Vous êtes sur la page 1sur 2

A viscosidade uma medida da resistncia ao fluxo.

. Em um gs, as molculas esto em mdia longe umas das outras e as foras de atrao no so efetivas. Assim, a viscosidade no vem do atrito interno, mas da transferncia de momentum (quantidade de movimento) entre camadas adjacentes, que se movem com velocidade relativa. As molculas que passam de uma camada para outra e que se movem menos rapidamente levam uma quantidade de movimento maior que as molculas que passam em sentido inverso, de modo que a velocidade da camada mais rpida diminui e a velocidade da camada mais lenta aumenta, diminuindo a velocidade relativa. Em um lquido, as molculas esto em mdia muito perto umas das outras e as foras de atrao so efetivas. Assim, a viscosidade vem do atrito entre camadas adjacentes, nas quais o lquido se divide ao escoar.

http://www.dec.ufcg.edu.br/saneamento/Agua02.html

A gua em escoamento reage tenso de cisalhamento, sofrendo uma deformao angular que proporcional a essa tenso. Coeficiente de viscosidade, viscosidade dinmica, viscosidade absoluta ou somente viscosidade, a constante de proporcionalidade definida como a razo entre essa tenso de cisalhamento e o gradiente de velocidade. geralmente simbolizada pela letra grega minscula "m" e tem a dimenso de fora por unidade de rea. Sua unidade no S.I. poise (1 poise = 0,1N.s/m2). Em termos prticos com gua fria, freqentemente trabalha-se com m = 1,03.10-4 kgf.s/m2(Tabela 1). NOTA: Poise uma homenagem ao fsico francs, de Paris, Jean Louis Poiseuille (1799-1869) estudioso do escoamento em microtubos, com dimetros inferiores a 0,2mm.

A densidade e o peso especfico so medidas do "peso" de um fluido e no so suficientes para descrever totalmente seu comportamento. gua e leo possuem aproximadamente a mesma densidade mas apresentam comportamento distinto com relao ao escoamento.

Intuitivamente, fluidos "grudam" nas superfcies slidas que os contem, mesmo quando esto em movimento. Esta caracterstica "pegajosa" dos fludos viscosidade e uma medida do "atrito" do fluido. denominada de

A gua tem menos resistncia para fluir do que os leos ou mel. Todos os fluidos reais, exceto os superfluidos, possuem viscosidade mas o fluido ideal, que no possui viscosidade, chamado de invscido. A figura abaixo mostra o experimento ideal para quantificar esta propriedade. Supondo um fluido entre duas placas paralelas, uma parada e outra se deslocando linearmente com velocidade constante V, a velocidade do fluido apresentar um perfil de variao linear. Como o fluido "gruda" nas superfcie slidas, a velocidade do fluido em contato com as placas ser igual velocidade da placa. Para um grande nmero de fluidos, a variao da velocidade entre as placas linear e pode ser escrita da seguinte maneira:

Onde:

a viscosidade absoluta, viscosidade dinmica ou apenas viscosidade [N.s/m2]; a tenso de cisalhamento; v a velocidade

Vous aimerez peut-être aussi