Vous êtes sur la page 1sur 24

VDEO DOCUMENTAL

SANTA DICA De guerra e f

Titulo: Santa Dica de Guerra e F A) Indicao do tema


Santa Dica e o movimento messinico em Gois

B) Hiptese sobre o tema


Argumento Benedita Cipriano Gomes - ou Santa Dica - foi nica representao em Gois do movimento messinico ocorrido no Brasil. Nasceu na fazenda Monzod, a 40 KM de Pirenpolis, no vilarejo da Lagoa, que deu origem ao atual municpio de Lagolndia. Desde cedo, Dica revelou seus dons especiais e manifestaes medinicas. Aos 13 anos, Benedita cai enferma. Aps tentar os recursos locais, chs e simpatias, tida como morta ao final de trs dias de prostrao. Ressuscita, no entanto, ao lhe ser dado o tradicional banho dos defuntos. A partir desse episdio ela chamou a ateno dos sertanejos locais que comearam a v-la como portadora de algum tipo de poder. No princpio, Dica foi tida simplesmente como curandeira, diagnosticando males e lhes aplicando os remdios adequados. Aps as primeiras curas, ela passou a ser acreditada tambm como milagreira, ao dar respostas que correspondiam s expectativas dos fiis. Mas, Dica sofreu a passagem de milagreira a profetiza, pois, comeou a dar conselhos, transmitir ordens e prever o que aconteceria em breve. So os milagres e profecias que transformaram a adolescente Benedita Cipriano Gomes em Santa, para aqueles que ali se achavam. Fez com que a propriedade rural se tornasse habitao permanente de um grande nmero de pessoas, originando mais tarde a Repblica dos Anjos (atual Lagolndia). A religiosidade desenvolvida por Santa Dica, juntamente com seus adeptos, consistia em conferncias realizadas pela mesma e os anjos, que faziam parte da falange que ali vinha propor um novo modo de vida populao, ou mesmo para operar prodgios por intermdio daquela que era escolhida para tal. H muitas histrias sobre milagres realizados por Dica. Conta-se que ela levitou, curou leprosos e outras enfermidades.

A romaria aumentava e a influncia de Dica incomodava os polticos de Gois, que temiam um episdio semelhante a Canudos. A Repblica dos Anjos era um lugar que no obedecia s leis. O povo no pagava tributo e as fazendas deixaram de ter limites. Era uma espcie de comunidade socialista. No episdio conhecido como o fogo no 14 de Outubro de 1925, a guarda estadual atacou o povoado e Dica ordenou que todos se lanassem nas guas do Rio do Peixe para se salvarem. Segundo depoimentos das pessoas mais antigas da cidade, anjos aparavam as balas que castigavam o povoado para proteg-los. Outros dizem que Dica se lanou na frente das balas e as retia com os longos cabelos negros. Mais tarde, Dica foi presa e levada para a capital do estado, Gois Velho. O episdio s aumentou a fama de proteo celeste sobre a mulher. Em 1932, durante a Revoluo Paulista, ela comandou um peloto de 150 homens a So Paulo para defender a integridade nacional. Conhecidos como Ps com palha, ps sem palha (assim ela ensinava os matutos a marchar). Voltou sem baixas e com a patente de Cabo do Exrcito Nacional. A histria se tornou conhecida em todo pas. Dica foi levada para Rio de Janeiro e So Paulo para testes medinicos na Federao Esprita. Um famoso jornalista do Dirios Associados foi designado para provar a possibilidade de charlatanismo, o Jornalista Mrio Mendes, que acabou se envolvendo afetivamente com a milagreira. Casaram-se e tiveram cinco filhos. Mais tarde, ela foi vendida (por 40 contos de ris) pelo prprio marido para outro homem. Por sua importncia, Dica chegou a ser retratada numa pintura em nanquim por Tarsila do Amaral, um dos principais nomes do modernismo brasileiro. Dica considerada um smbolo do movimento feminista em Gois. Dica morreu em 1970 acometida por um problema intestinal. Porm, seu misticismo permanece na cidade de Lagolndia. H relatos de curas mesmo depois de sua morte. Na casa onde Dica morava, funciona um centro de reunies espritas, dirigido por Divina Soares, que se auto-intitula sucessora de Santa Dica.

Justificativa

Movimentos sociais religiosos so aqueles que eclodem na sociedade buscando operar uma mudana na base, seja na ordem econmica, seja na ordem poltica, ou em ambas, e que procuram mobilizar as populaes para alcanar essa nova ordem. A religio o elemento propiciador dessa mobilizao, porque possibilita vencer as resistncias terrenas dos participantes, bem como tolher, muitas vezes, a represso institucional. Alguns lderes apresentam, as vezes, mais de uma qualidade reconhecida e legitimada pelos adeptos como extra cotidiana ou sobrenatural. Todos eles tambm so vistos como homens sensveis s situaes de opresso e injustia em que vive o grupo de seus liderados. No Brasil, os movimentos sociais religiosos que tiveram maior divulgao e despertaram maior volume de estudos foram Canudos, Juazeiro e Contestado. Todavia, numerosos movimentos permanecem ainda esquecidos, quer por no ser considerados importantes, quer por ser desconhecidos dos estudiosos do assunto. Dentre estes, podem ser citados Santa Brgida, Pau de Colher, acontecidos na Bahia; Caldeira, no Cear; Aparecido em So Paulo; Santa Dica em Gois. Benedita Cipriano Gomes iniciou na dcada de 20 um movimento Social-religioso, conhecido como Movimento de Santa Dica. Dica, que comeou realizando milagres, organizou uma comunidade em Lagoa, municpio de Pirenpolis conhecida por seus contemporneos por Repblica dos Anjos. Em Lagoa, as pessoas eram dirigidas pelas ordenaes da Santa, transformadas em normas de vida, calcando em uma peculiar viso religiosa do mundo; contestando a propriedade da terra, a legislao vigente e a autoridade da igreja, repudiando, por fim, a sociedade que envolvia o reduto. A influncia de Dica e o aumento gradativo de seus seguidores incomodavam os polticos de Gois, que temiam um episdio semelhante a Canudos. A Repblica dos Anjos no obedecia s leis, o povo no pagava tributo e as fazendas deixaram de ter limites. Como a propriedade da terra servia de base ao poder, os coronis repudiavam o movimento e exigiam retaliaes por parte do governo do Estado, fato que ocasionou o sitiamento do povoado pela polcia e o metralhamento das choupanas. Dica ocupava, no povoado, o pice da pirmide social. Nada era feito sem o consentimento da santa. Ela era obedecida sem questionamentos. Sua influncia nas massas populares devido figura da mulher profetiza, mstica, curandeira, milagreira, revolucionria e herona chegou a ponto de ter ao seu comando em 1932, um peloto de 150 homens para defender a integridade nacional durante a Revoluo Constitucionalista. nesse mundo, envolvido em magia e encantamento, fruto da situao de sofrimento e opresso das classes dominantes 4

em Gois, que apresentamos uma mulher, uma guerreira, uma santa que comemora no dia 13 de abril de 2005 seu centenrio. Ela considerada pelos estudiosos uma mistura bem dosada de Lampio, Antnio Conselheiro e Chico Xavier. Tambm entendida como a principal lder feminina do perodo messinico brasileiro, sendo o nico evento dessa natureza no Planalto Central do Brasil. Sobre ela j foram produzidos um longa metragem, um romance, uma pea de teatro, poemas e dezenas de trabalhos cientficos. Mas, a primeira vez que se prope um vdeodocumentrio investigativo. Entendemos que esse projeto servir de registro de um importante patrimnio humano. Mesmo porque, nos prximos anos as principais testemunhas de envolvimento direto no caso j no estaro vivas para contar essa histria. A abordagem documental permitir, por outro lado, revelar e tornar pblico, informaes que at hoje s so de domnio da comunidade local e de intelectuais.

C) Pesquisa sobre o tema


Benedita Cipriano morreu em 1970. A histria dela ficou registrada em fotos, documentos e na memria das pessoas de sua convivncia, principalmente parentes, seguidores e moradores da comunidade de Lagolndia. Neste sentido a pesquisa apresenta duas abordagens tcnicas principais: documental e depoimentos.

Documental
A pesquisa documental sobre Benedita Cipriano Gomes foi feita por meio de documentos, registros da poca: Jornais, cartas oficiais e pessoais de Benedita Cipriano Gomes (Dica), fotos da milagreira, de seus seguidores e do exrcito criado por Dica; documentos da Igreja Catlica que na poca eram enviados para Cria (Conselho da igreja na Matriz); documentos redigidos por autoridades que combateram o movimento em Lagolndia; registros do processo de charlatanismo contra Dica no Cartrio de Crimes de Pirenpolis; registro do inventrio de Dica no Cartrio de Famlia; objetos pessoais; livros que documentaram a histria de Dica; filmografia e o municpio de Lagolndia construdo a partir do movimento liderado por Dica.

Depoimentos Por meio dos depoimentos pretende-se extrair informaes que levem a memria de fatos no registrados em documentos que so exclusivos da memria do povo. So relatos de familiares, amigos, inimigos, adoradores e moradores mais antigos da cidade. Pretende-se verificar ainda, informaes que levem a conflitos atuais envolvendo o mito de Dica. A pesquisa apresenta trs divises. A primeira abordando o histrico de construo do municpio de Lagolndia, criado por Benedita, a partir de um movimento social religioso, verificando a forma como os moradores se relacionam com essa histria. Dica conseguiu essa liberdade em uma poca em que as mulheres no possuam direitos polticos e nem individuais. Ela construiu uma cidade e elegeu polticos, contrariando os coronis da regio. O segundo enfoque da pesquisa est relacionado aos parentes e seguidores de Dica, s testemunhas oculares dos fatos polticos, msticos, sociais e pessoais da histria contada. H inmeras histrias, principalmente relacionadas ao lado mstico, atribudos a milagreira. A pesquisa verificar ao mximo a possibilidade de comprovao dos fatos reais. Em terceiro, abordar o material cientfico e literrio gerado a partir dessa histria, alm da repercusso nacional do caso. A histria tornou-se produto de livros, filmes e matrias jornalsticas com abordagens diferentes dada a rica diversidade da personagem Santa Dica.

D) Eleio e Descrio dos objetos


Benedita Cipriano (Dica) (1905-1970), ou Santa Dica, a roceira simples que conseguiu transformar completamente o local em que vivia, realizou curas e milagres e surpreendeu como uma mulher a frente do seu tempo: A Milagreira - o lado inexplicvel de Dica. Ela passava por transes que a deixavam como morta, durante as sesses. Os nicos registros das curas so as testemunhas que acreditam que foram curadas, e vm o fato como um milagre. Sua fama de curandeira correu por toda regio lhe rendendo a admirao de multides. Dizem que existe um vestido crivado por tiros que 6

tido como um dos sobrenaturais de Dica.

principais

smbolos

dos

poderes

A Revolucionria - a Dica que sonhava com uma sociedade mais igualitria, protetora dos pobres, trabalhadores rurais e oprimidos. E para ver seu sonho realizado, valeu-se de sua fama de mstica, fundando o povoado de Lagolndia ou "Repblica dos Anjos" com os seus adeptos. Conquistou as pessoas primeiro com sua fora religiosa, e depois poltica. Liderou um exrcito de seguidores contra as tropas do Estado. Com sua fora poltica elegeu prefeitos. No foi a religio e sim a vontade de mudana social que transformou Dica numa revolucionria poltica. Conheceu Juscelino Kubitcheck e foi amiga de Pedro Ludovico Teixeira. Mulher - teve cinco filhos e dois maridos. A dimenso mulher de Dica est profundamente frente do seu tempo. Ela representa o despertar da mulher para sua fora e liberdade em pleno incio de sculo XX. Dica ficou grvida do jornalista Mauro Mendes antes do casamento, quebrando o tabu da virgindade. H um personagem, apelidado de Caxeado, que andava constantemente em companhia de Dica, era uma espcie de protetor, mostra o contato liberal que Dica tinha com a presena masculina. Parentes - sero importantes fontes de relatos sobre comportamento da Dica. So pessoas que conviveram com ela, e podem expor seu ponto de vista sobre as vrias facetas dela. Alm dos parentes prximos, sero entrevistados netos, tataranetos, sobrinhos que no chegaram a conhece-la, mas que ouviram muitas histrias ou guardam objetos e fotos.

Personagens mais importantes da histria:

Mrio Mendes jornalista, encarregado pelo Drios Associados de cobrir a passagem de Santa Dica por So Paulo e acaba se apaixonando por ela. Eles se casam em 1928. Pai dos cinco filhos de Dica, ele tornou-se prefeito de Pirenpolis em 1934, foi chefe da imprensa na Cidade de Gois e fazendeiro.

Quitria Mendes Macedo - filha mais velha da Dica, uma das principais fontes de informao neste trabalho, pois acompanhou a maior parte da vida da me. Mora em Goinia, funcionria aposentada da Cmara Municipal e esprita kardecista. Divina Soares da Silva - mdium que mora na casa onde Dica vivia e se diz sucessora dela. Ela comanda reunies espritas em nome da milagreira. Lagolndia divide opinies sobre o trabalho dessa mdium. Alguns acham que ela no sucessora de Dica, mas apenas quer ganhar dinheiro. H outros que acreditam e seguem Divina Soares em busca de curas. Bernarda Cipriano - irm de Dica que vive em Lagolndia, evanglica e acredita que a irm tinha dons especiais. Mas no concorda com manifestaes espirituais. Bernarda sofre com a dvida em relao Divina Soares que se autointitula sucessora da Dica, se ela recebe ou no manifestaes de sua irm. A tenso que a histria de Dica ainda causa em Lagolndia, principalmente por causa da Divina, um importante objeto do nosso trabalho. Personagens secundrios: Padre Csar - traz relatos da posio da Igreja Catlica em relao Santa Dica. Existem documentos que provam que ela foi perseguida pelo Clero Catlico. Boanerges C. Gomes - 94 anos, foi quem testou os poderes de Dica no processo de charlatanismo movido contra ela. Pompeu Cristovam de Pina Filho de coronel e importante estudioso da histria de Dica. Sua famlia conviveu com ela de forma negativa. Ouvia de seu pai que Dica foi enviada pelo demnio. Lauro de Vasconcellos - pesquisador e estudioso, fez sua tese de mestrado sobre Dica e a transformou em um livro com base nos movimentos sociais. Ele morreu em 1986, legando um importante trabalho sobre Dica Santa Dica: encantamento do mundo ou coisa do povo que relata fatos medinicos, a vida pessoal, mas principalmente a faceta de movimento messinico de Lagolndia.

Edwirges Lopes da Silva - antiga moradora de Lagolndia que obteve a graa de ser curada por Dica. Ela j falecida, mas temos imagens de arquivo mostrando um depoimento dela durante as filmagens do filme Repblica dos Anjos do diretor Carlos Del Pino. Floripa da Silva Souza - participa da Associao Feminista em Lagolndia, uma devota de Dica, foi curada por ela e hoje apia Divina Soares como sucessora de Dica. Dona Ana - Antiga moradora e afilhada de Dica. Tambm foi curada por Dica. Coronelismo em Gois (fenmeno histrico) - Dica lidera um movimento separatista da cidade de Pirenpolis em plena fase do Coronelismo goiano. Dessa forma, os principais atingidos com o movimento da Repblica dos Anjos foram os coronis que, com isso, perdiam parte do seu poderio. Curas espirituais (fenmeno espiritual)- Relatos de pessoas que acreditam ter sido curadas por Dica ou que testemunharam curas e manifestaes sobrenaturais. Patrimnio Material Comunidade de Lagolndia (antiga Repblica dos Anjos) criada por Dica a partir do movimento social liderado por ela no vilarejo da Lagoa. Por algum tempo a vila conseguiu ser emancipada, mas depois perdeu a independncia. Hoje um lugarejo esquecido pelo Estado, no local no tem nem farmcia e sofre com falta de servios bsicos. Casa da Santa Dica - onde Dica morou em Lagolndia e hoje habitada por Divina Soares e onde continuam os trabalhos espirituais. Tmulo de Dica - fica ao lado do tmulo de Francisco Lus Teixeira, seu ltimo marido. Ele est localizado, em uma praa de Lagolndia debaixo da gameleira onde Dica se reunia com seus adeptos. Entre os dois tmulos, nasceu uma gameleira que sobreps suas razes rachando o tmulo de Francisco e protegendo o tmulo de Dica. Cemitrio local onde esto enterradas 14 pessoas mortas no conflito com o Estado em 1925, no episdio conhecido como Fogo. 9

Museu da Famlia Pina - onde esto arquivados alguns objetos de Dica e textos sobre sua histria.

Patrimnio Imaterial Festa do Divino Pai Eterno e de Nossa Senhora do Rosrio padroeira do povoado. Nesta festa os diqueiros do trs voltas ao redor da fogueira de So Joo e depois mergulham no Rio do Peixe.

E) Eleio e Justificativa da(s) Estratgia(s) de Abordagem


Reconstituio Ficcional e Virtual: 1) Computao grfica: apresentao por meio de computao grfica de mapas polticos e geogrficos representando as regies onde ocorreram os fatos referentes a Benedita Cipriano Gomes (Santa Dica). 2) Reconstituio do cenrio: esboo feito por um desenhista para ilustrar e reconstituir o fato do sitiamento do povoado pela policia, cena intitulada como fogo. 3) Cenas do filme Repblica dos Anjos: utilizar cenas do filme-fico Repblica dos Anjos do diretor Carlos Del Pina para ilustrar quando referente ao contexto a ser abordado no documentrio. 4) Cartela e letreiros sobre a imagem: Atravs de cartelas aplicados sobre a imagem sero apresentadas informaes, principalmente datas, para facilitar o entendimento do assunto.

10

Cenrios: 1)Lagolndia: Casa de Benedita Cipriano Gomes (Santa Dica); Tmulo do Casal Francisco Lus Teixeira e Benedita Cipriano Gomes; Rio do Peixe; Casa da irm de Dica, Sra. Bernarda Cipriano Gomes; Casa da Sra. Divina Soares da Silva; Capela do Rio do Peixe; Cemitrio de Lagolndia.

2) Pirenpolis Serra dos Pirineus; Museu da Famlia Pina; Fazenda Monzond situada a 40 km de Pirinpolis; Casa do Sr. Boanerges Gomes.

3) Cidade de Gois Arquivo Histrico de Gois

4) Jaragu Casa do Coronel Castro Alves (ex-prefeito de Jaragu)

5) Goinia Casa da Quitria Mendes; Casa da Sra. Dolores Mendes Cavalcante.

Entrevistas: O diretor far as entrevistas, utilizando de caractersticas do Cinema-verdade, em que existe a preocupao de registrar 11

parte do processo de produo, e a equipe realizadora do documentrio tambm aparece nas gravaes. Obs.: O objetivo do cinema-verdade trazer o espectador o mais prximo possvel da realidade. Relao de possveis entrevistados: 1) Parentes de Dica Quitria Mendes (Filha) Dolores Mendes Cavalcante (Filha) Bernarda Cipriano (Irm) Bringela Cipriano (Irm) Izabel Gomes de Pina (Prima)

2) Estudiosos Dra. Dilair Ferreira (Esposa de Lauro de Vasconcellos) Itami Campos (Escritor e Historiador) Pompeu Cristovam de Pina (Advogado e estudiosa de Santa Dica) Sergio de Arajo (Professor de Teologia da UCG) Nars Chaul (Historiador)

3) Religioso Padre Csar Divina Soares da Silva (esprita)

5) Moradores da Regio Floripa da Silva Souza (76 anos) Maria Helena Linhares (39 anos) Babita (107 anos) Joo Jose de Oliveira (94 anos) Boanerges Gomes (92 anos) Ana

6) Descendentes dos coronis Pompeu Cristovam de Pina Boanerges Gomes 12

Abordagens de Confronto Bernarda Cipriano e Divina Soares Igreja Catlica e Estudiosos Parentes dos Coronis e Parentes de Dica Catolicismo e Espiritismo Dica Santa e Dica Mulher

Entrevistas Encenadas com atores: Atravs de entrevistas simuladas com atores contaremos fatos relevantes da histria e mitos envolvendo Santa Dica.

F) Roteiro
Este roteiro foi construdo a partir de uma prvia pesquisa bibliogrfica e de campo. O documentrio ser dividido em trs blocos. Cada um abordar aspectos diferentes que marcaram a histria de Santa Dica: No primeiro bloco, mostraremos uma mulher que esteve bem frente de seu tempo. Uma lder religiosa, poltica e militar. Um destaque feminino no interior do pas durante a Repblica Velha. Me de cinco filhos, entre eles Quitria, a mais velha e que hoje mora em Goinia. Quitria uma de nossas principais fontes. Dica considerada um exemplo a ser seguido, inspirou o movimento feminista na comunidade onde viveu e no estado de Gois. Nesse bloco, faremos o resgate da histria de Benedita Cipriano Gomes ou Santa Dica. No segundo, ser abordada a fora poltica da mulher que ergueu uma comunidade no interior do Brasil e teve a inteno de torn-la independente do Estado a Repblica dos Anjos e que posteriormente foi emancipada (Lagolndia). Uma guerreira que confrontou com coronis, 13

sofreu ataques da guarda do Estado e foi comandante de um batalho na Revoluo Constitucionalista em 1932. Essa fase dever ser apresentada por estudiosos e parentes dos coronis e de Dica. O terceiro mostrar o lado mstico da personagem principal e os seus poderes medinicos que chamaram a ateno de milhares de seguidores. No terceiro bloco, os personagens principais: padres e lderes espritas tentaro explicar os poderes que ela possua, alm de pessoas que acreditam ter sido curadas por ela. Mostraremos tambm, a continuidade do trabalho de Dica na casa onde viveu em Lagolndia. At hoje, pessoas chegam nesse lugar atrs de alguma mensagem espiritual ou cura. Da mesma forma, apresentaremos as manifestaes (festas) religiosas e culturais. Alm das entrevistas, o documentrio contar com trs narradores principais: O diretor em voz off estar mais prximo dos fatos, como se estivesse apresentando a prova material e quase sempre ligando as entrevistas e depoimentos (mostrando, por exemplo, o cemitrio onde esto enterrados 14 seguidores mortos no confronto com a guarda do Estado, a pedido dos coronis). A narrao histrica ser feita por uma narradora feminina sempre contar a histria mais distante no tempo linear ou passar informaes tcnicas (falando, por exemplo, da localizao do povoado ou resgatando em off informaes do passado). Gravaremos a encenao de uma pea teatral, que ser apresentada para os alunos da escola de Lagolndia, onde uma atriz interpreta Santa Dica num monlogo. Trechos da encenao sero editados entre as entrevistas, reforando o assunto tratado. Uma terceira voz over ser usada em outra narrao ficcional com um ator declamando (diante de um oratrio, iluminado por uma vela) o poema Santa Dica, do poeta alagoano Jorge de Lima (um dos grandes nomes da literatura brasileira que narrou fatos ocorridos com a milagreira naquela poca em forma de poesia). OBS: importante lembrar que se trata de um pr-roteiro. Certamente sofrer alteraes a partir do trabalho de produo e com as informaes obtidas nas entrevistas. Novos personagens devem aparecer. Mas certo que seguiremos essa linha proposta.

PRIMEIRO BLOCO:
- Narrao off/diretor: Equipe produzindo o documentrio em campo: A PRIMEIRA PROPOSTA DESTE TRABALHO DE DESMISTIFICAR 14

A SANTIDADE E RESGATAR A FORA DE UMA DAS MAIS IMPORTANTES MULHERES DA NOSSA HISTRIA: BENEDITA CIPRIANO GOMES SANTA DICA. AINDA BEM QUE NO PROCESSO DE PRODUO O DOCUMENTRIO ME ENSINOU QUE EXISTEM MUITAS VERDADES SOBRE UM MESMO TEMA. DEVO ACREDITAR NUMA MILAGREIRA QUE RESSUSCITOU ESSA SEGUIDORA E PREVIU A MORTE DO PRPRIO FILHO OU EM UMA GUERREIRA QUE COMANDOU BATALHES E ENFRENTOU CORONIS? NUMA MULHER QUE FOI VENDIDA PELO PRPRIO MARIDO OU NAQUELA QUE CONSTRUIU UMA COMUNIDADE A REPBLICA DOS ANJOS - ACREDITANDO EM DIREITOS IGUAIS E QUE A TERRA PERTENCE A TODOS? ESSA HISTRIA CHAMOU A ATENO DE ESTUDIOSOS, ROMANCISTAS, POETAS, ARTISTAS E CINEASTAS. AGORA, CABE A VOC ESCOLHER UMA OU MAIS VERDADES... SOBRE A VIDA DESSA MULHER... - Encenao: Atores fazem a encenao do velrio de Santa Dica, em Lagolndia. Em off usaremos a narrao de Pompeu de Pina, filho de um dos coronis da regio, dizendo que foi marcado por aquela cena: os seguidores que no queriam que ela fosse enterrada - passavam diante do caixo e a beijava na boca. Ser feito com imagens ficcionais. - Assinatura: Efeito em computao grfica transpondo o ttulo do documentrio - Santa Dica - numa pintura em nanquim, feita por Tarsila do Amaral (um dos principais nomes do modernismo brasileiro), em 1939. Narrao/off: justifica a pintura resumidamente, quem a Milagreira dando entrevistas. e apresenta, gancho para as

- Entrevistas: Quitria e Dolores duas filhas da Dica, que moram hoje em Goinia, contam a histria da me, abordando principalmente o lado mulher de Benedita Cipriano. Quitria, a filha mais velha, ex-professora, esprita e tem em casa um oratrio. Tambm prega princpios socialistas semelhantes aos da me. Participaro tambm as irms de Dica que ainda esto vivas: Bernarda e Bringela Cipriano. Outro entrevistado ser o escritor Antnio Jos de Moura que escreveu Sete Lguas do Paraso, uma obra que conta histria da milagreira em forma de romance (ele pesquisou o tema durante quatro anos). - Narrao/ficcional/teatro: Apresentao de um monlogo para alunos da escola de Lagolndia, contando trechos da histria de Dica. Onde nasceu e como comearam suas curas e milagres. - Depoimentos: De moradores e personagens que fizeram parte da histria: Floripa que conviveu com Dica e hoje integrante da associao feminina da comunidade local; Izabel 15

uma prima que morou muito tempo com ela; Babita que est com 107 anos e foi uma de suas seguidoras; Dona Ana que ainda mora em Lagolndia afilhada dela. - Narrao/ficcional/poema: Ator (diante de um oratrio iluminado por uma vela) interpreta a primeira parte do poema de Jorge de Lima que narra trechos da vida de Santa Dica: ...A ROUPA DELA TINHA CHEIRO DE ALECRIM. ROUPA DE CAA, TRANA GRANDE, LAO AZUL QUE NEM SANTA DE VERDADE! SANTA DICA, ORA POR MIM! QUANDO ELA FICOU MOA FICOU SANTA, FEZ MILAGRES, CUROU GENTE, CUROU BOUBAS, ESPINHELAS. CUROU TUDO, CUROU MOLSTIAS-DO-MUNDO, CUROU MAIS QUE PADRE CCERO ROMO SANTA DICA, ORA POR MIM.(...)

SEGUNDO BLOCO:
- Narrao/off: Mostraremos a regio cortada pela Serra dos Pirineus. Um lugar paradisaco, cheio de rios e crregos com suas cachoeiras. Onde vivem hoje vrias comunidades alternativas que acreditam que a regio um importante ponto de energia espiritual. Lagolndia fica nessa regio, entre Goinia e Braslia. Alm das imagens ser gerado um mapa a partir de animao grfica, que ajudar na localizao. - Narrao/diretor: Teremos a ajuda de uma professora da regio. O cemitrio de Lagolndia foi inaugurado com 14 mortos decorrentes do evento ocorrido em 1925 que ficou conhecido como Fogo, dia em que a guarda militar do Estado atacou os seguidores de Santa Dica a mando dos coronis da regio. Professora Valdete, moradora da comunidade, servir de apoio para relatar historicamente o que aconteceu.

16

- Entrevistas: Como personagens principais da narrao vo aparecer professores, doutores em histria e cincias da religio: ITAMIR CAMPOS, NARS CHAUL E SRGIO DE ARAJO (das universidades Catlica e Federal) e depoimentos de moradores da cidade. Quitria, Antnio Jos de Moura tambm vo retornar neste bloco. Ouviremos descendentes dos coronis que defendem, ainda hoje, os princpios do coronelismo. Ser feito nesse momento o confronto de idias, mesmo porque, at hoje, muitas deles tm influncia poltica. As acusaes ainda esto vivas. Vamos falar da relao de Dica com a Coluna Prestes e sua participao na Revoluo Constitucionalista - 1932, onde comandou 150 soldados, alm de sua influncia poltica. Gozava de poderes e elegia polticos em terra de coronis (fez o marido, Mrio Mendes, prefeito de Pirenpolis e mais tarde emancipou sua comunidade). - Narrao/ficional/teatro: no monlogo para os alunos, a Personagem conta as lendas geradas na passagem do fogo. Como, por exemplo, que os disparos feitos pelos inimigos acertavam os longos cabelos de Santa Dica e caiam no cho como gros de milho... - Entrevistas: No museu da famlia Pina, representada por coronis que fizeram oposio aos ideais de Santa Dica, tem um espao destinado milagreira. Pompeu de Pina, filho e neto de coronis, diretor do museu, vai mostrar as informaes e objetos que conseguiu reunir de Santa Dica. A entrevista ser confrontada com depoimentos da Filha Quitria. - Narrao/ficcional/poema: O personagem com uma vela na mo da continuidade ao poema de Jorge de Lima: SANTA DICA ORA POR MIM! SANTA DICA LIVROU DOS REVOLTOSOS O GOVERNADOR BRASIL CAIADO. SANTA DICA PROTEGEU SIQUEIRA CAMPOS. TODOS SO FILHOS DE DEUS E DO ESPIRITO SANTO.AMM.(...) METRALHADORAS, CARABINAS DO GOVERNO... NEM UMA BALA ACERTOU EM SANTA DICA. SANTA DICA ERA MAIS FORTE QUE O GOVERNO, ERA MESMO QUE NEM SANTA DE VERDADE. 17

SANTA DICA ORA POR MIM!

TERCEIRO BLOCO:
- SOM AMBIENTE: Procisso da padroeira da cidade, ao som de uma msica que Santa Dica ensinou aos seus seguidores. - Narrao/off: Falando das festas religiosas que so realizadas at hoje a partir das celebraes feitas e criadas por Santa Dica. Iremos utilizar imagens de arquivo e gravar uma festa religiosa (da padroeira da comunidade) que acontece no dia 8 de dezembro). - Entrevista: Dona Floripa e outras colegas da associao das mulheres, falaro da necessidade de preservar as tradies e como isso feito. - Narrao/diretor: Entrando na casa onde morava Santa Dica em Lagolndia. No local ainda funciona um centro esprita. Na companhia da entrevistada Divina Soares da Silva, vamos mostrar como essa casa hoje. Divina afirma ser uma mdium que est assumindo o trabalho de Santa Dica e que atua com o mesmo guia espiritual da milagreira. Na casa ainda tm objetos do passado e um oratrio onde todos os dias, as seis da tarde, um grupo de mulheres se rene para fazer oraes. - Entrevista: No primeiro contato que tivermos com Bernarda, irm de Dica (que hoje evanglica), s dar entrevista se nossa equipe lev-la at Divina (a mdium) que diz manter contatos espirituais com Santa Dica. O documentrio se prope realizar esse encontro. Certamente sara da duas entrevistas de confronto. - Narrao/ficcional/teatro: No monlogo, o personagem mostra para a platia de alunos como Santa Dica fazia uso do seu dom de cura e milagres. - Entrevista: Padre Csar e o cientista religioso Srgio de Arajo vo falar da relao entre o espiritismo praticado por ela e a igreja catlica. Documentos provam que Santa Dica foi perseguida tambm pela Igreja Catlica. - Entrevista: Vamos mostrar uma entrevista de arquivo feita em 1989 com uma das seguidoras de Dica Edwiges Lopes da Silva. Ela, que j estava com quase cem anos de idade, morreu 18

em 1994. Edwiges relata ter ficado morta por 4 dias e foi ressuscitada pela madrinha (assim ela chama Santa Dica). Tambm mostraremos pessoas que at hoje veneram a imagem dela e acreditam que ainda opera milagres. - Narrao/diretor: Tmulo onde Dica est enterrada em uma praa de Lagolndia. Entrevista de moradores que contam que sua histria ainda est viva. Enquanto alguns lidam com isso como cultura, outros levam a srio e temem, por exemplo, entrar no Rio do Peixe, batizado por ela de Rio Jordo. (Existe uma lenda de que no fundo do Rio mora uma serpente que engolira quem entrar em suas guas) - Entrevistas: Trechos curtos de depoimentos de personagens que falaram durante o documentrio. Eles retornam agora enfatizando a importncia de resgatar essa histria (a mulher, a guerreira revolucionria, a santa). - Narrao/ficcional/poema: Diante conclui o poema de Jorge de Lima: SANTA DICA DO RIO DO PEIXE, SANTA DICA DE GOIS, SANTA DICA DO SERTO ORA POR MIM! RIO DO PEIXE DE SANTA DICA, RIO DO PEIXE RIO JORDO QUE LAVASTE SANTA DICA... RIO DO PEIXE? -NO. -RIO DO CO. SANTA DICA DO RIO DO PEIXE, SANTA DICA DE GOIS, SANTA DICA DO SERTO? -NO. -SANTA DICA DO RIO DE JANEIRO, SANTA DICA DE SO PAULO, SANTA DICA DO BRASIL! SANTA DICA, ORA POR MIM! do altar o personagem

19

PROJETO:

"Santa Dica de Guerra e F"

PLANO DE PRODUO - DADOS DO PROJETO

Etapa
Pesquisa

Durao (n de semanas)
4 semanas

Data Provvel
jan/05

Pr-produo

4 semanas

fev/05

Filmagem

3 semanas

mar/05

Edio

3 semanas

mar e abr/05

Finalizao Total de 150 dias

3 semanas

abr e mai/05

20

PROJETO: "Santa Dica de Guerra e F"

DOCTV II

ORAMENTO ANALTICO DE PRODUO - DADOS DO PROJETO

1.EQUIPE item quantidade unidade valor unitrio 1.01Direo Geral 1.02Diretor de Produo 1.03Diretor de Fotografia 1.04Ass Cmera 1.05Tcnico de Som 1.06Pesquisador 1.07Roteiro 1.08Locutor 1.09Editor 1.10Atores 1.11Desenhista 1.12Maquiador 1.13Secretria de Produo subtotal 1 1 1 20 20 1 1 1 4 2 1 2 1 projeto projeto projeto dirias dirias pesquisa roteiro locuo semana pessoas projeto dirias projeto R$ 9.500,00 R$ 4.200,00 R$ 4.000,00 R$ 110,00 R$ 100,00 R$ 3.600,00 R$ 2.200,00 R$ 750,00 R$ 500,00 R$ 800,00 R$ 1.000,00 R$ 350,00 R$ 1.100,00 valor total R$ 9.500,00 R$ 4.200,00 R$ 4.000,00 R$ 2.200,00 R$ 2.000,00 R$ 3.600,00 R$ 2.200,00 R$ 750,00 R$ 2.000,00 R$ 1.600,00 R$ 1.000,00 R$ 700,00 R$ 1.100,00 R$ 34.850,00

2.EQUIPAMENTO 2.01Cmera 2.02Lentes e Acess. 2.03Filtros 2.04Iluminao e Maquinaria 2.05Aluguel de Mixer Microfones e Boom subtotal 20 2 5 1 20 diria unid. unid. verba diria R$ 250,00 R$ 100,00 R$ 20,00 R$ 2.500,00 R$ 100,00 R$ 5.000,00 R$ 200,00 R$ 100,00 R$ 2.500,00 R$ 2.000,00 R$ 9.800,00

3.MATERIAL SENSVEL 3.01Fitas gravaes 40 unid. R$ 37,00 R$ 1.480,00

21

3.02Fitas BetaCam 60' edio 3.03Fitas VHS subtotal

3 50

unid. unid.

R$ 182,00 R$ 7,50

R$ 546,00 R$ 375,00 2.401,00

4.EDIO 4.01Ilha no Linear 4.02Letreiros e Computao grfica 4.03Finalizao de som 4.04Tape to Tape subtotal 4 1 1 2 semanas projeto verba horas R$ 625,00 R$ 1.300,00 R$ 1.200,00 R$ 600,00 R$ 2.500,00 R$ 1.300,00 R$ 1.200,00 R$ 1.200,00 6.200,00

5.PRODUO 5.01Transporte terrestre (Pesquisa) (1 pessoa X 15 dias) 5.02Hospedagens (Pesquisa) (1 pessoa X 15 dias) 5.03Alimentao (Pesquisa) (1 pessoa X 30 dias) 5.04Transporte terrestre/ diria carro (Produo) 5.05Hospedagens (Produo) (5 pessoas X 20 dias) 5.06Alimentao (Produo) ( 5 pessoas X 20 dirias) 5.07Extras Produo 5.08Material de arquivo 5.09Passagem Area: Gyn/SP/Gyn (Produo) 5.10Hospedagem SP (4 pessoas X 2 dias) 5.11Alimentao SP (4 pessoas X 2 dias) 5.12Correios e fretes 5.13Pilhas para mixer e microfones 5.14 Fita adesiva, isopor, cabos, etc. subtotal 15 15 30 20 20 20 1 1 4 2 2 1 1 1 dirias dirias dirias dirias dirias dirias verba verba passagem dirias dirias verba verba verba R$ 64,00 R$ 50,00 R$ 20,00 R$ 198,00 R$ 250,00 R$ 100,00 R$ 5.000,00 R$ 2.500,00 R$ 917,00 R$ 320,00 R$ 120,00 R$ 300,00 R$ 300,00 R$ 200,00 R$ 960,00 R$ 750,00 R$ 600,00 R$ 3.960,00 R$ 5.000,00 R$ 2.000,00 R$ 5.000,00 R$ 2.500,00 R$ 3.668,00 R$ 640,00 R$ 240,00 R$ 300,00 R$ 300,00 R$ 200,00 R$ 26.118,00

6.Resumo item

22

6.01subtotal 1 6.02subtotal 2 6.03subtotal 3 6.04subtotal 4 6.05subtotal 5 subtotal geral

R$ 34.850,00 R$ 9.800,00 R$ 2.401,00 R$ 6.200,00 R$ 26.118,00 79.369,00

7.Administrao e Impostos 7.01Administrao subtotal: 7.02Impostos subtotal 20 % R$ 20.000,00 R$ 20.000,00 20.000,00 0 0 -

Total Geral

99.369,00

23

PROJETO: "Santa Dica de Guerra e F"

CRONOGRAMA FSICO/FINANCEIRO - DADOS DO PROJETO

Etapa
Pesquisa

Durao
4 semanas

Descrio
Pesquisa e elaborao do roteiro. Itens do oramento: 1.06 e 1.07 Aquisio de material sensvel, transporte terrestre, hospedagem, alimentao. Itens do oramento: 3.01, 3.02, 3.03, 5.01, 5.02, 5.03.

Valor
R$ 5.800,00

Pr-produo

4 semanas

R$ 4.711,00

Filmagem

3 semanas

Diretor de fotografia, assistente de cmera, tcnico de som, atores, maquiador, secretria de produo, aquisio de equipamentos, transporte terrestre, hospedagem, alimentao, extras de produo, passagens areas SP, hospedagem SP, alimentao SP, pilhas para mixer e microfones, fita adesiva, isopor e cabos. Itens do oramento: 1.03, 1.04, 1.05, 1.10, 1.12, 1.13, 2.01, 2.02, 2.03, 2.04, 2.05, 5.04, 5.05, 5.06, 5.07, 5.09, 5.10, 5.11, 5.13, 5.14. Locutor, editor, desenhista, ilha no linear, material de arquivo. Itens do oramento: 1.08, 1.09, 1.11, 4.01, 5.08. Direo geral, diretor de produo, letreiros e computao grfica, finalizao de som, tape to tape, correios e fretes. Itens do oramento: 1.01, 1.02, 4.02, 4.03, 4.04, 5.12.

R$ 42.408,00

Edio

3 semanas

R$ 8.750,00

Finalizao Total de 150 dias

3 semanas

R$ 17.700,00

24

Vous aimerez peut-être aussi