Vous êtes sur la page 1sur 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CINCIA DA INFORMAO Graduao em Museologia

SOCIEDADE DA INFORMAO: MASSA, MDIA, MUSEU

Trabalho apresentado ao curso de graduao em Museologia na disciplina Cultura e Informao Professor Rubens Alves da Silva

Carolina Vaz de Carvalho Belo Horizonte 2012

UFMG ECI Museologia Cultura e Informao Prof. Rubens Alves da Silva Carolina Vaz de Carvalho 2012423617

2012/2

Sociedade da informao: massa, mdia, museu


Vivemos na Sociedade da Informao e ela algo diferente do que existia antes. Ao menos, o que defendem diversos pensadores, e refutam outros tantos. Mas o que significa essa afirmao, e quais as implicaes para pensarmos o campo da cultura e dos museus? Noes como sociedade informacional, ps-modernidade e globalizao tentam dar visibilidade para o que seriam caractersticas peculiares de um momento mais recente da histria ocidental em escala mundial. A partir de uma breve apresentao desses e outros termos correlatos, podemos pensar alguns aspectos do contexto cultural atual em que os museus esto inseridos e o papel dessas instituies nesse quadro contemporneo. ALM DA MODERNIDADE Uma das ideias centrais desses autores que exaltam a novidade do momento presente que mudanas significativas o diferenciariam da chamada modernidade. o que busca evidenciar o conceito de ps-modernidade, com aplicao em diversos campos, das artes s cincias. Traando a histria do conceito, Perry Anderson (1999) indica que a primeira obra filosfica a adot-lo foi A condio ps-moderna, de JeanFranois Lyotard em 1979. Nessa obra, de grande impacto no campo das cincias humanas apesar da fragilidade argumentativa apontada por Anderson, Lyotard identifica a ps-modernidade com a sociedade ps-industrial, na qual o conhecimento se tornaria a principal fora econmica ao mesmo tempo em que a cincia perderia legitimidade e a condio de superioridade como grande narrativa a sustentar o projeto moderno. Lyotard se refere ao contexto ps-guerra de pessimismo que traria o questionamento geral desse projeto de progresso contnuo da cincia e da tcnica, que prometeriam um aumento geral de felicidade humana. Esse contexto de ruptura - de crtica modernidade, quando as promessas no cumpridas da razo e da cincia so alvo de reflexo e frustrao -, ou ao menos a percepo de uma ruptura por diversos

pensadores desde a dcada de 1940, marcou significativamente as reflexes tericas relacionadas ao tema aqui explorado. A compreenso contempornea do termo ps-modernidade, na anlise de Anderson, em muito deveria aos trabalhos do crtico literrio e poltico Fredric Jameson na dcada de 1980, que apontavam para novidades do capitalismo ps-guerra ( mister recordar que Anderson escreve As origens da ps-modernidade, lanado em 1998, originalmente como introduo a uma coletnea de textos de Jameson). Segundo Anderson, a exposio de Jameson caracterizava a ps-modernidade como sinal cultural de um novo estgio do capitalismo, com importantes consequncias na experincia psquica do sujeito e na cultura. Manuel Castells, na srie de livros A era da informao: capitalismo, sociedade e cultura, explora detalhadamente esse novo capitalismo em suas faces econmica, poltica, social e cultural. No volume 1 da srie, A sociedade em rede, Castells afirma que vrios acontecimentos teriam transformado o cenrio social no fim do sculo XX. Tais transformaes se fundamentariam em uma revoluo tecnolgica centrada nas tecnologias da informao, na interdependncia global das economias, apresentando uma nova forma de relao entre a economia, o Estado e a sociedade em um sistema de geometria varivel (1999:39), e na consolidao de um modelo capitalista reestruturado. As principais caractersticas desse novo capitalismo seriam: a flexibilidade das relaes de gerenciamento e trabalho; a organizao em rede, descentralizada, das empresas; a interveno estatal para a desregulamentao seletiva do mercado; e o aumento da concorrncia econmica global concomitante progressiva diferenciao cultural e geogrfica dos contextos locais de atuao. Essas transformaes poltico-econmicas acompanhariam mudanas sociais e culturais considerveis. Com a proposta de levar a tecnologia a srio, Castells toma as transformaes tecnolgicas como ponto de partida para sua anlise do que seria uma nova estrutura social, a chamada sociedade informacional manifestada sob vrias formas conforme a diversidade de culturas e instituies em todo o planeta (1999:51). Essa estrutura estaria associada ao surgimento de um novo modelo de desenvolvimento o informacionalismo que emergiu historicamente por meio da mencionada reestruturao do modo capitalista de produo. Dentre as mudanas nessa nova estrutura social, o autor menciona que: o patriarcalismo teria sido atacado e enfraquecido em vrias sociedades; a conscincia ambiental e seus valores teriam

ganhado apelo poltico, sendo objeto de refutao e manipulao; os sistemas polticos estariam enfrentando uma crise de legitimidade; os movimentos sociais tenderiam fragmentao, localidade e efemeridade; um novo sistema de comunicao promoveria a integrao global de produo, distribuio e personalizao individual de palavras, sons e imagens; e haveria um movimento de fortalecimento das identidades primrias (religio, etnia, territrio e nao). EXPERINCIA, SIGNIFICADO E CONSUMO CULTURAL Um aspecto frequentemente explorado nas anlises sobre a sociedade e a cultura no ps-guerra a alterao da experincia do sujeito no mundo. Retomando a apresentao de Anderson, ressaltaria na obra de Jameson as consequncias psquicas e culturais das transformaes poltico-econmicas. Jameson aponta para certo desligamento ou distanciamento do sujeito em relao realidade: Em termos psicolgicos podemos dizer que, como economia de servios, estamos doravante to afastados das realidades da produo e do trabalho que habitamos um mundo onrico de estmulos artificiais e experincias via TV (JAMESON apud ANDERSON, 1999: 63). Haveria uma perda de qualquer senso ativo de histria com esse afastamento da realidade referido, e a valorizao do retr substituiria a temporalidade histrica ausente. A experincia cultural abordada tambm por Zygmut Bauman, junto a outros aspectos da condio humana atual, em sua obra crtica Globalizao: as consequncias humanas (1999). Bauman no adota o termo ps-modernidade, mas aponta aspectos que se aproximam daqueles explorados por Jameson e apresentados por Anderson. Para Bauman, viveramos em uma sociedade de consumo, essencialmente diferente de uma sociedade de produo como seria a sociedade capitalista moderna tradicional. A relao com a cultura e outros aspectos da vida social via consumo se basearia em tentaes e desejos, cuja satisfao seria passageira, efmera. A sociedade de consumo seria caracterizada pela impacincia, pelo esquecimento (noo prxima perda de sentido histrico ativo apontado por Jameson) e pelo engajamento no mundo baseado em experincia esttica, em sensaes (proposio comparvel s experincias e estmulos artificiais de que trata Jameson). Haveria na sociedade de consumo, contudo, segundo Bauman, uma implcita desigualdade de acesso aos bens consumveis, impostos a todos:

Todo mundo pode ser lanado na moda do consumo; todo mundo pode desejar ser um consumidor e aproveitar as oportunidades que esse modo de vida oferece. Mas nem todo mundo pode ser um consumidor. Desejar no basta; para tornar o desejo realmente desejvel e assim extrair prazer do desejo, deve-se ter uma esperana racional de chegar mais perto do objeto desejado. Essa esperana, racionalmente alimentada por alguns, ftil para muitos outros. Todos ns estamos condenados vida de opes, mas nem todos temos os meios de ser optantes . (BAUMAN, 1999:94)

Essas reflexes sobre consumo cultural e capitalismo, das dcadas de 1980 e 90, nos remetem s discusses anteriores da chamada Escola de Frankfurt entorno do conceito de indstria cultural. Como apresenta Gabriel Cohn em A atualidade do conceito de indstria cultural (1998), tal conceito aparece primeiramente entre 1942 e 1944 nos escritos de Marx Horkheimer e Theodor W. Adorno, no como uma ferramenta analtica, mas como parte de um esforo intelectual para discutir as vicissitudes da razo no mundo moderno (1998:13) mesmo contexto de referncia das crticas acima apresentadas. Uma das questes mais imediatas colocada por Adorno e Horkheimer era: como enfrentar uma situao histrica em que a sociedade e a cultura no mais se apresentam organizadas em grupos reconhecveis mas se difundem na indistino das grandes massas? (COHN, 1998:15). O conceito de indstria cultural apontaria para uma dupla regresso nesse campo - nem a indstria seria plenamente indstria, perdendo certo sentido de inventividade, nem a cultura cumpriria plenamente seu carter de cultura, submetida como estaria a uma lgica de produo em larga escala e difuso como mercadoria. Explica Cohn:
que cultura implica diferena, protesto do particular contra o geral, individualizao no lugar do comensurvel. Os produtos da indstria cultural no representam, portanto, uma forma amesquinhada de cultura, mas simplesmente no tm como cumprir a sua promessa: precisamente a de serem cultura. E isto no porque lhes falte esprito mas porque so produzidos e difundidos como se fossem mercadorias (vale dizer comensurveis entre si segundo um princpio geral de equivalncia), ainda que com um rtulo muito especial. Como se fossem: porque tambm seria precipitado dizer que, nas condies da indstria cultural, os produtos culturais se reduzem sem mais a mercadorias, anulando-se a especificidade cultural em proveito da especificidade industrial. H, claro, no limite uma tendncia neste sentido. Mas, enquanto ela se desenvolve, h uma tenso entre os dois plos que no tm como realizar-se plenamente (1998:17)

O conceito de indstria cultural, portanto, construdo em dilogo e em oposio ao conceito de cultura de massa, como revela Cohn:
Trata-se de contestar a afirmao, implcita na noo de cultura de massa, de que a se tenha cultura sem mais, e de que ela pertena s massas. Ao invs de atribuir cultura um sujeito (fictcio) desloca-se a ateno para a sua condio de produto. E isto para enfatizar que no se trata de produto das aes ou vontades das massas, e que portanto elas no so sujeito desse processo. (1998:18)

A viso crtica da cultura que sustenta o conceito de indstria cultural ressaltaria a preeminncia da lgica intrnseca do processo, que em certa medida subordinaria tanto produtores quanto consumidores de produtos culturais. Trazendo o conceito para a situao atual, Gabriel Cohn aponta como uma das grandes mudanas no campo da produo cultural que a indstria cultural, antes sistema hegemnico, tornou-se recentemente apenas uma parte do sistema mais amplo das redes de informao. Manuel Castells pontua nesse sentido o surgimento de uma nova mdia, formada a partir da dcada de 1990 pela fuso da mdia de massa com a comunicao mediada por computadores, integrando diversos veculos de comunicao e com grande potencial de interatividade. Castells cita a anlise de Franoise Sabbah, ainda em 1985, como uma das melhores avaliaes das novas tendncias da mdia: Em resumo, a nova mdia determina uma audincia segmentada, diferenciada que, embora macia em termos de nmeros, j no uma audincia de massa em termos de simultaneidade da mensagem recebida. A nova mdia no mais mdia de massa no sentido tradicional do envio de um nmero limitado de mensagens a uma audincia homognea de massa. Devido multiplicidade de mensagens e fontes, a prpria audincia torna-se mais seletiva. A audincia visada tende a escolher suas mensagens, assim aprofundando sua segmentao, intensificando o relacionamento individual entre o emissor e o receptor. (SABBAH apud CASTELLS, 1999:424) Algumas caractersticas sociais e culturais, comuns multimdia em desenvolvimento tanto na Europa e Estados Unidos como na sia, no incio da dcada de 1990, so identificadas por Castells: ampla diferenciao social e cultural e segmentao das mensagens no apenas pela atuao dos emissores, mas tambm dos usurios; desigualdade de acesso nova mdia e de uso de seu potencial interativo, devido a fatores econmicos, culturais e educacionais uns seriam interagentes, outros apenas receptores; uniformizao dos padres receptivos, influenciada pela integrao de diferentes tipos de mensagens em uma mesma mdia programas educacionais interativos parecem videogames; noticirios so construdos como espetculos audiovisuais; julgamentos so transmitidos como novela (...) (1990:458); e capacidade da multimdia de reunir as mais diversas expresses culturais, diminuindo ou mesmo suprimindo as distines entre mdia audiovisual e mdia impressa, cultura popular e cultura erudita, entretenimento e informao, educao e persuaso (1990:458) e criando um ambiente simblico virtual preo realidade uma virtualidade real, nas palavras de Castells. A possibilidade de captao da diversidade real pelo sistema multimdia gera algo semelhante a uma obrigao de presena na rede de comunicao:

as mensagens que no so includas ficam limitadas imaginao individual ou ao contato interpessoal, cada vez menos valorizados, segundo o autor. Os emissores tradicionais aqueles que existiam e existem fora dessa rede informacional - teriam seu poder simblico enfraquecido, precisando se adaptar aos novos cdigos de comunicao para manter seu prestgio. Castells apresenta como exemplo a religio - os meios eletrnicos seriam a forma mais penetrante de doutrinao religiosa na sociedade informacional, mas a entrada no sistema representaria um desencanto dos poderes espirituais: As sociedades ficam final e verdadeiramente desencantadas porque todos os milagres esto on-line e podem ser combinados em mundos de imagens autoconstrudas (1990:462). A noo de virtualidade real que elabora Castells se aproxima em alguns aspectos das ideias de experincia de estmulos e sensaes artificias referidas por Jameson e Bauman, supramencionadas. Relaciona-se igualmente com o distanciamento de referncias espaciais e temporais. A capacidade tcnica ampliada da multimdia, que a dota teoricamente do poder de abarcar a universalidade da produo simblica das sociedades, gera esse efeito de substituio das referncias do real pelas referncias miditicas. Castells fala, destarte, da perda de sentido histrico, cultural e geogrfico das localidades, expressa na noo de espao de fluxos (o no-lugar do etnlogo francs Marc Aug) que caracterizam a geometria da rede, e a experincia de um tempo intemporal, com a manipulao de passado, presente e futuro nas mensagens interativas. Uma tenso perpassaria a situao: acontece que a maioria das pessoas vive a maior parte de suas vidas, se no elas todas, em lugares, portanto fora das redes (financeiras, de comunicao ou outras redes baseadas nas tecnologias de informao), enquanto a economia e o poder esto organizados em espaos de fluxos. Conforme afirma Castells, na nova estrutura social o espao determina o modo temporal - fluxos induzem tempo intemporal, lugares esto presos ao tempo (1990:557). Assim, a experincia e o significado, tanto individual como coletivo, ficariam separados das dimenses oficiais de poder e conhecimento, em uma coexistncia desarmnica e desequilibrada de geometrias espao-temporais. MASSA, MDIA, MUSEU Sem entrarmos nos mritos das discusses sobre a validade ou pertinncia do conceito de ps-modernidade, da existncia ou no de uma estrutura essencialmente diferente daquela da modernidade, partamos das observaes dos autores citados at

aqui para pensarmos a situao dos museus no contexto atual. Temos um quadro de tenses: entre o global e o local, entre o tradicional e o novo, entre o real e o virtual, entre a rede e o ser... Tais tenses aparecem tambm nas reflexes voltadas para as instituies museais, como explicita Andreas Huyssen em Escapando da Amnsia: o museu como cultura de massa (1994). Huyssen comea sua apresentao pontuando a tenso entre a tradio e a novidade, que perpassa os museus h tempos, como um tropo persistente da cultura modernista (1994:35). A recente discusso que o autor aborda, entre modernos e psmodernos, seria apenas mais um evento desse fenmeno, com a diferena de que o museu seria, dessa vez, prestigiado entre as instituies culturais. O sucesso dos museus seria sintoma de uma configurao cultural tpica da dcada de 1980, que alia a obsolncia ou efemeridade da sociedade de consumo museomania. Assim, perceberia-se uma mudana na posio social do museu: O papel do museu como um local conservador elitista ou como um bastio da tradio da alta cultura d lugar ao museu como cultura de massa, ou seja, como um espao de mise-en-scnes espetaculares e de exuberncia operstica (1994:35). Os museus serviriam, avalia Huyssen, para salvar da destruio os objetos tornados obsoletos pela modernidade. Teriam uma funo legitimadora do poder simblico vigente, mas suas potencialidades no a se esgotariam. Os museus apresentariam tambm uma dimenso criativa e positiva, como espaos de reflexo sobre temas como a temporalidade, a subjetividade, a identidade e a alteridade:
em um registro diferente e hoje mais do que nunca, os museus parecem preencher uma necessidade antropologicamente arraigada s condies modernas: pois ele que permite aos modernos negociarem e articularem uma relao com o passado, o que significa tambm uma relao com o transitrio e com a morte, incluindo a nossa prpria (1994:37).

Seria tentador, diz o autor, comprar o discurso que condena as novas caractersticas do fenmeno museal. Contudo, o grande risco da polmica seria reduzir a discusso a uma nostalgia pelo museu do passado e no dar conta das especificidades do momento atual. A simples crtica ao fenmeno no seria capaz de explicar a popularizao do museu. Huyssen identifica e apresenta, portanto, trs modelos que tentam explicar a atual museomania. O primeiro modelo seria a tese da compensao neoconservadora. Os autores dessa orientao defenderiam que a modernidade, ao destruir as bases da estabilidade dada pela tradio e pelo racionalismo, recorreria a instituies de memria, como o

museu, para compensar tal perda com a simulao de continuidade das tradies. Um dos problemas desse modelo seria a forma negativa como trata a mudana e a instabilidade:
O velho conceito de cultura, baseado, como ainda o , na continuidade, na herana, na possesso e no cnone, nos impede de analisar o lado potencialmente produtivo e vlido do provisrio. (...) deveramos considerar seriamente o provisrio como um tipo de experincia cultural sintomtica do nosso tempo, que reflete o processo de acelerao do nosso amplo meio e que conta com nveis mais avanados de instruo visual (1994:47)

A avaliao de Huyssen ressoa as percepes dos autores supra comentados, sobre as mudanas nas experincias de engajamento com a realidade relacionadas s novas mdias em desenvolvimento desde o ps-guerra. Huyssen questiona, ainda acerca da tese neoconservadora, se a modernidade realmente teria criado essa homogeneidade cultural vazia preconizada pelos pessimistas, uma vez que notamos ainda numerosas expresses de diversidade. Os pensadores dessa linha falhariam ao tomar a cultura como um osis, segregando o museu de outras prticas contemporneas, e ao no levar em conta o pluralismo multicultural da sociedade. O segundo modelo explicativo que Huyssen analisa a teoria ps-estruturalista secretamente apocalptica da simulao e catstrofe da musealizao. Para os pensadores dessa linha, o museu nada mais do que uma mquina de simulao: nesse caso, o museu enquanto cultura de massa e mquina de simulao no em nada distinguvel da televiso (1994:50). Enquanto simulao, a musealizao seria o oposto da preservao teramos aqui o museu como mausolu -, e esconderia a destruio e decadncia da realidade. Huyssen pondera que essa teoria, que ecoa a velha crtica aos museus, ignora as prticas alternativas que se desenvolvem atualmente no meio museal. Ignora, tambm, as especificidades do museu em relao televiso, tomada como paradigma do simulacro, especialmente no que tange experincia de contato sensorial com os objetos em sua tridimensionalidade. O terceiro modelo apresentado por Huyssen o modelo da Teoria Crtica do Kulturgesellschaft, um novo estgio do capitalismo consumista em que as prticas culturais estariam ligadas menos s idias de nao, famlia, profisso e Estado, e mais a estilos de vida e cdigos subculturais. A abordagem da indstria cultural feita pelos pensadores dessa teoria, grandemente influenciados pela Escola de Frankfurt, aponta o impacto das grandes mdias, especialmente a televiso, sobre os desejos, o que interessa a Huyssen: o nvel de expectativa visual na nossa sociedade foi elevado a um grau

onde o desejo pela imagem se transforma em um desejo por alguma outra coisa (1994:52). O museu, nesse quadro, poderia oferecer algo que outras mdias, como a televiso, no seriam capazes de suprir. Isso porque, enquanto as mdias apontariam para a presena - para o presente - e para a dimenso da simulao, o museu, com seus objetos, se revestiria de uma aura do passado. Ainda que essa aura seja uma construo do presente, muitas vezes frgil, sobre a relao do objeto com uma realidade do passado que ele documenta. A prpria materialidade dos objetos parece funcionar como uma garantia contra a simulao, mas - e essa a contradio - o seu efeito amnsico no poderia jamais escapar completamente da rbita da simulao da miseen-scne que o ressalta (1994:53-54). A experincia do museu poderia, nessa sociedade do Kulturgesellschaft, oferecer um sentido de materialidade, de transitoriedade e uma compreenso das diferenas. Um dos papeis atribudos s instituies museais, e tido como dos mais importantes nas ltimas dcadas, o de ser espao para a construo, discusso, reconhecimento e afirmao de identidades plurais. Castells enfatiza em sua anlise a importncia da questo identitria na sociedade informacional e a tenso desse aspecto com a lgica prpria do modo de desenvolvimento econmico informacional. Em um mundo de fluxos globais de riqueza, poder e imagens, a busca de identidade, coletiva ou individual, atribuda ou construda, torna-se a fonte bsica de significado social (1999:94). O autor ressalta:
Cada vez mais, as pessoas organizam seu significado no em torno do que fazem, mas com base no que elas so ou acreditam que so. Enquanto isso, as redes globais de intercmbios instrumentais conectam e desconectam indivduos, grupos, regies e at pases, de acordo com sua pertinncia na realizao dos objetivos processados na rede, em um fluxo contnuo de decises estratgicas. Segue-se uma diviso fundamental entre o instrumentalismo universal abstrato e as identidades particularistas historicamente enraizadas. Nossas sociedades esto cada vez mais estruturadas em uma oposio bipolar entre a Rede e o Ser (1999:41).

Qui seja esse o lugar das instituies museais na nova ou atual estrutura social, qual seja o nome que atribumos a esse momento a de mediar essa tenso entre as experincias subjetivas locais e a lgica global da rede. Um dos primeiros desafios aos museus e profissionais que lidam com os museus, nessa questo, o desafio do dilogo e da polifonia: dar espao para outras vozes, outros discursos e outras interpretaes, que no aquela ou aquelas que a instituio, como espao de poder, se prope a

oficialmente representar; estabelecer uma conexo com a rede, promovendo a interao entre as experincias e conhecimentos prvios desses visitantes e aquilo que o museu apresenta, permitindo a construo de relaes e interpretaes pessoais. Isso dar ao visitante o papel de sujeito, de ator em suas interaes com a cultura que o museu suporta. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ANDERSON, Perry. As origens da ps-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999. BAUMAN, Zygmut. Turistas e vagabundos. In: Globalizao: as consequncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999, p. 85-110. CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informao: economia, sociedade e cultura, v. 1). So Paulo: Paz e Terra, 1999. COHN, Gabriel. A atualidade do conceito de indstria cultural. In: MOREIRA, Alberto da Silva (org.). Sociedade global: cultura e religio . Petrpolis: Vozes; So Paulo: Universidade So Franciso, 1998, p. 11-26. HUYSSEN, Andreas. Escapando da Amnsia: o museu como cultura de massa. Revista do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional, n. 23 - Cidade, 1994, p. 35-57.

Vous aimerez peut-être aussi