Vous êtes sur la page 1sur 16

Imagens Digitais

Conceitos Bsicos Profa. Elizabeth Fantauzzi

Vetor e Bitmaps
Ao trabalhar com imagens grficas em computadores, preciso ter em mente que h dois tipos de imagens, com caractersticas bastante diferenciadas. Trata-se dos Vetores (equao matemtica) e dos Bitmaps (matriz de pixel ou mapa de bits).

Vetor

Vetor
Independente do zoom ampliao ou reduo a imagem no altera em qualidade.

Vetor

Bitmaps - O que pixel?


Imagem bitmap formada por pixel

(Picture Elements)
So os menores elementos formadores da imagem. Cada um dos pixels que forma a imagem digital tem posio e cor determinadas.

pixel

Pixel e Resoluo

Pixel e Resoluo
Um conceito fundamental para que voc entenda as imagens digitais o da resoluo. A resoluo de uma imagem define-se pelo nmero total de pixels que a forma. Esse total produto do nmero de pixels existentes na horizontal (largura) pela quantidade de pixels na vertical (altura).

Resoluo
Quanto maior a resoluo mais detalhes, mais qualidade, porm arquivos maiores.

Resoluo
R = 2048 x 1538 = 3 149 824 pixels

Monitores e Resoluo
No monitor dos computadores, a resoluo varia; seus valores-padro so os seguintes:

Monitores e Resoluo
O Photoshop transforma a imagem no monitor em pontos.

Cmeras e Resoluo
Nas cmeras digitais, as resolues tambm podem ser escolhidas pelo fotgrafo e variam muito de um equipamento para outro. Como na capacidade de armazenamento falamos megabyte para 1 milho de bytes, com a resoluo das cmeras a mesma coisa: chamamos de megapixels 1 milho de pixels.

Cmeras e Resoluo
Ento, a resoluo de uma cmera digital expressa em megapixel , ou seja, em milhes de pixels. Quando dizemos que uma cmera digital de 4,1 megapixels, isso significa que as imagens por ela produzida podem ter, no mximo, quatro milhes e cem mil pixels.

Tabela - Resoluo
480 x 640 pixels 768 x 1024 pixels 1538 x 2048 pixels 2048 x 2048 pixels 1920 x 2560 pixels 2048 x 3072 pixels 4000 x 4000 pixels 4080 x 5440 pixels 307 200/1 000 000 = 0,3072 786 432/ 1 000 000 = 0,786432 ... ... ... ... ... ... 0,3 megapixel 0,8 megapixel 3,1 megapixel 4,1 megapixel 4,9 megapixel 6,3 megapixel 16 megapixel 22 megapixel

Imagem e Resoluo
Resoluo da imagem definida por pixel por polegada (ppi pixel per inch) Quantidade de pixels existentes em cada polegada quadrada.

Aprox: 2,5cm

Captura de Imagens
Na mquina fotogrfica digital, no lugar do filme em pelcula usado nas cmeras tradicionais, temos um sensor eletrnico (CCD Charge Coupled Device dispositivo de carregamento acoplado) onde esto os pixels que, medida que entram em contato com a luz, formam a imagem. Quanto maior o nmero de pixels ativos no sensor, maior a resoluo da imagem que se forma.

Dica
Se voc ainda no sabe qual o destino ou uso da sua imagem digital, procure usar a maior resoluo disponvel da sua cmera, que poder ser aumentada ou reduzida por um programa (Photoshop - por exemplo), de acordo com sua necessidade.

Monitores e Resoluo
Resoluo dos monitores medida = pontos por polegada dpi (dots per inch).

10

Modos de Cor

Modos de Cor da Imagem


Os modos de cores determinam a forma como as cores sero mescladas para a apresentao da imagem em tela ou impressa. Os modos de cores afetam diretamente o tamanho do arquivo final, j que utilizam profundidade de cor e nmeros de canais diferentes.

11

CMYK - PIGMENTOS - TINTA


(ciano, magenta, yellow, black)

CIANO MAGENTA YELLOW BLACK

CIANO

Impresso
MAGENTA

YELLOW

BLACK

12

(red, green, blue) - LUZ

RGB

RED Vermelho

GREEN Verde

BLUE Azul

Tela

RED

GREEN

BLUE

13

Cores da Imagem
O mesmo sistema RGB aplicado na formao das cores dos pixels nas imagens digitais. A variao na intensidade das luzes d origem a uma infinidade de cores que formam as imagens digitais. Quanto maior a variao das intensidades, maior ser o nmero de cores obtido.

Cores
O nmero de cores produzidas por um sistema digital determinado por profundidade de cor. O nmero de cores formadas por um sistema digital dado pela equao: Nmero de cores = 2
n

sendo n = profundidade de cor.

Assim, se n = 1, o sistema gera 2 . Ou seja, apenas duas cores. Se n = 2, o sistema gera 2. Ou seja, apenas 4 cores. Se n = 8, ento a equao ser 28 e assim teremos 256 cores produzidas.

14

Exemplos

Exemplos

15

Modos de Cor
Bitmap 1bit (duas cores: o branco e o preto) Grayscale tons de cinza (8 bits reproduz s imagens em branco e preto 256 tons de cinza) Indexed Color Cores Indexadas (8 bits porm capaz de produzir 256 cores diferentes) LAB especifica cores independente do dispositivo de digitalizao ou reproduo (scanner, monitor ou impressora).

16

Vous aimerez peut-être aussi