Vous êtes sur la page 1sur 8

Material do Livro Sistemas Digitais Fundamentos e Aplicaes, de FLOYD, Thomas L.

Pagina a partir da pgina 388 Resumo Circuitos Biestvel e Monoestvel. Aqui so abordados os dispositivos lgicos biestvel, monoestvel e astvel, denominados multivibradores. Duas categorias de dispositivos biestveis so o latch e o flipflop. Os dispositivos biestveis tm dois estados estveis, chamados de SET e RESET; tornando-os teis como dispositivos de armazenamento. A diferena bsica entre latches e flip-flops a forma com que eles so comutados de um estado para o outro. O flip-flop um bloco construtivo bsico para contadores, registradores e outras lgicas de controle seqencial e usado em certos tipos de memrias. O multivibrador monoestvel tem apenas um estado estvel. Um monoestvel produz um nico pulso de largura controlada quando ativado ou disparado. O multivibrador astvel no tem estado estvel e usado principalmente como oscilador, que um gerador de forma de onda auto-sustentado. Os geradores de pulsos so usados como fontes para formas de onda de temporizao em sistemas digitais. O LATCH um tipo de dispositivo de armazenamento temporrio que tem dois estados estveis (biestvel) e normalmente colocado numa categoria separada dos flip-flops. Os latches so similares aos flip-flops porque eles so dispositivos biestveis que podem permanecer em um dos dois estados estveis usando uma configurao de realimentao, na qual as sadas so conectadas de volta s entradas opostas. A principal diferena entre os latches e os flip-flops o mtodo usado para a mudana de estado deles. Uma Aplicao Um Latch Usado como Eliminador de Trepidao de Contato Um bom exemplo de uma aplicao de um latch na eliminao do repique (bounce) do contato de uma chave mecnica. Quando o plo de uma chave comuta fazendo fechar o contato, este contato vibra fisicamente ou repica vrias vezes antes de finalmente estabelecer um contato firme. Embora esses repiques sejam de duraes muito curtas, eles produzem spikes de tenso que frequentemente so inaceitveis em sistemas digitais. Essa situao ilustrada na Figura 76(a).

Tempos de Atraso de Propagao Um tempo de atraso de propagao o intervalo de tempo necessrio aps a aplicao de um sinal de entrada at que a mudana de sada resultante ocorra. Quatro categorias de tempos de atraso de propagao so importantes na operao de um flip-flop: 1. Atraso de propagao tPLH medido a partir da borda de disparo do pulso de clock para a transio de nvel BAIXO para nvel ALTO na sada. Esse atraso ilustrado na Figura 732(a). 2. Atraso de propagao tPHL medido a partir da borda de disparo do pulso de clock para a transio de nvel ALTO para nvel BAIXO na sada. Esse atraso ilustrado na Figura 732(b).

3. Atraso de propagao tPLH medido a partir da borda de subida da entrada preset para a transio do nvel BAIXO para nvel ALTO na sada. Esse atraso ilustrado na Figura 73(a) para uma entrada preset ativa em nvel BAIXO.

4. Atraso de propagao tPHL medido a partir da borda de subida da entrada de clear para a transio de nvel ALTO para nvel BAIXO na sada. Esse atraso ilustrado na Figura 733(b) para uma entrada de clear ativa em nvel BAIXO.

Tempo de Setup O tempo de setup (preparao), ts, o intervalo mnimo necessrio para os nveis lgicos se manterem estveis nas entradas (J e K, ou S e R, ou D) antes da borda de disparo do pulso de clock para que os nveis sejam confiveis na definio do estado do flip-flop. Esse intervalo ilustrado na Figura 734 para um flip-flop D.

Tempo de Hold O tempo de hold (manuteno), th, o intervalo de tempo mnimo necessrio para que os nveis lgicos permaneam aps a borda de disparo do pulso de clock para que os nveis sejam confiveis na definio do estado do flip-flop. Isso ilustrado na Figura 735 para um flip-flop D.

Frequncia de Clock Mxima A frequncia de clock mxima (fmx) a maior taxa na qual um flip-flop pode ser disparado confiavelmente. Nas frequncias de clock acima da mxima, o flip-flop pode no ser capaz de responder de forma suficientemente rpida sendo a sua operao prejudicada. Largura de Pulso As larguras de pulso mnimas (tW) para uma operao confivel so geralmente especificadas pelo fabricante para as entradas de clock, preset e clear. Tipicamente, o clock especificado pelos seus tempos de nvel ALTO e nvel BAIXO mnimos. Dissipao de Potncia A dissipao de potncia de qualquer circuito digital o consumo de potncia total do dispositivo. Por exemplo, se o flip-flop opera com uma fonte cc de 5 V e drena 5 mA de corrente, a dissipao de potncia P = VCC x ICC = 5 V x 5 mA = 25 mW A dissipao de potncia muito importante na maioria das aplicaes nas quais a capacidade da fonte de alimentao um parmetro importante. Como exemplo, considere um sistema digital que utiliza dez flip-flops e que cada um dissipa 25 mW de potncia. A potncia total necessria PT = 10 x 25 mW = 250 mW = 0,25W

Isso nos diz qual deve ser a capacidade de sada necessria da fonte de alimentao cc. Se os flip-flops operam com +5 V cc, ento a quantidade de corrente que a fonte tem que fornecer I = 250 mW / 5 V = 50 mA Temos que usar uma fonte de alimentao de +5 V cc que seja capaz de fornecer pelo menos 50 mA de corrente.

7-5 MONOESTVEIS O multivibrador monoestvel um dispositivo com apenas um estado estvel. Um monoestvel est normalmente no estado estvel mudando para o estado instvel apenas quando disparado. Uma vez disparado, o monoestvel permanece no estado instvel por um perodo predeterminado de tempo retornando automaticamente para o estado estvel. O tempo em que o dispositivo permanece no estado instvel determina a largura do pulso na sada. Ao final do estudo desta seo voc dever ser capaz de: Um monoestvel produz um nico pulso cada vez que disparado. A Figura abaixo mostra um monoestvel bsico (multivibrador monoestvel) que composto de uma porta lgica e um inversor. Quando um pulso aplicado na entrada de disparo (trigger), a sada da porta G1 vai para nvel BAIXO. Essa transio de nvel ALTO para nvel BAIXO acoplada atravs de um capacitor entrada do inversor G2. O nvel BAIXO aparente em G2 faz com que a sada v para nvel ALTO. Esse nvel ALTO conectado de volta em G1, mantendo a sada de G1 em nvel BAIXO. At esse ponto, o pulso de disparo fez com que a sada do monoestvel (Q) fosse para nvel ALTO.

O capacitor comea a carregar imediatamente atravs de R em direo tenso de nvel ALTO. A taxa na qual ele se carrega determinada pela constante de tempo RC. Quando o capacitor carrega at um certo nvel, o qual visto como nvel ALTO por G2, a sada retorna para o nvel BAIXO. Para resumir, a sada do inversor G2 vai para nvel ALTO em resposta entrada de disparo. Ele permanece no nvel ALTO por um tempo determinado pela constante de tempo RC. No final desse tempo, ele retorna para o nvel BAIXO. Um nico pulso de disparo estreito produz um nico pulso de sada cuja durao controlada pela constante de tempo RC. Essa operao est ilustrada na Figura 744. O smbolo lgico de um monoestvel tpico mostrado na Figura 7 45(a) e o mesmo smbolo com R e C externos mostrado na Figura 745(b). Os dois tipos bsicos de monoestveis na forma de CI so o no-

redisparvel e o redisparvel.

Um monoestvel no-redisparvel no responde a nenhum pulso de disparo adicional a partir do instante em que disparado (passa para o estado instvel) at retornar ao estado estvel. Em outras palavras, ele ignora qualquer pulso de disparo que ocorre antes do trmino da temporizao. O tempo no qual o monoestvel permanece no estado instvel a largura do pulso de sada. A Figura 746 mostra um monoestvel no-redisparvel sendo disparado em intervalos maiores que a largura de pulso e em intervalos menores que a largura de pulso. Observe que no segundo caso, os pulsos adicionais so ignorados.

Um monoestvel redisparvel pode ser disparado antes do final da temporizao. O resultado do redisparo uma extenso da largura de pulso conforme ilustrado na Figura 747.

MONOESTVEL NO-REDISPARVEL (74121) O CI 74121 e um exemplo de um monoestvel nao-redisparvel. Ele prove conexes para R e C externos, conforme mostra a Figura 7.48. As entradas denominadas de A1, A2 e B so entradas de controle de disparo. A entrada RINT conecta a um resistor de temporizao interno de 2 k interno. Ajustando a Largura do Pulso Uma largura de pulso tpica de 30 ns e produzida quando nenhum componente de temporizao externo usado e o resistor de temporizao interno (RINT) conectado a VCC, como mostra a Figura 7.49(a). A largura do pulso pode ser definida em algum valor entre cerca de 30 ns e 28 s atravs do uso de componentes externos. A Figura 7.49(b) mostra a configurao usando o resistor interno (2 k) e um capacitor externo. A parte (c) mostra a configurao usando um resistor externo e um capacitor externo. A largura do pulso de sada e definida pelo valor do resistor (RINT = 2 k e REXT e selecionado) e o capacitor de acordo com a seguinte formula: tW = 0,7RCEXT Onde R RINT ou REXT. Quando R est em quiloohms (k) e CEXT est em picofarads (pF), a largura do pulso de sada tW est em nanossegundos (ns).

O Smbolo do Schmitt-Trigger O smbolo indica uma entrada Schmitt-trigger. Esse tipo de entrada usa um circuito de limiar especial que produz histerese, (http://pt.wikipedia.org/wiki/Histerese) uma caracterstica que evita erros de chaveamento entre estados quando uma tenso de disparo de variao lenta paira em torno do nvel de entrada crtico. Isso permite segurana no disparo sempre quando a entrada varia de forma lenta como 1 volt/segundo. MONOESTVEL REDISPARVEL (74LS122) O CI 74LS122 um exemplo de CI monoestvel redisparvel com uma entrada de clear. Ele tambm prov conexes externas de R e C, conforme mostra a Figura 750. As entradas denominadas A1, A2, B1 e B2 so entradas de controle de disparo.

Uma largura de pulso mnima de aproximadamente 45 ns obtida sem componentes externos. A maior largura de pulso conseguida usando componentes externos. Uma frmula geral para o clculo dos valores desses componentes para uma largura de pulso especfica (tW)

onde 0,32 e uma constante determinada pelo tipo particular de monoestvel, R e dado em k podendo ser um resistor interno ou externo ao CI, CEXT e dado em pF e tW e dado em ns. A resistncia interna e de 10 k e pode ser usada em vez de um resistor externo. (Observe a diferena entre essa formula e aquela para o CI 74121, mostrada na Equao 7.1.) Exemplo Monoestvel No Redisparavel: Uma certa aplicao necessita de um monoestvel com uma largura de pulso de aproximadamente 100 ms. Usando um 74121, mostre as conexes e os valores dos componentes. Soluo Arbitrariamente selecione REXT = 39 k e calcule a capacitncia necessria.

Um capacitor padro de 3,3F proporciona uma largura de pulso de sada de 91 ms. As conexes apropriadas so mostradas na Figura 751. Para conseguir uma largura de pulso mais prximo de 100 ms, outras combinaes de valores para REXT e CEXT podem ser testadas. Por exemplo, REXT = 68 k e CEXT de 2,2F proporcionam uma largura de pulso de 105 ms.

Problema relacionado Use um capacitor externo juntamente com RINT para produzir uma largura de pulso de sada de 10 s a partir do CI 74121. Exemplo Monoestvel Redisparavel: Determine os valores de REXT e CEXT que produziro uma largura de pulso de 1s quando conectado a um 74LS122. Soluo Considere um valor de CEXT = 560 pF e ento calcule para REXT. A largura do pulso tem que ser expressa em ns e CEXT em pF. REXT ser em k.

Problema relacionado Mostre as conexes e os valores dos componentes para um CI monoestvel 74LS122 com uma largura de pulso de 5 s. Considere CEXT = 560 pF.

Uma Aplicao Uma aplicao prtica de monoestvel um temporizador seqencial que pode ser usado para iluminar uma srie de luzes. Esse tipo de circuito pode ser usado, por exemplo, num indicador direcional de mudana de pista em projetos de construo de estradas ou em sinais de mudana sequencial para automveis. A Figura 752 mostra trs CIs monoestveis 74LS122 conectados como um temporizador seqencial. Esse circuito em particular produz uma seqncia de trs pulsos de 1 s. O primeiro monoestvel disparado pelo fechamento de uma chave ou uma entrada de pulso de baixa freqncia, produzindo um pulso de sada de 1 s. Quando o primeiro monoestvel (ME 1) finaliza a temporizao e o pulso de 1 s vai para nvel BAIXO, o segundo monoestvel (ME 2) disparado, produzindo tambm um pulso de sada de 1 s. Quando esse segundo pulso vai para nvel BAIXO, o terceiro monoestvel (ME 3) disparado e o terceiro pulso de 1 s produzido. A temporizao de sada ilustrada na figura. Podem ser usadas variaes bsicas desse arranjo para produzir uma variedade de sadas temporizadas.

Continuar 555 pagina 419

Vous aimerez peut-être aussi