Vous êtes sur la page 1sur 1

Escola Estadual Chiquinha Soares

Questionrio de fsica do vdeo CBC 4: O Conceito de Conservao 1 EM Valor: 02 pontos Nome: ________________________ N: ___ Nome: ________________________ N: ___ Srie: ______ Data: _________
Professor: Agenor Ferreira Rates
Pr-teste 1- Se fosse possvel voc mudar algo em sua vida o que seria? E o que voc conservaria?

- Gabriela afirma que um porto de ferro mantm a sua massa mesmo depois de enferrujado. - Marcos pensa que mesmo num vidro aberto, a massa do algodo se mantm constante na situao descrita por Fbio. Pode se afirmar que esto corretas apenas a(s) afirmativa(s) de A) Fbio. B) Gabriela. C) Fbio e Gabriela. D) Gabriela e Marcos. 2- Sobre os experimentos mostrados no vdeo envolvendo o conceito de cargas eltricas podemos afirmar que: A) quando atritamos uma rgua com l, dependendo da fora que fazemos a rgua pode adquirir mais cargas que a l. B) se encostssemos a rgua nas latas e depois as separssemos, as cargas finais ainda seriam iguais. C) o coulombmetro usado para medir a quantidade de cargas de objetos mesmo estando neutros. D) os canudinhos de refresco que ficam colados no quadro depois de atritados com l possuem a mesma quantidade de carga do quadro. 3- A conservao da quantidade de movimento s acontece quando atuam no sistema considerado apenas foras internas. Das situaes a seguir a que ocorre a conservao da quantidade de movimento : A) do sistema foguete e gases, momentos imediatamente antes e depois de serem expelidos. B) de uma tabuinha com elstico e de uma borracha por ele lanado imediatamente antes e depois do lanamento. C) de bolas de bilhar imediatamente antes e depois do choque entre elas. D) do choque entre um caminho e um carro antes e depois de atingirem o repouso. 4- Um homem de 75 kg e um menina de 30 kg esto sobre patins, um de frente para o outro. O homem empurrado pela menina que adquire uma velocidade de 50 cm/s. Logo aps o empurro o homem ir adquirir uma velocidade de: A) 0 cm/s. B) 10 cm/s. C) 20 cm/s. D) 50 cm/s. 5- Ao ligarmos uma batedeira de bolo a energia eltrica transformada em energia A) sonora, trmica e cintica. B) trmica, cintica e potencial. C) potencial, sonora e cintica. D) trmica, qumica e sonora.

2- O que significa dizer que uma grandeza fsica como a massa ou a energia se conserva?

3- Ao queimar um pedao de papel voc acha que sua massa aumenta, diminui ou se mantm constante? E se queimar um pedao de palha de ao?

4- Como voc explica que pedacinhos de papel so atrados por um pente passado no cabelo ou rgua de plstico atritada com l? O que se conservaria neste evento?

5- Numa coliso entre dois objetos como entre dois carros ou entre bolas de bilhar que grandeza fsica se conservaria?

6- Quando voc liga um liquidificador a energia eltrica transformada em quais tipos energia?

Ps-teste 1- Trs alunos fizeram afirmaes sobre a conservao da massa. - Fabio diz que um vidro fechado contendo um pedao de algodo com lcool possui a mesma massa antes e depois do algodo ser queimado.

Vous aimerez peut-être aussi