Vous êtes sur la page 1sur 19

1 - Q300620 ( Prova: VUNESP - 2013 - PC-SP - Investigador de Polcia / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Pessoa.

;
Crimes Contra a Dignidade Sexual.; )

Dos

Assinale a alternativa correta no que tange aos crimes contra a pessoa e a dignidade sexual previstos no Cdigo Penal.

a) O homicdio ser qualificado se for praticado por milcia privada, sob o pretexto de prestao de servio de segurana, ou por grupo de extermnio. b) Constranger um homem, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso diverso da conjuno carnal, caracteriza o crime de atentado violento ao pudor e no de estupro. c) Constranger algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo, caracteriza o crime de assdio sexual. d) Se o agente comete o crime de homicdio impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, independentemente de injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. e) No se caracteriza o crime de aborto provocado por terceiro aquele praticado pelo mdico, se a gravidez resulta de estupro, ainda que sem o consentimento da gestante capaz.

2 - Q307420 ( Prova: CESPE - 2013 - DPE-RR - Defensor Pblico / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.; Assinale a opo correta com relao aos crimes contra a dignidade sexual.

a) Para a consumao do crime de trfico internacional de pessoa para fim de explorao sexual, indispensvel que a pessoa que ingressar ou sair do territrio nacional venha a exercer, efetivamente, a prostituio ou seja submetida a outra forma de explorao sexual. b) Incidir majorante no quantum da pena referente prtica de crime contra a dignidade sexual de que resulte gravidez ou transmisso vtima, com dolo direto ou eventual, de doena sexualmente transmissvel de que o agente saiba ser portador. c) O delito consistente em manter, por conta prpria ou de terceiro, estabelecimento para que nele ocorra explorao sexual possui como elemento constitutivo do tipo a habitualidade da conduta e o objetivo do lucro, sob pena de atipicidade da conduta. d) De acordo com a doutrina, o preceito contido no CP em relao ao assdio sexual contempla a conduta perpetrada por lder religioso que, aproveitando-se do exerccio de seu ministrio, assedia sexualmente uma fiel seguidora. e) Considere a seguinte situao hipottica. Pedro, maior de idade, capaz, promoveu o deslocamento, no territrio nacional, de diversas pessoas, maiores e capazes, de ambos os sexos, com o consentimento expresso delas, fornecendolhes transporte e alojamento, para elas acompanharem eventos esportivos e exercerem a

prostituio. Pedro obteve vantagem econmica em razo do agenciamento dessas atividades. Nessa situao hipottica, o assentimento das vtimas afasta o delito de trfico interno de pessoas para fim de prostituio.

3 - Q276706 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Juiz / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.; No que concerne aos crimes contra a dignidade sexual, assinale a opo correta.

a) Importunar algum, em lugar pblico ou acessvel ao pblico, de modo ofensivo ao pudor no constitui crime contra a dignidade sexual. b) Tratando-se de crime de estupro, a progresso de regime possvel aps o cumprimento de um quinto da pena, se o agente for ru primrio, ou de dois quintos, se ele for reincidente. c) A pena para o crime de assdio sexual ser aumentada at a metade se a vtima for menor de dezoito anos de idade, e a ao penal ser, nesse caso, pblica incondicionada. d) Quem mantiver conjuno carnal com menor de catorze anos de idade estar sujeito pena de recluso por perodo de seis a dez anos, sendo a ao penal, nesse caso, pblica incondicionada. e) O crime de estupro, em todas as modalidades simples, qualificado, de vulnervel, consumado ou tentado , classificado como hediondo, sendo, portanto, insuscetvel de anistia, graa, indulto e liberdade provisria.

4 - Q274261 ( Prova: CESPE - 2012 - PC-AL - Delegado de Polcia / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade
Sexual.; Crimes Hediondos; )

Acerca dos crimes em espcie, julgue os itens seguintes. Nos crimes contra a dignidade sexual, a vulnerabilidade da menor de 14 anos de idade considerada relativa diante de seu consentimento para a prtica sexual, devendo, no caso concreto, ser considerado o comportamento sexual da vtima, sua vida social e o grau de conscientizao da menor.

( ) Certo

( ) Errado

5 - Q270427 ( Prova: CESPE - 2012 - DPE-RO - Defensor Pblico / Direito Penal / Da Aplicao da Lei Penal;
Contra a Dignidade Sexual.; )

Dos Crimes

Com relao aplicao da lei penal no tempo, aos crimes contra a dignidade sexual e aos delitos hediondos, assinale a opo correta.

a) De acordo com a jurisprudncia predominante do STJ, a presuno de violncia prevista no art. 224 do CP se revela de natureza absoluta, no cedendo existncia de fatores que afastem a dita presuno.

b) Pratica crime de corrupo de menores, previsto no art. 218 do CP, aquele que induz menor de dezesseis anos a satisfazer a lascvia de outrem. c) O art. 224 do CP, no qual era prevista a presuno de violncia em crimes sexuais, foi revogado, tendo sido criado um novo tipo penal, tipificado como estupro de vulnervel, que caracteriza a abolitio criminis da conduta prevista no art. 214 (atentado violento ao pudor) c/c o art. 224 do CP. d) O princpio da continuidade normativa tpica evidencia-se quando uma norma penal revogada, mas a mesma conduta continua sendo crime no tipo penal revogador, ou seja, a infrao penal continua tipificada em outro dispositivo, ainda que topologicamente ou normativamente diverso do originrio. e) Aplica-se ao agente de violncia real ou grave ameaa em crime de estupro ou atentado violento ao pudor a causa especial de aumento de pena prevista no art. 9. da lei que trata dos crimes hediondos.

6 - Q270431 ( Prova: CESPE - 2012 - DPE-RO - Defensor Pblico / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.;

Nessa situao hipottica, Augusto

a) cometeu o crime de corrupo de menores previsto no art. 218 do CP, por ter induzido Valria, de treze anos de idade, a satisfazer a sua lascvia. b) praticou o crime de corrupo de menores previsto no art. 244-B da Lei n. 8.069/1990, por ter corrompido as adolescentes, induzindo-as a praticar crime. c) praticou o crime previsto no art. 241-A, caput, da Lei n. 8.069/1990, por ter exibido cenas de sexo s adolescentes. d) no cometeu ilcito penal porque sequer iniciou a prtica de qualquer crime.

e) praticou o crime de violao sexual mediante fraude, na modalidade tentada, contra Patrcia, porque, vestido apenas com calo de banho, levou-a para o interior da residncia, deixando Valria e Marise na rea externa da casa.

7 - Q269831 ( Prova: CESPE - 2012 - MPE-RR - Promotor de Justia / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade
Sexual.; )

Considerando a situao hipottica acima apresentada e o que dispe o CP acerca dos crimes contra a dignidade sexual, assinale a opo correta.

a) Suponha que algum adulto tenha praticado, com outro adulto, conjuno carnal ou qualquer outro ato libidinoso na presena dos adolescentes, ou que os tenha induzido a presenciar os referidos atos, a fim de satisfazer lascvia prpria ou de outrem. Nessa situao, esse adulto deve ser responsabilizado pelo delito de satisfao de lascvia na presena de criana ou adolescente. b) O proprietrio ou o gerente do estabelecimento deve ser responsabilizado to somente pelo delito de manuteno de estabelecimento para explorao sexual, haja ou no mediao direta na explorao sexual. c) Devem responder penalmente pela prtica do delito de favorecimento explorao sexual de vulnervel o proprietrio, o gerente ou o responsvel pela boate e, de igual modo, os clientes encontrados no local. d) Se algum dos clientes da boate for encontrado mantendo conjuno carnal ou qualquer outro ato libidinoso com algum adolescente, ser responsabilizado por estupro de vulnervel, se restar demonstrado o pleno conhecimento da menoridade da vtima, ainda que esta tenha assentido em realizar a conduta. e) Caso os adolescentes tenham ingressado voluntariamente no estabelecimento para o exerccio das atividades descritas e, ao tentarem deixar o local e cessar as prticas, tenham sido impedidos pelo proprietrio e gerente, restar consumado o delito de explorao sexual de vulnervel na forma de impedimento ou dificultao do abandono da atividade, cuja pena ser agravada da quarta parte pelo concurso de pessoas, com aplicao de pena de multa, tendo como efeito obrigatrio da condenao a cassao da licena de localizao e funcionamento da boate.

8 - Q254799 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-RR - Analista - Processual / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade
Sexual.; Crimes Hediondos; )

Em uma rea rural, Lucas, reincidente em crime de leso corporal de natureza grave, apontou uma arma de fogo do tipo pistola de calibre 380, municiada com um cartucho, na direo de Flvia, determinou que ambos caminhassem para o interior de um matagal existente na localidade, e ali ele praticou o crime de estupro na forma consumada. Antes de fugir do local, Lucas ainda revistou a roupa de Flvia e levou seu aparelho de telefone celular, que custava duzentos reais. Flvia conseguiu abrigo em uma residncia prxima ao local do fato, onde relatou o ocorrido a Roberta, que ligou para policiais militares do posto mais prximo, os quais conseguiram localizar Lucas e prend-lo na posse da arma de fogo, mas no localizaram o aparelho de telefone celular. Na delegacia de polcia, constatou-se que a arma de fogo era produto de furto registrado na semana anterior por Rodrigo, detentor do respectivo registro da arma. Lucas foi denunciado pelo MP e, no curso da instruo criminal, comprovou-se que ele, ao tempo do crime, por fora de desenvolvimento mental incompleto, no era inteiramente capaz de entender o carter ilcito do fato.

Considerando

caso

hipottico

acima,

julgue

os

itens

subsequentes.

Aps ser condenado a pena pelo crime de estupro, Lucas dever cumpri-la inicialmente em regime fechado, podendo a progresso de regime ocorrer aps o cumprimento de dois quintos da pena.

( ) Certo

( ) Errado

9 - Q255255 ( Prova: FCC - 2012 - MPE-AP - Promotor de Justia / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.; No que concerne aos crimes contra a dignidade sexual, correto afirmar que

a) a revogao do art. 214 do Cdigo Penal pela Lei no 12.015/09 conduziu abolitio criminis do delito de atentado violento ao pudor anteriormente cometido. b) irretroativa a nova disposio do art. 225 do Cdigo Penal que estabelece sempre ser pblica condicionada ou incondicionada a ao penal nos crimes contra a liberdade sexual ou contra vulnervel. c) o estupro de vulnervel no crime hediondo, j que se trata de hiptese de presuno de violncia. d) apenas mulher pode ser sujeito passivo do delito de assdio sexual. e) configura o crime de favorecimento da prostituio ou outra forma de explorao sexual de vulnervel praticar conjuno carnal com algum menor de quatorze anos submetido prostituio.

10 - Q249581 ( Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Promotor de Justia / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade
Sexual.; Dos Crimes Contra a Famlia.; Jurisprudncia STF; )

Considerando o disposto no CP, na legislao de regncia e no entendimento do STF acerca da caracterizao do crime, assinale a opo correta.

a) Caracteriza-se como crime de bigamia o fato de o agente, sendo casado, contrair novo casamento; anulado, por qualquer motivo, o primeiro casamento, ou o outro por motivo que no a bigamia, considera-se inexistente o crime. b) Suponha que Joo, funcionrio de uma funerria, ao preparar o corpo de uma mulher para sepultamento no dia seguinte, tenha percebido que o corpo era de uma atriz famosa por quem sempre fora apaixonado e, tomado de xtase, tenha mantido conjuno carnal com o cadver. Nessa hiptese, Joo deve ser acusado de crime de estupro de vulnervel, dado que a atriz no tinha capacidade de oferecer resistncia. c) Aquele que constrange algum com o emprego de violncia ou grave ameaa, causando-lhe sofrimento fsico ou mental em razo de discriminao racial ou religiosa deve responder pelo crime de racismo. d) O agente que mantiver conjuno carnal com menor de quatorze anos mediante fraude ou outro meio que impea ou dificulte a livre manifestao de vontade da vtima deve responder pelo crime de violao sexual mediante fraude. e) O agente que atribui falsa identidade, quando preso em flagrante, para ocultar o fato de estar sendo procurado pela justia no deve ser acusado, no entendimento do STF, de crime de falsa identidade, dada a aplicao, no caso concreto, do princpio constitucional do exerccio da autodefesa.

GABARITOS: 1-C 2-B 3-A 4-E 5-D 6-C 7-E 8-E 9-B 10 - A

11 - Q239553 ( Prova: VUNESP - 2012 - TJ-MG - Juiz / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.;

Nos crimes de estupro (artigo 213 do Cdigo Penal) e estupro de vulnervel (artigo 217-A do Cdigo Penal), a pena aumentada pela metade quando o

a) agente empregador da vtima. b) crime cometido em concurso de duas ou mais pessoas. c) agente reincidente especfico d) agente praticou o crime em estado de embriaguez preordenada.

12 - Q236696 ( Prova: MPE-MG - 2012 - MPE-MG - Promotor de Justia / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade
Sexual.; )

Dr. Jos, mdico aposentado do Hospital Naval, mudouse para Leopoldina/MG: vendeu sua cobertura em Ipanema (Rio de Janeiro/RJ) e adquiriu uma fazen da com gado leiteiro, na buclica regio da zona da mata mineira. Indo cidade para a missa que mandou rezar em memria de um ano da morte de sua esposa, Dr. Jos conheceu Mariazinha, que, apesar de contar apenas 16 (dezesseis) anos de idade, celebrava, no mesmo culto religioso, sua prodigios a aprovao em primeiro lugar no vestibular de Medicina da UFJF. Dr. Jos se apaixonou por Mari azinha e, naquela noite, aps uma festa no clube da cidade, manteve com ela conjuno carnal c onsentida. Hoje, s vsperas da esperada mudana da adolescente para Juiz de Fora/MG, o pai de Maria zinha recebeu a notcia de que a adolescente est no quinto ms de gravidez. Mariazinha mantev e relao sexual exclusivamente com Dr. Jos e apenas uma vez! Quanto ao enquadramento jurdic openal da conduta de Dr. Jos, que nega ser o pai do nascituro, CORRETO afirmar que se trata de:

a) assdio sexual. b) violao sexual de vulnervel. c) corrupo de menor. d) indiferente penal.

13 - Q233462 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-PI - Juiz / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.; Com referncia s infraes penais contra a dignidade sexual, assinale a opo correta.

a) O crime de satisfao de lascvia mediante presena de criana ou adolescente consuma-se com dolo genrico, no se exigindo o chamado especial fim de agir. b) Caso o delito de violao sexual mediante fraude seja cometido com o fim de obteno de vantagem econmica, o infrator sujeitar-se- tambm pena de multa. c) Segundo entendimento do STJ, aps a Lei n. 12.015/2009, o crime de corrupo de menores passou a ser material, ou seja, exigida prova do efetivo corrompimento do menor. d) No estupro, se da conduta resultar leso corporal de natureza grave ou se a vtima tiver menos de dezoito anos de idade, aplicar-se- causa especial de aumento de pena. e) No assdio sexual, o fato de a vtima ter menos de dezoito anos de idade qualifica o crime, razo pela qual as penas desse delito estaro majoradas em seus limites abstratamente cominados.

14 - Q234838 ( Prova: CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Processual - Cargo 8 / Direito Penal / Dos Crimes
Contra a Dignidade Sexual.; )

Com base no direito penal, julgue os itens subsecutivos. Nos crimes contra a dignidade sexual, consoante entendimento dos tribunais superiores, caso o agente pratique mais de uma das condutas previstas no crime de estupro, o juiz est autorizado a conden-lo por concurso material, ainda que praticado contra a mesma vtima, vedada a aplicao da continuidade delitiva.

( ) Certo

( ) Errado

15 - Q219458 ( Prova: CESPE - 2011 - DPE-MA - Defensor Pblico / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade
Sexual.; Dos Crimes Contra a Paz Pblica.; )

A respeito dos crimes contra a dignidade sexual, dos crimes contra a incolumidade pblica e dos crimes contra a paz pblica, assinale a opo correta.

a) Para fins de caracterizao do delito de assdio sexual, os chamados lderes espirituais so considerados superiores hierrquicos de seus seguidores. b) Nos crimes sexuais contra vulnerveis, a causa especial de aumento de pena aplica-se apenas aos agentes que detenham relao de parentesco, por afinidade ou consanguinidade, com as vtimas. c) Em relao aos delitos de incndio e exploso, no se admite a modalidade culposa, sendo a paz pblica, nesses crimes, o bem jurdico penalmente tutelado. d) Para a configurao do delito de quadrilha, verificado o nmero mnimo de agentes previsto em lei, basta que um dos integrantes seja imputvel. e) Responde pelo delito de estupro o agente que pratica ato libidinoso com algum mediante meio que impea a livre manifestao de vontade da vtima.

16 - Q207723 ( Prova: CESPE - 2011 - AL-ES - Procurador - conhecimentos especficos / Direito Penal / Do Crime;

Dos Crimes Contra o Patrimnio.; Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.; Dos Crimes Contra a Pessoa - Contra a Liberdade Individual.; )

Acerca do crime omissivo, dos delitos contra a liberdade individual e contra a dignidade sexual e da inviolabilidade do domiclio, assinale a opo correta.

a) Caracteriza o delito de constrangimento ilegal a hiptese de interveno mdica ou cirrgica, sem o consentimento do paciente ou de seu representante legal, ainda que justificada por iminente perigo vida. b) Conforme a jurisprudncia pacificada do STJ, o delito de reduo condio anloga de escravo est inserido no CP entre os crimes contra a liberdade pessoal, sendo certo que esse ilcito

suprime somente o bem jurdico em uma perspectiva individual, razo pela qual compete justia comum estadual process-lo e julg-lo.

c) A tolerncia pela sociedade no gera a atipicidade da conduta consistente em manter, por conta prpria ou de terceiro, estabelecimento em que ocorra explorao sexual, sem intuito de lucro nem mediao direta do proprietrio. d) Na hiptese de flagrante de crime permanente em residncia, necessria autorizao judicial para a busca e apreenso, uma vez que, nessa situao, a ausncia da chancela judicial caracteriza o delito de violao de domiclio. e) O delito de apropriao indbita previdenciria crime omissivo prprio, sendo, no entanto, imprescindvel a demonstrao da finalidade especial de agir, consistente na inteno inequvoca da apropriao de valor destinado previdncia social, para a sua caracterizao.

17 - Q201808 ( Prova: TJ-DFT - 2011 - TJ-DF - Juiz / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.;

Dos crimes contra a liberdade sexual. Estupro: Constranger algum mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. Por isso:

a) Quando o agente mantm conjuno carnal com a vtima e pratica beijo lascivo, no consentidos, comete um nico estupro; b) No comete crime de estupro, agente que por ausncia de ereo que o incapacita manter cpula vaginal, para obter orgasmo pelo estmulo cerebral, sem o consentimento da vtima introduz pnis artificial em seu nus; c) Quando o agente, com violncia, obriga a vtima a praticar dois atos libidinosos de uma s vez, comete dois estupros, pois a liberdade sexual foi lesada duas vezes; d) No comete crime de estupro, mas posse sexual mediante fraude, agente que por vingana ou para humilhar e constranger moralmente a vtima, com ela mantm relao sexual no consentida.

18 - Q198441 ( Prova: FCC - 2011 - MPE-CE - Promotor de Justia / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.; O estupro de vulnervel pressupe que

a) a vtima seja menor de 14 anos e do sexo feminino. b) a violncia seja real e a vtima menor de 14 anos. c) haja conjuno carnal e a vtima seja menor de 12 anos. d) a vtima seja menor de 12 anos, independentemente do sexo e da natureza da violncia, desde que haja conjuno carnal.

e) a vtima seja menor de 14 anos e haja conjuno carnal ou outro ato libidinoso.

19 - Q200571 ( Prova: INSTITUTO CIDADES - 2011 - DPE-AM - Defensor Pblico / Direito Penal / Dos Crimes Contra a
Dignidade Sexual.; )

Sobre o conceito de vulnervel, nos crimes contra a dignidade sexual, marque a alternativa correta:

a) ter conjuno carnal ou pratcar outro ato libidinoso contra pessoa com idade igual ou menor de 14 anos se enquadra no conceito de prtica de crime sexual contra vulnervel; b) considera-se vulnervel, nos termos do Cdigo Penal, pessoa menor de 14 anos, ou que, por enfermidade ou deficincia mental, no tenha o necessrio discernimento para a prtca do ato, bem como por qualquer outra causa no possa oferecer resistncia; c) considera-se vulnervel, nos crimes contra a dignidade sexual, pessoa com idade igual ou inferior a 14 anos e desde que por enfermidade ou deficincia mental no tenha o necessrio discernimento para a prtica do ato, bem como por qualquer outra causa no possa oferecer resistncia; d) pratcar ato libidinoso ou ter conjuno carnal com pessoa menor de 14 anos no crime, desde que haja o consentimento e desde que no se trate de pessoa que por enfermidade ou deficincia mental no tenha o necessrio discernimento para a prtica do ato, bem como por qualquer outra causa no possa oferecer resistncia. e) nenhuma das anteriores.

20 - Q197732 ( Prova: CEPERJ - 2009 - PC-RJ - Delegado de Polcia / Direito Penal / Ao Penal;
Dignidade Sexual.; )

Dos Crimes Contra a

1 caso: Abreu, atualmente com 20 anos, conheceu Aline na festa do dia de seu aniversrio de 12 anos e, desde ento, seu namorado. Hoje, Aline tem 13 anos, mas se prostitui desde os seus 10 anos de idade sem o conhecimento do seu namorado. Aps muita persuaso, no ltimo final de semana, Aline resolveu ceder aos encantos de Abreu e fez sexo com ele. 2 caso: Leomar resolve ir a uma boate gay, onde conhece Priscila, um transformista, com quem pretende fazer sexo. Para tanto, Leomar decide colocar uma substncia na bebida de Priscila, que desmaia e levada por ele para o quarto de um cortio a 200 metros do local. L Leomar realiza seu intento e fez sexo anal com Priscila, que, no dia seguinte, ao acordar, decide ir Delegacia e registrar o fato. Pergunta-se: em cada caso, considerando a descrio tpica, algum crime foi cometido? Sendo a resposta positiva, qual delito foi praticado e qual o tipo de ao penal prevista para cada um deles?

a) 1 caso: Sim, Estupro. Ao Penal Pblica Incondicionada; 2 caso: Sim, Posse Sexual Mediante Fraude. Ao Penal Pblica Incondicionada. b) 1 caso: No, trata-se de fato atpico; 2 caso: Sim, Estupro. Ao Penal Privada.

c) 1 caso: Sim, Estupro de Vulnervel. Ao Penal Pblica Incondicionada; 2 caso: Sim, Violao Sexual Mediante Fraude. Ao Penal Pblica Incondicionada. d) 1 caso: No, trata-se de fato atpico; 2 caso: Sim, Violao Sexual Mediante Fraude. Ao Penal Pblica Condicionada Representao. e) 1 caso: Sim, Estupro de Vulnervel. Ao Penal Pblica Incondicionada; 2 caso: Sim, Estupro de Vulnervel. Ao Penal Pblica Incondicionada.

GABARITOS: 11 - A 12 - D 13 - B 14 - E 15 - D 16 - C 17 - A 18 - E 19 - B 20 - E

21 - Q122202 ( Prova: FUNCAB - 2009 - PC-RO - Delegado de Polcia - r / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade
Sexual.; )

Tcio, 22 anos, convence Felisberta, sua namorada de 13 (treze) anos de idade, a juntos visitarem o Motel Lua Nova, recentemente inaugurado, sob o argumento de que se tratava de obra de importante interesse cultural para a cidade. Felisberta aceita inocentemente o convite e no resiste aos apelos de Tcio, terminando por manter relaes sexuais com o namorado. Sobre a conduta descrita, correto afirmar que:

a) a conduta descreve o tipo penal de violao sexual mediante fraude, cuja ao penal privada. b) trata-se de conduta atpica. c) Tcio praticou o tipo penal de corrupo de menores, cuja ao penal depende de representao. d) h o crime de estupro de vulnervel, cuja ao penal depende de representao. e) Tcio praticou o delito de estupro de vulnervel, cuja ao penal pblica incondicionada.

22 - Q155460 ( Prova: FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - III - Primeira Fase / Direito Penal / Dos Crimes
Contra a Dignidade Sexual.; )

Em 7 de fevereiro de 2010, Ana, utilizando-se do emprego de grave ameaa, constrange seu amigo Lucas, bem-sucedido advogado, a com ela praticar ato libidinoso diverso da conjuno carnal. Em 7 de agosto de 2010, Lucas comparece delegacia policial para noticiar o crime, tendo sido instaurado inqurito a fim de apurar as circunstncias do delito. A esse respeito, correto afirmar que o promotor de justia

a) dever oferecer denncia contra Ana pela prtica do crime de atentado violento ao pudor, haja vista que, por se tratar de crime hediondo, a ao penal pblica incondicionada.

b) nada poder fazer, haja vista que os crimes sexuais, que atingem bens jurdicos personalssimos da vtima, s so persequveis mediante queixa-crime. c) dever pedir o arquivamento do inqurito por ausncia de condio de procedibilidade para a instaurao de processo criminal, haja vista que a ao penal pblica condicionada representao, no tendo a vtima se manifestado dentro do prazo legalmente previsto para tanto. d) dever oferecer denncia contra Ana pela prtica do crime de estupro, haja vista que, com a alterao do Cdigo Penal, passou-se a admitir que pessoa do sexo masculino seja vtima de tal delito, sendo a ao penal pblica incondicionada.

23 - Q133857 ( Prova: PUC-PR - 2011 - TJ-RO - Juiz / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.;

Recentemente, o legislador ptrio alterou o enfoque dado aos chamados Crimes Contra os Costumes, passando a denomin-los de Crimes Contra a Dignidade Sexual, atravs da edio da Lei Ordinria n. 12.015/2009. A respeito do assunto, assinale a nica alternativa CORRETA.

I) A conduta de constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso, configura o delito de estupro. II) O tipo penal denominado estupro de vulnervel exige como condio do sujeito passivo do delito a idade inferior a 14 anos de idade ou ser possuidor de enfermidade ou doena mental capaz de reduzir sua capacidade de discernimento para a prtica do ato, ou ainda,por qualquer outra causa, no possa oferecerresistncia. III) Pratica o delito de corrupo de menores (artigo 218 do Cdigo Penal) o agente que induz algum menor de 14 (catorze) anos a satisfazer a lascvia de outrem. IV) O delito de estupro previsto no artigo 213 do Cdigo Penal, com a nova redao dada pela Lei n. 12.015/2009 de ao penal pblica incondicionada, independentemente da condio pessoal da ofendida.

a) Somente as proposies I e III so verdadeiras. b) Somente a proposio IV falsa. c) Somente as proposies I e II so verdadeiras. d) Todas as proposies so falsas. e) Todas as proposies so verdadeiras.

24 - Q100790 ( Prova: MPE-SP - 2006 - MPE-SP - Promotor de Justia / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade
Sexual.; )

Em relao ao crime de assdio sexual, previsto no art. 216-A do Cdigo Penal, assinale a alternativa correta:

a) o sujeito ativo do crime no pode ser mulher. b) o sujeito ativo deve se prevalecer de superioridade hierrquica ou ascendncia decorrente de emprego, cargo ou funo. c) somente se consuma com a prtica efetiva da vantagem ou favorecimento sexual. d) no tem aplicabilidade quando o sujeito ativo e o sujeito passivo pertencem ao mesmo gnero sexual. e) para sua caracterizao imprescindvel que o sujeito ativo se utilize de violncia ou grave ameaa.

25 - Q84845 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Escrivo de Polcia - Especficos / Direito Penal / Dos Crimes Contra a
Dignidade Sexual.; )

Com relao legislao especial, julgue o item a seguir. A jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justia mais atualizada e ampla tem se firmado no sentido de que, nos casos de crimes contra a dignidade sexual, o consentimento da vtima menor de 14 anos de idade, ou sua experincia em relao ao sexo, no tem relevncia jurdicopenal.

( ) Certo

( ) Errado

26 - Q83768 ( Prova: CESPE - 2010 - DPE-BA - Defensor Pblico / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.; Em cada um nos itens seguintes, apresentada uma situao hipottica seguida de uma assertiva a ser julgada com lastro no direito penal.

Geraldo, maior, capaz, constrangeu Suzana, de dezessete anos de idade, mediante violncia e grave ameaa, a manter com ele relaes sexuais, em mais de uma ocasio e de igual modo. Na terceira investida do agente contra a vtima, em idnticas circunstncias e forma de execuo, constrangeu-a prtica de mltiplos atos libidinosos, diversos da conjuno carnal. Todos os fatos ocorreram no decurso do ms de setembro de 2010. Nessa situao, admite-se o benefcio do crime continuado.

( ) Certo

( ) Errado

27 - Q83572 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polcia - Especficos / Direito Penal / Dos Crimes Contra a
Dignidade Sexual.; )

Em decorrncia das recentes alteraes legislativas referentes a poltica criminal no cenrio dos crimes sexuais, julgue os itens : Considere a seguinte situao hipottica. Bruno, penalmente responsvel, induziu uma menina de treze anos de idade prtica de prostituio, obtendo, com isso, vantagem econmica em face de clientes eventualmente angariados para a menor. Nessa situao hipottica, a conduta de Bruno caracteriza o crime de favorecimento da prostituio e explorao sexual de vulnervel.

( ) Certo

( ) Errado

28 - Q83571 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polcia - Especficos / Direito Penal / Dos Crimes Contra a
Dignidade Sexual.; )

Considere a seguinte situao hipottica. Joo, penalmente responsvel, mediante ameaa de arma de fogo, constrangeu Jos, de dezoito anos de idade, a se despir em sua frente, de modo a satisfazer a sua lascvia. Uma vez satisfeito, Joo liberou Jos e evadiu-se do local. Nessa situao hipottica, a conduta de Joo caracteriza o tipo penal do estupro em sua forma consumada.

( ) Certo

( ) Errado

29 - Q83570 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polcia - Especficos / Direito Penal / Dos Crimes Contra a
Dignidade Sexual.; )

O agente que, mediante violncia, constranger mulher adulta prtica de conjuno carnal e ato libidinoso consistente em sexo oral responder por dois delitos, em continuidade delitiva.

( ) Certo

( ) Errado

30 - Q83569 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polcia - Especficos / Direito Penal / Dos Crimes Contra a
Dignidade Sexual.; )

A redao da nova lei que tipifica os crimes contra a dignidade sexual superou as controvrsias em relao considerao do estupro como crime hediondo, deixando claro o seu carter de hediondez tanto na forma simples quanto nas formas qualificadas pelo resultado.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS:

21 - E

22 - C

23 - B

24 - B

25 - C

26 - C

27 - E

28 - C

29 - E

30 - C

31 - Q83568 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polcia - Especficos / Direito Penal / Dos Crimes Contra a
Dignidade Sexual.; )

Em decorrncia das recentes alteraes legislativas referentes a poltica criminal no cenrio dos crimes sexuais, julgue os itens : Considere a seguinte situao hipottica. Determinado cidado, penalmente responsvel, estabeleceu em determinada cidade, e com evidente intuito lucrativo, uma casa destinada a encontros libidinosos e outras formas de explorao sexual, facilitando, com isso, a prostituio. Na data de inaugurao da casa, a polcia, em ao conjunta com fiscais do municpio, interditaram o estabelecimento, impedindo, de pronto, o seu funcionamento. Nessa situao hipottica, a conduta do cidado caracteriza a figura tentada do crime anteriormente definido como casa de prostituio, nos moldes do atual art. 229 do Cdigo Penal.

( ) Certo

( ) Errado

32 - Q83567 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polcia - Especficos / Direito Penal / Dos Crimes Contra a
Dignidade Sexual.; )

Considere a seguinte situao hipottica. Mrcio, penalmente responsvel, durante a prtica de ato sexual mediante violncia e grave ameaa, atingiu a vtima de modo fatal, provocando-lhe a morte. Nessa situao hipottica, Mrcio responder por estupro qualificado pelo resultado morte, afastando-se o concurso dos crimes de estupro e homicdio.

( ) Certo

( ) Errado

33 - Q83535 ( Prova: CESPE - 2011 - PC-ES - Delegado de Polcia - Especficos / Direito Penal / Dos Crimes Contra a
Dignidade Sexual.; Princpios; )

Considerando os princpios constitucionais penais e o disposto no direito penal brasileiro, julgue os itens subsecutivos. Por incidncia do princpio da continuidade normativo-tpica, correto afirmar que, no mbito dos delitos contra a dignidade sexual, as condutas anteriormente definidas como crime de ato libidinoso continuam a ser punidas pelo direito penal brasileiro, com a ressalva de que, segundo a atual legislao, a denominao adequada para tal conduta a de crime de estupro.

( ) Certo

( ) Errado

34 - Q82770 ( Prova: CESPE - 2010 - MPE-RO - Promotor de Justia / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade
Sexual.; )

Acerca dos crimes contra a dignidade sexual, assinale a opo correta.

a) O crime de estupro de vtima menor de dezoito anos de idade processado mediante ao penal pblica incondicionada. b) De acordo com o ordenamento jurdico ptrio, constranger vtima maior de dezoito anos de idade para que ela permita que se pratique nela ato libidinoso somente caracteriza crime sexual se do ato resultarem leses. c) Nos crimes contra a dignidade sexual, a pena ser agravada se o ato for cometido com o concurso de duas ou mais pessoas ou se dele resultar gravidez. d) A prtica de conjuno carnal mediante violncia caracteriza crime de estupro, sendo irrelevante a idade exata da vtima para a tipificao do crime. e) Embora no interfira na pena aplicvel ao autor da infrao, a idade da vtima de um crime sexual influencia no tipo de ao penal.

35 - Q70527 ( Prova: CESPE - 2009 - DPE-PI - Defensor Pblico / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade
Sexual.; Contravenes Penais; )

Acerca do crime contra a dignidade sexual e da Lei das Contravenes Penais, assinale a opo correta.

a) Considere a seguinte situao hipottica. Antnio convidou Bruna, 25 anos de idade, para ir a uma festa. De forma dissimulada, Antnio colocou determinada substncia na bebida de Bruna, que, aps alguns minutos, ficou totalmente alucinada. Aproveitando-se do estado momentneo de Bruna, que no poderia oferecer resistncia, Antnio levou-a para o estacionamento da festa, onde com ela manteve conjuno carnal. Passado o efeito da substncia, Bruna de nada se lembrava. Nessa situao, Antnio praticou o delito de estupro comum, e no o de estupro de vulnervel. b) Aquele que mendiga, por ociosidade ou cupidez, pratica contraveno penal, ficando sujeito pena de priso simples. c) Aquele que pratica tentativa de contraveno penal deve ser punido, no entanto far jus causa de reduo de pena prevista no CP em seu limite mximo. d) A mulher pode ser coautora do delito de estupro. e) A lei brasileira aplicvel a contraveno penal praticada fora do territrio nacional.

36 - Q64066 ( Prova: FUNIVERSA - 2009 - PC-DF - Delegado de Polcia - Objetiva / Direito Penal / Dos Crimes Contra a
Dignidade Sexual.; )

Acerca dos crimes contra a dignidade sexual, com a nova redao dada pela Lei n. 12.015, de 7 de agosto de 2009, assinale a alternativa incorreta.

a) Nos crimes contra a dignidade sexual, no mais haver ao penal privada. b) A ao ser pblica incondicionada se a vtima for menor de dezoito anos de idade, se estiver em situao de vulnerabilidade ou se ocorrer o resultado morte ou leso corporal grave ou gravssima. c) Configura crime de estupro constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a ter conjuno carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso. d) O crime de assdio sexual caracteriza-se quando o agente, prevalecendo-se de sua condio de superior hierrquico ou ascendncia inerentes ao exerccio de emprego, cargo ou funo, constrange algum com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual. e) Se algum der sonfero vtima para, aproveitando-se do seu sono, manter com ela relao sexual, ele pratica o crime de estupro com violncia presumida.

37 - Q60436 ( Prova: VUNESP - 2009 - TJ-SP - Juiz / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.;

Mulher casada, alegando ter sido vtima de estupro, foi submetida a exame de corpo de delito que, tendo constatado bvia ruptura himenal de data no recente, no encontrou, todavia, na regio vaginal dessa mulher, vestgios de conjuno carnal de data recente. Considerando a questo ligada materialidade, assinale a resposta correta.

a) A existncia do estupro no pode ser demonstrada por outros meios de prova. b) A prova da existncia do estupro como fato tpico pode ser feita por outros meios idneos. c) Basta a comprovao da ruptura do hmen para que resulte provada a existncia do estupro. d) Nenhuma das respostas anteriores.

38 - Q60425 ( Prova: VUNESP - 2009 - TJ-SP - Juiz / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.; Pode constituir, em tese, ato obsceno, na figura tpica do art. 233 do Cdigo Penal,

a) a exposio de cartazes, em lugar aberto ao pblico, mostrando corpos nus. b) a exposio venda de revista com fotografias de cunho pornogrfico em lugar aberto ao pblico.

c) o ato de urinar em lugar pblico com exibio do pnis. d) a exposio pblica de fotografias de crianas nuas.

39 - Q59958 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-GO - Juiz / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.;
a Liberdade Sexual.; )

Dos Crimes Contra

No crime de estupro,

a) a pena pode ser aumentada at a metade se o agente transmite doena sexualmente transmissvel de que sabe ser portador. b) imprescindvel a cpula vagnica, ainda que incompleta. c) a decorrente gravidez da vtima no constitui causa de aumento da pena. d) a ao penal pblica condicionada se a vtima maior de dezoito anos no tem o necessrio discernimento para a prtica do ato em razo de enfermidade. e) a pena aumentada da quarta parte se o agente for casado.

40 - Q17179 ( Prova: CESPE - 2009 - DPE-ES - Defensor Pblico / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.; Acerca das aes penais pblica e privada e da extino da punibilidade, julgue os itens a seguir.

Segundo entendimento sumulado do STF, nos crimes de estupro, por ser este hediondo em todas as suas modalidades, a ao penal respectiva pblica incondicionada.

( ) Certo

( ) Errado

GABARITOS: 31 - E 32 - C 33 - C 34 - A 35 - D 36 - E 37 - B 38 - C 39 - A 40 - E
)

41 - Q14620 ( Prova: EJEF - 2009 - TJ-MG - Juiz / Direito Penal / Dos Crimes Contra a Dignidade Sexual.; Sobre os delitos contra a liberdade sexual, marque a alternativa CORRETA.

a) A ao penal no caso de estupro de vtima menor de 18 anos pblica condicionada, j que a vontade da vtima em processar o sujeito ativo, bem como as conseqncias da exposio decorrente da instaurao de um processo penal, na viso do legislador, devem ser levadas em considerao.

b) Pratica assdio sexual (art. 216-A do CP) a mulher que obriga qualquer homem a manter com ela conjuno carnal. c) H presuno de violncia na hiptese de crime de estupro (previsto no art. 213 do CP) praticado contra menor de 14 anos, consoante regra expressa no art. 224 do CP. d) Constitui qualificadora do crime de estupro, o fato de a vtima ser menor de 18 e maior de 14 anos.

GABARITOS: 41 - D

Vous aimerez peut-être aussi