Vous êtes sur la page 1sur 79

DOSSI

ACC
Atividade Curricular em Comunidade

PROGRAD / PROEXT /SUPAC


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAO LEPEL Grupo de Estudo e Pesquisa em Educao Fsica, Esporte e Lazer Avenida Reitor Miguel Calmon s/n - Campus Canela CEP: 40.110 100 Salvador - Bahia - Brasil

Autoria:
Celi Nelza Zlke Taffarel Professora Dra. Titular da Faculdade de Educao da Universidade
Federal da Bahia (FACED-UFBA - Departamento III Educao Fsica), pesquisadora 1D do CNPq e lder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educao Fsica, Esporte e Lazer (LEPEL/UFBA);

Erica Cordeiro Cruz Sousa Graduada ao nvel de Licenciatura em Educao Fsica, apoio
tcnico a pesquisa, bolsista de Desenvolvimento Tecnolgico e Industrial pelo CNPQ [DTI 2]. Membro do LEPEL/UFBA;

Murilo Morais de Oliveira Graduado ao nvel de Licenciatura e Bacharelado em Educao


Fsica pela Universidade de So Paulo; Ttulo de Especialista em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educao Fsica, Esporte e Lazer; Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Educao da Universidade Federal da Bahia. Membro do LEPEL/UFBA.

ndice
I. DECLARAO DO ENCONTRO NACIONAL UNITRIO DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS, POVOS DO CAMPO DAS GUAS E DAS FLORESTAS.
Educao do Campo: Por Terra, Territrio e Dignidade! Braslia-DF, 20 a 22 de Agosto 2012. Organizao: Associao das Casas Familiares Rurais (ARCAFAR); Associao das Mulheres do Brasil (AMB); Associao Brasileira de Reforma Agrria (ABRA); Associao Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF); Articulao Nacional de Agroecologia (ANA); Articulao dos Povos Indgenas do Brasil (APIB); Conselho Indigenista Missionrio (CIMI); CARITAS Brasileira; Coordenao Nacional dos Quilombolas (CONAQ); Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG); Comisso Pastoral da Pesca (CPP); Comisso Pastoral da Terra (CPT); Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB); Central nica dos Trabalhadores (CUT); Federao dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB); Federao dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF); FASE; Greenpeace; INESC; Marcha Mundial das Mulheres (MMM); Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB); Movimento Campons Popular (MCP); Movimento das Mulheres Camponesas (MMC); Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR-NE); Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA); Movimento dos Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP); Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Movimento Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babau (MIQCB); Oxfam Brasil; Pastoral da Juventude Rural (PJR); Plataforma Dhesca; Rede Cefas; Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecurio (SINPAF); SINPRO DF; Terra de Direitos; Unicafes; VIA CAMPESINA BRASIL;

II.

DECLARAO DA ASSEMBLEIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS


Assembleia dos Movimentos Sociais Porto Alegre, 28 de Janeiro de 2012.

III.

MANIFESTO 07 DE SETEMBRO EM DEFESA DO POVO BRASILEIRO!


Organizao: Via Campesina/Brasil; Grito dos Excludos/as; CMS - Coordenao dos Movimentos Sociais; Rede Jubileu Sul/Brasil - Campanha Brasileira contra a ALCA; CRB Conferncia dos Religiosos do Brasil; 4 SSB - Semana Social Brasileira; MMM Marcha Mundial de Mulheres; CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Crists do Brasil; CESE Coordenadoria Ecumnica de Servios; Frum Nacional pela Reforma Agrria.

IV.

MANIFESTO SOCIEDADE BRASILEIRA - FORUM NACIONAL DE EDUCAO DO CAMPO (FONEC Braslia-DF, 21 de agosto de 2012).
Educao do Campo: por Terra, Territrio e Dignidade! Manifesto reafirmado e apoiado pelos participantes do Encontro Unitrio dos trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das guas e das Florestas, realizado em Braslia nos dias 20 a 22 de agosto de 2012.

V.

CARTA DE PRINCPIOS E ORGANICIDADE DO FRUM NACIONAL DE EDUCAO DO CAMPO (FONEC Braslia, 17 de agosto de 2010 - VERSES FINAL).

Instituies presentes reunio e que aprovaram a criao do Frum Nacional de Educao do Campo; Carta de Criao do Frum Nacional de Educao do Campo;

VI.

POSICIONAMENTO POLTICO DA CONTAG CONTRA A PARTICIPAO DO SENAR ENQUANTO ENTIDADE PARTICIPANTE DA EXECUO DAS AES DO PRONACAMPO PARA OS TRABALHADORES RURAIS.

Organizao: Diretoria da CONTAG

VII.

CARTA ABERTA DO II ENCONTRO EM EDUCAO DO CAMPO UESB/JEQUI


A construo do projeto poltico pedaggico ELEMENTOS PROPOSITIVOS DA CARTA ABERTA DO II ENCONTRO EM EDUCAO DO CAMPO UESB/JEQUI 1. ORGANIZAO DA ESCOLA E GESTO 2. POLTICAS PBLICAS PARA EDUCAO DO CAMPO 3. PRTICAS PEDAGGICAS DA ESCOLA DO CAMPO 4. CURRCULO: ESCOLA, CAMPO E CONTRADIES SOCIAIS 5. EDUCAO DO CAMPO E O DESAFIO DAS CLASSES MULTISSERIADAS 6. EDUCAO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO CAMPO

Organizao: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Campus/Jequi Jequi, 10 de Maro de 2012.

VIII.

MANIFESTO EM DEFESA DA POLTICA DE DESENVLVIMENTO DOS TERRITRIOS RURAIS DO BRASIL

Organizao: Articuladores Estaduais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (SDT/MDA) Abner Geraldo Picinatto (Paran); Alexandre da silva Santos (Santa Catarina); Auriclio Costa (Rio Grande do Norte); Alria Bicalho Noronha (Amazonas); Edlson dos Santos Sarate (Mato Grosso do Sul; Ricardo Alves de Oliveira (Minas Gerais); Srgio Costa (Bahia); Vitor Hugo Garbin (Mato Grosso).

IX.

CARTA PRESIDENTA DILMA

Organizao: Brigadas Carlos Mariguela, Zumbi dos Palmares e Antnio Conselheiro. MST Recncavo da Bahia 10 de Agosto de 2012.

X.

FONEC Frum Nacional de Educao do Campo FONEC Notas para anlise do momento atual da Educao do Campo
Seminrio Nacional BSB, 15 a 17 de agosto 2012. Entidades participantes do Seminrio: MST MPA MAB CPT PJR MLT CONTAG CEFFAS RESAB MOC Frum Paraense de EdoC Frum Catarinense de EdoC FBES SERTA ASSESOAR SINTEPE AESA-CESA IFGoiano UFG IFPA-Campus Rural Marab UFPA IFRN IFPB UEA UEFS UEMG UFMG UFL UERJ UFC UFFS UFRRJ UFRN UFSC UFPEL UFV UFVJM UnB UNEMAT UNEB UNIMONTES UNIOESTE UNIPLAC UNIVILLE UTFPB UFPB UFPE.

Declarao do encontro nacional unitrio de trabalhadores e trabalhadoras, povos do campo das guas e das florestas.

Declarao do Encontro Nacional Unitrio de Trabalhadores e trabalhadoras, povos do campo das guas e das florestas.
Por Terra, Territrio e Dignidade!

Aps sculos de opresso e resistncia, as massas camponesas oprimidas e exploradas, numa demonstrao de capacidade de articulao, unidade poltica e construo de uma proposta nacional, se reuniram no I Congresso Nacional dos Lavradores e Trabalhadores Agrcolas sobre o carter da reforma agrria, no ano de 1961, em Belo Horizonte. J nesse I Congresso os povos do campo, assumindo um papel de sujeitos polticos, apontavam a centralidade da terra como espao de vida, de produo e identidade sociocultural. Essa unidade e fora poltica levaram o governo de Joo Goulart a incorporar a reforma agrria como parte de suas reformas de base, contrariando os interesses das elites e transformando-se num dos elementos que levou ao golpe de 1964. Os governos golpistas perseguiram, torturaram, aprisionaram e assassinaram lideranas, mas no destruram o sonho, nem as lutas camponesas por um pedao de cho. Aps dcadas de resistncia e denncias da opresso, as mobilizaes e lutas sociais criaram condies para a retomada e ampliao da organizao camponesa, fazendo emergir uma diversidade de sujeitos e pautas. Junto com a luta pela reforma agrria, a luta pela terra e por territrio vem afirmando sujeitos como sem terra, quilombolas, indgenas, extrativistas, pescadores artesanais, quebradeiras, comunidades tradicionais, agricultores familiares, camponeses, trabalhadores e trabalhadoras rurais e demais povos do campo, das guas e das florestas. Neste processo de constituio de sujeitos polticos, afirmam-se as mulheres e a juventude na luta contra a cultura patriarcal, pela visibilidade e igualdade de direitos e dignidade no campo. Em nova demonstrao de capacidade de articulao e unidade poltica, ns homens e mulheres de todas as idades, nos reunimos 51 anos depois, em Braslia, no Encontro Nacional Unitrio de Trabalhadores e Trabalhadoras, Povos do Campo, das guas e das Florestas, tendo como centralidade a luta de classes em torno da terra, atualmente expressa na luta por Reforma Agrria, Terra, Territrio e Dignidade. Ns estamos construindo a unidade em resposta aos desafios da desigualdade na distribuio da terra. Como nos anos 60, esta desigualdade se mantm inalterada, havendo um aprofundamento dos riscos econmicos, sociais, culturais e ambientais, em consequncia da especializao primria da economia. A primeira dcada do Sculo XXI revela um projeto de remontagem da modernizao conservadora da agricultura, iniciada pelos militares, interrompida nos anos noventa e retomada como projeto de expanso primria para o setor externo nos ltimos doze anos, sob a denominao de agronegcio, que se configura como nosso inimigo comum.
o campo unido e forte, na luta por: REFORMA AGRRIA, TERRA, TERRITRIO E DIGNIDADE!

Este projeto, na sua essncia, produz desigualdades nas relaes fundirias e sociais no meio rural, aprofunda a dependncia externa e realiza uma explorao ultrapredatria da natureza. Seus protagonistas so o capital financeiro, as grandes cadeias de produo e comercializao de commodities de escala mundial, o latifndio e o Estado brasileiro nas suas funes financiadora inclusive destinando recursos pblicos para grandes projetos e obras de infraestrutura e (des)reguladora da terra. O projeto capitalista em curso no Brasil persegue a acumulao de capital especializado no setor primrio, promovendo super-explorao agropecuria, hidroeltrica, mineral e petroleira. Esta super-explorao, em nome da necessidade de equilibrar as transaes externas, serve aos interesses e domnio do capital estrangeiro no campo atravs das transnacionais do agro e hidronegcio. Este projeto provoca o esmagamento e a desterritorializao dos trabalhadores e trabalhadoras dos povos do campo, das guas e das florestas. Suas consequncias sociais e ambientais so a no realizao da reforma agrria, a no demarcao e reconhecimento de territrios indgenas e quilombolas, o aumento da violncia, a violao dos territrios dos pescadores e povos da floresta, a fragilizao da agricultura familiar e camponesa, a sujeio dos trabalhadores e consumidores a alimentos contaminados e ao convvio com a degradao ambiental. H ainda consequncias socioculturais como a masculinizao e o envelhecimento do campo pela ausncia de oportunidades para a juventude e as mulheres, resultando na no reproduo social do campesinato. Estas consequncias foram agravadas pela ausncia, falta de adequao ou carter assistencialista e emergencial das polticas pblicas. Estas polticas contriburam para o processo de desigualdade social entre o campo e a cidade, o esvaziamento do meio rural e o aumento da vulnerabilidade dos sujeitos do campo, das guas e das florestas. Em vez de promover a igualdade e a dignidade, as polticas e aes do Estado, muitas vezes, retiram direitos e promovem a violncia no campo. Mesmo gerando conflitos e sendo inimigo dos povos, o Estado brasileiro nas suas esferas do Executivo, Judicirio e Legislativo, historicamente vem investindo no fortalecimento do modelo de desenvolvimento concentrador, excludente e degradador. Apesar de todos os problemas gerados, os sucessivos governos inclusive o atual mantm a opo pelo agro e hidronegcio. O Brasil, como um pas rico em terra, gua, bens naturais e biodiversidade, atrai o capital especulativo e agroexportador, acirrando os impactos negativos sobre os territrios e populaes indgenas, quilombolas, comunidades tradicionais e camponesas. Externamente, o Brasil vem se tornando alavanca do projeto neocolonizador, expandindo este modelo para outros pases, especialmente na Amrica Latina e frica. Torna-se indispensvel um projeto de vida e trabalho para a produo de alimentos saudveis em escala suficiente para atender as necessidades da sociedade, que respeite a natureza e gere dignidade no campo. Ao mesmo tempo, o resgate e fortalecimento dos campesinatos, a defesa e recuperao das suas culturas e saberes se faz necessrio para projetos alternativos de desenvolvimento e sociedade.

o campo unido e forte, na luta por: REFORMA AGRRIA, TERRA, TERRITRIO E DIGNIDADE!

Diante disto, afirmamos:


1) a reforma agrria como poltica essencial de desenvolvimento justo, popular, solidrio e

sustentvel, pressupondo mudana na estrutura fundiria, democratizao do acesso terra, respeito aos territrios e garantia da reproduo social dos povos do campo, das guas e das florestas;
2) a soberania territorial, que compreende o poder e a autonomia dos povos em proteger e

defender livremente os bens comuns e o espao social e de luta que ocupam e estabelecem suas relaes e modos de vida, desenvolvendo diferentes culturas e formas de produo e reproduo, que marcam e do identidade ao territrio;
3) a soberania alimentar como o direito dos povos a definir suas prprias polticas e estratgias

sustentveis de produo, distribuio e consumo de alimentos que garantam o direito alimentao adequada a toda a populao, respeitando suas culturas e a diversidade dos jeitos de produzir, comercializar e gerir estes processos;
4) a agroecologia como base para a sustentabilidade e organizao social e produtiva da

agricultura familiar e camponesa, em oposio ao modelo do agronegcio. A agroecologia um modo de produzir e se relacionar na agricultura, que preserva a biodiversidade, os ecossistemas e o patrimnio gentico, que produz alimentos saudveis, livre de transgnicos e agrotxicos, que valoriza saberes e culturas dos povos do campo, das guas e das florestas e defende a vida;
5) a centralidade da agricultura familiar e camponesa e de formas tradicionais de produo e o

seu fortalecimento por meio de polticas pblicas estruturantes, como fomento e crdito subsidiado e adequado s realidades; assistncia tcnica baseada nos princpios agroecolgicos; pesquisa que reconhea e incorpore os saberes tradicionais; formao, especialmente da juventude; incentivo cooperao, agroindustrializao e comercializao;
6) a necessidade de relaes igualitrias, de reconhecimento e respeito mtuo, especialmente em

relao s mulheres, superando a diviso sexual do trabalho e o poder patriarcal e combatendo todos os tipos de violncia;
7) a soberania energtica como um direito dos povos, o que demanda o controle social sobre as

fontes, produo e distribuio de energia, alterando o atual modelo energtico brasileiro;


8) a educao do campo, indgena e quilombola como ferramentas estratgicas para a

emancipao dos sujeitos, que surgem das experincias de luta pelo direito educao e por um projeto poltico-pedaggico vinculado aos interesses da classe trabalhadora. Elas se contrapem educao rural, que tem como objetivo auxiliar um projeto de agricultura e sociedade subordinada aos interesses do capital, que submete a educao escolar preparao de mo-de-obra minimamente qualificada e barata e que escraviza trabalhadores e trabalhadoras no sistema de produo de monocultura;
9) a necessidade de democratizao dos meios de comunicao, hoje concentrados em poucas

famlias e a servio do projeto capitalista concentrador, que criminalizam os movimentos e organizaes sociais do campo, das guas e das florestas.
o campo unido e forte, na luta por: REFORMA AGRRIA, TERRA, TERRITRIO E DIGNIDADE!

10) a necessidade do reconhecimento pelo Estado dos direitos das populaes atingidas por

grandes projetos, assegurando a consulta livre, prvia e informada e a reparao nos casos de violao de direitos. Nos comprometemos: 1. a fortalecer as organizaes sociais e a intensificar o processo de unidade entre os trabalhadores e trabalhadoras, povos do campo, das guas e das florestas, colocando como centro a luta de classes e o enfrentamento ao inimigo comum, o capital e sua expresso atual no campo, o agro e hidronegcio; a ampliar a unidade nos prximos perodos, construindo pautas comuns e processos unitrios de luta pela realizao da reforma agrria, pelo reconhecimento, titulao, demarcao e desintruso das terras indgenas, dos territrios quilombolas e de comunidades tradicionais, garantindo direitos territoriais, dignidade e autonomia; a fortalecer a luta pela reforma agrria como bandeira unitria dos trabalhadores e trabalhadoras e povos do campo, das guas e das florestas; a construir e fortalecer alianas entre sujeitos do campo e da cidade, em nvel nacional e internacional, em estratgias de classe contra o capital e em defesa de uma sociedade justa, igualitria, solidria e sustentvel; a lutar pela transio agroecolgica massiva, contra os agrotxicos, pela produo de alimentos saudveis, pela soberania alimentar, em defesa da biodiversidade e das sementes; a construir uma agenda comum para rediscutir os critrios de construo, acesso, abrangncia, carter e controle social sobre as polticas pblicas, a exemplo do PRONAF, PNAE, PAA, PRONERA, PRONACAMPO, pesquisa e extenso, dentre outras, voltadas para os povos do campo, das guas e das florestas; a fortalecer a luta das mulheres por direitos, pela igualdade e pelo fim da violncia; a ampliar o reconhecimento da importncia estratgica da juventude na dinmica do desenvolvimento e na reproduo social dos povos do campo, das guas e das florestas; a lutar por mudanas no atual modelo de produo pautado nos petro-dependentes, de alto consumo energtico;

2.

3. 4.

5. 6.

7. 8. 9.

10. a combater e denunciar a violncia e a impunidade no campo e a criminalizao das lideranas e movimentos sociais, promovidas pelos agentes pblicos e privados; 11. a lutar pelo reconhecimento da responsabilidade do Estado sobre a morte e desaparecimento forado de camponeses, bem como os direitos de reparao aos seus familiares, com a criao de uma comisso camponesa pela anistia, memria, verdade e justia para incidir nos trabalhos da Comisso Especial sobre mortos e desaparecidos polticos, visando a incluso de todos os afetados pela represso.

o campo unido e forte, na luta por: REFORMA AGRRIA, TERRA, TERRITRIO E DIGNIDADE!

Ns, trabalhadores e trabalhadoras, povos do campo, das guas e das florestas exigimos o redirecionamento das polticas e aes do Estado brasileiro, pois o campo no suporta mais. Seguiremos em marcha, mobilizados em unidade e luta e, no combate ao nosso inimigo comum, construiremos um Pas e uma sociedade justa, solidria e sustentvel. Braslia, 22 de agosto de 2012. Associao das Casas Familiares Rurais (ARCAFAR) Associao das Mulheres do Brasil (AMB) Associao Brasileira de Reforma Agrria (ABRA) Associao Brasileira dos Estudantes de Engenharia Florestal (ABEEF) Articulao Nacional de Agroecologia (ANA) Articulao dos Povos Indgenas do Brasil (APIB) Conselho Indigenista Missionrio (CIMI) CARITAS Brasileira Coordenao Nacional dos Quilombolas (CONAQ) Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) Comisso Pastoral da Pesca (CPP) Comisso Pastoral da Terra (CPT) Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) Central nica dos Trabalhadores (CUT) Federao dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB) Federao dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAF) FASE Greenpeace INESC Marcha Mundial das Mulheres (MMM) Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) Movimento Campons Popular (MCP) Movimento das Mulheres Camponesas (MMC) Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR-NE) Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) Movimento dos Artesanais (MPP) Pescadores e Pescadoras

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Movimento Interestadual das Mulheres Quebradeiras de Coco Babau (MIQCB) Oxfam Brasil Pastoral da Juventude Rural (PJR) Plataforma Dhesca Rede Cefas Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Pesquisa e Desenvolvimento Agropecurio (SINPAF) SINPRO DF Terra de Direitos Unicafes VIA CAMPESINA BRASIL

o campo unido e forte, na luta por: REFORMA AGRRIA, TERRA, TERRITRIO E DIGNIDADE!

DECLARAO DA ASSEMBLEIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Declarao da Assembleia dos Movimentos Sociais


Porto Alegre (RS), Brasil
Ns, povos de todos os continentes, reunidos na Assemblia de Movimentos Sociais realizada durante o Frum Social Temtico Crise Capitalista, Justia Social e Ambiental, lutamos contra as causas de uma crise sistmica, que se expressa em uma crise econmica, financeira, poltica, alimentar e ambiental, colocando em risco a prpria sobrevivncia da humanidade. A descolonizao dos povos oprimidos e o enfrentamento ao imperialismo o principal desafio dos movimentos sociais de todo o mundo. Neste espao, nos reunimos desde nossa diversidade para construir juntos agendas e aes comuns contra o capitalismo, o patriarcado, o racismo e todo tipo de discriminao e explorao. Por isso reafirmamos nossos eixos comuns de luta, adotados em nossa assemblia em Dakar, em 2011:
Luta contra as transnacionais Luta pela justia climtica e pela soberania alimentar Luta para banir a violncia contra a mulher Luta pela paz e contra a guerra, o colonialismo, as ocupaes e a militarizao de nossos territrios

Os povos de todo o mundo sofrem hoje os efeitos do agravamento de uma profunda crise do capitalismo, na qual seus agentes (bancos, transnacionais, conglomerados miditicos, instituies internacionais e governos servis) buscam potencializar seus lucros s custas de uma poltica intervencionista e neocolonialista. Guerras, ocupaes militares, tratados neoliberais de livre comrcio e medidas de austeridade expressas em pacotes econmicos que privatizam estatais, arrocham salrios, reduzem direitos, multiplicam o desemprego e assaltam os recursos naturais. Tais polticas atingem com intensidade os pases mais ricos do Norte, aumentam as migraes, os deslocamentos forados, os despejos, o endividamento e as desigualdades sociais. A lgica excludente deste modelo serve to somente para enriquecer uma pequena elite, tanto nos pases do Norte como nos do Sul, em detrimento da grande maioria da populao. A defesa da soberania e da autodeterminao dos povos e da justia social, econmica, ambiental e de gnero so a chave para o enfrentamento e a superao da crise, fortalecendo o protagonismo de um Estado livre das corporaes e a servio dos povos. O aquecimento global resultado do sistema capitalista de produo, distribuio e consumo. As transnacionais, as instituies financeiras, os governos e organismos internacionais a seu servio no querem reduzir suas emisses de gases de efeito estufa. Agora, tentam nos impor a economia verde como soluo para a crise ambiental e alimentar o que, alm de agravar o problema, resulta na mercantilizao, privatizao e financeirizao da vida. Rejeitamos todas as falsas "solues" para essas crises, como agrocombustveis, transgnicos, geoengenharia e mercados de carbono, que so apenas novos disfarces do sistema. A realizao da Rio+20, no ms de junho no Rio de Janeiro, passados 20 anos da ECO 92, refora a centralidade da luta por justia ambiental em oposio ao modelo de desenvolvimento capitalista. A tentativa de esverdeamento do capitalismo, acompanhada pela imposio de novos instrumentos da economia verde, um alerta para que os movimentos sociais reforcemos a resistncia e assumamos o protagonismo na construo de verdadeiras alternativas crise. Denunciamos a violncia contra a mulher, exercida regularmente como ferramenta de controle de suas vidas e de seus corpos, e o aumento da superexplorao de seu trabalho, utilizado para amortecer os impactos da crise e manter a margem de lucros constantes das empresas. Lutamos contra o trfico de mulheres e de crianas e o preconceito racial. Defendemos a diversidade sexual, o direito autodeterminao de gnero e lutamos contra a homofobia e a violncia sexista. As potncias imperialistas utilizam bases militares estrangeiras para fomentar conflitos, controlar e saquear os recursos naturais, e promover ditaduras em vrios pases. Denunciamos o falso discurso de defesa dos direitos humanos que muitas vezes justifica as ocupaes militares. Manifestamos-nos contra a persistente violao dos direitos humanos e democrticos em

Honduras, especialmente en el Bajo Aguan, o assassinato de sindicalistas e lutadores sociais em Colmbia e o criminoso bloqueio a Cuba que completa 50 anos. Lutamos pela libertao dos cinco cubanos presos ilegalmente nos Estados Unidos, a ocupao ilegal das Ilhas Malvinas pela Inglaterra, as torturas e as ocupaes militares promovidas pelos Estados Unidos e pela OTAN na Lbia e no Afeganisto. Denunciamos o processo de neocolonizao e militarizao que vive o continente africano e a presena da Africom. Nossa luta tambm pela eliminao de todas as armas nucleares e contra a OTAN. Expressamos nossa solidariedade com as lutas dos povos do mundo contra a lgica depredadora e neocolonial das indstrias extrativas e mineiras transnacionais, em particular, com a luta do povo de Famatina, na Argentina, e denunciamos a criminalizao dos movimentos sociais. O capitalismo destri a vida das pessoas. Porm, a cada dia, nascem mltiplas lutas pela justia social para eliminar os efeitos deixados pelo colonialismo e para que todos e todas tenhamos qualidade de vida digna. Cada uma destas lutas implica uma batalha de idias o que torna imprescindveis aes pela democratizao dos meios de comunicao, hoje controlados por grandes conglomerados, e contra o controle privado da propriedade intelectual. Ao mesmo tempo, exige o desenvolvimento de uma comunicao independente, que acompanhe estrategicamente nossos processos. Comprometidos com nossas lutas histricas, defendemos o trabalho decente e a reforma agrria como nico caminho para dar impulso agricultura familiar, camponesa e indgena e passo central para alcanar a soberania alimentar e a justia ambiental. Reafirmamos nosso compromisso com a luta pela reforma urbana como instrumento fundamental na construo de cidades justas e com espaos participativos e democrticos. Defendemos a construo de outra integrao, fundamentada na lgica da solidariedade e o fortalecimento de processos como a UNASUR e a ALBA. A luta pelo fortalecimento da educao, da cincia e da tecnologia pblicas a servio dos povos, assim como a defesa dos saberes tradicionais se tornam inadiveis, uma vez que persiste sua mercantilizao e privatizao. Diante disso, manifestamos nossa solidariedade e apoio aos estudantes chilenos, colombianos, porto-riquenhos e de todo o mundo que continuam em marcha na defesa de esses bens comuns. Afirmamos que os povos no devem continuar a pagar por esta crise sistmica e que no h sada dentro do sistema capitalista! Encontram-se na agenda grandes desafios, que exigem que articulemos nossas lutas e que nos mobilizemos massivamente. Inspirados na histria de nossas lutas e na fora renovadora de movimentos como a Primavera rabe, o Ocuppy Wall Street, os indignados e na luta dos estudantes chilenos, a Assemblia dos Movimentos Sociais convoca as foras e atores populares de todos os pases a desenvolver aes de mobilizao, coordenadas em nvel mundial, para contribuir com a emancipao e a autodeterminao de nossos povos, reforando a luta contra o capitalismo. Convocamos todos e todas a fortalecer o Encontro Internacional de Direitos Humanos em Solidariedade com Honduras e a construir o Frum Social Palestina Livre, reforando o movimento global de boicote, desinvestimentos e sanes contra o Estado de Israel e sua poltica de apartheid contra o povo palestino. Tomemos as ruas a partir do dia 5 de junho, numa grande jornada de mobilizao global contra o capitalismo. Convocamos a impulsionar a Cpula dos Povos por justia social e ambiental, contra a mercantilizao da vida e em defesa dos bens comuns frente a la Rio+20. Se o presente de luta, o futuro nosso! Porto Alegre, 28 de Janeiro de 2012 Assemblia dos Movimentos Sociais

MANIFESTO 07 DE SETEMBRO EM DEFESA DO POVO BRASILEIRO!

EM DEFESA DO POVO BRASILEIRO!


Manifesto 7 de setembro
A Nao brasileira vive uma grave e profunda crise, e est em perigo. O perigo que ameaa nossa nao fruto da implantao da poltica neoliberal que favorece apenas o capital financeiro, nacional e internacional e as grandes corporaes que se dedicam s exportaes. Essa poltica aprofunda cada vez mais a pobreza, a desigualdade social e a misria. Nada menos do que 27 milhes de trabalhadores e trabalhadoras (40% de toda populao ativa) vivem desempregados/as ou na economia informal, sem cobertura da seguridade social e de direitos trabalhistas. Cerca de 20 milhes de famlias, ou seja, 82 milhes de pessoas pobres, vivem com menos de dois salrios mnimos mensais. Continuamos refns da mais alta taxa de juros do mundo, de um supervit primrio que s interessa aos banqueiros e de um endividamento externo, o que exige frequentes ajustes para atender o capital financeiro internacional. O governo tem se dobrado a estas exigncias dos banqueiros e das transnacionais, mantendo polticas neoliberais, o que o torna incapaz de implementar polticas pblicas em favor do povo e de usar os recursos pblicos para reforma agrria, sade, educao, transporte, habitao, direitos humanos e meio ambiente. Esse modelo econmico no tem futuro para nosso povo! A sociedade brasileira est dilacerada pelo desemprego, pela pobreza, pela fome, pela violncia e pela corrupo, o que nos deixa revoltados e por momentos desesperanosos. As recentes denncias de corrupo e a revelao dos mtodos de fazer poltica dos partidos, que enganam o povo, desencadearam uma grave crise poltica. O povo no acredita mais na maioria dos polticos e estes no tm legitimidade para represent-lo. O povo brasileiro vive um misto de tristeza e decepo diante da situao de nosso pas. A nao brasileira no pode continuar neste impasse. preciso exigir mudanas profundas na economia e na poltica. Para exigir estas mudanas, temos quatro grandes desafios: 1. Construir um novo modelo econmico: que crie empregos, distribua renda e que privilegie os investimentos pblicos nas reas sociais; 2. Um Programa Emergencial: tendo em vista a superao da misria, da pobreza e o combate da desigualdade social; 3. Uma Reforma poltica profunda e radical: que devolva ao povo o direito de decidir sobre todas as questes estratgicas de nosso pas;

4. Soberania Nacional: aplicao de polticas que garantam os interesses do povo brasileiro sobre nossa economia, territrio, riquezas, biodiversidade, empresas pblicas, banco central, gua, sementes, petrleo, gs e a poltica externa. Diante disto, conclamamos a todos e todas a se organizar e mobilizar, a partir deste dia 7 de setembro. Gritemos em favor da justia, da tica, pela mudana da poltica econmica, pela superao da pobreza e da desigualdade social. Conclamamos ainda a que todos e todas promovam atividades e manifestaes mltiplas e plurais; a fortalecer espaos de criatividade e participao popular e reativar nosso patriotismo por um Brasil sem corrupo, sem excluses, livre e soberano.

BRASIL, EM NOSSAS MOS A MUDANA!


Via Campesina/Brasil; Grito dos Excludos/as; CMS - Coordenao dos Movimentos Sociais; Rede Jubileu Sul/Brasil - Campanha Brasileira contra a ALCA; CRB Conferncia dos Religiosos do Brasil; 4 SSB - Semana Social Brasileira; MMM Marcha Mundial de Mulheres; CONIC - Conselho Nacional de Igrejas Crists do Brasil; CESE Coordenadoria Ecumnica de Servios; Frum Nacional pela Reforma Agrria

MANIFESTO SOCIEDADE BRASILEIRA FORUM NACIONAL DE EDUCAO DO CAMPO (FONEC Braslia-DF, 21 de agosto de 2012).

FORUM NACIONAL DE EDUCAO DO CAMPO MANIFESTO SOCIEDADE BRASILEIRA

As entidades integrantes do Frum Nacional de Educao do Campo - FONEC, reunidas de 15 a 17 de agosto de 2012, em Braslia, com a participao de 16 (dezesseis) movimentos e organizaes sociais e sindicais do campo brasileiro e 35 (trinta e cinco) instituies de ensino superior, para realizar um balano crtico da Educao do Campo no Brasil, decidiram tornar pblico o presente Manifesto: 1. A Educao do Campo surge das experincias de luta pelo direito educao e por um projeto poltico pedaggico vinculado aos interesses da classe trabalhadora do campo, na sua diversidade de povos indgenas, povos da floresta, comunidades tradicionais e camponesas, quilombolas, agricultores familiares, assentados, acampados espera de assentamento, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos e trabalhadores assalariados rurais. 2. A Educao do Campo teve como ponto de partida o I Encontro Nacional de Educadores da Reforma Agrria - I ENERA em 1997, e o seu batismo aconteceu na I Conferncia Nacional Por Uma Educao Bsica do Campo realizada em 1998, reafirmada nos eventos que vieram a suced-los. O eixo principal do contexto de seu surgimento foi a necessidade de lutas unitrias por uma poltica pblica de Educao do Campo que garantisse o direito educao s populaes do campo e que as experincias poltico-pedaggicas acumuladas por estes sujeitos fossem reconhecidas e legitimadas pelo sistema pblico nas suas esferas correspondentes. 3. Deste processo de articulao e lutas algumas conquistas dos trabalhadores camponeses organizados merecem destaque: a criao do Programa Nacional de Educao na Reforma Agrria PRONERA; as Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica das Escolas do Campo (2002); A Licenciatura em Educao do Campo (PROCAMPO); o Saberes da Terra; as Diretrizes Complementares que institui normas e princpios para o desenvolvimento de polticas pblicas de atendimento da educao bsica do campo (2008); o reconhecimento dos dias letivos do tempo escola e tempo comunidade das instituies que atuam com a pedagogia da alternncia (Parecer 01/2006 do CEB/CNE), a criao dos Observatrios de Educao do Campo, alm da introduo da Educao do Campo nos grupos e linhas de pesquisa e extenso em muitas Universidades e Institutos, pelo Pas afora e o Decreto n. 7.352/2010, que institui a Poltica Nacional de Educao do Campo. 4. A Educao do Campo nasceu no contraponto Educao Rural, instituda pelo Estado brasileiro, como linha auxiliar da implantao de um projeto de sociedade e agricultura subordinado aos interesses do capital, que submeteu e pretende continuar submetendo a educao escolar ao objetivo de preparar mo-de-obra minimamente
1

qualificada e barata, sem perspectiva de um projeto de educao que contribua emancipao dos camponeses. 5. O Estado brasileiro, nas diferentes esferas (federal, estadual e municipal), na contramo do acmulo construdo pelos sujeitos camponeses volta hoje a impor polticas que reeditam os princpios da educao rural, j suficientemente criticados pela histria da educao do campo, associando-se agora aos interesses do agronegcio e suas entidades representativas (CNA, ABAG e SENAR). Este projeto produz graves consequncias para o pas, como misria no meio rural e a consequente excluso de grandes massas de trabalhadores, a concentrao de terra e capital, o fechamento de escolas no campo, o trabalho escravo, o envenenamento das terras, das guas e das florestas. Esse projeto no serve aos trabalhadores do campo. 6. A Educao do Campo est vinculada a um projeto de campo que se constri desde os interesses das populaes camponesas contemporneas. Portanto est associada Reforma Agrria, soberania alimentar, a soberania hdrica e energtica, agrobiodiversidade, agroecologia, ao trabalho associado, economia solidria como base para a organizao dos setores produtivos, aos direitos civis, cultura, sade, comunicao, ao lazer, a financiamentos pblicos subsidiados agricultura familiar camponesa desde o plantio at comercializao da produo em feiras livres nos municpios e capitais numa relao em aliana com o conjunto da populao brasileira. Vivemos no campo brasileiro uma fase de aprofundamento do capitalismo dependente associado ao capital internacional unificado pelo capital financeiro (Banco Mundial, Organizao Mundial do Comrcio - OMC, Transnacionais da Agricultura Monsanto, Syngenta, Stora Enzo...), com o suporte direto do prprio Estado brasileiro para a produo de commodities. Tudo isso legitimado por leis (Cdigo Florestal, lei dos transgnicos...) que, facilitam o saque e a apropriao de nossos recursos naturais (terra, gua, minrios, ar, petrleo, biodiversidade) e recolonizam nosso territrio .
7.

8. Movido pela lgica de uma poltica econmica falida pela vulnerabilidade externa e pelo endividamento interno que compromete 45% do oramento brasileiro, o Governo impe severas medidas de contingenciamento de recursos da Reforma Agrria, sade e educao. Os resultados para a populao camponesa a desterritorializao progressiva das comunidades. Esse quadro se agrava ainda mais pela deslegitimao da participao popular na implementao e execuo das polticas pblicas. 9. A partir de uma reivindicao histrica das organizaes de trabalhadores que integram a luta por um sistema pblico de Educao do Campo, projetado a partir do Decreto n 7.352 de 2010, mas contrariando e se contrapondo s reivindicaes dos sujeitos que por ele continuam lutando, o MEC lanou, em maro de 2012, o Programa Nacional de Educao do Campo PRONACAMPO. Do que j foi possvel ter acesso a esse programa at o presente momento, reconhecemos algumas respostas positivas s nossas reivindicaes, porm insuficientes para enfrentar o histrico desmonte da educao da populao do campo.
2

Assim, denunciamos como aspectos especialmente graves, os seguintes: i. A implementao do PRONACAMPO atenta contra os prprios princpios da LDB, ao no instituir a gesto democrtica e colocando apenas o sistema pblico estatal (estadual e municipal) como partcipe do Programa, ignorando experincias de polticas pblicas inovadoras e de sucesso, que reconheceram e legitimaram o protagonismo dos sujeitos do campo na elaborao de polticas pblicas como sujeitos, no apenas beneficirios. ii. O Programa aponta para um desvirtuamento das propostas apresentadas, especialmente em relao educao profissional e formao de educadores, se realizada atravs da modalidade de Educao a Distncia. iii. gritante e ofensiva ao povo brasileiro a ausncia de uma poltica de Educao de Jovens e Adultos, especialmente de alfabetizao de jovens e adultos e de Educao Infantil para o campo. iv. No reconhecemos a proposta do PRONATEC Campo elaborada pelo SENAR/CNA, pelo projeto de campo que representa e porque como poltica o PRONATEC ignora as experincias de Educao Profissional realizadas por instituies como SERTA, MOC, ITERRA, Escolas Famlias Agrcola - EFAs, Casas Familiares Rurais - CFRs e pelo prprio PRONERA em parceria com os Institutos Federais, entre outras. v. No reconhecemos igualmente, a proposta de Formao de Educadores, a ser feita pela UAB, porque a formao de educadores distncia, especialmente a formao inicial considerada um fracasso pelas prprias instituies dos educadores, como a ANFOP, alm do que desconsidera tambm o acmulo das organizaes sociais, sindicais e universidades na formao presencial de educadores do campo. vi. Denunciamos, com veemncia, o esvaziamento dos espaos de dilogo e construo de polticas pblicas com a presena dos movimentos e organizaes sociais e sindicais do campo no mbito do Ministrio da Educao, secundarizando e negando a construo coletiva como princpio da Educao do Campo. Em vista destas denncias, apresentamos nossas proposies: 1) Redirecionamento imediato pelo Ministrio da Educao, do processo de elaborao e implementao do PRONACAMPO e suas aes, reconhecendo e legitimando os sujeitos da Educao do Campo, na sua diversidade, em mbito federal, estadual e municipal. 2) Definio de polticas que visem criao de um sistema pblico de Educao do Campo que assegure o acesso universal a uma educao de qualidade, em todos os nveis, voltada para o desenvolvimento dos territrios camponeses, na diversidade de sujeitos que os constituem.

3) Resgate do protagonismo dos movimentos/organizaes sociais e sindicais do campo na proposio e implementao das polticas pblicas e dos programas federais, estaduais e municipais de educao. Elaborao de polticas pblicas que tenham como base um projeto popular para a agricultura brasileira, as experincias dos movimentos e organizaes sociais e sindicais e os princpios da Educao do Campo.
4)

5) Revogao do dispositivo do Acrdo do TCU ao PRONERA, que probe que os projetos dos cursos formais mencionem as organizaes legtimas do campo como CONTAG, MST e outras, na condio de instituies demandantes e participantes dos projetos. 6) Ampliao das metas de construo de escolas no campo, uma vez que as apresentadas so tmidas diante das 37 mil escolas fechadas nos ltimos anos. 7) Elaborao de um Plano de construo, reforma e ampliao de escolas, bem como a adaptao das estruturas fsicas a fim de atender as crianas e jovens do campo, as pessoas com deficincias, alm de bibliotecas, quadras esportivas, laboratrios, internet, entre outras. Garantia de transporte escolar intra-campo e de qualidade, para o deslocamento dos estudantes com segurana. 8) Soluo imediata e massiva para o analfabetismo no campo, articulado a um processo de escolarizao bsica. 9) Elaborao de uma poltica de Educao Infantil do Campo.

10) Fortalecimento e criao de Ncleos de Estudos e Observatrios de Educao do Campo nas universidades e institutos, a fim de realizar programas de extenso, pesquisas, cursos formais, formao continuada de educadores/as, apoiando e construindo, com os sujeitos do campo, a educao da classe trabalhadora camponesa. Este Manifesto foi reafirmado e apoiado pelos participantes do Encontro Unitrio dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das guas e das Florestas, realizado em Braslia nos dias 20 a 22 de agosto de 2012.

Educao do Campo: por Terra, Territrio e Dignidade!


Braslia-DF, 21 de agosto de 2012.

CARTA DE PRINCPIOS E ORGANICIDADE DO FRUM NACIONAL DE EDUCAO DO CAMPO (FONEC Braslia, 17 de agosto de 2010 - VERSES FINAL).

Instituies presentes reunio e que aprovaram a criao do Frum Nacional de Educao do Campo:
Ctedra da Educao do Campo UNESCO/UNESP Comisso Pastoral da Terra CPT Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura CONTAG Federaes Estaduais de Trabalhadores na Agricultura FETAGs Frum Catarinense de Educao do Campo FOCEC Frum Estadual de Educao do Campo do Par - FPEC Instituto Federal de Braslia IFB Instituto Federal de Santa Catarina IFSC Movimento das Mulheres Campesinas MMC Movimento de Organizao Comunitria MOC Movimento dos Atingidos por Barragens MAB Movimento dos Pequenos Agricultores MPA Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST Rede de Educao do Semi-rido Brasileiro RESAB Servio de Tecnologia Alternativa SERTA Unio Nacional das Escolas Famlias Agrcolas do Brasil UNEFAB Universidade de Braslia UnB Universidade Estadual da Bahia UNEB Universidade Estadual do Amazonas UEA Universidade Federal da Bahia UFBA Universidade Federal da Paraba UFPB Universidade Federal de Campina Grande UFCG Universidade Federal do Maranho UFMA Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Universidade Federal do Par UFPA Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Universidade Federal do Tocantins UFT Ministrios convidados, e que se fizeram presentes: Ministrio da Educao - MEC/SECAD Ministrio do Desenvolvimento Agrrio MDA/SDT/INCRA/PRONERA Organismos Internacionais convidados, e que se fizeram presentes: Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura UNESCO Organizao dos Estados Ibero-Americanos OEI Organizao Internacional do Trabalho OIT

CARTA DE CRIAO DO FRUM NACIONAL DE EDUCAO DO CAMPO


Reunidos em Braslia, na sede da CONTAG, durante os dias 16 e 17 de agosto de 2010, por autoconvocao, movimentos e organizaes sociais e sindicais do campo, universidades, institutos federais de educao, aps anlise da situao do campo e da Educao do Campo no Brasil, resolveram criar, e assim fica criado o Frum Nacional de Educao do Campo - FONEC. Participaram ainda desta reunio como convidados representantes de organismos internacionais e do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio e do Ministrio da Educao. Alm das representaes presentes a esse ato inicial de formao que firmam este documento, outros movimentos e organizaes sociais e sindicais, bem como instituies que mantm vnculos com a Educao do Campo, sero admitidas composio do Frum, na medida de seu compromisso com os princpios que o embasam e da aceitao por parte dos seus j componentes efetivos. O FONEC caracteriza-se, antes de tudo, como uma articulao dos sujeitos sociais coletivos que o compem, pautados pelo princpio da autonomia em relao ao Estado configurado em qualquer uma que seja de suas partes. No obstante, essa autonomia no impede que participem como membros efetivos do Frum: institutos de educao e universidades pblicas e outros movimentos/entidades que atuam na educao do campo, bem como, na condio de convidados, rgos governamentais cuja funo pertinente Educao do Campo. O objetivo precpuo do FONEC o exerccio da anlise crtica constante, severa e independente acerca de polticas pblicas de Educao do Campo; bem como a correspondente ao poltica com vistas implantao, consolidao e, mesmo, elaborao de proposies de polticas pblicas de Educao do Campo. Um ponto de partida comum a todos os que criam este Frum a constatao da evidente desigualdade social e educacional a que esto submetidas as populaes do campo, conforme refletem os dados da realidade e a manifesta ausncia ou inadequao das polticas pblicas, especialmente aquelas voltadas educao. Constata-se que, hoje, no Brasil, o projeto hegemnico de campo, de desenvolvimento rural e de educao no meio rural tem carter excludente, predador e homogeneizante. Por isso, ele suscita uma ao estratgica forte e ordenada dos povos do campo, a comear por suas organizaes prprias e/ou parceiras, com vistas instalao de um projeto capaz de reverter tal processo histrico vigente. Esse projeto contra-hegemnico v o campo no como espao econmico de produo de commodities perspectiva produtivista que tem gerado verdadeiros desertos verdes mas como territrio social e ambiental de produo de vida e de cultura por milhes e milhes de agricultores familiares, quilombolas, ribeirinhos, pescadores artesanais, caiaras, sem-terra, acampados, assentados e reassentados, indgenas e povos de florestas, e outros, em mais de oitenta por cento dos municpios brasileiros, que ocupam igual percentual do territrio nacional. Dentro desse projeto, caber ao Frum Nacional de Educao do Campo primar, antes de tudo, pelo cumprimento do direito humano inalienvel e indivisvel educao de qualidade, a todos os que vivem no e do campo, salvaguardadas, sempre, a diversidade cultural e as especificidades sociais e ambientais da vida e do trabalho dos povos do campo. Outro ponto de partida comum aos signatrios desta Carta de Criao do FONEC, dada a conquista das Diretrizes Operacionais para a Educao Bsica nas Escolas do Campo (Resoluo CNE/CEB n 1, de 03 de abril de 2002), e das Diretrizes Complementares (Resoluo CNE/CEB n 2, de 28 de abril de 2008), a constatao da no implantao dessas normativas no mbito dos sistemas educacionais do pas. Ademais de no serem efetivadas nos princpios e determinaes que as compem o que j caracteriza uma grave sonegao de direitos que deve ser cobrada, essas normativas so incompletas no que concerne, por exemplo, a aes de acesso e permanncia ao ensino com qualidade, inclusive, de nvel superior.

Outras consideraes e argumentos especficos em favor da criao do Frum Nacional da Educao do Campo so destacados pelos signatrios deste documento, tal como seguem de forma sucinta: Os movimentos e organizaes sociais e sindicais do campo tm sua ao protagonista insistentemente desconsiderada ou descaracterizada nas polticas e programas de Educao do Campo, em todas as esferas da gesto do Estado; particularmente, no mbito dos estados federados e dos municpios; Escolas continuam sendo fechadas no campo, por autoridades educacionais de estados e municpios, dando lugar poltica de transporte escolar desde o espao rural at as sedes dos municpios, e fomentando a prtica de nucleao, em contrrio, inclusive, s resolues do Conselho Nacional de Educao; As condies de infra-estrutura continuam deficitrias e ou inadequadas para o funcionamento das escolas do campo; O chamado regime de colaborao entre os entes federados no se concretiza, seja na execuo das polticas obrigatrias de educao, seja na execuo de programas especiais como os advindos do Governo Federal, gerando situaes de desembargo de responsabilidades institucionais, onde quem perde sempre aquele que o sujeito do direito; Na formao dos docentes e na organizao curricular, comum por parte de rgos e ou agentes do poder pblico o no reconhecimento da diversidade e do correspondente direito a uma educao diferenciada aos povos do campo; O MEC, que tem o poder e a responsabilidade maior pela instituio de polticas e programas estruturantes de uma Educao do Campo, seguindo os princpios definidos pelas organizaes e movimentos sociais que a protagonizam, tem tido uma ao tmida demais e pouco consistente nessa direo. Enfim, os signatrios deste documento de criao do Frum Nacional de Educao do Campo compreendem que: H a necessidade de uma articulao nacional em favor do campo, seguindo as perspectivas da defesa da vida, da igualdade social e da diversidade cultural e ambiental e, sobretudo, da educao dos povos do campo frente ao avano do agronegcio e frente criminalizao dos movimentos sociais do campo; A possibilidade de avano na reforma agrria, continuamente reivindicado pelos trabalhadores e trabalhadoras, bem como a possibilidade de avano no seu projeto educacional, passa pela intensificao da luta pela democratizao da terra, pelo enfrentamento constante em defesa do carter pblico do Estado e pela abordagem das necessidades vitais dos trabalhadores e trabalhadoras; Existe um grande acmulo terico e pedaggico no seio dos movimentos sociais e sindicais do campo e de organizaes no-governamentais parceiras, forjado nas suas prprias prticas de formao da classe trabalhadora/povos do campo, bem como nas suas lutas por polticas de educao. Tal acmulo merece e deve ser considerado pelos poderes constitudos ao institurem programas e polticas permanentes de Educao do Campo; Outro grande acmulo terico e pedaggico precisa ser considerado nas formulaes das polticas pblicas especialmente na estrutura e funcionamento das universidades e

secretarias estaduais e municipais de educao: aquele consignado nas matrizes histricas da Educao Popular, da Educao Socialista e da Pedagogia dos Movimentos; A educao constitui instrumento de formao terica e estratgica essencial para que os povos do campo possam avanar nas suas lutas. Afinal, ela se insere na luta fundamental entre capital e trabalho. Por isso e por entender que no existe sistema de educao sem estrutura fsica que lhe d materialidade, reafirma-se, aqui, a luta no apenas para impedir o fechamento das escolas no campo, mas para a construo de mais e melhores escolas no campo.

Para dar continuidade organizao e estruturao do Frum Nacional de Educao do Campo foi criada uma Comisso Provisria, que ter o papel de construir uma agenda de trabalho e de empreender aes de publicizao e ampliao da articulao que constitui o Frum. Essa Comisso Provisria tem a composio das seguintes entidades/movimentos: Confederao Nacional dos Trabalhadores na Agricultura CONTAG Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra MST Rede de Educao do Semi-rido Brasileiro RESAB Unio Nacional das Escolas Famlias Agrcolas do Brasil UNEFAB Observatrio da Educao do Campo Universidade de Braslia Frum Catarinense de Educao do Campo FOCEC Frum Estadual de Educao do Campo do Par - FPEC

Braslia, 17 de agosto de 2010

POSICIONAMENTO POLTICO DA CONTAG CONTRA A PARTICIPAO DO SENAR ENQUANTO ENTIDADE PARTICIPANTE DA EXECUO DAS AES DO PRONACAMPO PARA OS TRABALHADORES RURAIS.

Posicionamento Poltico da CONTAG contra a participao do SENAR enquanto entidade participante da execuo das aes do PRONACAMPO para os trabalhadores rurais.
Excelentssimo Senhor Ministro da Educao

Dando continuidade aos encaminhamentos feitos em audincia entre Vossa Excelncia e a CONTAG, durante a negociao da pauta do Grito da Terra Brasil, em 24 de maio deste ano, apresentamos por meio deste um conjunto de consideraes, orientaes e princpios que fundamentam a solicitao do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) no que se refere a no participao do Servio Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) no desenvolvimento e na execuo das aes do PRONACAMPO, especialmente naquelas vinculadas s aes do Eixo III: Educao de Jovens e Adultos e qualificao profissional e tecnolgica, que esto vinculadas ao PRONATEC (Lei 12.513/2011). Neste sentido, vimos reafirmar o posicionamento da CONTAG contrrio presena, em qualquer circunstncia, do SENAR nas aes do PRONACAMPO, entendendo que esta participao, por menor que parea, contraditria diante das definies e resolues at ento aprovadas pelo Conselho Nacional de Educao e pelo Poder Executivo, sejam estas manifestadas pelo MEC ou pela Presidncia da Repblica, e ainda est em confronto direto com a construo histrica defendida pelo Movimento da Educao do Campo. As proposies vindas dos Movimentos Sociais e Sindicais do Campo fundamentaram os programas j existentes e pressionaram, para que em julho de 2004, a SECAD (Secretaria de Educao Continuada Alfabetizao e Diversidade) fosse criada dentro do MEC, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento inclusivo dos sistemas de ensino, voltada para a valorizao das diferenas e da diversidade, a promoo da incluso, dos direitos humanos e da sustentabilidade ambiental (MEC/SECAD). A avaliao, poca, que sua criao marcava uma nova fase no enfrentamento das injustias existentes nos sistemas de educao do Pas, valorizando a diversidade da populao brasileira, trabalhando para garantir a formulao de polticas pblicas e sociais como instrumento de cidadania. Esta expectativa ainda persiste. Assim, para a CONTAG, faz-se necessrio analisar alguns elementos que justificam esse posicionamento: No h como ignorar que h na sociedade uma disputa de projeto de desenvolvimento do campo, representados de um lado pela poltica do agronegcio, que historicamente representou e ainda representa no campo, a concentrao de terra, o latifndio, a monocultura, o trabalho escravo, a expulso dos trabalhadores de suas terras ou mesmo o arrendamento para as grandes empresas, causando a miserabilidade da populao do campo. De 1

outro lado, esta a defesa de um projeto de campo cujo modelo de produo a agricultura de base familiar, a produo diversificada da produo, que compreende que o desenvolvimento do campo no esta vinculado apenas produo econmica, mas tambm vida, cultura, s relaes de solidariedade. Este enfrentamento histrico tambm se traduz na luta por polticas pblicas. Tais polticas fazem parte do processo de luta e reivindicaes dos movimentos sociais e sindicais do campo, que criaram a partir da I e II Conferncia Nacional de Educao do Campo (1998 e 2004 respectivamente) um grande Movimento Nacional pela construo de uma poltica nacional de Educao do campo, que prope a construo desta poltica a partir da adoo de prticas e referncias adequadas realidade do campo. Tais proposies foram reafirmadas como um direito dos povos do campo na aprovao das Diretrizes Operacionais para Educao Bsicas nas Escolas do Campo, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educao e sancionada pelo Ministro da Educao em 2002 (Resoluo 01 do CNE/CEB 03/04/2002). Tais Diretrizes reconhecem a dvida histrica do Governo Brasileiro com os Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no que se refere construo de uma poltica de educao do campo que considera: A identidade da escola do campo definida pela sua vinculao s questes inerentes sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes prprios dos estudantes, na memria coletiva que sinaliza futuros, na rede de cincia e tecnologia disponvel na sociedade e nos movimentos sociais em defesa de projetos que associem as solues exigidas por essas questes qualidade social da vida coletiva no pas (Art. 1, Pargrafo nico). importante destacar que este documento, em seu Artigo 3, tambm traz expresso em seu texto o papel fundamental do Poder Pblico na garantia do direito educao: O Poder Pblico, considerando a magnitude da importncia da educao escolar para o exerccio da cidadania plena e para o desenvolvimento de um pas cujo paradigma tenha como referncias a justia social, a solidariedade e o dilogo entre todos, independente de sua insero em reas urbanas ou rurais, dever garantir a universalizao do acesso da populao do campo Educao Bsica e Educao Profissional de Nvel Tcnico. Outro elemento a ser considerado, ainda no texto das Diretrizes e que fundamentam nossas reivindicaes, diz respeito ao que preconiza o Artigo 8: As parcerias estabelecidas visando ao desenvolvimento de experincias de escolarizao bsica e de educao profissional, sem prejuzo de outras exigncias que podero 2

ser acrescidas pelos respectivos sistemas de ensino, observaro: I - articulao entre a proposta pedaggica da instituio e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a respectiva etapa da Educao Bsica ou Profissional; II - direcionamento das atividades curriculares e pedaggicas para um projeto de desenvolvimento sustentvel; III - avaliao institucional da proposta e de seus impactos sobre a qualidade da vida individual e coletiva; IV - controle social da qualidade da educao escolar, mediante a efetiva participao da comunidade do campo. Estes trs artigos citadas so importantes para fundamentar a criao de programas estratgicos pelo Ministrio da Educao, atravs da SECAD, tais como o Programa Nacional de Licenciaturas em Educao do Campo (PROCAMPO) e o Programa Saberes da Terra, com formao e qualificao profissional para jovens do campo, com foco no fortalecimento da agricultura familiar.

Outro desdobramento importante foi a aprovao do Decreto Presidencial n 7.352/2010, assinado pelo Presidente Lus Incio Lula da Silva como mecanismo de legitimar a pauta da educao do campo gerada pela sociedade, a partir das lutas dos movimentos sociais e sindicais do campo. Neste decreto o Presidente reafirma trs elementos fundamentais para a Educao do campo.
1) O primeiro deles refere-se compreenso sobre quem so os sujeitos do

campo e o que se compreende por escola do campo (Art. 1, 1); I - populaes do campo: os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrria, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condies materiais de existncia a partir do trabalho no meio rural; e II - escola do campo: aquela situada em rea rural, conforme definida pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE, ou aquela situada em rea urbana, desde que atenda predominantemente a populaes do campo.
2) O segundo, diz respeito aos princpios da educao do campo (Art. 2):

I - respeito diversidade do campo em seus aspectos sociais, culturais, ambientais, polticos, econmicos, de gnero, geracional e de raa e etnia; II - incentivo formulao de projetos poltico-pedaggicos especficos para as escolas do campo, estimulando o desenvolvimento das unidades escolares como espaos pblicos de investigao e articulao de experincias e 3

estudos direcionados para o desenvolvimento social, economicamente justo e ambientalmente sustentvel, em articulao com o mundo do trabalho; III - desenvolvimento de polticas de formao de profissionais da educao para o atendimento da especificidade das escolas do campo, considerando-se as condies concretas da produo e reproduo social da vida no campo; IV - valorizao da identidade da escola do campo por meio de projetos pedaggicos com contedos curriculares e metodologias adequadas s reais necessidades dos alunos do campo, bem como flexibilidade na organizao escolar, incluindo adequao do calendrio escolar s fases do ciclo agrcola e s condies climticas; V - controle social da qualidade da educao escolar, mediante a efetiva participao da comunidade e dos movimentos sociais do campo.
3) E, por fim, o terceiro, que faz referncia aos mecanismos necessrios para

assegurar a superao das desigualdades sociais (Art. 3): I - Caber Unio criar e implementar mecanismos que garantam a manuteno e o desenvolvimento da educao do campo nas polticas pblicas educacionais, com o objetivo de superar as defasagens histricas de acesso educao escolar pelas populaes do campo, visando em especial: polticas de educao de jovens e adultos, nas localidades onde vivem e trabalham, respeitando suas especificidades quanto aos horrios e calendrio escolar; II - fomentar educao bsica na modalidade Educao de Jovens e Adultos, integrando qualificao social e profissional ao ensino fundamental; III - garantir o fornecimento de energia eltrica, gua potvel e saneamento bsico, bem como outras condies necessrias ao funcionamento das escolas do campo; e IV - contribuir para a incluso digital por meio da ampliao do acesso a computadores, conexo rede mundial de computadores e a outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a populao prxima s escolas do campo. Frente ao exposto, a deciso do Ministrio da Educao, enquanto representante do Poder Executivo, ao apresentar a proposta do Projeto de Lei 12.513/2011 ao Congresso Nacional, com a incluso do Sistema S nas aes do PRONATEC, na nossa percepo, incorre em um problema inicial que tem gerado consequncias muitos graves para o debate da Educao Brasileira e, principalmente para os sujeitos do campo, tendo em vista que: A Conferncia Nacional de Educao CONAE realizada em 2010 reafirmou a importncia e necessidade de aprofundar de forma radical a defesa pela Educao Pblica, Gratuita e de qualidade, debatendo a necessidade de 4

consolidao de Sistema Integrado de Educao, reafirmando para isso a necessidade de fortalecer o sistema pblico de educao, inclusive no campo. Contraria a orientao de 2008 a partir da qual o Ministrio da Educao reformulou vrias iniciativas de polticas, inclusive cessando quase que completamente, a participao de instituies e/ou organizaes sociais no desenvolvimento das polticas pblicas, com a justificativa de fortalecer o regime de colaborao e transformar as polticas educacionais em sistmicas. Neste sentido, as organizaes e entidades que desenvolviam importantes aes em Programas importantes para o campo foram retiradas do processo, a exemplo do Programa Brasil Alfabetizado e do apoio financeiro do FNDE para a formao continuada de professores, reservando a Estados, Municpios e Universidades a tarefa de reafirmar esse princpio. A insero do SENAR, pelo Ministrio da Educao, como executor de polticas, programas e aes da educao do campo, uma tentativa de negar ou omitir as contradies que envolvem esta luta. No possvel que o mesmo projeto que serve ao agronegcio, que expulsa os trabalhadores do campo ou que os tornam meramente tcnicos para o exerccio de uma funo pontual na produo (na condio de empregado), conviva, de forma naturalizada, com a perspectiva defendida pelos movimentos que lutam pela permanncia de homens e mulheres do campo, na produo familiar, na produo de saberes e conhecimentos e que reafirmam o campo como lugar de vida, de cultura, de valores e de produo. Para ns da CONTAG, o Ministrio da Educao precisa se posicionar criticamente com relao a esta parceria, pois inaceitvel conviver de forma naturalizada com essa situao, em nome das metas, ou mesmo para atender apenas uma demanda do mercado. Educao mais que acesso a mercado de trabalho. Educao formao humana, de valores, de saberes e de habilidades. Reduzi-la a uma formao meramente tecnicista desconsiderar a construo histrica pela educao plena e de qualidade assegurada pela nossa Constituio e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educao. Reafirmamos o posicionamento da CONTAG de que, ao nosso ver, a insero do Sistema S, como um todo no PRONATEC, e especialmente do SENAR, nas aes do PRONATEC/PRONACAMPO, so contrrias as orientaes que este Ministrio vem adotando nos ltimos anos.

Diretoria da CONTAG

CARTA ABERTA DO II ENCONTRO EM EDUCAO DO CAMPO UESB/JEQUI.

CARTA ABERTA DO II ENCONTRO EM EDUCAO DO CAMPO UESB/JEQUI


Ns professoras/es, coordenadoras/es, gestoras/es da Educao Bsica, Secretarias Municipais de Educao, ambientalistas, estudantes de graduao, pesquisadoras/es das Universidades Pblicas da Bahia (UESB, UNEB, UESC, UEFS, UFRB, UFBA, IFBA) 1 reunidos/as no II ENCONTRO EM EDUCAO DO CAMPO: a construo do projeto poltico-pedaggico, realizado em 08, 09 10 de maro de 2012, na Universidade Estadual Sudoeste da Bahia Campus Jequi/Bahia, discutimos, refletimos e elaboramos propostas referentes s problemticas significativas da Educao do Campo. Este encontro teve como objetivos centrais: a) Contribuir para o processo de construo do projeto poltico-pedaggico das escolas do campo em parceria com os professoras/es, gestoras/es, e movimentos sociais; b) Aprofundar a reflexo sobre o modelo de escola rural que se consolidou pela precariedade do ensino e da formao de professores, buscando as possibilidades para sua superao. Por meio destes objetivos o encontro se props focar, relacionar e articular a Educao do Campo a partir de sua gnese e contexto histrico, proposies tericas, fundamentos pedaggicos, polticas pblicas, formao de professores, processos e experincias educativas, produo e socializao de conhecimento. Para tanto, isto se consolidou pelos trabalhos realizados nas oficinas e GTS, onde foram abordadas as problemticas que diz respeito Educao do Campo e as possibilidades de mediar o trabalho, a produo e a educao neste contexto social. Essa metodologia do II Encontro, ao englobar os elementos terico-prticos da Educao do Campo, teve como princpio propositivo o debate e elaborao de propostas para o projeto poltico-pedaggico das escolas de Educao Bsica do Campo do Estado da Bahia, que se materializaram atravs das seguintes temticas (oficina e GTS): 1 - Organizao da escola e gesto; 2 - Polticas Pblicas para Educao do Campo; 3 - Prticas Pedaggicas da escola do campo; 4 - Currculo: escola, campo e contradies sociais; 5 - Educao do Campo e o desafio das classes multisseriadas; 6 Educao ambiental nas escolas do campo. A seguir, pela ordem das temticas, encontram-se os elementos propositivos aprovados pela plenria final do II Encontro para fundamentar o processo de construo do PPP das escolas do campo.

ELEMENTOS PROPOSITIVOS DA CARTA ABERTA DO II ENCONTRO EM EDUCAO DO CAMPO UESB/JEQUI


1 - ORGANIZAO DA ESCOLA E GESTO: Elementos propositivos: Reconhecemos que para organizao e gesto da escola fundamental a existncia de condies mnimas para sua implementao, e essas esto relacionadas diretamente com o financiamento da Educao. Reconhecemos que a existncia de financiamento adequado e boas polticas pblicas no suficientes por si s para a existncia de uma organizao e gesto da escola que contemple os anseios da maioria da populao, mas sabemos que na ausncia deles as aes esto fadadas ao insucesso, e por sua vez por sobrecarregar as vtimas da culpa pelo mesmo, nesse caso os estudantes e os profissionais da educao.
Professores/ras, alunos/nas de graduao e licenciaturas e pesquisadores/ras provenientes dos municpios e distritos baianos: Itagib, Amargosa, Poes, Jequiria, Florestal, Itaberaba, Porto-Seguro, Boa, Jitana, Planaltino, Cono, Urandir, Lafaiete Coutinho, Guanambi, Jaguaquara, Mutupe, Laje, Itajuru, Fazenda Velha, Itabuna, Nova Esperana, Barra Avenida, Salvador, Itamiri, Boa Nova, Encruzilhada, Ipia, Ibirataia, Vitria da Conquista, Ibicoara, Maracs, Itaji, Santa Inez, Alagoinhas, Itiruu, Lajedo do Tabocal, Feira de Santana...
1

Neste sentido destacamos a importncia e os limites dos responsveis pela organizao e gesto da escola, e apontamos como imprescindvel a valorizao das estratgias da gesto participativa no intuito de fortalecer a fiscalizao e aplicao dos recursos pblicos. Ressaltamos que preciso mobilizar os membros da comunidade, as associaes de estudantes e os sindicatos dos trabalhadores para participarem efetivamente dos Conselhos que tratam da gesto escolar, no intuito de evitar a deturpao dos princpios da gesto democrtica. Apontamos tambm, que se faz necessrio e urgente o acesso dos trabalhadores/as da educao e membros da comunidade escolar aos documentos que atualmente do sustentao legal sobre os direitos dos cidados e deveres do Estado no que trata da Educao do Campo: Diretrizes Operacionais das escolas do Campo. Parecer CNE/CEB 36/2001 e Resoluo CNE/CEB 1/2002; Decreto 2008-Parecer CNE/CEB n 23/2007, reexaminado pelo Parecer CNE/CEB n 3/2008; Decreto n 7352 da presidncia da repblica- Nov/2010. Por isso, indicamos que organizar e gerir a escola do campo antes tratar do financiamento e dos objetivos pedaggico da Educao do Campo. Neste sentido, destacamos que algumas questes precisam ser consideradas para obtermos xito nesta tarefa: Aplicao por parte do governo estadual e prefeituras da Lei do Piso Salarial Nacional da Educao Bsica, hoje em R$ 1.451,00; Utilizar o CAQ (Custo Aluno-Qualidade) como ndice de financiamento na educao; Garantir que sejam aplicados 10% do PIB na Educao; Contratao urgente de trabalhadores da educao (todos os setores) por meio de concursos, no intuito de acabar com o acmulo de funes e sobrecarga de trabalho do professores/as do campo; Implementar polticas regulares de formao inicial e continuada dos/as educadores/as do campo, no intuito de oferecer capacitao e qualificao dos professores da rede; Desenvolver poltica de incentivo a docncia para a Educao do Campo oferecimento de melhores condies de trabalho (infra-estrutura, contratao de mais profissionais da educao, concursos especficos, benefcios financeiros para o trabalho na educao do campo, criao de ndice mximo de relao professor X aluno); Desenvolver poltica emergencial e permanente de construo e reestruturao das escolas do campo ampliao do nmero de escolas, reformas das escolas atuais com o incremento de uma planta bsica padro; Desenvolver poltica de transporte seguro e de qualidade; Desenvolver poltica de incentivo ao desenvolvimento da agricultura familiar; Estimular a construo de PPP das escolas do campo. 2 - POLTICAS PBLICAS PARA EDUCAO DO CAMPO: Elementos propositivos: Formao inicial e continuada de profissionais da educao para atuar na educao do campo; Implantar regime de colaborao entre Estado e Municpio para a melhoria da Educao do Campo; Colocar em prtica os instrumentos (parceria escola-famlia-conselhos) de acompanhamento do aluno do campo; Fomentar aes que possibilitassem o uso do espao da escola como vivncia comunitria e espao de formao da identidade dos povos do campo; Mobilizar a comunidade escolar e do entorno da escola para participao e acompanhamento da elaborao do Plano de Aes Articuladas PAR, bem como quaisquer outras polticas pblicas para o campo; Formular polticas de permanncia do aluno na escola de sua comunidade; Ter a escola do campo o direito de acessar avanos tecnolgicos e cientficos, tanto como fundamento para o ensino escolar como para o trabalho produtivo da comunidade. 3 - PRTICAS PEDAGGICAS DA ESCOLA DO CAMPO:

Elementos propositivos: METODOLOGIA: Fazer um diagnstico da Educao do Campo nos municpios aqui representados, pelos participantes da oficina (em nmero de 50 professores) e, nesse percurso, fazer reflexes sobre as prticas pedaggicas. PARTICIPANTES DO GT: Representados por 10 municpios (Amargosa, Guanambi, Jaguaquara, Jequi, Jitana, Lafaiete Coutinho, Planaltino, Porto Seguro, Santa Ins, Urand) REFLEXO INICIAL: A Educao do Campo pressupe abertura e coragem para a prtica pedaggica do risco emancipatrio. Requer (...) engajamento coletivo pela construo do novo, rejeitando todas as formas de preconceito. Por isso, no se pauta na mera transmisso e assimilao de conhecimentos sistematizados (...). Problematiza os cnones redimencionando-os na perspectiva dos saberes dos camponeses... (Caderno 6). ESTRUTURA E APOIO ORGANIZACIONAL ATUAL s escolas do campo nos/dos municpios. - Seis municpios possuem Coordenao/Diretoria de Educao do Campo; - Todos acessam a Escola Ativa; - Alguns acessam o programa Despertar; - Alguns o Mais Educao; - Alguns o Proinfo. Em um municpio foi desativado; - Um municpio com salas de multimeios; - Alguns o Pacto dos Municpio; - Um tem Unidade Executora funcionando, outro teve uma experincia que no deu certo. AES ESPECFICAS nos municpios que fortaleam a Educao do Campo - Formar em rede (Educao Infantil) Porto Seguro; - Educando e Produzindo tendo a horta como instrumento pedaggico: o Acelera, Educart, Sala Multifuncional e Diretrizes para a Educao do Campo (em fase de finalizao) Amargosa; - Projeto Trilha (leitura); projeto Craques da Cidadania (esporte e leitura) Planaltino. EXPERINCIAS com a Educao do Campo: - Uma escola usa a Pedagogia da Alternncia; - Uma escola de tempo integral em funcionamento, outra em construo; - Nove escolas do campo possuem a multisseriao; - Duas redes municipais adotam a proposta de Ciclos; - Uma rede municipal adota o ciclo apenas na cidade. - AC remunerado em alguns (semanalmente, quinzenalmente ou mensal) AC remunerado em alguns municpios, apenas o professor efetivo; Temporalidade (semanalmente, quinzenalmente ou mensal); Alguns so realizados na escola e outros nas secretarias de educao; GESTO - Diretor e coordenador; - Nucleao (ora do ponto de vista do acompanhamento, ora da permanncia no campo) a Escola Ativa substituindo a nucleao; - O que deveria ser subsdios metodolgicos, tornou-se instrumento de gesto e/ou programa institucional; ORGANIZAO DO TEMPO/ESPAO - CALENDRIO DIFERENCIADO: Uma experincia com a Pedagogia da alternncia, nas escolas de comunidades indgenas (festas), na colheita do caf e por condies climticas; - A maior parte dos professores sinalizou a necessidade do calendrio diferenciado, mas reconhece a dificuldade frente s diferenas ambientais no municpio.

ORGANIZAO CURRICULAR: Como articular os saberes universais, pedaggicos e prticos, Para pensar e fazer uma escola que seja educadora do povo (Pistrak): - Valorizar os espaos da prtica e da reflexo sobre a prtica (...) por meio de atividades que enfatizem a reelaborao do saberes (Antunes-Rocha, 2009); - Trabalhar a realidade, garantir o lugar da cultura na construo do currculo; Projetos so feitos e enviados para serem executados no campo; - Articular teoria e prtica, contedo didtico e realidade/entorno da escola; - O currculo estar como uma ferramenta, mas o professor pode sim trabalhar diferente. Escola precisa ser emancipatria; - Resgatar valores, saberes e prticas das comunidades camponesas; - Considerar os aspectos ambientais (Biomas) e socioeconmicos; - Articular as prticas de ensino e pesquisa; - Promover o dilogo com a comunidade na produo do conhecimento; - Compreender o papel dos movimentos sociais na organizao; - Integrao escola - comunidade - movimentos sociais (construo coletiva); As prticas [so opes poltico-pedaggicas] que reproduzem iderios, EXIGEM MUDANAS METODOLGICAS, MAS, PRINCIPALMENTE, EPISTEMOLGICAS. 4 - CURRCULO: ESCOLA, CAMPO E CONTRADIES SOCIAIS: Elementos propositivos: As contradies sociais, especialmente as que se expressam no campo brasileiro h sculos, fez emergir um conjunto de lutas que abrange vrios mbitos, dentre eles a educao que atenda aos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras no meio rural. A luta pela educao demanda formulaes sobre a escola no campo e seu currculo. A escola enquanto local privilegiado do conhecimento sistematizado movimento, mediao, socializao. Esse conhecimento sistematizado, erudito, clssico, no deve negar o conhecimento do senso comum, mas ser um instrumento para potencializ-lo sob formas mais crticas. Disso constata-se a importncia de um currculo para as escolas no campo que contemple a base comum e no abra mo do que central na formao escolar dos indivduos: a mxima apropriao do conhecimento ao tempo em que se abre para as especificidades regionais e locais quer esta escola esteja no campo ou na cidade, quer se destine a um ou a outro pblico. Diante disso a oficina elaborou algumas proposies sobre currculo para as escolas no campo nos seguintes termos: Quanto questo da multisseriao importante que o Projeto Poltico-Pedaggico esteja atento ao problema do planejamento no qual alcance todos por ano/srie, porm com atividades variadas pois existe um equvoco em fazer planejamento para cada ano/srie; Valorizar as temticas culturais e regionais nas atividades educativas; Projetos e atividades seqenciadas que possibilitem a aprendizagem do estudante; Para existir currculos para o ensino mdio preciso antes de tudo escolas desse nvel no campo e no a proposta de Educao distncia para os jovens. Em relao ao currculo importante e necessrio discutir a proposta de ensino mdio integrado ao ensino tcnico no campo a fim de que os conhecimentos cientficos e o trabalho sejam elementos que se articulem no processo de formao humana dos jovens; O currculo deve contemplar as tecnologias da informao e comunicao na escola; de grande importncia pensar formas de organizao coletiva/poltica dos estudantes e professores nas escolas como um princpio curricular. A educao do campo como oriunda da luta dos trabalhadores exige a presso e organizao constante para que ela tenha xito, nesse sentido aprender a se organizar fundamental; Ao se tratar de EJA e demais modalidades e nveis no campo vale destacar a necessidade de contemplar a sazonalidade da produo agrcola na organizao curricular;

O currculo entendido como uma escola funcionando deve contemplar todas as dimenses do educar. 5 - EDUCAO DO CAMPO E O DESAFIO DAS CLASSES MULTISSERIADAS: Elementos propositivos: EIXO 1: Organizao do trabalho pedaggico - As gestes municipais devem assumir o compromisso com a garantia de condies materiais e pedaggicas que possibilite uma organizao do trabalho pedaggico que contemple as especificidades da multissrie, efetivando-o atravs da: Criao de setores especficos na Secretaria de Educao para gerir as escolas multisseriadas; Melhoria das condies de infra-estrutura das escolas multisseriadas; Garantia de recursos didticos diversificados para atender a realidade da multissrie. - Deve ser assegurado planejamento pedaggico diferenciado para atender as especificidades da multissrie (autonomia); A pesquisa deve ser tomada como eixo estruturante do trabalho docente nas classes multisseriadas, efetivando-se atravs da: Garantia de condies materiais, pelas Secretarias de Educao, para que os professores a desenvolvam (computador, biblioteca, revistas, vdeos-documentrios, etc); Reflexo constante e sistematizada sobre a prtica docente (auto-formao); - Realizar pesquisa-ao do contexto scio-cultural e econmico das comunidades em que se situam as escolas. EIXO 2: Gesto Escolar - As Secretarias de Educao devem criar e fortalecer setores especficos para tratar das escolas do campo, atravs da/do: Criao de cargos formais no organograma das SEC; Aumento do nmero de coordenadores pedaggico nas SEC para atender as escolas do campo; Oferta de capacitao especfica para os coordenadores das escolas do campo; Disponibilizao de mais recursos didticos e materiais para facilitar o trabalho no contexto da multissrie; Acompanhamento e participao, pelos coordenadores pedaggicos, dos trabalhos realizados na escola; - Deve-se garantir a gesto escolar democrtica e participativa das escolas do campo (gestorprofessor-aluno-comunidade); - Deve-se assegurar a autonomia dos coordenadores pedaggicos das escolas do campo na elaborao e desenvolvimento de propostas pedaggicas; - Deve-se garantir a efetividade das polticas pblicas para a Educao do Campo; EIXO 3: Formao de professores Deve-se garantir formao inicial e continuada especfica para atender as especificidades da multissrie; Deve-se oferecer subsdios para a formao continuada de professores de classes multisseriadas e para o desenvolvimento de pesquisa sobre o trabalho docente nesse contexto (recursos financeiros, pedaggicos e materiais); EIXO 4: Relao escola-famlia-comunidade Deve-se intensificar a realizao de momentos que fortaleam a relao famliacomunidade;

Deve-se superar a viso autoritria que tem permeado a relao escola-comunidade, implementando relaes mais dialgicas e participativas; Deve-se esclarecer a comunidade sobre seus direitos sociais e sobre aes da gesto municipal voltadas para o campo; EIXO 5: Ralao educao e trabalho Deve-se garantir a elaborao e implementao nas escolas do campo de currculos que dialoguem com o mundo do trabalho do campo; Deve-se estimular a elaborao de calendrio escolar especfico para as comunidades rurais, respeitando-se as especificidades do mundo rural; As Secretarias de Educao devem promover a articulao com outras secretarias e rgos da administrao pblica municipal para desenvolver polticas pblicas integradas que atendam as necessidades do homem do campo. 6 - EDUCAO AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO CAMPO: Elementos Propositivos: OFICINA: REEDUCAO ALIMENTAR Ter disposio da Secretaria de Educao um (01) nutricionista (pelo menos), para dar suporte e acompanhar o programa da merenda escolar; Promover palestras socioeducativas com temas relacionados educao alimentar; Realizar oficinas de Reeducao Alimentar envolvendo a comunidade escolar e local; Utilizar alimentos da regio para o preparo da merenda escolar, valorizando a produo local; Desenvolver projetos em sala de aula sobre o tema Alimentao Saudvel; Implantar hortas e pomares na escola como parte do programa pedaggico; Implantar refeitrios nas escolas do campo. OFICINA: GUA A gua essencial vida e um direito de todos; Adotar hbitos e atitudes de preservao e cuidado com a gua: reuso da gua como prticas voltadas para a realidade, como a construo de mandalas e hortas cobertas; Promover o trabalho com o tema gua na transversalidade ao longo do ano letivo e em todas as disciplinas; Promover a interao comunidade-escola a fim de garantir sua participao na criao e desenvolvimento do projeto pedaggico. OFICINA LIXO: Verificar o perfil da populao a partir do lixo; Promover a articulao com a sade para que suas equipes realizem aes voltadas a necessidade da populao; Promover aes voltadas a diminuio da fumaa dos veculos nas rodovias para evitar a penetrao de seus resduos nas hortas; Incentivar os professores a adotar atitudes sustentveis; Desenvolver iniciativas voltadas eliminao de prticas como queimadas do lixo no espao do campo; Realizar aes destinadas ao combate do desperdcio de papel nas escolas; Utilizao da linguagem formal nas escolas; Estabelecer parceria com a Secretaria de Agricultura e o sindicato rural; Incentivar as escolas a desenvolver a coleta seletiva na prtica em seus espaos; Desenvolver um trabalho dirio sobre o lixo; Estimular a discusso local sobre a Agenda 21 nas escolas;

Investir em uma mudana de mentalidade e valores, sensibilizando as populaes para a necessidade de se utilizar novos pontos de vistas e novas posturas diante dos dilemas referentes degradao ambiental; Promover aes atravs do qual o indivduo e a coletividade construam valores sociais, conhecimentos, atitudes e habilidades voltadas conservao do meio ambiente; Realizao de oficinas sobre temas relacionadas ao lixo para os profissionais em educao como: merendeiras, servios gerais, professores e comunidades locais.

JEQUI, 10 DE MARO DE 2012 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA CAMPUS/JEQUI II ENCONTRO EM EDUCAO DO CAMPO: A construo do projeto poltico pedaggico

MANIFESTO EM DEFESA DA POLTICA DE DESENVLVIMENTO DOS TERRITRIOS RURAIS DO BRASIL.

MANIFESTO EM DEFESA DA POLTICA DE DESENVOLVIMENTO DOS TERRITRIOS RURAIS DO BRASIL.

Ns, consultores que atuamos na funo de Articuladores Estaduais da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministrio do Desenvolvimento Agrrio (SDT/MDA) nos estados da federao, elaboramos esse documento no intuito de salvaguardar e reafirmar a importncia do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentvel dos Territrios Rurais (PRONAT) com seus resultados e conquistas para o meio rural, bem como externar nossas preocupaes com a situao atual de abandono e estagnao em que o mesmo se encontra. Nesse sentido descrevemos de forma clara e objetiva um breve histrico do PRONAT pelo qual dedicamos nove anos de nossas vidas, como consultores e militantes, para constru-lo e consolid-lo nos rinces e grotes de nosso Brasil. O processo de Desenvolvimento Rural Sustentvel com enfoque nos Territrios Rurais desenvolvido pelo MOA, em especial pela SDT, hoje de domnio e de grande aceitao pblica, seja no mbito pblico ou privado. No Brasil referncia para diversos estados da Unio, e no estrangeiro para diversos pases da Amrica Latina e frica. A SDT, como estrutura integrante do MOA, desde a sua criao em 2003, pautou-se pelo apoio direto s diferentes formas de organizaes dos agricultores familiares, assentados da reforma agrria e do crdito fundirio, pescadores artesanais, extrativistas, quilombolas, retireiros, indgenas e outros povos e comunidades tradicionais, com vistas ao seu fortalecimento, para que em um processo de desenvolvimento rural sustentvel de longo prazo, estes possam tornar-se protagonistas do desenvolvimento sustentvel dos territrios rurais nos quais esto imersos. Esta responsabilidade assumida estava explicita na Misso da SDT durante o Governo Lula:
''Apoiar a organizao e o fortalecimento institucional dos atores sociais locais na gesto participativa do desenvolvimento sustentvel dos territrios rurais e promover a implementao e integrao de polticas pblicas".

Sendo reafirmada em sua Viso de Futuro:


"Ser reconhecida no futuro pela excelncia de atuao na consolidao do processo de desenvolvimento sustentvel dos territrios rurais, contribuindo para livrar

da pobreza cerca de 3/4 da populao e promover a sua incluso digna no processo de desenvolvimento do Brasil".

O PRONAT, criado em 2004, tm em seus objetivos a promoo e o apoio s iniciativas das institucionalidades representativas dos territrios rurais (os colegiados) que objetivem o incremento sustentvel dos nveis de qualidade de vida da populao rural, mediante trs eixos estratgicos: i. ii. iii. Organizao e fortalecimento dos atores sociais; Adoo de princpios a prticas da gesto social; Promoo da implementao e integrao de polticas pblicas. O PRONAT buscou ainda de forma indireta atravs dos atores sociais dos territrios rurais: a. Apoiar iniciativas dos colegiados territoriais que visem o incremento

sustentvel dos nveis de qualidade de vida da populao de cada territrio; b. Desenvolver processos de gesto social envolvendo a organizao dos

atores sociais, o planejamento participativo e ascendente nos territrios rurais apoiados, bem como o controle social das polticas pblicas em execuo nesses espaos; c. Fortalecer os colegiados territoriais enquanto atores fundamentais para

a implementao do PRONAT; d. Propiciar espaos para a participao dos atores sociais (poder pblico

e sociedade) na formulao, implementao e gesto social de polticas pblicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentvel, bem como qualificar essa participao por intermdio de processos de formao e capacitao contnuos dos atores sociais. H oito anos, a SDT/MDA vinha executando o PRONAT, baseado numa metodologia participativa, que tem como premissa principal o dilogo constante com a sociedade civil organizada e os gestores pblicos das trs esferas federativas e com os agentes de desenvolvimento territorial. Isto est colocado de forma clara e transparente desde 2003 quando da sua criao e da definio de sua misso institucional. Na perspectiva da consolidao da Agricultura Familiar e da Reforma Agrria, atravs da construo de um Programa forte e sustentvel, no qual acreditamos e nos dedicamos para v-lo consolidado, que assumimos nossa responsabilidade como coautores desta construo e apresentamos uma anlise

propositiva da execuo do PRONAT e tambm da nossa relao com o Programa Territrios da Cidadania (PTC). Em fevereiro de 2008, o Governo Lula inicia a implementao do Programa Territrios da Cidadania. O sucesso do PTC, logo no seu lanamento, pelo seu pioneirismo da proposta em uma real integrao de polticas pblicas, deu-se, em boa medida, a partir da proposta metodolgica utilizada pela SDT/MDA ao longo dos sete anos do PRONAT. Esta metodologia proporcionou que a SDT/MDA alcanasse credibilidade e confiana junto aos colegiados territoriais que a apoiou em sua concepo. O PTC conquistou a adeso dos colegiados territoriais, de estados e municpios, constatados pela participao real, concreta e diuturna do Ministrio de Desenvolvimento Agrrio (MOA), atravs de suas Delegacias (DFDA) e pela SDT atravs de seus Articuladores Estaduais e Assessores Territoriais, mesmo em condies extremamente adversas, do ponto de vista operacional, poltico e administrativo. Constatamos na prtica que a articulao das polticas pblicas requer um novo modelo de gesto, que implica em partilha de poder, informaes, quebra de paradigmas, entre outros. Ocorre que a maioria dos Ministrios, e o prprio Estado, no estavam idealizados e estruturados para operar esta forma de gesto compartilhada de polticas pblicas. Talvez, sequer tenham sidos concebidos para tal. O envolvimento dos demais Ministrios ao PTC, apresentado pelos valores ofertados aos Territrios atravs das suas polticas, no se traduziu e nem garantiu um envolvimento prtico necessrio destes Ministrios com a execuo/operao da poltica territorial, seja atravs das informaes que ofereceram sobre a operacionalizao das respectivas polticas ou do envolvimento do seu corpo tcnico na misso. Os Comits Estaduais de Articulao (CAE) no deram conta de coordenar o PTC em nvel estadual, o que compreensvel, se lembrarmos de que a maioria das instituies que o compe, no participava do PRONAT e sequer empregam a metodologia de trabalho participativo. No entanto, preciso avanar para outro nvel de articulao com os CAEs, sem a qual o PTC no se consolidar. Em relao aos instrumentos e ao tratamento no territorial para a oferta de polticas pblicas observamos que melhorar substancialmente a Matriz das Aes e

seus decorrentes, seria uma boa alternativa. Em suma, o PTC nasceu trazendo grandes expectativas para os territrios rurais e estados, e a forma como ele vem sendo operacionalizado no est permitindo que os objetivos sejam alcanados satisfatoriamente. Faz-se necessria uma reflexo e uma reavaliao dos instrumentos de operacionalizao e das relaes estabelecidas, bem como a emergncia de novos instrumentos e atores, para a qual esperamos ter contribudo com esta anlise. O PRONAT e o PTC implantado no Governo Lula alcanou resultados expressivos para a consolidao da Poltica Territorial que em nossa opinio so estratgicos para o Governo Dilma. Podemos priorizar alguns resultados significativos e marcantes que a abordagem territorial proporcionou aos Territrios Rurais e que vem se aperfeioando sucessivamente: i. Adoo da gesto social como estratgia central do processo de desenvolvimento territorial rural sustentvel, possibilitando ampla participao dos atores sociais e dos poderes pblicos; ii. Definio da escala territorial como unidade de planejamento e gesto mais ampla e participativa, suprimindo o localismo e a disperso; iii. Estabelecimento do conceito de identidade como elemento fundamental para a coeso social e territorial em favor do desenvolvimento incluindo parcelas at ento discriminadas e/ou excludas; iv. Planejamento ascendente e de alocao de recursos pblicos com base nas necessidades formuladas pelos grupos sociais dinmicos do territrio, conferindo-lhes autonomia para definir e priorizar suas demandas; v. Demandas territoriais definidas e priorizadas pela base socioeconmica do Territrio, traduzidas em projetos estratgicos e com elevado grau de eficcia, eficincia e efetividade; vi. Colegiados Territoriais e as Redes Estaduais como interlocutores legtimos dos Territrios; vii. Criao de fruns, cmaras e grupos temticos voltados para a gesto social de polticas pblicas e a promoo do desenvolvimento territorial rural sustentvel; viii. Composio dos colegiados pautada na pluralidade, na diversidade e na representatividade da base das organizaes sociais, possibilitando um processo participativo e dinmico da gesto social do planejamento territorial ascendente.

importante registrar alguns fatores que contriburam para o xito das aes governamentais articuladas em apoio ao desenvolvimento territorial rural: Reconhecimento da importncia estratgica da agricultura familiar; Fortalecimento da organizao local e do protagonismo dos atores sociais; Atuao dos colegiados territoriais como formuladores e gestores de polticas pblicas; Fortalecimento e estmulo s diversas instncias colegiadas de desenvolvimento rural sustentvel, desde os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentvel (CMDRS) at o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentvel (CONDRAF); Formao de redes sociais e econmicas de cooperao. Contudo, para uma maior efetividade das aes futuras de apoio ao desenvolvimento territorial, s mesmas devem ser aperfeioadas levando em considerao os limites identificados durante a implementao do PRONAT. Esse processo j estava previsto quando da concepo da proposta que tinha uma perspectiva cronolgica de consolidao ao longo de alguns anos e, portanto da passagem de alguns ciclos de governo. Essas aes demandam tempo e amadurecimento para ocorrer, mas principalmente da superao inicial de

desigualdades histricas de um pblico que sempre viveu margem de polticas pblicas e/ou foi afetado por elas de forma compensatria. Cita-se aqui, pois algumas dessas aes descritas abaixo: Colegiados Territoriais segmentados e que no envolvem parcela

importante dos atores locais que poderiam ser importantes para a dinamizao das suas atividades por prtica de sectarismo histrico; conselhos; Agendas dos colegiados territoriais limitada em sua grande parte Composio dos colegiados por representaes que participam

tradicionalmente nas esferas do poder, proporcionando uma situao de conluio aos

na definio, implantao e gesto dos projetos de uma ao limitada e restritiva de apoio infraestrutura e servios em territrios rurais; Tomada de decises dos colegiados territoriais centrado quase

que exclusivamente em assuntos no terreno dos agricultores familiares, principalmente os assentados, limitando a viso do que seja realmente o desenvolvimento rural; Nvel de qualificao tcnica dos atores sociais insuficiente e

fragmentado para construo e estabelecimento de arranjos institucionais, acordos de cooperao, ou mesmo na apropriao de polticas pblicas;

Sociedade civil ainda com dificuldades poltico-ideolgicas e com

herana de distenso com os poderes pblicos dificultando o exerccio de seu papel no processo de gesto social com entes governamentais (municipal, estadual e federal). importantssimo ressaltar e recomendar que a SOT reforce as aes em torno das estratgias que alguns Territrios no Brasil tm adotado que so: a implantao de consrcios intermunicipais de desenvolvimento; do Sistema Unificado de Sanidade Animal (SUASA) e; a criao de cooperativas de crdito. Ainda muito forte e bastante difcil a relao com a assistncia tcnica e extenso rural o que se torna muito necessrio uma maior interao da SOT com a Secretaria de Agricultura Familiar (SAF/MOA). Importante destacar que o PTC avanou muito e que ainda permanece com uma alta aceitao e credibilidade quando se trata de inserir os agricultores familiares e suas organizaes, mesmo com o desmonte do ltimo ano e a praticamente paralisao no ano 2012. So bastante perceptveis as mudanas de comportamento e de integrao de aes e amadurecimento nos debates e discusses. No seria nenhuma falsa modesta dizer que o PTC apresenta resultados muito eficientes para que o Programa Brasil Sem Misria possa adot-los como estratgia de sucesso. Todos ns somos conhecedores das dificuldades de implementar e construir relaes em um Programa desta magnitude, at mesmo em funo de seu ineditismo. Reconhecemos tambm o esforo da coordenao da SOT/MOA em faz-lo. Entretanto, gostaramos e buscamos melhores e mais qualificadas condies operacionais para o bom desempenho de nosso trabalho. Hoje infelizmente vivemos um drama com a atual situao da SOT que vem se desintegrando e se desmobilizando a cada dia. Ao longo do ltimo ano, houve um processo de total desmonte da equipe formada ao longo desses anos e que foi responsvel pela implementao e operacionalizao desse processo nos Estados e corresponsvel pela elaborao e construo da poltica de desenvolvimento territorial. Infelizmente o que vimos, foi um total abandono, tanto dos programas relativos s questes territoriais, como a prioridade do PTC relegada inicialmente a 2 plano e depois a NENHUM plano. No mbito da SOT, em nossa anlise, esse processo foi mais violento. Um desmonte total tanto de seus programas quanto de sua equipe nacional e estadual e uma total falta de comunicao e integrao entre as equipes nacionais e os estados. Esse distanciamento e abandono tm causado

estragos profundos nos colegiados territoriais, nos municpios rurais e nos rinces mais escondidos do Brasil, que tinham nos Programas do MDA e nos "emplacados" por ele, uma das nicas ou poucas possibilidades de acesso e definio de polticas pblicas. Nossa realidade hoje que o PTC e o PRONAT esto relegados a uma gaveta, aguardando definies polticas que nunca chegam e parece estar bem longe de qualquer prioridade. Falamos de 164 territrios rurais, sendo que destes 120 so Territrios da Cidadania, abrangendo 2.500 municpios, atendendo uma demanda social da agricultura familiar de 3.195.439 famlias, totalizando 61 % desta demanda. Do ponto de vista poltico a presidenta Dilma, obteve quase 70% dos votos desses municpios, segundo levantamento real feito por setores dos partidos aliados. Os votos foram integrados pela esperana da manuteno desse importante Programa que mudou o conceito de deciso e debate sobre as polticas pblicas. E, agora, passado mais de um ano de gesto deste governo, podemos ver claramente nos colegiados territoriais que a esperana de continuidade do PRONAT vai diminuindo na mesma medida em que o governo da Presidenta Dilma vai avanado nas demais polticas de desenvolvimento. Entretanto a leitura dos segmentos da reforma agrria e agricultura familiar que essas polticas mais uma vez, como em governos passados, os retiram do foco prioritrio e os devolvem aos "guettos" onde sempre foram deixados e volta a trat-los de forma compensatria e no estratgica. Clamamos por definies, decises e comando sobre as aes da SDT do MDA do nosso Governo Dilma. A Casa Civil da Presidncia da Repblica e nosso excelentssimo recm-empossado ministro Pepe Vargas, devero ser a nossa Referncia e Esperana nesse processo. No podemos retroceder dessa importante conquista que d dignidade participao em conjunto com a sociedade civil e poder pblico nos processos de definio das polticas pblicas para o meio rural.

Clamamos pela Poltica Territorial!!! Abner Geraldo Picinatto - Paran Alexandre da Silva Santos - Santa Catarina Auriclio Costa - Rio Grande do Norte Alria Bicalho Noronha - Amazonas Edlson dos Santos Sarate - Mato Grosso do Sul Ricardo Alves de Oliveira - Minas Gerais Srgio Costa - Bahia Vitor Hugo Garbin - Mato Grosso

CARTA PRESIDENTA DILMA.

CARTA PRESIDENTA DILMA


Excelentssima Senhora Presidente da Repblica Dilma Rousseff, O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) um dos maiores movimentos sociais do Brasil e da Amrica Latina. Desde seu surgimento, este movimento social tem colocado a bandeira da Reforma Agrria no centro da disputa de poder e da luta de classes. Num quadro onde o governo Dilma, eleito pela classe trabalhadora, destina aproximadamente 45% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) para o pagamento da dvida externa, e destina 0,25% para questes agrrias, os trabalhadores lutam e resistem. Lutam por terra para plantar, produzir e construir uma nao soberana. Resistem aos ataques desta mdia burguesa, que criminaliza os movimentos sociais e que mata a esperana da nao de tempos melhores. Tempos onde tenhamos alimentos saudveis na mesa de todo brasileiro, alimentos produzidos pela Agricultura Familiar, e no pelo Agronegcio, que mata a sade dos brasileiros com venenos que apenas atendem aos anseios do mercado internacional dos oligoplios da indstria alimentcia. Resistem aos ataques sofridos aos direitos bsicos, como sade, moradia e educao. E assim, lutam cotidianamente por um modo de produzir a vida que atenda as necessidades de todos os brasileiros, do campo e da cidade. neste quadro que os trabalhadores rurais do Recncavo da Bahia se organizam para o Encontro Nacional do MST, movimento que comemora regionalmente 25 anos de lutas e nacionalmente 30 anos. Se preparam reivindicando Outra Poltica do Governo Dilma, poltica esta que realize a Reforma Agrria em todo o pas, que coloque alimento na mesa do trabalhador atravs do financiamento Agricultura Familiar, que destine mais verbas para a Educao do Campo, dando o direito educao aos filhos dos trabalhadores do campo. Outra Poltica que no coloque o Assistencialismo (Bolsas Famlia, Verde, Gs) como o centro de sua poltica, mas que com a Reforma Agrria, com terra para plantar e produzir, o trabalhador rural possa ter moradia, sade, saneamento bsico, e que tenha foras para persistir na luta contra esse sistema que tanto nos oprime. Na luta pelo Socialismo no Brasil e no mundo, os trabalhadores do campo se apoiam na luta dos trabalhadores da cidade, que enquanto uma nica classe - a classe trabalhadora - se coloca contra esta poltica que atende exclusivamente aos interesses da burguesia. Marcharemos de mos dadas, trabalhadores do campo e da cidade, at que as nossas reivindicaes sejam atendidas! Assim, ns dizemos em alto e bom som a Vossa Excelncia: - Dilma, voc vai perder a sua base social! Atenda s reivindicaes dos trabalhadores! - Reforma Agrria j! - Pela soberania alimentar brasileira: Se o campo no planta, a cidade no janta! Brigadas Carlos Mariguela, Zumbi dos Palmares e Antnio Conselheiro MST Recncavo da Bahia 10 de agosto de 2012

X
FONEC - Notas para anlise do momento atual da Educao do Campo - Seminrio Nacional BSB, 15 a 17 de agosto 2012.

Frum Nacional de Educao do Campo FONEC

Notas para anlise do momento atual da Educao do Campo


Seminrio Nacional BSB, 15 a 17 de agosto 2012.

Introduo Este documento pretende-se uma ferramenta de trabalho. Em sua primeira verso visou provocar os debates do Seminrio Nacional de Educao do Campo, realizado em Braslia e na verso atual tem o objetivo principal de socializar as discusses ali realizadas 1, na interface necessria com as deliberaes do Encontro Nacional Unitrio de Trabalhadores e Trabalhadoras, Povos do Campo, das guas e das Florestas, tambm realizado em Braslia, de 20 a 22 de agosto de 2012. Este texto est sendo feito, pois, na perspectiva de instrumento auxiliar na orientao da atuao poltica das organizaes e entidades integrantes do Frum Nacional de Educao do Campo para o prximo perodo, desde uma mesma compreenso da conjuntura atual. H um fato material que motivou os debates do Seminrio. Trata-se do lanamento em maro de 2012 pelo governo federal do PRONACAMPO (Programa Nacional de Educao do Campo), apresentado como um conjunto de aes articuladas de uma poltica de educao do campo, nos termos do decreto presidencial n. 7352, de 4 de novembro de 2010 (final do governo Lula), fruto de mobilizaes de entidades e organizaes de trabalhadores, iniciadas, nestes termos, no final da dcada de 1990. O formato de programa, a lgica de sua formulao, suas ausncias e nfases nos permitem situar o Pronacampo muito mais prximo a uma poltica de educao rural, no que esse nome encarna historicamente na forma de pensar a poltica educacional para os trabalhadores do campo em nosso pas, do que das aes e dos sujeitos que historicamente constituram a prtica social identificada como Educao do Campo. O desafio principal que assumimos no Seminrio de Braslia, foi de construir uma anlise coletiva, no apenas e nem principalmente do Pronacampo, mas das relaes que o constituram nesse momento e que se referem situao atualmente existente na educao e no conjunto da vida social dos trabalhadores do campo. A fidelidade concepo de Educao do Campo que construmos ao longo desta dcada e meia e ao referencial terico de anlise que nos orienta, exige um esforo prioritrio de buscar as conexes dos fatos do momento atual que nos motivam com a materialidade que os determina, identificando as contradies que movem a situao existente e as

Sistematizao realizada pelos membros do Fonec: Antonio Munarim, Eliene Novaes Rocha, Mnica Castagna Molina e Roseli Salete Caldart.

tendncias de sua transformao. Ao mesmo tempo, continua fundamental manter, na anlise e na atuao poltica, a relao entre especfico e geral, entre particular e universal. Os debates do Seminrio reforaram a responsabilidade que temos nesse momento em relao anlise da realidade que nos ocupa, e por isso mesmo o desafio de que ela seja uma produo coletiva. Partimos do entendimento de que a forma assumida at aqui pelo Pronacampo no arbitrria. Ela indica uma tendncia: estamos entrando em um novo ciclo, que de retorno da educao rural ao cenrio brasileiro2, devidamente atualizada pelas novas demandas de reproduo do capital no campo, e ironicamente chamada pelo nome que representa o polo hoje subordinado (por isso nosso sentimento de conceito invadido), mas que tambm ser considerado na reconfigurao da poltica: a prpria educao rural no poder ser a mesma depois da Educao do Campo. Este ciclo integra um circuito mais amplo, que se refere a uma nova fase do capitalismo brasileiro e as opes que esto sendo feitas em relao ao tipo de insero do pas na economia mundial e o lugar especfico que o agronegcio passou a ter nessa estratgia. No entanto, como nos chamava a ateno no Seminrio Gaudncio Frigotto, desde Florestan Fernandes, a histria no se fecha por si mesma e ns podemos ter algum papel na abertura de um novo circuito da histria. E em vista disso que precisamos fazer nossos debates e definir nossa atuao, o quanto possvel, unificada. O foco principal de nossa anlise neste Seminrio foi o da poltica pblica ou a interveno do Estado na configurao do projeto dominante de educao, bem como no projeto de desenvolvimento e de agricultura. importante ter presente, ento, que este foco no toda a anlise a ser feita, mas ainda assim ele exige, desde nossa concepo, a busca da totalidade, objetivada pelo menos na apreenso das contradies presentes na realidade que envolve a trade campo, educao, poltica pblica. Em alguma medida esta trade, ou a busca das conexes internas entre essas esferas em uma realidade social e histrica determinada, j foi consolidada como categoria de anlise em que tambm vai se constituindo a Educao do Campo (Caldart, 2012). As discusses apontaram para alguns blocos de conexes (e no processo delas as contradies existentes) que precisamos apreender para anlise da situao atual da Educao do Campo, e que passam muito especialmente pela relao entre trabalho e educao no Brasil hoje: momento atual da economia brasileira, projeto de desenvolvimento, demandas de formao profissional e papel do Estado; lugar do agronegcio na economia brasileira e situao do trabalho dele decorrente; - organizaes da classe dominante no campo, empresas transnacionais, Estado, hegemonia do agronegcio, demandas e lgica de formao profissional para os trabalhadores do

Um aprofundamento de anlise sobre a educao rural no Brasil pode ser encontrado especialmente em Calazans, 1993 e em Ribeiro, 2012.

campo e implicaes sobre a educao bsica; - lugar da agricultura de base familiar e camponesa na economia brasileira e situao do trabalho no campo; - organizaes dos trabalhadores do campo, resistncia, relao com o Estado, demandas e lgica de formao profissional para a diversidade contempornea dos trabalhadores camponeses; - disputa de concepes de educao na relao com a dinmica da luta de classes no campo. No chegamos a desenvolver a anlise desse conjunto de conexes no Seminrio e tambm no pretendemos faz-lo no presente texto, mas gostaramos de deixar esses blocos de conexes apontados como orientadores de discusses que possam ser desdobradas desse esforo coletivo inicial. Ao longo do texto sinalizaremos alguns elementos centrais dessas relaes. Um dos elementos que gostaramos de deixar apontado j nessa parte introdutria, diz respeito compreenso de Estado que adotamos. Entendemos que uma perspectiva crtica de abordagem da relao entre o Estado e os movimentos e as organizaes sociais do campo muito importante para uma reflexo que se pretende avaliativa e projetiva da Educao do Campo no Brasil nesta dcada e meia de caminhada. Compreendemos o Estado como condensao da correlao de foras existentes na sociedade de classes. Por esta compreenso, o Estado age, por meio das polticas que adota, com base no movimento da disputa em torno de projetos polticos que acontece na sociedade sendo, pois, territrio da luta entre as classes sociais em confronto e entre os interesses, por vezes conflitantes, entre fraes de uma mesma classe. desde este parmetro que se podem identificar contradies e no apenas linearidades e oposies antinmicas nas polticas pblicas formuladas a cada perodo histrico3. Nosso esforo de anlise visa definir estratgias de ao entre os sujeitos protagonistas originrios da Educao do Campo que possam potencializar as contradies na direo dos interesses sociais do polo que a instituiu como prtica social, que o polo do trabalho.

Contexto histrico e cenrio atual A Educao do Campo nasceu das experincias de luta pelo direito educao e por um projeto poltico pedaggico vinculado aos interesses da classe trabalhadora do campo, na sua diversidade de povos indgenas, povos da floresta, comunidades tradicionais e camponesas, quilombolas, agricultores familiares, assentados, acampados espera de assentamento, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos e trabalhadores assalariados rurais. Ela teve como ponto de partida o I Encontro Nacional de Educadoras e Educadores da Reforma Agrria I ENERA, em

Uma sntese de compreenso conceitual sobre o Estado pode ser encontrada em Mendona, 2012.

1997, e o seu batismo aconteceu na I Conferncia Nacional Por Uma Educao Bsica do Campo realizada em Luzinia, GO, no ano de 1998, reafirmada nas lutas e em sua identidade nas diferentes aes desde ento e envolvendo progressivamente um conjunto maior de organizaes e entidades. O eixo principal do contexto de surgimento desta nova prtica social foi a necessidade de lutas unitrias feitas pelos prprios trabalhadores e suas organizaes por uma poltica pblica de Educao do Campo que garantisse o direito das populaes do campo educao e que as experincias poltico-pedaggicas acumuladas por estes sujeitos fossem reconhecidas e legitimadas pelo sistema pblico nas suas esferas correspondentes. Mas exatamente pelos sujeitos envolvidos e a materialidade social que a institui, a marca de origem da Educao do Campo e de seu projeto educativo foi sendo constituda pela tomada de posio nos confrontos entre concepes de agricultura, de projetos de campo, de educao e de lgica de formulao das polticas pblicas. Costumamos dizer que a prpria existncia destes confrontos que essencialmente define o que a Educao do Campo e torna mais ntida sua configurao como fenmeno da realidade brasileira atual. Entretanto preciso ter presente algumas caractersticas diferenciais do momento em que comeamos o movimento por uma Educao do Campo e o momento de hoje. A Educao do Campo nasceu no contraponto concepo de educao rural (por isso um novo nome), porm no seu surgimento, esteve mais forte o contraponto ausncia de poltica de educao para a populao do campo porque essa era a marca daquele perodo: um projeto de pas sem campo, uma poltica de transporte escolar para os resduos da populao do meio rural. No tnhamos como analisar naquele momento, mas hoje, com um pouco mais de retroviso histrica, possvel afirmar que ocupamos um vcuo de transio de modelos (ajustes no modelo macro-econmico brasileiro, capitalista, neoliberal): entre a crise do latifndio e a emergncia do agronegcio os movimentos sociais de luta pela terra e pela Reforma Agrria ganharam mpeto, conquistamos o Pronera e constitumos a Educao do Campo. A nova fase na poltica do capital para a agricultura, que iniciou com mais fora a partir de 1999, abrindo um novo ciclo, gerou uma nova aliana das classes dominantes e um novo lugar para o campo no projeto de capitalismo brasileiro, fase que est nesse momento em plena vigncia e fora. E agora, no final da primeira dcada dos anos 2000, que a nova fase passa a incidir mais diretamente sobre a poltica de educao. Por isso a necessidade de compreender este ciclo em que nos encontramos para entender a forma como aparece hoje o Pronacampo e os contornos das lutas sociais responsveis pelo percurso que gerou a sua construo, mas que no conseguimos identificar hegemonicamente nesse Programa. Nesta ltima dcada e meia, avanou no campo brasileiro a hegemonia do capital, na forma conhecida como agronegcio, impulsionado por uma entrada ainda maior do grande capital

financeiro internacional na agricultura. Esta hegemonia no se fez sem a forte participao do Estado, por meio da facilitao de financiamento com volume considervel de recursos pblicos. A hegemonia est na base econmica, mas se estende para ampla representao poltica no

Congresso Nacional, estendendo seus tentculos tambm para o Poder Judicirio e o conjunto da sociedade civil, com destaque para o papel hoje desempenhado pela grande mdia. Da parte dos trabalhadores e trabalhadoras, o que se sucedeu neste mesmo perodo foi um longo e intenso processo de lutas e resistncias, com avanos e recuos, mas buscando criar condies de disputar a hegemonia. Precisamos compreender o contexto histrico e a configurao mais ampla desse processo e do cenrio atual e porque possvel afirmar que estamos em um novo ciclo4. O capitalismo mundial ingressou em uma nova fase de seu desenvolvimento sendo agora hegemonizado pelo capital financeiro e pelas empresas transnacionais, oligopolizadas, que controlam o mercado mundial das principais mercadorias. Isso significa que embora o processo de produo de riquezas continue sendo realizado pelo trabalho na esfera da indstria, da agricultura e do comrcio, as taxas de acumulao e de diviso do lucro se concentram na esfera do capital financeiro e das grandes empresas oligopolizadas que atuam em nvel mundial. E significa tambm que o capital financeiro est cada vez mais imbricado e dominando as outras esferas do capital. Essa forma dominante do capital trouxe mudanas estruturais tambm na forma de dominar a produo das mercadorias agrcolas, em todo mundo. Surgiu uma aliana de classe, entre as empresas transnacionais, o capital financeiro (bancos) as empresas de comunicao de massa (mdia burguesa) e os grandes proprietrios de terra, para controle da produo de commodities (mercadorias agrcolas padronizveis), implicando tambm em controle do mercado e dos preos agrcolas. O projeto de insero da agricultura nos processos de reproduo do capital tem, nessa fase do capitalismo, como caractersticas principais: o controle da agricultura pelo capital financeiro, articulado a grandes empresas transnacionais que controlam o mercado de sementes, insumos e produtos, o que significa uma desnacionalizao progressiva do setor agrcola (o contrrio de desenvolvimento nacional); concentrao econmica (poucas empresas), verticalizao (as mesmas empresas controlando a produo de insumos, o armazenamento e beneficiamento da produo e a venda) e grandes propriedades; precarizao do trabalho assalariado; e uma determinada forma de articulao entre o setor agrcola, industrial, bancrio e o aparato estatal em que se destacam as polticas pblicas que viabilizam essa expanso, nessas caractersticas (Leite e Medeiros, 2012).

Essa anlise tem por base especialmente Paulani, 2011, Stedile, 2011, Leite e Medeiros, 2012, Encontro Unitrio, 2012 e as exposies de Rogrio Mauro, IFG, Fernando Michelotti, UFPA, Gaudncio Frigotto, UERJ e Miguel Arroyo, UFMG, feitas durante o Seminrio.

O Estado tem papel ativo na sustentao dessa estratgia, subordinando-se cada vez mais s demandas das grandes empresas e do capital financeiro que comandam o processo de expanso do agronegcio. Do ponto de vista da lgica de produo, que precisa ser dominante inclusive nas polticas pblicas, trata-se de impor a racionalidade do capital, que projeta a produo em escalas cada vez maiores, em uma mesma rea continua, especializando-se a agricultura em monocultivos, para obter mxima produtividade do trabalho e da rentabilidade econmica. Para isso se substitui a mo-deobra pela mecanizao intensiva e se utilizam volumes cada vez maiores de fertilizantes qumicos sintticos (produzidos no mercado mundial) e de agrotxicos. Nessa lgica, o aumento da produtividade implica cada vez mais em destruio da biodiversidade, da natureza, da vida humana e na alienao do trabalho na agricultura. Esse modelo de produo resultou em uma matriz tecnolgica, universalizada, controlada pelas empresas, que uma etapa ainda mais violenta do que foi a chamada revoluo verde, de uso intensivo de insumos agroqumicos artificiais, agora incluindo a aplicao da biotecnologia, da informtica e de sofisticadas tcnicas de irrigao. Trata-se de uma lgica de produo cada vez mais dependente do adiantamento do capital financeiro, na forma do crdito rural, para financiar o acesso aos insumos que vm de fora da unidade de produo: sementes, fertilizantes qumicos sintticos, agrotxicos, mquinas e caminhes. Em resumo, esse o modelo denominado de agronegcio. Com a crise internacional do capitalismo, especialmente a partir de 2008, percebeu-se uma ofensiva de entrada de capitais estrangeiros, do capital financeiro e fictcio, que migrou do hemisfrio norte para o hemisfrio sul, aplicando e se apropriando de bens da natureza, como terras, gua, hidreltricas, fontes de energia, minrios, usinas de etanol e da produo de commodities. No caso do Brasil as estatsticas revelam que tem entrado ao redor de 80 bilhes de dlares por ano do capital financeiro estrangeiro para aplicar em bens da natureza. O modelo macro-econmico brasileiro praticamente no se alterou com a mudana de governo em 2003, mantendo sua lgica centrada nos ganhos especulativos ligados ao capital financeiro, com tendncias cada vez mais fortes de desnacionalizao e desindustrializao do pas. Independente dos governos, as altas taxas de juros no mercado foram mantidas, abastecendo a acumulao financeira e o supervit primrio no oramento da Unio, como forma de garantir pagamento de juros da divida interna. E a taxa de cambio flutuou de acordo com as necessidades de especulao de interesses do capital internacional sobre a nossa economia. Para alm de algumas transformaes que vm ocorrendo no plano social, que so reais, mas que no chegam a ser estruturais, palpvel a financeirizao do processo de acumulao, sendo o status de potncia financeira emergente a principal marca da economia brasileira hoje (Paulani,

2011, p.1). Este processo resultou, nos oito anos de Governo Lula, em uma transferncia para o capital financeiro de mais de 700 bilhes de reais, somente para pagamento de juros da dvida interna, contribuindo para concentrao e centralizao do capital (Stedile, 2011). Tenhamos presente ainda como se deu no Brasil mais recente a passagem do latifndio ao agronegcio. Durante a dcada de 1980 houve uma crise do capital industrial e uma derrota econmica e poltica da oligarquia rural. Do ponto de vista poltico a queda da ditadura militar quebrou o pacto poltico das elites. Do ponto de vista econmico, houve uma derrota do latifndio, que se deu com o ascenso do neoliberalismo na dcada de 1990, quando o Estado neoliberal destruiu a fora do latifndio atravs de uma taxa cambial irreal, que desvalorizou as exportaes agrcolas, e do desmonte das polticas pblicas do Estado para a agricultura. Pode-se dizer que essa derrota do latifndio j havia iniciado com a aprovao da nova Constituio no perodo anterior, que ampliou os direitos sociais dos trabalhadores e, com isso, fez cair a taxa de lucro na agricultura e, por consequncia, tambm os preos da terra. No entanto, a partir de 1999, inaugurando a nova fase, houve uma revalorizao dos preos das commodities agrcolas, em funo do controle e da especulao que as grandes empresas passaram a exercer. Retomou-se o papel do crdito rural como fundamental para a expanso da produo agrcola. As exportaes primrias voltaram a ser valorizadas. Com isso a taxa de lucro voltou a crescer na agricultura, a produo foi internacionalizada e o preo das terras voltou a subir. Gerou-se ento na poltica, um novo pacto de aliana de classes, reconstruindo e atualizando a velha aliana conservadora que havia dado origem ao golpe militar: um pacto entre os grandes proprietrios de terra, modernizados, as empresas transnacionais, o capital financeiro e a mdia, que passaram a usar o Estado como fiador do projeto; um pacto entre as classes hegemnicas da sociedade para controlar toda produo das mercadorias no agro. Essa a fase de consolidao do modelo do agronegcio, que reedita a vinculao da propriedade fundiria com o capital financeiro. Agora a agricultura, na lgica do agronegcio, passa a ter uma expressiva funo econmica no modelo capitalista em curso: gerar saldos comerciais para ampliar as reservas cambiais, condio essencial para atrair os capitais especulativos para o Brasil. por isso que os governos brasileiros se alinham hoje explicitamente ao modelo do agronegcio, e com muito mais vigor e convico do que fizeram os governos do final da dcada de 1990, poca em que comeamos a articulao por uma Educao do Campo, e em que exatamente essa estratgia se desenhava e comeava a ser implementada, retirando a agricultura do limbo em que se encontrava e inserindo-a no modelo capitalista neoliberal. No cenrio atual, este avano do agronegcio que protege as terras improdutivas para futura expanso dos negcios agrcolas, travando a obteno de terras para a Reforma Agrria. E

agrega um amplo processo de criminalizao dos movimentos sociais que lutam pela terra e pela educao com a intensiva proposio do agronegcio como nica lgica possvel para o desenvolvimento no somente da produo, mas da educao, da pesquisa, da assistncia tcnica, enfim para o campo ter lugar na sociedade moderna. Do ponto de vista de construo da hegemonia, existe uma ao cada vez mais articulada e profissionalizada das organizaes da classe dominante do campo no Brasil trabalhando pela institucionalizao da ideia de agronegcio no pas, estratgia que comeou a ser materializada na criao da ABAG (Associao Brasileira de Agronegcio), e em que pese a ambivalncia das prticas do patronato rural brasileiro, que combina competitividade e defesa da tecnologia como paradigma da modernidade e do desenvolvimento, com prticas polticas arcaicas como a violncia contra trabalhadores do campo e sem-terra e o recurso ao trabalho escravo (Bruno, Lacerda e Carneiro, 2012). Nesta esteira, as foras conservadoras do agronegcio atuaram com eficincia, a ponto de ver-se ampliada a sua influncia e interveno nas polticas sociais. Seno, como compreender que a Confederao Nacional da Agricultura (CNA) esteja investindo sucessivamente em atuar em programas e polticas que so frutos das reivindicaes dos trabalhadores rurais, tais como a Poltica de Assistncia Tcnica e Extenso Rural, no Programa Nacional de Habitao Rural, na Previdncia Social emitindo declarao para que os trabalhadores rurais possam requerer aposentadoria, e agora buscando incidir mais fortemente na educao? As investidas das classes dominantes do campo na educao merecem uma reflexo especial, tendo em vista que h um claro interesse em apropriar-se do discurso pela defesa da educao dos trabalhadores rurais no campo, no sentido de afirmar (confundir) sociedade que os representantes do agronegcio tambm esto empenhados em superar as desigualdades, cessar o fechamento de escolas no campo e garantir uma boa formao aos trabalhadores. Exemplo desta ofensiva foi a criao pela CNA do Projeto Escola Viva que, segundo as informaes veiculadas pelos seus canais de comunicao, deve criar condies para que a famlia e a comunidade participem do dia-a-dia das unidades de ensino rurais. A escola dever ser o principal instrumento de desenvolvimento social e comunitrio. Essa apropriao das reivindicaes esvaziada do debate social e do prprio enfrentamento das situaes em que se encontra o campo brasileiro e em especial do modelo de desenvolvimento do campo que tem agravado as desigualdades sociais. As investidas atuais afirmam que h um papel importante da educao para a ampliao e manuteno do agronegcio.

Mas o pensamento real de quem acredita no modelo do agronegcio como dado e nico possvel o que est em anlises como a que aparece no texto Ganhar tempo possvel?5, indicando que a concentrao da produo em um nmero cada vez menor de estabelecimentos agrcolas inevitvel e s resta ganhar tempo at que a maioria dos trabalhadores e suas famlias seja expulsa do campo. Trabalhando com determinada lgica os dados do censo agropecurio 2006, os autores afirmam que de um total de 5.175.489 estabelecimentos, h 3.775.826 deles que esto nessa condio de ganhar tempo, para que no migrem para as cidades ao mesmo tempo, porque isso criaria problemas urbanos uma vez que no h empregos para todos. E ganhar tempo significa garantir uma poltica assistencial para esses trabalhadores, de modo que sobrevivam sem depender da renda do trabalho agrcola. Nessa conta, so 423.689 estabelecimentos que concentram 84,89% da produo que esto salvos (pelo agronegcio) e 1 milho que podem ser salvos se forem apoiados por polticas pblicas adequadas de crdito, compra da produo, extenso rural6. Neste cenrio, os movimentos sociais do campo, premidos pelo trabalho ideolgico operado pelos meios de comunicao, pelo Congresso Nacional (via sucessivas CPI), pelo Poder Judicirio, como estratgia da burguesia, de desqualificao e criminalizao para afast-los da influncia sobre o Governo Lula, perderam fora na sociedade. Por isso mesmo ganham fora as tentativas de esvaziamento das polticas pblicas construdas com intensa participao dos movimentos sociais e organizaes sindicais do campo. O Programa Nacional de Educao na Reforma Agrria Pronera, fruto de uma ampla mobilizao social em torno da luta pela terra e pela educao, tem sido um grande impulsionador (e em muitos locais a nica oportunidade) do acesso educao pelos trabalhadores rurais. A formao poltica, tcnica e profissional que se realiza atravs das aes do Pronera vai alm da elevao da escolaridade, possibilitando aos trabalhadores compreender o campo na sua amplitude, posicionarse frente a uma realidade que exige seu protagonismo social. Essas e outras polticas vm ano a ano sendo questionadas, numa tentativa de esvaziar a fora que uma educao poltica e questionadora tem na formao dos sujeitos. O Pronera se consolidou como um espao de resistncia e que tambm subsidia a elaborao de outros programas e novas polticas, bem como contribui para ampliar os sujeitos envolvidos em um processo educativo para alm da escolarizao. Faz isso porque envolve sujeitos diversos: movimentos sociais e organizaes sindicais, mas tambm professores de instituies de ensino superior, tcnicos, dentre tantos outros trabalhadores que lutam por um campo com educao e sem latifndios de nenhum tipo.

5 6

Texto de Eliseu Alves, assessor da Embrapa e Daniela de Paula Rocha, pesquisadora da FGV, maio 2010. O clculo tem por base a projeo da produo anual mdia de cada estabelecimento e a renda pelo nmero de salrios mnimos mensais.

10

Contradies e tendncias Neste perodo, no campo como na cidade, o Estado tem demandado de suas instituies fundamentalmente o que o capital demanda para o Estado, hegemonizando na sociedade as necessidades advindas de sua lgica de reproduo destrutiva. Isso feito pelo financiamento pblico s instituies privadas ou por meio das prprias instituies pblicas, ampliando a oferta de atendimento aos interesses privados, do mercado. Tal forma de interveno limita a possibilidade de ampliao da esfera pblica como espao de realizao da disputa de um projeto societrio que tenha a formao humana na perspectiva emancipatria. No plano da poltica educacional brasileira em geral reiteram-se reformas que muito pouco alteram nossa herana histrica de atribuio de carter secundrio educao como direito universal e com igual qualidade, algo considerado afinal desnecessrio para o projeto de capitalismo dependente em curso (Frigotto, 2010). Nesse cenrio, as concepes e prticas educacionais firmadas na dcada de 1990 continuam definindo dominantemente o quadro atual da educao brasileira, fortalecendo-se as parcerias entre pblico e privado e ampliando-se a dualidade estrutural, de que o Pronatec a expresso mais recente. Em vez de alargar o fundo pblico na perspectiva do atendimento s polticas pblicas de carter universal, o Estado fragmenta as aes em polticas focais que amenizam os efeitos sem alterar substancialmente suas determinaes. E dentro dessa lgica, a nfase recai nos processos de avaliao de resultados, balizados pelo produtivismo e sua filosofia mercantil (Frigotto, 2010). O incio da primeira dcada do sculo XXI prometia pelo menos mais espao de disputa entre concepes de educao e de rumos da poltica, mas esse espao vem se reduzindo progressivamente pela posio assumida de instituir como interlocutor e parceiro principal do governo, o movimento dos empresrios em torno do chamado compromisso todos pela educao e sua disputa ativa pela hegemonia do pensamento mercantil no seio das escolas pblicas. No plano da poltica de educao para a populao do campo, enquanto ao do Estado e dos governos, depois de um curto perodo de avanos desde os interesses sociais da classe trabalhadora do campo, a tendncia atual de retorno ao leito da educao rural, nos contornos das novas exigncias da agricultura capitalista, nas suas relaes com as grandes empresas transnacionais que cada vez mais a subordinam. Devemos prestar mais ateno s tendncias de avano da educao corporativa (Tiradentes, 2012), diretamente organizadas e conduzidas pelas empresas, ainda que com financiamento pblico. A previso dos analistas de que a hegemonia do agronegcio ser relativamente longa, proporcionalmente s usas investidas desmedidas, que envolvem diferentes ferramentas e iniciativas, como vimos.

11

Mas todo esse processo analisado at aqui no se d sem contradies fundamentais e o acirramento delas que nos permite perceber outras tendncias possveis para seu desenlace. No geral da sociedade, importa ter presente que atravessamos uma crise estrutural do capitalismo, considerada sem precedentes, exatamente porque os mecanismos utilizados na superao das crises anteriores esto chegando ao limite de seu esgotamento: explorao dos trabalhadores e explorao da natureza. Sobre a insero do Brasil nesse quadro j existem vrias anlises sobre as implicaes desastrosas das opes macro-econmicas de enfrentamento da crise capitalista pela via da reprimarizao da economia. No contexto do campo preciso considerar que os grandes proprietrios de terra, que antes, como latifundirios auferiam todos os lucros e exerciam o poder poltico decorrente desse poder econmico, agora precisam dividir seus ganhos, e perdem poder poltico. E, portanto, passam a ter contradies ainda que secundrias com os outros capitalistas, certamente perceptveis na prxima gerao dos herdeiros dos latifundirios que tampouco conseguiro se reproduzir como tal. Alm disso, as altas taxas de lucro obtidas por esse modelo so resultado de relaes sociais de produo baseadas exatamente na superexplorao relativa do trabalho, alm da espoliao dos recursos naturais. O agronegcio para se reproduzir precisa expulsar cada vez mais gente do campo (concentrao das terras para avano das monoculturas que passam a ser exigidas pelo lugar subalterno do pas na diviso internacional do trabalho) e j comea a enfrentar problemas de falta de mo-de-obra. Dificilmente trabalhadores das cidades viro ou retornaro para serem assalariados no campo, tanto mais se considerarem as condies precarizadas do trabalho ofertado7. Agregue-se a essa situao a dependncia econmica do exterior, que em funo do mercado externo para as mercadorias agrcolas brasileiras cada vez maior. Hoje o Brasil depende em 36% de todas suas exportaes da China e qualquer alterao no crescimento econmico desse pas ter consequncias diretas no agronegcio brasileiro. Nesse mesmo bojo de contradies preciso considerar que embora o discurso ideolgico tribute o sucesso do agronegcio competncia dos empresrios rurais brasileiros, j h estudos e informaes suficientes e disponveis para que todos saibam como o modelo do agronegcio brasileiro se sustenta na subordinao a algumas empresas transnacionais e na dependncia das polticas pblicas ou da interveno do Estado, pela destinao dos fundos pblicos ou pelas polticas setoriais e gerais que o beneficiam (Heredia, Palmeira e Leite, 2010). Inclui-se nesse

Alguns dados para termos presente em nossa anlise: * So atualmente (2011) 2,2 milhes de trabalhadores assalariados para o agronegcio. Na dcada de 1980 o nmero de trabalhadores assalariados na agricultura, entre permanentes e temporrios variava de 6 a 10 milhes. * E so 14,4 milhes de adultos trabalhadores do campo integrando as diferentes fraes de camponeses e ou agricultores familiares.

12

quadro a promoo de pesquisas que produzam os conhecimentos tcnicos subordinados mesma lgica (seja nas instituies pblicas ou nos financiamentos pblicos de pesquisas privadas) e as polticas de extenso rural e assistncia tcnica que as difundam. E uma contradio ainda mais fundamental diz respeito insustentabilidade social, ambiental, humana do modo capitalista de fazer agricultura, e atual explicitao do confronto: h outro modo de fazer agricultura e ele no necessariamente indica atraso ou inviabilidade de produo de alimentos para a populao mundial. Trata-se do modo de fazer agricultura identificado hoje como agricultura de base familiar e camponesa, que poder ser potencializado sob a hegemonia de outra lgica de relaes de produo, de polticas pblicas, implicando em outra matriz produtiva e tecnolgica, e tendo a centralidade no trabalho e no na reproduo do capital. A insustentabilidade da agricultura capitalista pode ser paradoxalmente demonstrada pelas prprias tentativas mais recentes de organizaes como a CNA e a ABAG de alterao do discurso ideolgico, passando a defender a sustentabilidade, a agricultura orgnica, mais controle no uso dos agrotxicos, buscando afirmar uma conciliao que estruturalmente no pode existir8. Significativa parte da sociedade brasileira, includos os trabalhadores e muitos dos trabalhadores do campo, considera que o agronegcio sinnimo de modernidade, avano, alta produtividade, um ideal de competncia produtiva a ser atingido pelo conjunto dos agricultores. No faltam dados para demonstrar que essa no a realidade, mas esse tipo de informao no socializado pelos meios de comunicao de massa. H um importante trabalho a ser feito nessa direo. fundamental avanar de forma unitria entre as organizaes de trabalhadores na construo terica e prtica do projeto de agricultura familiar camponesa, identificando nesse processo de construo as demandas de formao dos camponeses, dos atuais e da nova gerao, na perspectiva de territorializao desse projeto. H alguns pilares j construdos que nos podem servir de referncia imediata e que se referem a objetivos sociais da produo, matriz produtiva, matriz tecnolgica, apropriao dos meios de produo, forma de organizao do trabalho, controle e conhecimentos acerca dos processos de trabalho, constituio do territrio campons9. O movimento histrico reconstituiu (no conflito) os conceitos de agronegcio e de agricultura familiar camponesa (sendo esse ltimo fruto do prprio confronto e de matizes existentes entre diferentes organizaes de trabalhadores). As organizaes da classe dominante do

Isso inclui at mesmo as investidas da CNA de conseguir personalidades (como o caso do Pel, mais recentemente) que se declarem do time Sou agro. Uma anlise do Movimento de Valorizao do Agro Sou Agro, lanado em julho de 2011, pode ser encontrada em Bruno, 2012. 9 O conceito de territrio campons e algumas referncias para o aprofundamento da dimenso das lutas territoriais nesse perodo podem ser encontrados em Fernandes, 2012.

13

campo se apropriaram e tm potencializado magistralmente o conceito de agronegcio na disputa de hegemonia, ajustando o discurso e as ferramentas a uma leitura permanente do acirramento das contradies e dos conflitos. Na situao atual da movimentao da sociedade civil, dessas organizaes a hegemonia, tambm nesse mbito. As organizaes dos trabalhadores do campo aos poucos comeam a fazer o mesmo com o conceito de agricultura camponesa ou de agricultura familiar camponesa. No difcil concluir que esta a contradio que vai amadurecendo e se acirrando e se ancorar nela que projeta o futuro da Educao do Campo. preciso potencializar o confronto pelo polo do trabalho, identificando as necessidades formativas da classe portadora de futuro. Do contrrio, a Educao do Campo ser apenas um outro nome concedido para um novo captulo da educao rural no Brasil.

Polticas pblicas de Educao do Campo Nesta dcada e meia de sua existncia com esse nome e formas especificas de atuao, a Educao do Campo foi capaz de materializar-se em diferentes instncias da sociedade civil e conquistar seu espao na sociedade poltica. Tal vitalidade deve-se essencialmente ao protagonismo dos movimentos sociais e das organizaes sindicais do campo que a constroem, e centralidade que tem se dado neste percurso para a produo de reflexes sobre ela a partir da concretude das prticas articuladas por tal concepo. Esta dinmica no pode ser compreendida em separado do processo de reao e oposio s fortes consequncias da expropriao de suas terras e de seus territrios. nesse contexto que a classe trabalhadora do campo intensifica suas lutas pela manuteno e conquista de seus direitos, entre eles, o direito ao conhecimento e escolarizao, como parte destas estratgias de resistncia na terra e de garantia de sua reproduo social a partir do trabalho no campo. Sob o foco das lutas pela ampliao da Educao do Campo, h alguns avanos que merecem ser pontuados. Cabe, porm, a ressalva de que estes avanos, embora representem novos territrios conquistados, no podem ser analisados sem que se considere simultaneamente o fato de enfrentarmos problemas extremamente graves na perda dos direitos dos sujeitos do campo, ou seja, o avano na garantia do direito educao deve se dar vinculado garantia do direito terra, ao trabalho e justia social. E, na ltima dcada e meia, no houve avanos nesses aspectos no campo, conforme comprovam os dados do ltimo Censo Agropecurio, no qual se constata o aumento da concentrao fundiria e a diminuio dos trabalhadores no campo. Apesar de no se ter avanado no estrutural, preciso reconhecer que o movimento da Educao do Campo foi capaz, com suas lutas e resistncias, de fazer avanar a luta pelo direito

14

educao para os camponeses, em diferentes frentes de ao, entre as quais merecem destaque: a conquista de importantes marcos legais capazes de dar suporte luta deste Movimento; os programas educacionais destinados a estes sujeitos sociais; a abertura de espaos relevantes no mbito da produo de conhecimento nas universidades pblicas (linhas de pesquisa de mestrado e doutorado em Educao do Campo; Observatrios da Educao do Campo; Ctedra Unesco/Unesp de Educao do Campo); a ampliao da capacidade de articulao entre os diferentes sujeitos coletivos e as organizaes que lutam pela Educao do Campo, com a ampliao dos fruns estaduais e a criao, mais recentemente, do prprio Fonec. Ainda que no seja possvel neste texto discorrer detalhadamente sobre cada uma destas conquistas, parece-nos necessrio tecer breves consideraes sobre elas, na perspectiva de reunir elementos que subsidiem a tarefa de traar estratgias para a atuao do Fonec e para a continuidade das lutas pelo avano do direito educao dos trabalhadores do campo. No que diz respeito legislao, o movimento da Educao do Campo acumulou, a partir de suas diversas lutas (nacionais, estaduais e municipais), um conjunto importante de instrumentos legais que reconhecem e legitimam as lutas dos trabalhadores do campo, uma condio necessria para que a universalidade do direito educao se exera, respeitando as especificidades dos sujeitos do campo: Diretrizes Operacionais para Educao Bsica nas Escolas do Campo: Resoluo CNE/CEB n 1/2002 e Resoluo CNE/CEB n 2/2008. Parecer CNE/CEB n 1/2006 que reconhece os Dias Letivos da Alternncia; Resoluo CNE/CEB n 4/2010 que reconhece a Educao do Campo como modalidade especfica e define a identidade da escola do campo; Decreto n 7.352, de 4 de novembro de 2010, que dispe sobre a Poltica Nacional de Educao do Campo e sobre o Programa Nacional de Educao na Reforma Agrria (Pronera). Embora todos eles sejam importantes, pois incluem dispositivos teis luta pelo direito educao, dentre os marcos legais conquistados, merece destaque o Decreto n 7.352/2010, que alou a Educao do Campo condio potencial de poltica de Estado. Do conjunto dos artigos que compem o Decreto importa ressaltar o que constitui seu pilar estruturante, o chamado esprito da lei, que integra seus objetivos principais: Art. 1: A poltica de educao do campo destina-se ampliao e qualificao da oferta de educao bsica e superior s populaes do campo, e ser desenvolvida pela Unio em regime de colaborao com os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educao e o disposto neste Decreto. Destaque-se ainda o reconhecimento das especificidades sociais, culturais, ambientais, polticas e econmicas do modo de produzir a vida no campo, definidos no Decreto, que dispe no pargrafo primeiro do Artigo 1: Para os efeitos deste Decreto, entende-se por: I populaes do campo: os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os

15

assentados e acampados da reforma agrria, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condies materiais de existncia a partir do trabalho no meio rural. II escola do campo: aquela situada em rea rural, conforme definida pela Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica IBGE, ou aquela situada em rea urbana, desde que atenda predominantemente a populaes do campo. Aspecto relevante do Decreto de 2010 est contido no reconhecimento jurdico tanto da universalidade do direito educao quanto da obrigatoriedade do Estado em promover intervenes que atentem para as especificidades necessrias ao cumprimento e garantia dessa universalidade. Essa legitimao importante instrumento de presso e negociao junto aos poderes pblicos, especialmente nas instncias municipais, geralmente mais refratrias presena e ao protagonismo dos movimentos sociais do campo nas aes de escolarizao formal, sendo tambm relevante fora material para a ampliao das experincias inovadoras em curso (Molina e Freitas, 2011, p. 22). Alm disso, a positivao das prticas em novos instrumentos jurdicos representa um avano no que diz respeito s concepes que orientam a elaborao das polticas pblicas. A existncia de uma base legal para o Estado implementar novas aes e programas educacionais para os sujeitos do campo repe o debate sobre a universalidade do direito educao e a necessria observncia das singularidades e particularidades nas quais esta se materializa. Quando em decorrncia da luta social, esses direitos passam a se materializar em polticas pblicas especficas de Educao do Campo, o argumento jurdico que sustenta a legitimidade dessas polticas exatamente o fato de caber ao Estado a obrigao de considerar as consequncias decorrentes de diferenas e desigualdades histricas quanto ao acesso a tais direitos10. Como resultado desta luta pelo reconhecimento dos direitos dos camponeses, foram conquistados programas educacionais destinados aos sujeitos do campo, dentre os quais se destacam o Programa Nacional de Educao na Reforma Agrria (Pronera), este em alguma medida elemento da prpria constituio histrica da Educao do Campo 11, o Programa Saberes da Terra e o Programa de Apoio s Licenciaturas em Educao do Campo (Procampo); O Programa de Iniciao Docncia PIBID Diversidade/CAPES, entre outros. Convm observar que embora enfrentem vrias dificuldades em sua execuo, especialmente no que diz respeito quantidade e morosidade na liberao dos recursos para efetivao das aes de formao apoiadas, eles se constituem em prticas concretas de parte das concepes da Educao do Campo.

10 11

Um aprofundamento dessa reflexo pode ser buscado em Molina, 2012. Um detalhamento sobre o que o Pronera e seu percurso histrico pode ser encontrado em Santos, 2012.

16

Um destaque merece ser feito aqui ao Procampo pela forma de sua insero no eixo da formao de professores do Pronacampo que depois ser analisada. A criao da Licenciatura em Educao do Campo como nova modalidade de graduao, que se estrutura em instituies de ensino superior no Brasil, a partir de 2007, resultado da luta dos movimentos sociais e organizaes sindicais por uma poltica de formao inicial para educadores do campo, pautada especialmente na II Conferncia Nacional Por Uma Educao do Campo, de 2004, e materializada atravs do Programa de Apoio s Licenciaturas em Educao do Campo PROCAMPO, vinculado Secretaria de Educao Continuada, Alfabetizao e Diversidade SECAD (hoje SECADI), do Ministrio da Educao12. Na Carta de criao do Fonec (2010) destaca-se, como um de seus principais objetivos, o exerccio da anlise crtica constante, severa e independente acerca de polticas pblicas de Educao do Campo, bem como a correspondente ao poltica com vistas implantao, consolidao e, mesmo, elaborao de proposies de polticas pblicas de Educao do Campo. Cumprindo seus objetivos, em reunio realizada em abril de 2011, o Fonec avaliou os principais programas conquistados a partir da luta de seus protagonistas, entre os quais se destacam: o Pronera, o ProJovem Campo Saberes da Terra e o Procampo. Conforme a anlise realizada, ainda que sejam insuficientes, em termos da ao do Estado para caracterizar uma poltica pblica estrutural e diferenciada, esses programas foram passos importantes no cumprimento do direito educao dos povos do campo, e o Fonec no s defende sua permanncia no escop o do Governo enquanto for necessrio por existir demanda potencial, como tambm reivindica a ampliao com vistas a atender toda a demanda existente no menor tempo possvel13.

Pronacampo De acordo com o MEC, o Programa Nacional de Educao do Campo do governo federal, lanado em maro de 2012, objetiva oferecer apoio tcnico e financeiro aos estados, Distrito Federal e municpios para implementao de uma poltica nacional de Educao do Campo.

12

A Licenciatura em Educao do Campo objetiva formar e habilitar profissionais para atuao nos anos finais do ensino fundamental e ensino mdio, tendo como objeto de estudo e de prticas as escolas de educao bsica do campo. Uma das inovaes da Licenciatura em Educao do Campo refere-se determinao de sua matriz curricular de desenvolver estratgias multidisciplinares de trabalho docente, organizando os componentes curriculares em quatro reas do conhecimento: Linguagens (expresso oral e escrita em Lngua Portuguesa, Artes, Literatura); Cincias Humanas e Sociais; Cincias da Natureza e Matemtica; Cincias Agrrias. Outra novidade desta estratgia formativa refere-se intrnseca articulao proposta para este perfil profissional: alm da docncia por rea de conhecimento, quer-se habilitar este educador, simultaneamente, para a gesto de processos educativos escolares e para gesto de processos educativos comunitrios. 13 O FONEC tambm analisou o programa Escola Ativa (ver nota tcnica de abril 2011), embora de antemo este programa no fosse considerado pelas principais organizaes que compem o Frum como uma conquista, mas uma poltica vertical a ser combatida.

17

Segundo as informaes divulgadas pelo Ministrio, o Pronacampo atender escolas do campo e quilombolas, a partir de quatro eixos de ao: gesto e prticas pedaggicas, formao de professores, educao profissional e tecnolgica e infraestrutura. Pelo percurso de construo dos marcos legais e dos programas, exposto rapidamente no tpico anterior, esperava-se um instrumento de materializao da poltica de Estado para a Educao do Campo, a partir das concepes definidas no Decreto n 7352. Porm, o Pronacampo, apresentado como sendo esta poltica, ficou muito aqum e em alguma medida retrocede em relao s conquistas obtidas no plano legal e em especial ao proposto pelo Decreto de 2010. Vale destacar que a presena dos movimentos e organizaes sociais em reunies que debateram a construo do Programa na Comisso Nacional de Educao do Campo (CONEC/MEC), no conseguiu assegurar que ele atendesse a expectativa proposta pelo Decreto. Muitas aes includas no Pronacampo no passaram pelo debate na CONEC, sendo resultado de discusses internas ao governo, e seguindo a lgica das orientaes polticas que vm sendo explicitadas em polticas pblicas apresentadas sociedade, a exemplo do Pronatec. A anlise das conexes de contexto histrico feita no Seminrio, e sintetizadas nesse texto, permite identificar no Pronacampo, em sua lgica geral de formulao, e especialmente no quesito da formao tcnico-profissional, a expresso da atual hegemonia do capital no campo, contendo elementos da presso das lutas dos trabalhadores. O problema estrutural, que entendemos ser fruto dessa hegemonia, que no fica apontada na poltica a efetiva construo de um sistema pblico de educao escolar de qualidade para todos os trabalhadores do campo. Sua nfase est em garantir elementos de poltica pblica que permitam avanar na preparao da mo-de-obra para o agronegcio ou diminuir os focos de conflito com os camponeses, suas organizaes de classe. Nessa perspectiva, o Pronacampo no linearmente contra os trabalhadores, mas tambm no representa a vitria do polo do trabalho na definio da poltica. Essa constatao no significa que no possamos nos reconhecer em alguns contedos do Programa, exatamente porque as contradies da realidade atual e as lutas dos trabalhadores do campo nesse perodo no deixam de ter expresso nas proposies feitas, embora no sejam seu polo hegemnico. Por isso mesmo o entendimento de que cabem estratgias de ao que confrontem o retrocesso, pelo menos em relao ao que se projetava com a conquista do Decreto de 2010. No nosso objetivo neste documento analisar pormenorizadamente o Programa, at mesmo pela insuficincia de informaes divulgadas sobre ele, mas entendemos que j possvel, e necessrio, refletir sobre algumas aes nele previstas, que podem vir a ter impactos significativos nos rumos da Educao do Campo. Dentre elas destacamos a Educao Profissional, a Formao de Educadores e a Construo de Escolas do Campo.

18

Educao Profissional Chamou ateno a nfase dada, na divulgao inicial do Pronacampo, ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e ao Emprego) para o campo. Algumas perguntas orientaram nosso esforo preliminar de discusso sobre esse eixo: o que sinaliza esta nfase dada ao Pronatec Campo; o que significa ter sido o SENAR (Servio Nacional de Aprendizagem Rural), vinculado CNA o ator central das formulaes do Pronatec Campo; e ao mesmo tempo, o que sinalizam os debates, no interior do prprio governo, sobre a capacidade real do Senar de dar conta das vagas de curso previstas a ele no programa, mesmo antes do incio efetivo de sua implementao; como ficam os interesses sociais dos trabalhadores (e suas organizaes) nesse quadro? Estamos no mbito, talvez o mais explcito, da relao entre trabalho e educao. E a direo que esta relao assume nos processos formativos no costuma ser inocente (Ciavatta e Ramos, 2012). No quadro antes analisado, o desenho do Pronatec como um todo, integrando a poltica educacional brasileira atual, precisa ser entendido na mesma caracterstica de ambivalncia que ordena o conjunto das aes do governo federal: trata-se de uma poltica de pretensa insero social, preparando mo-de-obra para uma expanso conjuntural (e precria) de empregos. No chega a integrar uma estratgia de desenvolvimento nacional (que incluiria prioridade indstria e perspectiva de soberania alimentar, energtica, territorial), mas ao mesmo tempo se coloca na perspectiva de democratizao do acesso ao ensino tcnico visando um projeto que se apresenta sociedade como desenvolvimentista e inclusivo. o que alguns analistas esto identificando como uma estratgia de incluso enviesada, mais ou menos coerente com o conjunto das aes em curso. Mas o mais grave, conforme apontaram as exposies e discusses do nosso Seminrio, o que fica sinalizado pelo Pronatec e o lugar que passou a ter na poltica de educao profissional no Brasil: trata-se de assumir como poltica de educao a concepo pragmtica da instruo que serve ao mercado, dentro de uma opo cada vez mais explcita por um projeto de capitalismo neoliberal e dependente. O embate atual sobre as novas diretrizes da educao profissional, em que o Pronatec se insere, demonstra um grande retrocesso em relao s primeiras discusses dos prprios governos desse perodo: recorde-se de todo o movimento de instituio do Ensino Mdio Integrado no governo Lula. O Pronatec Campo se insere no mesmo quadro, sendo apresentado pelo governo sociedade como uma grande conquista: tambm aos trabalhadores do campo a democratizao do acesso ao ensino tcnico e a possibilidade de insero produtiva. Trata-se de mais uma ferramenta da estratgia de construo da hegemonia da agricultura capitalista que se pretende seja dominante (e

19

para muitos, nica). De um lado preparao de mo-de-obra para o trabalho mais desqualificado que o agronegcio demanda (e que quantitativamente pequena). E note-se que no estamos no mbito das demandas de formao profissional de trabalhadores de ponta das empresas (transnacionais) que concentram o domnio do agro (demandas que quantitativamente so menores ainda). De outro lado, os cursos do Pronatec a serem acessados pelos agricultores familiares, representam alternativas de capacitao tcnica para buscar amenizar a situao dos chamados agricultores pobres, para que se mantenham inseridos na produo como camponeses, at porque nem haveria condies de assalari-los seno pontualmente. Tenta-se trabalhar com a poltica falaz da conciliao que diz haver lugar para todos: para as grandes propriedades que sero responsveis pelas monoculturas de exportao e para os pequenos agricultores que devem produzir sua subsistncia e buscar competncia para vender excedentes no mercado, todos, afinal, integrados ao agronegcio. fundamental compreendermos o confronto de lgicas de agricultura para entender o que representam iniciativas como o Pronatec Campo. A agricultura capitalista supe uniformizao, padronizao total da produo e do consumo. Essa a lgica da monocultura e da especializao territorial da produo agrcola (territrio da soja, da laranja, da cana-de-acar...). Essa lgica supe o trabalho assalariado e nele a capacitao por operaes, ou seja, a chegada (tardia) da organizao taylorista do trabalho agricultura, como est hoje forte e perversa nas agroindstrias capitalistas14. E exige na agricultura familiar a integrao e a subordinao direta indstria, seja pela compra das sementes modificadas, dos agrotxicos, dos insumos sintticos ou pela integrao com as agroindstrias (frango, suno, fumo,...). Em ambos os casos a lgica supe, como prprio ao modo de produo capitalista, trabalho alienado. Alienao que dada pela forma especfica do trabalho assalariado, mas que reproduzida tambm no trabalho do agricultor, que mesmo detendo a propriedade da terra, passa a ser desapropriado do controle (que inclui conhecimento) dos processos de trabalho. A chamada revoluo verde (e ainda mais no seu ciclo atual dos transgnicos) expropriou dos agricultores a capacidade de interpretar a relao agricultura e natureza, o domnio do processo de produo, gerando dependncia quase total dos agentes externos: sementes, insumos, crdito para compr-los, assistncia tcnica para produzir com estas sementes, esses insumos. Outra a lgica da agricultura familiar camponesa que trabalha com o conceito de unidades de produo, supondo diversificao de culturas, agrobiodiversidade. Essa lgica exige viso de

14

Essa realidade das agroindstrias capitalistas est muito bem retratada no Documentrio Carne e Osso, Reprter Brasil, Seleo Oficial tudo verdade 2011.

20

totalidade, integrao na unidade e relao com o mercado de forma no subordinada e visando melhorias da qualidade de vida das famlias e no a reproduo do capital. Do ponto de vista formativo, essa lgica exige domnio de processos e no apenas de operaes tcnicas (nada contra elas, mas no bastam). Exige, hoje, pelos efeitos massivos da revoluo verde, um reencontro dos agricultores com a natureza, a reconstruo da lgica de co-produo e no de dominao da natureza. Exige uma formao que permita a reapropriao do processo de produo (controle, conhecimento cientfico e tecnolgico) pelos trabalhadores camponeses, sem a perda (ou pela recuperao, no caso dos sem-terra) da apropriao dos meios de produo. Uma unidade camponesa no igual atividade agrcola (estrito senso) ou no igual linha de produo. A totalidade bem mais complexa e so as relaes que precisam ser suficientemente compreendidas e trabalhadas visando o prprio sucesso econmico das famlias ou das comunidades envolvidas. E quando se inclui nessa dinmica a matriz tecnolgica da agroecologia, que est necessariamente includa no projeto da agricultura familiar camponesa do sculo XXI, a exigncia de conhecimentos cientficos sobre a natureza, sobre a produo, passa a ser ainda mais rigorosa. E nesse caso no se trata de tcnicos que detenham esse conhecimento e receitem tcnicas aos agricultores, mas eles prprios assumindo-se como pesquisadores permanentes do agroecossistema em que se inserem. Isso quer dizer que a capacitao tcnica em si mesma no d conta dos novos desafios de desenvolvimento das unidades camponesas. Assim como a atual hegemonia no campo da chamada assistncia tcnica e da pesquisa em agricultura tambm no d conta. Talvez a maior armadilha do Pronatec Campo, do ponto de vista do projeto da Educao do Campo, seja a iluso dos trabalhadores de que esto sendo atendidos pela poltica pblica e sendo formados para avanar no trabalho como agricultores. Trata-se de uma incluso s avessas que acaba sendo mais uma ferramenta da construo de hegemonia da estratgia de sua destruio como camponeses. No so os cursos um mal em si mesmo e nem pode o programa ser rechaado em bloco. Entendemos que especialmente as brechas de insero dos institutos federais em desafios de formao dos trabalhadores do campo, podem ser potencializadas na direo de outro paradigma de agricultura. Mas as organizaes dos trabalhadores esto atentas: o Pronatec Campo, at pelos atores privilegiadamente envolvidos (CNA, Senar), integra uma estratgia determinada, que muito mais de cooptao dos trabalhadores lgica do agronegcio do que de insero social, ainda que enviesada, como a lgica do Pronatec em seu conjunto. No foi por acaso que as diversas instituies educacionais de educao tcnica e profissional vinculadas s organizaes de trabalhadores do campo Escolas Famlia Agrcolas, Casas Familiares Rurais e Institutos Tcnicos, com representatividade na Comisso Nacional de Educao do Campo CONEC, sequer foram chamadas para discutir o Programa.

21

Trazer a representao dos setores mais conservadores do agronegcio, como a CNA, por via do Senar, para operar polticas pblicas de formao dos camponeses, significa, no aspecto poltico, o Estado introduzir uma interveno antagnica, em um campo conflagrado de disputas; no aspecto econmico, social e cultural, expresso emblemtica da lgica assumida e que toma como dada (inevitvel e mesmo desejvel) a tendncia de eliminao progressiva da agricultura de base familiar e camponesa. Formao de Educadores Entre as aes previstas no Pronacampo, um eixo que guarda certa afinidade com as concepes histricas da Educao do Campo o da formao de educadores. O Programa acolhe a poltica para a rea concebida pelos movimentos sociais, e transformada no Procampo. Questes que deveremos seguir discutindo: qual a importncia do Pronacampo ter incorporado esta proposta poltico pedaggico de formao inicial dos professores do campo; quais os avanos e as contribuies que as Licenciaturas em Educao do Campo podem trazer proposta de formao dos camponeses, na perspectiva de contribuir com a transformao do modelo de desenvolvimento hegemnico no campo e com as mudanas na sociedade brasileira. O Pronacampo estabelece uma meta de formao de educadores do campo para os trs primeiros anos de sua vigncia: 45 mil, sendo 15 mil em 2012, 15 mil em 2013 e 15 mil em 2014. Este quantitativo foi distribudo entre trs estratgias de formao de educadores do campo: os prprios cursos do Procampo, tal como apresentado anteriormente; os cursos desenvolvidos atravs da Plataforma Freire, via PARFOR, e a terceira via, em nosso entendimento a mais problemtica, atravs da Educao Distncia, via Universidade Aberta do Brasil UAB. A conjugao das metas de formao de educadores do campo proposta pelo Pronacampo e as estratgias de ao previstas para atingi-las exige um debate sobre as potencialidades e sobre os riscos que estas metas podem representar. Se por um lado, para um programa nacional, e para o tamanho da demanda de formao de profissionais com nvel superior nas escolas do campo (160.319, sendo 156.190 com nvel mdio e 4.127 somente com ensino fundamental) a meta at tmida, de outro lado, para o flego atual do movimento da Educao do Campo, participar e acompanhar todos estes processos de formao, mantendo as caractersticas da proposio originria da Licenciatura em Educao do Campo, a meta bastante desafiadora. Existem relevantes obstculos a serem superados pelas organizaes que se articulam em torno do Fonec para que esta meta realmente se reverta em benefcio real aos sujeitos camponeses e no se torne somente mais um indicador do cumprimento de aes dos programas federais, ou pior, fonte de captao de recursos para instituies no to bem intencionadas. E especial ateno

22

deve merecer a possvel armadilha da relao entre as metas propostas, a desconfigurao da proposta inicial do Procampo (especialmente em relao aos sujeitos a serem efetivamente atendidos) e entrada dos cursos distncia: no havendo flego para atingir as metas na lgica de cursos de licenciatura presenciais, o programa autoriza a via da UAB. Entendemos que essa estratgia de cumprir as metas quantitativas atravs da educao a distncia nesse eixo o aspecto que mais fere o percurso de prticas da Educao do Campo com formao de educadores, exigindo um firme posicionamento nosso. Convm relembrar que o tema da formao inicial de educadores distncia e os gravssimos problemas e lacunas que gera a partir de uma perspectiva multilateral de formao, tem sido foco de intensos debates, tambm pelas organizaes que estudam e pesquisam o tema como, por exemplo, a Associao Nacional pela Formao de Profissionais da Educao ANFOPE e a Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Educao ANPED, e mais recentemente, pela Conferncia Nacional de Educao CONAE. Todas elas so unnimes em criticar duramente a formao inicial de educadores distncia. O movimento da Educao do Campo tem sido contrrio formao de educadores distncia, pela compreenso de que as diferentes dimenses da formao profissional necessria ao projeto educativo dos trabalhadores no tm como se realizar de forma plena nessa modalidade. Isso no significa recusar o dever e o direito dos docentes em formao de acessar as novas tecnologias de informao e comunicao e de saber incorpor-las em sua prtica pedaggica, como ferramenta de ensino, pesquisa e extenso, mas se trata de situar o papel complementar e no central dessas tecnologias no processo formativo dos educadores. Ademais, trata-se de fazer uma crtica contundente forma de massificao precarizada da formao dos educadores, feita atravs dos cursos da UAB. Construo de escolas no campo De acordo com o Censo Escolar do INEP, existiam 107.432 escolas no territrio rural em 2002. Em 2011, o nmero desses estabelecimentos de ensino reduziu-se para 76.229, significando o fechamento de 31.203 escolas no meio rural. De acordo com o Pronacampo, h previso de construo de 3 mil escolas, sendo disponibilizados s prefeituras projetos arquitetnicos para escolas com 2, 4 ou 6 salas de aula, integrados a quadras poliesportivas, mdulo de administrao, e ainda mdulos para Educao Infantil e alojamento de docentes. Ainda que a meta de construo seja extremamente modesta, ficando muito aqum do altssimo nmero de escolas do campo fechadas nos ltimos anos, destaca-se um ponto importante do Pronacampo que foi a incluso de uma alterao legal, j enviada Cmara dos Deputados (PL 3534/2012), objetivando mudar a LDB, para dificultar o fechamento das escolas do campo.

23

O novo dispositivo, que ainda precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, prope uma alterao no artigo 28 da LDB, que passaria a vigorar com a seguinte redao em seu pargrafo 1: o fechamento de escolas do campo ser precedido de manifestao do rgo normativo do respectivo sistema de ensino, que considerar a justificativa apresentada pela Secretaria de Educao, a anlise do diagnstico de impacto da ao e a manifestao da comunidade escolar. Com certeza, o dispositivo por si s no impedir o fechamento das escolas do campo em funo dos imensos interesses econmicos do agronegcio e seus efeitos destruidores em muitas reas rurais do pas. Porm, se aprovado tal dispositivo, o que certamente exigir atuao das organizaes que atuam na Educao do Campo, junto com a Frente Parlamentar de Educao do Campo, ele poder dificultar seu fechamento, dando mais tempo para luta e articulao poltica em sua defesa.

Desafios e linhas de ao para o FONEC e seus integrantes Se por um lado a ofensiva do capital se mantm forte no campo, as organizaes de trabalhadores continuam em luta, agora na busca de uma forma mais articulada e somando diferentes iniciativas em diversos lugares do pas, reafirmando no plano da educao a concepo de Educao do Campo como resistncia ao agronegcio, ao latifndio e s investidas cada vez mais fortes do capital sobre os rumos da educao dos trabalhadores. Neste perodo, um desafio s organizaes sociais dos trabalhadores do campo compreender e ao mesmo tempo rearticular, com os espaos abertos nas universidades, institutos federais e outras instituies pblicas, as novas formas de interveno na poltica pblica desde seus interesses de classe. Este desafio implica em definir uma atuao unificada desde os objetivos, projeto e sujeitos originrios da Educao do Campo nesse quadro atual de hegemonia do agronegcio na sociedade, de padronizao e uniformizao de polticas no bojo do projeto de desenvolvimento assumido pelo Estado brasileiro (neoliberal, dependente,...), de bloqueio da reforma agrria, de criminalizao dos movimentos sociais. Como se movimentar nesse momento nas esferas do campo, da educao, da poltica pblica, constituidoras da Educao do Campo? Como fazer a formao dos trabalhadores nesse quadro atual do confronto de classes? Assim como no conjunto da poltica educacional desse perodo, tambm na Educao do Campo estamos passando muito longe de uma poltica de educao de longo prazo e mais longe ainda de uma perspectiva de formao dos trabalhadores para uma atuao crtica ao modo de produo capitalista. Na atual hegemonia do Estado brasileiro isso, afinal, no poderia ser diferente (ou muito diferente). A construo de uma perspectiva de educao emancipatria, vinculada ao

24

esforo de luta por uma repblica do trabalho, precisa ser obra dos prprios trabalhadores, com radicalidade de princpios e de concepo, com autonomia e sem a tutela poltica, organizativa e pedaggica do Estado, sejam quais forem os governos de planto. No plano especfico do debate sobre campo, as discusses do Seminrio de Braslia firmaram o compromisso de tomar posio unitria no confronto de paradigmas de agricultura, assumindo o polo da agricultura familiar camponesa como orientador das aes e dos debates da Educao do Campo (implicaes nas trs esferas) e encontrando ferramentas para esclarecer mais amplamente a sociedade sobre este confronto de projetos. E nosso compromisso fazer isso sem desconsiderar a diversidade que existe entre os trabalhadores do campo. A diversidade nosso patrimnio tanto na natureza como na sociedade. Apenas no pode justificar fragmentao das lutas em um momento to decisivo nos rumos do confronto entre as classes que se expressa hoje na contradio entre agronegcio e agricultura familiar camponesa. No campo especfico das polticas pblicas, a Educao do Campo, na medida em que se constitui como prtica social dos trabalhadores, nunca assumiu uma posio purista, fazendo enfrentamentos, mas tambm se dispondo a construir dilogos, sempre que necessrios para defesa dos interesses dos trabalhadores. Nosso desafio agir de modo que o plano ttico no traia o plano estratgico e para isso preciso analisar com cuidado as contradies que esto na prpria esfera da poltica pblica em cada perodo e que implicam em diferenas entre polticas e entre aes dentro de uma mesma poltica. Se no seu conjunto, o Pronacampo expresso da hegemonia de que aqui tratamos (note-se que sendo hegemonia os polos permanecem em disputa), h nele aes em que as relaes de fora se diferenciam. Ter essa anlise nos ajuda a definir que aes devem ser mais potencializadas desde os interesses do polo do trabalho. E isso inclui uma preocupao fundamental com a disputa de hegemonia na viso de mundo dos trabalhadores, porque ela que nos impe no plano imediato talvez a principal derrota. Em relao ao Pronacampo pensemos na distino, desde esse ponto de vista de formao da conscincia dos trabalhadores, entre reforar a construo de escolas e reforar o Pronatec Campo. Potencializar a luta pela construo e manuteno de escolas pblicas no campo, aproveitando as metas postas no programa, e lutando para ampli-las, fortalece as comunidades do campo. J aceitar o Pronatec Campo, buscando ajust-lo pela simples incluso de algumas demandas da agricultura familiar camponesa, tem o risco de ajudar a reproduzir a ideia de que a conciliao de modelos de agricultura possvel, negocivel, exatamente o que tem impedido o avano da luta e da formulao de um projeto alternativo para o campo. O desafio a proposio de alternativas a esse programa, considerando as experincias de educao profissional que acontecem no prprio mbito da Educao do Campo. As propostas construdas no mbito do Programa Saberes da Terra, analisado

25

por este Frum em Nota Tcnica de maro 2012, podem ser um bom ponto de partida para este debate, j que em seu projeto originrio este programa incorpora princpios fundamentais da formao integrada, o que no poder ser garantido se ele for inserido na lgica do Pronatec Campo, conforme indicado no Pronacampo. nesse mesmo bojo de anlise que se pode afirmar a importncia poltica e o nosso compromisso de lutar unitariamente pelo fortalecimento do Pronera, um tipo de poltica que tende a ser esvaziada na correlao atual de foras presente no governo federal. desafio atual mobilizar-se para que este espao se mantenha e novas foras de resistncia sejam forjadas desde as contradies do prprio Pronacampo. No Seminrio desdobramos estes compromissos e desafios afirmando algumas linhas de ao comuns: 1. Desenvolver iniciativas diversas que permitam aprofundar e socializar mais amplamente a compreenso do quadro atual do capitalismo, da economia brasileira, do confronto de paradigmas de agricultura, suas contradies e principalmente analisar como os trabalhadores, organizados e no organizados, esto se movendo nesse quadro. 2. Realizar de modo sistemtico anlises de conjuntura da Educao do Campo visando orientar aes unificadas entre os diferentes sujeitos. 3. Contribuir na elaborao terica e prtica do projeto da agricultura familiar camponesa e pensar desde a as necessidades formativas dos trabalhadores. Do ponto de vista da educao profissional isso inclui um esforo coletivo de anlise da formao que tem sido desenvolvida no bojo das prticas da Educao do Campo e, particularmente, das iniciativas no campo da Reforma Agrria (Pronera). E inclui tambm o avano das proposies em torno de um outro paradigma de educao profissional em agricultura, com esse nome ou outro. 4. Mobilizar os institutos federais e outras instituies de ensino nesse debate sobre educao profissional, na tomada de posio sobre os limites do Pronatec e na construo de alternativas para democratizao do acesso dos trabalhadores aos cursos tcnicos, na perspectiva de uma formao integrada. 5. Envolver instituies de ensino superior (includos os institutos federais) no debate e na superao das metas da formao de educadores do campo e no desafio de ampliar e qualificar a oferta especfica de turmas de Licenciatura em Educao do Campo. Potencializar experincias j existentes de articulao entre a oferta de cursos de graduao em Agroecologia e

Licenciatura em Educao do Campo e cursos tcnicos do Pronera. 6. Apoiar e ampliar iniciativas de formao continuada de educadores realizadas pelas organizaes sociais do campo visando construir referncias para o desenvolvimento das polticas de formao nas instituies de ensino superior.

26

7. Mobilizar-se permanentemente contra o fechamento e pela construo de escolas do campo. 8. Participar do debate sobre o projeto poltico-pedaggico das escolas das comunidades camponesas, no dilogo com o acmulo de experincias de educao emancipatria da classe trabalhadora de todo o mundo e na interface com o projeto da agricultura familiar camponesa e suas conexes constitutivas. 9. Fortalecer o Pronera como espao de elaborao e de prticas de Educao do Campo. 10. Promover discusses sobre a lgica de seleo dos temas e focos dos cursos de Especializao em Educao do Campo, cujas propostas de oferta pelas IES tm crescido, sem haver uma priorizao e ou organizao das demandas prioritrias do prprio movimento da Educao do Campo. 11. Exigir do MEC metas e valores a serem disponibilizados para financiamento de pesquisas voltadas para o desenvolvimento da Educao do Campo atravs do Programa Observatrio da Educao. 12. Fortalecer a articulao entre os Observatrios da Educao do Campo, potencializando iniciativas demandadas pelo Fonec. 13. Colocar na agenda prioritria do conjunto das organizaes e instituies a tarefa da alfabetizao de jovens e adultos do campo. 14. Estimular e participar de iniciativas de produo e socializao de materiais didticopedaggicos de apoio ao trabalho das escolas na perspectiva da Educao do Campo. 15. Exercer papel de controle social sobre a implementao e revises necessrias no Pronacampo, desde as proposies do Manifesto sociedade brasileira apresentado pelo Fonec logo aps a realizao do Seminrio e no bojo das deliberaes do Encontro Unitrio. 16. Organizar-se, nacionalmente e nos estados, de modo a manter autonomia poltica, legitimandose como espao da sociedade civil organizada. Trata-se de fortalecer instncias de organizao j existentes, envolvendo o conjunto de movimentos sociais e sindicais e outras entidades que trabalham com a Educao do Campo, mantendo espaos de articulao com rgos governamentais ou que tenham a participao do Estado, mas com atuao independente. Estamos em um momento propcio para diferenciar questes essenciais e questes secundrias nos debates que tm ocupado a agenda dos sujeitos diversos da Educao do Campo. Assim como para conjugar nossas prprias diferenas em um programa de ao poltica comum. Esperamos ter unidade, firmeza e preparo para no desperdiar a potencialidade dialtica do momento atual.

27

Referncias bibliogrficas BRUNO, Regina, LACERDA, Elaine e CARNEIRO, Olavo B. Organizaes da classe dominante no campo. Verbete do Dicionrio da Educao do Campo. EPSJV/Expresso Popular, 2012, p. 519-531. BRUNO, Regina. Movimento Sou Agro: marketing, habitus e estratgias de poder do agronegcio. Artigo escrito para o 36 Encontro Anual da ANPOCS, GT 16 Grupos dirigentes e estruturas de poder. Setembro 2012. CALAZANS, Maria Julieta Costa. Para compreender a educao do Estado no meio rural: traos de uma trajetria. In.: THERRIEN, J. e DAMASCENO, M. N. (coords). Educao e Escola no Campo. Campinas: Papirus, 1993, p. 15-40. CALDART, Roseli Salete. Educao do Campo. Verbete do Dicionrio da Educao do Campo. EPSJV/Expresso Popular, 2012, p. 257-265. CARVALHO, Horacio Martins de e COSTA, Francisco de Assis. Agricultura Camponesa. Verbete do Dicionrio da Educao do Campo. EPSJV/Expresso Popular, 2012, p. 26-32. CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise. A era das diretrizes: a disputa pelo projeto de educao dos mais pobres. Verso preliminar, submetida e aprovada para publicao na Revista Brasileira de Educao, ANPEd, 2011-2012. ENCONTRO UNITRIO dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das guas e das Florestas. Declarao. Braslia, DF, 20 a 22 de agosto 2012. FERNANDES, Bernardo Manano. Territrio Campons. Verbete do Dicionrio da Educao do Campo. EPSJV/Expresso Popular, 2012, p. 744-748. FRIGOTTO, Gaudncio. Os circuitos da histria e o balano da educao no Brasil na primeira dcada do sculo XXI. Conferncia de abertura da 33 Reunio Anual da Anped. Caxambu, MG, 17 de outubro 2010. HEREDIA, Beatriz, PALMEIRA, Moacir e LEITE, Srgio Pereira. Sociedade e Economia do agronegcio no Brasil. Revista Brasileira de Cincias Sociais. Vol. 25, n. 74, out. 2010, p. 159196. LEITE, Srgio Pereira e MEDEIROS, Leonilde Servolo de. Agronegcio. Verbete do Dicionrio da Educao do Campo. EPSJV/Expresso Popular, 2012, p. 79-85. MOLINA, Mnica Castagna e FREITAS, Helena Clia. Avanos e Desafios na construo da Educao do Campo. In Em Aberto, Braslia. V. 24, n. 85, p. 17-31, abr.2011. MOLINA, Mnica Castagna. Educao do Campo: Novas prticas conquistando novos territrios. In ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Ftima Almeida, MARTINS, Aracy Alves (orgs.) Territrios da Educao do Campo: Escola; Comunidade e Movimentos Sociais. Belo Horizonte: Autntica, 2012. (Coleo Caminhos da Educao do Campo, vol. 5) MENDONA, Sonia Regina de. Estado. Verbete do Dicionrio da Educao do Campo. EPSJV/Expresso Popular, 2012, p. 347-353. NEVES, Delma Pessanha. Agricultura Familiar. Verbete do Dicionrio da Educao do Campo. EPSJV/Expresso Popular, 2012, p. 32-40. PAULANI, Leda. A insero da economia brasileira no cenrio mundial: uma reflexo sobre o papel do Estado e sobre a situao atual luz da histria. Artigo escrito a partir da apresentao feita pela autora no colquio Logros e Retos del Brasil Contenporneo, ocorrido nas dependncias da UNAM, na Cidade do Mxico, de 24 a 26 de agosto de 2011. RIBEIRO, Marlene. Educao Rural. Verbete do Dicionrio da Educao do Campo. EPSJV/Expresso Popular, 2012, p. 293-298.

28

SANTOS, Clarice Aparecida dos. Programa Nacional de Educao na Reforma Agrria. Verbete do Dicionrio da Educao do Campo. EPSJV/Expresso Popular, 2012, p. 629-637. STEDILE, Joo Pedro. As tendncias do capital na agricultura brasileira. So Paulo, nov. 2011, texto. TIRADENTES, Aparecida. Educao Corporativa. Verbete do Dicionrio da Educao do Campo. EPSJV/Expresso Popular, 2012, p. 245-50.

Entidades participantes do Seminrio MST MPA MAB CPT PJR MLT CONTAG CEFFAS RESAB MOC Frum Paraense de EdoC Frum Catarinense de EdoC FBES SERTA ASSESOAR SINTEPE AESA-CESA IFGoiano UFG IFPA-Campus Rural Marab UFPA IFRN IFPB UEA UEFS UEMG UFMG UFL UERJ UFC UFFS UFRRJ UFRN UFSC UFPEL UFV UFVJM UnB UNEMAT UNEB UNIMONTES UNIOESTE UNIPLAC UNIVILLE UTFPB UFPB UFPE UFRPE UFRB UFPI UFT. Documento finalizado em setembro 2012.

Vous aimerez peut-être aussi