Vous êtes sur la page 1sur 7

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus Virtual

Avaliao a Distncia (AD)

Unidade de aprendizagem: Ergonomia e Fundamentos de Engenharia de Segurana Curso: Qumica Industrial Professor:
Ana Regina de Aguiar Dutra

Nome do aluno: Marcos Alberton Dacoregio Data: 06/10/2013 Orientaes: Procure o professor sempre que tiver dvidas. Entregue a atividade no prazo estipulado. Esta atividade obrigatria e far parte da sua mdia final. Encaminhe a atividade via Espao UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Os responsveis pela sade e segurana de uma empresa buscam a partir de medidas corretivas e preventivas garantir aos trabalhadores um ambiente confortvel, levando em conta a adequao de fatores importantes, tais como: trmico, qualidade do ar, lumnico e acstico. Sobre esse assunto, e com base no contedo do material didtico, faa uma anlise de um posto de trabalho (pode ser na sua empresa), entrevistando os trabalhadores do referido posto (pelo menos 5 trabalhadores) sobre os seguintes fatores: trmico, qualidade do ar, luminico e acstico, usando para isso o questionrio do apndice 1. Depois de coletar as informaes, faa um texto de pelo menos 30 linhas, analisando e interpretando os resultados, sob a tica das recomendaes apresentadas na Unidade 1 (sees 2,3, e 4). No texto incluir ainda as seguintes informaes nome do posto de
trabalho, cidade onde se localiza a empresa, data (as) das entrevistas e uma descrio sucinta das atividades do posto de trabalho (pelo menos 4 linhas). (4,0 pontos)

Para a resoluo da atividade numero um entrevistei bem como pedido 5 pessoas incluindo a mim, no local onde trabalho, a loja de materiais de construo Irmos Pickler localizada na cidade de Gro Par em Santa Catarina. Sendo todas as entrevistas feitas no mesmo dia (03/10/2013). Os postos das pessoas entrevistadas variaram de gerente da loja, de caixa, entre vendedor e at servios gerais o encarregado dos servios pesado da loja. Foi feita a analise e comparao entre os formulrios preenchidos de acordo com a opinio dos seguintes funcionrios: Eu Marcos Dacoregio (caixa), Gilmar Pickler (motorista), Jair Pickler(corretor e vendedor) Joacir Pickler (Gerente) Edesio Meurer

(Trabalhos gerais da loja) e Lia Soares (setor financeiro). Entre vrios requesitos a serem analisados, tomou-se como primeiro a sensao trmica e com quase a totalidade mxima as respostas foram entre neutro variando apenas na funo exercida pelo funcionrio Edesio a qual exerce a funo de trabalho pesado da loja,na qual necessita maior fora e desgaste, mas bem como dito pelo mesmo, sendo normal em sua funo sentir tais sensaes trmicas(calor ou frio) em geral em tempo limitado, devido tambm a grande variao trmica tpica da regio Sul. Avaliando outros pontos como ventilao, a loja apresenta um timo tratamento trmico, tambm no havendo exposio a produtos qumicos perigosos, exceto alguns produtos relacionados a tintas(Thinner, Aguaraz, por exemplo) devidamente isolados. Outro ponto muito importante e presente na loja que cada funcionrio detm seu prprio uniforme variando com a funo exercida(sendo de roupas leves a trajes pesados). Os outros pontos avaliados foram nos requesitos: rudos, iluminao e nas cores, as respostas foram em comum iguais, pelo fato de a loja estar localizada em uma cidade relativamente calma apresenta um ambienta calmo e com poucos rudos, e a loja tambm apresenta um bom isolamento acstico na sua estrutura. Houve apenas um resultado diferente relacionado a acstica, tambm oriunda do funcionrio Edesio que trabalha exposto as maquinas da loja as quais provocam um certo rudo, mas, logo em tempo curto de durao. No requesito iluminao todas as fontes luminosas foram devidamente instaladas de forma correta(instaladas ao lado e no frontal a quem as usa) sendo em geral as respostas consideradas como boas, tais iluminaes tambm no geravam nenhum reflexo um nico problema em comum foi que aps a anlise alguns pontos estavam em discordncia com as regras da NBR 7195/1995 expostas no livro didtico, atenuando que as cores aplicadas no maquinrio estavam incorretas, sendo que a empilhadeira e a caamba da loja estavam pintadas de vermelho. Nos outros pontos referentes a cores estavam em comum de acordo com a norma. Por ultimo, o ponto avaliado foi relacionado a qualidade do ar no ambiente de trabalho e todos os entrevistados inclusive a mim, avaliaram como tima a qualidade do ar que encontramos diariamente no local de trabalho. Apenas como visto ouve uma pequena varincia na funo exercida pelo Edesio, o qual enfrenta algumas condies mais severas mas isoladas, sendo elas, no foras do padro de trabalho executado na sua rea. Entre os vrios pontos analisados, em geral todos podem serem considerados satisfatrios para se exercer um bom trabalho e fornecer um bom convvio tanto profissional quanto relacionado ao atendimento aos clientes que frequentam diariamente a loja.
_________________________________________________

Apendice 1
A. Fator Trmico 1) Com relao a sua sensao trmica, neste momento, como voc se sente: com muito calor ( ) com calor ( ) levemente com calor ( ) neutro ( X ) levemente com frio ( ) com frio ( ) com muito frio ( )

2) Como voc preferia estar se sentido agora? bem mais aquecido ( ) mais aquecido ( ) um pouco mais aquecido ( ) assim mesmo ( X ) um pouco mais refrescado ( ) mais refrescado ( ) bem mais refrescado ( ) Para analisar e interpretar as informaes obtidas, a partir das entrevistas, das questes 1 e 2 do fator trmico, use o quadro 1. Com o quadro 1 voc poder verificar qual o percentual de trabalhadores esto ou no satisfeitos com o fator trmico do posto de trabalho.
Sensao trmica (questo 1) Neutro; levemente com frio; levemente com calor Neutro Preferncia Trmica (questo 2) Assim mesmo bem mais aquecido; mais aquecido; um pouco mais aquecido; um pouco mais refrescado ; mais refrescado; Com muito calor Com muito frio bem mais refrescado um pouco mais refrescado; mais refrescado; bem mais refrescado bem mais aquecido; mais aquecido; um pouco mais Com calor Com frio aquecido um pouco mais refrescado; mais refrescado; bem mais refrescado bem mais aquecido; mais aquecido; um pouco mais aquecido Quadro 1: Sensao trmica versus preferncia trmica em relao a um ambiente de trabalho Fonte: ISO 7730, 2005. Insatisfao do trabalhador Insatisfao do trabalhador Insatisfao do trabalhador Insatisfao do trabalhador Sensao x Preferncia trmica Satisfao do trabalhador Insatisfao do trabalhador

A ISO 7730/2005 se refere aos ambientes trmicos moderados e apresenta um mtodo que permite estimar a sensao trmica do corpo em um ambiente e estimar a porcentagem de pessoas insatisfeitas com ele.
B) Fator Acstico 1) O rudo no seu posto de trabalho : no incmodo ( X ) incmodo ( ) prejudicial sade ( )

2) Marque as manifestaes colaterais apresentadas por voc em relao ao rudo: estresse ( ) falta de concentrao ( ) irritabilidade ( ) perturbaes do sono ( ) dificuldade na compreenso das conversas ( ) outros ( ) no sinto nada ( X ) C) Fator Lumnico 1) A iluminao em seu posto de trabalho : tima ( ) boa ( X ) razovel ( ) ruim ( ) pssima ( ) 2) Marque as manifestaes colaterais apresentadas por voc em relao s condies lumnicas: ardncia nos olhos ( ) lacrimao ( ) dor de cabea ( ) viso dupla ( ) cansao visual ( ) irritabilidade ( ) outros ( ) no sinto nada ( X ) 3) H reflexos de luz na mesa, em monitores, em painis de controle ou em outro equipamento qualquer, que possam estar impedindo o desenvolvimento de suas atividades? ( ) Sim D) Qualidade do ar 1) A qualidade do ar em seu ambiente de trabalho : tima ( X) boa ( ) ( X ) No

razovel ( ) ruim ( ) pssima ( ) 2) Marque as manifestaes colaterais apresentadas por voc em relao s condies do ar: rinite alrgica ( ) lacrimao ( ) sinusite ( ) dificuldades respiratrias ( ) dor de cabea ( ) nuseas ( ) outros ( ) no sinto nada ( X )

______________________________________
2. A antropometria a cincia de medida do tamanho corporal, isto , ramo das cincias biolgicas que tem como objetivo, o estudo dos aspectos mensurveis da morfologia humana. Este estudo contribui para a concepo e a adequao de equipamentos, ferramentas, leiautes e outros elementos do posto de trabalho s caractersticas fsicas do trabalhador. O Jornal Bom dia Brasil da Rede Globo, do dia 8 de maro de 2010, trouxe a tona as reclamaes dos passageiros de avies quanto aos assentos pequenos. A referida reportagem apresenta uma pesquisa da Universidade de So Carlos, que mostra, em detalhes, como os passageiros de avies sofrem com assentos apertados (3,0 pontos). Veja a reportagem pelo site: https://www.youtube.com/watch?v=pwSF_lW_-xw A partir da reportagem contida no vdeo acima, responda: a) Amostra (no. de pessoas avaliadas) utilizada para a pesquisa; Quatrocentos passageiros de cinco regies do pais. b) Metodologia (perodo da pesquisa; instrumentos para o levantamento e tratamento de informaes; locais da coleta das informaes) empregada para realizar a pesquisa; Foi efetuado uma pesquisa durante seis meses pelos pesquisadores do laboratrio de ergonomia de uma faculdade(RJ) , na forma de questionrio. Efetuada em 40 trechos de 7 companhias areas de cinco regies do pais . c) As reclamaes mais evidentes feitas pelos passageiros em relao a antropometria. Criticas relacionadas ao tamanho das poltronas, falta de espao, principalmente para as pernas, largura, falta de apoio para as costas, sem apoio para as braos, pescoo e at sobre o grau de inclinao da poltrona. 3. Para a NR 17 (Norma Regulamentado 17), a Ergonomia uma cincia que estuda a adequao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgica dos trabalhadores de modo a proporcionar um mximo de conforto, segurana e desempenho eficiente.

Sobre esse assunto e com base no contedo do material didtico, faa uma pesquisa na internet para buscar um artigo que trate de uma situao de trabalho estudada pela ergonomia (por exemplo: ergonomia em unidades de alimentao e nutrio, ergonomia na indstria de calcados e outros). Depois disso elabore um texto de pelo menos 30 linhas, descrevendo as principais contribuies da ergonomia para a situao de trabalho apresentada no artigo. Lembre-se de indicar a fonte pesquisada. (3,0 pontos). O artigo analisado est relacionado aos princpios da mecnica corporal e da ergonomia no trabalho efetuado em funcionrios de uma unidade de internao clinica ortopdica de um hospital universitrio do interior do estado de So Paulo, sendo feita a pesquisa avaliando os funcionrios dentre eles mulheres e homens os quais trabalhavam como enfermeiros, auxiliares de enfermagem e atendentes de enfermagem. O principal ponto avaliado no artigo est referente ao desgaste dos funcionrios na movimentao dos pacientes no leito, sendo um procedimento que requer grande esforo fsico e utilizao de boa mecnica corporal pelo pessoal de enfermagem, afim de prevenir-lhes problemas de dores nas costas sendo de fundamental importncia da movimentao e posicionamento para promover segurana e conforto ao paciente. Este movimento efetuado pelos funcionrios necessita de muita fora e como evidenciado no artigo havia falta de pessoal para facilitar este movimento, necessitando mais fora para uma nica pessoa, fazendo com que est pessoa fizesse muita fora e tambm permanecesse em uma postura penosa e incorreta por algum tempo. Logo ao passar do tempo est postura incorreta e penosa acarretaria a dores devido s agresses msculoesquelticas e sobrecarga fsica que a mesma acarreta. A ergonomia nada mais que uma cincia que estuda adequao das condies de trabalho s caractersticas psicofisiolgica dos trabalhadores a modo de proporcionar um mximo conforto e com a aplicao deste estudo na clinica proporcionou uma avaliao de como era feito os mais de trinta procedimentos efetuados na movimentao dos pacientes e apontou que muitos destes eram feitos com inclinao da postura e fora excessiva nos msculos do brao sendo assim foram buscadas e avaliadas solues para um abrandamento e facilitao para os funcionrios que l trabalhavam, bem como j era vista pela falta de pessoal. Dentre algumas solues encontradas na literatura, foram apontadas algumas opes com, ter mais espao nas enfermarias e o uso do lenol para a movimentao do paciente, logo isso facilitaria ao funcionrio na execuo dos procedimentos nos pacientes. Com tudo a ergonomia, bem como dito, nada mais que a busca por uma melhor qualidade de vida vinda a partir de uma adequao nas condies do trabalho exercido em qualquer rea de servio. E neste artigo o problema era evidente e estava na postura incorreta e desgaste dos funcionrios quando tinham que executar o movimento dos pacientes nas camas, feita assim a analise do dia-a-dia de servio na clinica, e assim foi buscada por uma nova postura que abrandaria nas dores posteriores causadas pelo dia a dia dos funcionrios, vindas da sua m postura. Fonte do artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S008062342000000100004&lng=pt&nrm=iso (Acessado em: 04/10/2013) Nome do artigo: Avaliao da postura corporal dos trabalhadores de enfermagem na movimentao de pacientes acamados. Procure pesquisar nas seguintes fontes, mas lembro de que voc tem autonomia para fazer as pesquisas em outras fontes: - http://www.scielo.br/ - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do - artigos do ENEGEP (encontro nacional de engenheiros de produo);

- http://www.acaoergonomica.ergonomia.ufrj.br/ - http://www.revistaproducao.net/index.asp?ss=32 - http://producaoonline.org.br/rpo

Vous aimerez peut-être aussi