Vous êtes sur la page 1sur 14

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua

DIAGNSTICO DA BALNEABILIDADE DO LITORAL CATARINENSE APRESENTAO O Programa de Balneabilidade das Praias do Litoral Catarinense realizado pela FATMA est estruturado para atender as especificaes da resoluo Conama Conselho Nacional de Meio Ambiente n 20/86, modificada em novembro de 2000, pela resoluo Conama n 274/00, que define critrios para a classificao de guas destinadas recreao de contato primrio. A fim de se avaliar a balneabilidade das praias, realiza-se um monitoramento atravs de coletas de gua do mar e posteriores anlises bacteriolgicas. Semanalmente, no perodo de novembro a maro, emitido um boletim contendo a classificao das praias quanto sua qualidade em termos de balneabilidade. No restante do perodo esta informao passa a ser mensal, o que divulgado atravs da imprensa. A abrangncia o litoral de Santa Catarina, da foz do rio Sa-Guau, fronteira com o Paran , at a foz do rio Mampituba, fronteira com o estado do Rio Grande do Sul. Geograficamente compreende os paralelos 25 5736 e 29 21 48 de latitude sul e os meridianos de 48 3000 e 30 4500 de latitude oeste , aproximadamente. Baseado na amplitude latitudinal, de 3 2412 que corresponde a 276,1 km de permetro envolvente e considerando os recortes do litoral - praias, enseadas, deltas, promontrios, etc., o mesmo se alonga para 531km, o que constitui a extenso real da costa catarinense.

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua CONCEITO DE BALNEABILIDADE A balneabilidade a avaliao da qualidade da gua para fins de recreao de contato primrio, pelo estabelecimento de critrios objetivos. Estes devem estar baseados em indicadores a serem monitorados e seus valores confrontados com padres pr-estabelecidos, e para que se possa identificar as condies de balneabilidade em um determinado local; pode-se definir, inclusive, classes de balneabilidade para melhor orientao dos usurios. OBJETIVOS A importncia do acompanhamento da qualidade das guas faz-se, portanto, necessria, constituindo uma significante fonte de informao para a populao. Este acompanhamento realizado pela Fundao do Meio Ambiente FATMA , atravs do Programa de Balneabilidade , sendo necessria uma ao conjunta, envolvendo vrios rgos como a Vigilncia Sanitria do Estado e Municpios, a Companhia Catarinense de gua e Saneamento - CASAN e outros visando : Constatar os efeitos decorrentes das descargas de poluentes; Estabelecer a qualidade atual das guas e classific-las conforme os padres e critrios de balneabilidade determinados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA; Fornecer subsdios para atuao das prefeituras e dos rgos de fiscalizao; Prever conseqncias futuras que decorreriam de uma expanso planejada das atividades na rea e pelo protelamento de medidas adequadas de controle; Orientar a sinalizao das praias e advertir a populao quando se fizer necessrio.

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua

Considerando as diversas variveis intervenientes na balneabilidade das praias e sua relao com a possibilidade de risco sade dos freqentadores, recomendvel: evitar o banho nas praias que forem classificadas como IMPRPRIAS; evitar o uso dos cursos de gua que aflui s praias; evitar o uso das praias que recebem corpos de gua cuja qualidade desconhecida; evitar o banho aps a ocorrncia de chuvas de maior intensidade; evitar a ingesto de gua do mar, com redobrada ateno para com as crianas e idosos, que so os mais sensveis e menos imunes do que os adultos; no levar em hiptese alguma animais praia.

HISTRICO DA FATMA :

Em 1972 aconteceu a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano Estocolmo onde foi enfatizado o desenvolvimento sustentado em todas as regies e continentes, numa tentativa de conciliar o crescimento material com a preservao ambiental. Foi tambm ressaltada a necessidade de transferncia de tecnologias de controle ambiental para os pases subdesenvolvidos.

Em 1973 foi criada a Secretaria Especial do Meio Ambiente SEMA em nvel nacional.

Em 30 de abril de 1975 foi criada a Secretaria de Tecnologia e Meio Ambiente SETMA e autorizada a instituio da Fundao de Amparo Tecnologia e ao Meio Ambiente - FATMA.

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua

Em 30 de julho de 1975 foi editado o Decreto n 662, efetivando a FATMA, dotada de personalidade jurdica de direito privado, como tambm foi institudo o Conselho Estadual de Tecnologia e Meio Ambiente CETMA, um frum de debates, de avaliao e de definio de diretrizes gerais, integrado por representantes governamentais, do setor privado e de universidades.

Em 12 de fevereiro de 1976 deu-se o incio formal de suas atividades, com a posse da diretoria pioneira, tendo como Presidente o economista Idaulo Diretor Jos Cunha; Vice-Presidente o mdico Edmond J. Saliba; Doutor em Engenharia Jos Carlos Zanini.

Administrativo o advogado Wilson Lauro Breda; e Diretor de Tecnologia o

Em julho de 1976 houve a apresentao, aprovao e imediata implementao do primeiro Plano de Ao da FATMA com alcance plurianual, alicerando-se no planejamento e na viso sistmica, como ferramentas de gesto, destacando: o diagnstico sucinto e as previses sobre a evoluo do sistema econmico catarinense; o definio de objetivos; o linhas estratgicas selecionadas, dentre elas o estabelecimento de prioridades de modelo organizacional e de trs programas mestres de tecnologia, meio ambiente e de apoio.

J em 1977 foi executado um ambicioso leque de projetos e atividades, abarcando todas as suas frentes de trabalho, dentre as quais enumeram-se:

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua Meio Ambiente Flora e fauna Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; Consolidao da propriedade da Reserva Biolgica do Sassafrs; Desenvolvimento de projeto para Preservao de Promontrios e Ilhas Ocenicas. Controle da Poluio: execuo do projeto especial de Controle da Poluio do Carvo no sul do Estado; significado avano no projeto de Preveno e Controle da Poluio, frisandose a estimativa das fontes de poluio, o enquadramento das bacias hidrogrficas, a montagem do primeiro laboratrio de fsico-qumica e a concluso do ante-projeto de Lei da Preveno, Controle e Defesa do Meio Ambiente; cabe salientar que todas estas iniciativas tiveram o apoio tcnico da CETESB-SP, porm, com a contrapartida da equipe da FATMA; Programa de Balneabilidade das Praias, concebido, originalmente, pela assessoria especializada da extinta DETMA, abrangendo todos os principais balnerios do Estado, que passaram a ser monitorados e classificados quanto qualidade das suas guas e; Projeto Emergencial de Tratamento de Esgoto de Cambori: diante do elevado grau de comprometimento da qualidade das guas do principal balnerio catarinense imps-se a implantao, sob a superviso da FATMA e execuo da CASAN, com o apoio da Prefeitura Municipal, de sistema provisrio e parcial de coleta, tratamento e afastamento de esgoto sanitrio.

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua Tecnologia: a ao mais marcante foi o desenvolvimento do projeto e a posterior implantao do Centro de Desenvolvimento da Indstria do Mobilirio (CDM), no plo moveleiro de So Bento do Sul, apoiando uma reivindicao da municipalidade e do empresariado local. simultaneamente, foram executados dois projetos setoriais, um deles direcionado indstria txtil, com o apoio do IPT/SP, e outro, ao complexo de metal-mecnica, com o assessoramento da UFSC. Os trabalhos de balneabilidade das guas foram iniciados no ano de 1976, com aproximadamente 25 pontos ao longo da praia central de Balnerio Cambori, sendo que as anlises foram realizadas no Laboratrio da CASAN local. A metodologia empregada na poca era a mesma de tubos mltiplos, mas utilizando o meio de cultura clssico (caldo lactosado, verde brilhante e EC), onde os resultados eram obtidos em 72 horas. Ao longo dos anos os trabalhos foram sendo otimizados, conseguindo-se atualmente obter resultados de anlise aps 24 horas, que possibilitou a abrangncia de um nmero maior de pontos de coleta ao longo do litoral catarinense. Atualmente monitoramos um total de 181 pontos fixos, ao longo do litoral, abrangendo 27 municpios. Em 1991, a Lei n 8.245 transformou a Fundao de Amparo Tecnologia e ao Meio Ambiente FATMA, em Fundao do Meio Ambiente. Bibliografia consultada: Os Anos de Pioneirismo da FATMA: 1975 1979- por Idaulo Jos Cunha , ( 1 superintendente da FATMA).

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua

FATORES QUE INFLUEM NA BALNEABILIDADE O parmetro indicador bsico para a classificao das praias, quanto a sua balneabilidade e sob o aspecto sanitrio, a densidade de coliformes fecais. Fatores circunstanciais, tais como a incidncia de surtos epidmicos de doenas de veiculao hdrica, derrame acidental de petrleo ou a ocorrncia de mar vermelha, podero tornar temporariamente uma regio do litoral imprpria para a recreao de contato primrio. Considerando-se, no entanto, a freqncia com que esses episdios ocorrem, pode-se considerar que as praias so classificadas quase que exclusivamente pela quantidade de esgotos sanitrios que a elas afluem, expressa pela densidade de coliformes fecais. Diversos so os fatores que ocorrem para a presena de esgotos nas praias. Entre eles pode-se citar como mais relevantes a inexistncia de sistema de coleta e disposio de efluentes domsticos gerados nas proximidades, a existncia de crregos afluindo ao mar, o aumento da populao durante os perodos de temporada, a fisiografia da praia, a ocorrncia de chuvas e as condies de mar. Em sua grande maioria, os municpios litorneos catarinenses so desprovidos de sistemas adequados para a coleta, tratamento e disposio final dos esgotos. A deficincia desses sistemas tem como conseqncia o lanamento direto ou indireto dos esgotos nos cursos de gua mais prximos afluindo s praias. Com o aumento da populao durante os perodos de frias e feriados prolongados, os sistemas de coleta de esgotos existentes no so suficientes para afastar os despejos, que terminam por ser lanados em galerias de guas pluviais, crregos ou praias, o que prejudica as condies de balneabilidade. A presena dos cursos de gua afluindo diretamente a uma praia um indicativo de condies de balneabilidade suspeitas. Na maioria das vezes,

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua mesmo galerias de drenagem e crregos formados em nascentes prximas, ou ainda filetes de gua que se supe carrearem guas de boa qualidade, recebem lanamentos clandestinos no seu curso, causando a afluncia ao mar de grande quantidade de esgotos. Assim, de fundamental importncia o conhecimento das caractersticas hidrulicas e sanitrias de todos os cursos de gua que afluem s praias, para uma melhor compreenso das suas condies de balneabilidade. Em relao a fisiografia da praia importante ressaltar que enseadas, baias e lagunas apresentam condies de diluio bastante inferiores s observadas em regies costeiras abertas. A menor taxa de renovao das guas dessas regies incrementa a concentrao de poluentes, limitando, assim, a capacidade de diluio do meio receptor. As chuvas constituem-se em uma das principais causas da deteriorao da qualidade das praias. Esgotos, lixos e outros detritos, so carreados para as praias atravs de galerias, crregos e canais de drenagem na ocorrncia de chuvas, produzindo assim, um aumento considervel na densidade de bactrias nas guas litorneas. Deve-se lembrar ainda a prtica disseminada na regio litornea de se ligar o sistema coletor de guas pluviais rede de esgoto, assim como a interligao dos sistemas coletores de esgoto rede de drenagem pluvial. Durante as mars de enchente, o grande volume de gua afluente, alm de favorecer a diluio dos esgotos presentes nas guas das praias, age no sentido de barrar cursos de gua eventualmente contaminados. J nas mars vazantes ocorre o fenmeno inverso, havendo uma drenagem das guas dos crregos para o mar levando uma maior quantidade de esgotos s praias.

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua

METODOLOGIA: A balneabilidade resultado de um sistema de monitoramento das guas o qual verifica a presena de esgotos nas guas costeiras destinadas ao uso do lazer e recreao de contato primrio, aqui representados pelo microorganismo do grupo coliformes presente nas fezes de animais e humanos, cujo programa foi estabelecido pela Resoluo n 20/86, artigo 26, do CONAMA Conselho Nacional do Meio Ambiente e atualmente regulamentado pela Resoluo n274 de 2000. Os coliformes fecais foram escolhidos como indicadores de qualidade da gua para uso recreacional por serem abundantes e de fcil identificao, e tambm por estarem diretamente relacionados com a contaminao fecal de animais de sangue quente, que segundo a CETESB (1990:5), a densidade mdia de coliformes fecais no esgoto varia de 10 milhes a 100 milhes de organismos em cada 100 mL de esgoto, citado por Midaglia (1994:105) A constatao da presena de coliformes fecais acima dos limites estabelecidos d uma noo de que podem estar associados a lanamentos de esgoto sanitrio ou fezes de animais, tambm a possvel presena de microorganismos patognicos, da possibilidade de se contrair alguma doena de veiculao hdrica, como poliomielite, clera, hepatite, febre tifide, gastroenterite e doenas da pele e outras. As coletas de balneabilidade so realizadas semanalmente durante o perodo de alta temporada (novembro a maro), sendo que na baixa temporada ( abril a outubro) sua freqncia mensal.

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua

As anlises so realizadas no Laboratrio Central de Florianpolis (FATMA) e nos Laboratrios Regionais de Joinville (UDESC), Tubaro (UNISUL) e Cricima (UNESC/IPAT). Atualmente, o nmero total de pontos coletados no Litoral Catarinense de 181. A metodologia empregada a de Tubos Mltiplos, recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA, atravs da Resoluo 20 de 18 de junho de 1986, revisada pela Resoluo n274 de 29 de novembro de 2000 e que se fundamenta no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater APHA AWWA WPCE ltima verso.

Classificao de balneabilidade conforme a resoluo CONAMA n274 /2000 (Tabela 1): Prprio: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas ltimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no mximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Imprprio: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas ltimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na ltima coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua

Tabela 1: Limites de Coliformes Fecais por 100 mL por categoria Limites Categoria Percentagem das amostras analisadas Excelente Valor mximo em 80% das ltimas 5 Muito Boa Satisfatria amostras 400 800 200 E. coli (NMP/100 mL)

Classificao Inferior ao valor indicado em 20% das PRPRIA IMPRPRIA IMPRPRIA ltimas 5 amostras Superior ao valor indicado em 20% das ltimas 5 amostras Superior ao valor indicado na ltima amostra 2000 800 1000

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua

Independente do nmero de coliformes verificados, uma praia pode ser classificada como Imprpria quando ocorrerem determinadas situaes que inviabilizem sua utilizao para fins de lazer e recreao: ocorrncia na regio de enfermidades; fenmeno de mar vermelha; sinais de poluio por esgoto, perceptveis pelo olfato ou viso; presena de parasitas que afetem o homem ou a constatao de seus hospedeiros; presena de resduos ou despejos, como derramamento de leos e graxas; pH menor que 5 ou maior que 8,5.

Divulgao dos resultados A divulgao das condies de balneabilidade feita por meio da emisso de boletim semanal ou mensal de balneabilidade que enviado para a imprensa, disponibilizado na Internet pelo endereo www.fatma.gov.com.br e ainda pelo atendimento telefnico atravs do tridgito 1523 (gratuitamente), que informa inclusive as condies das praias.

Sinalizao As condies de balneabilidade de todos os pontos monitorados pela FATMA, so divulgadas no respectivo local, atravs de placas instaladas nos pontos de coleta nas praias, que indicam a qualidade da gua para o banho. Essas placas so fixadas na areia, exatamente em frente ao local onde colhida a amostra da gua do mar.

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua

BIBLIOGRAFIA: CUNHA, Idaulo Jos Cunha Os Anos de Pioneirismo da FATMA: 1975 - 1979 CETESB Relatrios Ambientais Relatrio de Balneabilidade das Praias Paulistas - 2000 MIDAGLIA, Carmen Lcia Vergueiro Dissertao de Mestrado USP/SP 1994 RESOLUO CONAMA N20 / 86 Ministrio do Meio Ambiente PORTARIA N 0536/76 SEMA / MINISTRIO DO INTERIOR RESOLUO CONAMA n 274 2000 Ministrio do Meio Ambiente Standard Methods For The Examination Of Water And Wastwater APHA, AWWA, WEF, ltima edio.

I Frum de Balneabilidade do Litoral 7 de agosto de 2003 - Florianpolis SC 2003 Ano Internacional da gua

CUSTO DO PROGRAMA BALNEABILIDADE DO LITORAL DE SANTA CATARINA

GASTOS APROXIMADOS para um total de 180 pontos em todo o litoral no perodo de alta temporada (nov/mar): MEIO DE CULTURA : 3600 4100 amostragens (preo de mercado R$40,00/amostra) preo dado pela variao do dlar DIRIAS : 200 x R$110,00/diria = R$ 22.000,00 COMBUSTVEL : 36.000Km = R$7.800,00

CUSTO TOTAL APROXIMADO DE R$190.000,00 SO 4 OS LABORATRIOS ENVOLVIDOS NO PROGRAMA BALNEABILIDADE: Joinville UDESC/FATMA, 1 veculo Florianpolis FATMA-GELAB , 2 veculos Tubaro UNISUL/FATMA, 1 veculo Cricima UNESC-IPAT/FATMA, 1 veculo Total de veculos = 5 Pessoal envolvido no Programa de Balneabilidade das Praias do Litoral Catarinense: aproximadamente 15 pessoas.

Vous aimerez peut-être aussi