Vous êtes sur la page 1sur 20

Gerenciar substituir msculos por pensamentos, folclore e superstio por conhecimento, e fora por cooperao.

. Drucker 110 anos/ 100 lies


www.innovia.com.br

A Innovia Training & Consulting especialista no gerenciamento e integrao de programas de educao executiva e consultoria empresarial. Tendo como grande diferencial o desenvolvimento de solues inovadoras para que as empresas tenham uma gesto eficaz, justa e competitiva no mercado de trabalho. A empresa sabe o quanto importante o aprendizado organizacional, e por isto que se preocupa em oferecer produtos e programas de educao executiva que gerem resultados concretos, transformando estratgias em resultados mensurveis. Afinal, to importante quanto aprender colocar em prtica.

Consultor Lder
Ricardo Augusto Moreira Barbosa consultor lder da Innovia Training & Consulting, desenvolve projetos para empresas de todos os portes em todo o pas, sendo referncia em seu mercado de atuao. Possui grande experincia como executivo em empresas lderes em suas reas de atuaes como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler, alm de ser consultor em gesto de projetos h mais de 15 anos. Ricardo Barbosa possui textos e artigos publicados em diversos sites, revistas, jornais e publicaes dirigidas, sendo colunistas em alguns desses, tambm fonte constante dos principais meios de comunicao do pas em assuntos relacionados gesto empresariais.

www.innovia.com.br

ndice
1. Liderana:
Os desafios da liderana: um papel essencial nas organizaes................................................................03 Competncias do Lder.................................................................................................................................03 Como avaliar o desempenho de sua equipe?.............................................................................................04 Motivao como ferramenta para otimizar resultados...............................................................................04

2. Coaching:

Tcnica enriquecedora para o desenvolvimento profissional....................................................................06 Como implantar a estratgia de coaching na empresa?.............................................................................06

3. Feedback:

A arte de desenvolver profissionais e gerar resultados..............................................................................08 Iniciando as prticas de Feedback................................................................................................................08 Tipos de Feedback........................................................................................................................................08 Como realizar um feedback com sucesso?..................................................................................................08

4. Administrao de Conf litos: 5. Gesto de Projetos:

A administrao de conflitos no ambiente corporativo..............................................................................11 Como administrar conflitos de maneira estratgica?.................................................................................11

A importncia dos projetos e suas etapas nas organizaes......................................................................13 As atividades de um Gerene de Projetos.....................................................................................................13

A definio do tempo no ambiente corporativo.........................................................................................15 Os desperdiadores de tempo......................................................................................................................15 Utilizando o tempo como forte aliado.........................................................................................................15

6. Administrao do Tempo:

www.innovia.com.br

Liderana

Liderana

Os desafios da liderana: um papel essencial nas organizaes. Afinal, o que liderana?

Alcanar um cargo de liderana algo muito importante para a carreira do profissional. A rea exige certas habilidade gerenciais para obter sucesso nos projetos, alm de uma excelente gesto entre as equipes, mas nem todos exercem a rea com maestria. Define-se liderana como a capacidade de influenciar pessoas, e no apenas delegar tarefas, incentivando-as para se empenharem voluntariamente nos objetivos traados pela empresa.

Competncias do Lder.

Mas qual o principal papel do lder nas organizaes? A verdadeira liderana inspira mais do que ensina, tem atos coerentes, promove abertura e confiana, alm de estabelecer uma tima relao com sua equipe. Vamos l! Relacione seu perfil com as principais competncias que o lder deve ter:

Relacionamento interpessoal e intrapessoal; Resoluo de conflitos e negociao; Processamento de informaes e priorizao; Tomada de deciso e delegao; Administrao do tempo; Empreendedorismo e agilidade; Habilidades Tcnicas: conhecimentos, mtodos e equipamentos necessrios para a realizao de suas tarefas); Habilidades Humanas: capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas; Habilidades Conceituais: capacidade de compreender e lidar com a complexidade de toda a organizao.

www.innovia.com.br

03

Liderana

Como avaliar o desempenho de sua equipe?

Outro papel importante do lder a avaliao de desempenho, um processo sistemtico de apreciao do comportamento do colaborador frente aos conhecimentos, habilidades e atitudes considerados indispensveis ao bom desempenho da funo. O objetivo deste papel dar visibilidade ao desempenho do colaborador, proporcionando aperfeio-lo e desenvolv-lo atravs das prticas de feedback, aumentar a produtividade, fornecer incentivos e melhorar os relacionamentos interpessoais.

Motivao como ferramenta para otimizar resultados.

Um desafio constante nesta funo manter a equipe motivada e isto pode ser realizado de duas maneiras: Intrnseca: quando a recompensa do trabalho a atividade em si, os desafios e a busca de melhores negcios e oportunidades; Extrnseca: quando baseada em fatores externos ou recompensas, mas vale lembrar que nem sempre as recompensas monetrias so as maiores fontes de motivao. Incentivando a equipe, o trabalho flui melhor e caminha positivamente para a otimizao de resultados. Mahatma Gandhi e Jlio Cesar (Roma Antiga) so exemplos de lderes que souberam honrar seus papis e influenciar muitos seguidores. Estes personagens da nossa histria estabeleceram objetivos e ideais e conquistaram muitos seguidores. Infelizmente, no ambiente corporativo, h muitos profissionais que coordenam projetos e no so lderes, por falta de aprofundamento sobre o tema ou at mesmo por confundirem suas funes, agindo de maneira inadequada. A reverso desta situao depende principalmente do prprio profissional, que deve entender seu verdadeiro papel dentro da organizao, agir corretamente, aprimorar seus conhecimentos e mostrar que pode fazer a diferena em sua equipe.

www.innovia.com.br

04

Coaching

Coaching

Tcnica enriquecedora para o desenvolvimento profissional.

A tcnica coaching est sendo cada vez mais utilizada no mercado corporativo e vem desenvolvendo grandes profissionais, alm de aumentar a qualidade de servios num ambiente to competitivo e saturado das mais diversas profisses. O termo coaching veio do esporte e significa treinador, mas treinar no se encaixa to bem quanto instruir. Fazer coaching dar ferramentas para as pessoas para que se desenvolvam por si mesmas, um processo de alto impacto para o aumento da produtividade, alia compromissos a resultados, ajuda os profissionais a alcanarem seus objetivos e pressupe disposio para cooperar.

Como implantar a estratgia de coaching na empresa?


Aqui vo algumas dicas sobre a tcnica coaching:

Trabalhar sempre um a um. O coaching direto e pessoal, no uma atividade que possa ser realizada em grupo; Oferea feedback imediato para que descubram por si mesmo as respostas que procuram; Desafie as pessoas, mas com riscos apropriados; Encoraje-as quando enfrentarem contratempos ou passarem por obstculos; Demonstre segurana e confiana. O Coaching ajudar profundamente no desenvolvimento tanto pessoal como profissional, sabemos que para alcanar muitos dos nossos objetivos um esforo pessoal, e depende de ns mesmos para conseguir. Esta tcnica bem enriquecedora, pode ser realizada por todos e trabalha para proporcionar uma direo objetiva e profissional no sentido de ampliar o desempenho, melhorar as qualidades que j possui, alm de ser forte aliado para que novas conquistas sejam realizadas.

www.innovia.com.br

06

Feedback

Feedback
A arte de desenvolver profissionais e gerar resultados. Os benefcios de se praticar Feedback.

Atuar como um verdadeiro lder no uma tarefa fcil e ultrapassa as fronteiras de somente delegar servios. uma posio de mltiplas tarefas e entre estas se encontra a prtica de Feedback. Realizar feedback algo muito importante e que pode trazer grandes melhorias dentro de uma organizao, quando realizada de maneira correta aumenta o desenvolvimento e produtividade de toda a equipe, trazendo retornos a curto, mdio e longo prazo.

Iniciando as prticas de Feedback.

Mesmo sendo praticado frequentemente, muitos ainda se questionam: O que exatamente o processo de feedback e quando deve ser feito? Feedback toda crtica que recebemos em relao aquilo que realizamos, sendo essencial para nosso aprendizado e crescimento em nossas profisses. A tcnica nos permite modificar a maneira de encarar e lidar com determinados assuntos e ideias, alm de aumentar o empenho na busca de potenciais resultados.

Tipos de Feedback.
H vrios tipos de Feedback, veja quais os que voc pode aplicar na sua equipe!

A prtica de feedback dividida por tipos, alm de ser diferente para cada situao, podemos conferir nos itens abaixo: Descritivo: descreve os aspectos observveis no comportamento das pessoas; Solicitado: ocorre quando o funcionrio solicita; Especfico: quando refere-se a fatos especficos ou determinadas tarefas; Oportuno: pode ser positivo (geralmente realizado em pblico) ou corretivo (realizado de forma individual e em lugar reservado).

Como realizar um feedback com sucesso?


Aqui vo algumas dicas para realizar esta prtica:

www.innovia.com.br

08

Feedback
Faa crticas positivas quando visa reforar o comportamento ou desempenho que est atingindo o padro desejado; Faa crticas negativas quando visa corrigir e melhorar o comportamento ou desempenho de baixa qualidade ou insatisfatrio; Evite comear com pontos negativos; Preste ateno na expresso facial do colaborador durante a prtica, isso ir orient-lo se sua ao est sendo construtiva ou apenas complicando a situao que poderia ser resolvida de outra maneira; Seja objetivo e evite dvidas e expectativas no reais por parte do colaborador; Mostre que est sempre aberto para trocar ideias e opinies; Aprenda a escutar o que o colaborador fala, j que uma comunicao unilateral no surge resultados.

www.innovia.com.br

09

Administrao de Conf litos

Administrao de Conf litos


Muitos empresrios e administradores passam constantemente por dificuldades no meio em que atuam, o que gera inmeros conflitos, descontentamentos e falta de motivao. Reverter esta situao no simples e o melhor caminho praticar a administrao de conflitos. Como sinnimos de conflitos, temos: discrdia, divergncia ou controvrsia e seu significado no mercado corporativo pode significar atitudes pessoais e comportamentos profissionais que podem levar um grupo inteiro ao fracasso. Administr-los buscar uma forma racional e equilibrada de resolver determinada situao.

A administrao de conf litos no ambiente corporativo.

Como administrar conf litos de maneira estratgica?

Especialistas no assunto dizem que necessrio deixar a primeira onda de emoes passarem, saber ouvir, aprender a analisar os fatos e no as pessoas, necessrio ser imparcial, reconhecer e respeitar as diferenas, ser coerente e manter o equilbrio emocional. Todo profissional deve desenvolver algumas habilidades e conseguir realizar esta prtica com sucesso, equilibrando razo e emoo e pensando sempre nos objetivos da organizao. So elas: Autoconhecimento Emocional: capacidade do profissional reconhecer seus sentimentos e emoes quando os mesmos ocorrem; Controle Emocional: Controlar e direcionar estes sentimentos, com a finalidade de ir de encontro com seus objetivos; Automotivao: a capacidade do profissional de manter suas emoes direcionadas aos objetivos da organizao; Relacionamentos interpessoais: Habilidade fundamental para utilizar na interao com outros indivduos utilizando competncias sociais. A presena de conflitos no ambiente de trabalho atrapalha a organizao como um todo e interfere diretamente nos resultados. Todo profissional deve buscar maneiras para eliminar estes conflitos, contribuindo para o seu prprio desenvolvimento e o de sua empresa.

www.innovia.com.br

11

Gesto de Projetos

Gesto de Projetos
Sabemos que para obter sucesso nos projetos empresariais preciso desenvolver um bom planejamento estratgico. Um detalhe primordial para a sobrevivncia das organizaes e conta com a participao de uma equipe de especialistas. Para que no ocorra a perda de foco nos objetivos traados em cada etapa, importante que profissionais como gerentes, consultores e analistas que tenham envolvimento em projetos se capacitem para gerir e implement-los, possibilitando a utilizao de uma metodologia nica e escalonvel. Um projeto um esforo temporrio, com comeo, meio e fim definidos, para a criao de um produto nico, ou seja, diferente de todos os produtos e servios semelhantes.

A importncia dos projetos e suas etapas nas organizaes.

As atividades de um Gerente de Projetos.

Entre as atividades de um Gerente de Projetos est a responsabilidade de planejar e controlar a execuo do projeto em diversas reas de atuao. Alm disso, devem desenvolver determinadas habilidades, como: liderana, a arte da negociao, facilidade e objetividade de comunicao, facilidade na resoluo de problemas e exercer influncias na organizao. So eles que planejam e coordenam todos os passos, mantendo sempre o foco nas metas traadas. Veja alguns pontos necessrios para este profissional e suas tarefas: Estar sempre alerta; Nunca ser avesso as mudanas; Ser sensvel a aspectos polticos; Agendar reunies; Acompanhar os passos e tarefas dos colaboradores; Avaliar o desenvolvimento de sua equipe, alm de mant-la motivada; Resolver conflitos; Prever e gerenciar riscos.

Todos os procedimentos de um projeto devem ser seguidos e concludos com xito, para alcanar um resultado final de sucesso, e o gestor que deve conduzir estas aes, contando com algumas ferramentas necessrias, como o caso do PMI (Project Management Institute), o modelo mais utilizado no mundo de gerenciamento e tem grande reconhecimento devido s mudanas significativas no local de trabalho.

www.innovia.com.br

13

Administrao do Tempo

Administrao do Tempo
A definio do tempo no ambiente corporativo. Como utilizar o tempo a seu favor?

Podemos definir tempo de muitas maneiras, mas do ponto de vista empresarial significa uma sucesso de eventos. Administrar o tempo uma dificuldade de muitos profissionais e interfere nos resultados, j que as atividades podem levar mais tempo do que o necessrio para serem concludas.

Os desperdiadores de tempo.

Nos itens abaixo verificamos alguns desperdiadores de tempo, comum nos identificarmos com muitos deles. Lembre-se que devemos traar metas para elimin-los aos poucos: Falta de planejamento ou planejamento inadequado; Desorganizao pessoal ou falta de disciplina; Problemas de comunicao; Dificuldades em tomar decises; Dificuldades em diagnosticar problemas; Falta de delegao; Uso inadequado do telefone; Falta de prioridade; Excesso de perfeccionismo; Falta de objetivos pessoais; Reunies improdutivas.

Estabelecer prioridades essencial para administrar o tempo, deixando as tarefas mais urgentes e importantes para serem concludas mais rapidamente, e delegando aquelas que no so to urgentes e podem demorar mais para serem concludas.

Utilizando o tempo como forte aliado.

Saber utilizar o tempo a seu favor um grande diferencial e este tipo de profissional o preferido durante as contrataes. A capacidade de gerenciar o tempo faz com que se produza adequadamente nos horrios estabelecidos, otimizando resultados e gerando grandes retornos para a empresa.

www.innovia.com.br

15

Administrao do Tempo
Atualmente a avalanche de dados e informaes e o ritmo alucinante do mercado reforam a necessidade de ser mais produtivo em uma menor escala de tempo. Aqui vo algumas dicas para realizar suas tarefas de maneira adequada para driblar o tempo: Estabelea objetivos por ano, ms, semana e dia; Programe suas tarefas atravs de um cronograma com horrios e datas; Priorize suas atividades: utilizar a ordem de importncia; Controle as atividades realizadas; Saiba como seu tempo utilizado e o aproveite da melhor maneira possvel; Identifique e elimine tudo que desperdia seu tempo; Lembre-se do seu lazer; Melhore suas rotinas e hbitos.

Todo profissional deve fazer uma auto avaliao e analisar como est realizando seu trabalho, o ideal procurar fazer todas as tarefas da melhor maneira possvel, eliminando os erros e aumentando suas qualidades. Um trabalho bem feito e concludo no tempo certo cercado de aspectos positivos e influencia nos resultados e objetivos da empresa.

www.innovia.com.br

16

www.innovia.com.br

Fale com nossos consultores: 11 5539-5264 / 11 3297-2787

Curta nossa fanpage

Siga-nos no Twitter
@innovia

/InnoviaTrainingConsulting

Innovia Training & Consulting | Rua Vergueiro, 2087 - 7 andar - So Paulo - SP

Vous aimerez peut-être aussi