Vous êtes sur la page 1sur 7

Criando um sistema dual boot usando o PartitionMagic

Este tutorial destinado aos usurios menos experientes que desejam instalar mais de uma verso do Windows ou outro sistema operacional em um mesmo Disco Rgido. Para fazer o que ser demonstrado aqui, ser necessrio ter o PartitionMagic e o BootMagic ...
18/06/03h
Este tutorial destinado aos usurios menos experientes que desejam instalar mais de uma verso do Windows ou outro sistema operacional em um mesmo Disco Rgido. Para fazer o que ser demonstrado aqui, ser necessrio ter o PartitionMagic e o BootMagic (informaes sobre ambos podem ser encontradas no website oficial http://www.powerquest.com). Alm destes dois programas voc precisar de trs disquetes formatados: dois deles abrigaro a verso em DOS do PartitionMagic e o terceiro ser usado para a verso em DOS do BootMagic. extremamente importante que voc grave as verses em DOS de ambos os programas pois caso haja algum problema, voc usar os disquetes para reverter a situao ou caso voc tenha pouco espao em disco voc poder usar os disquetes ao invs de fazer a instalao do programa em seu Disco Rgido. Neste exemplo, vou demonstrar a criao de um sistema DualBoot com Windows XP Professional/Windows Server 2003. Observao 1: apesar da verso do PartitionMagic usada no tutorial ser a 8.0, todos os procedimentos aqui mostrados valem tambm para a verso 7.0 e 7.0 Pro. Observao 2: enquanto voc estiver usando o PartitionMagic dentro do Windows, por segurana, tenha a certeza de manter quaisquer outros programas fechados. Iniciando Voc deve ficar atento j na instalao do PartitionMagic: quando aparecer a tela perguntando se voc quer criar os dois disquetes, extremamente importante que voc aceite. O mesmo vale pra instalao do BootMagic: aceite a criao do disquete. Na primeira vez que voc executar o programa voc ver uma tela mostrando todas as parties e discos rgidos existentes na sua mquina:

O prximo passo agora redimensionar sua partio para deixar espao suficiente para instalar o Windows Server 2003. Para isso, selecione seu disco rgido, d um clique com o boto direito do mouse e escolha Resize/Move...:

Aps clicar em Resize/Move..., ser mostrada a tela onde voc dever informar quanto espao voc quer deixar para a instalao do Windows. Neste exemplo eu deixei cerca de 10 GB de espao para a instalao, como visto abaixo no campo Free Space After. Lembre-se de deixar o espao de acordo com a capacidade do seu disco rgido:

Clique em OK e voc ver que o espao livre deixado por voc mostrado como Unnalocated, ou seja, este espao ainda no foi alocado. Isso significa que este espao no est formatado nem possui nenhum sistema de arquivos.

O passo seguinte ser criar uma partio primria utilizando o espao no alocado. Lembrando que o Windows s pode ser instalado em parties primrias . Clique com o boto direito do mouse sobre o espao Unnalocated e selecione Create:

Para facilitar, procure identificar sua partio com um nome que lembre o Sistema Operacional a ser instalado (no exemplo WIN2003). Clique em OK e a partio ser criada. Depois disso clique no boto Apply e quando o seu computador for reiniciado, o PartitionMagic executar todas as operaes necessrias. Depois de criada, voc notar que a partio ainda est inativa (Status "None" ):

Para deixar a partio ativa, voc tem duas opes: uma delas clicar com o boto direito do mouse sobre a partio inativa e escolher Set Active e a outra opo iniciar seu computador usando o disquete que voc criou do BootMagic, marcando a partio " WINNET" como ativa.

Independentemente da opo escolhida para deixar a partio ativa, lembre-se de deixar o CD do Windows Server 2003 em seu drive e acionar o boot por CD para iniciar a instalao: a instalao ser efetuada na partio que voc acabou de deixar como ativa. Instale o Windows Server 2003 normalmente e assim que voc terminar a instalao e todas as suas configuraes, reinicie seu computador e novamente usando o disquete do BootMagic mude a partio ativa e retorne ao Windows XP. Assim que voc entrar no Windows XP, o prximo passo agora configurar o BootMagic, sendo que na primeira vez que ele for executado ele estar inativo. Clique na caixa de seleo para ativ-lo:

Caso o Bootmagic no tenha reconhecido automaticamente o outro sistema operacional, ser necessrio adicion-lo ao menu de boot - e para fazer isso, com o Bootmagic aberto e ativado clique em Add:

Selecione o Windows Server 2003 (que teve a partio nomeada como WINNET) e clique em OK. Voc ir voltar para a tela principal do programa, selecionando um dos sistemas do menu e clicando em Properties, voc pode alterar o nome que ser exibido no menu durante o boot. Coloque o nome que melhor identifica o sistema operacional e clique em OK.

O ltimo passo configurar o tempo que voc ter para escolher entre um dos dois sistemas instalados. O esse tempo varia conforme o gosto do usurio (neste tutorial configurei para 5 segundos):

Aps definir o tempo, clique no boto Save/Exit. Pronto! Seu sistema dual-boot est configurado e agora sempre que voc reiniciar seu computador, ser apresentado um menu para que voc escolha qual Sistema Operacional voc quer utilizar ;) ...

Vous aimerez peut-être aussi