Vous êtes sur la page 1sur 1

A PUREZA DO OLHAR: UMA LEITURA DA OBRA O PEQUENO PRNCIPE, DE ANTONIE SAINT-EXUPRY E A CRNICA VISTA CANSADA, DE OTTO LARA RESENDE.

Andra Pedrosa de Oliveira, Karla Beatriz de Freitas Lira, Mrio Jorge Barbosa e Priscila de Andrade Dantas. Curso Tcnico em Alimentos Integrado Campus Pau dos Ferros. Este trabalho tem como objetivo promover uma anlise temtica dos textos literrios O pequeno prncipe, de Antonie de Saint-Exupry, e Vista Cansada, de Otto Lara Resende, enfocando principalmente os temas relacionados formao humana, como por exemplo: a amizade, o amor, o respeito e uma reflexo sobre a relao entre as geraes, como as crianas e os adultos. Nossos estudos foram desenvolvidos durante as aulas de Lngua Portuguesa I, do IFRN, do Campus de Pau dos Ferros, a partir da leitura dos textos e discusses dos pontos mais relevantes. Percebemos com a construo desse trabalho que a literatura pode ser vista como um fator importante para a formao humana e compreenso da realidade.

Em uma sociedade cada vez mais tecnolgica as relaes sociais se formam na individualidade, na indiferena entre as pessoas. Cada um est preocupado com o seu prprio bem estar e esquecem valores to importantes para nossa formao social, como por exemplo: a amizade, o respeito, o carinho, o amor. Caractersticas estas percebidas nos textos literrios O pequeno prncipe, de Antonie de Saint-Exupry, e Vista Cansada, de Otto Lara Resende. Diante disso, nosso trabalho promove uma anlise temtica entre os textos em questo, buscando estabelecer as semelhanas entre eles, pois ambos foram feitos com a inteno de comover o leitor e faz-lo refletir sobre aspectos fundamentais na formao humana. Outro ponto importante percebido nos dois textos o poder do olhar infantil e a pobreza do olhar de um adulto diante da amizade, valorizada por um e menosprezada pelo outro.
Promover uma anlise temtica entre os textos literrios, O Pequeno Prncipe, de Antonie Saint-

INTRODUO

Tem olhos atentos e limpos para o espetculo do mundo. J na obra O Pequeno Prncipe, o narrador conta que aos seis anos de idade desenhou uma jibia engolindo um elefante e este apenas foi entendido por uma criana, os adultos sempre viam aquela figura como um chapu, isso fez com que a criana desenhista, desistisse de seu sonho de ser pintor. O narrador destaca tambm, que os adultos apenas enxergam assuntos que falam de nmeros, dinheiro. Nos dois textos, os autores mostram que as crianas tm a capacidade de enxergar alm do que est a sua frente, que elas tm o poder de ver tudo com outros olhos. Prova disso que na obra O Pequeno Prncipe, o desenho s passa a ser visto como uma jibia engolindo uma cobra quando o autor desenha o interior da cobra.

OBJETIVOS

Exupery e Vista Cansada, de Otto Lara Resende, enfocando aspectos importantes para a formao humana, como a amizade, o carinho, o respeito, solidariedade, entre outros. Compreender o texto literrio como um fator de humanizao importante para a nossa formao social, que desperta reflexes importantes sobre nossas vidas.

METODOLOGIA
Este trabalho fruto das discusses feitas nas aulas da disciplina Lngua Portuguesa I, do primeiro ano do ensino mdio, do IFRN - Campus Pau dos Ferros. Nossa abordagem bibliogrfica, centrada na leitura e anlise das obras citadas, tomando como ponto de anlise os aspectos temticos dos textos literrios e sua relao com o nosso cotidiano, fazendo uma auto-reflexo sobre nossas prprias atitudes no dia a dia.

DESENVOLVIMENTO
Um dos assuntos mais retratados nos textos mencionados a valorizao do que comum. Fato que no ocorre no nosso cotidiano. Na obra O Pequeno Prncipe, o personagem principal se considera rico pelo simples fato de ter uma rosa, coisa muito corriqueira em nosso meio, a rosa para o principezinho seria como um amigo que temos, mas como comum e faz parte de nossa rotina, no valorizarmos. Na crnica Vista Cansada, o autor relata que j estamos to acostumados com as coisas do nosso dia a dia, que acabamos deixando de v-las, que o comum est se tornando invisvel aos olhos. Percebemos que nos dois textos, a mensagem transmitida que no precisamos de muita coisa para sermos felizes e que devemos comear a dar mais valor aos pequenos tesouros que esto nossa volta. Falando sobre amizade, o livro O Pequeno Prncipe uma narrativa que conta a histria de um principezinho que vem ao planeta Terra procura de um amigo e encontra um homem no deserto do Saara. A partir desse encontro vrios ensinamentos so ditos ao longo do enredo, com passagens, frases e fatos sobre amizade, respeito, amor. Os vrios tipos de personagens podem ser vistos como metforas que nos despertam grandes ensinamentos para nossas vidas, como por exemplo: a serpente que relata o egosmo e a ganncia dos homens; a raposa que fala sobre a importncia de cativarmos um amigo; a solido do adulto, entre tantos outros que soam como aprendizados que podem mudar nossas histrias e o rumo da nossa felicidade. Outro ponto bastante debatido nos dois textos literrios o poder do olhar infantil. Na crnica Vista Cansada, o autor destaca em um pargrafo o poder que as crianas possuem de ver tudo como se fosse primeira vez, vejamos nesse trecho: uma criana v o que o adulto no v.

A partir de nossas anlises, percebemos que banalizamos o nosso olhar sobre as coisas que deveriam ser vistas com o corao, coisas que so importantes em nossas vidas e que passam despercebidas, como a amizade, a famlia, os amigos. A obra literria O Pequeno Prncipe nos ensina isso, que devemos valorizar o que nos importante, assim como a crnica Vista Cansada. Como enxergar o que no se pode ver? Vendo com o corao, vendo com os olhos de uma criana, olhos que no foram manipulados pelo desejo, pela ambio, pelo dinheiro, pelo materialismo. Olhos que vejam pessoas, que enxerguem a esperana que ainda h no planeta, os detalhes de uma pessoa querida, vontade e a sinceridade de uma criana e a amizade que sentimos pelas pessoas deve ser preservada com carinho e respeito. Com este trabalho promovemos uma reflexo sobre nossas atitudes na sociedade em que vivemos, alm de percebermos que a literatura pode ser vista como um instrumento de formao humana por retratar, na fico, realidades vividas no nosso cotidiano. A literatura no corrompe, humaniza no sentido profundo porque nos faz viver de uma forma mais sensvel.

CONCLUSES

REFERNCIAS
RESENDE, Otto Lara. Vista Cansada. Consultado em 20 de Abril de 2010. http://www.releituras.com/olresende_vista.asp. SAINT-EXUPRY, ANTONIE DE. O Pequeno Prncipe. Traduo de Dom Marcos Barbosa. 48 ed. Rio de Janeiro: Agir, 2005.

Vous aimerez peut-être aussi