Vous êtes sur la page 1sur 36

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.

2000

25

As cermicas cinzentas da S de Lisboa1


ANA MARGARIDA ARRUDA2 VERA TEIXEIRA DE FREITAS3 JUAN I. VALLEJO SNCHEZ4

As escavaes que o IPPAR promoveu no Claustro da S de Lisboa permitiram recolher um abundante esplio da Idade do Ferro. Entre esse esplio, de caractersticas eminentemente orientalizantes, destacava-se a cermica cinzenta que agora entendemos publicar. O estudo que realizmos incidiu, em primeiro lugar, sobre os aspectos estritamente formais, tendo-se definido diversos tipos e variantes. A definio tipolgica originou tambm uma anlise pormenorizada desta espcie cermica num contexto mais geral, concretamente peninsular, tendo-se tomado em considerao a homogeneidade e diversidade observadas em termos morfolgicos, entre as diversas regies que, durante a Idade do Ferro, produziram e consumiram cermicas cinzentas.

The excavations that IPPAR undertook in the Cloister of the S Cathedral of

Lisbon allowed for the recovery of abundant material from the Iron Age. Among this material, of predominantly orientalizing characteristics, stood out the grey ceramics that we now publish. The study that we carried out focused, in the first place, on those strictly formal aspects, having defined diverse types and varieties. The typological definition led also to a detailed analysis of this type of ceramic in a more general context, squarely peninsular, having taken into consideration the homogeneity and diversity observed in morphological terms, between the diverse regions that, during the Iron Age, produced and consumed gray ceramics.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

26

1. Introduo

1.1. Localizao e enquadramento espacial O trabalho que agora se publica incide sobre uma espcie cermica concreta que integra um vasto esplio da Idade do Ferro recolhido nas escavaes que decorreram no Claustro da S de Lisboa. O conjunto de questes suscitadas pelas cermicas cinzentas pareceu razo suficiente para as destacar da totalidade da amostra, merecendo um estudo especfico, apesar de termos sempre tomado em considerao o restante esplio cermico recolhido. Deve, alis, referir-se que esse esplio foi j objecto de um estudo recente efectuado por um de ns (Arruda, no prelo), onde as cermicas cinzentas foram, apenas, referidas. A S de Lisboa implanta-se numa das plataformas do chamado Morro do Castelo de S. Jorge, localizando-se quase na base da sua vertente Sul. A colina destaca-se bem na paisagem, tem boas condies naturais de defesa e um amplo domnio visual, sendo visvel, do seu topo,

Fig 1

Stios arqueolgicos da Idade do Ferro na Pennsula de Lisboa (segundo Arruda, no prelo).

27

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Fig 2

Localizao da S de Lisboa no Morro do Castelo (segundo Amaro, 1993, modificado).

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

28

toda a parte vestibular do esturio do Tejo e o Mar da Palha, e ainda grandes reas da margem Sul. Estava limitado a Sul e a ocidente pelo rio Tejo e pelos vestgios do brao desse mesmo rio que, na Idade do Ferro, seria apenas uma rea parcialmente inundada e que hoje corresponde s actuais rua Augusta e rua do Ouro. A oriente corria uma linha de gua, a actual rua da Regueira. A colina do Castelo seria assim uma pequena pennsula, ligada a terra apenas a Norte. De referir que o esporo rochoso em que se implanta o stio de Almaraz, na margem esquerda, se localiza, praticamente, em frente colina do Castelo. Parece ainda importante referir que a regio do Esturio do Tejo particularmente rica em vestgios da Idade do Ferro orientalizante. De facto, a concentrao de stios arqueolgicos sidricos com materiais de matriz mediterrnea de destacar neste contexto (Arruda, no prelo). Para alm de Almaraz (Barros, Cardoso e Sabrosa, 1993), a Quinta do Facho (Barros, 1998, p. 35-38), a Cova da Piedade (Barros, 1993, p. 38) e as grutas artificiais de S. Paulo (Barros e Esprito Santo, 1997), na margem esquerda, e Outorela I e II (Cardoso, 1990, 1994), Moinhos da Atalaia (Pinto e Parreira, 1977), Santa Eufmia (Marques, 1982-83) e Freiria (AAVV, 1994a; Caetano, no prelo; Cardoso e Encarnao, no prelo), na margem direita, revelaram esplios de clara filiao orientalizante. Independentemente das dissemelhanas que se podem constatar entre estes stios, ao nvel da implantao, da visibilidade e da defensibilidade, que podem traduzir, ou no, distintas actividades, o certo que o carcter mediterrneo de grande parte dos conjuntos artefactuais parece significar que a regio foi intensa e precocemente frequentada por navegadores/comerciantes oriundos da rea do Estreito de Gibraltar. A precocidade desses contactos pode ser lida quer nas dataes radiomtricas obtidas em Almaraz (Barros, Cardoso e Sabrosa, 1993, p. 167), ou mesmo na Alcova de Santarm, localizada j no fundo do esturio (Arruda, 1993, p. 198, no prelo), quer em alguns dos materiais recolhidos na S de Lisboa e em Santarm (ibid.). O esturio do Tejo corresponde, assim, a uma regio onde os vestgios orientalizantes se concentram

Fig 3

Localizao do esturio do Tejo na Pennsula Ibrica.

29

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Fig 4 Paleo-esturio do Tejo e implantao dos stios arqueolgicos da Idade do Ferro com cermicas cinzentas (base cartogrfica de Daveau, 1994).

numa proporo sem paralelo no territrio actualmente portugus, o que deve, neste contexto ser devidamente valorizado. O papel que Lisboa, com os seus cerca de 15 ha. de rea ocupada, representou na gesto do territrio envolvente foi, certamente, relevante, no podendo descartar-se a hiptese de se estar perante o stio que, ao coordenar as actividades comerciais e de gesto dos recursos, assumiria o papel de Lugar Central. Em termos mais gerais, deve insistir-se que o stio se situa na foz do esturio do Tejo, que na Antiguidade teria uma dimenso consideravelmente maior, sendo certo que aquele extenso brao de mar chegava, pelo menos, at Santarm. As suas coordenadas UTM, lidas na CMP 431 (1993), so as seguintes: X - 4.88.6; Y - 42.84.8.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

30

1.2. O contexto arqueolgico do esplio estudado O conjunto cermico que agora se d estampa foi recolhido durante as escavaes levadas a efeito no Claustro da S, dirigidas, numa primeira fase, por Clementino Amaro e Jos Luis de Matos a que, mais tarde, se associou Alexandra Gaspar. Infelizmente, as ocupaes romanas e ps romanas impediram a progresso, em profundidade, dos trabalhos, tendo os nveis da Idade do Ferro sido detectados, primeiro (1990-1991) apenas em reas restritas (Q.20, Q.21, P.21, P.22). A publicao do corte efectuado em Q.21 permitiu verificar que os nveis da Idade do Ferro, localizados sob as sapatas dos muros romanos datados do sculo I d.C., se prolongavam pelo menos at aos 5.50 m. O perfil estratigrfico publicado (Amaro, 1993, p. 189) deixa antever que os nveis correspondentes ocupao sidrica esto ainda por escavar na totalidade, uma vez que a rocha no chegou a ser atingida. Resta acrescentar que o referido corte ocupou uma rea muito reduzida, 1,40 m x 1,80 m, o que dificulta as leituras horizontais (Amaro, 1993, p. 189).

Fig 5

Perfil oeste da sondagem Q.21 da S de Lisboa (segundo Amaro, 1993).

31

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

A metodologia seguida na escavao destas quadrculas (os sedimentos foram retirados de acordo com camadas artificiais) dificulta a integrao crono-estratigrfica do esplio recolhido, apesar de estar indicado que a grande maioria dos materiais orientalizantes so provenientes de uma camada que se situava entre os 4,20 e os 5,50 m. Em 1995, foi iniciada, junto ao corte de Q21, a escavao de outro sector, que, com uma rea total de 52,25 m2, integrou os quadrados N18, N19, N20, O18, O19, O20, P18, P19 e P20. Aqui, o mtodo de escavao utilizado foi j distinto, tendo-se seguido a deposio natural das camadas. Tambm aqui a rocha no foi atingida e, aparentemente, todos os nveis eram ainda de deposio secundria. O que ressalta de todas as informaes colhidas nos desenhos que pudemos observar, e ainda nos registos relativos aos contextos dos materiais da Idade do Ferro, a dificuldade em deduzir associaes claras de esplios de acordo com uma qualquer sequncia cronolgica. O estudo dos restantes materiais orientalizantes (Arruda, no prelo) j tinha revelado esta mesma dificuldade, uma vez que a integrao estratigrfica do esplio sidrico da S de Lisboa , de facto, bastante duvidosa. Parece, contudo, importante referir que a grande maioria das cermicas de engobe vermelho, dos vasos pintados em bandas, das nforas e das cermicas de pastas alaranjadas devem integrar-se cronologicamente a partir da segunda metade do sculo VI a.C.5 (Arruda, no prelo). Existem, no entanto, elementos que indiciam que a ocupao da Idade do Ferro se iniciou num momento mais antigo, sendo bvio que pelo menos a nfora de tipo 10.1.1.1. de Ramn Torres no ser coeva do restante esplio (Arruda, no prelo, Estampa 24 n. 1). Outros materiais sugerem a longa diacronia sidrica deste local, como por exemplo a urna de tipo Cruz del Negro (Arruda, no prelo, Estampa 18 n. 1), alguns pratos de engobe vermelho (Arruda, no prelo, Estampas 15 e 16) e, com reservas, a cermica manual (Arruda, no prelo, Estampa 10). A nfora j referida, por exemplo, permite pensar que os contactos de Lisboa com os fencios ocidentais do Crculo do Estreito podem ter-se iniciado ainda durante o sculo VIII a.C. O carcter orientalizante da ocupao sidrica de Lisboa tinha j sido demonstrado atravs das recolhas que Verglio Correia efectuou, na primeira metade do sculo XX, na Crasta da S e na rua dos Douradores, apesar de o esplio proveniente dessas recolhas ter sido publicados apenas na dcada de 90 (Cardoso e Carreira, 1993; Cardoso, 1990, 1994). O conjunto compe-se de cermica de engobe vermelho (prato de bordo largo), de nforas, de pithoi e de cermica cinzenta. Mais recentemente, as escavaes na rua dos Correeiros (BCP) demonstraram que tambm a base da colina esteve ocupada durante a Idade do Ferro, tendo sido recolhido um numeroso esplio (AAVV, 1995), que infelizmente, permanece, na sua grande maioria, indito. Tambm aqui se devem destacar as caractersticas orientalizantes dos materiais recuperados.

2. As cermicas cinzentas da S de Lisboa 2.1. As formas O conjunto da cermica cinzenta da S de Lisboa composto por 238 fragmentos. As afinidades e dissemelhanas que apresentam, traduzindo ou no distintas funcionalidades, permitiram o estabelecimento de sete grandes grupos formais, a que chammos tipos. Algumas particularidades verificadas ao nvel morfolgico, por serem relevantes, possibilitaram distinguir, em alguns desses tipos, determinadas variantes.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

32

88,6% dos fragmentos foram integrados nos tipos definidos. No entanto, aproximadamente metade das peas estudadas apresentava escassa dimenso o que impediu a sua incluso nas variantes estabelecidas, tendo apenas sido possvel, nesses casos, a definio do tipo.

2.1.1. Tipo 1 Este tipo, que representa 29,83% do conjunto, corresponde morfologicamente a uma taa baixa, em calote de esfera, apesar de alguns exemplares deterem uma evidente tendncia vertical na ligao da parede ao bordo. Diferentes caractersticas ao nvel da morfologia do bordo foram determinantes para o estabelecimento de trs variantes dentro deste tipo. O estado de fragmentao de muitos exemplares apenas permitiu a integrao nessas variantes de 11% do total dos fragmentos estudados. Tipo 1.A:. com bordo simples e sem espessamento, representa 3,78% da amostra total (Fig. 6, n.os 1-9). Tipo 1.B: possui bordo espessado internamente, podendo este espessamento ser mais ou menos marcado. Constitui 5,46% do total da amostra. (Fig. 7, n.os 1-8). Tipo 1.C: apresenta bordo com um ligeiro espessamento interno e externo e uma seco de tendncia almendrada, estando representado por 2,1% do total dos exemplares. (Fig. 8, n.os 1-6).

2.1.2. Tipo 2 Fizemos corresponder ao tipo 2 um prato de bordo largo, horizontal e aplanado. Representa apenas 3% da amostra. As caractersticas gerais desta forma foram definidas no s atravs dos exemplares da S de Lisboa, onde alis apenas um dos exemplares possui um perfil mais completo, mas tambm tendo em considerao outros, morfolgica e tecnologicamente similares, e recuperados em contextos orientalizantes peninsulares. Assim, pode afirmar-se que neste tipo de prato a ligao do bordo parede externa marcada por uma concavidade, mais ou menos acentuada, e que a parede curvilnea e baixa define um corpo pouco profundo (Fig. 8, n.os 7-9). Devemos realar que dois dos exemplares estudados possuem uma perfurao no bordo realizada aps cozedura, provavelmente relacionada com a suspenso deste recipiente. As pequenas diferenas morfolgicas detectadas neste tipo no justificaram a sua diviso em variantes, uma vez que as nicas dessemelhanas observadas se verificam ao nvel de um maior ou menor aplanamento do bordo.

2.1.3. Tipo 3 O tipo 3 define uma taa de colo troncocnico e corpo de tendncia globular, correspondendo a 47,47% da totalidade dos exemplares de cermica cinzenta. Deve, no entanto, referir-se que devido reduzida dimenso dos fragmentos e ausncia de atributos identificveis, apenas 15% dos exemplares foram possveis de incluir nas variantes estabelecidas. Os critrios utilizados para a definio de variantes dentro deste tipo incidiram sobre a morfologia do bordo e a altura e orientao do colo. Deste modo, estabelecemos trs variantes:

33

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Fig 6

Cermicas cinzentas da S de Lisboa. Tipo 1 A: n.os 1-9.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

34

Fig 7

Cermicas cinzentas da S de Lisboa. Tipo 1 B: n.os 1-8.

35

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Fig 8

Cermicas cinzentas da S de Lisboa. Tipo 1 C: n.os 1-6. Tipo 2: n.os 7-9.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

36

Fig 9

Cermicas cinzentas da S de Lisboa: Tipo 3 A: n.os 1-14.

37

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Fig 10 Cermicas cinzentas da S de Lisboa. Tipo 3 B: n.os 1-8 Tipo 3 C: n.os 9-11.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

38

Fig 11 Cermicas cinzentas da S de Lisboa. Tipo 4: n.os 1-7 Tipo 5: n.os 8-9.

39

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Fig 12 Cermicas cinzentas da S de Lisboa. Tipo 6: n.os 1-6 Tipo 7: n. 7.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

40

Fig 13 Cermicas cinzentas da S de Lisboa. Outras formas: n.os 1-4 Fundos: n.os 5-8 Decoradas: n.os 9-12.

41

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

O Tipo 3.A, que representa 6,3% da amostra total, possui bordo indiferenciado, colo curto, de paredes de tendncia rectilnea, de perfil troncocnico e corpo globular achatado

(Fig. 9, n.os 1-14); O Tipo 3.B caracteriza-se por um bordo indiferenciado, colo alto, de paredes de tendncia rectilnea, de perfil troncocnico e corpo globular. Constitui 6,3% da amostra total (Fig. 10, n.os 1-8); O Tipo 3.C apresenta um bordo com ligeiro espessamento externo, colo alto, de paredes de tendncia rectilnea, de perfil troncocnico e corpo globular achatado. Em relao s duas variantes anteriores, esta possui uma menor profundidade. Corresponde a 2,1% do total das cermicas cinzentas estudadas (Fig. 10, n.os 9-11).

2.1.4. Tipo 4 O tipo 4, correspondente a 3% dos materiais estudados, caracteriza-se por um bordo simples, ligeiramente esvasado em relao a um colo de perfil troncocnico, e de paredes rectilneas. Nenhum exemplar estudado possua perfil completo, mas a orientao das paredes e os materiais conhecidos em outros stios, permitem supor que o corpo deste tipo de vaso seria de tendncia globular (Fig. 11, n.os 1-7). O reduzido nmero da amostra e as mnimas diferenas morfolgicas observadas aconselharam a no distinguir variantes nesta forma.

2.1.5. Tipo 5 Este tipo apresenta um bordo simples, ou com um ligeiro espessamento externo, e um colo esvasado, separado do corpo por uma carena. O corpo seria de tendncia semi-esfrica. Esta forma, pouca profunda, corresponde a uma taa baixa (Fig. 11, n.os 8-9). O facto de termos lidado com um nmero muito limitado de exemplares (0,84% da amostra total) no permitiu distinguir variantes, apesar de serem visveis no bordo pequenas distines morfolgicas.

2.1.6. Tipo 6 O tipo 6 corresponde a uma taa alta, de bordo com um ligeiro espessamento externo e com uma carena marcando a ligao entre o corpo e o fundo. O corpo, de perfil troncocnico, est definido por paredes curvilneas, acentuadamente cncavas. Um dos exemplares apresenta uma moldura na rea mesial do corpo (Fig. 12, n.os 1-6). Este tipo est representado por 2,52% da amostra total.

2.1.7. Tipo 7 Este tipo, representado por um nico exemplar (0,42% do total da amostra), define-se, morfologicamente, como um anel cermico, macio, de seco circular (Fig. 12, n. 7). As carac-

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

42

tersticas formais que este e outros artefactos cermicos idnticos recolhidos em contextos orientalizantes apresentam sugerem que se trata de suportes, certamente destinados a dar estabilidade a recipientes de fundos convexos, o que justifica a sua denominao, mais geral, de suportes anulares.

2.1.8. Outras formas Ao elaborarmos esta tipologia deparamo-nos com quatro exemplares (1,68% da totalidade da amostra) que, pelas suas caractersticas particulares, no se integravam em nenhum dos grupos tipolgicos anteriores. Apesar de morfologicamente distintos, tambm entre si, no consideramos oportuno definir novas formas, tendo por base exemplares nicos. Do prato n. 8034 conserva-se apenas o bordo que apresenta uma seco triangular e pendente. O seu perfil lembra o dos pratos de peixe da forma 23 de Lamboglia, forma abundantemente produzida em cermica tica e campaniense. No sendo completamente segura a relao formal, no podemos deixar de registar que este tipo de prato de peixe apresenta, preferencialmente, as superfcies de cor negra ou cinzenta escura, como o caso das produes citadas ou ainda das que foram identificadas em Kouass ou Ibiza (Fig. 13, n. 1). Um outro fragmento (n. 8032) corresponde provavelmente a uma taa de grandes dimenses, da qual, apenas, resta uma parede carenada (Fig. 13, n. 2). Os dois restantes exemplares so taas. Uma (n. 161) apresenta paredes rectilneas, muito oblquas, com uma perfurao feita aps a cozedura e um fundo aparentemente plano (Fig. 13, n. 3). A outra (n. 157) tem paredes curvilneas, de tendncia vertical, correspondendo a uma taa em calote (Fig.13, n. 4).

2.1.9. Os fundos Cerca de 5% dos fragmentos de cermica cinzenta correspondem a fundos, podendo adiantar-se, desde j, que notria a escassa variabilidade formal. De facto, na grande maioria dos casos, trata-se de fundos apenas indicados, mais ou menos cncavos e sem p. A ligao parede externa feita atravs de ressaltos ou caneluras, quase sempre pouco pronunciados. A largura das superfcies de apoio, ou mesmo a maior ou menor concavidade, no nos pareceram suficientemente relevantes para que fizesse sentido uma qualquer distino tipolgica (Fig.13, n.os 5-8). No conjunto, destaca-se, contudo, um fragmento (n. 205; Fig. 13, n. 8) com p baixo e anelar, de perfil quadrangular, separado da parede externa por uma ranhura. O fundo externo plano-cncavo, estando separado da superfcie interna do p por um ressalto muito acentuado. Todos os fundos de cermica cinzenta estudados parecem, todavia, pertencer a formas abertas, no se tendo conseguindo estabelecer uma ligao directa entre qualquer deles e os tipos de formas anteriormente descritas.

43

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Cermicas cinzentas da S de Lisboa

Grfico 1 Percentagens dos tipos e variantes definidos para as cermicas cinzentas da S de Lisboa.

2.2. As caractersticas de fabrico. A principal caracterstica que diferencia o processo tcnico de produo das cermicas cinzentas de outras produes comuns a sua cozedura realizada em atmosfera redutora. Esta cozedura acontece a baixas temperaturas, principalmente entre 500 e 800 C, limitando-se a circulao do oxignio e estando a atmosfera saturada de hidrognio, monxido de carbono e outros gases redutores (Pradell et al., 1995a, 1995b). O conjunto das reaces fsico-qumicas desencadeadas confere s peas a sua caracterstica cor cinzenta. Esta varia conforme a temperatura obtida na cozedura, a quantidade e a qualidade dos combustveis utilizados. As condies do forno, especificamente se este permite ou no limitar adequadamente a circulao do oxignio, so tambm relevantes para obteno da cor final. No estudo especfico das cermicas cinzentas da S Lisboa, no nos foi possvel distinguir, atravs da anlise macroscpica, diferentes grupos de fabrico. Apenas verificmos pequenas diferenas ao nvel do tratamento e da cor das superfcies. No caso da cor, e tal como j referimos, estas diferenas esto relacionadas com as condies especficas da cozedura, podendo, ou no, resultar da prvia inteno do oleiro. A cor predominante neste conjunto o cinzento escuro

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

44

(Munsell N/2.5; N/3; N/4), existindo, no entanto, um nmero aprecivel de exemplares com as superfcies cinzentas claras (Munsell N/5 e N/6). Muito raramente, surgem fragmentos com as superfcies de cor cinzenta acastanhada (Munsell 10R 3/1 e 10R 2.5/1). O tratamento mais comum das superfcies o alisamento, aplicado tanto no interior como no exterior das peas. tambm frequente o polimento, especialmente nas superfcies mais expostas de certos tipos, como o caso da parede interna do tipo 1 e da superfcie externa e rea junto ao bordo da superfcie interna do tipo 3. Da aplicao destas tcnicas resultaram superfcies homogneas e de texturas suaves. Estas, para alm de fornecerem um aspecto mais cuidado, tambm contribuem para uma melhor impermeabilizao, o que permitiu uma melhoria das suas qualidades funcionais. De uma forma geral, as pastas apresentam uma textura homognea e um grau de dureza considervel. Em alguns exemplares, no entanto, a pasta apresenta uma estrutura laminar e estratificada. Quanto aos elementos no plsticos, estes variam em relao sua dimenso, entre os muito finos e os finos/mdios, distribuindo-se de uma forma regular, com uma granulometria irregular, por vezes boleada e com uma frequncia mdia. Nas pastas deste conjunto cermico observa-se uma presena constante de calcite e moscovite, s quais, por vezes, se associam quartzos e elementos ferruginosos e, muito pontualmente, biotite e feldspatos. A anlise das caractersticas de fabrico, das pastas e do tratamento das superfcies das cermicas cinzentas da S de Lisboa permitiu verificar a impossibilidade de estabelecer uma correspondncia entre estas mesmas caractersticas e os tipos formais definidos. Existem, no entanto, algumas correlaes que considermos significativas. o caso dos fragmentos do tipo 3, cujas superfcies evidenciam um tratamento muito mais cuidado que os pertencentes aos outros tipos, apresentando, na maioria dos casos, as superfcies polidas. De qualquer forma, estas diferenas qualitativas no possuem relevncia suficiente para permitirem atribuir-lhes um qualquer significado concreto.

2.3. As decoraes O conjunto da cermica cinzenta da S de Lisboa apenas proporcionou quatro fragmentos decorados (Fig. 13, n.os 9-12). Em todos eles, foi utilizada a tcnica do brunimento para traar linhas e bandas de diversas espessuras e orientaes, alternadas por reas reservadas. O reduzido tamanho dos fragmentos no nos permite tirar concluses claras sobre a composio geral destas decoraes. Esta mesma circunstncia impede a identificao das suas formas. Podemos, no entanto, afirmar que trs dos fragmentos pertencem a formas fechadas, possivelmente globulares, e um dos casos (n. 7374, Fig. 13, n. 9) possui um colo de perfil troncocnico e, possivelmente, um bordo esvasado e pendente. O restante (n. 7132, Fig. 13, n. 10) trata-se de uma forma aberta, sendo este o nico caso em que a decorao incide na superfcie interna. Na totalidade dos casos, as superfcies dos recipientes esto alisadas, reservando-se o polimento quando este surge, para a superfcie no decorada.

2.4. Comentrio final cermica cinzenta fina da S de Lisboa Apesar das particularidades de que se reveste, o conjunto da cermica cinzenta da S de Lisboa merece, ainda, algumas consideraes finais.

45

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Relativamente morfologia, ressalta a limitada variedade formal, tendo-se apenas definido sete tipos. Destes, os mais frequentes so o 1 e o 3, que totalizam, em conjunto, 77% da amostra. Salientamos, ainda, que ltimo tipo apresenta, como elemento caracterstico, um maior cuidado no tratamento das superfcies. A morfologia destas cermicas permite-nos supor a sua utilizao no servio de mesa. Em certos casos, mesmo possvel conjecturar quanto ao seu fim especfico. Assim, muito provvel que os vasos do tipo 1 tenham sido usados no consumo de alimentos slidos, enquanto que os includos no tipo 3 se destinariam a conter e consumir lquidos. Uma outra funo perceptvel a do tipo 7. Corresponde a um suporte e serviria para fornecer estabilidade a recipientes de bases instveis. A escassez de exemplares de cermica cinzenta decorada e as suas prprias caractersticas, no permitem grandes consideraes de tipo funcional ou outro. Apenas queremos destacar que a percentagem mnima deste grupo cermico na S de Lisboa, concordante com o que sabemos de outros stios peninsulares (Vallejo Snchez, no prelo).

3. A cermica cinzenta fina polida da S de Lisboa no quadro das produes similares da Pennsula Ibrica A anlise e a descrio pormenorizada efectuada no ponto anterior torna claro que o conjunto agora estudado no de distancia, no geral, do que se conhece em stios similares do Ocidente da Pennsula Ibrica. Concretamente no actual territrio portugus, a cermica cinzenta fina polida surge sempre em ambientes directamente conectados com a presena e/ou comrcio fencios, sendo, por isso mesmo, evidente a sua concentrao na orla costeira. No surpreende pois que esta espcie cermica surja, em apreciveis quantidades, na totalidade dos stios mais ou menos orientalizados dos esturios dos grandes rios portugueses e em reas do Alentejo interior, onde a influncia mediterrnea foi detectada, como por exemplo a regio de Ourique. Quanto morfologia, parece relevante comear por recordar que o conjunto da S de Lisboa apresenta uma limitada variedade formal, situao que alis parece comum nos restantes stios portugueses. semelhana do que se verifica no Castelo de Alccer do Sal (Silva et al., 1980-81), esto representadas sete formas, parecendo importante lembrar que em Santarm se registaram nove (Arruda, no prelo), em Conmbriga dez (Alarco, 1974; Correia, 1993) e em Santa Olaia seis (Rocha, 1908). Apenas Abul ofereceu um o nmero de formas de cermica cinzenta mais reduzido que o habitual, estando presentes apenas duas formas (Mayet e Silva, 1997). Ainda do ponto de vista formal, deve destacar-se que nos conjuntos conhecidos a forma que domina sempre o prato ou taa baixa em calote de esfera, que aqui foi designado por Tipo 1. Na S de Lisboa, representa 30% do total da amostra, devendo, contudo, ainda insistir-se na variabilidade observada ao nvel dos perfis dos bordos. Ao contrrio do que maioritariamente se verifica nos outros stios portugueses, a taa de bordo convexo e espessado internamente (Tipo 1, variante B) no domina no conjunto do nosso Tipo 1. Est, porm, bem documentada em Santarm (Arruda, no prelo, Estampa 51; 54-56) e em Alccer do Sal (Silva et al., 1980-81, p. 174, Fig., 14, n.os 24-27, 37, 38, 41-44, p. 177, Fig. 17, n.os 169,170), no existindo dados quantitativos que permitam concluir sobre a sua frequncia

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

46

em Conmbriga (Alarco, 1974: Estampa VIII, n.os 164, 165, 167, 169; Correia, 1993, p. 242, Fig. 7, n.os 2e 3), em Abul (Mayet e Silva, 1993, p. 137, Fig. 6, n. 3) e no Cerro da Rocha Branca (Gomes, 1993, p. 97, Fig. 17, n. 1). Esta variante especfica est tambm presente em outros stios do esturio do Tejo, nomeadamente em Moinhos da Atalaia (Pinto e Parreira, 1978, fig. 2, g, h) e em Santa Eufmia (Marques, 1982-3, p. 83, Fig. 21, j). As restantes variantes do nosso Tipo 1 no so, todavia, desconhecidas nos restantes stios portugueses, apesar de estarem quase sempre escassamente representadas. Por exemplo o Tipo 1C aproxima-se formalmente do que em Alccer do Sal foi designado por ...prato de perfil em S, de bordo extrovertido e lbio largo... (Silva et al., 1980-81, p. 179), stio em que a forma relativamente abundante (Silva et al., 1980-81, 174, Fig. 14, n. 36). Estas taas esto tambm presentes na Alcova de Santarm (Arruda, no prelo, Estampa, n. 56, n. 4 e 21) e em Abul (Mayet e Silva, 1993, p. 137, Fig. 6, n. 2). Como j referimos, o tipo 1A da S de Lisboa est presente no Cerro da Rocha Branca (Gomes, 1993, p. 87, Fig. 10, n. 1), em Castro Marim (Arruda, no prelo, Estampa 5, n. 5 e Estampa 6, n.os 1 e 2), em Setbal (Soares e Silva, 1986: p. 98, Fig. 7, n.os 13-16; p. 99, Fig. 8, n. 13), em Alccer do Sal (Silva et al. 1980-81, p. 174, Fig. 14, n.os 23, 28, 34, 39, 40; p. 177, Fig. 17, n.os 163 e 167), em Outorela (Cardoso, 1990, Fig. 14, n. 1), nos Moinhos da Atalaia (Pinto e Parreira, 1978, Fig. 2, E e J) e na Alcova de Santarm (Arruda, no prelo, Estampa 51, n.os 1, 2 e 5; Estampa 52, n.os 1-7; Estampa 53, n.os 1-4 e 7; Estampa 54, n.os 2, 3, 5-13, 15, 17, 19-24; Estampa 55, n.os 2-4 e 7; Estampa 56, n.os 1, 2, 6, 7, 9-10, 13-16, 22, 29, 31, 32, 34 e 35). Parece tambm importante notar, que a predominncia das taas do Tipo 1 particularmente acentuada nos nveis mais antigos das ocupaes sidricas de Santarm e de Alccer, onde apenas nas camadas correspondentes s ocupaes da segunda metade do I milnio a.C. mais clara a diversidade formal. O prato ou taa baixa de bordo reentrante e espessado tambm muito abundante nas reas meridionais do actual territrio espanhol, concretamente aquelas que foram tocadas pelo comrcio fencio. Integra, por isso mesmo, as tipologias disponveis relativas Andaluzia: Beln Deamos, 1976 - Tipos I e II; Mancebo, 1994 - Tipo I A, B e C; Caro Bellido, 1986 - Forma 20; Vallejo Snchez, 1999 - Forma 1. No Levante, Gonzlez Prats (1983) reconheceu-a como Forma B 7, na Extremadura corresponde Forma 1 de Lorrio (1988-89) e no Sudeste Forma III. C. 1 e III.C.4 (Ros Sala, 1989). Na Meseta, a forma foi ainda reconhecida (Fernndez Ochoa et al., 1994). Sabe-se que estes recipientes comearam a ser fabricados no litoral andaluz ainda no sculo VIII a.C., parecendo, no entanto, que foi no sculo VII a.C. que a forma se generalizou. Os pratos de bordo largo, horizontal e aplanado foram agrupados no Tipo 2. Como se referiu no ponto anterior, esto representados no conjunto estudado por apenas 3% de fragmentos. Sendo raros nos stios orientalizantes portugueses, surgiram, no entanto, em Conmbriga (Alarco, 1974, Estampa IX, n.os 175 A e 180). A sua abundncia nos stios do actual territrio espanhol (do Levante Andaluzia, com extenses para a Extremadura) , no entanto, de realar, sendo claro que a a forma surgiu tanto em ambientes indgenas como nos stios conectados com a colonizao fencia. Neste contexto, no deve esquecer-se que esta forma (17 A de Caro Bellido, 1989, p. 140-145) reproduz, em cermica cinzenta, a forma dos pratos de engobe vermelho. Tal como o Tipo 1, tambm bvio que estes pratos se destinavam ao servio de mesa, onde eram usados para conter e consumir alimentos slidos. Relativamente ao Tipo 3, deve dizer-se que infrequente nos contextos sidricos portugueses. A variante A tem, no entanto, evidentes afinidades formais com alguns exemplares de Conmbriga (Alarco, 1974, Estampa X, n. 225; Correia, 1993, p. 242, Fig. n. 7) e de Santa Euf-

47

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

mia (Marques, 1982-83, p. 81, Fig. 20, d). Tambm na Alcova de Santarm se recolheram pequenos recipientes que, morfologicamente, se assemelham aos recuperados na S de Lisboa e que a foram integrados na forma 4 (Arruda, no prelo, Estampa 57, n. 2). Quanto funo desempenhada, pode apenas sugerir-se que teriam sido usados, tambm, no servio de mesa. Foi ainda Conmbriga que ofereceu os melhores paralelos para a variante B do nosso Tipo 3. De facto, parecem ser evidentes as afinidades destas taas de Olisipo com as que Alarco e Correia publicaram (Alarco, 1974, Estampa XI, n.os 227, 227a, 228 e 229; Correia, 1993, p. 242, Fig. 7, n.os 11 e 13). A forma est tambm presente no Castelo de Alccer do Sal, parecendo-nos que o recipiente n. 166 da Figura 17 (Silva et al., 1980-81, p. 171) se integra neste Tipo 3 B. Apesar de, na S de Lisboa, no estar disponvel qualquer perfil completo para os vasos que agrupmos no Tipo 4, pensamos que no improvvel que se possam assimilar, do ponto de vista formal, a alguns recolhidos em Conmbriga, concretamente aos n.os 244, 245, 247, 266 e 269 (Alarco, 1974, Estampas XII e XII). Alguns dos recipientes de cermica cinzenta de Moinhos da Atalaia, Amadora (Pinto e Parreira, 1978, Fig. 2, b e c) podero tambm corresponder a esta forma, que no parece ser frequente no territrio actualmente portugus. As taas baixas integradas no Tipo 5 so ainda mais raras nos contextos orientalizantes portugueses. Apenas Conmbriga ofereceu vasos que apresentam evidentes similitudes com os recolhidos na S de Lisboa (Alarco, 1974, Estampa X, n.os 222 A e 223). Contudo, tal como em Lisboa, a sua presena parece ser apenas residual. Mais problemtica foi a integrao do Tipo 6 no contexto sidrico portugus, parecendo que, at ao momento, ela exclusiva do stio do esturio do Tejo. Os tipo 3 a 6 de Lisboa so, como vimos infrequentes no actual territrio portugus, situao que parece poder estender-se a toda a Pennsula Ibrica. Havendo formas similares no Levante (Gonzlez Prats, 1983) e na Meseta (Fernndez Ochoa et al., 1994), no nos parece evidente uma qualquer correlao exacta. Tambm raros no territrio peninsular so os suportes que foram integrados no Tipo 7. Em Lisboa, esto representados por 2 exemplares, o que corresponde a 0,42% do conjunto da cermica cinzenta. Os rolos macios, de seco circular, que identificmos como suportes destinavam-se, certamente, a dar estabilidade a recipientes de fundos convexos, e a sua ausncia nos inventrios peninsulares talvez se deva ao facto de serem facilmente confundveis com asas de rolo. Em Santarm, os suportes recolhidos so macios ou ocos, mas ambas as variantes apresentam seco circular (Arruda, no prelo, Estampa 60 n.os 1 e 3 ), existindo um exemplar que, apesar de macio, apresentava seco romboidal (Arruda, no prelo, Estampa 60 n. 2 ). Os suportes de Santa Olaia so, na totalidade, ocos e de seco romboidal (Rocha, 1908), sendo de referir que em Conmbriga esta variante do nosso Tipo 7 est igualmente documentada, apesar de aqui no corresponder a cermica cinzenta. Trata-se de um suporte de cozedura oxidante com decorao pintada (Alarco et al., 1976). No actual territrio espanhol, a forma, no sendo abundante no , no entanto, desconhecida, por exemplo, na Andaluzia. Corresponde ao Tipo 1 de Caro Bellido (1986) e ao tipo 25 de Vallejo Snchez (1999). A cermica decorada est, como j dissemos, escassamente representada sobre o stio. Deve contudo destacar-se que a decorao incidiu, maioritariamente, sobre as superfcies externas dos vasos, e que estes integram, muito provavelmente, formas fechadas. Os esquemas e tipos decorativos presentes remetem para uma cronologia relativamente tardia, tendo bons paralelos em Conmbriga nos nveis correspondentes chamada II Idade do Ferro (Arruda, 1997).

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

48

Seria impensvel no fazer referncia, neste trabalho, aos resultados que as anlises qumicas efectuadas sobre fragmentos de cermica cinzenta recolhidos em Conmbriga, Santa Olaia, Crasto de Tavarede e Lisboa (recolhas de Verglio Correia na Crasta da S) proporcionaram (Cabral et al., 1983, 1986). Em primeiro lugar, importa referir que as anlises efectuadas permitiram aos autores que as interpretaram (Cabral et al., 1983, 1986; Alarco e Correia, 1994) concluir que Conmbriga, Santa Olaia e Lisboa produziram as suas prprias cermicas. Mais interessante , no entanto, ter-se verificado que os dois primeiros stios trocaram entre si este tipo de vasos e que ambos abasteceram deste produto o Crasto de Tavarede, onde no parece ter existido produo local. Ainda segundo os resultados das anlises qumicas, as trocas extravasaram da regio do Baixo Mondego e atingiram Lisboa, onde parece terem sido registados fragmentos cuja produo pode ser imputada a Santa Olaia (Cabral et al., 1983, 1986; Alarco e Correia, 1994). Estes resultados no podem deixar de causar alguma perplexidade, uma vez que , efectivamente, problemtico admitir que produtos fcil e abundantemente produzidos possam ter sido alvo de um qualquer processo comercial ocorrido entre os esturios do Tejo e do Mondego. Independentemente de considerarmos muito possvel a existncia de um comrcio regional de cermicas, que poderia incluir aquelas que agora nos importam, e de admitirmos como provvel a existncia de centros oleiros a abastecer vrios centros de consumo, temos dificuldade em interpretar luz do comrcio a presena, em Lisboa, de uma nfima percentagem de vasos produzidos no Baixo Mondego, e em Santa Olaia um escasso nmero de exemplares fabricados em Olisipo.

4. Discusso Pouco mais h ainda a discutir sobre as cermicas cinzentas recolhidas durante as escavaes do Claustro da S de Lisboa. Gostaramos, no entanto, de referir que o conjunto apresenta caractersticas que sugerem uma ocupao relativamente tardia, no contexto da Idade do Ferro orientalizante peninsular. As formas, os esquemas e tipos decorativos e ainda a moldura na parede de um dos vasos (Fig. 12: n. 6) apontam para uma cronologia tradicional do sculo VI a.C., mais concretamente da sua segunda metade. O facto de desconhecermos se a amostra objecto de anlise tem a necessria homogeneidade crono-estratigrfica no permite perceber devidamente a presena de alguns dos tipos representados (1 e 2), cuja produo iniciada ainda durante o sculo VII a.C., se prolongou, pelo menos, at ao sculo VI a. C. Ainda no que se refere cronologia, alguns elementos permitem considerar que a cermica cinzenta continuou a ser fabricada e utilizada em Lisboa durante a segunda metade do sculo V a. C., no sendo impossvel que essa produo tenha atingido o pleno sculo IV a.C. O bordo do prato n. 8034 (Fig. 13, n. 1) e o fundo n. 205 (Fig. 13, n. 8) valorizam esta nossa observao. Redundante com certeza constatar, uma vez mais, que a cermica cinzenta se insere num contexto sidrico orientalizante, no parecendo ser este o lugar para discutir, extensamente, qual o significado exacto destas produes de cozedura redutora no mbito do mundo fencio ocidental. No entanto, parece importante insistir que, entre sculo VIII e o VI a. C., uma ampla rea do Sul da Pennsula Ibrica produziu cermicas cinzentas formal e tecnologicamente similares. Os dados do Levante (Gonzlez Prats, 1983), do Sudeste (Ros Sala, 1989), da Andaluzia (Rsquez Cuenca, 1993; Caro Bellido, 1989; Mancebo Dvalos, 1994, Murillo, 1994; Vallejo Snchez, 1998, 1999), da Meseta Sul (Fernndez Ochoa et al., 1994), da Extremadura espanhola (Lorrio Alvarado, 1988-89) e de Portugal (Arruda, no prelo) permitem, de facto, falar de uma produo rela-

49

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

tivamente homognea. Essa homogeneidade, evidenciada pela presena, em todas as regies citadas, dos nossos Tipos 1, 2 e 7, no significa, porm, que a morfologia de algumas vasos de cermica cinzenta no definam reas com caractersticas produtivas eminentemente regionais. A homogeneidade referida pode considerar-se consequncia directa do contacto do Sul peninsular com os fencios ocidentais instalados na rea do Estreito de Gibraltar, no incio do I milnio a.C. A utilizao do torno e a insero de novas formas no servio de mesa foram certamente resultado desses contactos, sendo defensvel que o novo repertrio formal pode significar a aquisio de novos hbitos alimentares e sociais, aquisio essa tambm decorrente daqueles contactos. Das anlises qumicas realizadas sobre cermicas cinzentas do actual territrio portugus pode concluir-se que esta espcie cermica foi produzida local ou pelo menos regionalmente, seguindo, no entanto, padres formais e tecnolgicos que abrangem uma muito vasta rea, concretamente todo o Sul peninsular. Tambm no Sul da actual Espanha, j foi evidenciada esta mesma situao, tendo ficado provada a produo local de cermicas cinzentas na Campia Marmolejo (Molinos Molinos et al., 1990) e em Cerro del Mar (Barcel et al., 1995). Apesar de, como j dissemos, algumas formas estarem generalizadas e de essa generalizao deixar transparecer uma relativa homogeneidade, a diversidade formal tambm clara. Se do ponto de vista tecnolgico no se vislumbram diferenas significativas entre as diversas reas produtivas, j do ponto de vista formal os dados revelam uma diversidade que no pode deixar de ser aqui mencionada. Parece, pois, talvez relevante referir que mais do que uma qualquer inspirao em modelos formais de tradio local, que poderamos fazer remontar ao Bronze Final, as distintas formas traduzem, preferencialmente realidades culturais prprias e diversas. Se parece evidente que a presena de colonos fencios no Ocidente peninsular contribuiu para a generalizao, em extensas reas, de tcnicas oleiras e de hbitos de consumo, que conduziram partilha de vasos similares ao nvel tecnolgico e formal, tambm certo que as regies tocadas pela colonizao e/ou comrcio fencios representam realidades culturais diversas e distintas entre si que no se compadecem com um qualquer processo de globalizao.

Lisboa, Inverno de 2000

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

50

Superfcies
N Inv. Frag. Tipo Externa Homog.
55(?) 109 117 125 127 129 131 150 189 194 820(?) 2409 2412 2829 2834 2837 2838 2839 2844 2846 2935 4626 4868 4991 5064 5065 5068 5325 5473 5594 7012 7014 7130 7346 7376 7394 7398 7624 7771 7855 7952 8245 8453 104 134 146 151 5080 8208 111 124 638 3442 3445 4466 4714 4860 6990 7018 7369 8042 8389 100 121 Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1.A 1.A 1.A 1.A 1.A 1.A 1.B 1.B 1.B 1.B 1.B 1.B 1.B 1.B 1.B 1.B 1.B 1.B 1.B 1.C 1.C Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog.

Interna Cor
Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.escuro Cast.claro Cinz.escuro Cinz.muito claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro

Textura
Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave

Tratam.
Polida Alisada Polida Alisada Polida Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Polida Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Polida Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Polida Polida Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Polida Polida Alisada Alisada Alisada

Homog.
Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog.

Cor
Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.muito claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.acastanhado Cinz.acastanhado Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.ecura Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro

Textura
Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave spera Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave

Tratam.
Polida Alisada Polida Alisada Alisada Polida Polida Polida Alisada Polida Polida Polida Alisada Alisada Polida Polida Polida Polida Polida Polida Polida Alisada Polida Polida Polida Polida Alisada Polida Polida Polida Alisada Polida Polida Alisada Alisada Polida Polida Polida Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Polida Polida Alisada Alisada Polida Alisada Alisada

Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Polida Polida Alisada Alisada Polida Alisada

51

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Pasta
Cozedura Cor Estrutura Dureza E.N.P. Dimenso Freq. Granulom. Distrib.

5 YR 6/6 N 5/ N 5/ N 5/ N 5/ N 7/ 10 YR 6/2 N 6/1 N 5/ N 5/ N 5/ 10 Y 5/2 10 YR 6/2 N 5/ N 5/ 10 Y 5/1 10 YR 4/1 7.5 YR 5/4 N 6/ N 4/ N 5/ N 4/ 7.5yr 5/4 7.5 YR 5/3 7.5 YR 5/2 10 YR 5/1 7.5 YR 4/2 7.5yr 5/4 7.5 YR 6/2 7.5 YR 5/4 7.5 YR 5/3 10Y 6/1 7.5 YR 5/3 7.5 YR 6/3 7.5 YR 6/2 7.5 YR 5/3 7.5 YR 5/3 7.5 YR 5/4 7.5 YR 5/3 N 6/ 7.5 YR 5/4 7.5 YR 5/3 N 5/ N 6/ N 5/ N 4/ N 5/ 7.5yr 5/4 10YR 5/1 N 5/ N 4/ N 6/ 7.5yr 4/3 N 7/ 7.5yr 5/3 7.5yr 5/4 7.5yr 5/3 10Y 5/1 7.5yr 5/3 7.5yr 5/4 7.5yr 5/2 7.5yr 6/4 7.5 YR 5/4 7.5yr 5/3

Estratificada Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Estratificada Homognea Estratificada Estratificada Homognea Estratificada Estratificada Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Estratificada Homognea

Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Branda Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Branda Dura Branda Dura Dura Branda Dura Dura Dura Dura Dura Dura Branda Dura Branda Dura Dura Dura Dura Dura Branda

Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Mosc.,Cal., Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr.,Qrtz. Cal.,Mosc. Qrtz.,Cal. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,Feld. Cal.,Mosc. Cal.,El.Ferr.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Mosc.,Cal. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr.,Qrtz. Mosc.,Cal.,Qrtz. Cal.,Mosc. Mosc.,Qrtz.,Cal. Mosc.,Cal.,Qrtz. Mosc.,El.Ferr. Qrtz.,Mosc.,Cal. Mosc.,Cal.,Qrtz. Mosc. Mosc.,Cal. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Mosc.,Qrtz.,Cal. Cal.,El.Ferr.,Mosc. Mosc.,Cal.,Qrtz. Cal.,Qrtz.,Mosc. Cal.,Qrtz.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Mosc. Mosc.,Qrtz.,El.Ferr.,Cal. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Qrtz.,Cal.,Mosc.

Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Mdio Fino/Mdio Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Muito fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Mdio Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Muito fino Muito fino Muito fino Fino Fino/Mdio Muito fino Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Muito fino Fino / grande Muito fino Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Muito fino

Mdia Mdia Baixa Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Baixa Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Baixa Baixa Baixa Mdia Mdia Baixa Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Baixa Mdia Baixa Mdia Mdia Mdia Alta Mdia Baixa

Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Boleado Irregular Irregular Irregular Irregular Boleado Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Boleado Anguloso Anguloso Anguloso Irregular Anguloso Anguloso Anguloso Irregular Boleado Anguloso Boleado Irregular Boleado Irregular Anguloso Anguloso Irregular Boleado

Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg.

Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial Red. Red. Red.Parcial Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red.Parcial Red. Red.Parcial Red. Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

52

Superfcies
N Inv. Frag. Tipo Externa Homog.
2563 7652 8035 120 126 4927 5478 5777 7621 ? 102 103 107 N110 113 114 115 122 130 136 138 143 145 147 156 156 158 160 163 165 188 190 192 193 195 196 197 198 2407 2408 2410 2411 2436 2437 2466 2467 2562 2827 2828 2830 2831 2832 2833 2835 2840 2842 2843 2845 4863 4965 4973 5066 5206 5599 Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Lbio Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bojo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo 1.C 1.C 1.C 2 2 2 2 2 2 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog.

Interna Cor
Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro

Textura
Suave Suave spera Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave spera Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave

Tratam.
Polida Polida Alisada Polida Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Polida Polida Polida Polida Polida Polida Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Polida Alisada Polida Polida Alisada Polida Polida Alisada Polida Alisada Alisada Polida Polida Alisada Alisada Polida Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Brunida Polida

Homog.
Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog.

Cor
Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro acastanhado Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro castanho claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro

Textura
Suave Suave Suave Suave Suave spera Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave

Tratam.
Polida Polida Alisada Polida Polida Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Polida Alisada Alisada Polida Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Polida Alisada Alisada Polida Polida Polida Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Polida

53

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Pasta
Cozedura Cor
N 6/ 7.5yr 5/1 7.5yr 5/4 N 5/ N 6/ 10yr 3/2 10yr 3/2 7.5yr 5/3 N 5/ N 4/ N 5/ N 5/ N /6 N 4/ N 4/ 7.5 YR 5/4 7.5yr 5/3 N 5/ N 6/ N 5/ N5/ N 6/ N 5/ N 5/ N 4/ N 4/ N 5/ N 5/ N 4/ 7.5 YR 6/3 N 6/ N 6/ N 5/ N 6/ N 5/ N 4/ 7.5yr 5/3 7.5 YR 7/3 N 5/ N 5/ N 5/ N 5/ N 5/ 7.5 YR 6.2 N 5/ N 5/ N 5/ N 5/ N 5/ N 6/ N 4/ N 5/ N 4/ N 4/ N 6/ N 5/ N 4/ N 5/ 7.5yr 5/4 N 5/ 5yr 5/6 N 6/ 7.5yr 5/3 N 6/

Estrutura
Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Estratificada Homognea Estratificada Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Estratificada Homognea Homognea

Dureza
Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Branda Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Branda Dura Dura Dura

E.N.P.
Mosc.,Qrtz.,Cal. Cal.,El.Ferr.,Mosc. Mosc.,Cal.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,Qrtz.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Mosc.,Qrtz.,Cal. Mosc.,Cal. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Mosc.,Cal.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Mosc.,Cal. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.s,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.

Dimenso
Muito fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino

Freq.
Baixa Baixa Mdia Mdia Mdia Alta Alta Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia

Granulom.
Boleado Boleado Anguloso Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular

Distrib.
Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. IrReg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Red. Red. Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red. Red.Parcial Red. Red.Parcial Red.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

54

Superfcies
N Inv. Frag. Tipo Externa Homog.
5916 6518 6530 6546 6992 7020 7287 7358 7378 7390 7400 7422 7430 7619 7690 7811 7853 7881 7883 7941 7948 8031 8062 8391 8676 101 112 137 142 144 148 149 154 155 166 187 209 654 2931 7851 108 116 159 164 2841 4468 4713 7017 7349 7350 7423 7950 8664 3215 118 135 141 4870 119 4470 7361 7388 Bordo Bordo Bordo Bordo Bojo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bojo Bordo Bojo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.A 3.B 3.B 3.B 3.B 3.B 3.B 3.B 3.B 3.B 3.B 3.B 3.B? 3.B 3.B/3.C 3.C 3.C 3.C 3.C 4 4 4 4 Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog.

Interna Cor
Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro alaranjado Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro

Textura
Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave

Tratam.
Alisada Alisada Polida Polida Alisada Alisada Polida Polida Polida Polida Alisada Polida Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Brunida Alisada Polida Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Polida Polida

Homog.
Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog.

Cor
Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro rosado Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro castanho claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro

Textura
Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave spera Suave Suave Suave Suave Suave Suave

Tratam.
Alisada Alisada Polida Polida Alisada Alisada Polida Alisada Polida Polida Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Brunida junto ao bordo Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Polida Polida Alisada Polida / alisada Alisada Polida / alisada Alisada Polida/ alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Engobe/Aguada ? Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Polida Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Polida Polida Alisada

55

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Pasta
Cozedura Cor
10Y 6/1 N 6/ 7.5 YR 5/4 N 6/ N 5/ 7.5YR 5/4 N 5/ N 6/ N 5/ 7.5 YR 5/4 7.5 YR 6/4 N 6/ 10 Y 5/1 7.5 YR 5/4 7.5 YR 6/1 7.5YR 5/4 10yr 4/4 10 Y 5/1 7.5 YR 5/4 7.5 YR 5/3 N 5/ 7.5 YR 5/3 7.5 YR 6/2 N 6/ 10 YR 6/1 N 5/ N 5/ N 5/ N 4/ N 5/ N 6/ N 5/ 7.5yr 5/3 N 6/ N 6/ N 7/ N 7/ N 5/ N 6/ N 5/ 7.5yr 5/4 N 4/ 7.5yr 5/3 N 5/ N 6/ 7.5yr 5/3 N 6/ N 4/ 7.5yr 5/3 7.5yr 5/4 N 6/ 7.5yr 5/4 N 6/ N 6/ N 4/ p1 3f 1es N 4/ 7.5yr 5/3 7.5yr 5/4 7.5yr 5/4 7.5yr 5/4 N 5/

Estrutura
Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Estratificada Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Grosseira Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Estratificada Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea

Dureza
Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura

E.N.P.
Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Qrtz.,Moscivite,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Qrtz.,Cal.,El.Ferr.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz.,El.Ferr. Qrtz.,Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Feld., Qrtz. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Qrtz.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mscovite Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc.,Qrtz.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Qrtz.,Mosc. Cal.,Mosc. Mosc.,Cal.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,Qrtz. Mosc.,Cal. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Mosc.,Cal. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Qrtz.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.

Dimenso
Fino Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino Muito fino Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino Fino Muito fino Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino Muito fino Fino Muito fino Fino Muito fino Fino Fino Fino Fino Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino Muito fino Fino

Freq.
Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Alta Mdia Alta Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Baixa Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia

Granulom.
Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular

Distrib.
Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Red. Red. Red.Parcial Red. Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red.Parcial Red. Red.Parcial Red. Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial Red.

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

56

Superfcies
N Inv. Frag. Tipo Externa Homog.
7433 7715 8028 2836 106 140 133 152 153 4627 4866 7353 7421 4861 7807 7949 5520 7442 207 4689 5211 5483 205 ? 162 199 2413 2847 4313 5776 7125 7132 7374 7387 7860 8061 8393 157 161 8032 8034 Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo Bordo P.Comp. Fundo Fundo Fundo Fundo Fundo Fundo Fundo Fundo Fundo Fundo Bojo Bordo Bojo Bordo Bordo Bojo Bordo Bojo Bojo Bojo Bordo Bojo Bordo Bordo Bordo Bordo Carena Bordo 4 4 4 4 5 5 6 6 6 6 6 6 7 Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Ind. Outros Outros Outros Outros Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog.

Interna Cor
Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Laranja claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuros Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.claro Cinz.escuro

Textura
Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave

Tratam.
Polida Polida Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida

Homog.
Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog. Homog.

Cor
Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro castanho Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.acastanhado castanha Cinz.escuro Cinz.acastanhado Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.escuro Cinz.claro Cinz.claro Cinz.escuro

Textura
Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave Suave spera Suave Suave Suave Suave Suave Suave

Tratam.
Polida Polida Alisada Polida Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Polida Polida Polid Alisada Alisada espatulada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Polida Alisada Alisada Alisada Alisada Alisada Polida

57

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

Pasta
Cozedura Cor
7.5yr 5/3 5yr 5/6 N 6/ N 5/ N 5/ N 5/ N 5/ N 5/ N 5/ N 5/ N 5/ 7.5yr 5/3 7.5yr 6/2 10 YR 5/3 7.5 YR 5/4 7.5 YR 5/1 7.5YR 5/3 10 YR 5/1 N 6/ 10 YR 6/3 10 YR 5/2 7.5 YR 5/3 7.5yr 5/3 N 5/ 10y 6/1 N 5/ N 5/ N 5/ 10 yr 6/1 7.5yr 5/4 7.5 YR 5/2 10 yr 6/1 7.5yr 6/3 7.5yr 5/4 10 yr 4/2 7.5yr 6/1 7.5yr 5/1 N 4/ N 6/ 7.5 YR 6/4 7.5yr 5/2

Estrutura
Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Homognea Grosseira Homognea Homognea Homognea Estratificada Homognea Estratificada Homognea Homognea Homognea Homognea Estratificada

Dureza
Muito Dura Muito Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura Dura

E.N.P.
Cal.,Mosc.,El.Ferr. Mosc.,Cal.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Qrtz.,Mosc. Mosc.,Cal. Mosc.,Cal. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,El.Ferr.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Feld. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,Qrtz.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz.,El.Ferr. Cal.,Mosc. Mosc.,Cal. Cal.,Mosc.,Qrtz.,El.Ferr. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Qrtz. Cal.,Mosc.,Qrtz.,El.Ferr. Qrtz.,El.Ferr.,Mosc. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,El.Ferr. Mosc.,Cal. Cal.,Mosc.,Qrtz. Cal.,Mosc. Cal.,Mosc. Mosc.,El.Ferr.,Cal.

Dimenso
Muito fino Muito fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino Muito fino Fino Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino/Mdio Fino Fino Fino/Mdio Fino Fino Mdio Fino/Mdio Fino Fino Fino/Mdio Fino Fino/Mdio Fino Fino Fino/Mdio Muito fino Fino/Mdio Fino

Freq.
Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Alta Mdia Mdia Mdia Mdia Alta Mdia Mdia Mdia Mdia Mdia Baixa

Granulom.
Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Boleado Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Irregular Boleado

Distrib.
Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Reg. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial Red.Parcial Red. Red.Parcial Red. Red. Red.Parcial Red. Red. Red.Parcial Red. Red. Red. Red. Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red.Parcial Red.Parcial Red. Red.Parcial Red. Red. Red. Red.Parcial Red.Parcial

REVISTA PORTUGUESA DE Arqueologia .volume 3.nmero 2.2000

58

NOTAS
1 2 3 4

Os autores agradecem ao dr. Clementino Amaro o ter disponibilizado toda a documentao referente aos trabalhos de campo. Investigadora da Uniarq. Centro de Arqueologia. Faculdade de Letras. 1600-214 Lisboa Portugal. a.m.arruda@mail.doc.fl.ul.pt Colaboradora da Uniarq. Centro de Arqueologia. Faculdade de Letras. 1600-214 Lisboa Portugal. Bolseiro do F.P.I.-M.E.C., rea de Prehistoria, Facultad de Filosofa y Letras, Universidad de Cdiz. Avda Gmez Ulla, E-11003 Cdiz. juan.vallejo@uca.es. As datas citadas neste trabalho referem-se a cronologias tradicionais ou histricas, a no ser quando expressamente se indica que se trata de dataes radiomtricas.

BIBLIOGRAFIA
AAVV (1994a) - Lisboa subterrnea. Lisboa : IPM. AAVV (1994b) - Idade do Ferro. Catlogo. Figueira da Foz: Cmara Municipal da Figueira da Foz. AAVV (1995) - Ncleo arqueolgico da Rua dos Correeiros. Lisboa: Fundao Banco Comercial Portugus. ALARCO, A.; CORREIA, V. H. (1994) - Cermicas comuns da Idade do Ferro de Conmbriga. In Idade do Ferro. Catlogo. Figueira da Foz: Museu Municipal Dr. Santos Rocha, p. 99-102. ALARCO, J.; DELGADO, M.; MAYET, F.; ALARCO, A. M.; PONTE, S. (1976) - Cramiques diverses et verres. In Fouilles de Conimbriga,VI. Paris: De Boccard. ALARCO, J. (1974) - Cermica comum local e regional de Conimbriga. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. AMARO, C. (1993) - Vestgios materiais orientalizantes do Claustro da S de Lisboa. Estudos Orientais (Actas do Colquio Os fencios no territrio Portugus, 1992). Lisboa. IV, p. 183-192. ARRUDA, A. M. (1993) - A ocupao da Idade do Ferro da Alcova de Santarm no contexto da expanso fencia para a fachada atlntica peninsular. Estudos Orientais (Actas do Colquio Os fencios no territrio Portugus, 1992). Lisboa. IV, p. 193-214. ARRUDA, A. M. (1997) - Conimbriga: Fouilles de 1988-89. 2. Les travaux sur le forum. In tienne, R.; Mayet, F., eds. - Itinraires lusitaniens. Paris: Diffusion de Boccard, p. 13-33. ARRUDA, A. M. (no prelo) - Fencios e mundo indgena no Centro e Sul de Portugal (sc. VIII-VI a.C.). Em torno s histrias possveis. BARCEL, J.; DELGADO, A.; FERNNDEZ, A.; PRRAGA, M. (1995) - El rea de produccin alfarera de Cerro del Villar (Guadalhorce, Mlaga). Rivista di Studi Fenici. Roma. 23:2, p. 147-182. BARROS, L. (1998) - Introduo Pr e Proto-Histria de Almada. Almada: Cmara Municipal. BARROS, L.; CARDOSO, J. L.; SABROSA, A. (1993) - Fencios na margem sul do Tejo- Economia e integrao cultural no povoado do Almaraz Almada. Estudos Orientais (Actas do Colquio Os fencios no territrio Portugus, 1992). Lisboa. IV, p. 143-181. BARROS, L.; ESPRITO SANTO, P. (1997) - Gruta artificial de So Paulo. Setbal Arqueolgica (I Encontro de Arqueologia da Costa Sudoeste Homenagem a Georges Zbyszewski). Setbal. 11-12, p. 217-220. BELN DEAMOS, M. (1976) - Estudio y tipologa de la cermica gris de Huelva. Revista de Archivos, Bibliotecas y Museos. Madrid. 79, p. 353-388. CABRAL, J. M. P.; GOUVEIA, M. A.; ALARCO, A. M.; ALARCO, J. (1983) - Neutron activation analysis of fine gray pottery from Conimbriga, Santa Olaia and Tavarede, Portugal. Journal of Archaeological Science. London. 10, p. 5-21. CABRAL, J. M. P.; WAERENBORGH, J. C.; FIGUEIREDO, M. O.; MATIAS, P. H. M. (1986) - Contribuio para o estudo da cermica cinzenta fina de Conmbriga e de Santa Olaia por Espectroscopia Mssbauer e difraco de raios X. Conimbriga. Coimbra. 25, p. 5-21. CAETANO, J. C. (no prelo) - Fechos e placas de cinturo proto-histricas encontrados em Portugal (devemos amabilidade do autor a consulta deste texto, antes de sua publicao). CARDOSO, G.; ENCARNAO, J. (no prelo) - Notas sobre a ocupao proto-histrica na villa romana de Freiria. In Actas do Congresso sobre a Idade do Ferro no Noroeste. (devemos amabilidade dos autores a consulta deste texto, antes de sua publicao). CARDOSO, J. L. (1990) - A presena Oriental no povoamento da I Idade do Ferro na regio ribeirinha do esturio do Tejo. Estudos Orientais (Actas do Encontro Presenas Orientalizantes em Portugal. Da Pr-Histria ao Perodo Romano). Lisboa. I, p. 119-133. CARDOSO, J. L. (1994) - Lisboa. Do paleoltico ao Romano. Investigao arqueolgica na rea de Lisboa: os ltimos 10 anos. Al-madan. Almada. 3, p. 59-74.

59

As cermicas cinzentas da S de Lisboa


ANA MARGARIDA ARRUDA, VERA TEIXEIRA DE FREITAS E JUAN I.VALLEJO SNCHEZ

CARDOSO, J. L.; CARREIRA, J. R. (1993) - Le Bronze Final et le dbut de lge du Fer dans la rgion de lestuaire du Tage. Mediterrneo (Actas do Congrs Mediterranen dEthnologie Historique). Lisboa: Instituto Mediterrneo. 2, p. 193-205. CARO BELLIDO, A. (1986) - La cermica gris a torno orientalizante de Andaluca. Cdiz: Universidad. CARO BELLIDO, A. (1989) - Cermica gris a torno tartesia. Cdiz. CORREIA, V. H. (1993) - Os materiais pr-romanos de Conmbriga e a presena fencia no Baixo Mondego. Estudos Orientais (Actas do Colquio Os Fencios no territrio Portugus, 1992). Lisboa. 4, p. 229-283. DAVEAU, S. (1994) A Foz do Tejo palco da Histria de Lisboa. In Lisboa subterrnea. Lisboa: IPM, p.24-31. FERNNDEZ OCHOA, C.; ZARZALEJOS, M.; HEVIA, P.; ESTEBAN, G. (1994) Sisapo I: Excavaciones Arqueolgicas en La Bienvenida, Almodvar del Campo (Ciudad Real). Toledo. GOMES, M. V. (1993) - O estabelecimento fencio-pnico do Cerro da Rocha Branca (Silves). Estudos Orientais (Actas do Colquio Os Fencios no territrio portugus, 1992). Lisboa. 4, p. 73-107. GONZLEZ PRATS, A. (1983) - Estudio arqueolgico del poblamiento antiguo de la Sierra de Crevillente (Alicante). Lucentum (Anejo). Alicante: Universidad. LORRIO ALVARADO, A. J. (1988-89) - Cermica gris orientalizante de la necrpolis de Medelln (Badajoz). Zephyrus. Salamanca. 41-42, p. 283-314. MANCEBO DVALOS, J. (1994) - Las cermicas grises a torno orientalizantes de la cuenca baja del Guadalquivir. In CAMPOS CARRASCO, J. M. [et al.], eds. - Arqueologa en el entorno del Bajo Guadiana. Actas del Encuentro Internacional de Arqueologa del Sudoeste (Huelva, Niebla, 1993). Huelva, p. 351-373. MARQUES, G. (1982-83) - Aspectos da Proto-Histria do territrio portugus. II- Povoado de Santa Eufmia (Sintra). Sintria. Sintra. 1-2, p. 59-87. MAYET, F.; SILVA, C. T. da (1993) - A presena fencia no Baixo Sado. Estudos Orientais (Actas do Colquio Os Fencios no territrio portugus, 1992). Lisboa. IV, p. 127-142. MAYET, F.; SILVA, C. T. da (1997) - Ltablissement phnicien dAbul (Alccer do Sal). In TIENNE, R.; MAYET, F., eds. - Itinraires lusitaniens. Paris: Diffusion de Boccard, p. 255-271. MOLINOS MOLINOS, M.; SERRANO, J. L.; COBA, B. (1990) - Excavaciones arqueolgicas en el asentamiento de La Campia. Marmolejo, Jan. In Anuario Arqueolgico de Andaluca, 1988, III Actividades de Urgencia. Sevilla, p. 197-203. MURILLO, J. F. (1994) - La cultura tartsica en el valle medio del Guadalquivir. Ariadna. Crdoba. 13-14. PEREIRA, I. (1993) - Figueira da Foz. Santa Olaia. Estudos Orientais (Actas do Colquio Os Fencios no territrio portugus, 1992). Lisboa. 4, p. 285-304. PEREIRA, I. (1997) - Santa Olaia et le commerce atlantique. In tienne, R.; Mayet, F., eds. - Itinraires lusitaniens. Paris: Diffusion de Boccard, p. 209-253. PINTO, C. V.; PARREIRA, R. (1978) - Contribuio para o estudo do Bronze Final e do Ferro inicial a Norte do esturio do Tejo. In Actas das III Jornadas da Associao dos Arquelogos Portugueses (1977). Lisboa: Associao dos Arquelogos Portugueses, p. 147-163. PRADELL, T.; MARTN, M. A.; GARCA-VALLS, M.; VENDRELL-SAZ, M. (1995a) - Attribution of painted Iberian and monochrome gray Greek ceramics of the 6th, century B.C. to a local production of Ullastret (Catalonia). In VENDRELL-SAZ, M., PRADELL, T., MOLERA, J., GARCA, M., eds. - Estudis sobre cermica antiga: Actes del Simposi sobre Cermica Antiga (Barcelona, 1993). Barcelona, p. 23-27. PRADELL, T.; MOLERA, J.; GARCA-VALLES, M.; VENDRELL-SAZ, M. (1995b) - Study and characterization of ceramics fired under reducing conditions. In VENDRELL-SAZ, M., PRADELL, T.; MOLERA, J.; GARCA, M., eds. - Estudis sobre Cermica Antiga: Actes del Simposi sobre cermica antiga (Barcelona, 1993). Barcelona, p. 239-245. RSQUEZ CUENCA, C. (1993) - Las cermicas de coccin reductora en el Alto Guadalquivir durante la poca ibrica: hacia una tipologa contextual. Tesis Doctoral. Granada: Universidad. ROCHA, A. dos S. (1908) - Memorias e exploraes arqueologicas II. Estaes pr-romanas da Idade do Ferro nas vizinhanas da Figueira. Portugalia. Porto. 2, p. 302-356. ROS SALA, M. (1989), Dinmica urbanstica y cultura material del Hierro Antiguo en el valle del Guadalentn. Murcia. ROOS, A. M. (1982) - Acerca de la antigua cermica gris a torno de la Pennsula Ibrica. Ampurias. Barcelona. 44, p. 43-70. SILVA, C. T. da ; SOARES, J.; BEIRO, C. de M.; DIAS, L. F.; COELHO-SOARES, A. (1980-81) - Escavaes arqueolgicas no Castelo de Alccer do Sal (Campanha de 1979). Setbal Arqueolgica. Setbal. 6-7, p. 149-218. SOARES, J.; SILVA, C. T. da (1986) - Ocupao pr-romana de Setbal: Escavaes arqueolgicas na Travessa dos Apstolos. Trabalhos de Arqueologia (Actas do I Encontro de Arqueologia Urbana). Lisboa. 3, p. 87-101. VALLEJO SNCHEZ, J. I. (1998) - Sobre el origen y extensin de la cermica gris y las producciones occidentales. In CUNCHILLOS, J.-L.; GALN, J.M.; ZAMORA, J. -A., eds. Actas del Congreso El Mediterrneo en la Antigedad: Oriente y Occidente. Sapanu, Publicaciones en Internet (http://www.labherm.filol.csic.es). Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Cientficas. II. VALLEJO SNCHEZ, J. I. (1999) - La cermica gris orientalizante del Castillo de Doa Blanca (El Puerto de Santa Mara, Cdiz). Memoria de Licenciatura. Cdiz: Universidad. VALLEJO SNCHEZ, J. I. (no prelo) Las decoraciones bruidas en las cermicas grises orientalizantes. Spal. Sevilla.

Vous aimerez peut-être aussi