Vous êtes sur la page 1sur 17

Sistemas Eltricos de Potncia

2. Introduo a Sistemas Eltricos de Potncia


Professor: Dr. Raphael Augusto de Souza Benedito
E-mail:raphaelbenedito@utfpr.edu.br disponvel em: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/raphaelbenedito

2. Introduo a SEP
Os Sistemas Eltricos de Potncia podem ser definidos como conjunto de equipamentos fsicos e elementos de circuitos eltricos conectados, que atuam de modo coordenado, com o intuito de gerar, transmitir e distribuir Energia Eltrica aos consumidores. De outro modo, podemos dizer que a operao de sistemas eltricos de potncia tem como objetivo principal o suprimento do seu mercado de energia eltrica, levando-se em conta: Continuidade; Qualidade; Economia.

2. Introduo a SEP
Normalmente, os sistemas eltricos de potncia podem ser divididos em trs grandes blocos: Gerao:
Perfaz a funo de converter alguma forma de energia (hidrulica, trmica, etc) em energia eltrica;

Transmisso:
Responsvel pelo transporte de energia eltrica dos Centros de Produo aos Centros de Consumo, ou at outros sistemas eltricos, interligandoos;

Distribuio:
Distribui a energia eltrica recebida do sistema de transmisso aos grandes, mdios e pequenos consumidores.

2. Introduo a SEP
A figura 2.1 a seguir, mostra o diagrama unifilar de um sistema eltrico de potncia.

Fig. 2.1: a) Exemplo de Sistema Eltrico de Potncia

2. Introduo a SEP
A figura 2.1 a seguir, mostra o diagrama unifilar de um sistema eltrico de potncia.

Fig. 2.1: b) Exemplo de Sistema Eltrico de Potncia

2. Introduo a SEP
A transmisso de Energia Eltrica geralmente feita em Corrente Alternada (CA), no somente no Brasil, mas no mundo todo. Sendo que a transmisso em Corrente Contnua (CC) menos empregada. A facilidade e flexibilidade em alterar os nveis de tenso atravs de transformadores constitui um dos maiores atrativos dos sistemas CAs (juntamente com os geradores trifsicos sncronos), o que justifica sua ampla utilizao. Em um sistema de transmisso CC:
os geradores CA alimentam a linha CC atravs de um transformador e de um retificador eletrnico (de alta potncia). Um inversor eletrnico transforma a corrente contnua em corrente alternada no fim da linha de transmisso para que a tenso possa ser reduzida pela transformador (vide figura a seguir).

2. Introduo a SEP

Fig. 2.2: Elo de Corrente Contnua

A transmisso em Corrente Contnua desempenha um papel importante quando utilizada de maneira complementar a um sistema de Corrente Alternada. Para distncias longas, a transmisso em Corrente Contnua torna-se uma alternativa atraente. Alm disso, oferecem melhores possibilidades de controlar o fluxo de potncia em condies normais de operao e tambm em situaes transitrias (como controle de estabilidade).

2. Introduo a SEP

Fig. 2.2: Elo de Corrente Contnua

Fig. 2.3: Sistema de Transmisso de Itaipu

2.1 Transmisso em Corrente Alternada


Considere uma linha de transmisso em Corrente Alternada, e que o nvel de tenso seja elevadssimo, isto , em Extra Alta Tenso (EAT-500kV) ou em Ultra Alta Tenso (UAT-750kV).

Fig. 2.4: Linha de transmisso em EAT ou UAT

Para sistemas em EAT e UAT podemos simplificar a expresso do fluxo de potncia ativa (Pkm) como: V V Pkm k m sen( k m ) W xkm (1)
Pkm Vk Vm bkm sen( k m ) W

Considerando que os valores de Vk e Vm ficam prximo a 1 p.u. de tenso e que as aberturas angulares eltricas em geral so pequenas, temos:
Pkm ( k m ) = bkm ( k m ) xkm W

(2)

2.1 Transmisso em Corrente Alternada


Capacidade de Transmisso Atravs da equao (1) vemos que existe um limite mximo de transferncia de potncia: - limitado pela abertura angular (menor que 90o); - limitado pela reatncia (ou susceptncia) srie, isto , quanto menor a reatncia (ou maior a susceptncia) maior ser a transferncia de potncia.

Como a reatncia diretamente proporcional ao tamanho da linha, quanto maior o tamanho da linha, menor ser a potncia transportada. Para contornar isto, deve-se aumentar o nvel da tenso eltrica.

2.1 Transmisso em Corrente Alternada


Custos de Transmisso considerando a distncia Para distncias curtas, o sistema de 350 kV tm menos custos e por isso mais indicado em tais situaes. Por outro lado, para maiores distncias, a transmisso no nvel de tenso mais elevado passa a ser vantajoso.

2.1 Transmisso em Corrente Alternada


Custos de Transmisso considerando a distncia Para distncias curtas, o sistema de 350 kV tm menos custos e por isso mais indicado em tais situaes. Por outro lado, para maiores distncias, a transmisso no nvel de tenso mais elevado passa a ser vantajoso.

2.2 Sistemas Interligados


Inicialmente os sistemas eltricos eram isolados, sendo que a transmisso a longa distncia era feita da usina para o centro de consumo, sem quaisquer preocupaes ou pretenses em relao aos sistemas de outras empresas. Entretanto, os sistemas foram se interligando, resultando em grandes sistemas eltricos interligados com milhares de km de extenso.

2.2 Sistemas Interligados


Vantagens dos Sistemas Interligados: Possibilidade de intercmbio (sozonal) de energia; Despacho econmico das unidades geradoras interligadas (despacho timo); Aumento do nmero de unidades geradoras; Maior capacidade de suprir demandas de emergncia, etc.

Sistema Interligado Nacional (SIN)

2.3 Diviso dos Estudos em SEP


Geralmente os Estudos em Sistemas Eltricos esto divididos da seguinte forma:
Tipo de Estudo Transitrio Eletromagntico Transitrio Eletromecnico Atuao dos Reguladores de velocidade Atuao do Controle Automtico de Gerao Redespacho Econmico Planejamento da Operao do Sistema Planejamento da Expanso do Sistema Estudos em Regime Permanente (fluxo de potncia) Perodo de anlise Milisegundos (0,001 s) 0,1 segundos 1 a poucos segundos alguns segundos (10s), ou at 100 segundos vrios minutos horas; 1 dia; 1 semana ou 1 ms 5; 20; 30 anos -

Referncias Bibliogrficas
[1] Monticelli, A. J.; Garcia, A. Introduo a Sistemas de Energia Eltrica. Editora UNICAMP, 1. Edio, Campinas, 2003. [2] Barioni de Oliveira, C.C.; Schmidt, H.P.; Kagan, N.; Robba, E.J. Introduo a Sistemas Eltricos de Potncia: Componentes Simtricas. Editora Edgard Blucher, 2. Edio, So Paulo, 2000.

Vous aimerez peut-être aussi