Vous êtes sur la page 1sur 2

ASPECTOS HISTRICOS Caracterstica em comum ao longo do tempo: Cultura da violncia, cultura machista (homem pensa ser o dono da mulher,

, pensa que a mulher inferior, prevalncia da patrilineagem, patriarcado) papel da educao (formal e informal). Povos sem Escrita: A situao das mulheres enquanto grupo social sempre inferior, mas o seu estatuto est longe de ser geralmente desprezvel ou totalmente dependente. Esto muitas vezes protegidas pela sua famlia de origem que pode pedir o divrcio em caso de autoridade abusiva do marido. . Direito Romano:
- No Imprio Romano a mulher era considerada rs, ou seja, coisa. - A punio do delito da mulher cabia ao homem e no ao Estado. - Direito Romano desprovia a mulher de capacidade jurdica. - A mulher gangreava a posio social do marido e apenas a ela incumbia a obrigao de fidelidade. - Adultrio: quando o adultrio era cometido pela mulher, seu marido poderia repudi-la e promover sua condenao criminal. O mesmo serviria quando a mulher abortasse ou bebesse vinho. - O marido deve proteger fsica e moralmente a mulher e pode intentar contra quem a ofende. - Divrcio: Se o marido e a mulher decidissem consensualmente no renovar o acordo de casamento, o divrcio estava feito. Entretanto, se s a mulher desejasse o divrcio (repudium), ela no conseguiria facilmente. Constantino permitiu que a mulher se divorciasse quando o marido fosse homicida, envenenador ou violador de sepulcros. Conventio in manum (sujeio da mulher ao marido). - O pai da mulher chegava, s vezes, a ter mais autoridade sobre ela do que o prprio marido. - A religio era prerrogativa masculina da qual a mulher somente participaria com a autorizao do pai ou do marido. - O parentesco s se transmitia pelos homens, apenas por razes genticas o impedimento matrimonial relativo mulher era evocado.

Grcia Antiga: as mulheres no tinham direitos jurdicos, nem educao formal, tambm eram proibidas de aparecer sozinhas em publico, sendo confinadas em aposentos particulares, e homem alm de gozar de todos os direitos tinha poder absoluto sobre a mulher, como o direito sobre a vida dela.

- A mitologia greco-romana colocava a figura da mulher relacionada tentao (ex: mito da Caixa de Pandora). At as deusas da mitologia tinham tais caractersticas. Filsosfos importantes defendiam o papel inferior da mulher:

Pitgoras: Existe o princpio bom que criou a ordem, a luz e o homem, e o princpio mau que criou o caos, a treva e a mulher. Aristteles: A mulher mulher em virtude de uma deficincia, que devia viver fechada em sua casa e subordinada ao homem. Santo Agostinho: A mulher um animal que no seguro nem estvel; odienta para tormento do marido, cheia de maldade e o princpio de todas as demandas e disputas, via e caminho de todas as iniqidades. Papel da Igreja: O Cristianismo retratou a mulher como a pecadora e culpada pelo desterro do homem do paraso, devendo por isso seguir a trindade da obedincia sendo submissa ao homem.

Permanncia da influncia europia ao longo dos sculos: essa influncia europeia prejudicou o estatuto feminino, tendo os fenmenos de aculturao consagrado uma autoridade marital maior que antes, enquanto que a proletarizao e destribalizao dos trabalhadores tornou a esposa totalmente dependente do marido.

Brasil Colnia: a Igreja Catlica Apostlica Romana deu incio educao, no entanto, a instruo ministrada pela igreja no inclua as mulheres. A igreja da poca pregava que a mulher devia obedincia total inicialmente ao pai e depois ao marido. Conseqentemente a mulher vivia oprimida pelo mundo masculino. Suas diverses eram apenas no lar e na Igreja. mulher no era permitido estudar e aprender a ler. Esta ignorncia lhe era imposta de forma a mant-la subjugada desprovendo-a de conhecimentos que lhe permitissem pensar em igualdade de direitos. Era educada para sentirse feliz como "mero objeto" porquanto s conhecia obrigaes.

Com essa construo histrica, o homem passa a se achar superior mulher em inteligncia, capaz de fazer com melhor qualidade as coisas relacionadas com as atividades intelectuais, que exigem raciocnio lgico, e que a mulher alm de inferior intelectualmente deve ser submissa, sua servial para as tarefas consideradas inferiores como cozinhar e lavar roupas, cuidar da casa e dos filhos, alm de transform-la em objeto de seus desejos e prazeres sexuais, desconsiderando os desejos, os prazeres e o bem estar dela. A partir da metade do sculo XIX, ps Primeira G. Mundial: o panorama econmico e cultural do Brasil e do mundo mudou profundamente. A industrializao e a urbanizao alteraram a vida cotidiana, particularmente das mulheres, que passaram a, cada vez mais, ocupar o espao das ruas, a trabalhar fora de casa, a estudar etc. Com isso, surge uma nova mentalidade e com ela, os movimentos feministas, com discusses sobre o casamento, a "tirania dos homens", sua infidelidade, brutalidade, abandono e a exigncia de direitos iguais. Atualmente: Ainda h desigualdade entre gneros e violncia contra a mulher tambm (como foi apresentado) . No dia-a-dia sempre vemos ou ouvimos um caso de violncia contra a mulher, no e difcil de deparar com tal situao. Muitas mulheres que sofrem algum tipo de violncia tem medo de denunciar o agressor por uma represso ainda maior a que j vem sofrendo, por medo de no ter uma proteo maior e acabar sofrendo as consequncias dessa atitude que pelo agressor vai ser chamado de rebeldia. Ainda existem mulheres com pouca informao que no conhecem seus direitos perante a lei, ou por acharem que a lei pode no funcionar ficam a deriva estando correndo um risco ate de morte.

Vous aimerez peut-être aussi