Vous êtes sur la page 1sur 18

Psiclogo in Formao ano 11, n. 11, jan./dez.

2007

Copyright 2007 Instituto Metodista de Ensino Superior CNPJ 44.351.146/0001-57

LINGUAGEM DO PENSAMENTO E PENSAMENTO NA LINGUAGEM

81

Linguagem do pensamento e pensamento na linguagem: o ato de significao em Merleau-Ponty Thought language and thought in language: the signification act in Merleau-Ponty
LUDMILA DANTAS FEITOSA* THIAGO DE PAULA CRUZ** SUZE DE OLIVEIRA PIZA*** SILVA PINTO DE CASTRO****

DAGMAR

Resumo
Trata-se de uma pesquisa terica que teve por objetivo encontrar qual seria, para Merleau-Ponty, a relao entre linguagem e pensamento. Inspirados por um texto de Vygotsky no qual este afirma ser o significado algo difcil de ser definido como um fenmeno da linguagem ou do pensamento, pensou-se em ter como horizonte de discusso o ato da significao ao qual Merleau-Ponty tambm se refere. Pudemos observar que, no ato de atribuio de sentido, o pensamento e a linguagem esto em uma relao indissocivel em que um no causa do outro; enquanto a linguagem expressa o pensamento, o pensamento apropriado pela linguagem. Palavras-chave: Pensamento Linguagem Significao/Sentido MerleauPonty Psicologia Fenomenolgica.
* Graduada em Psicologia pela Universidade Metodista de So Paulo e mestranda em Psicologia da Sade pela Universidade Metodista de So Paulo. E-mail: lud_psico@yahoo.com.br. ** Bacharel em Psicologia pela Universidade Metodista de So Paulo e mestrando em Psicologia pela Universidade de So Paulo. E-mail: tpc_psico@yahoo.com.br. *** Mestre e docente da Universidade Metodista de So Paulo. Orientadora do presente estudo. E-mail: suze.piza@ metodista.br. *** Psicloga, mestre em Psicologia da Sade pela Universidade Metodista de So Paulo e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento pela Universidade de So Paulo. Coordenadora da Ctedra Celso Daniel de Gesto de Cidades. Co-orientadora do presente estudo. E-mail: dagmar.castro@metodista.br.
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

82

LUDMILA DANTAS FEITOSA et al.

Abstract
This paper presents a theoretical research whose goal is to find out the relation between language and thought in Merleau-Pontys texts. Inspired by a writing by Vygotsky in which he affirms that it is hard to define the meaning as a phenomenon of language or of thought, we decided to approach the act of signification to which Merleau-Ponty also refers. We noticed that in the act of ascribing sense, thought and language are in a non-dissociable relationship in which one is not the cause of the other; while language expresses thought, thought is appropriated by language. Keywords: Thought Language Signification/Meaning Merleau-Ponty Phenomenological Psychology.

Inicialmente, tnhamos como objeto de investigao um tema amplo que compreendia a explicitao da relao entre o pensamento e a linguagem. Pensvamos em como dar-se-ia a relao entre estes dois processos cognitivos. Em uma de nossas leituras, deparamo-nos com um texto de Vygotsky (1934, pp.150-151) no qual ele afirma que:
o significado de uma palavra representa um amlgama to estreito do pensamento e da linguagem, que fica difcil dizer se se trata de um fenmeno da fala ou de um fenmeno do pensamento. [] Da no decorre, entretanto, que o significado pertena formalmente a duas esferas diferentes da vida psquica [] um fenmeno do pensamento verbal, ou da fala significativa uma unio da palavra e do pensamento.

Da surgiu a idia de pesquisar a relao entre a linguagem e o pensamento tendo como horizonte um elemento que surge entre eles: o ato da significao. Esta pesquisa poderia nos levar a investigar diversas teorias psicolgicas acerca da relao entre linguagem e pensamento. Entretanto, observamos que poderia ser importante escolher, para aprofundamento no tema, uma corrente ou, de modo mais especfico, um autor para que a pesquisa tivesse uma contribuio verdadeiramente cientfica. Optamos, ento, por verificar como esta relao aparece na obra de um psiclogo e filsofo: Maurice Merleau-Ponty. Este autor nasceu no dia 4 de maro de 1908. Fez o curso secundrio em liceus de Paris (Janson-le-Sally e Louis-le-Grand). De 1926 a 1930, estudou na cole Normale Suprieure e, nessa poca, conheceu aqueles que
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

LINGUAGEM DO PENSAMENTO E PENSAMENTO NA LINGUAGEM

83

formariam com ele a gerao existencialista das dcadas de 1940 e 1950 (CHAU, 1984). Em 1938, concluiu sua tese complementar denominada A estrutura do comportamento. Aps participar da resistncia francesa na Segunda Guerra Mundial, voltou a lecionar e, em 1945, obteve o ttulo de doutor em Filosofia com a tese Fenomenologia da percepo (CHAU, 1984). Em 1948 passou a lecionar na Universidade de Lyon, enquanto dividia com Sartre a direo da revista Les temps modernes. De 1949 a 1952 ocupou o cargo de professor titular da cadeira de Psicologia Infantil na Sorbonne. Foi eleito, em 1952, para a ctedra de Filosofia do Collge de France, pronunciando, como aula inaugural, o ensaio Elogio da filosofia (CHAU, 1984). Faleceu subitamente a 3 de maio de 1961, vtima de embolia. Outras de suas obras so: As aventuras da dialtica; Humanismo e terror; Sentido e no-sentido; Sinais. Foram publicados postumamente alguns livros que permaneceram inconclusos; so eles: O visvel e o invisvel (ou A origem da verdade), Resumos dos cursos ministrados na Sorbonne e no Collge de France e A prosa do mundo. A escolha deste autor deu-se devido ao pouco contato que tivemos com ele no decorrer de nossa graduao formal e sua constante preocupao com temas considerados psicolgicos (tais como o comportamento e a percepo). Alm disso, Merleau-Ponty prope uma abordagem diferenciada da Psicologia e das cincias como um todo, isto porque baseia suas concepes na fenomenologia de Husserl (18591938), que realiza uma crtica severa concepo de cincia positivista e defende uma cincia que retorne ao mundo da vida. Neste momento, cabem algumas consideraes sobre Edmund Husserl e, mais especificamente, sobre o que vem a ser a teoria fenomenolgica e alguns de seus principais conceitos: a conscincia, a intencionalidade e a reduo. Fenomenologia, de acordo com Dartigues (1996), nada mais do que a cincia do fenmeno. E, conforme aponta Heidegger (1926), a etimologia do termo fenmeno significa aquilo que se mostra a si mesmo; no h, portanto, algo escondido por detrs do fenmeno. O fenmeno mostra-se conscincia (ZILLES, 2002). Ela no uma substncia denominada alma, mas uma atividade constituda de atos (tais como a percepo, a imaginao, a paixo, a volio, etc.) com os quais visa a algo; no caso, a um fenmeno. Portanto, a conscincia intencional, j que s existe como conscincia de alguma coisa.
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

84

LUDMILA DANTAS FEITOSA et al.

Zilles (2002) coloca que desde Descartes o conhecimento uma relao de duas coisas: a idia (representao) e aquela coisa que est fora e representada. Husserl (apud ZILLES, 2002) prope justamente a distino entre o ato que conhece e que dota os fenmenos de sentido (a noese) e a coisa conhecida (o noema). O noema, que nada mais que o fenmeno, est presente conscincia e no dentro dela, j que a conscincia no um recipiente no qual depositamos coisas reprimidas. A reduo , de acordo com Zilles (2002), um desdobramento da intencionalidade. A reduo tambm chamada de poque ou reduo eidtica. Este processo nada mais que o ato de colocar a realidade da atitude natural (senso comum) entre parnteses. No colocar em dvida a existncia do mundo, mas, sim, suspender o juzo em relao a essa existncia. Este movimento necessrio para desvelar a essncia dos fenmenos retirando-lhes tudo que no essencial. A essncia o sentido ideal do noema produzido pela conscincia, que sempre intencional. O movimento de retornar s coisas mesmas, proposto pela fenomenologia de Husserl, absolutamente distinto do retorno idealista conscincia. Descartes e Kant desligaram, de acordo com MerleauPonty (1945), o sujeito (ou conscincia) do mundo, fazendo ver que no se poderia apreender nenhuma coisa como existente se, primeiramente, no se experimentasse existente no ato de apreend-la. Eles fizeram aparecer a conscincia como a absoluta certeza de mim para mim. Mas as relaes entre sujeito e mundo no so rigorosamente bilaterais: se fossem, a certeza do mundo, em Descartes, seria imediatamente dada com a certeza do Cogito, e Kant no falaria de inverso copernicana. Para Merleau-Ponty (1945), no h distino entre a conscincia e o mundo. Ambos se confundem to constantemente numa relao ambgua que o prprio corpo, com sua linguagem e expresso, doa sentidos s coisas. Acrescentando aspectos teoria husserliana, afirma que o corpo, em sua totalidade expressiva, intencional e no somente o sujeito transcendental caracterizado por Husserl. Assim, tendo em vista toda esta ligeira introduo ao autor e sua posio, nosso problema inicial de pesquisa seria: Qual a relao entre linguagem e pensamento na teoria de Merleau-Ponty? Entretanto, este problema ainda se mostrava muito amplo. Optamos, ento, por termos, como horizonte reflexivo, o ato de significao. Assim, nosso problema passou a ser: Qual a relao entre a linguagem, o pensamento e o ato de significao para Merleau-Ponty?
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

LINGUAGEM DO PENSAMENTO E PENSAMENTO NA LINGUAGEM

85

Tendo em vista a presente problemtica, surgiu como objetivo compreender e articular estes conceitos de acordo com a obra de MerleauPonty, tendo a significao como horizonte de reflexo. A incluso da significao nesta discusso tornou-se importante, pois, como veremos a seguir, na filosofia de Merleau-Ponty estes trs conceitos pensamento, linguagem e significao no podem ser dissociados. No nosso objetivo discutir toda a obra merleau-pontyana e nem buscar verificar se houve, no decurso do tempo, diferenas em suas concepes; isso no seria possvel num trabalho desta natureza. Basta-nos, neste primeiro momento, elucidar isto a que nos propomos e, para tanto, usaremos especificamente as obras Fenomenologia da percepo e A prosa do mundo.

1. Um dilogo com o autor: o corpo para alm da dicotomia sujeito/objeto


Para encontrar a forma com que Merleau-Ponty apresenta os conceitos de linguagem e pensamento, focamos nossa ateno em dois de seus textos. Um o captulo O corpo como expresso e a fala, de sua obra Fenomenologia da percepo, e o outro so escritos reunidos postumamente na obra intitulada O homem e a comunicao: a prosa do mundo. Antes de principiar com a caracterizao de ambos os conceitos devemos dizer que, para Paviani (1998), na leitura do captulo O corpo como expresso e a fala, da obra Fenomenologia da percepo, alm de se levar em conta as categorias fenomenolgicas da intencionalidade e da reduo, reconceituadas por Merleau-Ponty (1974)1, tambm se deve prestar ateno aos conceitos de conscincia, sujeito, cogito , corpo, mundo da vida ou mundo vivido, sob pena de no se entender os objetivos do captulo e, mais especificamente, os objetivos de suas obras A estrutura do comportamento e Fenomenologia da percepo. Desse modo, no poderamos ir adiante sem esclarecer estes conceitos merleau-pontyanos e, principalmente, sua concepo de corpo. Pensando o corpo como expresso, Paviani (1998) afirma, a partir das concepes de Merleau-Ponty (1974), que o corpo prprio no possui as caractersticas de qualquer objeto nem a formalidade do
1 Esta reconceituao refere-se quilo que vimos em um tpico anterior: o corpo mostra-se intencional e no o sujeito transcendental.

Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

86

LUDMILA DANTAS FEITOSA et al.

objeto cientfico. Para Merleau-Ponty (1974), h um sentido inerente ao corpo, de forma que o corpo prprio visto como uma ponte entre a conscincia e o mundo, possuindo um sentido anterior a todo significado lingstico. H um sentido imanente/nascente no corpo vivo que se estende a todo o mundo sensvel. Tudo reside no mundo, a comear pelo corpo prprio (MERLEAU-PONTY, 1945). A descrio fenomenolgica, ao visar ao fenmeno da fala como se encontra no mundo vivido, distingue-se da fala vista como objeto de pesquisa emprica, psicolingstica, neurolingstica. No h distino/ corte entre a cincia da expresso e a experincia da expresso: a cincia fala das coisas que vivemos j que habita tambm neste mundo (MERLEAU-PONTY, 1945). De acordo com Maciel (1997), Descartes no trouxe respostas em seu sistema de filosofia, mas colocou uma questo importante acerca da fundamentao do conhecimento. Descartes, conforme afirma Maciel (1997), acentuou o poder do intelecto. Neste esquema, fundamental que se estabelea e se constitua um sistema. Estabeleceu (concordncia) um que foi, de certa maneira, revolucionrio por tentar abarcar tanto a filosofia como a cincia no distinguindo ambas as formas de saber. Com esta alta considerao delegada ao intelecto, Descartes afirma que o conhecimento no repousa nas iluses dos sentidos, mas no entendimento. Para ele, pensar ser (cogito ergo sum) e pelo pensamento que sou. O entendimento no uma parte, uma faculdade da alma, mas, sim, ela por inteiro (MACIEL, 1997). Prope, ento, uma diviso da realidade em duas vertentes: res cogitans e res extensa. Esta diviso direcionou toda a filosofia moderna ao paradigma dualista de representao. Para Descartes, o corpo surge como extenso (res extensa) e ligado alma em sua totalidade (MACIEL, 1997). Apesar de terem uma unio, eles nunca se confundem entre si e mantm sua autonomia. O pensamento distinto do mundo; e o corpo faz parte do mundo por possuir uma extenso. O corpo surge, portanto, como objeto de um pensamento. A concepo merleau-pontyana de corpo uma reao direta concepo cartesiana de corpo. Para Descartes, o corpo no atribui significado, mas somente o intelecto; o corpo, enquanto res extensa, passivo ao do pensamento. H somente dois sentidos para o termo existir sob o dualismo de Descartes: ou se existe como coisa ou como
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

LINGUAGEM DO PENSAMENTO E PENSAMENTO NA LINGUAGEM

87

conscincia; objeto objeto at o fim e conscincia conscincia at o fim. Segundo Merleau-Ponty (1945), a experincia do corpo prprio revela um modo de existncia ambguo: o corpo no um objeto, nem uma conscincia. O corpo humano (meu ou de outros) s conhecido vivendo-o, retomando o drama que o transpassa e confundindo-se com ele (MERLEAU-PONTY, 1945). O corpo no um mero objeto entre todos: ele resiste reflexo abstrata e mantm-se colado ao sujeito no um objeto, uma coisa meramente extensa. At hoje, o cogito desvaloriza a percepo de um outro; ele me ensina que o Eu s acessvel a si mesmo, j que me define pelo pensamento que tenho de mim mesmo e que sou, evidentemente, o nico a ter. Porm, segundo Merleau-Ponty (1945), o verdadeiro Cogito no define a existncia do sujeito pelo pensamento de existir que ele tem, no converte a certeza do mundo em certeza do pensamento do mundo; enfim, no substitui o prprio mundo pela significao do mundo. De certo que ele reconhece, ao contrrio, meu prprio pensamento como um fato inalienvel e elimina qualquer espcie de idealismo revelando-me como ser-no-mundo. Refletindo sobre as mesmas questes e comentando a teoria merleau-pontyana, Paviani (1998, p. 46) afirma que:
A unidade especfica do corpo prprio, comparvel da obra de arte, traduz-se em seu poder de significao, no sentido de ultrapassagem da mera soma das partes, pois precede a relao entre funo e os rgos. Essa unidade consiste na impossibilidade de distinguir entre expresso e o exprimido.

Por isso, a unidade do corpo, no horizonte do vivido, necessariamente aberta e inacabada, uma espcie de n de significaes e no a lei de certo nmero de termos co-variantes. Assim, descobre-se nele, at em sua funo sexual, uma intencionalidade e um poder de significao que fornece sentido a todos os atos, relaes e objetos. A sexualidade dimensiona existencialmente toda a atividade humana, no no sentido freudiano de que tudo se reduz ao sexo, mas na condio de doadora de significao (PAVIANI, 1998, p. 47). A fala e a sexualidade so duas dimenses profundas e universais que se originam no corpo do corpo-sujeito, matrizes de todas as potencialidades da comunicao e significao. No se pode pensar tais
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

88

LUDMILA DANTAS FEITOSA et al.

funes como ligadas entre si e ao mundo por relaes de causalidade, j que o corpo no um objeto; alm disso, o corpo no pode ser analisado e, em seguida, sintetizado pelo pensamento, j que sua unidade , como dissemos, ambgua, confusa e implcita. Desta forma, o corpo a possibilidade pr-verbal da palavra, o gesto que tende a ser palavra, a palavra que busca o outro. Enfim, as condies de expressividade do corpo tornam a fala uma permanente realizao do ato de significao. Com estas consideraes sobre o sentido do corpo para MerleauPonty, podemos partir para uma segunda etapa na qual buscaremos esclarecer o que vem a ser, para ele, a linguagem e o pensamento.

2. A indissociao entre a linguagem e o pensamento


Em seus textos, Merleau-Ponty (1945; 1974) no faz uma distino entre a linguagem e o pensamento. Por esta razo, ambos aparecem constantemente juntos em sua forma de escrever, no havendo uma distino clara entre eles. Desta maneira, optamos por no dividir artificialmente ambos os fenmenos, mas, sim, mant-los juntos em um mesmo tpico, ainda que isso o tornasse extenso e desproporcional em relao aos outros do presente artigo. Um ponto que deve ficar claro no decorrer do artigo que, devido s tradues diversas que existem da obra de Merleau-Ponty, alguns termos devem ser tomados como sinnimos. Linguagem (parole) o termo adotado na traduo da obra Fenomenologia da percepo enquanto fala (parole) o termo adotado na traduo da obra A prosa do mundo. Sendo assim, quando falamos em linguagem e/ou fala, estamos nos referindo mesma coisa. Merleau-Ponty adotou os termos utilizados por Saussure e, por esta razo, utiliza os termos parole e langue como distintos; o primeiro refere-se fala e linguagem, enquanto o segundo remete lngua enquanto sistema. Merleau-Ponty (1945) afirma existirem duas formas de psicologia (ou vertentes) que se ocupam dos estudos da linguagem: uma delas segue determinada tendncia mecanicista e outra intelectualista. A primeira forma declara que a reproduo da palavra o essencial e que ela evocada de acordo com leis mecnicas e associativas. J a segunda tendncia afirma ser a fala uma operao interior, sendo que a denominao de um objeto uma operao categorial. Em ambas estas formas de psicologia a palavra no tem significao. Na perspectiva intelectualista, a palavra no tem sentido, mas, sim,
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

LINGUAGEM DO PENSAMENTO E PENSAMENTO NA LINGUAGEM

89

o pensamento; a palavra vazia um mero acompanhamento exterior do pensamento. J na perspectiva mecanicista, no h quem fale: h um sujeito pensante (e no falante). Ao contrrio do que ambas professam, declara Merleau-Ponty (1945), a palavra tem, sim, um sentido. O sentido deve ser induzido pelas prprias palavras: sua significao deve se formar antecipadamente por uma significao gestual que imanente fala. A linguagem, seja ela musical ou mesmo plstica, diz algo. Apesar de no ser compreendida de incio, ela secreta sua significao que no o sentido comum das palavras, dos sons, ou das imagens pictricas. Isso leva Merleau-Ponty (1945) a afirmar que h um pensamento na fala. A fala no signo do pensamento, pois no como o pensamento dado tematicamente: o sentido enraza-se na fala que a existncia exterior do sentido. A palavra e a fala so a presena do pensamento no mundo sensvel (e no sua vestimenta). Ela possui uma camada de significao existencial antes do enunciado conceitual que habita as palavras de modo que a linguagem significao; ela no tem significao (MERLEAU-PONTY, 1945; 1974). Tanto que um dos resultados da linguagem o fazer esquecer: quando algum sabe exprimir-se, os sinais so esquecidos e permanece apenas o sentido. Portanto, de acordo com Merleau-Ponty (1945), a fala um gesto e contm seu sentido. No pelo pensamento que eu comunico, mas como um sujeito falante. A inteno significativa (que moveu a fala) do outro por mim retomada por uma operao de meu ser, de minha existncia e no pelo pensamento. No parece ser assim, pois a fala est instituda e com uma srie de significaes j formadas que nos do pensamentos secundrios. E este problema no nos espanta: o mundo lingstico e intersubjetivo no distinguido do mundo dentro do qual refletimos. Segundo afirma Merleau-Ponty (1945), preciso reencontrar o silncio primordial e descrever o gesto que rompe esse silncio: a fala esse gesto. E na descrio no se percebe um fato psquico escondido atrs do gesto: o gesto esse fato (MERLEAU-PONTY, 1945). Entretanto, o sentido do gesto no percebido como se percebe uma cor: ele no dado, mas compreendido, ou seja, retomado por um ato que no uma operao de conhecimento. E, no obstante, geralmente limitado a gestos humanos que posso compreender. O gesto que percebo desenha um objeto intencional que se torna atual (presente) e compreendido; o gesto convida-me a encontr-lo pela questo que . pelo meu corpo
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

90

LUDMILA DANTAS FEITOSA et al.

que compreendo o outro e percebo coisas: o sentido do gesto se confunde com a estrutura do mundo que ele desenha ele se expe no prprio gesto. Assim tambm o gesto lingstico: ele desenha seu prprio sentido. As significaes disponveis (i.e., atos de expresso anteriores) estabelecem um mundo comum entre sujeitos falantes ao qual a fala atual se refere. O sentido da fala o modo como ela, a linguagem, maneja esse mundo lingstico comum, as significaes adquiridas, apreendidas em um ato indiviso, breve. A linguagem no exprime pensamentos; ela tomada de posio do sujeito no mundo de suas significaes (MERLEAU-PONTY, 1974). A linguagem s diz a si mesma: seu sentido no separvel dela. No h signos naturais j que isso nos levaria pressuposio de que a anatomia do nosso corpo corresponderia a gestos definidos (MerleauPonty, 1945). O que importa a forma como as pessoas usam seu corpo; esse uso transcendente ao corpo enquanto ser puramente biolgico. Sentimentos e condutas passionais so inventados como as palavras: no so instintos inscritos no corpo. No h camadas naturais e culturais; no homem tudo natural (no h gesto que no deva algo ao corpo biolgico) e tudo construdo. Um ser vivo transforma o mundo fsico dando aos estmulos um sentido que eles no tinham. Os comportamentos criam significaes que transcendem o dispositivo anatmico estando, entretanto, imanentes ao comportamento (que se ensina e se compreende). uma potncia irracional que cria e comunica significaes: a fala um caso particular dela (Merleau-Ponty, 1945). A linguagem no , portanto, no instante que funciona, o resultado do passado que arrasta atrs de si; no a etimologia que me dir o que o pensamento significa no momento presente (MERLEAUPONTY, 1974). Afirmar que a fala e a escrita tm o germe de todas as significaes possveis e que todo pensamento est destinado a ser dito pela lngua senso comum. A condio para o milagre da fala no basta (MERLEAU-PONTY, 1945). Adquirir um alfabeto de significaes e querer que o gesto verbal se execute em um panorama comum no suficiente. A fala autntica faz nascer um sentido novo; preciso que as significaes adquiridas tenham significaes novas. Mas devemos observar que no deve ser um sentido figurado, j que ele significa fora de ns. Essa potncia aberta e indefinida de significar (i.e., de apreender e de comunicar um sentido) o fato ltimo
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

LINGUAGEM DO PENSAMENTO E PENSAMENTO NA LINGUAGEM

91

(i.e., o fundamento) da transcendncia em direo a um novo comportamento e ao outro, ao seu prprio pensamento atravs de seu corpo e de sua fala. O gesto fontico realiza uma experincia assim como um comportamento de meu corpo investe aos objetos certa significao. O sentido do gesto no est no gesto enquanto fenmeno fsico, fisiolgico ou sonoro; h um ato de transcendncia em que h uma ultrapassagem disso tanto na aquisio de um comportamento como na comunicao muda do gesto. Ou seja, a mesma potncia que o corpo abre para uma conduta nova existe na expresso de testemunhos exteriores. Segundo Merleau-Ponty (1945), a fala no uma operao da inteligncia nem um fenmeno motor: ela motricidade e inteligncia integralmente. impossvel encontrar, para citar um exemplo, algum distrbio de linguagem que seja puramente motor e escape de questes sobre o sentido da linguagem. Existem diversas camadas de significao: vaise desde a visual da palavra, passando pela conceitual. Toda operao lingstica supe a apreenso de um sentido. preciso pensar numa noo que integre motricidade e inteligncia. Tal noo pode ser percebida quando nem um e nem o outro esto com problemas, mas a vida da linguagem est alterada. Por exemplo, uma pessoa que s fale quando questionada diretamente, o uso de questes estereotipadas, a no utilizao da linguagem para exprimir situaes possveis, proposies falsas que no tm sentido para algum, uma pessoa que s fale se puder preparar antes as suas frases. No h aqui uma linguagem automtica nem sinais de enfraquecimento da inteligncia (pela qual as palavras so organizadas pelo seu sentido), mas sim o prprio sentido que est imobilizado. A pessoa no sente necessidade de falar, nunca se lhe vem uma questo, sua experincia no tende para a fala; abafa toda interrogao, toda referncia ao possvel, toda surpresa, toda improvisao. A inteno de falar s se encontra na experincia aberta, quando a linguagem passa a ser usada para estabelecer uma relao viva consigo mesmo e com os semelhantes. quando ela deixa de ser um instrumento (um meio) para ser uma manifestao, revelao do ser ntimo e do elo psquico que nos une ao mundo e aos nossos semelhantes; a essncia mais profunda do homem que se revela na criao da prpria linguagem (MERLEAU-PONTY, 1945). Essa , segundo Merleau-Ponty (1974), a virtude da linguagem: ela nos atira ao que significa, dando-nos acesso, alm das palavras, ao pensamento do outro.
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

92

LUDMILA DANTAS FEITOSA et al.

Ao falar, no represento os movimentos a fazer; assim como a mo e o corpo se mobilizam para pegar alguma coisa, assim tambm ao se dizer a palavra. E, ao enunciar algo no palavra ou frase que viso, mas pessoa, sendo que utilizo palavras para que ela possa me compreender. Ao ouvir, o discurso fala em mim no sei o que de mim e o que do outro. H uma projeo no outro, uma introduo dele em mim. O eu instalado num corpo-linguagem no est numa priso, mas em algo que nos transporta na perspectiva do outro (MERLEAU-PONTY, 1974). Pela palavra sou colocado na presena de um outro eu mesmo. No h palavra e, em ltima instncia, personalidade que no sejam para um eu que tenha em si o germe da despersonalizao. A linguagem o pulsar de minhas relaes comigo mesmo e com outrem, e no o desenrolar de imagens ou o produto de um puro poder de pensar. A linguagem compreende a si mesma. Ela no objeto e suscetvel de uma retomada acessvel pelo interior. Falo e depois apreendo, com outros sujeitos falantes, qual o sentido de uma linguagem. A objetividade pura conduzia dvida. A conscincia radical da subjetividade me faz redescobrir outras subjetividades (MERLEAU-PONTY, 1974, p. 40). Cada lngua estabelecida no uma conveno arbitrria, mas uma das muitas formas de o corpo humano viver o mundo (Merleau-Ponty, 1945). Da decorre o fato de que o sentido pleno de uma lngua nunca traduzvel a outra. Se por alguma razo falamos vrias lnguas, permanecemos naquela em que vivemos, ou teramos dois mundos distintos. este mundo lingstico que possibilita a comunicao: preciso que o vocabulrio e a sintaxe do outro sejam conhecidos. E estes sistemas de vocabulrio e sintaxe (meios de expresso que existem empiricamente) so o depsito e a sedimentao de atos de fala cujo sentido no formulado encontra meio de traduzir-se no exterior e adquire a existncia para si mesmo, e verdadeiramente criado como sentido. a gramtica oficial que atribui significaes a sinais. Neste ponto, Merleau-Ponty (1945; 1974) distingue entre duas falas (linguagens): uma fala falante e uma fala falada. A fala falante aquela em que a inteno significativa est em estado nascente; sua existncia tem um sentido que no pode ser definido por nenhum objeto natural vai alm do ser que ela procura alcanar; da a criao da fala como apoio emprico ao seu no-ser. Ou
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

LINGUAGEM DO PENSAMENTO E PENSAMENTO NA LINGUAGEM

93

seja, aquela que, na expresso, me faz deslizar dos sinais ao sentido, secretando uma significao nova que ultrapassa estes sinais e significaes disponveis. J a fala falada refere-se quela que desfruta somente das significaes disponveis e, a partir delas, outros atos de expresso autntica tornam-se impossveis. , portanto, aquela que adquirida e que desaparece diante do sentido que carrega, uma massa de sinais estabelecidos com significaes disponveis. Contentar-se com esta linguagem pronta e no criar ou desenhar novas significaes uma forma de se calar, j que, desta maneira, no falo verdadeiramente a algum (MERLEAU-PONTY, 1974). Aqui cabe um apontamento sobre a expresso, o ato de exprimir-se do qual viemos falando at agora. Para Merleau-Ponty (1974), o exprimirse um paradoxo: requer um fundo de expresses j estabelecidas e deve permanecer novo. Quando a palavra torna-se viva, a lngua artificial se enche de excees. As lnguas anseiam por mudanas para que possam se tornar novamente expressivas. A linguagem tem um interior, uma inteno de significar que anima acidentes lingsticos; preciso pensar inclusive a prpria conscincia nos acasos da linguagem. Para ficar somente em um exemplo, podemos citar os neologismos. A anlise da fala nos permite conhecer a natureza enigmtica do corpo prprio (MERLEAU-PONTY, 1945). Sabia-se que o gesto (ou a fala) desenvolvia e/ou manifestava uma outra potncia, que seria o pensamento ou a alma. Mas no se sabia que, para exprimir o pensamento, o corpo tinha que se tornar naquele pensamento/inteno que ele nos significa: ele (o corpo) que mostra e que fala. Segundo Merleau-Ponty (1945), pensar uma experincia, pois nos damos o nosso pensamento pela fala interior ou exterior. Ele progride, mas precisamos nos apropriar dele. E essa apropriao somente acontece, o pensamento somente se torna de fato nosso por intermdio da expresso. A denominao de objetos o prprio reconhecimento deles. O objeto s conhecido quando nomeado: o nome a essncia do objeto e reside nele. Pr-cientificamente, nomear um objeto faz-lo existir, modific-lo. A fala no traduz um pensamento j feito, mas o consuma. Ou seja, somente pela fala, pela linguagem, podemos nos apropriar de nosso pensamento, fazendo as coisas existirem pela denominao que damos aos objetos. A compreenso que podemos experienciar vai alm daquilo que ns mesmos pensamos (MERLEAU-PONTY, 1945). Na compreenso
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

94

LUDMILA DANTAS FEITOSA et al.

do outro, o problema da compreenso indeterminado; se no fosse assim, teramos somente uma incgnita e outros termos conhecidos. H uma retomada do pensamento do outro pela fala, um poder de pensar segundo o outro que enriquece nossos prprios pensamentos. No sujeito falante, o pensamento no uma representao. No h pensamento antes de falar e nem mesmo enquanto se fala, j que sua fala seu pensamento. Ele no pensa o sentido do que diz e no representa as palavras empregadas; s se representam palavras ao pronuncilas. Para isso, basta ter sua essncia articular e sonora para usar meu corpo nisso preciso us-la. A palavra um equipamento do meu mundo lingstico (MERLEAU-PONTY, 1945). O pensamento no ser interior se entendermos este conceito como algo oposto ao mundo e fechado sobre si mesmo. Ele no existe fora do mundo e/ou das palavras. O silncio, a vida interior, uma linguagem interior. Uma nova inteno significativa conhece a si mesma recobrindo-se de significaes j disponveis provenientes de atos de expresso anteriores e institudos na sintaxe do mundo lingstico do qual nascemos que se misturam por uma lei desconhecida. O pensamento e a expresso constituem-se simultaneamente (MERLEAU-PONTY, 1945). H uma significao gestual e existencial da fala em que a linguagem tem um interior, mas este no um pensamento fechado sobre si e consciente de si. Como dissemos anteriormente, a expresso, o ato de exprimir-se um paradoxo. A operao expressiva realiza ou, em outras palavras, efetua a significao, arrancando os signos de sua existncia emprica, e os arrebata a um outro mundo, no se limitando a uma simples traduo (Merleau-Ponty, 1974). O pensamento no pode se fechar sobre significaes prontas e nem fazer delas a medida de sentido (MERLEAU-PONTY, 1974). A linguagem no um impedimento conscincia, mas um gesto que me rene a mim mesmo e a outrem no havendo diferena entre o ato de se atingir e o de se exprimir. O pensamento no um efeito da linguagem (MERLEAU-PONTY, 1945). Na afasia amnsica, no a palavra que se perde, mas algo que lhe pertence. Se fosse o conceito abstrato, o pensamento seria causa da linguagem. Mas a palavra, quando perde seu sentido, modifica-se at em seu aspecto sensvel: ela se esvazia. A palavra no diz mais nada, estranha
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

LINGUAGEM DO PENSAMENTO E PENSAMENTO NA LINGUAGEM

95

e absurda; assim so, para ns, aqueles nomes que repetimos por muito tempo. Pode-se ter palavras vazias e manter o poder de associar idias, mas o elo entre a palavra e seu sentido vivo no de associao. Conforme afirma Merleau-Ponty (1945), o sentido habita a palavra. Os atos de falar e de compreender no supem s o pensamento, mas, mais essencialmente (como fundamento do prprio pensamento), o poder de se deixar desfazer e refazer por um outro atual, vrios outros possveis e por todos. A comunicao no ocorre depositando todo meu pensamento em palavras, mas, sim, pela minha entonao, pelo tempo, pelo ritmo, etc. O sentido est alm da letra, o sentido sempre irnico (MERLEAU-PONTY, 1974, p. 44). A significao no um pensamento puro sem qualquer vestgio de linguagem; o sinal uma manifestao exterior do pensamento e se aproxima da significao se considerado como funcionando em uma lngua viva (MERLEAUPONTY, 1974). A lei que funda a significao praticada por sujeitos falantes e no apanhados e capturados por sujeitos pensantes.

3. O ato de significao como elucidador da relao entre linguagem e pensamento para Merleau-Ponty
Neste tpico traremos as consideraes sobre a relao propriamente dita, tendo como horizonte reflexivo o conceito de significao. Merleau-Ponty (1945; 1974) utiliza este termo como sinnimo de sentido. Assim, trataremos dele como pedra de toque na discusso que se segue. De acordo com Merleau-Ponty (1945), descrever a fala e o ato expresso de significao permite ultrapassar a dicotomia sujeito-objeto. O prprio Vygotsky (1934) afirma algo semelhante ao dizer que no podemos saber se o significado um fenmeno da fala ou do pensamento. Isto sugere que, na atribuio de sentido, h uma unio indissocivel entre ambos e no algo que ocorre em duas esferas da vida psquica. O corpo prprio, de acordo com Merleau-Ponty, ambguo. No nem objeto e nem mesmo pura conscincia. O pensamento e a fala parecem estar ligados no ato da significao, na atribuio de sentido. Ou seja, a fala no diz sobre o pensamento ou referncia a ele; ela prpria o pensamento e ambos so a significao. O gesto e, de modo mais especfico, a fala compreendido e no explicado. ele prprio que desenha seu sentido, sua significao. O sentido no est e no pode ser separado da linguaPsiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

96

LUDMILA DANTAS FEITOSA et al.

gem. E, neste processo, o pensamento tambm no pode ser colocado a distncia. Todos ns vivemos em determinados mundos lingsticos que possuem uma srie de significaes institudas. A sintaxe e o vocabulrio nada mais so que significaes previamente atribudas a sinais. Entretanto, podemos ultrapass-las pelo ato de significao que, em uma indissociao entre linguagem e pensamento, transformamos estmulos dando-lhes um novo sentido. Merleau-Ponty diz que isso acontece com qualquer comportamento (que para ele entendido como gesto). Minha lngua no uma mera soma de fatos, mas um instrumento para uma vontade de expresso total. Por esta razo, podemos entrar em outros sistemas de expresso que seriam sempre variantes daquele mundo lingstico no qual nascemos. Se nos fissemos somente nestas significaes institudas sem transform-las, seria como se estivssemos calados. A criao de novos sentidos pelo ato de significao (que so atos de expresso autntica) presume esta transformao daquilo que dado, a unio entre a linguagem e o pensamento e a comunicao com os outros. A fala autntica justamente aquela que perpassa os sinais e as significaes disponveis secretando novas significaes. Nesse processo, apropriamo-nos de nosso pensamento expressando-o. Ou seja, no ato da significao aparecem juntos os fundamentos da linguagem e do pensamento: em primeiro lugar a comunicao (que implica um outro eu para compreender o que digo) e quando o nosso pensamento se torna de fato nosso. No sujeito que fala autenticamente, sua fala seu pensamento. Sua linguagem espontnea e constri novos sentidos e significaes, tendo por pano de fundo aquelas que foram institudas e devidamente inseridas no mundo lingstico (vocabulrio e sintaxe) no qual estamos inseridos. O pensamento no uma conscincia, uma substncia encapsulada em si mesma, mas, ao contrrio da tradio cartesiana, est no mundo. H a possibilidade de se falar com palavras vazias de sentido apesar de sua conceituao estar correta; ou seja, possvel pensar que o sentido no est nela, mas que sua conceituao (que abstrata) est correta. Aquilo que expresso nunca totalmente expresso: as coisas percebidas so inesgotveis, pois nunca se do inteiramente. A lgica da linguagem no se pode pr em conceitos e tanto ela como a lngua so concebidas na dimenso da existncia e no do conceito ou da essncia.
Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

LINGUAGEM DO PENSAMENTO E PENSAMENTO NA LINGUAGEM

97

4. Desafios: o que emerge


No decorrer deste trabalho observamos que, no ato de significao, a linguagem aparece claramente ligada ao pensamento. Ao significarmos, ao atribuirmos um sentido s coisas e aos estmulos que nos aparecem, no mais o conceito sobre o qual refletimos que conta, mas a apropriao significativa que fizemos deste pensamento pela expresso espontnea dele na fala. Ou seja, no ato de significao apropriamonos do nosso pensamento ao falarmos e, enquanto falamos, damos sentido ao nosso pensamento que se torna cada vez mais nosso. Por esta razo, Merleau-Ponty afirma que para compreender a origem da linguagem preciso v-la como arte muda, j que ela, quando falada autenticamente, emerge do silncio. Aps todo o caminho percorrido tendo em vista o objetivo da presente pesquisa, alguns questionamentos surgem e gostaramos de apont-los aqui para que sirvam de referncia mais concreta a novos aspectos a serem investigados. A relao entre a linguagem e o pensamento no ato de significao de um sujeito que cria novos sentidos d vazo a uma srie de pesquisas. Tanto que, ao fim desta, diversos questionamentos surgiram. Se a relao entre ambos os fenmenos ocorre no ato de significao (no qual se torna difcil distingui-los), podem eles acontecer isoladamente? E, se puderem, seria uma fala ou um pensamento genuinamente autntico? Outra questo que surge a relao do pensamento merleaupontyano sobre a expresso e aspectos da criatividade. Parece-nos que o ato de significao criativo, mas seria possvel utilizar este termo na estrutura de sua obra? Podemos nos questionar ainda se possvel pensar que a psicologia deva estudar ambos os fenmenos distinguindo-os ou somente explicando, por A mais B, como eles so aprendidos? No seria mais necessria uma compreenso destes fenmenos que uma explicao? Esta pergunta fundamenta-se na prpria obra de Merleau-Ponty, j que ele afirma que a fala deve ser compreendida e no meramente traduzida ou explicada; para que a cincia possa prosperar neste campo, no deveria tal considerao ser levada em conta? Parece-nos importante o aprofundamento em teorias que possuam uma concepo coerente com este retorno ao mundo vivido. As cincias em geral (e a psicologia de um modo mais especfico) tm muito a aprenPsiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

98

LUDMILA DANTAS FEITOSA et al.

der com o solo originrio de onde surgiram. As cincias e as questes cientficas no devem flutuar no ar e distanciar-se do solo da existncia concreta; no possvel uma objetividade total, j que sujeito e objeto so indissociveis em uma relao intencional. E no estudo da linguagem e do pensamento, a mesma atitude dever ser utilizada: no devemos estudlos como se no fizessem parte de ns ou como se fossem passveis de uma anlise que os retirasse da nossa experincia cotidiana. Uma ltima questo que fica e que, de certa maneira, vai alm do escopo do presente trabalho, se possvel pensar uma pessoa que no seja criadora de mundo, mas somente sua reprodutora. Merleau-Ponty fala sobre a pessoa que no ultrapassa as instituies lingsticas dando um sentido novo s significaes correntes; ser que isso se aplica a todas as formas de expresso humana, a todo gesto? Ser que podemos, por meio de um movimento pessoal, escolher se nos basta sermos guiados pelo que dado e pelo que mais provvel ou pela criatividade, a atribuio de novos sentidos sobre este mundo no qual nascemos e que j est constitudo no momento em que fomos concebidos?

Referncias bibliogrficas
CHAU, M. Merleau-Ponty vida e obra. In: MERLEAU-PONTY, M. Textos selecionados. 2. ed. So Paulo: Abril Cultural, 1984. DARTIGUES, A. O que a fenomenologia? 7. ed. So Paulo: Centauro, 1996. HEIDEGGER, M. Ser e tempo parte I. 12. ed. Petrpolis: Vozes, 2002. (Original de 1926.) MACIEL, S. M. Corpo invisvel: uma nova leitura na filosofia de Merleau-Ponty. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepo. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. (Original de 1945.) ______. O homem e a comunicao: a prosa do mundo. Rio de Janeiro: Bloch, 1974. PAVIANI, J. Merleau-Ponty: a fala como ato de significao. In: ______. Formas do dizer : questes de mtodo, conhecimento e linguagem. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998. VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1998. (Original de 1934 publicado postumamente.) ZILLES, U. A fenomenologia husserliana como mtodo radical. In: HUSSERL, E. A crise da humanidade europia e a filosofia. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

Recebido em: 10.02.2007 Primeira reviso: 10.10.2007 Aceito em: 20.11.2007


Psiclogo
inFormao, ano 11, n. 11, jan./dez. 2007

Vous aimerez peut-être aussi