Vous êtes sur la page 1sur 14

SEXUALIDADE, FAMLIA, ESCOLA E MDIA

A preocupao com a sexualidade na adolescncia tem estado nos ltimos tempos nas reportagens dos principais jornais e revistas. Diante das mudanas radicais que vem ocorrendo na sociedade, especialistas buscam descobrir onde est o rudo na comunicao entre a populao adulta e jovem, qual a melhor maneira de orientar os adolescentes em relao sexualidade e o porque de tantos jovens engravidarem precocemente ou adquirirem doenas sexualmente transmissveis advindas do ato sexual sem preparo com tanta incidncia embora a grande maioria conhea como prevenir-se e as conseqncias destes problemas, gerando uma srie de controvrsias de comportamentos, preconceitos e esteretipos. Falar de sexualidade implica em incitar debates na sociedade envolvendo escola, famlia, amigos e mdia. Como aponta Louro (2000):
A sexualidade, no h como negar, mais do que uma questo pessoal e privada, ela se constitui num campo poltico, discutido e disputado. Na atribuio do que certo ou errado, normal ou patolgico, aceitvel ou inadmissvel est implcito um amplo exerccio de poder que, socialmente, discrimina, separa e classifica (p86).

preciso muito rigor cientfico, preparo profissional e formao pessoal para conversar com os adolescentes sobre sexo. Alm disso, utilizar uma linguagem dirigida ao jovem. No se trata apenas de falar ou escrever em linguagem coloquial, ou de usar grias prprias dessa tribo. Isso muito fcil. preciso que o estilo lhes seja ntimo, para que possam ouvir ( SAYO,1997). A noo de sexualidade envolve elementos da histria de cada indivduo e do grupo social que participa. A abordagem deste assunto est presente no cotidiano devido, a sua relao com valores, tabus, crenas, cultura, religio. Essa realidade social reflete tambm na famlia, escola e mdia.

SEXUALIDADE E FAMLIA

A famlia um bem valioso, verdadeiramente o alicerce de uma sociedade. A educao de um filho um projeto de vida com a finalidade de prepar-lo para a tica, a responsabilidade, autonomia e a to almejada felicidade. (Zoelma, 2008) O ncleo familiar muito mais que um espao de convivncia sem dvida um local privilegiado para que o indivduo construa suas opinies, seu comportamento e sua personalidade. Por esta razo que a famlia exerce papel fundamental na educao sexual dos adolescentes. Neste sentido Sayo (1997), acredita que desde o nascimento que ocorre a educao sexual, sendo as primeiras noes e valores relacionados sexualidade ocorrem predominantemente no contexto familiar, ainda que de forma no explcita. Deste modo

Janeiro (2008) no tem dvida de que os primeiros educadores sexuais so os prprios pais, pois a eles ficam a maior responsabilidade na formao de seus filhos. Sendo assim os pais, seus modelos que aliceram a construo da idade sexual dos filhos e esto conscientes da importncia da educao sexual para o desenvolvimento global dos adolescentes.
A figura dos pais e educadores torna-se primordial orientao adequada desse jovem, inferindo em seu relacionamento e interao adequada com a temtica. Pois, nessa fase da vida, o adolescente busca harmonizar-se consigo mesmo, conhecendo seu corpo e demais aspectos que surgem, atreladas as novas regras sociais propagadas por esses jovens, os levando a diferentes comportamentos sexuais.

O comportamento dos pais na relao com os filhos, no tipo de recomendaes, nas expresses, gestos e proibies que estabelecem os valores que a criana criar. O fato de a famlia possuir valores conservadores, liberais ou progressistas, professar alguma religio ou no, e a forma como o faz, determina em grande parte a educao das crianas ( Sayo, 1997, p.112). Assim, Cano (1997) relata que:
Hoje, vivemos um perodo de transio no que diz respeito construo de valores relacionados s questes da sexualidade, o que comumente leva os pais as apresentarem muitas dificuldades para escolher a forma mais adequada para orientar seus filhos sobre o tema.

Apesar de a famlia ser considerada de grande importncia para a orientao sexual de adolescentes, h estudos que constatam que este tema ainda gera constrangimento e aflies para pais e filhos (Fonseca et al,2010:Janeiro, 2008). Embora os pais estejam preocupados com os filhos ante os problemas da sociedade atual, eles sentem que no esto preparados para discutir, dialogar sobre questes consideradas como mais delicadas de serem abordados o que frequentemente os distanciam dos filhos, como as que envolvem a sexualidade (CANO, 2000). As razes para o despreparo dos pais para discutir o tema com os filhos so o fato de os pais no terem vivenciado essa experincias com seus pais quando adolescentes; a vergonha de abordar o assunto, pois trs a tona a maneira com que os pais foram educados e tambm por no saber lhe dar com a precocidade dos adolescentes (ALMEIDA E CENTA). Segundo BOCARDI (1997), os pais sentem dificuldade em abordar as questes de sexualidade junto os filhos no s por constrangimento, mas tambm por medo de um dilogo franco e aberto. Eles tem receio de que o dilogo possa propiciar ou indicar para os jovens que eles esto prontos para iniciar sua vida sexual. Para reforar a dificuldade que os pais tem em dialogar o assunto com os filhos, uma pesquisa realizada pela revista CINCIA & EDUCAO em 2005, com professores do Ensino Mdio da rede municipal de Uberlndia mostrou que professores acreditam que, mesmo os pais tendo a conscincia de que seu filhos j esto praticando a vida sexual,

os pais evitam oferecer mtodos contraceptivos, visto que isso significa romper com alguns tabus existentes na sociedade. As professoras revelaram que os pais no discutem sexualidade com os filhos porque no foram preparados para isso e ficam constrangidos. Ento preferem dizer que no tem tempo e deixam a tarefa para a escola. Alguns pais tentam romper com essa situao e, na tentativa de justificar a ausncia do dilogo, compram livros e revistas para os filhos, acreditando que essa uma forma de educar sexualmente. Em todos os discursos os professores apontam que cada famlia tem seus prprios valores e os repassam para os filhos. Juntamente com esses valores as famlias acabam passando tambm preconceitos, tabus e mitos. Essa dificuldade dos pais abordada por SUPLICY(1991), que aponta as rpidas mudanas ocorridas na sociedade, nas ltimas dcadas, com relao sexualidade e que deixaram os pais amedrontados e confusos. Antigamente, as famlias no tinham dvidas em saber o que era certo ou errado, o que podiam ou no permitir. Hoje, no entanto, estamos vivendo um perodo de transio para a construo de um sistema de valores sexuais e temos dificuldades e dvidas sobre o que e como orientar. Desta maneira RAPPAPORT (1995) diz que muito freqente os pais agirem ou de forma autoritria, com atitudes de imposio, gritaria, castigos severos ou de forma oposta, ou seja, com uma permissividade exagerada. Atitudes essas que, com certeza, eles gostariam de evitar para alcanar o to desejado dilogo. De acordo com ALMEIDA E CENTA (2009), a comunicao entre pais e filhos na adolescncia, mesmo que difcil, deve ser estimulada, pois nesta fase que os filhos necessitam e procuram receber informaes. Desta maneira SOUSA (2006), comenta:
essencial que nesta fase seja criado um ambiente de confiana para que, ao perceber o incio da adolescncia, haja uma proximidade entre pais e filhos. Esta aproximao far com que os adolescentes no se sintam sozinhos, perdidos ou desorientados o que os ajudar a compreender e vivenciar esta fase, valorizando seus conhecimentos e sua histria, pois na famlia que encontraro apoio e segurana para enfrentar os conflitos prprios da idade.

Ter uma comunicao harmoniosa e eficaz na fase da adolescncia com seus filhos uma tarefa rdua, porm se faz necessrio, pois nos momentos de conversa franca, os pais devem estimular uma postura crtica e reflexiva diante das questes que envolvem o tema. O dilogo franco com os filhos um processo facilitador pra melhorar o processo de comunicao entre famlia e adolescente, podendo ser um momento de reflexo de sentimentos, de confrontar e estabelecer limites (SOUSA, 2006). O ambiente familiar no e nem precisa ser, necessariamente, a nica fonte de informao dos jovens, mesmo porque o assunto pauta nos principais locais de convvio dos adolescentes, mas a importncia de um bom relacionamento familiar e abertura de dilogo com os pais essencial para a conquista de uma maturidade mais

saudvel e com menos crises. A disponibilidade para conversar e uma atitude mais flexvel dos pais com certeza ajudaro o jovem que oscila entre o comportamento infantil e adulto a encontrar mais segurana e confiana na tomada de deciso em suas vidas (Personalidade e Sexualidade na Adolescncia). PEREIRA (p.09, 2007) confirma que:
A famlia, independente do modelo, o lcus de referncia para a constituio da subjetividade social de crianas e de adolescentes. nesse espao que se produz e se vive a compreenso do que vem a ser a sexualidade, atravs do posicionamento e das experincias de pais e de familiares. Nesse contexto pode se apreender a partilhar, a aceitar e conviver com as diferenas, a valorizar a vida e as pessoas e a dar e receber afeto e prazer. Como qualquer outro domnio da vida social, a sexualidade tem relao estreita com o processo de socializao e com a aprendizagem das normas estabelecidas pela sociedade.

CANO (2000), afirma que se o adolescente tem carncia e ausncia de dilogo com a famlia, tende a procurar informaes com outros adolescentes, ainda ou mais imaturos, o que ajuda adquirir informaes errneas e prticas sexuais inadequadas. Salientando a idia da importncia da abordagem da sexualidade, escola e famlia devem estar atrelada, pois no PCN parte do princpio que a sexualidade uma questo social (BRASIL, 1997). Ressaltando a importncia do lao entre famlia e escola, que o processo de educao pode ser definido como sendo comunicao e dilogo, e no simplesmente a mera transferncia de informao, mas sim, o encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significao dos significados( COROMINAS, 2005).

SEXUALIDADE E ESCOLA Atualmente, a escola tem sido apontada com um importante espao de interveno sobre a sexualidade adolescente que, nos ltimos anos, adquiriu uma dimenso de problema social (ALTMANN, 2003). A escola mais do que um espao de aprendizagem na vida do adolescente, elas so o principal espao de socializao para a maioria deles, um lugar de encontros, de troca de conhecimento e de realizao. JARDIM et. al,(2006) refora a idia do autor anterior, pois a escola o melhor lugar para se definir e apresentar uma educao sexual, principalmente por ter acesso maior ao adolescente que passa a maior parte do tempo naquele ambiente, o que de certa forma abre tambm um canal de discusso para maior participao da famlia, a partir do espao propcio de interao para o desenvolvimento da educao sexual, que contribuir para a orientao integral do adolescente da base familiar ao ensino escolar propriamente dito. Portanto, torna-se um local propcio e adequado para o

desenvolvimento de aes educativas, atuando nas diferentes reas dos saberes humanos (CAMARGO; FERRARI, 2008). O ambiente escolar o espao privilegiado para crianas e adolescentes possam fazer seus questionamentos. Nos debates de sexualidade, os jovens muitas vezes fazem perguntas que os pais e mesmo os professores no se atrevem a responder. Por isso a escola um lugar eleito para inserir, no processo educacional, uma educao preventiva. Quando se fala em sexualidade, pressupe-se falar de intimidade e de relaes afetivas (MOIZS; BUENO, 2010). O mbito escolar, constitudo pela heterogeneidade, pela diversidade, precisa estar apto para atender aos anseios dos educandos, visto que estar socializando diferentes faixas etrias, deparando-se com as mais variadas dvidas. nesse momento que a escola deve mostra-se aberta a dilogo, discusses e trocas de experincias (COUTO; VALE, 2002). Para facilitar a introduo do tema em sala de aula, a orientao sexual na escola de aula foi includa nos novos (PCNs) Parmetros Curriculares Nacionais elaborado pelo Ministrio da Educao e Cultura (MEC), dando autonomia aos prprios estabelecimentos de ensino para decidirem a forma de abordarem esta temtica (JARDIM; BRTAS, 2006) Para Diniz (2007), o tema da sexualidade tornou-se obrigatrio nos Parmetros Curriculares Nacionais do Brasil, devendo ser tratado como um tema transversal, em que a sexualidade no mais vista como um tema exclusivo das aulas de Biologia, mas que deve ser trabalhada e as todas as disciplinas do currculo por uma viso culturalista. A orientao sexual, contemplada nos Parmetros Curriculares Nacionais , tema transversal, vislumbra a sexualidade como assunto importante e contnuo e que se deve se exposto, esclarecido, questionado, socializado, contextualizando-o social e culturalmente (COUTO E VALE, 2002). Nos PCNs, a orientao sexual entendida como sendo de carter informativo, o que est vinculado viso de sexualidade que perpassa o documento(ALTMANN, 2001). Os PCNs tem como objetivo ser um referencial para desenvolver reflexes sobre os currculos escolares, como uma proposta aberta e flexvel, que pode ou no ser utilizada pelas escolas na elaborao de seus projetos de seus projetos curriculares. O tema transversal deve impregnar toda a rea educativa do ensino fundamental e ser tratado

por diversas reas do conhecimento. Os contedos tratados na escola devem destacar a importncia da sade e reprodutiva e cuidados necessrios para promov-la. A escola tambm deve integrar servios pblicos de sade conscientizar a importncia de aes prioritariamente preventivas e remediativas se for o caso ( MOIZS; BUENO, 2010). Altmann (2001,p.582), participa da idia que o PCN incitam a escola a, atravs de prticas pedaggicas diversas, construir e mediar a relao do sujeito consigo mesmo, de modo a fazer com que o indivduo tome a si mesmo como objeto de cuidados, alterando comportamentos. Segundo Camargo e Ferrari (2009) alguns estudos demonstra que atividades realizadas nas escolas, que visam abordar o assunto sexualidade, evidenciam a fragilidade de conhecimentos e do comportamento dos jovens. O conhecimento pobre sobre as formas de preveno de DST, preocupante e pode estar relacionado diretamente a pouca ou falta da qualidade no mbito educacional, assim constata-se que algumas escolas no vem desempenhando o seu papel social no que diz respeito orientao sexual dos jovens, fato preocupante, pois um dos meios de orientar os adolescentes sobre o tema pode no estar cumprindo eficazmente o seu papel (JARDIM; BRTAS, 2010). Para que projeto de interverso na escola e insero do tema sexualidade atravs do PCN a escola precisa assumir o papel de educadora, mas tambm educadora sexual, para mudar vises negativas, distorcidas sobre a sexualidade, sem contudo, esquecer que a famlia tem sua parte, porque a criana no chega escola sem ideias, mas j com diversas inscries acerca do sexo (MOIZS; BUENO, 2010). Neste sentido, a discusso da sexualidade na escola no deve ser vista como um bicho de sete cabeas, assunto de censura, temor, mas pelo contrrio deve-se aproveitar o cenrio atual, as mudanas percebidas no mundo e em nos mesmos (SOUZA, 2010). De acordo com TONATO e SAPIRO (2002), se faz necessrio mudar a estrutura do planejamento curricular, uma vez que a base tradicional do ensino brasileiro no possibilita o desenvolvimento de um trabalho diferenciado, pois est fundamentada em princpios e objetivos que no condizem mais com a contemporaneidade. Os adolescentes quando questionados ao local apropriado para discutir sobre sexualidade, apontam a escola como local ideal para discusses e troca de experincias

(OLIVEIRA; REIS, 1993). A escola um espao para discusso com adolescentes sobre aspectos relacionados ao seu desenvolvimento, vivencias e responsabilidades, alm de contribuir para a execuo de prticas de educao em sade, atravs de informaes adequadas sobre os cuidados com a sade, tambm pode possibilitar o questionamento, a discusso, a reflexo e o estabelecimento de juzo de valores necessrio ao pleno psicossocial (COSTA, 1998). Guacira Louro (1999,p.25-26), compartilha das opinies dos outros autores acima, sobre o ambiente escolar:
A escola uma instituio nas quais se instalam mecanismos do dispositivo da sexualidade; atravs de tecnologias do sexo, os corpos dos estudantes podem ser controlados, administrados. A escola uma entre as mltiplas instncias sociais que exercitam uma pedagogia da sexualidade e do gnero, colocando em ao vrias tecnologias de governo.

O processo de educao sexual deve ser exercido no como domesticao dos indivduos, mas como uma oportunidade de autorreflexo, a partir da qual o indivduo possa se estabelecer como sujeito e exercer uma viso crtica e uma prxis transformadora sobre sua sexualidade, o que contribuiria para a afirmao das ideias emancipatorios da humanidade, a partir do respeito ao outro e s diferentes formas de exerccio da sexualidade (JEOLS; FERRARI, 2003). A orientao sexual oferecida pela escola precisa preencher lacunas nas informaes que os jovens j possuem e, principalmente criar possiblidades de formar opinio a respeito dom que lhe ou foi apresentado. A escola, ao propiciar informaes atualizadas do ponto de vista cientfico e explicitar os diversos valores associados sexualidade e aos comportamentos sexuais existentes na sociedade, possibilita ao aluno desenvolver atitudes coerentes com os valores que eles prprio elegeu com seus. (SECRETARIA DE EDUCAO FUNDAMENTAL).

PROFESSOR X PCN

A partir dos anos 90, a demanda por trabalhos na rea da sexualidade nas escolas aumentou devido preocupao dos educadores com a alta incidncia de gravidez na adolescncia e o crescimento preocupante dos ndices de contaminao do vrus HIV.

Se no incio houve resistncia por parte dos pais quanto abordagem destas questes no mbito escolar, atualmente observa-se que eles ... reivindicam a orientao sexual nas escolas, pois reconhecem no s sua importncia para crianas e jovens, como tambm a dificuldade de falar abertamente sobre esse assunto em casa. (BRASIL, 1998, p.111). Desta maneira, segundo Sayo ( 1997, p.101), so os professores que podero contribuir para que seus alunos tenham uma viso positiva e responsvel da sexualidade, isto devido relao de grande proximidade que mantem no dia-a-dia do contexto escolar. Em 1995, o MEC coordenou a elaborao dos Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Essa proposta incluiu a orientao sexual como um dos temas transversais a serem abordados no primeiro grau, de forma articulada com a disciplinas e outros temas como: tica, sade, meio ambiente e pluralidade cultural (YARA SAYO, 1997). Afim de atender os objetivos propostos pelo PCNs, o tema sexualidade deve ser transversal e impregnar toda a rea educativa do ensino fundamental e ser tratado por diversas reas do conhecimento (BRASIL,p.308). Moizs e Bueno (2010), dizem que quando se pensa em transversalidade e formao do orientador sexual. Este o maio problema, pois ao se colocar o professor como agente de execuo, este deve adotar em sua disciplina o tema sexualidade, e ento h que se pensar na sua real condio de trabalho e a qualidade de sua formao. O grande desafio capacit-lo para esta funo. De acordo com os PCNs (MEC, 1997), o professor precisa estar consciente de sua misso, reconhecendo como parte do processo de desenvolvimento do indivduo a busca do prazer e as diversas curiosidades acerca da sexualidade. Neste sentido, os PCNS (MEC, 1997, p.124) vem enfatizar que:
O professor deve se mostrar disponvel para conversar a respeito das questes apresentadas, no emitindo juzo de valor sobre as colocaes feitas pelos alunos e responder s perguntas de forma direta e esclarecedora. Informaes corretas do ponto de vista cientfico ou esclarecimentos sobre as questes trazidas pelos alunos so fundamentais para seus bem-estar e tranquilidade, para uma maior conscincia de seu prprio corpo e melhores condies de preveno s doenas sexualmente transmissveis, gravidez indesejada e abuso sexual.

O professor valores com relao sexualidade no seu trabalho cotidiano, na forma de responder ou no s questes mais simples trazidas pelos alunos. necessrio ento que

o educador tenha acesso formao especfica para tratar de sexualidade com crianas e jovens na escola, possibilitando a construo de uma postura profissional e consciente no trato desse tema. O professor deve ento entrar em contato com questes tericas, leituras e discusses sobre as temticas especficas de sexualidade e suas diferentes abordagens; preparar-se para a interveno prtica junto dos alunos e ter acesso a um espao grupal de superviso dessa prtica, o qual deve ocorrer de forma continuada e sistemtica, construindo, portanto, um espao de reflexo sobre valores e preconceitos dos prprios educadores(SECRETARIA DE EDUCAO FUNDAMENTAL). Beiras, Tagliamento e Toneli (2005), parte da situao que antes de educarmos os alunos, temos que educar sexualmente os educadores ou futuros, de forma a que os discursos normatizadores possam ser criticados e haja espao para a constituio da conscincia de si para a escolha dos sujeitos sobre a conduo da prpria vida.
... necessrio que o professor possa reconhecer os valores que regem seus prprios comportamentos e orientam sua viso de mundo, assim como reconhecer a legitimidade de valores e comportamentos diversos dos seus. Sua postura deve ser pluralista e democrtica, o que cria condies mais favorveis para o esclarecimento e a informao sem a imposio de valores particulares. (BRASIL, 1998, p.153)

Jardim e Brtas (2006) realizaram uma com 100 professores de 7 escolas da cidade de Jandira/SP, de todas as disciplinas que integram a grade curricular do ensino fundamental e mdio. Os resultados encontrados ajudam a compreender melhor o cenrio. Dos entrevistados 99% consideram importante a orientao sexual nas salas de aula. Na prtica, 55% dos professores afirmam que abordam o tema sexualidade nas aulas. O restante, 45% afirmam que no falam sobre o assunto em sala de aula. Entretanto, ao serem questionados sobre a segurana que sentem para abordar o tema, apenas 33% se sentem seguros, os demais, mesmo falando sobre o assunto sentem-se inseguros. Quanto a abordagem pedaggica, 21% dos professores entrevistados no sabe como abordar o assunto. Quanto a questo foi sobre participao dos educadores em treinamento ou capacitao para falar sobre sexualidade em espao escolar, apenas 27% deles haviam tido alguma vivncia, todos os demais nunca receberam nenhum treinamento ou capacitao para abordar a sexualidade em suas aulas.

Para reafirmar a situao a sexualidade e os professores Beiras, Tagliamento e Toneli, (2005), realizaram uma interveno com as educadoras do Frum do Macio do Morro da Cruz, na cidade de Florianpolis para verificar o quanto os educadores desconhecem ou possuem dvidas relacionadas ao tema sexualidade. Foi realizado um questionrio o tema Sexualidade e Educao. O resultado foi insatisfatrio, pois as respostas foram insuficientes, equvocas e com lacunas, o que os levaram a constatar a necessidade de se trabalhar melhor o assunto. De acordo com Castro, Abramovay e Silva (2004) existe na escola uma forte tendncia de considera-la como um lugar ideal para o trabalho com temas referentes sexualidade, porm muitas propostas e ideias acabam ficando no plano da inteno ou de palestras. O que ocorre muitas vezes so apenas algumas conversas informais, sendo a sexualidade um tema tratado principalmente nas aulas de cincia, associando-se constituio do corpo humano. Em relao preveno, as escolas centram-se na maioria das vezes em cuidado biomdicos, sendo que os alunos reclamam que j esto saturados de terem ouvido por diversas vezes este discurso. Conforme Barcelos et al. (1996, p.151) os educadores, em sua maioria, continuam tratando o assunto apenas nos aspectos biolgicos, ou no mximo, convidam um palestrante mdico para isso. Portanto, importante capacitar os educadores para que possam trabalhar estes temas com os jovens de modo que eles consigam refletir sobre questes que fazem parte do seu cotidiano e tomarem decises mais consistentes no sentido da conduo da prpria vida( HELLER, 1992). A postura do educador perante a sexualidade faz grande diferena e contribui para o sucesso do aluno na busca de respostas, no receitas prontas, mas caminhos que norteiam suas dvidas. A preparao do professor, neste sentido, tornando-se importante, visto que o mesmo, a partir de sua atuao, pode favorecer abertura e incitar a reflexo crtica e comprometida de seus alguns (COUTO e VALE, 2002). A formao do educador crtico, responsvel, reflexivo o leva a considerar o universo de relaes do meio social, que inclui civilizao, mitos, costumes, sonhos, desejos scias, ecolgicos, de gnero, sntese de experincias vivenciadas (CAMARGO e

RIBEIRO, 1999, p.49), desenvolvendo capacidades que possam promover a interveno na realidade a fim de transform-la. Kincheloe (1997) esclarece que os professores precisam entender que sua prtica no corre a partir de frmulas, mas de vivncias, uma vez que a mesma, quando baseada em receitas ou medidas quantitativas tipicamente conceitualizadas, tendem a afast-los, do cotidiano das particularidades da sala de aula. Confirmando as opinies dos autores anteriores Couto e Vale (2002):
O maior objetivo do papel do educador uniformizar a linguagem em comum acordo com alunos. Este entendimento de linguagem fundamental, visto que abre o dilogo para outros mais importantes, que so a parte afetiva, do relacionamento e do prazer.

SEXUALIDADE E MDIA

Atualmente, os meios de comunicao em massa ganham destaque devido ao aumento da velocidade, abrangncia geogrfica e variedade com que seus produtos tm circulado por todas as sociedades na modernidade tardia (THOMPSON, 1990). Hoje, a sexualidade ultrapassou a intimidade do quarto e ganhou as ruas, os outdoors e as bancas de jornal. Faz parte do cotidiano das pessoas e consumida no decorrer das horas, no rdio do carro, na televiso das casas, na internet, nos jornais e nas revistas. Tornou-se um grande espetculo para ser visto e consumido, tendo a mdia como grande difusora. Esta veicula simultaneamente campanhas educativas e imagens erticas, reunindo um conjunto de informao que ambiguidade atende a transformao sociocultural e aprofunda esteretipos. A mdia veicula, ainda, corpos esculturais, padres de relacionamento e de beleza e frmulas de prazer e de felicidade, transformando pessoas e sentimentos em mercadorias, em resposta ao mercado publicitrio (ZUCCO,p8.2007). Inmeros estudos tem comprovado a indiscutvel capacidade da televiso no s para transmitir informaes, mas sobretudo, para moldar atitudes e determinar valores, atravs de uma ao direta e indireta sobre a percepo que os telespectadores desenvolvem acerca do comportamento e da realidade social. Esta influncia contribui

decisivamente para o estabelecimento das normas culturais e para a interpretao das mensagens relativas aos comportamentos retratados e vigentes (PINTO, 1995).
A televiso tem assumido o papel de principal educador de crianas e adolescentes. Isso acontece no por opo, mas por omisso dos segmentos responsveis pela educao das novas geraes. Ainda que ela pudesse como efetivo meio de comunicao - usar o seu poder de uma forma positiva para conduzir a juventude a um aprendizado positivo acerca das relaes humanas e da sexualidade, atualmente ela mais negativa do que positiva (STRASBURGER,1989).

Os meios de comunicao conseguem ser a principal forma propaganda de ideologias das camadas dominantes, alm de serem reprodutores de jogos de poder que podem aquilatar ou estigmatizar determinados valores ou mesmo segmentos sociais (THOMPSON, 2002). Muitas matrias veiculadas na mdia tentam dar conta dos mais diferentes setores da vida humana. A sade e a vida social relacional so constantemente abordadas, provavelmente por serem as mais buscadas nos diferentes tipos de mdia. As matrias veiculadas sobre estilos de vida acabam ditando formas de como vivenciar o prprio corpo, de como devem ser as relaes com os outros e com a prpria sexualidade, entre tantos outros aspectos. Isso permite contornos de pertencimento e de identidade que, por serem mveis, fluidas, exigiro sempre complementaes e atualizaes (SOUZA e SILVA, 2002). Jovens e adolescentes encontram-se, de forma geral, num perodo de desenvolvimento no qual os modelos exercem grandes influncias em seus processos identitrios. Nesse processo, a mdia ganha uma importncia maior devido ao aumento de produtos simblicos disponibilizados em nossas sociedades atuais nas quais parece haver menos tempo para reflexo (STRASBURGER, 1999; MARCELLO, 2005). Conforme Tonatto e Sapiro (2002) a mdia exerce um papel de educadora informal que tem atrado muito os jovens na atualidade. Ferreira (2001, p.169) corrobora a ideia de Soares (2003), quando afirma que: [...] a mdia tambm contribui para uma viso equivocada do sexo: as imagens transmitidas so de sexo aliado ao prazer, excitao, ao perigo, aventura e violncia. Os riscos da atividade sexual desprotegida e suas consequncias, a mdia no os divulga [...] Para a psicloga SAYO (1997), a televiso tem levado os jovens a pensar que sexo a melhor coisa do mundo. Aos pais compete derrubar esse mito junto aos filhos e

apresentar o sexo como outra funo qualquer do corpo; algo que faz parte da vida das pessoas, mas que envolve afeto e responsabilidade. A televiso e outros meios de comunicao de massa podem ser orientados fontes alternativas de (des) educao sexual, porque nelas as crianas e os adolescentes encontram informaes que satisfazem a sua curiosidade acerca do secreto mundo sexual dos adultos. Os outros meios de comunicao, cinema, revista, rock, etc. erotizaram-se, tambm, muito rapidamente, tornando-se cada vez mais explcitos sexualmente e, muitas vezes, apelando com mais desenvoltura para a liberdade de expresso e exibio do que a prpria televiso (PINTO, 1995). Conectados pela Internet, sujeitos estabelecem relaes amorosas que desprezam dimenses de espao, de tempo, de gnero, de sexualidade e estabelecem jogos de identidade mltipla nos quais o anonimato e a troca de identidade so frequentes utilizados (KENWAY, 1998). Atravs da televiso os jovens esto cada vez mais bem informados sobre tudo que ocorre ao seu redor, porm de uma maneira fragmentada e superficial, na maioria das vezes distorcida. Da resulta um nvel de informao folhetinesco, inconsciente e superficial. A relao com o saber torna-se pouco assimilada e mais difusa, porque a criana e o adolescente buscam mais o que prazeiroso e ldico do que o que cognitivo. Neste particular, a televiso suficientemente prdiga para conquistar o interesse juvenil e mant-los subordinados seduo pelo erotismo (PINTO, 1995). Os adolescentes no so pobres espectadores, idiotas manipulados, pela mdia. A influncia da mdia maior ou menor conquanto eles tenham outros modelos reforados de valores como a escola, a famlia, ou o ambiente onde vivem. No so meros robs. H sempre um grupo que pensa, estratgia e enxerga alm das mensagens que lhes so passadas (Portal da Sexualidade).

SEXUALIDADE, AMIGOS E INFORMAO


Afonso (2001) desenvolveu uma pesquisa sobre adolescncia e sexualidade onde entrevistas com adolescentes revelaram que, no que diz respeito a fontes de informao sobre sexualidade, as trs fontes utilizadas com maior frequncia pelos jovens so: livros, amigos e revistas .

Fonseca (et al, 2010), o grupo social exerce papel significativo no processo de formao e desenvolvimento do adolescente. Muitas atitudes e modos de perceber o mundo, o outro e a si mesmo so influenciadas pelo grupo, no qual o adolescente est inserido e com o qual se identifica. Torna-se, por s um possvel multiplicador de ideais, valores e concepes, podendo ser um recurso valioso no processo educativo. A falta de abordagem mais consistente por parte das escolas, a dificuldade da famlia, os mitos e tabus da sociedade, abre caminho para que esses adolescentes fiquem mais vulnerveis a comentrios e at conselhos de pessoas da mesma idade, sem

embasamento terico e nem vivncia do assunto, embora na grande maioria dos casos os adolescentes preferem discutir entre si assuntos relacionados a sexo, assim o que ocorre que as dvidas de um ser a do outro e por vezes essa dvida tratada de maneira convencional poder se tornar um problema futuro (SOUZA,2010). Para Tonatto e Sapiro (2002) pode se notar que a maioria absoluta dos adolescentes d para os amigos no que se refere s conversas sobre sexualidade. Quase todos colocam, em momentos diversos, o fato de que os amigos so a grande fonte de esclarecimento de dvidas, inclusive sexuais, e o apoio nas horas mais difceis......

Vous aimerez peut-être aussi