Vous êtes sur la page 1sur 20

1

Cronograma EMERGENCIAL de estudos para o XII Exame de Ordem


Por Maurcio Gieseler de Assis *Material de livre distribuio **Proibida a reproduo total ou parcial sem a devida citao da fonte

Hun, hun, hun, hun, hun, hun, hun, hun, hun, hun, hun, hun!!!!

2 Voc ainda NO comeou a estudar para o XII Exame de Ordem? Ento est feia a coisa para o seu lado! Faltam apenas 2 MESES para a prxima prova da OAB e quem no comear AGORA a estudar, e com FORA, vai ter muita, mas muita dificuldade em ser aprovado! Vamos dar uma olhadinha nas datas mais relevantes do XII Exame de Ordem, recentemente modificadas pela OAB:

A prova ser no dia 15 de dezembro, ou seja, temos apenas dois meses daqui at l. E por que isso preocupante? Na sexta-feira passada (11/10) escrevi um post sobre como, provavelmente, ser o Exame de Ordem na era da repescagem. Em linhas gerais, por decorrncia direta dos problemas e questionamentos ocorridos no X Unificado, a tendncia que a prova ganhe um perfil mais estvel, exatamente para a OAB evitar futuros questionamentos. Mudanas j foram implementadas no XI Exame de Ordem, como a admisso, pela banca, do uso de jurisprudncia pacificada dos tribunais superiores:

Criaram uma regra especfica para a marcao das questes na folha de resposta, visando deixar muito claro quando houver falhas na marcao da folha de resposta:

Trechos de cdigos proibidos passaram a implicar na vedao absoluta do material, no sendo mais permitido o seu isolamento. Quem comprar um cdigo errado vai se complicar feio.

As alteraes foram uma clara reao aos problemas e questionamentos feitos no X Exame de Ordem. A OAB prestou ateno em tudo e agora est reagindo, e reagindo no sentido de complicar a prova para os candidatos e facilitar para ela mesma. E, agora no comeo do ms, a repescagem e outras mudanas na prova foram implementadas e passaro a valer exatamente para o XII Exame: 1 - Publicao do padro no dia da prova, tal como ocorreu na ltima 2 fase; 2 - Mais poderes para o Coordenador Nacional do Exame de Ordem; 3 - Divulgao dos membros das bancas da OAB e da FGV e; 4 - A repescagem uma nica vez e no Exame subsequente;

Essas foram mudanas estruturais e visveis e faro parte do futuro do Exame. Mas h um tipo de mudana invisvel aos olhos e s passvel de ser sentida na hora da verdade, na hora em que a prova aplicada. Essa mudana silenciosa e NUNCA vai ser ventilada, mas tenho boas razes para crer que ela acontecer, e de forma quase que inevitvel. E vocs, que faro o XII Exame, sero as primeiras cobaias deste novo modelo de prova. E quais mudanas invisveis vo acontecer? J pararam para pensar nas discrepncias estatsticas entre o X e o XI Exames? So to marcantes que, somadas com as mudanas acima mostradas, conduzem concluso de que tudo muito pensado e o acaso no faz parte dos eventos.

6 No X Exame, dentre os quase 125 mil inscritos, 54% (67.441) foram a provados na 1 fase, sendo que 32 mil foram aprovados na 2 etapa (25%). Os nmeros superlativos do X Exame, entretanto, no encontraram espao no XI Exame. Ao contrrio! Dos inscritos 101 mil inscritos na ltima edio, apenas 19,67% (19.866) dos candidatos lograram a aprovao na 1 fase. O que explica a queda to abrupta entre uma 1 fase (54%) e outra (19,67%)? Vamos juntar os elementos: de um lado uma srie de mudanas formais entre uma e outra edio, com mudanas relevantes no edital, alterao no provimento e a adoo da indita repescagem de provimento. Por outro lado uma queda abrupta no percentual de aprovados entre o X e o XI Exames. Coincidncia? Uns podem achar, mas h um terceiro elemento que ainda no mencionei que, para mim, fecha a equao: as provas da ltima 2fase e a reao geral dos examinandos. Perceberam como as provas da atual 2 fase foram muito, mas muito mais tranquilas que a do Exame anterior (tirando aqui problema na identificao da pea na prova de Civil, apontado por alguns candidatos) e a quase ausncia de questionamentos, em especial se comprarmos com a 2 fase do X Exame? A diferena NOTVEL! E ela, a diferena, no resultado do acaso: a OAB deu uma apertada na FGV e o processo de elaborao das provas est sendo melhor supervisionado. Mas no mera questo da qualidade da prova, que passou por uma melhora, mas sim por um nmero menor de aprovados. E, como sabemos, quanto menos aprovados, mais fcil tomar conta da prova e dos problemas pelo lado da OAB. Visto o contexto geral, vamos a nossa concluso: somando a repescagem, que assegurar a 2 fase aos reprovados nas prximas 2s fases, com a percepo, por parte da Ordem (constatao REAL l dentro), de que a 2 fase menos problemtica se tiver menos aprovados, com todas as mudanas formais at agora adotadas tanto no edital como no provimento, muito possvel que as futuras edies da prova passem a ser uma reproduo do que est sendo o atual XI Exame de Ordem. A equao, enfim, seria uma 1 fase com um percentual baixo de aprovados, tal como a 1 fase do XI Exame, e provas de 2 fase mais tranquilas, tambm como est acontecendo agora, fazendo o devido desconto em relao a eventuais problemas pontuais que surgirem.

E agora?? D mesmo para passar na prova da 1 fase???


7 Sim!!!! possvel, ainda, se preparar para a prxima prova objetiva!

Mas vamos ser honestos: possvel passar, mas isso exigir MUITO de quem est comeando agora. A preparao vai exigir, de agora at o dia da prova,
uma boa dose de disciplina e sacrifcio. Dedicao total e foco so elementos ESSENCIAIS rumo aprovao na 1 etapa. Como eu afirmei mais acima, a situao de vocs agora CRTICA!

Bom....dizem que em caso de emergncia quebrem o vidro, e o vidro de vocs agora tem cara, nome e sobrenome. O Portal Exame de Ordem tem cursos ESPECFICOS para este contexto, em que o candidato tem de estudar mas o tempo curto, bem curto. Pensando nisto, ns temos o Projeto UTI 60 Horas, o Super UTI, o Projeto Pilares OAB e o Curso de Resoluo de Questes.

Vocs podem adquirir o Combo do Projeto UTI 60 com o Super UTI! O Projeto UTI 60 Horas s o MAIS EFICIENTE curso de dicas do mercado, pois apresenta a abordagem meticulosa preparada pelos professores do Portal Exame de Ordem. Os temas so escolhidos com base naquilo que mais provvel de ser cobrado no dia da prova. Essa projeo feita aps a anlise do histrico de questes cobradas em edies anteriores da prova. Compensa muito fazer! J o Projeto Super UTI aquele curso de vspera, com uma dose especial de motivao e muitas, e muitas dicas extras para a prova.

Caso vocs adquira qualquer curso de 1 fase do Portal Exame de Ordem, seja o OAB 1 fase regular, Cursos de Resoluo de Questes, Projeto UTI 60 Horas e Super UTI (presencial e Online), o Portal disponibilizar GRATUITAMENTE para voc o Projeto Pilares OAB, o nosso curso de aprofundamento para a 1 fase do XII Exame de Ordem. A ideia aqui ir um pouco alm, e oferecer uma viso mais densa, com substncia, daquilo que nossos professores julgam ser os temas mais recorrentes na 1 fase do Exame. Ideal para deix-los ainda mais afiados para a prova objetiva. Quem no aluno pode adquirir somente o Pilares da OAB ou pode tambm, por exemplo, adquirir o Projeto Super UTI, que custa somente R$ 50,86 e levar junto o Pilares da OAB de GRAA! Simples assim!!

10

O objetivo do Curso Online de Reviso de Questes revisar atravs da resoluo de questes o contedo para o XII Unificado abordando o material da banca FGV (do Exame de Ordem e de concursos tambm!) proporcionando ao aluno a reviso de pontos relevantes do contedo programtico e a familiarizao com as provas da Fundao. Este curso representa uma variao da abordagem geral dos estudos, juntando processos ativos e passivos de estudo. Ao ver uma aula ou ler o livro, o candidato toma contato com a informao, a resolver um exerccio, ou compreender como uma questo deve ser respondida, ele utiliza uma outra abordagem, outra faceta, ao mesmo expositiva do contedo previamente estudado como tambm fixadora da matria, seja no acerto, manifestao de compresso do contedo, seja no erro, revelador das deficincias no aprendizado. ---------------- Bom, esses cursos podem, e muito ajuda-los na preparao para a prova. Alguns tomados de forma isolada ou todos juntos. Foram concebidos para quem tem um tempo exguo de preparao e vo na veia, no foco, onde interessa.

11 Bom, vamos ento ao nosso cronograma.

Como foi montado o cronograma de estudos?


Este um ponto crucial dentro do processo de preparao: a escolha das melhores disciplinas para o estudo. Agora no hora de "descobrir" uma ou outra matria. Agora hora de buscar um resultado baseado na eficincia do processo de aprendizagem. Agora hora de uma abordagem especfica, focada naquilo que pode produzir um resultado prtico EFICIENTE em termos de resultado A escolha das disciplinas foi, evidentemente, arbitrria, e seguiu algumas percepes minhas sobre a prova e sobre o melhor caminho a ser seguido. Escolhi um rl especfico de disciplinas para que na hora da verdade, o estudante tenha condies de acertar ao menos os 50% da prova. No houve amor na escolha: foi uma escolha visando exclusivamente a eficincia. Muito bem! De um modo geral, e aqui entro no campo da orientao especfica, as disciplinas mais relevantes, afora tica, seriam Direito Constitucional e Administrativo (ganharam importncia com a reduo do nmero de questes), e tambm Direito do Trabalho e Penal, porquanto o estudo do direito material acaba convergindo com o estudo do respectivo direito processual. Coloquei tambm Empresarial, ECA e Consumidor, disciplinas no to grande e que couberam na grade. Direito Civil e Processo Civil, gigantes por natureza, FORAM DESCARTADOS por conta do volume de contedo a ser estudado. As demais disciplinas tambm foram descartadas. Aqui a escolha convergiu com a busca pela eficincia, e ela prevalece sobre o gosto a depender das preferncias. A prova da OAB guarda suas particularidades, entre elas o nmero de questes por disciplina. Assim sendo, o candidato pode eleger as matrias mais relevantes dentro do contexto da prova, e a importncia est diretamente relacionada com o nmero de questes cobradas. Vejamos como a FGV tem dividido as questes por disciplina e como o cronograma foi estruturado. As minhas escolhas esto marcadas de vermelho: Disciplina especial tica Profissional - 10 Disciplinas muito importantes

12 Penal - 6 Processo Penal - 5 --- Trabalho - 6 Processo do Trabalho - 5 --- Civil - 7 Processo Civil 6 Disciplinas importantes Constitucional 7 Administrativo - 6 Empresarial 5 Disciplinas de importncia mediana Tributrio - 4 Direitos Humanos - 3 Internacional - 2 ECA - 2 Consumidor - 2 Ambiental - 2

13 Filosofia 2 Observem que tentei buscar 54 questes na primeira fase com esse contedo programtico. Isso representa 67,5% do total da prova. E porque no 40 questes, ou seja, 50%? Porque vocs vo precisar de uma gordurinha para queimar na hora da prova. Ningum pode estudar achando que vai acertar 100% das disciplinas estudadas. preciso projetar uma margem de erro para compensar os futuros e inevitveis erros. O ideal, evidente, seria poder estudar tudo, mas como o tempo exguo, ns estamos trabalhando com um plano de emergncia. Tudo contingencial! Muito bem! A grade abaixo foi construda sobre o contedo programtico do nosso Curso Preparatrio Regular para a 1 fase do XII Exame de Ordem:

14

Hoje esse curso seria muito extenso para vocs, exceto se o tempo disponvel for imenso. Ainda assim, seria puxado. Mas, mesmo assim, ele seria uma opo muito interessante, pois aborda tudo com a devida profundidade. Ele, em conjunto com o cronograma abaixo, representaria a

soluo ideal de estudo. Considerem essa possibilidade. Vamos ao cronograma!


15 Ms de outubro de 2013
4 horas (2 horas para cada matria)

Administrativo Regime Jurdico Administrativo Constitucional Estrutura da Constituio, poder reformador

Trabalho Princpios do DT, fontes do direito do trabalho Processo do Trabalho Organizao da Justia do Trabalho - competncia da Justia do Trabalho

Empresarial Empresrio Consumidor CDC caractersticas e elementos


Penal Princpios do Direito Penal Processo Penal Princpios Processuais Penais


Administrativo Poderes administrativos Constitucional Poder reformador

Complementao Do contedo e reviso dos estudos da semana


4 horas (2 horas para cada matria)

21 Trabalho Relao de trabalho e emprego, requisitos da relao de emprego, sujeitos do ct, grupo econmico e caractersticas do ct Processo do Trabalho Competncia da Justia do Trabalho

22 Empresarial Capacidade Consumidor CDC direitos bsicos


24 Penal Administrativo Conflito aparente de Organizao normas penais administrativa Processo Penal Constitucional Princpios Poder reformador, mutao constitucional e eficcia e aplicabilidade das normas

23

25 Trabalho Classificao dos contratos de trabalho e contrato por prazo determinado da CLT Processo do Trabalho Conflito de competncia - Competncia territorial - Princpios

26 Empresarial Registro Consumidor CDC direitos bsicos

27 Complementao Do contedo e reviso dos estudos da semana


4 horas (2 horas para cada matria)

28 Penal Norma penal em branco Processo Penal

29 Administrativo Responsabilidade civil do Estado Constitucional

30 Trabalho Contrato de trabalho temporrio lei 6019/74

31 Empresarial Estabelecimento Consumidor CDC resp. civil pelo

16 Princpios

Smula vinculante

Processo do Trabalho Nulidades - Atos, prazos e termos processuais


vcio

Ms de novembro de 2013

Penal Sujeitos do crime Processo Penal Inqurito

Complementao Do contedo e reviso dos estudos da semana Administrativo Bens pblicos Constitucional Direitos Polticos

Complementao Do contedo e reviso dos estudos da semana Complementao Do contedo e reviso dos estudos da semana

Administrativo Responsabilidade civil do Estado. Bens pblicos Constitucional Nacionalidade

Trabalho Terceirizao, dono da obra e subempreitada. Alterao do ct Processo do Trabalho reclamao trabalhista - pedido de reviso - perempo - procedimentos Empresarial Nome empresarial Consumidor

Empresarial Ao Renovatria Consumidor Resp Civil CDC

Penal Sujeito passivo dos principais crimes Processo Penal Inqurito

Trabalho Alterao do ct e interrupo do ct Processo do Penal Crimes consumados e tentados Administrativo Interveno na propriedade privada feriado, menos para voc!!! Trabalho Suspenso do ct Empresarial Classificao das Sociedades Empresrias Complementao Do contedo e reviso dos estudos da

17 Trabalho Audincias

Desc. Da Pers. Jurdica


Processo Penal Inqurito


Constitucional Remdios Constitucionais; Partidos Polticos


Processo do Trabalho Consumidor Conciliao - contestao - Oferta; cobrana compensao/reteno/deduo de dividas Penal Estelionato Processo Penal Ao Penal

semana

Penal Consumao dos crimes em espcie Processo Penal Inqurito


Administrativo Licitaes Constitucional Teoria dos Poderes; Viso Geral do Legislativo e do Executivo

Trabalho Frias e Jornada de Trabalho Processo do Trabalho Respostas do ru: excees e reconveno

Empresarial Desconsiderao da PJ Consumidor Banco de dados, proteo contratual


Estatuto da Criana e do Adolescente Situaes de risco; Medidas de proteo; Distino ente medidas de proteo e medidas socioeducativas Apresentao, indicao bibliogrfica, doutrina da proteo integral, conceito de criana e adolescente, absoluta prioridade, regras de interpretao do ECA Trabalho Extino do contrato de trabalho

Complementao Do contedo e reviso dos estudos da semana

Administrativo Contratos administrativos. Servios pblicos

Trabalho Salrio e remunerao Processo do

Empresarial Sociedades no personificadas Estatuto da

Penal Crimes sexuais, Falsificao de moeda

Administrativo Servios pblicos. Agentes pblicos. Constitucional

18 Constitucional Imunidades Legislativo e Executivo


Trabalho Respostas do ru reconveno (cont.) - Provas


Criana e do Adolescente Medidas de proteo; Acolhimento; Modalidades de famlia; Famlia natural, extensa ou ampliada e substituta: Guarda e tutela Autoridades que aplicam as medidas; Conselho tutelar e as alteraes promovidas pela Lei 12696/12; Competncia da justia da Infncia e Juventude em razo da matria, territorial e administrativa

Processo Penal Ao penal Ao civil ex delicto


Processo legislativo

Processo do Trabalho Provas

Ms de dezembro de 2013

19 Complem entao Do contedo e reviso dos estudos da semana

Penal Crimes funcionais, Crime tentado Processo Penal Ao civil ex delicto Competncia

Administrativo Agentes pblicos Constitucional Controle de constitucionalidade

Trabalho Garantia de emprego Processo do Trabalho Recursos

Empresarial LTDA Estatuto da Criana e do Adolescente Procedimento de apurao do ato infracional; Medidas socioeducativas; Recursos; infraes Preveno especial; Ato infracional

Penal Dolo e culpa, Excludentes de ilicitude Processo Penal Competncia

Administrativo Empresarial Penal Improbidade S/A Inimputabilidade administrativa Estatuto da Criana e Atos administrativos do Adolescente Adoo Constitucional Organizao do Estado Poder Judicirio No existe um tempo projetado especfico para cada jornada de estudos: o examinando deve esgotar o contedo dentro do projetado. Caso o contedo de um dia no seja esgotado, sua reposio deve ser feita dentro do lapso de tempo mais curto possvel, para no comprometer a programao. Separei os domingos com esse propsito

20 No estabeleci uma margem de tempo para os estudos. ESGOTEM o contedo independente de qualquer coisa. Vocs precisam partir para o sacrifcio a partir de agora. No h alternativa! A prova, meus amigos, no est nem a para as dificuldades pessoais de cada um. Ou vocs do o que ela quer ou... IMPORTANTE: caso o candidato REALMENTE entenda que no conseguir esgotar o plano de estudo em tempo, ele pode (e deve), fazer pequenas alteraes no planejamento, incluindo a dispensa do estudo de uma ou outra disciplina que ele tenha mais dificuldade para estudar. Comecem a estudar a partir de amanh e sejam fiis ao cronograma. Atrasar uma ou duas semanas ser desastroso para o planejamento. Tempo , sem sombra de dvidas, o grande artigo de luxo quando se fala em Exame de Ordem. De uma forma ou de outra, a noo do passar do tempo tem de estar associada a uma determinao interna bsica para qualquer empreendimento: disciplina! Sem disciplina no h gesto do tempo. E sem f no h aprovao! Acreditem, perseverem, entreguem-se de corpo e alma ao projeto de conseguirem a aprovao. S depende de vocs! Bons estudos!

Vous aimerez peut-être aussi