Vous êtes sur la page 1sur 28

GLOSSRIO

Este documento tem como objetivo apoiar os Professores na implementao das Metas Curriculares de Matemtica do 1. Ciclo do Ensino Bsico. De acordo com o Despacho n. 15971/2012, D.R. n. 242, Srie II de 14.12.2012, do Ministrio da Educao e Cincia, esta

DA TERMINOLOGIA MATEMTICA

integrada nas Metas Curriculares de Matemtica do 1.o Ciclo

implementao dever acontecer obrigatoriamente no ano letivo 2013-14 para a Matemtica de 1. e de 3. anos e no ano letivo 2014-15 para a Matemtica de 2. e 4. anos. Abrimos esta obra com uma breve contextualizao e caracterizao das Metas Curriculares de Matemtica, dedicando depois toda a nossa ateno aos termos e conceitos que integram, para que os Professores se sintam apoiados na leitura e interpretao a fazer deste novo documento de referncia para o ensino da Matemtica. O nosso trabalho apresenta a seguinte organizao:
Contextualizao das Metas Curriculares de Matemtica Organizao das Metas Curriculares de Matemtica no 1. Ciclo Principais alteraes face ao Programa de Matemtica Glossrio da terminologia matemtica integrada nas Metas

Curriculares de Matemtica no 1. Ciclo


Bibliograa

Esperamos que esta proposta seja til e do vosso agrado.

Contextualizao das Metas Curriculares de Matemtica


As Metas Curriculares surgem como uma iniciativa do Ministrio da Educao e Cincia, na sequncia da revogao do documento Currculo Nacional do Ensino Bsico Competncias Essenciais (Despacho n. 17169/2011). Pretendem, conjuntamente com o atual Programa de Matemtica, constituir as referncias fundamentais para o desenvolvimento do ensino da Matemtica, claricando o que se deve eleger como prioridade no ensino. Denir os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver pelos alunos pois o objetivo das Metas Curriculares, representando tambm um meio de apoio planicao dos professores e constituindo-se como referencial para a avaliao interna e externa, em particular para o teste intermdio de 2. ano e para a prova nal de ciclo.

Organizao das Metas Curriculares de Matemtica no 1. Ciclo


As Metas Curriculares de Matemtica no 1. Ciclo descrevem o conjunto de conhecimentos e capacidades que os alunos devem atingir durante este ciclo do Ensino Bsico. Foram privilegiados os elementos essenciais do Programa de Matemtica, tendo os objetivos gerais sido completados com descritores mais precisos que se encontram organizados por anos de escolaridade. Deste modo, as Metas Curriculares de Matemtica organizam-se em:

Domnios (exemplo: Organizao e tratamento de dados OTD 4)


que se dividem em:

Subdomnios (exemplo: Tratamento de dados)


para os quais so denidos:

Objetivos gerais (exemplo: 1. Utilizar frequncias relativas e percentagens)


que so completados pelos:

Descritores de desempenho que precisam de um modo


objetivo e rigoroso o que os alunos devem atingir dentro de cada objetivo geral (exemplo: descritor 1.2 Exprimir qualquer frao prpria em percentagem arredondada s dcimas).

2 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Principais alteraes face ao Programa de Matemtica


As principais alteraes que so introduzidas pelas Metas Curriculares de Matemtica, no 1. Ciclo do Ensino Bsico, so as seguintes:
No domnio Nmeros e Operaes, o estudo das fraes e a construo dos

nmeros racionais, que elas representam, torna-se um tema chave neste ciclo. A utilizao de dzimas nitas como uma representao de um tipo muito particular de fraes e a extenso das quatro operaes aos nmeros racionais so aspetos relacionados com esta temtica a trabalhar pela primeira vez com os alunos.
Na Geometria so apresentadas noes bsicas, desde o reconhecimento

visual de conceitos elementares como ponto, ponto colinear, direo, segmento de reta, semirreta, reta, posio relativa de retas e a partir destas noes constroem-se objetos mais complexos como ngulos, polgonos, circunferncias ou slidos e reconhecem-se algumas propriedades geomtricas.
No domnio da Organizao e Tratamento de Dados, surge vocabulrio elementar

da teoria dos conjuntos, so introduzidas as noes de frequncia absoluta e frequncia relativa, bem como a de amplitude de um conjunto de dados.

Glossrio de terminologia matemtica


Todos os termos e conceitos apresentados de seguida fazem parte das Metas Curriculares de Matemtica. Esto descritos com uma linguagem adequada ao professor e no ao aluno, de modo a apoiar a leitura e interpretao dos diferentes objetivos e descritores existentes nas Metas Curriculares de Matemtica. Surgem organizados de acordo com os trs domnios: Nmeros e Operaes, Geometria e Medida e Organizao e Tratamento de Dados. Dentro de cada domnio, esto organizados por assuntos. Optou-se por esta organizao por se considerar que, desse modo, o professor car com uma ideia mais abrangente do assunto em questo. Por exemplo, depois de ser apresentado o conceito de nmero racional, surgem todos os termos que com ele esto relacionados, independentemente do ano de escolaridade. Junto a cada conceito surge tambm a indicao do ano em que esse conceito referido nas Metas pela primeira vez.

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 3

Nmeros e operaes
Representao vertical
1. ano

Os clculos podem ser efetuados seguindo uma representao horizontal (expresses numricas) ou uma representao vertical (aproximando-se dos algoritmos). Exemplo: 25
+ 36

25
+ 36

50 11 60 1 61

11 50 1 60 61

uma representao que, embora prxima do algoritmo, no trabalha apenas com os dgitos, ou seja, permite ao aluno desenvolver o conhecimento do valor posicional dos algarismos e da decomposio dos nmeros. No primeiro caso, adicionam-se as dezenas e s depois as unidades. Na segunda situao, mais prxima do algoritmo, comea-se por adicionar as unidades e s depois as dezenas.

Nmero racional

2. ano

Um nmero diz-se racional quando pode ser representado por uma frao da a forma , com a e b nmeros inteiros e b 0. b Para representar o conjunto dos nmeros racionais usa-se o smbolo Q. 8 Se considerarmos, por exemplo, a frao possvel identicar dois termos: 4 o numerador que o nmero 8; o denominador que o nmero 4. Neste caso, a frao 8 um nmero inteiro, uma vez que representa um 4 quociente exato entre o numerador e o denominador (8 : 4 = 2). Sempre que o numerador mltiplo do denominador a frao representa um nmero inteiro. So tambm exemplos de nmeros inteiros as fraes 4 4 representam, respetivamente, os nmeros inteiros 1, 4 e 2. , 4 e 16 , que 8 1

4 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

10 Se considerarmos a frao , o numerador no mltiplo do denominador. 4 10 Neste caso, um nmero fracionrio. A sua representao decimal (2,5) 4 corresponde diviso exata entre o numerador e o denominador (10 : 4 = 2,5). Trata-se de uma dzima nita (ver dzima).

Nmero racional no negativo

2. ano

Quando um nmero racional representa um quociente entre dois nmeros inteiros com sinais iguais, trata-se de um nmero racional no negativo ou nmero racional positivo. Este conjunto de nmeros representa-se por Q +. Exemplos: 10 4 = (10) : (4) = +
10 4

ou

10 10 = (+10) : (+4) = + 4 4

Nmero racional positivo

2. ano

O mesmo que nmero racional no negativo.

Frao

3. ano

uma forma de representar uma quantidade a partir de um valor que dividido por um determinado nmero de partes iguais. Se a e b forem nmeros a inteiros e b for diferente de 0 (zero), ento b uma frao. Todos os nmeros racionais podem ser representados na forma de frao. 8 Uma frao pode representar um nmero inteiro (exemplo: ), um nmero 4 1 5 decimal (exemplo: ) ou um nmero fracionrio (exemplo: ). Por vezes, utiliza3 2 -se o termo frao como sinnimo de nmero fracionrio, o que no verdade. Trata-se de um abuso de linguagem, pois nem todas as fraes representam nmeros fracionrios. Isto apenas acontece quando no obtemos dzimas nitas, mas sim dzimas innitas peridicas (ver dzima).

Numerador

3. ano

Designao atribuda ao nmero inteiro a , na frao a . Ver frao. b Denominador


3. ano

Designao atribuda ao nmero inteiro b , na frao a . Ver frao. b


Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 5

Dzima

3. ano

Corresponde representao decimal do nmero. composta por uma parte inteira e por uma parte decimal. A cada um dos algarismos da parte decimal chamamos casa decimal . Exemplo: 3 e 0,375 so representaes do mesmo nmero decimal. A primeira na 8 forma de frao e a segunda na forma de dzima.

Para obtermos a representao decimal , ou dzima, de um dado nmero racional dividimos o numerador pelo denominador. Todos os nmeros racionais podem ser representados pela forma de dzima.

As dzimas podem ser classicadas em nitas ou innitas. No caso das innitas podem ainda ser classicadas em peridicas ou no peridicas. Exemplo de dzima innita peridica: 1 1 = 1,3333 ou = 1,(3) 3 3 4 7 = 0,5714285714 ou 4 = 0,(571428) 7

Os algarismos colocados dentro de parnteses mostram que o nmero por eles formado se repete innitamente. Esse nmero designado perodo. Exemplo de dzima innita no peridica: = 3,141592654.

Dzima nita

3. ano

Nas fraes 4 , 10 , 17 , 7 se dividirmos o numerador pelo denominador, 10 4 25 100 obtemos as representaes decimais correspondentes (respetivamente: 0,4 ; 2,5 ; 0,68 e 0,07). Nestas divises obtm-se sempre resto zero, j que as fraes so equivalentes a fraes decimais. Estas representaes decimais designam-se tambm por dzimas nitas.

6 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Fraes equivalentes

3. ano

Duas fraes so equivalentes quando representam o mesmo nmero. Exemplo: 3 representa a parte da unidade pintada a azul. O mesmo acontece 9 em relao frao 1 . 3 A frao

1 3 e so equivalentes. 3 9 Tambm se podem visualizar fraes equivalentes na reta numrica, uma vez Dizemos ento que as fraes que, ao mesmo ponto da reta correspondem diferentes fraes. Exemplo:
1 2 0 2 4 1 3 2 6 4 2 3

Como se pode ver, as fraes 1 e 2 so equivalentes. O mesmo se pode 2 4 dizer das fraes 3 e 6 . 2 4 Encontrar fraes equivalentes numa reta numrica pode ajudar a estabelecer a ponte entre a interpretao parte-todo e a interpretao como medida.

Frao decimal

2. ano

Frao cujo denominador uma potncia de base 10. Exemplos: 1 , 165 , 9 , 52 , 10 100 1000 10 000 Frao unitria
3. ano

Qualquer frao com numerador 1 e cujo denominador um qualquer nmero natural (exemplos: 1 , 1 , 1 , 1 , ... ). As fraes unitrias no devem ser 3 5 20 2 confundidas com as fraes que representam a unidade (fraes com numerador igual ao denominador).

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 7

Frao prpria

3. ano

Frao cujo denominador igual ou superior ao numerador. Ou seja, sempre que uma frao represente um nmero igual ou inferior a 1. Exemplos: 1 , 5 , 3 , 15 , 2 7 4 25 Frao imprpria
3. ano

Frao cujo numerador superior ao denominador, ou seja, representa um nmero superior a 1. Exemplos: 6 , 9 , 5 , 30 , 2 7 4 25 Decomposio de fraes imprprias
3. ano

Toda a frao que representa um nmero maior do que 1, ou seja, toda a frao imprpria, pode ser decomposta na soma de um nmero natural com uma frao prpria. Para o efeito pode recorrer-se diviso inteira do numerador pelo denominador. Exemplo: 5 =1+ 1 4 4 5 4 4 1 1 12 2 =2+ 5 5 12 5 10 2 2

A representao grca pode tambm ajudar a compreender o processo.

5 4

1+

1 4

Decomposio decimal de um nmero racional representado como dzima 3. ano Corresponde decomposio que feita tendo por base o valor posicional dos algarismos, de acordo com o sistema de numerao decimal. Exemplo: 3,25 = 3 + 0,2 + 0,05
8 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Propriedade distributiva da multiplicao uma das propriedades da multiplicao.

3. ano

Propriedade distributiva da multiplicao em relao adio: o produto de um nmero por uma soma igual soma dos produtos desse nmero com cada uma das parcelas. Exemplo: 3 x (20 + 5) = 3 x 20 + 3 x 5 = 60 + 15 = 75 Propriedade distributiva da multiplicao em relao subtrao: o produto de um nmero por uma diferena igual diferena entre o produto desse nmero pelo aditivo e o seu produto pelo subtrativo. Exemplo: 3 x (20 5) = 3 x 20 3 x 5 = 60 15 = 45 O uso desta propriedade facilita o clculo mental, permitindo calcular rapidamente o resultado de vrias multiplicaes. Exemplo: Como calcular 5 x 39 sem recorrer ao algoritmo? Uma possibilidade: 5 x 39 = 5 x (30 + 9) = 5 x 30 + 5 x 9 = 150 + 45 = 195 Outra possibilidade: 5 x 39 = 5 x (40 1) = 5 x 40 5 x 1 = 200 5 = 195

Bilio

4. ano

Em Portugal e em alguns pases europeus um bilio representa um milho de milhes. 1 bilio = 1 000 000 000 000 = 1012 = 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10

Noutros pases este termo ou outros semelhantes (Bilho - Brasil; Bilion - E.U.A.) representa um milhar de milhes. 1 bilho = 1 000 000 000 = 109 = 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10 x 10

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 9

Geometria e medida
Nota: A utilizao de notaes em Geometria tem motivado algumas discusses. Verica-se a existncia de documentos que apresentam notaes diferentes para designar o mesmo ente geomtrico. As notaes utilizadas neste documento de apoio vo de encontro s utilizadas nas Metas Curriculares, procurando desse modo familiarizar os docentes com a notao que ser apresentada aos alunos nos momentos de avaliao.

Ponto

1. ano

considerado um termo primitivo, assim como reta e plano. Tal como esses termos, uma noo que se aceita no denir. a partir dele que se denem outros termos da Geometria. No tem dimenso e representa-se por uma qualquer letra maiscula do alfabeto latino.

Direo

2. ano

A direo de um objeto ou de um ponto (relativamente a quem observa) o conjunto das posies situadas frente e por trs desse objeto ou desse ponto.

Segmento de reta

1. ano

O segmento de reta [AB ] o conjunto de pontos A , B que determinam o conjunto de todos os pontos alinhados entre A e B. Ao contrrio da reta, que no tem princpio nem m, o segmento de reta tem princpio e m. O comprimento de [AB ] a distncia entre os pontos extremos (A e B ) e representa-se por AB. Segmentos de reta com o mesmo comprimento dizem-se geometricamente iguais.

Extremos ou extremidades do segmento de reta

1. ano

Os pontos A e B (do segmento de reta [AB ] representado acima) designam-se extremos ou extremidades do segmento de reta. O segmento de reta [AB ] tambm pode ser designado por [BA].
10 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Pontos do segmento de reta

1. ano

Consideram-se pontos do segmento de reta os seus extremos e todos os pontos entre eles alinhados.

Segmentos de reta perpendiculares ou paralelos

3. ano

Dois segmentos de reta dizem-se perpendiculares ou paralelos sempre que as retas que os contm (retas suporte) so perpendiculares ou paralelas, respetivamente. Numa grelha quadriculada, para identicar segmentos de reta paralelos, podemos traar um itinerrio que comea por percorrer um dos segmentos, segue as linhas do quadriculado e acaba percorrendo o outro segmento. Sempre que nesse itinerrio possam ser contabilizados um nmero par de quartos de volta os segmentos sero paralelos.
A B

[AB ] e [CD] so segmentos de reta paralelos porque para percorrer os dois segmentos de reta necessrio efetuar dois quartos de volta.

Semirreta

2. ano

Quando um segmento de reta se prolonga indenidamente num dos sentidos, mantendo a mesma direo, obtm-se uma semirreta. Uma semirreta tem princpio mas no tem m. O ponto A a origem da semirreta.

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 11

A semirreta tem origem no ponto A e passa pelo ponto B . formada por todos os pontos que esto na direo do ponto B relativamente ao ponto A . Designa-se por AB (sobre a letra A coloca-se um ponto que indica a origem da semirreta).

Semirretas opostas

2. ano

Duas semirretas dizem-se opostas quando tm a mesma origem mas sentidos contrrios.

O Origem

OA e OB so semirretas opostas

A semirreta O A tem origem no ponto O e passa pelo ponto A . formada por todos os pontos que esto na direo do ponto A relativamente ao ponto O . A semirreta O B tem origem no ponto O e passa pelo ponto B . formada por todos os pontos que esto na direo do ponto B relativamente ao ponto O .

OA e O B tm a mesma origem (ponto O), sentidos contrrios e situam-se na


mesma reta suporte, a reta s .

Semirretas no colineares

4. ano

Duas semirretas dizem-se no colineares se no se encontram sobre a mesma reta.

Reta

2. ano

considerado um termo primitivo, assim como ponto e plano, sendo uma noo que se aceita no denir. Quando se prolonga indenidamente um segmento de reta nos dois sentidos e mantendo a direo, obtm-se uma reta. Uma reta divide o plano em dois semiplanos.

12 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Para se designar uma reta utilizam-se dois pontos AB , que determinam o conjunto de todos os pontos alinhados com A e B . Pode tambm usar-se uma letra minscula (por exemplo: r ).

AB reta que passa pelos pontos A e B e que representa o conjunto de todos os pontos alinhados com A e B . r - reta r

Reta suporte de duas semirretas opostas Ver semirretas opostas .

2. ano

Retas concorrentes

4. ano

Quando se consideram duas retas no plano, estas podem ou no ter pontos comuns. Quando tm apenas um ponto comum dizem-se concorrentes.

Retas estritamente paralelas ou coincidentes

4. ano

Quando se consideram duas retas no plano e todos os seus pontos so comuns dizem-se estritamente paralelas ou coincidentes.

Plano

3. ano

considerado um termo primitivo, assim como reta e ponto, sendo uma noo que se aceita no denir. A partir deste termo denem-se vrios outros termos da Geometria. Este conceito integra a noo de innito uma vez que um plano pode estender-se em vrias direes (imaginemos o tampo de uma mesa que se estende innitamente). No tem dimenso e representa-se por uma qualquer letra maiscula do alfabeto latino.

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 13

Semiplano

4. ano

Ao traar uma reta no plano este ca dividido em duas partes. Cada uma destas partes designada semiplano.

Linha poligonal

2. ano

Uma linha poligonal formada por sucessivos segmentos de reta, tendo os segmentos consecutivos um extremo comum, no estando na mesma reta dois segmentos consecutivos e no tendo os segmentos de reta pontos comuns para alm dos seus extremos. Quando os pontos extremos coincidem, a linha poligonal diz-se fechada.

Linha poligonal aberta

Linha poligonal fechada

Uma linha poligonal fechada permite considerar no plano trs regies; a linha poligonal, a regio plana limitada pela linha poligonal e a regio plana que lhe exterior.

Polgono

2. ano

Conjunto dos pontos do plano limitado por uma linha poligonal fechada. Os pontos da linha poligonal fechada (fronteira) tambm pertencem ao polgono.

Polgono regular

4. ano

Polgono que tem todos os lados de igual comprimento e todos os ngulos de igual amplitude.

14 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Polgonos geometricamente iguais

4. ano

Polgonos que se podem sobrepor ponto por ponto.

Figuras equidecomponveis

1. ano

Figuras que podem ser decompostas de modo igual. As guras seguintes so equidecomponveis uma vez que podem ser decompostas nas mesmas guras (as sete peas do Tangram). possvel construir a segunda partindo da decomposio da primeira.

Figuras equidecomponveis tm a mesma rea. Por outro lado, se duas guras tm a mesma rea, ento ser sempre possvel decompor uma delas em guras menores que permitam compor a outra.

Figuras equivalentes

1. ano

Figuras que tm a mesma rea, ainda que no sejam geometricamente iguais. o caso das guras seguintes construdas com as sete peas do Tangram. Apesar de terem forma diferente so construdas com as peas do mesmo Tangram e tm a mesma rea, ou seja, so equivalentes.

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 15

Unidade quadrada

3. ano

Corresponde rea de um quadrado cujo lado tem 1 unidade de comprimento. A rea de um qualquer polgono o nmero de unidades quadradas nele contidas. Por exemplo, um retngulo com 6 unidades de comprimento e 4 unidades de largura poder ser dividido em 24 quadrados unitrios. Deste modo, a sua rea ser de 24 unidades quadradas.

palavra

unidade

pode

depois

substituir-se

pela

designao

correspondente unidade de comprimento considerada. Passar assim a falar-se de metro quadrado, centmetro quadrado, palmo quadrado, etc.

Tringulo isosceles

2. ano

Polgono com trs lados, sendo dois deles de igual comprimento (congruentes) e os respetivos ngulos opostos de igual amplitude (congruentes).

Tringulo equiltero

2. ano

Polgono com trs lados de igual comprimento (congruentes) e trs ngulos de igual amplitude (congruentes). tambm um caso particular de tringulo issceles, pois as condies referidas anteriormente tambm se lhe aplicam (dois lados e dois ngulos iguais).

Quadriltero

2. ano

Polgono com quatro lados. A partir da observao de quadrilteros possvel descobrir vrias particularidades que os caraterizam e relacionam entre si. Podem ter, por exemplo, um par de lados opostos paralelos (trapzios), lados opostos paralelos ( paralelogramos), ngulos internos todos congruentes e retos (retngulos), lados opostos paralelos com quatro lados congruentes (losango). O quadrado um quadriltero muito especial uma vez que rene vrias particularidades. Por isso, considerado tambm retngulo, trapzio, paralelogramo e losango.
16 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Quadrilteros
Paralelogramos

Paralelogramo
Retngulos Quadrados Losangos

Trapzio

Retngulo Losango
2. ano

Losango

O losango um quadriltero que tem os lados opostos paralelos ( um paralelogramo) e os seus quatro lados so congruentes (iguais). Difere do quadrado apenas porque os seus quatro ngulos no so iguais. Assim como o quadrado pode ser considerado um caso particular do retngulo, o mesmo acontece em relao ao losango. O quadrado um caso particular do retngulo e do losango.

Circunferncia

3. ano

o conjunto de pontos do plano que so equidistantes de um ponto xo designado centro da circunferncia (C). Apenas pertencem circunferncia os pontos que formam a linha curva fechada. O centro no pertence circunferncia. Os segmentos de reta denidos por um qualquer ponto da circunferncia e pelo seu centro so designados por raio da circunferncia e representam a distncia entre cada ponto da linha curva e o centro. Os segmentos de reta denidos por dois quaisquer pontos da circunferncia so designados por cordas da circunferncia. Quando essas cordas passam pelo centro da circunferncia so designadas por dimetros.
D A C

Exemplos: Os segmentos de reta [AC ], [BC ] e [DC ] so raios da circunferncia; O segmento de reta [DB ] um dimetro; O segmento de reta [EF ] uma corda.
Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 17

Crculo

3. ano

formado pela circunferncia e pela regio do plano que esta limita. Deste modo, considerando uma circunferncia com centro C e raio r , o crculo o conjunto de pontos do plano cuja distncia ao ponto C igual (pontos da fronteira que a circunferncia) ou inferior (parte interna da circunferncia) a r .

Parte interna da circunferncia

3. ano

Conjunto de pontos do plano cuja distncia ao ponto C (centro da circunferncia) inferior a r (raio da circunferncia). No deve ser confundida com a noo de crculo, uma vez que deste fazem tambm parte os pontos da circunferncia.

Superfcie esfrica

3. ano

o conjunto de pontos do espao que so equidistantes de um ponto xo designado centro da superfcie esfrica. Os segmentos de reta denidos por um qualquer ponto da superfcie esfrica e pelo seu centro so designados raio e representam a distncia entre cada ponto da superfcie e o centro. Exemplos: bolas de ping-pong , bolas de sabo.

Parte interna de uma superfcie esfrica

3. ano

o conjunto de pontos do espao cuja distncia ao ponto C (centro da superfcie esfrica) inferior a r (raio da superfcie esfrica). No deve ser confundida com a noo de esfera, uma vez que desta fazem tambm parte os pontos da superfcie esfrica, ou seja, os pontos cuja distncia ao centro igual ao raio.

Esfera

3. ano

um slido geomtrico formada pela superfcie esfrica e por todo o seu espao interior. Deste modo, considerando uma superfcie esfrica com centro C e raio r , a esfera o conjunto de pontos do espao cuja distncia ao ponto C igual (pontos da fronteira que a superfcie esfrica) ou inferior (parte interna da superfcie esfrica) a r .

18 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Exemplo: Os pontos A , B , C , D e F so pontos pertencentes esfera de centro C e raio [CA]. Os pontos E e G pertencem ao exterior da esfera.
B D C A F G E

Poliedro

2. ano

um slido geomtrico limitado apenas por superfcies planas. Num poliedro possvel identicar as suas faces (faces laterais e bases), as suas arestas e os seus vrtices.

Pirmide

2. ano

um poliedro com uma nica base. As faces laterais de uma pirmide so tringulos. A classicao das pirmides faz-se de acordo com o polgono da sua base. Exemplos: Polgono da base Tringulo Quadrado Pentgono Hexgono Nome da pirmide Pirmide triangular Pirmide quadrangular Pirmide pentagonal Pirmide hexagonal

Numa pirmide possvel tirar as seguintes concluses:

O nmero de faces laterais igual ao nmero de lados do polgono da base; O nmero de arestas igual ao dobro do nmero de lados do polgono da base; O nmero de vrtices igual ao nmero de lados do polgono da base mais um.

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 19

Prismas retos

2. ano

Um prisma reto quando as suas arestas laterais so perpendiculares s bases.

Prisma reto

Prisma no reto (oblquo)

ngulo, vrtice do ngulo e lados do ngulo

4. ano

Um ngulo uma poro de plano denida por duas semirretas com a mesma origem. As semirretas OA e OB designam-se lados
A

do ngulo. O ponto O a origem das semirretas e chama-se vrtice do ngulo. O ngulo AOB representa-se simbolicamente
O B

por AOB. A letra do meio representa o vrtice do ngulo.

ngulo cncavo e ngulo convexo

4. ano

Duas semirretas com a mesma origem dividem o plano em duas regies. A cada uma destas regies chama-se ngulo. Na gura ao lado, cam denidos dois ngulos: o ngulo convexo (a azul) BOA ou AOB (pode usar-se uma ou outra destas notaes) e o ngulo cncavo (a cinzento) BOA ou AOB. Normalmente, so estudados os ngulos convexos. Caso se pretenda destacar o ngulo cncavo ser necessrio explicitar, referindo-o da seguinte forma: ngulo no convexo BOA ou AOB.
O A

ngulo convexo
B

ngulo cncavo

20 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

ngulo formado por duas direes

4. ano

Conforme a denio anterior, um ngulo uma poro de plano denida por duas semirretas com a mesma origem. Cada uma das semirretas pode assumir diferentes direes. Se uma semirreta OA passa pelo ponto B, o ngulo AOB, de vrtice O designa-se por ngulo nulo; Duas semirretas opostas OA e OB com a mesma origem (e sentidos contrrios), formam ngulos rasos.

ngulos verticalmente opostos

4. ano

Duas retas concorrentes originam quatro ngulos convexos. Destes ngulos, os opostos, designam-se ngulos verticalmente opostos e so congruentes.
C O A

AOC COD

BOD AOB

so

ngulos

obtusos

verticalmente opostos e so ngulos agudos

verticalmente opostos
D B

ngulos congruentes

4. ano

So dois ngulos que podem coincidir, ponto por ponto, por meio de um deslocamento.

ngulos adjacentes

4. ano

Dois ngulos dizem-se adjacentes se tm o mesmo vrtice e um lado comum que os separa.

AOB e BOC so ngulos adjacentes.


O

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 21

ngulos correspondentes

4. ano

Na gura abaixo esto representadas duas retas paralelas, r e s, e uma terceira reta t , que interseta as duas anteriores. Estas retas formam entre si, diversos ngulos:
t b a r f c e g h d r // s s

Os ngulos correspondentes esto assinalados com a mesma cor. Tambm se podem designar por ngulos de lados paralelos. Os ngulos correspondentes representados tm a mesma amplitude (so congruentes).

Organizao e tratamento de dados


Conjunto
1. ano

Um conjunto uma coleo de objetos. Os objetos so os elementos do conjunto. Habitualmente, designa-se um conjunto recorrendo a uma letra maiscula. Exemplos: A = {domingo, segunda-feira, tera-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sbado} representa o conjunto formado pelos dias da semana. Os dias da semana so os elementos do conjunto A . B = {1, 4, 6, 9} representa o conjunto formado pelos nmeros 1, 4, 6, 9. Os nmeros 1, 4, 6, 9 so os elementos do conjunto B .

22 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Elemento pertence ao conjunto / Elemento no pertence ao conjunto 1. ano Os elementos de um conjunto so os objetos que nele esto apresentados. Para indicar que um elemento pertence a um conjunto usa-se o smbolo . Exemplo: Considerando o conjunto A = {domingo, segunda-feira, tera-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sbado} pode escrever-se: domingo A ou domingo {domingo, segunda-feira, tera-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sbado}. Para indicar que um elemento no pertence a um conjunto usa-se o smbolo . Exemplo: Considerando o conjunto A = {domingo, segunda-feira, tera-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sbado} pode escrever-se: janeiro A ou janeiro {domingo, segunda-feira, tera-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sbado}.

Cardinal do conjunto

1. ano

Indica o nmero de elementos desse conjunto. O cardinal do conjunto A representa-se por #A , card A ou |A |. Se pensarmos no conjunto Alfabeto, constitudo pelas letras do alfabeto latino, o seu cardinal ser 26 e representa-se por #Alfabeto = 26.

Reunio e interseo de dois conjuntos

2. ano

As duas formas mais comuns de combinar dois conjuntos A e B , residem em considerar os elementos que pertencem a pelo menos um conjunto ou considerar os elementos que pertencem a ambos os conjuntos simultaneamente. Ao primeiro chamamos reunio dos dois conjuntos, simbolizado por A B ; ao segundo chamamos interseo de dois conjuntos, simbolizado por A B . A reunio do conjunto A com o conjunto B o conjunto constitudo pelos elementos que pertencem a pelo menos um dos conjuntos A ou B , podendo pertencer aos dois. Exemplo: Consideremos os seguintes conjuntos: A = {a, e, i, o, u} e B = {a, i, 2, 5, 7, 9} Ento, A B = {a, e, i, o, u, 2, 5, 7, 9}

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 23

Os diagramas de Venn ajudam a visualizar a reunio e a interseo de conjuntos. Na gura seguinte representam-se os conjuntos A e B bem como, a azul, a sua reunio.

A
7 o u e a i 2 9 5

Reunio de A com B

AB

A interseo dos conjuntos A e B , corresponde aos elementos que pertencem a ambos os conjuntos simultaneamente. A B = {a, i} Na gura seguinte apresentam-se os conjuntos A e B bem como, a azul, a sua interseo.

B
7

o u

2 9

Interseo de A com B

AB

Conjunto complementar

2. ano

Quando descrevemos um conjunto A com base numa propriedade, podemos pensar no conjunto complementar de A como o conjunto de todos os elementos que no tm essa propriedade. Podem ser usadas diversas notaes para representar um conjunto complementar: A*, A, C(A), Ac .

24 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Imaginemos o conjunto universal U (de onde todos os elementos so retirados) constitudo pelos alunos de uma turma que zeram a prova nal de 4. ano de Matemtica. U = {Ana, Aurora, Diana, Joana, Jos, Lus, Margarida, Miguel, Nuno, Petra} O conjunto A formado pelos alunos que obtiveram classicao negativa no exame de matemtica: A = {Ana, Jos, Lus, Miguel} O conjunto A (complementar de A ) ser formado pelos alunos que obtiveram classicao positiva no referido exame: A = {Aurora, Diana, Joana, Margarida, Nuno, Petra} Para representar o complementar num diagrama de Venn pode usar-se um retngulo para o conjunto universal (U ) e todos os conjuntos cam contidos dentro do retngulo. U A A

Conjuntos disjuntos

1. ano

Dois conjuntos dizem-se disjuntos quando no apresentam nenhum elemento em comum. Exemplo: o conjunto dos insetos e o conjunto dos mamferos so conjuntos disjuntos, uma vez que no existe nenhum animal que seja simultaneamente inseto e mamfero.

Varivel estatstica

2. ano

Quando se realiza um estudo estatstico, recorre-se geralmente ao inqurito e sondagem para a recolha de dados. Quanto maior for o nmero de dados e informaes recolhidos mais signicativo se torna o estudo. Aps a recolha segue-se a organizao e o tratamento dos dados com vista sua leitura e interpretao. Os dados ou variveis recolhidos para um estudo estatstico podem ser de naturezas diferentes: variveis qualitativas ou variveis quantitativas.

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 25

Varivel qualitativa

2. ano

Exprime uma qualidade ou preferncia que no pode ser medida ou contada (no quanticvel). Exemplos: cor dos olhos, alimento preferido, nacionalidade

Varivel quantitativa

2. ano

Refere-se a uma caraterstica que pode ser contada ou medida (pode ser quanticvel). Exemplos: nmero de irmos, nmero de compartimentos de uma casa, altura de uma pessoa, I.M.C (ndice de massa corporal) de uma pessoa As variveis quantitativas podem ser discretas ou contnuas.

Varivel quantitativa discreta

2. ano

Refere-se a uma caraterstica que pode ser contada mas no medida, pois os dados so contados isoladamente. Exemplos: nmero de irmos, nmero de compartimentos de uma casa.

Varivel quantitativa contnua

2. ano

Refere-se a uma caracterstica que se pode medir, podendo teoricamente tomar todos os valores dentro de um certo intervalo. Exemplos: altura, peso e I.M.C. (ndice de massa corporal) de uma pessoa.

Classe

3. ano

No caso de dados quantitativos discretos, as classes representam os valores distintos que surgem na amostra. Sempre que obtemos dados discretos com valores muito distintos ou dados contnuos usual proceder-se ao agrupamento dos dados em intervalos de classes.

Classes vizinhas

3. ano

Designam-se por classes vizinhas as classes imediatamente superior e inferior a uma dada classe.

26 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Exemplo: a seguinte amostra representa as peas de fruta comidas diariamente pelos alunos da turma da Gabriela. 3 4 2 5 3 1 4 3 2 1 5 5 3 0 1 2 4 5 3 3 4

Teramos ento as classes: 0; 1; 2; 3; 4; 5. As classes vizinhas da classe considerada moda (3 peas de fruta) seriam a classe 2 e a classe 4.

Extremos mximo e mnimo

3. ano

Os extremos de um conjunto de dados numricos (ver varivel quantitativa) representam o maior e o menor valor desse conjunto de dados. O maior valor designa-se por mximo e o menor valor designa-se mnimo. Exemplo: a seguinte amostra representa os erros ortogrcos cometidos por um grupo de alunos durante a escrita de um texto em situao de ditado. 3 5 2 5 8 1 2 5

Os extremos deste conjunto de dados so os valores 1 (mnimo) e 8 (mximo).

Amplitude de um conjunto de dados

3. ano

uma das medidas de disperso utilizadas para estudar a variabilidade associada aos dados numricos (ver varivel quantitativa). Identicar a amplitude de um conjunto de dados uma forma simples de descrever a disperso desses dados. Representa a diferena entre o maior valor e o menor valor desse conjunto de dados. Amplitude = mximo mnimo Exemplo: A seguinte amostra representa as peas de fruta comidas diariamente por um grupo de amigos. 3 4 2 5 3 1

Neste caso, a amplitude 4, ou seja, entre o amigo que come mais fruta e o amigo que come menos fruta existe uma diferena de 4 peas de fruta (5 1 = 4).

Frequncia relativa

4. ano

Obtm-se a frequncia relativa de uma categoria/classe de um determinado conjunto de dados, dividindo a frequncia absoluta dessa categoria/classe pelo nmero total de dados.

Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo 27

Percentagem associada frequncia relativa

4. ano

A frequncia relativa exprime um valor decimal (todas as frequncias relativas somadas do 1); cada frequncia relativa pode facilmente traduzir uma percentagem, bastando multiplic-la por 100. Exemplo: i = 0,15 corresponde a uma percentagem de 15%.

Bibliograa
Caraa, B. J. (1989). Conceitos Fundamentais de Matemtica. Lisboa: Livraria S da Costa. Oliveira, A. F. (1982). Teoria de Conjuntos. Lisboa: Livraria Escolar Editora. Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemtica para professores do Ensino

Bsico. Lisboa: Lidel.


Veloso, E. (1998). Geometria. Temas Actuais. Lisboa: IIE.

Ttulo Glossrio da Terminologia Matemtica integrada nas Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo Autoras Dina Alvarenga Flvia Geraldes Freire Design Grco Leya 2013 Edies Gailivro Reservados todos os direitos.

28 Glossrio da terminologia matemtica das Metas Curriculares de Matemtica 1. Ciclo

Vous aimerez peut-être aussi