Vous êtes sur la page 1sur 3

PESQUISA APLICADA - AULA 02

Pesquisa cientfica * Leva em considerao a funo social do indivduo (falante). No se pode dissociar a linguagem do ser humano, pois a linguagem um fenmeno social, que no pode ser dissociada tambm do contexto.

* Aspectos psicolgicos relacionados aquisio e funcionamento da linguagem.

-> Pesquisa aplicada ( muitas vezes sinnimo de "teorias ao ensino de lnguas") * Como adquirir uma lngua (adquirir diferente de aprender; quando se adquire uma lngua, ela se enquadra como materna) * Como processar * Como compreender Deve-se entender que o processo de ensino-aprendizagem de uma lngua estrangeira envolve mais que apenas o professor e o aluno. Existe a sala de aula, o contexto em que se encontram, cidade, estado ou pas etc, alm de livro didtico. As pesquisas podem ser realizadas em vrios campos, alguns que podemos destacar: (Devemos escolher para a disciplina uma populao, uma amostra. Em qual contexto: ensino mdio, ed infantil, rede pblica/privada?) - Sala de aula: documentos oficiais - linguagem do trabalho - PCN, LDB etc - Aluno: Idade/motivao/maturao biolgica - Material didtico: como ele foi elaborado - Professor: formao docente, prticas empregadas - Contexto em que se encontra, cidade, estado, pas: aspectos culturais, identitrios.

-> Lingustica aplicada Cincia da linguagem, usada como instrumento (especialmente na idade mdia, quando tinha a ver com a dominao e doutrinao religiosa). Passou, porm, a ser objeto de estudo, se configurando em cincia. A linguagem no ser mais analisada a partir da filosofia, etc. Passa a ser uma cincia em si.

Nesse estudo de linguagem, porm, temos que entender que o ponto de vista que determina (delineia) o objeto. Ling. terica: fornecer meios tericos que permitam o entendimento da linguagem. Aplicada: permitir a utilizao desse material terico na prtica. E a cincia no neutra, pois usaremos um ponto de vista especfico, seja anlise de discurso, sociolingustica etc. E a partir dessa nossa escolha que iremos chegar s categorias de anlise (o que eu vou analisar, para que eu possa escolher a frmula/forma adequada).

SLIDES - O que cincia? Conjunto de conhecimento racionais, certos ou provveis, obtidos metodicamente, sistematizados e verificveis, que fazem referncia a objetos de uma mesma natureza (no misturar, por exemplo, em nossa pesquisa, porque a educao infantil mais eficiente que o ensino tcnico na aprendizagem de uma lngua estrangeira, j que so categorias dspares).

- Conceito de pesquisa cientfica A pesquisa cientfica o conjunto de procedimentos sistemticos, baseados no raciocnio lgico, que tem por objetivo encontrar solues (meios de otimizao de prticas) para os problemas propostos, mediante o emprego de mtodos cientficos. Nesse sentido, a pesquisa social permite a ampliao dos conhecimentos no campo da realidade social, entendida aqui em seu sentido amplo, envolvendo todos os aspectos relativos ao homem em seus relacionamentos com outros homens e instituies sociais.

- Finalidades da pesquisa cientfica A pesquisa pode ser caracterizada de forma qualitativa, considerando o interesse pessoal, a relevncia social e cientfica, a autonomia, a postura dialtica, a audcia, criatividade, ineditismo e originalidade. a) pesquisa pura - busca o progresso da cincia e tem por objetivo adquirir conhecimentos cientficos, sem interessar-se por suas aplicaes e consequncias prticas.

b) pesquisa aplicada - interessa-se pela aplicao, utilizao e consequncias prticas dos conhecimentos. Destina-se a aplicar os conhecimentos cientficos para a soluo dos mais variados problemas individuais ou coletivos.

- Nveis de pesquisa Exploratria (explanatria???): finalidade proporcionar maiores informaes sobre determinado assunto, facilitar a delimitao de um tema de trabalho. Descritiva: observar, registrar, analisar, classificar e interpretar os dados sem interferncia, sem manipulao do pesquisador (Cincias Humanas e Sociais). Explicativa: registra, analisa e interpreta os fenmenos estudados, procurando identificar suas razes, seus fatores determinantes, suas causas.

* Pesquisa terica: a que tem como objetivo ampliar generalizaes, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos tericos, relacionar e enfeixar hipteses. * Pesquisa aplicada: a que tem como objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipteses sugeridas pelos modelos tericos. * Pesquisa prtica: intervir na realidade social.

PARA REFLETIR Livros didticos? Qual teoria utilizaremos? O que queremos provar? Como o livro pode ser enquadrado em determinada realidade? No necessariamente indita, mas de preferncia algo inovador (podcasts, por exemplo).

Vous aimerez peut-être aussi