festa ou voltando de uma e;

52

z)

A gravata a parte mais divertida e verstil do traje masculino. Co9m ela o homem pode passar um pouco da sua personalidade e bom gosto. Deve-se escolher gravatas mais clssicas. Gravatas cmicas com estampas de personagens de desenho animado no caem bem. As gravatas mais clssicas tm listras transversais, tambm chamadas de regimentais, por terem surgido na Inglaterra e respeitarem as cores das escolas e regimentos britnicos, ou estampas de cashemere ou desenhos geomtricos. Com elas diminui-se o risco de errar. As tonalidades variam muito, mas deve-se buscar as mais clssicas, como: preta, azul marinho, vinho, bege ou amarela (BRENNAN; BLOCK, 1994;CALLADO, 2004; CATHO, 2004; COBRA, 2003; KALIL, 1998; LEO, 1992).

ingnuo achar que a forma de se vestir no trabalho, ou em qualquer outro lugar, insignificante para as pessoas criarem uma imagem a respeito do profissional. A aparncia levada em conta na hora da contratao, assim como em todas as circunstncias da vida. 0 ser humano aprendeu a julgar por meio da viso e, se verdade que esta leva eventualmente a erros de julgamento, verdade tambm que o que os olhos dizem o no mnimo, um dado a
,

mais para o bom avaliador. Sendo assim, deve-se investir na aparncia, quando no por vaidade ou por interesse, pelo menos por respeito aos outros com quem se vai relacionar.

4.4 Boas maneiras mesa

A histria registra que a mesa de refeies se tomou um meio para o exerccio do poder. A sorte de muitos povos foi decidida em banquetes, inclusive as conspiraes. E seja

53

para anunciar um novo contrato, inaugurar uma nova sede, apresentar um nova diretoria ou fechar um negcio, as refeies de negcios devem ser encaradas como um evento importante do trabalho. No mundo atual, no h tempo a perder, at pela preservao das horas de lazer, reconhecidas como ponto de equilbrio para o desempenho profissional. Os minutos devem ser bem aproveitados e longos almoos, em carter profissional, no so mais aceitos. De acordo com Brennan e Block:

O xito das refeies de negcios depende da harmonia de uma variedade de elementos. Deve-se escolher um restaurante que agrade aos convidados e seja apropriado ocasio. Os pratos devem ser escolhidos com cautela; a conversao fluida e animada, conduzida com habilidade pelo anfitrio; e a negociao abordada sem precipitao. O almoo deve ser descontrado, simpatico e aprazvel.

A utilizao correta de talheres, copos e taas mesa j no a parte mais dificil para um executivo enfrentar em uma refeio de negcio. Por mais complicadas que parea. essa a parte mais fcil. Em qualquer manual de etiqueta o assunto bem detalhado. 0 dificil

enfrentar o que pode acontecer a partir dai. Pois h situaes que ocorrem num evento social
que, por mais que sejam rotineiras, no deixam de criar embaraos e gerar incertezas. Na verdade as refeies de rizgcios devem criar uma atmosfera agradvel, propicia a se fazer transaes profissionais. E isso deve acontecer como afirma Ribeiro (1993, p. 151) porque:

0 paladar estimulado predispe ao otimismo e, numa conversa de negcios, o clima ameno ajuda a quebrar as tenses. 0 que servido mesa importante para se conseguir esta atmosfera agradvel e um cardpio pesado ou excesso de bebida podem atrapalhar o jogo de influncias.

Cada vez mais informais, os encontros profissionais tm uma srie de armadilhas em que os executivos no podem cair. Por isso, algumas atitudes podem ser seguidas para as refeies de negcios, embora as "dicas" sejam vlidas para qualquer refeio em pblico.

Porque como salienta Colombini (2002, p. 84) "o almoo de negcios funciona como um teste sobre suas habilidades sociais". Nestes encontros, cada gesto avaliado e, o profissional precisa dar-se conta que no est ali em seu prprio nome, mas no da empresa para o qual trabalha:

Ao propor um almoo a um cliente ou colega, convm dizer o objetivo do mesmo, o que permitir ao outro recusar o convite. Assim, os dois no perdem tempo. Aquele que convida escolhe o restaurante, reserva a mesa e paga a conta. No elegante pedir os pratos mais caros do cardpio se o anfitrio no o fizer; Na manh do "dia D" o profissional ou a sua secretria deve confirmar o encontro. Quem convida chega antes, um tipo de delicadeza que faz toda a diferena no mundo dos negcios. c) No se deve chamar o garom estalando os dedos, ou gritando; assim como, tambm no se deve gesticular nem conversar com algum do outro lado do restaurante. Pode-se pedir licena e ir l se for o caso; no se deve fumar na mesa; Ser comedido nas quantidades de comidas e bebidas numa refeio em carter profissional sinal de adequao. Em almoos, bebe-se muito pouco vinho e no encher demais a boca e nem mastigar de boca aberta; Palitar os dentes considerado um ato higinico. Mas realiz-lo em pblico sumamente deselegante. 0 correto palitar os dentes no toalete, aps a refeio; Antes de beber, deve-se passar o guardanapo nos lbios, para no deixar marcas de gordura na borda do clice, durante uma refeio;

55

Ao chegar no se deve estender a mi.() para quem j estiver se

alimentando, pois anti-higinico; deve-se colocar o guardanapo sobre o


colo tomando cuidando para no que ele no escorregue;

Nunca comear a se alimentar antes dos outros deve-se esperar que


todos estejam servidos, e comecem juntos. Ao terminar, colocar os

talheres juntos (no cruzados), em paralelo o cdigo de que se est


satisfeito, e de que o garom pode retirar o prato.

0 tema central do almoo deve ser abordado sem pressa, no antes da


chegada do primeiro prato, comeando tratando de amenidades, para descontrair o ambiente. A partir dai cabe ao anfitrio comear a falar de

negcios e;

i)

Nab apoiar os cotovelos na mesa enquanto estiver comendo. Os talheres devem ser usados de fora para dentro, para cada prato. Os copos so: fino e alto para champagne, maior para gua ou refrigerante, mdio para vinho

tinto, menor para vinho branco (BRENNAN; BLOCK, COLOMBINI, 2002; LEO, 1992; NERY, 2004; RIBEIRO, 1993).

1994;

fundamental saber como se comportar at mesmo durante uma simples refeio. preciso estar preparado para usar o bom senso e a observao: perceber quando bom ficar

quieto, quando hora de mudar de assunto, quando o clima fica pesado, quando o caso de fazer piada ou simplesmente ser um bom ouvinte.
E, como a sua carreira e seu futuro profissional que esto literalmente mesa, bom estar atento para pequenos detalhes que fazem a diferena.

4.5 Comportamento em eventos da empresa

As regras de boas maneiras regem o nosso dia-a-dia, principalmente no trabalho ou

quando se participa de eventos profissionais.


Comportar-se de forma correta, entrando e saindo dos eventos profissionais (sejam

reunies, congressos, seminrios, eventos sociais e de confraternizao da empresa) com a cabea erguida por agir com segurana e naturalidade, seguindo no somente regras impostas
pela sociedade ou normas profissionais, mas usando a percepo, o bom senso e a prpria sensibilidade. Estes sio atributos que fortalecem e solidificam a moral e a carreira

profissional.
De acordo com Brennan e Block (1994, p. 89) "um cdigo de conduta a que todos obedeam na organizao e ordenamento de reunies pode contribuir para aliviar tenses, melhorar o relacionamento entre as pessoas, criar bases para a diviso amigvel de lucro". A boa impresso conseqncia do comportamento correto no dia-a-dia em entrevistas com clientes, reunies, almoos ou jantares de negcios, etc. para Robinson (2004,

p. 48):

Informais ou formais, todas as reunies de trabalho so mais eficazes se os envolvidos compreendem e seguem algumas regaras simples de etiqueta e comportamento. Muitas reunies so longas, mal focalizadas ou inclusivas porque um ou mais participantes deixam de observar essas regras.

Uma reunido uma situao de grande exposio. preciso ter respostas inteligentes, estar por dentro do assunto e ter idias prprias, alm de saber o momento oportuno de falar, qual lugar escolher para sentar, como conduzir a reunio, et. Por isso, seguem alguns conselhos que podem ser seguidos para a garantia de um bom desempenho:

a) A pontualidade uma forma de respeito ao evento. Se possvel, chegar antes da hora, pois desagradvel para quem se apresenta em pblico iniciar uma palestra, conferncia ou reunido com atraso devido impontualidade de muitos. Os atrasos dispersam a ateno de quem est se pronunciando e das pessoas j acomodadas; b) Deve-se comparecer com trajes adequados. A roupa tem forte poder de influncia nos relacionamentos sociais e profissionais. Vestir-se de forma consciente, harmoniosa e equilibrada continua sendo o segredo das pessoas bem sucedidas e elegantes; c) Quern convoca a reunio deve tomi-la curta e eficaz, todos devem respeitar a sua estrutura (cronograma, horrios, atas, relatrios, resoluo e votao), preparar-se lendo relatrios e apresentando os resultados solicitados; d) Respeitar a disposio de lugares estabelecida. Muitas reunies tm uma disposio de lugares (geralmente com o presidente cabeceira da mesa). Devese esperar at que todos estejam prestes a se sentar e perguntar onde o melhor lugar para sentar; e) 0 presidente ou diretor quem conduz a reunido, em casos de discusso de assuntos no concluida ou de divergncias de opinies, argumentar cautelosamente. A argumentao educada e persuasiva muito mais eficaz que o sarcasmo e o desrespeito pessoal. Alm de que se deve lembrar que, o que discutido em muitas reunies confidencial. Por isso, pode ser uma sria falta de tica e etiqueta falar sobre o que aconteceu na reunio e f) Cumprimentar a todos e agradecer aos cumprimentos, ser respeitoso com os colegas e com suas opinies. H pessoas insensveis, rancorosas, mal humoradas

5g

e sem propsito de vida que fazem questo de se refestelarem numa cadeira


demonstrando falta de interesse, deboche ou pouco caso com o evento. Ao contrrio deve-se manter uma boa postura na cadeira em que se encontra sentado, no demonstrar inquietao e evitar conversas paralelas, alm de desligar o telefone celular (ALIHAN, 1971; GIRARD', 2004; RIBEIRO, 1993; ROBINSON, 2004).

H inmeras ocasies em que a vida profissional se confunde com a vida social. Atualmente as empresas preparam eventos sociais como uma estratgia para integrar equipes

e prepar-las para desafios; alm de que o marketing de muitas empresas e o deslanche de


negcios so feitos em recepes de confraternizao, coquetis, jantares e almoos de negcios. De acordo com Ribeiro (1993, p. 129) "grandes ou pequenas, as festas promovidas por empresas so acontecimentos que guardam as caractersticas formais do evento puramente social, mas envolvem mais sutilezas". Os eventos sociais podem ser realizados para estreitar "laos" com fornecedores, clientes e autoridades governamentais, assim como para agradecer atenes recebidas; para adquirir maior prestigio com os colaboradores da organizao e incentivar um ambiente

agradvel, de parceria, companheirismo e proporcionar a integrao de setores intemos da


empresa. Mas assim como as reunies seguem regras de etiqueta, os eventos sociais tambm adotam normas de comportamento. E o que Girardi (2004, p. 05) vem afirmar quando diz que:

Em refeio em casa - o anfitrio deve verificar as preferncias alimentares dos convidados, agir com naturalidade, tratar igualmente a todos e no falar em negcios, salvo em casos onde h necessidade e convenincia. Os convidados podem presentear o anfitrio corn pequenos presente. Naturalmente, os bons modos mesa so um fator bsico em qualquer situao. Em festas no trabalho permanecer sbrio, evitar fofocas e ser discreto, quanto mais alto for o cargo, mais cedo se deve ir embora, evitar comentar ou fazer criticas posteriormente ao evento.

59

Saber receber 6, portanto, da maior importncia para um executivo, como importante saber portar-se como convidado em recepes alheias. Ser perfeito nisso uma maneira agradvel de se ampliar capacidade e as perspectivas nos negcios.

6o

5 CONSIDERAES FINAIS

Muito mais do que "modernizao", o mercado de trabalho viveu uma revoluo. A maioria das empresas j percebeu a necessidade de romper os velhos hbitos e procuraram adaptar-se Ls novas exigncias do mercado. E so estas empresas que buscam atualmente, profissionais com um perfil moderno, que possuam no somente habilidades tcnicas, mas habilidades no contato com as pessoas, preocupando-se com a imagem que transmitiro de si mesmos e consequentemente da empresa onde atuam. Nesse ambiente contemporneo o autodesenvolvimento a nica forma de se manter atualizado e evitar a obsolncia. Para isso, os profissionais precisam estar atentos a dois aspectos: os conhecimentos e as capacidades exigidas pelo trabalho e as formas de ser e de agir como profissionais. Conforme se pode analisar neste estudo o executivo deve conhecer suas limitaes dentro da rea em que atua. Para se destacar no ambiente de trabalho preciso identificar os pontos fortes e empenhar-se em fortalece-los ainda mais, e, buscar aprimorar os pontos fracos. Os talentos identificados, desenvohidos e construidos tendem a aumentar em valor medida que se adquire mais experincia. Outrossim, constatou-se, neste estudo, que at agora pouco se falou de maneira objetiva das necessidades de mudana no perfil de cada profissional. E este estudo mostrou as mudanas brutais pelas quais passou o perfil dos executivos e o que necessrio para ser bem sucedido. Os beneficios atingidos atravs do uso correto das tecnologias que aqui foram abordadas sobre etiqueta no trabalho , networking, elaborao de currculos, aparncia visual,

61

entre outras, sio inmeros e, na maioria das vezes, bem visveis e iprovados por aqueles que foram beneficiadas por elas. Seria importante, a elaborao de futuros estudos sobre o tema, como monografias, teses e dissertaes que aprofundassem o contedo visto que a bibliografia existente ainda pouca e que o Marketing Pessoal vem adquirindo cada vez mais fora dentro das organizaes e como vantagem competitiva para quem o pratica. Os profissionais no devem transmitir uma imagem ftil e artificial do que sio. Mesmo porque, quem transmite aquilo que no corre o risco de ser surpreendido tio logo adentre a empresa e no corresponda imagem que transmitiram na entrevista. Pelo contrrio, os profissionais devem ser autnticos, mas algumas regras podem ajudar no melhoramento da imagem e no contato com colegas de trabalho, fornecedores e clientes. Por isso devem investir na qualificao da carreira com cursos de atendimento ao cliente, boas maneiras, etiqueta no trabalho, alm de aprenderem a elaborar um cuniculo de qualidade..

4".

REFERNCIAS

ALIHAN, Milla. Manual do executivo jovem: comportamento para o sucesso. Sao Paulo: Brasiliense, 1971. BALLBACK. J; SLATER. J. Marketing Pessoal: como orientar sua carreira para o sucesso. 3 ed. So Paulo: Futura, 1999. BRENNAN, Lynne; BLOCK, David. Etiqueta no mundo dos negcios. Sao Paulo: Siciliano, 1994. CARDOSO, M. Faa seu marketing pessoal. Vencer!, Sao Paulo, n. 6, p. 30-37, mar. 2000 CASE, Thomas e BOTELHO, Joaquim Maria. Gerenciamento da carreira do executivo brasileiro: uma cincia exata. So paulo: Edio Catho online S/C Ltda., 2001. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia cientifica: para uso dos estudantes universitrios. 3. Ed., So Paulo: McGraw - Hill, 1983. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em cincias humanas e sociais. Sao Paulo: Cortez, 2001. COLOMBINI, Leticia. Alm da Competncia e do foco em resultados, h outra coisa que pode dar um belo empurro na sua carreira: Revista Voc S/A.. n. 43, p. 28-36, jan. 2002. Cumprimento seguido de contato fsico - aperto de mos e beijos na face. Disponvel em: http://geocities.yahoo.com.br/modosemaneiras/contato fisico.htm. Acesso em: 9 jan. de 2004. Como evitar que situaes complicadas atrapalhem sua carreira - e sua vida. Disponvel em: http://www.geocities.com/wallstreet/5703/etiqueta.htm1 . Acesso em: 30 abr 2004. FFRitLIRA, Cnnsiiailc. Como agir im no ambiente de trabalho. 16 jan. 2004. Di.poinvel em: http://diaadia.dgabe.com.br/DiaiDia.ide?contal+402789 . Acesso em: 19 maio de 2004. FRANCIATTO, C. livro dos testes. So Paulo: Makron Books, 1999. FRANCO, Simon. Criando o prprio futuro. 6 ed. Ver. E ampl. So Paulo: Futura, 2002. GARDNER, Howard. Faa um currculo correto. Disponvel http://www.eigenheer.com.br/aconse1hamento/b04.htm1 Acesso em: 15 jan. 2004. em:

GEHRINGER, M. 0 que ...empregabilidade. Voc S.A., Sao Paulo, n. 44, p. 24-33, fev. 2002. GIRARDI, Dante Marciano. Etiqueta no trabalho: alavancando o marketing pessoal. Artigo no publicado. 2004.

61

GIRARDI, Dante Marciano. Educao e empregabilidade: os novos caminhos do mundo do trabalho. Artigo no publicado, 2004.
KALIL, Glria. Chic: manual de moda e estilo. so Paulo: SENAC, 1998.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. cap. 9. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1990.
LEAD, Danuza. Na sala com Danuza. Sao Paulo: Siciliano, 1992.

LEBRE, Andra. Rede de relaes: pessoas so a sua maior fonte de recursos. 10 jun. 1998. Disponvel em: http://wwwzolfinho.com.br/profissionais/andrealebre.htm . acesso em: 02 maio de 2004. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento. 5 ed. So Paulo: Atlas, 1999. v. 1 e 2. MINARELLI, Jos Augusto. Networking: como utilizar a rede de relacionamentos na sua vida e na sua carreira. So Paulo: Gente, 20014. MUSSAK, Eugenio C. 0 comportamento responsvel. 06 nov. 2002. Disponvel em: httn://vocdesa.abril.uol.com.br/aberto/online/022002/1245 1.shl. Acesso em: 19 maio de 2004. NERY, Antonio e. D. 0 comportamento e a etiqueta nos negcios. Disponvel em:
http://vvww.google.com.br/search?q=cache:wekFa()NReGsJ:www.correionet.com.bri . Acesso em: 21 maio de 2004.

NICKOL, Maria do Carmo. Mil regras ilustradas de boas maneiras. Sao Paulo: Edies de ouro, 1980.
PERNA, Ins. Marketing pessoal tambm comportamento. Disponvel em: Ig-Ip://catho.com.br/dicastlista2.php?fonte=1&qual=1&idi=1948ctifulo=OXRpdHVkZM szcXV . Acesso em: 30 nov 2003. RIBEIRO, Celia. Boas maneiras e sucesso nos negcios: um guia pratico de etiqueta para executivos. Porto Alegre: L & PM, 1993. ROBINSON, David. Etiqueta no trabalho: aprenda as regas no escritas de conduta no trabalho neste guia para pro fissionais. So Paulo: Clio Editora, 2004. ROCHA, M. Seu currculo tem que brilhar. Voc S.A., So Paulo, n. 29, P. 24-33, nov. 2000 um bom networker. Disponvel em: Luiz. Como ser http://www.curingao.com.brinetworker.htm. Acesso em: 06 maio de 2004.

SCISTOWISKI,

TRIVI1s10S, Augusto Nivaldo Silva. Introduo pesquisa em Cincias Sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo: Atlas, 1987.

64

Telefone: no como sair da linha. Disponvel http://www.catho.com.br/jcs/inputerview.phtml?id=3313 . Acesso em: 22 abr de 2004.

em:

VERGARA, Sylvia Maria. Projetos e relatrios de pesquisa em administrao. So Paulo: Atlas, 1997. XAVIER. R. de A. P. Sua carreira: evitando os erros que atrapalham. So Paulo: Editora
STS, 2001.

WOODS, Donald R. Como tecer uma rede de relacionamentos e se valer dela. So Paulo: Nobel, 1996.

Vous aimerez peut-être aussi