Vous êtes sur la page 1sur 5

Texto Integral de Norma Jurdica

Pgina 1 de 5

Senado Federal Subsecretaria de Informaes Este texto no substitui o original publicado no Dirio Oficial. DECRETO-LEI N. 2.490 DE 16 DE AGOSTO DE 1940
Estabelece novas normas para o aforamento dos terrenos de marinha e de outras providncias

O Presidente da Repblica, usando da atribuio que lhe confere o art. 180 da Constituio, decreta: Art. 1. O processo para concesso de aforamentos dos terrenos de marinha, acrescidos e terrenos de mangue na costa obedecer s normas traadas no presente decreto-lei.

Art. 2. Excetuados os terrenos necessrios aos servios da Unio e aos logradouros pblicos, subordinam-se ao regime de aforamento. concedido pelo Governo Federal unicamente a brasileiros, natos ou naturalizados : I, os terrenos de marinha e seus acrescidos, em terra firme e nas Ilhas de propriedade da Unio; II, os terrenos de mangue na costa;

III, os terrenos situados margem dos rios e lagoas, at onde chegue a influncia das mars. 1. O corte dos mangues aforados no ser feito a altura menor de 0m,50 acima do nvel do preamar mximo.

2. Para efeito de reconhecimento dos terrenos do domnio da Unio margem dos rios ou lagoas, carateriza-se a influncia das mars unicamente pela oscilao diria do nvel das guas.

Art. 3. A Unio no reconhece e tem por insubsistentes e nulas quaisquer pretenses sobre o domnio dos terrenos de marinha, assim considerados os que, banhados pelas guas do mar e pelas dos rios e lagoas at onde alcance a influncia das mars, vo at distncia de 38 metros para a parte da terra, medidos do ponto a que chegava o preamar mdio em 1831. 1. O Diretoria do Domnio da Unio providenciar quanto antes afim de que cesse de vez a posse mantida, a qualquer titulo, com fundamento naquelas pretenses.

2. E da exclusiva e privativa competncia da Diretoria do Domnio e orgos subordinados a determino da linha do preamar mdio de 1831. Art. 4. A partir da vigncia do presente decreto-lei no se concedero novas ocupaes de terrenos de marinha e acrescidos, continuando-se, entretanto, a receber as taxas atuais e providenciando-se o recolhimento das porventura devidas, antes de resolvido o aforamento pleiteado por ocupastes ou posseiros.

Art. 5. Aos atuais posseiros ou ocupastes concedido o prazo de 180 dias, contado da vigncia deste decreto-lei, afim de que iniciem, perante os Servios Regionais da Diretoria do Domnio da Unio, o processo de aforamento dos terrenos de marinha e seus acrescidos e dos de mangue.

http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=2490&tipo_norma=... 08/09/2013

Texto Integral de Norma Jurdica

Pgina 2 de 5

Art. 6. Expirado o prazo, a que se refere o artigo anterior, sem que os interessados iniciem o processo de aforamento, a Diretoria do Domnio da Unio, pelos seus orgos competentes, providenciar sobre a enfiteuse dos terrenos, mediante concorrncia pblica.

2. Da avaliaro a que se proceder ser lavrado termo, de que constar a descrio minuciosa das benfeitorias e o valor a cada uma atribudo.

1. As benfeitorias que, por sua natureza, se hajam incorporado ao solo, sero vendidas em concorrncia pblica juntamente com a preferencia ao aforamento, depois de avaliadas pela Diretoria ao Domnio, com a assistncia da parte interessada ou seu representante legal.

3. A ausncia do interessado, uma vez notificado do dia e hora em que se proceder diligncia, no invalidar a avaliao.

4. Assista, a no, diligncia, o interessado ter o prazo do oito dias para dizer sobre o preo arbitrado s benfeitorias. 5. A falta de reclamao no prazo estabelecido importar na concordncia do interessado.

6. Apresentada reclamao no prazo estabelecido, sero apreciados os motivos em que se baseia, mantendo-se, ou no, o valor arbitrado. Art. 7. O preo obtido pelas benfeitorias em concorrncia ser entregue ao interessado, deduzidas as despesas da diligncia.

Pargrafo nico. Essas despesas constaro apenas de transporte e dirias ao pessoal incumbido da diligncia, arbitradas, na forma da legislao vigente.

Art. 8. O pedido inicial para concesso do aforamento, dirigido ao chefe do Servio Regional, dever conter os elementos necessrios identificao do terreno, bem como a indicao de suas medidas, confrontaes e benfeitorias. Pargrafo nico. Ao requerimento o pretendente no obrigado a anexar plantas ou ttulos, mas apenas o comprovante da taxa de ocupao, que porventura esteja pagando. Art. 9. Verificado qual o terreno no foi objeto de aforamento anterior, examinarse- preliminarmente a questo da preferncia enfiteuse. Art. 10. Teem preferncia para a concesso do aforamento.

1, os que estejam pagando taxa de ocupao de terreno de marinha e seus acrescidos, relativamento aos terrenos ocupados;

2, os que tiverem, nas testadas e frentes dos terrenos, estabelecimentos de sua propriedade, como trapiches, armazens e outras semelhantes, dependentes de franco embarque e desembarque;

3, nas mesmas circunstncias, os posseiros dos terrenos, na suposio de lhes pertencerem e fazerem parte de suas fazendas, stios ou propriedades contguas;

4, os que tiverem arrendado ou aforado os terrenos, na suposio de lhes pertencerem, em concorrncia com os arrendatrios ou foreiros, ainda que estes tenham benfeitorias: 6, os concessionrios das marinhas fronteiras, em relao aos terrenos acrescidos; 7, os pescadores nacionais ou colnias de pescadores nacionais, que se proponham criao de estabelecimentos de pesca ou de indstria resultante, relativamente aos terrenos de marinha e seus acrescidos situados nas costas de terra firme e nas ilhas. 5, os posseiros de terrenos contguos a terras devolutas, havendo benfeitorias ;

Pargrafo, nico. Se a forma do litoral martimo, margem de rio ou lagoa, por sua curvatura ou outra circunstncia, no permitir a enfiteuse na mesma extenso correspondente testada ou frente, conceder-se- o terreno proporcionalmente aos confinantes, caso no seja mais conveniente reserv-lo para seu uso comum ou logradouro pblico.

http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=2490&tipo_norma=... 08/09/2013

Texto Integral de Norma Jurdica

Pgina 3 de 5

Pargrafo nico. Em igualdade de condies sero preferidos os proprietrios dos terrenos fronteiros, que confinem do lado da terra com a mesma estrada, rua ou caminho pblico. Art. 12. Resolvida a questo simultaneamente, e por meio de ofcios : da preferncia, abrir-se- audincia,

Art. 11. A preferncia, de que trata o artigo anterior, no se verifica a respeito dos terrenos no ocupados ou possudos, quando contguos a estrada, rua ou outro caminho de servido pblica.

2, ao Ministrio da Guerra, diretamente, na Capital Federal, e s regies militares, nos Estados;

1, prefeitura municipal do lugar em que estiver situado o terreno;

3, ao Ministrio da Marinha, diretamente, oa Capital Federal, e s capitanias dos portos, nos Estados; 4, ao Ministrio da Agricultura, se se tratar de terreno rural, por intermdio do orgo competente;

1. Essas audincias sero solicitadas s reparties locais e o seu prazo, notificado em todas as comunicaes, se fixar em 20 dias, findo o qual se considerar o silncio consulta como assentimento pleno concesso. 2. A impugnao da municipalidade somente prevalecer se a concesso prejudicar o alinhamento no cais, arruamentos, servido ou obras que a mesma municipalidade tenha executado, esteja executando ou venha a executar, segundo projeto existente e do qual anexar cpia impugnao.

5, ao Ministrio da Aviao : a) por intermdio do Departamento de Aeronutica Civil, se o terreno confinar com aerdromo ou aeroporto; b) por intermdio do Departamento de Portos e Navegao, se houver projeto porturio perto do lugar em que estiver situado o terreno; c) por intermdio da Diretoria da Estrada de Ferro, qual possa interessar o terreno.

3. Os Ministrios da Marinha e da Guerra s se oporo ao aforamento se da concesso decorrerem obstaculo, respectivamente, navegao e servios navais e aos interesses da defesa nacional.

Art. 13. Na hiptese e de serem favorveis as respostas obtidas, ou na de haver expirado o prazo sem que respondam aquelas autoridades circunstncia que se averbar no processo publicar-se- edital durante 30 dias consecutivos, no rgo oficial ou, falta deste, no de maior publicidade do local, intimando os posseios confinantes, e a quem possa interessar o terreno, a reclamarem, dentro de 30 dias, contados da data da ltima publicao, o que for a bem dos seus direitos, sob pena de no mais serem atendidos se no o fizerem no referido prazo. 1. A primeira publicao do edital far-se- integralmente, com todos os dados tcnicos e esclarecimentos necessrios; as publicaes posteriores referir-se-o sumariamente quela e mencionaro apenas o nome do pretendente e a situao do terreno. 2. O Servio Regional mandar afixar o edital nos lugares de maior afluncia da sede do municipio. 4. Anexados ao processo exemplares do jornal em que se fizeram a primeira e a ltima publicaes, certificar-se- a efetuao das demais e o cumprimento do disposto no 2 deste artigo. 5. Tambem se certificar no processo se houver, ou no, reclamao consequente ao edital. Art. 14. Se houver reclamao contra o pedido do pretendente ser desde logo examinada, apurando-se a liquidez e certeza do direito ao aforamento. 3. A Diretoria do Dominio da Unio custear as despesas com o edital.

Art. 15. Se das razes alegadas e provas oferecidas no se conseguir verificar a quem cabe a preferncia ao aforamento, efetuar-se- concorrncia pblica, para adjudicao da mesma preferncia.

http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=2490&tipo_norma=... 08/09/2013

Texto Integral de Norma Jurdica

Pgina 4 de 5

Art. 16. As questes sobre propriedade, servido e posse, ainda que resultantes da natureza do local, ou fundadas em concesses anteriores, so da competncia exclusiva dos tribunais. Art. 17. Deliberada a concesso, proceder-se- a diligncia no terreno, para efeito de medio, demarcao, confrontao e avaliao.

1. Dessa diligncia, para a qual qual se convidar o pretendente, ser incumbido um engenheiro dos Servios Regionais, acompanhado dos auxiliares necessrios. 2. O transporte do pessoal incumbido da diligncia ser custeado pela Diretoria do Dominio da Unio, e as dirias, calculadas na forma da legislao vigente, pelo interessado no aforamento, que depositar previamente a importncia presumivel.

Art. 18. Na avaliao, procurar-se- fixar o valor real do terreno, levando-se em conta todos os elementos que possam contribuir para mais segura apreciao, tais como, caractersticas, prprias, situao local, preo de venda dos terrenos vizinhos, pela rea ou por metro de frente. Pargrafo nico. Deduzir-se- do valor encontrado o preo de aterros e outras obras com que o pretendente haja beneficiado o terreno. Art. 19. Feita a avaliao, calcular-se- o foro anual, correspondente a 0,6%, do valor real do terreno, seja rural ou urbano.

Art. 20. De todos os trabalhos da avaliao ser lavrado termo circunstanciado pelo engenheiro, que o assinar com o pretendente ou seu representante, concedendose-lhe, no mesmo instrumento, o prazo de trs dias, para qualquer protesto ou impugnao.

Art. 21. Com o termo citado ao artigo anterior, o engenheiro juntar ao processo o clculo analtico da rea do terreno, para levantamento da respectiva planta.

Pargrafo nico. O termo descrever minuciosamente a situao do terreno, sua natureza, rea, benfeitorias, confrontaes, de tal modo que se possa em qualquer tempo identificar o imovel.

Pargrafo nico. A planta ficar igualmente anexada ao processo, com duas cpias heliografias. Art. 22. A repartio verificar em seguida se si trata da terreno j cadastrado para o pagamento da taxa de ocupao, afim de cobrar as taxas e multas que forem devidas.

Art. 23. Compete aos chefes dos Servios Regionais conceder os aforamentos, submetendo o seu despacho, com a minuta do termo feita pelo procurador fiscal, aprovao do diretor do Domnio. Pargrafo nico. Alem dos elementos necessrios perfeita identificao do terreno, constar especificadamente do termo do aforamento : 1, a importncia anual do foro, que dever ser paga adiantadamente at 31 de maro de cada ano, sob pena de multa equivalente a 20% sobre o valor da divida;

2, que o atraso no pagamento do foro durante tres anos consecutivos importar, na pena de comisso e imediata imisso de posse por parte da Unio ; 3, que o terreno no pode ser vendido ou escambado sem prvia licena da Diretoria do Dominio da Unio, sob pena de comisso;

4, que, se a Fazenda Nacional no usar do direito de opo, cobrar o laudmio de 5% sobre o preo de transferncia ou sobre o valor do terreno. Art. 24. A escritura ser assinada pelo chefe do Servio Regional e pelo pretendente ao aforamento.

Art. 25. Registada a concesso pelo Tribunal de Contas, expedir-se- carta de aforamento para entrega ao foreiro, feitas as anotaes na Seco de Cadastro e a devida comunicao repartio arrecadadora local.

Pargrafo nico. Das cartas de aforamento expedidas os Servios Regionais enviaro cpia autenticada Diretoria do Domnio, com referncia expressa ao nmero do processo de concesso.

http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=2490&tipo_norma=... 08/09/2013

Texto Integral de Norma Jurdica

Pgina 5 de 5

Art. 26. As transferncias de aforamento no se processaro sem que o interessado solicite prvia licena Diretoria do Domnio, juntando ao pedido a carta de aforamento e prova de quitao dos foros e indicando o preo da transao.

1. Todas as transferncias onerosas, quaisquer que sejam suas modalidades, esto sujeitas ao pagamento de laudmio, que se efetuar mediante guia expedida aps o deferimento do pedido de licena. 3. O laudmio ser cobrado de acordo com a avaliao oficial, se a Unio no quizer usar do direito de opo ou no concordar com o preo estipulado, ainda que a transferncia se opere em virtude de deciso judicial. Art. 27. Nas novaes de aforamento, pleiteadas at 31 de dezembro do corrente ano, no se exigir o comprovante do pagamento dos foros anteriores a 1933. 2. A Diretoria do Domnio ter o prazo de 30 dias para usar do direito de opo.

Art. 28. Na hiptese de comisso, o domnio pleno da Unio ficar consolidado por imediata imisso de posse, independentemente de ao judicial. Art. 29. Verificado o comisso, se o interessado, aps publicao de edital com o prazo de 30 dias, no satisfizer o dbito, poder a Unio proceder a novo aforamento, mediante concorrncia pblica, depois de avaliadas as benfeitorias, na forma do art. 6 e seus pargrafos, do presente decreto-lei. 1. O preo obtido em concorrncia pelas benfeitorias existentes ao terreno ser entregue, ao foreiro incurso em comisso, deduzido o dbito de foros e as despesas de avaliao e venda.

2. Se, intimado por edital, o foreiro assinar termo de reconhecimento do comisso e satisfazer o dbito, ser-lhe- concedido novo aforamento, de acordo com as disposies do presente decreto-lei.

Art. 30. Dos despachos proferidos pelo chefe do Servio Regional cabe recurso, no prazo de 20 dias, contado da cincia do interessado, para o diretor do Domnio da Unio. Pargrafo nico. Em igual prazo, e pela mesma forma contado, poder ser interposto recurso dos despachos do diretor do Domnio da Unio para o diretor geral da Fazenda Nacional.

Art. 31. A Diretoria do Domnio da Unio baixar instrues aos Servios Regionais e mandar adotar os modelos dos atos necessrios ao processo de aforamento. Art. 32. Revogam-se as disposies em contrrio. Rio de Janeiro, 16 de agosto de 1940, 119 da Independncia e 52 da Repblica. A. de Souza Costa. Getulio Vargas.

http://legis.senado.gov.br/legislacao/ListaNormas.action?numero=2490&tipo_norma=... 08/09/2013

Vous aimerez peut-être aussi