Vous êtes sur la page 1sur 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

ENGENHARIA MECNICA TRABALHO DE GRADUAO I (TG I) 2 Semestre 2012


ALUNO: JOS SILVRIO BORELA DURES PROFESSOR ORIENTADOR DO TG I: JOS EDUARDO MAUTONE BARROS NOTA DO ORIENTADOR (SUGERE-SE ADOTAR O CRITRIO ABAIXO, SE O ORIENTADOR ASSIM DESEJAR, OU SIMPLESMENTE ATRIBUIR UMA NOTA TOTAL) (a) INTERAO ALUNO / ORIENTADOR (ASSIDUIDADE E ENTREGA DO RELATRIO EM PRAZO ADEQUADOS PARA CORREO E AVALIAO) (Mx. 10 pontos): ______ pontos (b) CONTEDO TCNICO (Mx 10 pontos): _____ pontos NOTA TOTAL do orientador (Mx 20 pontos) _____ pontos Assinatura: ________________________________

2 Relatrio

O aluno entregar este quadro j preenchido (exceto a assinatura e nota do professor)


DATA E HORA DE ENTREGA DESTE RELATRIO: _____/______/_____, ___________horas FOI ANEXADO O 1 RELATRIO CORRIGIDO PELO PROFESSOR? ( ) SIM ( ) NO ASSINATURA DO ALUNO: ____________________________________________________________________ ASSINATURA DO PROFESSOR DE TG I: ________________________________________________________ NOTA DO PROFESSOR: ____ (Mx 10 pontos) DESCONTO POR NO SEGUIR AS NORMAS: ___ pontos NOTA TOTAL DO PROFESSOR: _____ pontos NOTA FINAL: (soma da nota do orientador e do professor, mximo 30 pontos) ____ pontos DESCONTO POR ATRASO: ____ pontos NOTA FINAL COM DESCONTO____ pontos

MEDIO DE VAZO DE AR NA ENTRADA DO COMPRESSOR DE MOTORES TURBOLICE PARA CLCULO DE RENDIMENTO TRMICO
(Instruo 1) I Introduo I.1 Descrio do problema a ser abordado (Instrues 2 a 5) Os motores turbolice necessitam de manuteno especializada com rigorosos controles que garantam o processo. Entre vrios, o motor Allison T56-A-15 de 1965 instalado na aeronave Lockheed C-130, o principal avio de transporte de carga e passageiros Fora rea Brasileira tem sua manuteno completa ou Overhaul realizado pela IAS. Aps a manuteno das partes mecnicas realizado teste de performance em um banco de prova. O conhecimento da vazo de ar na entrada do motor (entrada do compressor) essencial para a obteno do mapa de rendimento do motor e, portanto, a correta avaliao da performance da mquina. I.2 Objetivo do trabalho: (Instrues 2 e 6). O objetivo deste trabalho obter um modelo para medio da vazo de ar na entrada do compressor do motor Allison-T56-15 atravs da avaliao do perfil do tubo de entrada de gases ou bellmonth. I.3 Justificativa para a realizao do trabalho (Instrues 2 e 7) O presente trabalho ser realizado por que o calculo da vazo de ar na entrada do compressor fundamental para se obter desempenho trmico e a correta avaliao da performance do motor durante os teste, em banco de provas, que garantem que o motor alcanar o desempenho necessrio para a autonomia de vo dos avies C-130
1

II Reviso bibliogrfica: (Instrues 2 e 8) II.1 Introduo Motores turbolice Segundo Oates (1998) em meados da dcada de 1950, j com a tecnologia de motores a jato simples estabelecida, surgiram os primeiros motores do tipo turbolice. O turbolice um motor de reao mista, pois , basicamente, um motor jato acoplado a uma hlice. A finalidade do motor nesse grupo moto propulsor acionar a hlice, fazendo com que a fora propulsiva seja a soma da trao produzida pela hlice (90% a 95%) e pelos gases de escape (5% a 10%). II.2 Principais Componentes e funcionamento De acordo com Mattingly (1996), os principais componentes de um motor turbolice, seguem no resumo: Inlets: reduz a velocidade do ar para um nvel utilizvel pelo compressor; Compressor axial: ar flui em direo axial atravs de uma srie de blades (rotores) e vanes estacionrias. Cada conjunto de blades e vanes compe um estgio de compresso; Combustor: projetado para queimar uma mistura de combustvel e ar e para entregar os gases da queima para a turbina a uma temperatura uniforme; Turbina: extrai a energia cintica dos gases de expanso que fluem do combustor, convertendo-a em potncia de eixo que aciona o compressor, caixa de reduo, hlice e demais componentes; Caixa de reduo: aumentar o torque para o eixo de sada da hlice; Hlice: com passo regulvel, responsvel por mais de 90% da trao produzida pelo conjunto turbolice II.3 Ciclo Brayton De acordo com Mattingly (1996) o ciclo Brayton o modelo usado para o modelamento termodinmico de uma turbina de gs ideal e ser utilizado como base para o calculo do rendimento trmico do motor Alisson-T56-15. Como pode ser visto na figura 1, extrada de Mattingly (1996), o ciclo composto por quatro processos: compresso isoentrpica (no compressor), fornecimento de calor presso constante (combustor), expanso isoentrpica (na turbina), rejeio de calor presso constante.

Figura 1: Ciclo Brayton para turbinas a gs. Mattingy (1996). De acordo com Mattingly (1996) a eficincia trmica do ciclo dado pela equao (1),

Equao (1) onde o trabalho liquido fornecido por,

Equao (2) Vemos assim a necessidade do clculo da vazo de ar, motor. , para obteno do rendimento trmico da

II.4 Motor turbolice Alisson-T56-15 O projeto do modelo T56 (designao para a verso militar) teve incio em 1951, financiado pela Fora Area norte-americana (USAF), destinado a motorizar a aeronave em desenvolvimento C-130. Segundo o manual tcnico TO 1C-130H-2-70GS-00-1 (1993) da fora rea americana o motor Alisson-T56-15 equipado com um compressor axial de 14 andares, com uma taxa de compresso de 1:9.25 e debitando um caudal de ar de 32.35 lb/s, girando a uma rotao constante de 13,820 rpm, com uma relao de expanso de 13.54:1. Capaz de desenvolver 3,460 shp e 726 lb de empuxo, equivalentes a 3,750 ehp.

Figura 2: Motor Alisson T-56-15 O motor Alisson-T56-15 um dos mais bem sucedidos de sua categoria. II.5 Obteno do modelo matemtico, perfil, de bellmouth do motor Alisson-T56-15 Segundo o manual T.O. 2J-T56-54 (2005), o bocal de vazo para a entrada de ar no compressor do motor Alisson-T56-15 atende a norma ASME long radius flow nozzle e, de acordo com Delme (1983), possui um perfil de entrada elptica, veja figura 3.

Figura 3: Perfil ASME long radius flow nozzle, retirado de Delme (1983), pgina 232.

Para obteno do perfil ser utilizado uma mquina de medir coordenadas manual (MMC), CrystaPlus M7106 que possibilita a medio e importao da curva do perfil para um software CAD-3D como o SolidWorks.

Figura 4: MMC Crysta-Plus M7106 II.6 Modelo para medio de vazo de ar na entrada do compressor de motores turbolice Para calculo de vazo do bellmouth (bocal de vazo) utilizado para ensaio de rendimento, ser utilizada a norma ASME long radius flow nozzle como sugerido por Delme (1983). III Equipamentos. Espaos, Materiais e Metodologia III.1 Organizao das atividades (Instrues 2 e 9)

III.2 Cronograma (Instrues 2 e 10)

SEMANA ETAPA
Levantamento de modelos calculo de fluxo de ar Obteno forma bellmonth Especificao de sensores Calculo fluxo de ar entrada compressor Calculo rendimento termico Teste para validao

TG1 2 3

TG2 9 10

11

12

13

14

III.3 Equipamentos, espaos e materiais (Instrues 2 e 11) III.3.1 Levantamento de modelos de calculo de fluxo de ar Equipamentos: Previsto: Nenhum equipamento necessrio para esta etapa. Espao: Previsto: Biblioteca da Escola de Engenharia da UFMG. Materiais: Previsto: Lapis, borracha, manual tcnico T.O. 2J-T56-54 (2005) do motor Allison T-56-15 e DELME, G. J., Manual de Medio de Vazo (1983). Metodologia: Previsto: Identificar a norma para o modelo de bellmaouth utilizada para teste de performance aps Overhaul no manual tcnico T.O. 2J-T56-54 (2005) e escolher modelo de calculo de fluxo de ar de acordo com Delme (1983). III.3.2 Obteno da forma do bellmouth. Equipamentos: Previsto: MMC Crysta-Plus M7106 Espao: Previsto: Setor de inspeo IAS - Increase Aviation Service LTDA Materiais: Previsto: Prendedor bellmouth na mesa de MMC, ponteira sensor de preciso com pedra de rubi. Metodologia: Previsto: Aps fixar bellmouth mesa de preciso do MMC, ser usado um ponteira de rubi para obteno ponto a ponto da curva elptica do bellmouth do motor Alisson-T56-15. III.3.3 Especificao de sensores. Equipamentos: Previsto: Trs transdutores de presso e trs tubos de pitot e um termopar tipo K, ver figura 5. Espao: Previsto: Banco de provas IAS - Increase Aviation Service LTDA Materiais: Previsto: Trs tubos de ao Inox ANSI 304 de dimetro nominal de 1/8" para fabricao dos tubos de pitot. Metodologia:
5

Previsto: Utilizar DELME, G. J., Manual de Medio de Vazo (1983) para fabricao dos medidores de presso a serem instalados no bellmouth para avaliao da presso de entrada do ar no compressor e avaliao da vazo mdia de entrada de ar no mesmo.

Figura 5: direita instalao do medidores de presso de entrada do compressor e direita instalao da sonda para avaliao de temperatura. III.3.4 Clculo de fluxo de ar entrada do compressor. Equipamentos: Previsto: Trs transdutores de presso e trs tubos de pitot, bellmouth. Espao: Previsto: Banco de provas IAS - Increase Aviation Service LTDA Materiais: Previsto: mangueiras de ar de poliuretano. Metodologia: Previsto: Ligar tubos de pitot na entrada do compressor aos trandutores de presso, ligar termopar tipo K a PLC, utilizar o modelo de calculo de vazo da norma ASME long radius flow nozzle para clculo da vazo. III.3.5 Clculo do rendimento trmico. Equipamentos: Previsto: Equipamentos dos itens III.3.2 III.3.4 Espao: Previsto: Banco de provas IAS - Increase Aviation Service LTDA Materiais: Previsto: Conforme itens III.3.2 III.3.4 Metodologia: Previsto: Alimentar as equaes (2) e (1) com os dados obtidos para calculo de rendimento trmico do motor turbolice Alysson T-56-15. IV Resultados (Instrues 2 e 12) IV.1 Levantamento de modelo para clculo de clculo de fluxo ar Resultados previstos: segundo informao encontrada no manual tcnico para o tipo de bellmouth usado para testes aps Overhaul do motor Allison T-56-15 esperado que a norma ASME long radius flow nozzle possa ser utilizada. Resultados obtidos: Aps medio do bellmouth, existente na IAS, do motor Allison T-56-15 utilizado para os testes de rendimento do motor aps Overhaul, conclui-se que a norma ASME ASME long radius flow nozzle pode ser utilizada.

IV.2 Medida do perfil do bellmouth Resultados previstos: curva do perfil com aproximadamente 40 pontos com um desvio prximo a resoluo de 0,0001mm padro do MMC Crysta-Plus M7106. Resultados obtidos: A figura 6, representa o perfil do bellmouth obtido aps medio feita em bancada, utilizando a mquina de medir coordenas.

Figura 6: Curva do perfil do bellmouth do motor Alysson T-56-15 A partir desta curva foi gerado modelo 3D em SolidWorks, conforme figura 7, para futuras anlises fluido dinmicas utilizando tcnicas de anlise por elementos finitos e para desenhos de fabricao.

Figura 7: Bellmouth para o motor turbolice Alysson T-56-15. IV.3 Clculo do rendimento trmico do motor Resultados previstos: De acordo com Mattingly (1996), ver figura 8, o rendimento trmico esperado de aproximadamente 50% para uma taxa de compresso de 9:1.

Figura 8: Eficincia trmica x Taxa de compresso - Ciclo Bbrayton, Mattingly (1996), pgina 254. IV.4 Teste em banco de provas Resultados previstos: Confirmao da vazo de ar na entrada do compressor do motor turbolice e rendimento trmico.
7

V Discusso V.1 Problemas Experimentais: V.1.2 Levantamento de modelo para calculo de fluxo de ar. A escolha modelo ASME long radius flow nozzle para clculo no fluxo de ar na entrada do compressor aparentemente no apresentou problemas de desvio, mas acredito que aps a etapa de testes em banco de provas e comparao com os resultados tricos, terei mais dados para completar este tpico. V.1.3 Obteno da forma (perfil) do bellmouth. Obteno da curvatura exata do bellmouth do motor turbolice Alisson T-56-15 a partir do medidor de coordenadas manual no foi precisa, desvio padro de 0,0001mm, conforme resoluo do MMC Crysta-Plus M7106. O Equipamento revelou-se muito sensvel ao manuseio e foi extremamente difcil obter uma curva com pontos em um mesmo plano. V.2 Comparao entre os resultados previstos e os esperados V.2.2 Levantamento de modelo para calculo de fluxo de ar. Como esperado, aps obteno da curva de perfil do bellmouth, a dimenses encontradas esto de acordo com o previsto pela norma ASME long radius flow nozzle. V.2.3 Obteno da forma (perfil) do bellmouth. Apenas aps fabricao e testes em banco de provas, terei dados para alimentar este tpico. V.3 Comparao entre os resultados obtidos e os relatados na literatura V.3.2 Levantamento de modelo para calculo de fluxo de ar. Apenas aps fabricao e testes em banco de provas, terei dados para alimentar este tpico. V.2.3 Obteno da forma (perfil) do bellmouth. Apenas aps fabricao e testes em banco de provas, terei dados para alimentar este tpico. VI Referncias bibliogrficas (Instrues 2 e 16) DELME, G. J., Manual de Medio de Vazo. So Paulo: Editora Edgard Blucher, 1983. 474p OATES, G. C. 1988. Aerodynamics of Gas Turbine and Rocket Propulsion. 2nd ed. Washington, DC.: American Institute of Aeronautics and Astronautics AIAA Inc. 451p. MATTINGLY, J. D. 1996. Elements of Gas Turbine Propulsion. New York: McGraw-Hill. 960p. TO 1C-130H-2-70GS-00-1, Technical manual, USAF Series, All C-130, 1993. T.O. 2J-T56-54, Technical manual, Turboprop Engine, 2005. NAVAIR 02b-5dd-6-2, Technical manual, Turboprop Engine Models T56-A-14,1993.

Vous aimerez peut-être aussi