Vous êtes sur la page 1sur 3

RESOLUO CFC N. 1.134/08 Aprova a NBC T 16.7 Consolidao das Demonstraes Contbeis.

O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exerccio de suas atribuies legais e regimentais, CONSIDERANDO a internacionalizao das normas contbeis, que vem levando diversos pases ao processo de convergncia; CONSIDERANDO o que dispe a Portaria n. 184/08, editada pelo Ministrio da Fazenda, que dispe sobre as diretrizes a serem observadas no setor pblico quanto aos procedimentos, prticas, elaborao e divulgao das demonstraes contbeis, de forma a torn-las convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico; CONSIDERANDO a criao do Comit Gestor da Convergncia no Brasil, que est desenvolvendo aes para promover a convergncia das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Pblico, s normas internacionais, at 2012; RESOLVE: Art. 1 Aprovar a NBC T 16.7 Consolidao das Demonstraes Contbeis. Art. 2 Esta Resoluo entra em vigor na data da sua publicao, com adoo de forma facultativa, a partir dessa data, e de forma obrigatria para os fatos ocorridos a partir de 1 de janeiro de 2010. Braslia, 21 de novembro de 2008. Contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim Presidente Ata CFC n. 919

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE NBC T 16 NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PBLICO NBC T 16.7 CONSOLIDAO DAS DEMONSTRAES CONTBEIS ndice DISPOSIES GERAIS DEFINIES PROCEDIMENTOS PARA CONSOLIDAO Item 12 3 48

DISPOSIES GERAIS 1. Esta Norma estabelece conceitos, abrangncia e procedimentos para consolidao das demonstraes contbeis no setor pblico. 2. A consolidao das demonstraes contbeis objetiva o conhecimento e a disponibilizao de macroagregados do setor pblico, a viso global do resultado e a instrumentalizao do controle social.

DEFINIES 3. Para efeito desta Norma, entende-se por: Consolidao das Demonstraes Contbeis: o processo que ocorre pela soma ou pela agregao de saldos ou grupos de contas, excludas as transaes entre entidades includas na consolidao, formando uma unidade contbil consolidada. Dependncia oramentria: quando uma entidade do setor pblico necessita de recursos oramentrios de outra entidade para financiar a manuteno de suas atividades, desde que no represente aumento de participao acionria. Dependncia regimental: quando uma entidade do setor pblico no dependente oramentariamente esteja regimentalmente vinculada a outra entidade.

Relao de dependncia: a que ocorre quando h dependncia oramentria ou regimental entre as entidades do setor pblico. Unidade Contbil Consolidada: a soma ou a agregao de saldos ou grupos de contas de duas ou mais unidades contbeis originrias, excludas as transaes entre elas.

PROCEDIMENTOS PARA CONSOLIDAO 4. No processo de consolidao de demonstraes contbeis devem ser consideradas as relaes de dependncia entre as entidades do setor pblico. 5. As demonstraes consolidadas devem abranger as transaes contbeis de todas as unidades contbeis includas na consolidao. 6. Os ajustes e as eliminaes decorrentes do processo de consolidao devem ser realizados em documentos auxiliares, no originando nenhum tipo de lanamento na escriturao das entidades que formam a unidade contbil. 7. As demonstraes contbeis das entidades do setor pblico, para fins de consolidao, devem ser levantadas na mesma data, admitindo-se a defasagem de at trs meses, desde que os efeitos dos eventos relevantes entre as diferentes datas sejam divulgados em notas explicativas. 8. As demonstraes contbeis consolidadas devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, pelo menos, as seguintes informaes: (a) identificao e caractersticas das entidades do setor pblico includas na consolidao; (b) procedimentos adotados na consolidao; (c) razes pelas quais os componentes patrimoniais de uma ou mais entidades do setor pblico no foram avaliados pelos mesmos critrios, quando for o caso; (d) natureza e montantes dos ajustes efetuados; (e) eventos subseqentes data de encerramento do exerccio que possam ter efeito relevante sobre as demonstraes contbeis consolidadas.

Vous aimerez peut-être aussi