Vous êtes sur la page 1sur 8

Tutorial de Desmontagem do Teto Solar

Desmontagem do Teto Solar do Omega

Modelo Utilizado Proprietrio Tutorial Verso

: Omega Iceberg GLS 2.0 1993 Gasolina : JiveMan / Fortaleza - Cear : 1.00

Pg 1 de 8

Tutorial de Desmontagem do Teto Solar


Este tutorial se prope a auxiliar quem deseja fazer uma manuteno do Teto Solar de seu Omega/Suprema. O objetivo remover o vidro do Teto Solar, e depois remover a tampa que protege os ocupantes do sol. O sistema semelhante ao do Teto Solar do Corsa GSi (os procedimentos so os mesmos). A nica diferena que o Teto Solar do Corsa GSi tem o acionamento por manivela, enquanto o do Omega eltrico. Mas no chegamos a mexer no acionamento. Ferramentas Necessrias: Chave Philips (Estrela); Soquete de 8 (pode ser usada uma chave de Boca ou Anel 8 ou 5/16); Chave Torx T-20;

Figura 01 Ferramentas Necessrias

Muito bem amigos, vamos agora proceder com a desmontagem do Teto Solar do Omega. O procedimento leva em mdia 30 minutos, tendo as ferramentas mo, e pode ser feito at por pessoas que no tenham habilidades mecnicas.

Pg 2 de 8

Tutorial de Desmontagem do Teto Solar


importante lembrar que o Omega um carro com, em mdia 10 anos de uso. Sendo assim, importante se ter cuidado quando estiver manipulando alguns acabamentos plsticos, pois estes podem estar ressecados e mais fceis de serem quebrados. E no caso, vai ficar difcil de encontrar novamente esses acabamentos, e mesmo que sua falta no prejudique o funcionamento, mas prejudicam a esttica de nossos carros. Em primeiro lugar, vamos ento desmontar os acabamentos que do acesso aos parafusos que fixam o vidro. O primeiro acabamento preso por quatro parafusos Philips, conforme a Figura 02.

Figura 02 Parafusos do 1 Acabamento

Aps retirarmos os 4 parafusos, o acabamento plstico estar solto. Como j mencionei antes, na hora de retir-lo, preciso tomar cuidado para no for-lo e quebr-lo. Para facilitar sua retirada, podemos remover a borracha que faz o acabamento da borda da abertura do Teto. No meu caso, eu no precisei tirar a borracha. Com cuidado possvel remover o acabamento. A remoo feita conforme a Figura 03. Primeiro voc puxa a parte da frente do acabamento (onde so presos os parafusos) para baixo e depois voc tem que correr o acabamento em direo a dianteira do carro, pois a parte traseira do acabamento encaixada numa espcie de trilho, na posio que mostra a Figura 04, para no haver vibrao.

Pg 3 de 8

Tutorial de Desmontagem do Teto Solar

Figura 03 Puxando com cuidado o acabamento

Figura 04 Posio onde encaixada a traseira do acabamento

Pg 4 de 8

Tutorial de Desmontagem do Teto Solar


Depois de removido o 1 acabamento, cada lado do vidro do Teto Solar preso por 3 parafusos de 8, que so cobertos por um 2 acabamento. Este acabamento fixo somente por presso, facilmente removido simplesmente puxando-o com cuidado, como vemos na Figura 05.

Figura 05 Puxando o 2 Acabamento

Quando o 2 Acabamento removido de ambos os lados, voc tem acesso aos 6 parafusos que prendem o vidro do Teto Solar. Apesar da posio no ser a mais recomendada, mas voc consegue retirar os parafusos com uma chave de boca. S que extremamente recomendvel que se retire os parafusos usando pelo menos uma chave de anel, ou na minha opinio a mais recomendvel, uma chave de estojo. Tome cuidado tambm com a fora aplicada na chave, principalmente se voc for arriscar com a chave de boca (por no ter acesso s outras chaves), pois lembre-se que dependendo da fora aplicada, se a chave escorregar, vai direto no vidro do Teto Solar, e no deve ser muito fcil conseguir outro se voc trinc-lo. Alm disso, voc est tentando tirar um parafuso de 8, e no de 19... A fora necessria no deve ser absurda, ento se voc est utilizando a ferramenta certa, fazendo fora para o lado certo, e com a chave na posio correta, dever conseguir tirar os parafusos sem maiores problemas. Se no sair, melhor parar e analisar o problema. Aps tirar os 6 parafusos, o vidro estar solto, e basta pux-lo por fora do carro, como vemos na Figura 06. Lembre-se de colocar o vidro em um lugar seguro, para que no caia ou ningum coloque algo por cima por engano.

Pg 5 de 8

Tutorial de Desmontagem do Teto Solar

Figura 06 Retirando o Vidro do Teto Solar

Figura 07 Aps a retirada do vidro

Pg 6 de 8

Tutorial de Desmontagem do Teto Solar


Depois que tiramos o vidro, temos acesso aos dois parafusos que travam a tampa do Teto Solar. Estes podem ser o maior problema da desmontagem do Teto Solar, pois so parafusos Torx. Aconselho no tentar tir-los, se voc no tiver a chave adequada, pois dependendo do quanto ele estiver apertado, voc pode destruir a cabea do parafuso ou quebrar a pea que trava a tampa, tentando tirar os parafusos com uma chave allen ou com um alicate de presso. A pea plstica que trava a tampa tambm a responsvel por puxar a tampa na medida em que o Teto Solar aberto. Assim que a pea plstica for retirada, podemos retirar a tampa, soltando as quatro travas plsticas que mantm a tampa em seu trilho. Eu recomendo soltar primeiro as duas travas dianteiras, correr a tampa um pouco pr frente e depois soltar as duas ltimas travas. Podemos ver as travas na Figura 08 e na Figura 09.

Figura 08 Soltando as travas plsticas

Pg 7 de 8

Tutorial de Desmontagem do Teto Solar

Figura 09 Detalhe das travas (duas de cada lado)

E assim nossa tampa do Teto Solar foi removida. O Procedimento de montagem segue a ordem inversa que tomamos para desmontar o Teto Solar. No meu caso, eu desmontei em um dia e montei todo o Teto Solar sem a tampa, para consertar o forro da tampa com calma. Se esse for o caso, no necessrio se montar a pea plstica que trava a tampa. Eu montei para no correr o risco de perder os parafusos.

Ento vou encerrando por aqui. No publiquei aqui todas as fotos que eu procedimento de desmontagem, pois algumas eram repetidas e outras no como ser encaixadas. Caso queiram mais alguma foto, tenham qualquer sugesto ou reclamao sobre esse tutorial, por favor encaminhaem para jiveiceberg@gmail.com.

tirei do tiveram dvida, o email

Um abrao! T 2@ JiveMan

Pg 8 de 8

Vous aimerez peut-être aussi