Vous êtes sur la page 1sur 11

1

ndice: 1.Introduo ............................................................................................................................ 2 2.Objectivos: .......................................................................................................................... 3 2.1.Objectivo geral: ................................................................................................................ 3 2.2.Objectivos especficos: ..................................................................................................... 3 3.Metodologia: ....................................................................................................................... 3 4.Isomeria ou Isomerismo dos compostos qumicos. ............................................................. 4 4.1.Definio: ......................................................................................................................... 4 4.2.Tipos de isomeria ............................................................................................................. 4 4.2.1.Isomeria plana ou constitucional ................................................................................... 5 4.2.1.1. Isomeria de cadeia ou de ncleo................................................................................ 5 4.2.1.2. Isomeria de posio ................................................................................................... 5 4.2.1.3.Isomeria de funo ..................................................................................................... 5 4.2.1.4.Isomeria de compensao ou metameria .................................................................... 6 4.2.1.5. Isomeria dinmica ou tautomeria .............................................................................. 6 4.2.2. Isomeria espacial ou estereoismero (Estereoqumica) ............................................... 7 4.2.2.1.Isomeria geomtrica ................................................................................................... 7 4.2.2.2.Isomeria ptica ........................................................................................................... 8 4.2.2.2.1.Enantiomeros ........................................................................................................... 9 4.2.2.2.2.Diastereoisomeros ................................................................................................... 9 5.Concluso .......................................................................................................................... 10 6.Bibliografia........................................................................................................................ 11

2 1.Introduo A Qumica uma cincia que estuda as substncias, suas propriedades e suas transformaes. As substncias qumicas no dependem apenas de sua composio, mas tambm do arranjo espacial de seus tomos que influenciam directamente nas suas propriedades fsicas e qumicas. Dai, surge o termo isomeria no seculo XIX para aclarar melhor a organizao espacial dos tomos. Contudo, o presente trabalho cinge-se da abordagem sinttica sobre a isomeria ou isomerismo, concretamente dos seguintes aspectos: da definio de isomeria e ismero, dos tipos de isomeria, da classificao dos tipos de isomeria, e dos exemplos quotidianos da influncia dos compostos ismeros nos seres vivos.

3 2.Objectivos: 2.1.Objectivo geral: Fazer ma abordagem resumida sobre a isomeria dos compostos qumicos e os seus tipos. 2.2.Objectivos especficos: Saber definir os conceitos isomeria e ismeros; Conhecer os tipos de isomeria e suas caractersticas; Distinguir os diferentes tipos de ismeros; Classificar os diferentes tipos de ismeros; Reconhecer a influncia da isomeria ou dos efeitos isomricos no quotidiano.

3.Metodologia: Para a concretizao do presente trabalho, a metodologia usada ou recorrida foi: Consulta bibliogrfica: que consistiu na leitura e anlise das informaes de diversas obras que se debruam sobre o tema acima mencionado; Os autores das referidas obras esto devidamente citados na bibliografia, na ltima pgina.

4 4.Isomeria ou Isomerismo dos compostos qumicos. A frmula molecular de um composto representa apenas os tipos e a quantidade de tomos que entram em sua constituio, e, a frmula estrutural mostra, alm disso, o arranjo dos tomos e a sequncia de ligaes entre eles (como os tomos esto ligados entre si). 4.1.Definio: ISOMERIA: o fenmeno caracterizado pela ocorrncia de duas ou mais substncias diferentes, que apresentam a mesma frmula molecular mas diferentes frmulas estruturais, apresentando consequentemente, propriedades fisicas e quimicas diferentes. Exemplo:

A palavra isomeria provm do Latim e significa partes iguais (iso=iguais meros=partes). Ismeros: so compostos qumicos que apresentam mesma frmula molecular mais diferentes frmulas estruturais. Ou seja, ismeros so compostos diferentes com a mesma frmula molecular. 4.2.Tipos de isomeria De acordo com as observaes das frmulas estruturais planas ou espaciais dos ismeros, salienta-se os seguintes tipos de isomeria: A. Isomeria plana ou constitucional: de cadeia, de posio, de compensao (ou metameria), de funo e tautomeria; B. Isomeria espacial: Diastereoismeros) geomtrica (Cis e Trans) e ptica (Enantimeros e

5 4.2.1.Isomeria plana ou constitucional um tipo de isomeria onde os ismeros se diferenciam atravs de suas frmulas estruturais planas. Ismeros constitucionais: so molculas que diferem em virtude dos seus tomos estarem ligados em ordens diferentes, ou seja, elas diferem na conectividade entre seus tomos. Isso ocorre devido habilidade dos tomos de carbono de formar ligaes simples e mltiplas com outros tomos, alm de poder se ligar a outros tomos alm do tomo de carbono. 4.2.1.1. Isomeria de cadeia ou de ncleo aquela em que os ismeros pertencem mesma funo mas diferenciam pelo tipo de cadeia ou ncleos. Exemplo:

4.2.1.2. Isomeria de posio aquela em que os ismeros pertencem mesma funo e tem o mesmo tipo de cadeia, mas diferem na posio de um grupo funcional, de uma ramificao ou de uma insaturao. Ex.:

4.2.1.3.Isomeria de funo aquela em que os ismeros possuem a mesma formula molecular, mais pertencem a funes qumicas diferentes. Exemplo:

4.2.1.4.Isomeria de compensao ou metameria aquela em que os ismeros pertencem mesma funo e tem o mesmo tipo de cadeia, mas diferem na posio de hetertomos. Exemplo:

4.2.1.5. Isomeria dinmica ou tautomeria tipo de isomeria que ocorre quando dois compostos de mesma frmula molecular e grupos funcionais diferentes coexistem em equilbrio dinmico em solues, no qual um deles est continuamente se transformando em outro e vice-versa. um caso particular de isomeria de funo, onde ocorre a transformao de aldedos ou cetonas em enis e vice-versa. Acontece somente em compostos cuja molcula possui um elemento muito eletronegativo, como o oxignio, e um carbono com uma ligao . O tomo muito eletronegativo atrai eltrons da ligao do carbono. Para estabilizar a molcula, o hidrognio sai do tomo muito eletronegativo e vai para o carbono.

4.2.2. Isomeria espacial ou estereoismero (Estereoqumica) um tipo de isomeria onde os ismeros se diferenciam somente pela disposio dos tomos no espao. Ismeros espaciais ou estereoismeros: possuem a mesma frmula molecular, apresenta os mesmos tomos constitutivos ligados na mesma sequncia (mesma frmula estrutural plana), diferenciando apenas nas frmulas estruturais espaciais (arranjo espacial dos tomos). A isomeria espacial pode ocorrer em dois casos: Isomeria Geomtrica ou cis-trans; Isomeria ptica (Enantimeros e Diastereoismeros).

4.2.2.1.Isomeria geomtrica Tambm conhecida como isomeria CIS-TRANS ou Z-E. Ismeros geomtricos: so aqueles que apresentam a mesma frmula molecular e a mesma sequncia de ligao entre os tomos, mas diferem entre si devido a certas restries geomtricas na localizao de tomos ou grupos de tomos. Tais ismeros possuem algum tipo de estrutura rgida que impede a livre rotao da molcula. Condies: Dever haver dupla ligao entre carbonos; Os ligantes de cada carbono da dupla ligao devem ser diferentes.

8 Ismero Cis aquele que possui dois grupos idnticos num mesmo lado da dupla ligao ou do anel. Ismero trans aquele que possui dois grupos idnticos em posio transversal (lados opostos) em relao dupla ligao ou ao anel. Exemplo:

CH3

CH3

CH3

CH3

Cis- 1,2-dimetilciclopentano

Trans-1,2-dimetilciclopentano

4.2.2.2.Isomeria ptica So aqueles que possuem a mesma frmula molecular e a mesma sequncia de ligao dos tomos, mas diferem entre si apenas na capacidade de desviarem a luz plano-polarizada ou para esquerda (levogiro), ou para direita (dextrogiro). Polarmetro: o instrumento que se usa para medir o efeito dos compostos oticamente ativos sobre a luz plano-polarizada.

9 formado por: fonte luminosa (lmpada de sdio), polarizador, tubo polarimtrico no percurso do feixe de luz (mantm a substncia a ser analisada), analisador com escala (mede o desvio angular da luz plano-polarizada). Substncia oticamente inativa: no ocorre desvio da luz plano-polarizada (0o). Substncia oticamente ativa: ocorre desvio (rotao) da luz plano-polarizada (dextrgira (+) ou levgira (-)). 4.2.2.2.1.Enantiomeros Refere-se a estereoismeros que so imagens especulares um do outro, que no se superpe. Tambm so denominados de molculas quirais (carbono quiral, um carbono ligado a quatro grupos diferentes).

4.2.2.2.2.Diastereoisomeros So estereoismeros que no so imagens especulares um do outro. H dois tipos de Diastereoismeros: Cis/trans: possuem estereocentros planos triangulares. A permuta entre grupos ligados a este tipo de estereocentro, tambm causa a formao de um outro estereoismero (no caso, Diastereoismeros); Molculas com mais de um estereocentro: possuem estereocentros tetradricos. A permuta entre grupos ligados este tipo de estereocentro, tambm causa a formao de um outro estereoismero (no caso, Diastereoismeros, mas em outros casos Enantimeros tambm).

10 5.Concluso Depois de tudo apresentado ao longo do presente trabalho, conclui-se que Para conhecer o comportamento qumico de uma substncia, muitas vezes, bastam suas frmulas moleculares ou estruturais planas; Os compostos de coordenao apresentam dois tipos de ismeros: plana ou constitucional e espacial ou estereoismero (geomtrica e ptica). Isomeria plana: um tipo de isomeria onde os ismeros se diferenciam atravs de suas frmulas estruturais planas. E tem-se a isomeria de cadeia (diferentes cadeias ou nucleos), de funo (apresentam grupos funcionais diferentes), de posio, de compesaao ou metameria e de dinamica ou tautomeria. Isomeria espacial ou estereoisomeros: preocupa-se com o arranjo espacial dos atomos dos isomeros. E tem-se a isomeria optica e geometrica (Cis-trans ou Z-E).

11 6.Bibliografia SOLOMONS, Graham & FRYHLE, Craig. Qumica Orgnica. 7a ed. Rio de Janeiro: LTC. 2000; BRUICE, Paula Yurkanis. Qumica Orgnica. 4a ed. So Paulo: Ed Pearson Prentie Hall. 2009; BARBOSA, Lus Cludio de Almeida. Introduo Qumica Orgnica. 2aedio. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. Pg.12; CAMUENDO, Ana & COCHO, Estevo. Saber Qumica10a Classe. 1aEdio. Maputo: LONGMAN Moambique. 2008;

Vous aimerez peut-être aussi