Vous êtes sur la page 1sur 21

Gesto Ambiental e Responsabilidade Social

Material Terico
Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores

Responsvel pelo Contedo: Profa. Ms. Carla Caprara Parizi Reviso Textual: Profa. Esp. Mrcia Ota

Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores

Responsabilidade Social Empresarial

Nesta unidade da disciplina de Gesto Ambiental e Responsabilidade Social, abordaremos o tema Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores.

Nesta segunda unidade, abordaremos o tema Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores. O material foi organizado em:
1 - Aviso: o primeiro contato com o aluno. 2 - Mapa Mental: Representao Visual da Organizao da disciplina contemplando os contedos e suas relaes. 3 - Contextualizao e Problematizao: Texto Introdutrio, que visa lembrar a importncia dos contedos abordados. 4 - Material terico: Visa promover o estudo do tema Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores. 5 - Apresentao narrada no formato adobe presenter, que sintetiza o contedo terico. 6 - Atividade de Sistematizao: Atividade avaliativa do tipo teste de mltipla escolha, baseada nos contedos estudados no Material terico, no livro sugerido, e nas leituras complementares, com autocorreo pelo Blackboard. 7 - Atividade de Aprofundamento: Atividade Avaliativa Unidades I, III Atividade de Aprofundamento: Frum de discusso. Unidades II, IV e V Atividade Reflexiva ou de Aplicao. 8 - Material complementar: oferece possibilidades de se ampliar o estudo sobre o tema. 9 - Referncias bibliogrficas.

Como mtodo de estudo, voc dever: Primeiramente, realizar as propostas de leitura. Assim, aps ter se apropriado de aspectos relacionados ao tema em questo, devem ser feitas as atividades de fixao dos contedos (Atividade de Sistematizao) e as atividades de interao (Frum, Reflexiva ou Aplicao). Mas, no se esquea de utilizar os fruns de discusso e a lista de e-mails para sanar as dvidas.

Unidade: Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores

Contextualizao Voc Sabia ?


Voc sabia que j vivenciamos duas grandes revolues? Uma delas foi a Agrcola, que ocorreu h mais de 10.000 anos, trazendo tona conceitos de propriedade de terra, feudalismo, riqueza, comrcio, dinheiro status, cidades, etc ( MIHELCIC E ZIMMERMAN, 2012). J no sculo XVIII, houve a Revoluo Industrial, que trouxe mquinas, estradas, ferrovias, fbricas, empresas, capitalismo, etc (MIHELCIC E ZIMMERMAN, 2012). No entanto, nos tempos atuais, vivenciamos uma outra Revoluo: a da Sustentabilidade. Assim sendo, no h mais alternativas, preciso encarar o desafio, tendo em vista a importncia desse assunto para os tempos atuais.

Introduo
J conhecemos em Unidades anteriores a trajetria percorrida ao longo do tempo para a discusso em relao degradao ambiental e a sustentabilidade. Nesta unidade, no entanto, nos preocuparemos em discutir mais enfaticamente a responsabilidade social, muito embora na prtica no possamos separar os temas. Tanto o movimento do desenvolvimento sustentvel quanto o da responsabilidade social so temas antigos em ascenso, embora de origens distintas. A preocupao com a responsabilidade social comea associada questo da Pobreza na Idade Moderna, poca em que surgiram as Empresas (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012). Na era Moderna, surgiram, ento, polticas da pobreza, diferentemente da Idade Mdia, onde as iniciativas para aliviar o sofrimento dos pobres eram feitas por caridade crist, justificando-se pela forma com que Cristo viveu, sempre de forma humilde, alm do qu riqueza acumulada poderia ser sinnimo de condenao ao inferno (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012). Na linha do tempo, a responsabilidade social empresarial passou por vrios estgios. Nos Estados Unidos e na Europa, no incio do sculo XX, grandes empresas construam escolas, bibliotecas e igrejas, incorrendo em melhoria da qualidade de vida (PEREIRA, SILVA E CARBONARI, 2011). J nas dcadas de 1930 e 1940, a responsabilidade voltou-se para dentro das empresas, ou seja, as preocupaes direcionaram-se para os direitos trabalhistas, tais como: como reduo de jornada, melhoria das condies de trabalho; aspectos ainda de extrema relevncia nos dias de hoje (PEREIRA, SILVA E CARBONARI, 2011). Em 1960, inicia-se tambm o movimento ambientalista, e em 1970 e 1980 se intensificam os movimentos sociais em favor dos direitos das mulheres, homossexuais, minorias raciais e religiosas, pessoas com necessidades especiais, estudantes, consumidores e idosos (PEREIRA, SILVA E CARBONARI, 2011). Enfim, ao longo dos anos, as preocupaes aglutinaram-se e encorparam as discusses voltadas Responsabilidade Social, como o respeito diversidade humana, o combate corrupo, a promoo da qualidade de vida, inclusive no trabalho, a preocupao e o cuidado com o meio ambiente (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012). A preocupao e o fortalecimento das Teorias tomaram impulso graas grande quantidade de organizaes Nacionais e Internacionais que promoveram a prtica da Responsabilidade Social, como o caso do Instituto Ethos e o do IBase - Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas. A ISO elaborou tambm uma norma de Responsabilidade Social, a ISO 26000. (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012). O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social foi criado em 1998 por um grupo de empresrios, da iniciativa privada, cujo objetivo a partir de troca de experincias e sistematizao de conhecimentos desenvolver ferramentas para auxlio na anlise de prticas voltadas gesto e ao compromisso com a responsabilidade social e desenvolvimento sustentvel.

Unidade: Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores

O Ibase uma Organizao fundada em 1981 pela sociedade civil, cujo objetivo a radicalizao da democracia e a afirmao de uma cidadania ativa. As iniciativas so regidas pelos princpios da Igualdade, solidariedade, participao e justia socioambiental.

Explore
Conhea mais sobre o Instituto Brasileiro acessando http://www.ibase.br

Assim sendo, podemos inferir que uma organizao sustentvel aquela que busca seus objetivos atendendo concomitantemente a equidade social, prudncia ecolgica e eficincia econmica (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012). Atualmente, para referir-se a aes relativas sustentabilidade de uma organizao muito comum a utilizao dos termos Responsabilidade Social Empresarial ou Responsabilidade Corporativa.

1 Responsabilidade Social Empresarial


No Brasil, conforme Pereira, Silva e Carbonari (2011), a desigualdade social e a impossibilidade de atendimento a estas demandas fazem com que a Responsabilidade Social Empresarial seja mais relevante.

Para Pensar
Mas, como podemos medir as aes voltadas a responsabilidade social de uma empresa?

Primeiramente, vale destacar que aes isoladas por razes humanitrias no so sinnimo de responsabilidade social, talvez a origem tenha sido assim, mas a responsabilidade social empresarial se constri por meio de aes interligadas, inseridas no planejamento e na cultura da organizao, envolvendo a todos (PEREIRA, SILVA E CARBONARI, 2011). Atualmente, intensa a quantidade de iniciativas em sintonia com os movimentos da responsabilidade social das empresas e do desenvolvimento sustentvel, originando os conceitos de organizao e de empresa sustentvel, ou seja a responsabilidade social das empresas um caminho para alcanar a sustentabilidade empresarial (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012). 8

1.1 Iniciativas para conquista da Gesto da Responsabilidade Social As Iniciativas so locais, regionais e empresariais nas formas de diretrizes, normas voluntrias, ou mesmo de instrumentos que viabilizem a gesto e operacionalizao das expectativas deste movimento (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012). O quadro 1.1 mostra a responsabilidade social empresarial nos nveis estratgicos e operacionais.
Declarao Universal dos Direitos do Homem Agenda 21 Carta da terra Metas do Milnio Pacto Global Convenes da OIT Diretrizes da OCDE para as Multinacionais Conveno contra a corrupo ISO 9001 ISO 14001 OHSAS 18001 NBR 16001 AA1000 SA 8000 ISO 26000 Cdigos de boas Prticas do setor Balano Social GRI Indicadores Ethos

Viso, Valores e Misso Nveis Estratgicos Poltica, Liderana e Recursos

Princpios Diretivos

Cdigos e Regulamentos

Impactos Econmicos Impactos Ambientais Impactos Sociais Processos e Normas

Nveis Operacionais

Relatrios
Fonte: Modificado de Barbieri e Cajazeira, 2012

Padres de Relatrios

1.1.1 Princpios Diretivos Conforme mostra o quadro 1.1, so exemplos de princpios diretivos que impulsionaram a criao de normas de gesto e outras ferramentas e instrumentos de gesto para as prticas de gesto da responsabilidade social (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012): Declarao Universal dos direitos do homem (1948) Importante fonte para orientar a concepo de polticas de responsabilidade social quer seja para uma entidade pblica ou privada. Agenda 21 realizada no Rio de janeiro em 1992 um plano de ao para alcanar objetivos do desenvolvimento sustentvel. 9

Unidade: Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores

Carta da Terra foi concluda em 2000, surgiu para incluir questes que no foram tratadas na Declarao de 1992 no Rio de Janeiro, procurando sanar as deficincias existentes, cujos temas bsicos so: Respeitar e cuidar da comunidade da vida. Integridade Ecolgica. Justia Econmica e Social. Democracia, no violncia e paz. Metas do Milnio Aprovada em 2001 pelas Naes Unidas, cujo objetivo reforar o compromisso entre as Naes dos pactos celebrados anteriormente, so eles: Erradicar a extrema pobreza e a fome. Atingir o ensino bsico fundamental. Promover igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres. Reduzir a mortalidade infantil. Combater a AIDS, a malria e outras doenas. Melhorar a sade das gestantes. Garantir a sustentabilidade do Planeta. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. Pacto Global Frum aberto participao de empresas e outras organizaes, para se engajar neste Pacto necessrio expressar seu apoio ao Pacto, cujos princpios so: Princpios de direitos Humanos: 1 Respeitar e proteger os direitos humanos. 2 Impedir violaes de direitos humanos. Princpios de direitos do Trabalho: 3 Apoiar a liberdade de associao no trabalho. 4 Abolir o trabalho forado. 5 Abolir o trabalho Infantil. 6 Eliminar a discriminao no ambiente de trabalho. Princpios de Proteo Ambiental: 7 Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais. 8 Promover a responsabilidade ambiental. 9 Encorajar tecnologias que no agridam o meio ambiente. 10

Princpio contra a Corrupo: 10 Combater a Corrupo em todas as suas formas, inclusive extorso e propina. 1.1.2 Cdigos e Regulamentos Como mostrado no quadro 1.1, so exemplos de Cdigos e Regulamentos (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012): Convenes da OIT Organizao Internacional do trabalho, criada em 1919, cujas convenes e recomendaes so voltadas para as relaes de trabalho e envolve empregadores, empregados e governos. Diretrizes da OCDE para as Multinacionais Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico, elaborou por exemplo, a Conveno Contra o Suborno de Funcionrios Pblicos Estrangeiros em Transaes Internacionais de 1997, includa na Legislao Brasileira. Conveno Contra a Corrupo fundamental para qualquer gesto de responsabilidade social empresarial, A Transparency International (TI) define a corrupo como sendo o abuso do poder, cujo objetivo obter ganhos privados ilegtimos.

Pense
Afinal, qualquer princpio deve ser cumprido??

Qualquer que seja o princpio deve ser cumprido, se for incorporado a Legislao, no caso Brasileira. Ex: Direito de Repouso, limitao de horas de trabalho so direitos que fazem parte da legislao; portanto, as empresas devem cumpri-los.

1.1.3 Processos e Normas Para operacionalizar os princpios estabelecidos nos Acordos e Convenes so necessrios instrumentos gerenciais, conforme quadro 1.1. O processo de Normalizao internacional intensificado com a criao da International Organization for Standardization (ISO) em 1947. vlido destacar que recebeu propositadamente essa sigla ISO, que significa em grego Igualdade, justamente por desenvolver trabalhos de normalizao tcnica, que representem o consenso de seus membros. O Brasil representado pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) participa das decises e estratgias da ISO (ISAIA, 2010). 11

Unidade: Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores

Sries de normas ISO um conjunto de normas, cujo objetivo fornecer informaes, estabelecer requisitos e auxiliar na implementao dos seus requisitos (ISAIA, 2010).

ISO 9001 a mais conhecida da srie 9000, ela especifica requisitos de um sistema de gesto da qualidade.

Trocando Ideias
Qualidade? Por que falar sobre qualidade agora? Segundo estudiosos (apud Barbieri e Cajazeira, 2012) da rea da Qualidade, todo movimento voltado a esta rea contribui para impulsionar e fortalecer o movimento direcionado responsabilidade social. Assim, possvel se concluir que a organizao que melhora continuamente a qualidade ter adotado ao final um estilo de gesto mais social.

ISO 14000 - Esta srie estabelece diretrizes para um sistema de gesto ambiental, exemplificando temos: ISO 14001 - Sistemas de Gesto Ambiental Especificao e Orientao para uso. ISO 14004 - Sistemas de Gesto Ambiental Diretrizes gerais sobre princpios, sistemas e tcnicas de apoio. ISO 14063 Norma que fornece a uma organizao as diretrizes sobre princpios gerais, poltica, estratgia e atividades relacionadas com a comunicao ambiental, tanto interna quanto externa.

OSHAS 18001 Entrou em vigor em 1999. Foi concebida pela recusa da ISO em criar normas sobre sade e segurana do trabalho. Portanto, esta norma trata de um sistema de gesto de segurana e da sade ocupacional. um compromisso de reduo dos riscos decorrentes do trabalho, recaindo em um processo dinmico de melhoria contnua. Foi criada a partir de um grupo de certificadores do Reino Unido, Irlanda, Austrlia, frica do Sul, Espanha e Malsia (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012).

NBR 16001 Norma Brasileira de Responsabilidade Social, que estabelece requisitos mnimos, permitindo que a organizao crie e implemente um sistema de gesto da responsabilidade social. Segundo ABNT (2013), levando em conta: responsabilizao, transparncia, comportamento tico, considerao pelos interesses das partes interessadas, atendimento aos requisitos legais, respeito s normas internacionais de comportamento e aos direitos humanos promoo do desenvolvimento sustentvel (www.abntcatalogo.com.br). 12

Esta norma apresenta-se compatvel com as estruturas das normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, o que facilita a integrao das mesmas (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012). Os sistemas de gesto podem receber certificaes, para faz-lo devem submeter esse sistema a um Organismo externo, no caso da NBR 16001 denominado de Organismo de Certificao de Sistema de Gesto da Responsabilidade Social (OCR), que por sua vez acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (Inmetro) (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012).

AA 1000 Origem Reino Unido - define melhores prticas para prestao de contas a fim de assegurar a qualidade da contabilidade, auditoria e relato social tico de todos os tipos de organizaes.

AS 8000 uma norma internacional de avaliao da responsabilidade social e parte do princpio que as empresas devem cumprir as leis relativas aos empregados e terceirizados, adotando as disposies das convenes da Organizao Internacional do Trabalho (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012).

A Norma Internacional ISO 26.000 foi publicada em novembro de 2010 e lanada a verso em portugus em dezembro de 2010 ABNT NBR ISO 26.000 a qual concede Diretrizes sobre a Responsabilidade Social. A Responsabilidade Social das Organizaes consiste em responsabilizar-se pelos impactos causados por conta dos processos decisrios perante a sociedade e meio ambiente. O que implica em um comportamento tico e transparente, o qual contribui para o desenvolvimento sustentvel, compatvel com as leis aplicveis e as normas internacionais de comportamento. A ISO 26.000:2010 no tem a finalidade de certificao, uma norma de diretrizes e de uso voluntrio.

1.1.4 Padres de Relatrios/Indicadores Segundo Barbieri e Cajazeira (2012), um sistema de gesto deve possuir mecanismos de comunicao transparentes para as partes envolvidas. Algumas normas j citadas anteriormente (ISO 14063, ISO 14001) atendem ao princpio da comunicao, porm no recomendam nenhum tipo especfico de instrumento (ferramenta), cabendo a organizao pela tomada de deciso de qual instrumento deve ser utilizado. Naturalmente, a escolha de um Instrumento depende da estratgia, da poltica, dos princpios, dos programas, ou seja de particularidades da Organizao (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012).

13

Unidade: Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores

Segundo Pereira, Silva e Carbonari (2011), os indicadores de sustentabilidade corporativa servem para: Trazer reflexo sobre temas que nem sempre so geridos. Identificar Metas. Explicitar o aprendizado e a reao da empresa diante de suas falhas. Quantificar o impacto. Dar transparncia e consistncia prestao de contas. Contextualizar e tornar tangvel o desempenho. Permitir a comparabilidade. Evidenciar a evoluo.

No quadro 1.1, so citados alguns exemplos de padres de relatrio, que seguem: Balano Social um modelo, criado em 1997 pelo Instituto Brasileiro de Anlises Sociais e Econmicas (Ibase), que se trata de um demonstrativo e publicado anualmente. Nele, constam informaes sobre projetos, benefcios e aes sociais voltados para funcionrios, investidores, analistas de mercado, acionistas e comunidade (stakeholders) e os dados so expressos em valores financeiros ou de forma quantitativa (PEREIRA, SILVA E CARBONARI, 2011).

Stakeholders um termo muito utilizado e significa pessoa que seja afetada, ou possa ser afetada pelo desempenho de uma organizao.

GRI Global Report Initiative, uma ONG internacional dedicada a desenvolver, divulgar e medir o desempenho das organizaes, sob o aspecto da sustentabilidade ambiental, social e econmica, prestando desta forma contas sociedade (BARBIERI e CAJAZEIRA, 2012).

Indicadores Ethos A Organizao que se utiliza deste Indicador tem a vantagem de comparar-se com outras empresas e analisar os pontos fortes e fracos e assim ter oportunidade de melhoria. Neste indicador, aspectos econmicos que no tenham ligao com aspectos sociais e ambientais no so levados em conta (PEREIRA, SILVA E CARBONARI, 2011).

14

fcil perceber que usar os indicadores no tarefa simples, pois eles devem ser flexveis o suficiente para que possam ser alterados e adaptados, se for necessrio. O quadro 1.1 apresenta apenas exemplos de Indicadores naturalmente existem muitos outros, destacam-se ainda: ISE ndice de Sustentabilidade ndice lanado pela Bolsa de Valores de So Paulo (BOVESPA) em 2005, reflete o retorno de uma carteira de aes de empresas que tem um comprometimento com a sustentabilidade social empresarial (PEREIRA, SILVA E CARBONARI, 2011). Relatrio de Sustentabilidade Dow Jones um indicador de desempenho financeiro, ndice de reajuste ligado bolsa de Nova York. As organizaes que constam deste ndice so as mais capazes de criar valor para seus acionistas, a longo prazo (PEREIRA, SILVA E CARBONARI, 2011).

Para Pensar
Mas, afinal, Por que as empresas devem investir em um sistema de gesto de responsabilidade social?

As empresas, certamente, detm marcas que apresentam ativos intangveis (bens e direitos que no apresentam forma fsica), que so preciosos e demandam tempo e dinheiro para serem construdos: a transparncia e tica. Enfim, a responsabilidade socioambiental passa credibilidade, , sem dvida, uma forma de gesto estratgica, mas vai muito alm de estratgia e obrigao, um compromisso permanente que a organizao sela para tornar a sociedade mais justa e contribuir para seu desenvolvimento. Viver em uma sociedade injusta, onde as Organizaes privadas ou pblicas no so transparentes, viver numa terra de ningum.

Terra de ningum um termo empregado para designar um territrio no ocupado ou, mais especificamente, um territrio sob disputa entre partes que no o ocuparo por medo ou incerteza. (WIKIPEDIA 2013)

15

Unidade: Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores

Refletindo
fato que j tivemos duas grandes revolues, uma delas foi a Agrcola, que ocorreu h mais de 10.000 anos e trouxe tona conceitos de propriedade de terra, feudalismo, riqueza, comrcio, dinheiro status, cidades, etc ( MIHELCIC E ZIMMERMAN, 2012). A outra revoluo foi a Industrial, que ocorrera no sculo XVIII, trazendo mquinas, capitalismo, estradas, ferrovias, fbricas, empresas, etc (MIHELCIC E ZIMMERMAN, 2012). E a ltima delas a Revoluo da Sustentabilidade, no h mais alternativas. Assim sendo, no h mais alternativas, preciso encarar o desafio, tendo em vista a importncia desse assunto para os tempos atuais.

Em Sntese
fato, que precisamos nos preparar para atendermos no s a legislao que obrigatria, mas incorporar na misso de toda organizao normas que tragam benefcios sociedade, conquistando, desta forma, o status de empresa transparente e sustentvel. Tudo indica que os consumidores esto comeando a levar em considerao alguns critrios ambientais e sociais na escolha por um produto ou processo; portanto, no h como fugir dessa responsabilidade.

16

Material Complementar
Explore
Como textos complementares desta Unidade, indico as leituras dos livros: BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA, J.E.R. Responsabilidade social em empresarial e empresa sustentvel da teoria prtica. So Paulo: Saraiva, 2012. PEREIRA, A.C.;SILVA, G.Z;CARBONARI, M.E.E. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. So Paulo: Saraiva, 2011 SROUR, R.H. tica Empresarial A Gesto da Reputao. Rio de janeiro: Elsevier, 2003.

17

Unidade: Responsabilidade Social: Diretivas e Indicadores

Referncias
BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA, J.E.R. Responsabilidade social em empresarial e empresa sustentvel da teoria prtica. So Paulo: Saraiva, 2012. PEREIRA, A.C.; SILVA, G.Z;CARBONARI, M.E.E. Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. So Paulo: Saraiva, 2011 SROUR, R.H. tica Empresarial A Gesto da Reputao. Rio de janeiro: Elsevier, 2003. CATLOGO DE NORMAS: Disponvel em: www.abntcatalogo.com.br - Acesso em 22/ janeiro/ 2013 WIKIPEDIA: Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Terra_de_ningu%C3%A9m Acesso em 22/Janeiro/2013

18

Anotaes

19

www.cruzeirodosulvirtual.com.br Campus Liberdade Rua Galvo Bueno, 868 CEP 01506-000 So Paulo SP Brasil Tel: (55 11) 3385-3000

Vous aimerez peut-être aussi