Vous êtes sur la page 1sur 4

O advrbio rene-se numa classe heterognea de palavras que suscita muitas vezes interrogaes e dvidas quanto sua classificao.

. O DT elenca 9 tipos de advrbios de frase, de predicado, conectivo, de afirmao, de negao, de quantidade e grau, de incluso e de excluso, interrogativo, relativo referindo que desempenham maioritariamente funes sintticas de modificador (de frase e de GV), complemento oblquo e predicativo do sujeito. Alguns podem ainda ser modificadores de grupos nominais, preposicionais e adverbiais. J a nomenclatura gramatical portuguesa (NGP)1 procede classificao dos advrbios em funo dos seus valores semnticos, listando-os como advrbios de lugar, de tempo, de modo, de intensidade, de afirmao, de negao, de dvida, de ordem, de excluso e de designao. Ao comparar o DT e a nomenclatura gramatical portuguesa (sabendo-se que o DT o nico referencial terminolgico que os professores do EB e Secundrio tm de seguir) vemos que as diferenas residem sobretudo na classificao dos advrbios, j que no que respeita funo, tanto DT como NGP distinguem o advrbio interrogativo, embora no o relativo nem o conectivo. De referir, no entanto, que a NGP contemplava ainda a categoria de advrbio de orao, semelhana do atual advrbio de frase, consagrado no DT, o que no deixa de ser curioso. Tendo o DT como referncia, podemos traar o quadro seguinte dos advrbios: Advrbio Advrbio de frase Valores Funo sinttica Exemplos semnticos Dvida Modificador de frase Talvez a escola esteja

Talvez Possivelmente Provavelmente Obviamente

bem apetrechada. Possivelmente, no chegar a horas. Provavelmente, no conseguiremos comprar aquela casa. Obviamente, demitoo. Ontem toda a gente foi ver o jogo. (MGV) Elas moram ali. (CO) Tempo Fica aqui, que eu no Advrbio de Modo Modificador (de GV) demoro. (Pred. Suj) predicado Ontem, hoje, Lugar Complemento O tempo corre amanh, c ali, acol, Quantidade e oblquo devagar. (MGV) assim, devagar, grau Predicativo do O meteoro caiu acol. depressa, somente, Incluso e sujeito (MGV) exclusivamente excluso Eles trabalham muito. (MGV) Elas trabalham somente. (MGV) Comeou com Cames e, seguidamente, dedicou-se leitura de Ea. Ordem, No tem funo Leu os Advrbio conectivo ordenao ou Seguidamente, no sinttica. contemporneos; no sequncia entanto, por Possui a funo de entanto, nem todos Contraste conseguinte ligar partes do texto. lhe agradaram. Consequncia Nessa semana no estudou; por conseguinte, os resultados ficaram aqum do esperado. Eles no venderam a casa, mas sim a garagem. (MGN) Advrbio de Modificador de Eles no viajam de afirmao grupo nominal, Sim Afirmao comboio, mas sim de preposicional ou Obviamente autocarro. (MGPrep) adverbial Claro Eles no andam devagar, mas sim depressa. (MGAdv) Modificador (de GV) Ele no trabalha. Advrbio de Negao Modificador de um (MGV) negao

Possibilidade Probabilidade Afirmao

No

constituinte de GV (GN, GPrep ou GAdv)

Advrbio de quantidade e grau Muito Demais Demasiado Excessivamente Mais

Quantidade e grau

Advrbio de incluso e de Incluso e de excluso excluso S, somente, apenas, exclusivamente

Advrbio interrogativo

Tempo Lugar Modo Causa

Eles compram no livros, mas armas. (MGN) Eles andam no devagar, mas depressa. (MGAdv) Elas andam no de autocarro, mas de comboio. (MGprep) Eles trabalham muito. (MGV) Esta casa tem quartos demasiado grandes. (MGAdj) Ele conduz Modificador (de GV) demasiado depressa. Modificador de (MGAdv) outros grupos Ele anda muito frsicos depressa (MGAdv) Ela trabalha mais depressa que os restantes. (MGAdv) Ele mais trabalhador que os restantes. (MGAdj). S o Joo adormeceu. (MGN) Ele fala apenas de coisas obscuras. (MGPrep) Ele sofreu mesmo. Modificador (de (MGV) GV), (de GN), (de Ela apenas atraente. GAdj), (de GPrep) e (MGAdj) (de GAdv) S amanh irei ver esse assunto. (MGAV) Ele trabalha exclusivamente com alemes. (MGPrep) Quando vais a Identificar o Lisboa? (tempo) constituinte Onde vais ficar? interrogado numa (lugar) construo Como vais dormir? interrogativa (modo)

Advrbio relativo

Lugar Tempo Modo

Inicia oraes relativas

Vais a Lisboa porqu? (causa) A casa onde vivo fica numa colina. (lugar) O modo como vivo d-me tranquilidade. (modo) Este remdio, quando o tomares, vai-te por bom. (tempo)

Deste quadro ficam de fora o advrbio de dvida e o de designao. Se para o primeiro no se colocam problemas de maior, uma vez que se enquadra nos advrbios de frase que exprimem uma atitude do falante relativamente ao que diz j quanto ao segundo, a sua classificao como advrbio no consensual. Em 1. lugar, o termo advrbio de designao (sic, nas MCP) no consta no DT e muito dificilmente se poder enquadrar nas categorias a definidas. Em 2. lugar, as suas caractersticas semnticas e comportamento sinttico afastam-no dos demais advrbios. Isso mesmo afirma Evanildo Bechara ao escrever que tais palavras no devem ser includas entre os advrbios. No modificam o verbo, nem o adjetivo, nem outro advrbio. So por vezes de classificao extremamente difcil. Por isso, na anlise, convm dizer apenas: palavra ou locuo denotadora de excluso, de realce, de retificao, etc.2. No mesmo sentido se pronunciam Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova gramtica do portugus contemporneo ao considerarem a palavra eis no um advrbio, mas uma palavra denotativa3. Mesmo o professor Joo Costa, sem apontar para uma classificao diferente, refere a peculiaridade desta palavra ao afirmar que no surge em contextos frsicos, antes introduz apenas um sintagma nominal [GN], podendo este ser substitudo por uma orao subordinada completiva4 . Estas objees deveriam ter sido conselho bastante para no incluir nas MCP uma palavra pertencente a uma categoria inexistente no referencial terminolgico, que todos ns temos de seguir (DT), e tornar obrigatria a sua aprendizagem. Sem referncia nas gramticas didticas atuais, os professores atuais tero de recuar aos anos 60 e 70 para a encontrarem, numa altura em que vigorava a nomenclatura gramatical portuguesa revogada, como se sabe, para dar lugar TLEBS e sua posterior reviso de que resultou o DT.

Vous aimerez peut-être aussi