Vous êtes sur la page 1sur 42

The Agro-Energy Expansion and its impact on the Brazilian Ecosystems Tema 4

Legislao e Controle Ambiental


Flavio Montiel da Rocha

Rio de Janeiro, maro de 2007

Roteiro da Apresentao As Leis Ambientais Federais e a Agro-Energia O Monitoramento e o Controle Ambiental Federal

As Leis Ambientais Federais e a Agro-Energia

A legislao ambiental brasileira uma das mais completas do mundo. A seguir so apresentadas um breve resumo das Leis Federais mais relacionadas ao segmento da agro-energia. Lei Patrimnio Cultural - decreto-lei nmero 25 de 30/11/1937.

AS LEIS AMBIENTAIS FEDERAIS

Lei que organiza a Proteo do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, incluindo como patrimnio nacional os bens de valor etnogrfico, arqueolgico, os monumentos naturais, alm dos stios e paisagens de valor notvel pela natureza ou a partir de uma interveno humana. A partir do tombamento de um destes bens, ficam proibidas sua demolio, destruio ou mutilao sem prvia autorizao do Instituto de Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, IPHAN.

Determina a proteo de florestas nativas e define como reas de preservao permanente (onde a conservao da vegetao obrigatria) uma faixa de 30 a 500 metros nas margens dos rios, de lagos e de reservatrios, alm de topos de morro, encostas com declividade superior a 45 graus e locais acima de 1.200 metros de altitude. Tambm exige a averbao da Reserva Legal em cartrio de registro de imveis. Lei da Fauna Silvestre nmero 5.197 de 03/01/1967. A lei classifica como crime o uso, perseguio, apanha de animais silvestres, caa profissional, comrcio de espcies da fauna silvestre e produtos derivados de sua caa, alm de proibir a introduo de espcie extica (importada) e a caa amadorstica sem autorizao do Ibama. Criminaliza tambm a exportao de peles e couros de anfbios e rpteis em bruto.

Cdigo Florestal nmero 4.771 de 15/09/1965.

Lei do Zoneamento Industrial nas reas Crticas de Poluio nmero 6.803 de 02/07/1980.

Atribui aos estados e municpios o poder de estabelecer limites e padres ambientais para a instalao e licenciamento das industrias, exigindo o Estudo de Impacto Ambiental. Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente nmero 6.938 de 17/01/1981.

a lei ambiental mais importante e define que o poluidor obrigado a indenizar danos ambientais que causar, independentemente da culpa. O Ministrio Pblico pode propor aes de responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, impondo ao poluidor a obrigao de recuperar e/ou indenizar prejuzos causados. Esta lei criou a obrigatoriedade dos estudos e respectivos relatrios de Impacto Ambiental (EIA-RIMA).

Lei da rea de Proteo Ambiental - nmero 6.902 de 27/04/1981.

Lei que criou as "Estaes Ecolgicas ", reas representativas de ecossistemas brasileiros, sendo que 90 % delas devem permanecer intocadas e 10 % podem sofrer alteraes para fins cientficos. Foram criadas tambm as "reas de Proteo Ambiental " ou APAS, reas que podem conter propriedades privadas e onde o poder pblico limita as atividades econmicas para fins de proteo ambiental. Lei da Ao Civil Pblica - nmero 7.347 de 24/07/1985. Lei de interesses difusos, trata da ao civil publica de responsabilidades por danos causados ao meio ambiente, ao consumidor e ao patrimnio artstico, turstico ou paisagstico.

Constituio Federal Outubro 1988.

Art. 23 Estabelece as competncias concorrentes para a gesto ambiental PLC;

Art. 225 Insere a temtica ambiental como princpio constitucional para nortear o desenvolvimento do pas em bases sustentveis. Estabelece diretrizes para o licenciamento ambiental, o princpio do poluidor/pagador, e biomas como patrimnio natural. Alm de outros mecanismos de proteo e precauo ambientais.

Lei do Gerenciamento Costeiro nmero 7.661 de 16/05/1988.

Define as diretrizes para criar o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, ou seja, define o que zona costeira como espao geogrfico da interao do ar, do mar e da terra, incluindo os recursos naturais e abrangendo uma faixa martima e outra terrestre. Permite aos estados e municpios costeiros institurem seus prprios planos de gerenciamento costeiro, desde que prevaleam as normas mais restritivas. Este gerenciamento costeiro deve obedecer as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Lei da criao do IBAMA nmero 7.735 de 22/02/1989. Criou o Ibama, incorporando a Secretaria Especial do Meio Ambiente e as agncias federais na rea de pesca, desenvolvimento florestal e borracha. Ao Ibama compete executar a poltica nacional do meio ambiente, atuando para conservar, fiscalizar, controlar e fomentar o uso racional dos recursos naturais.

Lei dos Agrotxicos - nmero 7.802 de 10/07/1989.

A lei regulamenta desde a pesquisa e fabricao dos agrotxicos at sua comercializao, aplicao, controle, fiscalizao e tambm o destino da embalagem. Exigncias impostas : - obrigatoriedade do receiturio agronmico para venda de agrotxicos ao consumidor. - registro de produtos nos Ministrios da Agricultura e da Sade. - registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA - o descumprimento desta lei pode acarretar multas e recluso.

Lei da Poltica Agrcola - nmero 8.171 de 17/01/1991. Coloca a proteo do meio ambiente entre seus objetivos e como um de seus instrumentos. Define que o poder pblico deve disciplinar e fiscalizar o uso racional do solo, da gua, da fauna e da flora; realizar zoneamentos agroecolgicos para ordenar a ocupao de diversas atividades produtivas, desenvolver programas de educao ambiental, fomentar a produo de mudas de espcies nativas, entre outros.

Lei da Engenharia Gentica nmero 8.974 de 05/01/1995.

Esta lei estabelece normas para aplicao da engenharia gentica, desde o cultivo, manipulao e transporte de organismos modificados (OGM) , at sua comercializao, consumo e liberao no meio ambiente. A autorizao e fiscalizao do funcionamento das atividades na rea e da entrada de qualquer produto geneticamente modificado no pas, de responsabilidade dos Ministrios do Meio Ambiente , da Sade e da Agricultura. Toda entidade que usar tcnicas de engenharia gentica obrigada a criar sua Comisso Interna de Biossegurana, que dever, entre outros, informar trabalhadores e a comunidade sobre questes relacionadas sade e segurana nesta atividade.

Lei de Recursos Hdricos nmero 9.433 de 08/01/1997.

Institui a Poltica Nacional de Recursos Hdricos e cria o Sistema Nacional de Recursos Hdricos. Define a gua como recurso natural limitado, dotado de valor econmico, que pode ter usos mltiplos (consumo humano, produo de energia, transporte, lanamento de esgotos). A lei prev tambm a criao do Sistema Nacional de Informao sobre Recursos Hdricos para a coleta, tratamento, armazenamento e recuperao de informaes sobre recursos hdricos e fatores intervenientes em sua gesto. Lei de Crimes Ambientais - nmero 9.605 de 12/02/1998. Reordena a legislao ambiental brasileira no que se refere s infraes e punies. A pessoa jurdica, autora ou co-autora da infrao ambiental, pode ser penalizada, chegando liquidao da empresa, se ela tiver sido criada ou usada para facilitar ou ocultar um crime ambiental. A punio pode ser extinta caso se comprove a recuperao do dano ambiental. As multas variam de R$ 50,00 a R$ 50 milhes de reais.

O Monitoramento e o Controle Ambiental Federal

Ministrio do Meio Ambiente

Grupos de Monitoramento
Fauna, Flora e Meio Ambiente

IBAMA
Diretorias Centro de GEREX Monitoramento Ambiental

Solos e Sub-solos guas Continentais guas Costeiras Atmosfera


Comunidades e Areas Urbanas

(CEMAM)
Unidades Descentralizadas

Contaminao Ambiental Acidentes e Emergncias Ambientais rgos Parceiros

SIPAM

Rede de Informao Ambiental

CPRM DNPM INCRA


OUTROS

Ministrios IBAMA CTF OEMAS

SICAFI DOF ANA ANEEL ANP SISLIC

SISCOM
CEMAM

SISBIO

SISPROF

SIUC

OUTROS

PETROBRAS

Universidades

Siscom.ibama.gov.br

DEFINIO Sistema Compartilhado de Informaes de Licenciamento Ambiental em Propriedades Rurais na Amaznia Legal

SisCom

OBJETIVO
Compartilhar informaes estruturadas e espacializadas entre IBAMA, OEMAs e outras instituies relacionadas ao desmatamento e manejo florestal na Amaznia Legal.

RIOS

Terras Indgenas

ESTRADAS

Escritrio Regional do Ibama

reas Protegidas

Limites Propriedades

reas desflorestadas - 2005

Ligando Ligandoa aimagem imagem

Massa Massade degua gua

Nascente Nascente Tema Temadesligado desligado

Vegetao VegetaoNativa Nativa Curso Cursode degua gua

Clculo Clculocom comReserva ReservaLegal Legal

Plano de Manejo Florestal e o SISCOM


Proprietrio
AREA PRESERVAO PERMANENTE DOCUMENTAO AUTORIZAO

OEMAS ou IBAMA

RESERVA LEGAL

UNIDADE de PLANEJAMENTO ANUAL

UPA1 UPA2 UPA3


EA AR O US A R PA

MONITORAMENTO

SISTEMA COMPARTILHADO DE LICENCIAMENTO EM PROPRIEDADES RURAIS (SISCOM)

Plano de Monitoramento e Controle da Mata Atlntica


Linha 6 Controle Integrado de UCs

Objetivo:
Estruturao do monitoramento e fiscalizao integrada de UCs, vinculado consolidao das mesmas e viabilizao dos respectivos Planos de Manejo, no mbito do PNAP.

Resultados esperados:
Medidas emergenciais eficazes que coibam a explorao ilegal dos recursos naturais nas UCs e nas zonas de amortecimento. Desmatamentos e ilcitos ambientais minimizados e/ou coibidos; Maior visibilidade da atuao conjunta e transversal do poder pblico.
CBERS
LANDSAT

Sul da Bahia - 2005 Sul da Bahia - 2001

PN Descobrimento PN Descobrimento

785 ha 785 ha

Sistemas de Monitoramento

http://www.obt.inpe.br/deter

DETER
MODIS - Moderate-resolution Imaging Spectroradiometer 36 bandas Resoluo temporal: 3 dias Resoluo espacial: 250 m

TERRA e AQUA

CBERS - China-Brazil Earth Resources Satellite


Sensor WFI 2 bandas 260 m de resoluo

Repetitividade: 5 dias

cedido pelo INPE

Evoluo dos Sensores orbitais


Comparao entre os dados AVHRR e os dados MODIS 1km 250m

ATUALIZAO: uma quinzena depois...


Desmatamentos verificados entre 21/Mai e 08/Jun/2004 Mapa do desmatamento em 13/Ago/2003 (amarelo) + desmatamento de 13/Ago/2003 at 07/Mai/2004 (vermelho) + desmatamento de 21/Mai/2004 (laranja) + desmatamento de 08/Jun/2004 (azul)

Mosaico Modis de 21/Mai/2004

cedido pelo INPE

AERONAVE SIPAM - R-99B


(Sensoriamento Remoto)

SAR Synthetic Aperture Radar

NO IBAMA

MAPA OPERACIONAL

Identificao nica

Autos Lavrados

Visitado s/ Notificao

No Visitado

Visitado c/ Notificao

DESMATAMENTO MT
DESMATAMENTO ABSOLUTO (Km2)
PROP. RURAIS CADASTRADAS (20.247 UNID.) UCS (46 UNID.)

% RELATIVO AO DESMAT. TOTAL

1678,90 11,37 40,19 721,80 2159,82

36.40% 0.25% 0.87% 15.65% 46.83%

TERRA INDIG. (60 UNID.) ASSENTAMENTOS INCRA (451 UNID.) FORA do SISTEMA

Instrumentos de Controle

Processos de Licenciamento

Pontos de alagamento do reservatrio da UHE- MARAB

Observaes finais A legislao brasileira moderna e atualmente suficiente para regular os aspectos relacionados a agro-energia e a proteo dos ecossistemas brasileiros; Os instrumentos e mecanismos de monitoramento em uso so tecnologicamente adequados para detectar possveis transgresses s leis ambientais; Os rgos governamentais (federais, estaduais e municipais) esto aprimorando e integrando seus sistemas especficos de monitoramento, aumentando dia-a-dia a eficincia e a eficcia dos mecanismos de controle; Os mecanismos de controle requerem esforos continuados de ampliao e aparelhamento dos efetivos de fiscalizao, com nfase na desconcentrao de atribuies, integrao de atuao, fortalecimento das estruturas fsicas e transparncia nos resultados.

Flavio Montiel da Rocha Diretor de Proteo Ambiental IBAMA flavio.rocha@ibama.gov.br (61) 3316 1334

Vous aimerez peut-être aussi