Vous êtes sur la page 1sur 3

Resumo do livro Teoria Geral de Administrao Autor: Fernando C. Prestes Motta Captulo 1 1.

1 Introduo

Palavras Chave = Estrutura Organizacional Racionalidade Absoluta Sistema Perfeito O foco da Escola de Administrao Clssica no aperfeioamento das regras e estruturas internas da organizao. Tendo um sistema perfeito, todos os problemas se resolvem, incluindo os relacionados ao comportamento humano. Trabalhava-se com o pressuposto da racionalidade absoluta. 1.2 Origens

No incio do sculo XX, surgiram os pioneiros da racionalizao do trabalho, tendo como base o pensamento cartesiano. A afirmao central da Escola de Administrao Cientfica era a de que algum ser um bom administrador medida que seus passos forem planejados, organizados e coordenados de maneira cuidadosa e racional. 1.2.1 As Grandes Figuras da Escola Clssica Taylor, engenheiro cuja primeira atividade profissional fora a de mestre em uma fbrica, tendo escrito em 1911 o livro Princpios de Administrao Cientfica. Por ter tido uma formao norteamericana e ter exercido atividades como consultor tcnico levaram-no a preferir sempre a experincia e a induo ao mtodo dedutivo, o que levou a interessar-se mais pelos mtodos e sistemas de racionalizao do trabalho na linha de produo. O francs Henri Fayol, tambm engenheiro, foi administrador de cpula de uma empresa metalrgica que foi salva por ele da falncia enquanto ocupava o cargo de diretor-geral da mesma. Sua formao francesa e sua experincia como administrador de cpula conduziram-no a uma anlise lgico-dedutiva para estabelecer os princpios da boa administrao, voltada para a definio das tarefas dos gerentes e executivos. Frank e Lilian Gilbreth escreveram vrios trabalhos sobre a aplicao da Administrao Cientfica em sua empresa de construo civil. Estes trabalhos cuidaram principalmente dos estudos de tempo e movimentos, tendo como particularidade a tentativa de Lilian em aplicar a psicologia administrao.

Henry Gantt, que chegou a ter melhor compreenso da natureza psicolgica do trabalhador, tornando-se mais liberal ao tratar de problemas de produo e usando a psicologia para aumentar a produtividade. 1.3 Idias Centrais do Movimento

1.3.1 Homo Economicus Uma das principais ideias centrais do Movimento de Administrao Cientfica o modelo simplista da natureza humana que considera o homem como um ser eminentemente racional e que, ao tomar uma deciso, conhece todos os cursos de ao disponveis, bem como as consequncias da opo por qualquer um deles. Por essa razo pode escolher sempre a melhor alternativa e maximizar os resultados de sua deciso. Incentivos financeiros adequados, constante vigilncia e treinamento eram aes consideradas suficientes para garantir boa produtividade. Homo Economicus Ser humano considerado previsvel e controlvel, egosta e utilitarista em seus propsitos. Ser humano visto como otimizando suas aes aps pesar todas as alternativas. Racionalidade absoluta. Incentivos monetrios. 1.3.3 A Prodruo A segunda ideia central da administrao cientfica a de que a funo primordial do administrador encontrar e determinar a nica forma certa de se executar o trabalho e encontrar a pessoa certa para a funo. Administrao Cientfica Busca da melhor maneira por meio de mtodos cientficos. Estudo dos tempos e movimentos. Estabelecimento de padres de produo.

Administradores e engenheiros estabelecem padres. Operrios apenas obedecem.

As Funes do Administrador segundo Fayol Planejar Organizar Comandar Controlar 1.4 Administrao Cientfica e a Organizao Diviso de trabalho, quanto mais divido, mais eficiente. Centralizao das decises. Poucos subordinados por gerente (pequena amplitude de controle) Impessoalidade nas decises. Busca de estruturas e sistemas perfeitos.

Vous aimerez peut-être aussi