Vous êtes sur la page 1sur 7

Arsnia Breckenfeld Deontologia Jurdica

OAB Questo - Deontologia Jurdica

Estatuto da OAB Cdigo de tica e Regulamento Geral Deontologia Jurdica Estatuto da OAB Lei 8906/94 Cdigo de tica Regulamento geral DIREITOS DO ADVOGADO FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase Renato, advogado em incio de carreira, contactado para defender os interesses de Rodrigo que est detido em cadeia pblica. Dirige- se ao local onde seu cliente est retido e busca informaes sobre sua situao, recebendo como resposta do servidor pblico que estava de planto que os autos do inqurito estariam conclusos com a autoridade policial e, por isso, indisponveis para consulta e que deveria o advogado retornar quando a autoridade tivesse liberado os autos para realizao de diligncias. luz das normas aplicveis, a) o advogado, diante do seu dever de urbanidade, deve aguardar os atos cabveis da autoridade policial. b) o acesso aos autos, no caso, depende de procurao e de prvia autorizao da autoridade policial. c) no caso de ru preso, somente com autorizao do juiz pode o advogado acessar os autos do inqurito policial. d) o acesso aos autos de inqurito policial direito do advogado, mesmo sem procurao ou conclusos autoridade policial. Letra D: o acesso aos autos de inqurito policial direito do advogado, mesmo sem procurao ou conclusos autoridade policial. Estatuto da OAB 7, inciso XIV, direito do advogado examinar, em qualquer repartio policial, mesmo sem procurao, autos de flagrante e de inquerito, findos ou em andamento, ainda que conclusos autoridade, podendo copiar peas e tomar apontamentos. Smula Vinculante 09: " direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa"

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

FGV 2011.2. Na Secretaria Municipal de Fazenda, tramita procedimento administrativo relacionado imposio do IPTU em determinada rea urbana. O proprietrio do imvel contrata o advogado Juliano para solucionar a questo. Portando mandato extrajudicial, o advogado dirige-se ao local e, em face dos seus conhecimentos pessoais, obtm o ingresso no recinto da secretaria e recebe as informaes pertinentes, apresentando, por petio, os esclarecimentos necessrios. Em um dos dias em que atuava profissionalmente, viu-se interpelado por um dos chefes de seo, que questionou sua permanncia no local, proibida por atos regulamentares. Diante disso, correto afirmar que A) as caractersticas especiais dos rgos fazendrios limitam os direitos dos advogados. B) o ingresso em quaisquer recintos de reparties pblicas, no exerccio da profisso, direito dos advogados. C) a questo em tela est vinculada proteo do sigilo profissional. D) o advogado no pode ter acesso a procedimentos administrativos, salvo com autorizao da autoridade competente B) o ingresso em quaisquer recintos de reparties pblicas, no exerccio da profisso, direito dos advogados. Estatuto da OAB. Art. 7, VI - ingressar livremente: a) nas salas de sesses dos tribunais, mesmo alm dos cancelos que separam a parte reservada aos magistrados; b) nas salas e dependncias de audincias, secretarias, cartrios, ofcios de justia, servios notariais e de registro, e, no caso de delegacias e prises, mesmo fora da hora de expediente e independentemente da presena de seus titulares; c) em qualquer edifcio ou recinto em que funcione repartio judicial ou outro servio pblico onde o advogado deva praticar ato ou colher prova ou informao til ao exerccio da atividade profissional, dentro do expediente ou fora dele, e ser atendido, desde que se ache presente qualquer servidor ou empregado; d) em qualquer assemblia ou reunio de que participe ou possa participar o seu cliente, ou perante a qual este deva comparecer, desde que munido de poderes especiais; FGV. 2011.2. A empresa Frios e Gelados S.A. promove ao de responsabilidade civil em face da empresa Calor e Chaud Ltda. No curso do processo, surge deciso judicial, atacada por recurso apresentado pelo representante judicial da empresa autora, o advogado Lcio. Tal recurso no tem previso legal de sustentao oral. Apesar disso, o advogado comparece sesso de julgamento e requer ao tribunal o tempo necessrio para a sustentao referida. Nos termos das normas estatutrias, correto afirmar que A) direito do advogado a sustentao oral em todos os recursos. B) o direito sustentao oral est vinculado sua previsibilidade recursal. C) a sustentao oral depender do relator do recurso. D) o direito sustentao oral ser por trinta minutos.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

IX - sustentar oralmente as razes de qualquer recurso ou processo, nas sesses de julgamento, aps o voto do relator, em instncia judicial ou administrativa, pelo prazo de quinze minutos, salvo se prazo maior for concedido; (Vide ADIN 1.127-8) B) o direito sustentao oral est vinculado sua previsibilidade recursal. ADIN 1105-7EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. ART. 7, IX, DA LEI 8.906, DE 4 DE JULHO DE 1994. ESTATUTO DA ADVOCACIA E A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. SUSTENTAO ORAL PELO ADVOGADO APS O VOTO DO RELATOR. IMPOSSIBILIDADE. AO DIRETA JULGADA PROCEDENTE. I - A sustentao oral pelo advogado, aps o voto do Relator, afronta o devido processo legal, alm de poder causar tumulto processual, uma vez que o contraditrio se estabelece entre as partes. II - Ao direta de inconstitucionalidade julgada procedente para declarar a inconstitucionalidade do art. 7, IX, da Lei 8.906, de 4 de julho de 1994. ADIN 1.127-8/ DF: VII - A sustentao oral pelo advogado, aps o voto do Relator, afronta o devido processo legal, alm de poder causar tumulto processual, uma vez que o contraditrio se estabelece entre as partes. ADI. Inciso IX, do art. 7, da Lei 8.906-1994, que pospe a sustentao oral do advogado ao voto do relator . Liminar. (...) Aos tribunais compete elaborar seus regimentos internos, e neles dispor acerca de seu funcionamento e da ordem de seus servios. Esta atribuio constitucional decorre de sua independncia em relao aos Poderes Legislativo e Executivo. (...) A prevalncia de uma ou de outro depende de matria regulada , pois so normas de igual categoria. Em matria processual prevalece a lei, no que tange ao funcionamento dos tribunais o regimento interno prepondera . Razoabilidade da suspenso cautelar de norma que alterou a ordem dos julgamentos, que deferida at o julgamento da ao direta

FGV. 2011.3. Caio ajuza ao em face da empresa Toupeira e Lontra S.A. buscando a devoluo de numerrio por ter recebido produto com defeito oculto. O pedido julgado improcedente por ausncia de provas. Houve recurso de apelao. No incio do julgamento, o relator apresentou crticas atuao do advogado do recorrente, que no teria instrudo o processo adequadamente. Presente no julgamento, o advogado pediu a palavra, que lhe foi negada, por j ter apresentado sua sustentao oral. Com base no relato acima, de acordo com as normas estatutrias, correto afirmar que A) a sustentao oral esgota a atividade do advogado no julgamento. B) s esclarecimentos de situao de fato sero admitidos no caso. C) somente em momento posterior poder o advogado tomar providncias. D) assegurado ao advogado o direito de usar a palavra para replicar a acusao feita contra ele, ainda que j proferida sua sustentao oral. D) assegurado ao advogado o direito de usar a palavra para replicar a acusao feita contra ele, ainda que j proferida sua sustentao oral.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

IX - sustentar oralmente as razes de qualquer recurso ou processo, nas sesses de julgamento, aps o voto do relator, em instncia judicial ou administrativa, pelo prazo de quinze minutos, salvo se prazo maior for concedido; (Vide ADIN 1.127-8) FGV - 2010 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase Joel experiente advogado, inscrito h muitos anos nos quadros da OAB. Em atividade profissional, comparece sesso de tribunal com o fito de sustentar, oralmente, recurso apresentado em prol de determinado cliente. Iniciada a sesso de julgamento, aps a leitura do relatrio, pelo magistrado designado para tal funo no processo, dirige-se tribuna e, regularmente, apresenta sua defesa oral. No curso do julgamento h meno, pelo Relator de data e fls. constantes dos autos processuais que se revelam incorretas. No concernente ao tema, luz das normas estatutrias, o advogado A) deve aguardar o final do julgamento, com a proclamao do resultado, para apresentar questo de ordem. B) poder usar a palavra, pela ordem, para esclarecer questo de fato, que influencie o julgamento. C) no possui instrumento hbil para interromper o julgamento. D) aps o final do julgamento dever, mediante nova sustentao oral, indicar os erros cometidos. Letra "B: poder usar a palavra, pela ordem, para esclarece r questo de fato, que influencie o julgamento Estatuto da OAB. Art. 7. So direitos do advogado: X usar da palavra, pela ordem, em qualquer juzo ou tribunal, mediante interveno sumria, para esclarecer equvoco ou dvida surgida em relao a fatos, documentos ou afirmaes que influam no julgamento, bem como para replicar acusao ou censura que lhe forem feitas; FGV 2011.2. Manoel, empresrio, promove ao de separao judicial litigiosa em face de Maria, sua esposa, alegando graves violaes aos deveres do casamento, entre as quais abandono material e moral das duas filhas do casal. Anexa documento comprovando que sua esposa deixara as menores em casa para comparecer a festas em locais distantes, o que lhes causou riscos sade fsica e mental. Apesar de as normas sobre o tema determinarem o sigilo, o processo tramita como se fosse pblico. O advogado do autor comunica o fato ao juiz que preside o processo e ao escrivo que chefia o cartrio judicial. Baldados foram os seus esforos. Em relao ao caso acima, luz das normas estatutrias, correto afirmar que A) a publicidade do processo constitui mera irregularidade, infensa a medidas de qualquer naipe. B) o advogado atuou corretamente ao reclamar do descumprimento de lei. C) a reclamao deve ser escrita. D) no pode reclamar para outra autoridade, j tendo apresentado a primeira ao juiz da causa. (B) o advogado atuou corretamente ao reclamar do descumprimento de lei. Art. 7: XI - reclamar, verbalmente ou por escrito, perante qualquer juzo, tribunal ou autoridade, contra a inobservncia de preceito de lei, regulamento ou regimento;

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

FGV. 2011.2. A Administrao Pblica, por meio de determinado rgo, promove processo administrativo de natureza disciplinar em face do servidor pblico Francisco. O servidor contrata o advogado Scrates para defend-lo. Munido do instrumento de mandato, Scrates requer vista dos autos do processo administrativo e posteriores intimaes. O requerimento foi indeferido pela desnecessidade de advogado atuar no referido processo. Com base no relatado acima, luz das normas estatutrias, correto afirmar que A) o advogado no tem direito de atuar em processo administrativo. B) a atuao do advogado obrigatria nos processos administrativos. C) o direito de vista aplicvel ao processo administrativo. D) nos processos disciplinares, a regra a da presena do advogado. C) o direito de vista aplicvel ao processo administrativo. Estatuto da OAB Art. 7 XV - ter vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, em cartrio ou na repartio competente, ou retir-los pelos prazos legais;

FGV. 2011.2. Conceio promove ao possessria em face de vrios rus que ocuparam imvel sem construo, de sua propriedade, em rea urbana. Houve a designao de audincia de conciliao, com a presena dos rus e dos seus advogados. Na audincia, visando organizar o ato, o magistrado proibiu que os advogados se mantivessem de p, bem como sassem do local durante a sua realizao. Com base no que dispe o Estatuto da Advocacia e as leis regentes, correto afirmar que A) o advogado deve permanecer sentado na sala de audincias at o final do ato. B) caso o advogado necessite retirar-se do local, deve postular licena autoridade. C) o advogado pode permanecer sentado ou de p nos recintos do Poder Judicirio. D) pode permanecer de p, caso autorizado pela autoridade competente. Letra C Estatuto da OAB Art. 7, VII: VII - permanecer sentado ou em p e retirar-se de quaisquer locais indicados no inciso anterior, independentemente de licena; FGV. 2011.2 . O advogado Antnio convocado para prestar depoimento como testemunha em ao em que um dos seus clientes parte. Inquirido pelo magistrado, passa a tecer consideraes sobre fatos apresentados pelo seu cliente durante as consultas profissionais, mesmo sobre estratgias que havia sugerido para a defesa do seu cliente. No omitiu quaisquer informaes. Posteriormente audincia, foi notificado da abertura de processo disciplinar pelo depoimento prestado. Em relao ao caso acima, com base nas normas estatutrias, correto afirmar que A) no caso em tela, houve justa causa, capaz de permitir a revelao de dados sigilosos. B) inquirido pelo magistrado, o advogado no pode se escusar de depor e prestar informaes.

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

C) a quebra do sigilo profissional, ainda que judicialmente, como no caso, infrao disciplinar. D) o sigilo profissional uma faculdade do advogado. C) a quebra do sigilo profissional, ainda que judicialmente, como no caso, infrao disciplinar. Estatuto da OAB. Art. 7, XIX - recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional;

Art. 25. O sigilo profissional inerente profisso, impondo-se o seu respeito, salvo grave ameaa ao direito vida, honra, ou quando o advogado se veja afrontado pelo prprio cliente e, em defesa prpria, tenha que revelar segredo, porm sempre restrito ao interesse da causa. Art. 26. O advogado deve guardar sigilo, mesmo em depoimento judicial, sobre o que saiba em razo de seu ofcio, cabendo-lhe recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou tenha sido advogado, mesmo que autorizado ou solicitado pelo constituinte. Art. 27. As confidncias feitas ao advogado pelo cliente podem ser utilizadas nos limites da necessidade da defesa, desde que autorizado aquele pelo constituinte. Pargrafo nico. Presumem-se confidenciais as comunicaes epistolares entre advogado e cliente, as quais no podem ser reveladas a terceiros. FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase Tertlio, advogado, testemunha a ocorrncia de um acidente de trnsito sem vtimas, envolvendo quatro veculos automotores. Seus dados e sua qualificao profissional constam nos registros do evento. Posteriormente, em ao de responsabilidade civil, o advogado Tertlio arrolado como testemunha por uma das partes. No dia designado para o seu depoimento, alega que estaria impossibilitado de realizar o ato porque uma das pessoas envolvidas poderia contrat-lo como profissional, embora, naquele momento, nenhuma delas tivesse manifestado qualquer inteno nesse sentido. A respeito do tema, correto dizer que a) o advogado suspeito para prestar depoimento no caso em tela. b) a possibilidade decorre da ausncia de efetiva atuao profissional. c) o depoimento do advogado, no caso, facultativo. d) somente poderia prestar depoimento aps a interveno de todas as partes no processo. Letra B: a possibilidade decorre da ausncia de efetiva atuao profissional. Estatuto da OAB Art. 7 So direitos do advogado:

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

XIX - recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional; FGV - 2011 - OAB - Exame de Ordem Unificado - Primeira Fase O magistrado Mvio, de larga experincia forense, buscando organizar o servio do seu cartrio, edita Portaria disciplinando o horrio de atendimento das partes e dos advogados no coincidente com o horrio forense. Os processos passam a ser distribudos, por numerao, com a responsabilizao individual de determinados servidores. Estabeleceu-se que os autos de final 0 a 3 teriam atendimento ao pblico, a includos advogados, das 11h s 13h, e da sucessivamente. Com tal organizao, obteve o cumprimento de todas as metas estabelecidas pela Corregedoria do Tribunal. luz da legislao estatutria, assinale a alternativa correta quanto a essa atitude. a) O ato normativo do magistrado colide frontalmente com o direito dos advogados de serem atendidos a qualquer momento pelo Magistrado e servidores pblicos. b) A Administrao dos rgos do Poder Judicirio autnoma, podendo ocorrer ato do magistrado impondo restries ao advogado. c) O princpio da eficincia sobrepe-se aos interesses das partes e dos advogados, seguindo moderna tendncia da Administrao Pblica. d) As metas de produo determinadas pelos rgos de controle do Poder Judicirio justificam a restrio dos direitos dos advogados de acesso aos autos e aos agentes pblicos. Letra A: O ato normativo do magistrado colide frontalmente com o direito dos advogados de serem atendidos a qualquer momento pelo Magistrado e servidores pblicos. Art 7 . So direitos do advogado: VIII - dirigir-se diretamente aos magistrados nas salas e gabinetes de trabalho, independentemente de horrio previamente marcado ou outra condio, observando-se a ordem de chegada;

http://www.euvoupassar.com.br

Eu Vou Passar e voc?

Vous aimerez peut-être aussi