Vous êtes sur la page 1sur 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL-REI

CAMPUS ALTO PARAOPEBA CURSO DE GRADUAO EM ENGENHARIA QUMICA


LABORATRIO DE ENGENHARIA QUMICA III

CURVA DE UMA BOMBA CENTRFUGA E CURVA DE UM SISTEMA DE TUBULAES

Ouro Branco - MG 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL-REI


CAMPUS ALTO PARAOPEBA CURSO DE GRADUAO EM ENGENHARIA QUMICA
LABORATRIO DE ENGENHARIA QUMICA III

CURVA DE UMA BOMBA CENTRFUGA E CURVA DE UM SISTEMA DE TUBULAES

Autor(es): Camila Vasconcelos 0845023-4 Catarine Cristine 0845022-6 Cnthia Figueiredo 0845013-7 Gustavo Mendes 0845044-7 Jeneine Bambirra 0845006-4 Paula Maricele 0945041-6

Relatrio apresentado no curso de Engenharia Qumica como uma das exigncias da disciplina LEQ III ao professor Dr. Eduardo Baston

Ouro Branco - MG 2012 SUMRIO 1 INTRODUO...............................................................................4 2 OBJETIVOS....................................................................................5 3 REVISO DA LITERATURA..................................................... 5 3.1 Tipos de bombas....................................................................5 3.1.1 Bombas centrfugas.............................................................5 3.2 Seleo da bomba...................................................................6 3.2.1 Vazo a ser recalcada .........................................................6 3.2.2 Perda de carga ....................................................................6 3.2.3 Altura manomtrica ............................................................7 3.3 Curva caracterstica da bomba ..............................................8 3.4 Curva caracterstica do sistema .............................................9 3.5 Ponto de operao .................................................................9 4 - MATERIAIS E MTODOS..........................................................10 4.1 Aparato experimental..........................................................10 4.2 Procedimento.......................................................................11 5 - RESULTADOS E DISCUSSO ....................................................12 6 - CONCLUSES. . . . . . . . . . . . . . . . . . .... . . . . . . . . . . . . ................16 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS . . . . . . . . . . . . . . . . . .............16 ANEXO I. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ................17 ANEXO II................................................................................................21

1.

Introduo As mquinas de fluido so dispositivos que operam transformaes de energia, extraindo

energia do fluido de trabalho e transformando-a em energia mecnica ou transferindo a energia mecnica ao fluido de trabalho (FOUST et al., 1982). Bombas centrfugas so bombas dinmicas que transferem energia mecnica para o fluido a ser bombeado, em forma de energia cintica. Esta energia cintica transformada em energia de presso. O movimento rotacional de um rotor inserido em uma carcaa (corpo da Bomba) o responsvel por tal transformao. As bombas centrfugas caracterizam-se pela ausncia de pulsao em servio contnuo. Apresentam um rotor com ps montado em um eixo girando no interior da carcaa. O fluido chega ao centro do rotor atravs de uma boca de aspirao sendo forado atravs de ps do rotor para a periferia onde, atinge uma velocidade elevada. Saindo da ponta das ps o lquido passa para a carcaa, onde ocorre a transformao da energia cintica em energia de presso (CARVALHO, 1997; FOX et al., 2006). As curvas caractersticas de bombas centrfugas traduzem atravs de grficos o seu funcionamento, bem como, a interdependncia entre as diversas grandezas operacionais. As curvas caractersticas so funo, principalmente, do tipo de bomba, do tipo de rotor, das dimenses da bomba, da rotao do acionador e da rugosidade interna da carcaa e do rotor. As curvas caractersticas so fornecidas pelos fabricantes das bombas, atravs de grficos cartesianos, os quais podem representar o funcionamento mdio de um modelo fabricado em srie, bem como, o funcionamento de uma bomba especfica, cujas curvas foram levantadas em laboratrio. Estas curvas podem ser apresentadas em um, ou mais de um grfico e representam a desempenho das bombas operando com gua fria, a 20oC. Para fluidos com outras viscosidades e peso especfico, devem-se efetuar as devidas correes nas mesmas (FOUST et al., 1982). A capacidade e a presso necessria de qualquer sistema podem ser definidas com a ajuda de um grfico chamado Curva do Sistema. A curva caracterstica de uma instalao representa a energia por unidade de peso que deve ser fornecida ao fluido, em funo da vazo desejada, de tal forma que o mesmo possa escoar nessa instalao, em regime permanente [3]. O experimento tem por objetivo obter experimentalmente a curva da bomba centrfuga da unidade operando com gua e construir por meio de equaes do balanceamento de energia a curva do sistema de tubulaes definindo assim a capacidade e presso necessria do sistema.

2.

Objetivos O experimento permite que o aluno opere uma bomba centrfuga e a influncia da

localizao do manmetro e vacumetro de Bourdon neste. A partir da variao da vazo visa-se construir a curva da bomba e a curva do sistema, com estas analisar o ponto de operao da bomba e os desvios experimentais entre a vazo experimental e a obtida pelo cruzamento das curvas da bomba e do sistema.

3.

Reviso de literatura As turbomquinas so dispositivos geralmente empregados que fornecem ou extraem

energia de um lquido que escoa por meio de impelidores rotativos ou ps. Uma turbobomba, mais comumente chamada bomba, adiciona energia a um sistema, resultando em aumento de presso; ela tambm resulta na ocorrncia de um escoamento ou no aumento da vazo (Foust et al., 1982; Potter e Wiggert, 2004).

3.1. Tipos de bombas A maioria das bombas cai em uma de duas classes principais, as bombas de deslocamento positivo e as bombas centrfugas. Nesse trabalho sero abordadas as bombas centrfugas.

3.1.1. Bombas centrifugas So os tipos mais simples e mais empregados das turbobombas, por obterem bons rendimentos e construo relativamente simples. So caracterizadas, pela movimentao do lquido que produzida por foras desenvolvidas no lquido pela rotao de um rotor. Este rotor essencialmente um conjunto de palhetas ou de ps que impulsionam o lquido. O rotor pode ser aberto, fechado ou semi aberto. A escolha do tipo de rotor depende das caractersticas do bombeamento. (Foust et al., 1982).

A carcaa da bomba centrfuga o componente fixo que envolve o rotor e apresenta aberturas para entrada do lquido at ao centro do rotor e sada do mesmo para a tubulao de descarga. Podem ser feitas com diversas formas, mas a funo principal a de converter a

energia cintica impressa ao fluido pelo rotor em uma carga de presso. As carcaas podem ser do tipo espiral (voluta) ou difusor.

3.2. Seleo da bomba Basicamente a especificao de uma bomba para certa instalao de bombeamento funo do conhecimento de duas grandezas: vazo a ser recalcada e altura manomtrica da instalao.

3.2.1. Vazo a ser recalcada A vazo a ser recalcada depende da jornada de trabalho da bomba e do consumo dirio da instalao, ela pode ser expressa em termos de vazo mssica ( ) expressa em kg/s ou vazo volumtrica ( ) em m3/s ou m3/h (CARVALHO, 1997).

3.2.2. Perda de carga A perda de carga uma restrio passagem do fluxo do fluido dentro da tubulao, de maneira que esta resistncia influenciar diretamente na altura manomtrica de uma bomba (H) e sua vazo volumtrica (Q) (BRASIL, 2010). As perdas de carga classificam-se em: Distribudas: a perda que se d em trechos retos de tubulaes devido ao atrito. viscoso entre as partculas fluidas produzido pelas tenses de cisalhamento. A equao para o calculo da perda de carga distribuda e:

Onde: = Fator de atrito, adimensional; = Comprimento da tubulao, em m; = Dimetro da tubulao, em m; = Velocidade do escoamento, em m/s; = Acelerao da gravidade, em m/s2. O coeficiente de atrito pode ser encontrado atravs do diagrama de Moody

Figura 1 Diagrama de Moody

Conhecidos o nmero de Reynolds e a rugosidade relativa, possvel conferir o valor encontrado para o fator de atrito na figura 1 [1]. Localizadas: Causadas pelos acessrios das tubulaes de forma que ocorre a perda de energia nos pontos onde estes esto localizados. Na tabela 4 so mostrados os acessrios e suas respectivas perdas de carga.

3.2.3. Altura manomtrica Define-se a altura manomtrica de um sistema elevatrio como sendo a quantidade de energia que deve ser absorvida por um quilograma de fluido que atravessa a bomba. Energia esta necessria para que o mesmo vena o desnvel da instalao, a diferena de presso entre os dois reservatrios (caso exista) e a resistncia natural que as tubulaes e acessrios oferecem ao escoamento (perda de carga distribuda mais a locilizada). Assim (Carvalho, 1977):

onde: Hman = Altura manomtrica, em m; H0 = Desnvel geomtrico, em m; PR = Presso no reservatrio de recalque, em Pa; PS = Presso no reservatrio de suco, em Pa; = Peso especfico do fluido, em kg/(m2s2); HT = Perda de carga total do sistema, em m.

3.3. Curvas caractersticas da bomba As curvas caractersticas de bombas centrfugas traduzem atravs de grficos o seu funcionamento, bem como, a interdependncia entre as diversas grandezas operacionais. As curvas caractersticas so fornecidas pelos fabricantes das bombas, atravs de grficos cartesianos, os quais podem representar o funcionamento mdio de um modelo fabricado em srie, bem como, o funcionamento de uma bomba especfica, cujas curvas foram levantadas em laboratrio.

Figura 2: Curvas caractersticas de uma bomba em diferentes alturas manomtricas [11].

3.4. Curva caracterstica do sistema A curva da bomba apresenta qual a carga que a bomba capaz de fornecer ao fluido em funo da vazo de operao. Entretanto, para determinao de qual ponto da curva a bomba opera, necessrio determinar qual a carga que o sistema solicitar de uma bomba em funo da vazo bombeada.

Figura 3: Curvas caractersticas de um sistem [11].

3.5. Ponto de operao Atravs do ponto de interseco entre a curva do sistema e a curva da bomba, encontra-se o ponto de trabalho da bomba ou o ponto de operao da bomba.

Figura 4 - Curva caracterstica do sistema e da bomba (Regis, 2010; Oenning, 2011).

4.

Materiais e Mtodos 4.1. Aparato Laboratorial

A figura abaixo retrata o procedimento experimental e suas condies de utilizao para uma melhor forma de entendimento.

Figura 5 - Bomba centrfuga acoplada a um sistema de tubulaes. 1) conjunto moto bomba; 2) unio PVC 3/4 (na tubulao de recalque de PVC , sada da bomba); 3) tomada de presso do recalque; 4) vlvula do manmetro da tubulao de polietileno flexvel de ; 5) manmetro de Bourdon; 6) t 90 PVC passagem direta (com a vlvula 7 fechada); 7) vlvula do reciclo; 8) rotmetro para a construo da curva da bomba; 9) joelho de 90 PVC ; 10) vlvula de gaveta ; 11) joelho 45 PVC ; 12) vlvula de globo ; 13) t sada de lado PVC ; 14) luva PVC ; 15) canalizao e o nvel do lquido no tanque; 18) tanque para gua; 19) entrada normal, entrada do lquido na tubulao de suco PVC 1; 20) joelho 90 PVC 1; 21) curva 90 PVC 1; 22) vlvula de gaveta 1; 23) vacumetro de Bourdon; 24) vlvula do vacumetro na tubulao de polietileno flexvel de ; 25) Tomada de presso da suco e 26) unio PVC 1.

A Figura 6 est representada uma imagem do equipamento, esquematizado anteriormente na Figura 5:

10

Figura 6 Foto ilustrando o aparato experimental do Laboratrio de Engenharia Qumica da UFSJ para a realizao do experimento.

O aparato composto por uma bomba centrfuga, dutos de PVC com dimetro de suco de 1 e de recalque de , uma vlvula de globo e trs vlvulas de gaveta. Alm disso, tambm foram utilizados como equipamentos de assistncia: paqumetro, balana, cronmetro, termmetro e trena. O lquido utilizado foi gua.

4.2. Procedimento Antes de colocar a bomba em operao, verifica-se se o interruptor da bomba encontra-se na posio desligado. Logo aps, Coloca-se o plugue eltrico na tomada, verificando a voltagem. Fecham-se todas as vlvulas dos sistemas de tubulao principal, curva da bomba e recalque. Coloca-se gua limpa no tanque. Retira-se o ar da linha do vacumetro, conectando este abaixo do nvel do lquido do tanque e desconectando a toma que liga o tubo ao vacumetro (linha de suco da bomba centrfuga). Retirado todo o ar da tubulao, conecta-se a tomada do tubo da linha de suco ao vacumetro. Retira-se o ar da linha do manmetro abrindo-se lentamente a vlvula de gaveta da linha de suco, conferindo se as demais vlvulas do sistema esto fechadas. Liga-se a bomba abrindo lentamente a vlvula do rotmetro para evitar golpes. Para construir a curva da bomba, verifica-se se a vlvula de alimentao do sistema principal e se a vlvula de gaveta da linha de suco est aberta. Liga-se a bomba e coloca-se o centro do manmetro e do vacumetro no nvel do lquido presente no tanque para evitar que os

11

medidores acusem a coluna de gua formada nas tubulaes de polietileno flexvel. Verifica-se a influncia de valores depresso e vcuo acusados pelos medidores quando o nvel destes se distanciam do nvel do liquido. Fecha-se a vlvula da entrada presente antes do rotmetro, na linha usada para construir a curva da bomba, anotando os valores de presso indicados no manmetro e vacumetro, alm do valor da vazo pelo rotmetro. Entre a presso mxima do manmetro (shut-off) e a mnima do manmetro obtm-se seis pontos distribudos. Anotam-se os valores do manmetro, vacumetro e rotmetro. Por fim, mede-se a temperatura da gua. Para a construo da curva do sistema anota-se, para o equacionamento da curva do sistema de tubulaes, o desnvel entre a sada da gua da tubulao e o nvel no tanque de gua, o dimetro interno dos dutos de suco e recalque, a soma do comprimento de todos os trechos retos das linhas de suco e de recalque, o tipo e a quantidade de singularidades nas linhas de suco e recalque. Mede-se a vazo de gua que sai da tubulao e cai no tanque. Fecha-se a vlvula de reciclo (tubulao de construo da curva da bomba) e abre-se totalmente as vlvulas da tubulao principal. Coleta-se a gua que sai da tubulao com um balde, fixando um tempo para coleta da mesma, utilizando um cronmetro. Fecha-se a primeira vlvula do sistema principal de tubulaes e, coletando a gua da sada a cada volta dada para fechar a vlvula. Desliga-se a bomba e retira-se o plugue da tomada.

5.

Resultados e discusso

Primeiramente, analisou-se a influncia da localizao do vacumetro e manmetro no aparato. Desse modo, com a bomba desligada posicionou-se esses equipamentos em nveis acima e abaixo da altura preenchida de gua do tanque. Com a localizao desses equipamentos acima do nvel do tanque foi possvel perceber um aumento de presso inicial, observou-se tambm que a localizao destes abaixo do nvel do tanque ocorreu uma queda de presso. Depois de feito isso, fixou-se o manmetro e o vacumetro de Bourdon experimento para construo da curva da bomba variando a vlvula para averiguar a influncia da vazo nas presses. Depois de feito isso, os valores foram convertidos para unidade de Pascal conforme mostra o Anexo I e alocados na Tabela I abaixo.

12

Tabela I - Dados recolhidos a partir da variao da abertura da vlvula 7. As presses foram obtidas a partir do manmetro e do vacumetro.

Vlvula

Vacumetro (Pa)

Manmetro (Pa)

Rotmetro (m3/h)

Fechada 2 voltas 3 voltas Aberta

0 10664.00 15996.00 21328.00

245154.00 199065.05 175530.26 145131.17

0 4.5 5.4 6.12

Durante a realizao do experimento observou- se o comportamento do manmetro e vacumetro com a variao da vazo (abertura da vlvula). Desse modo, medida que a vlvula 7 foi aberta foi possvel perceber uma diminuio na presso sentida pelo manmetro, que variou de 245154.00 Pa at 145131,7 Pa. Entretanto, no vacumetro a presso sentida aumentou variando de zero a 21328.00 Pa com a abertura da vlvula. Para a construo da curva do sistema, a vlvula entre as unies (12) foi mantida aberta com apenas uma volta e variou-se a vazo atravs da vlvula (10) durante diferentes intervalos de tempos. Os dados observados foram transformados para unidade de Pascal conforme Anexo, e se encontram na Tabela II abaixo.

Tabela II - Dados recolhidos a partir da variao da abertura da vlvula 10. As presses foram obtidas a partir do manmetro e do vacumetro. Massa (kg) Tempo (s) Manmetro (Pa) Vacumetro (Pa) Vazo Volumtrica (m3/h) 1.53 2.54 2.50 3.23

1.624 1.234 1.234 2.018

2.97 1.24 1.26 1.85

245154.00 235347.84 225541.68 215735.52

0 2666.00 5065.40 6398.40

Durante a realizao do experimento houve aumento do nmero de voltas (abertura da vlvula), aumentando assim a massa de gua recolhida at obter a vazo deseja (vlvula completamente aberta; 3,23 m3/h). Diante disso, a presso sentida pelo manmetro diminuiu, variando de 245154.0 Pa at 215735.52 Pa. Posteriormente, foi realizada a medio do dimetro interno dos dutos de suco e recalque, sendo 2,3cm para suco e 1,84cm para o recalque. Foram realizados tambm a
13

medio dos comprimentos de todos os trechos de linha reta nas sees de reclaque (343.9 cm) e suco (957.6 cm), o tipo e nmero de singularidades presentes esto na Tabela III no Anexo II. A partir dos clculos contidos no Anexo I foi possvel obter a curva da bomba e do sistema, conforme mostram as Figuras 7 e 8 abaixo:

Curva da Bomba
30 Altura Manomtrica (m) 25 20 15 10 5 0 0 1 2 3 4 (m3 /h) 5 6 7 Vazo Volumtrica

Figura 7 - Curva da Bomba.

Curva do Sistema
40 35 30 25 20 15 10 5 0 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 Ttulo do EixVazo Volumtrica (m3 / h) Altura manomtrica (m)

Figura 8 Curva do Sistema.

A partir da anlise das figuras pode-se perceber que a curva da bomba apresenta uma queda na altura do lquido na coluna em funo do aumento da vazo, enquanto a curva do sistema apresenta um aumento na altura manomtrica conforme aumenta a vazo. O primeiro
14

grfico apresenta a variao da altura em funo da vazo medida pelo rotmetro enquanto que no segundo essa variao obtida a partir da pesagem direta de gua. A variao da altura manomtrica no sistema passvel de perdas de lquido por ter sido feito de forma mecnica, e preciso dos dados. Um ponto a ser destacado na anlise de curvas de bomba e do sistema o ponto de operao, mostrado na Figura 9. Este ponto formado pelo encontro da curva do sistema com a curva da bomba e marca a vazo volumtrica e a altura manomtrica correspondente que o sistema e a bomba deveriam, idealmente, operar. Um sistema no pode ser operado direita do ponto de operao, pois a bomba no suportaria. Caso o sistema opere esquerda do ponto de operao, diz-se que a bomba est superdimensionada, o que pode ser motivo de problemas [2].

Curva da Bomba X Curva do Sistema


40 Altura manomtrica (m) 35 30 25 20 15 10 5 0 0 1 2 3 4 5 6 7 Vazo Volumtrica (m3 /h) Curva da Bomba Curva do Sistema

Figura 9 - Ponto de Operao.

Desse modo, obtemos que o ponto de operao corresponde a uma vazo de aproximadamente 2,8 m3/h. Conforme vimos, a vazo experimental quando a vlvula 10 estava toda aberta foi de 3,23 m3/h, assim fazem-se os clculos do desvio da vazo obtida pelo cruzamento da curva da bomba e do sistema e a experimental:

15

Conforme visto, a bomba foi operada direita do ponto de operao sem dano algum, assim conclumos que isso ocorreu devido a erros na preciso dos dados apurados.

6.

Concluso As curvas caractersticas de bombas centrfugas traduzem atravs de grficos o seu

funcionamento, bem como, a interdependncia entre as diversas grandezas operacionais. O experimento tem por objetivo obter experimentalmente a curva da bomba centrfuga da unidade operando com gua. Aps a coleta de dados e efetuados os devidos clculos observou-se que as curvas do experimento esto de acordo com as curva caracterstica da bomba, uma curva descendente e uma curva do sistema, ascendente O encontro entre as duas curvas o ponto de operao, esse ponto marca a vazo volumtrica e a altura manomtrica correspondente que o sistema e a bomba deveriam operar. Depois de feito os clculos obteve-se um valor terico de vazo volumtrica de 2,8 m3/h comparado com um valor obtido durante o experimento de 3,23 m3/h tem-se um erro relativo de 13,3% e ele pode ser atribudo erros na preciso dos dados apurados.

7.

Referncias

[1]- McCabe, W. L.; Smith, J. C; Harriott, P.. Unit Operatios of Chemical Engineering. Quinta edio. McGRAW-HILL International editions. 1993, Singapore. [2]http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/images/a/af/Scheneider.pdf. Schneider Motobombas.

Manual Tcnico. Acesso em 21 de agosto 2012. [3]- http://cursos.unisanta.br/mecanica/ciclo4/Mecanica_dos_Fluidos.pdf. Acesso em 22 de agosto de 2012. [4]- Oenning, R. Anlise da viabilidade econmica de um projeto de implantao de variadores de velocidades em bombas centrfugas industriais. Universidade Federal da Bahia, Trabalho de final de curso. Salvador, 2011. [5]- Polese, E. L.. Eficincia energtica em sistemas de bombeamento: uso do variador de frequncia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Derpartamento de Engenharia Cvil. Trabalho de final de curso, Porto Alegre, 2010.

16

[6]- Foust, A.S.; Wenzel, L. A.; Clump, C. W.; Maus, L.; Andersen, L. B.. Principios de Operaciones Unitarias. Compania editorial Continental, 2 edio. Mxico, 2006. [7]- http://www.enq.ufsc.br/muller/operacoes_unitarias_qm/BOMBAS.pdf. Acesso em 20 de agosto de 2012. [8] CARVALHO, D.F. Instalaes Elevatrias Bombas. 3Edio. Belo Horizonte: Fundao Mariana Resende Costa, 1977, 353p. [9] BRASIL, A. Bombas Classificao e Descrio. Disponvel em:

<http://alexbrasil.com.br/_upload/13cf22f6d1ef8ef3b4f7dfefdba4f548.pdf>. Acesso em: 20 de agosto de 2012. [10] FOX, R. W.; MCDONALD, A. T. Introduo Mecnica dosFluidos. 6Edio. Rio de Janeiro: LTC, 2006, 798p. [11] Seleo e Aplicao de Bombas Centrfugas. Disponvel em:

<http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAq6UAE/bombas-centrifugas-selecao-aplicacao>. Acesso em: 21 de agosto 2012.

ANEXO I

Memria de Clculo CURVA DA BOMBA

Clculo da altura manomtrica da bomba (H1) A altura manomtrica pode ser calculada de acordo com a Equao de Bernoulli: (1) Onde: H: Altura manomtrica da bomba, m P: Diferena de presso entre as linhas de recalque e suco (Pman Pvac), Pa : Peso especfico do fluido, p.g = densidade x gravidade, : Velocidade do fluido na tomada de recalque, m/s : Velocidade do fluido na tomada de suco, m/s g: Acelerao da gravidade,
17

: desnvel entre o manmetro e o vacumetro, m : Perdas de carga entre a tomada s e a bomba b, m : Perdas de carga entre a bomba b e a tomada r, m. Como a vazo a mesma pode-se desprezar a diferena de velocidades de recalque e suco. Da mesma forma, o desnvel entre o manmetro e o vacumetro igual a zero ( ). Considerando que h perda de carga entre a tomada s e a bomba b devido a uma unio de 1 e um juno de existentes e de acordo com a Tabela I e II do Anexo I essa perda de carga equivalente a : r ( = 0.5 m. Como no h nenhuma singularidade entre a bomba b e a tomada ). Assim a Equao se resume a:

Para o primeiro ponto:

Da mesma maneira calcularam-se os valores das alturas manomtricas para os outros pontos, os resultados foram apresentados na Tabela II.

CURVA DO SISTEMA

1) Primeiro Ensaio Massa de gua recolhida )

A massa de gua recolhida (m1) foi determinada pela coleta de gua em um balde durante um tempo determinado; Onde: m1 = Massa de gua recolhida C = Massa de gua + Massa do Balde Vazio mb= Massa do Balde Vazio = 0.362 Kg (2)

18

Encontrou-se uma massa de gua de

para o primeiro ensaio.

Clculos da vazo volumtrica (Q1) A vazo volumtrica (Q1) foi calculada utilizando a massa especifica da gua ( ) a 27C e a massa de gua coleta (m1) durante o tempo (t) de coleta da mesma, conforme as equaes (2) e (3). O valor da massa especfica da gua a 27C (298,15 K) foi fornecido por Perry (2008).

(3)

(4)

= 4,26 x 10-4 m3/s Ou em m3/ h:

Encontrou-se uma vazo de 4,26 x 10-4 m3/s para o primeiro ensaio, para os outros ensaios foi realizado clculo semelhante e os resultados so apresentados na Tabela II.

Clculo da altura do sistema (H2) A altura manomtrica pode ser calculada de acordo com a Equao de Bernoulli: (5) Onde: H: Altura manomtrica do sistema, energia recebida pela bomba, m Pman 16: Presso absoluta na sada da tubulao, Pa Pman N: Presso absoluta no nvel do lquido, Pa : Peso especfico do fluido, kg/m3 : Velocidade do fluido na sada da tubulao, m/s

19

: Velocidade do nvel do lquido, m/s g: Acelerao da gravidade, : desnvel entre a sada de gua e o nvel de lquido no tanque, m : Perdas de carga desde a entrada do lquido na tubulao (19) at entrada da bomba, linha de suco, m : Perdas de carga desde a sada da bomba at a sada da tubulao (16), sistema, m. A equao acima se simplifica, pois a presso manomtrica na sada do sistema Pman 16 e a Pman N no nvel do lquido no tanque so equivalente a zero e as velocidades, visto que possuem a mesma vazo podem ser desprezadas. Portanto a equao se reduz a: (6) Utilizando-se da a tcnica do comprimento equivalente (Leq) com a equao para perda de carga (lw) proposta por Fair-Whipple-Hsiao, recomendada pela NBR-5626 para canos de cobre, lato e PVC de a 2 polegadas e operao com gua fria (conforme o experimento), a Equao 6 de curva do sistema pode ser escrita como:

Para o primeiro ponto:

Da mesma maneira calcularam-se os valores das alturas manomtricas para os outros pontos, os resultados foram apresentados na Tabela II.

20

ANEXO II Tabelas Tabela III Dados obtidos durante o experimento Vlvula Vacumetro (Pa) Manmetro (Pa) Rotmetro (m3/s)
Fechada 2 voltas 3 voltas Aberta 0 10664.00 15996.00 21328.00 245154.00 199065.05 175530.26 145131.17 0 0.00125 0.0015 0.0017 Altura Manomtrica (m) 25.59 19.80 16.83 13.17

Massa (kg)

Tempo (s)

Manmetro (Pa) 245154.00 235347.84 225541.68 215735.52

Vacumetro (Pa) 0 2666.00 5065.40 6398.40

1.624 1.234 1.234 2.018

2.97 1.24 1.26 1.85

Vazo Volumtrica (m3/h) 1.53 2.54 2.50 3.23

Altura Manomtrica (m) 9.88 23.50 22.86 35.73

Tabela IV Clculo do L equivalente para os acessrios de dimetro equivalente a 3/4. N 2 11 1 1 2 4 8 3 0 0 0 1 1 Acessrio Curva de 90 Joelho de 90 Joelho de 45 T 90 de passagem direta T 90 sada de lado Juno Unio Niples Entrada Normal Entrada de Borda Sada de Canalizao Vlvula de globo aberta Vlvula de gaveta aberta L (m) 0.5 1.2 0.5 0.8 2.4 0.3 0.1 0.1 0.4 1.0 0.9 11.4 0.2 L (tubulao): L total (m): C.B.* 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0.3 C.S.** 1 13.2 0.5 0.8 4.8 0.9 0.8 0.3 0 0 0 11.4 0.2 9.576 43.476

21

* Se refere s singularidades para a curva da bomba e ** para a curva do sistema.

Tabela V - Clculo do L equivalente para os acessrios de dimetro equivalente a 1. N 0 2 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 1 0 Acessrio Curva de 90 Joelho de 90 Joelho de 45 T 90 de passagem direta T 90 sada de lado Juno Unio Niples Entrada Normal Entrada de Borda Sada de Canalizao Vlvula de globo aberta Vlvula de gaveta aberta L (m) 0.6 1.5 0.7 0.9 3.1 0.4 0.2 0.15 0.5 1.2 1.3 15.0 0.3 L (tubulao): L total (m): C.B. 0 0 0 0 0 0 0.2 0 0 0 0 0 0 0.2 C.S. 0 3.0 0 0 0 0 0.4 0 0 0 0 0 0.3 3.439 7.139

22

Vous aimerez peut-être aussi