Vous êtes sur la page 1sur 4

Aula: 01 Temtica: Modelos e Representaes na Fsica

Iniciaremos nosso curso com um problema crucial da Fsica. As representaes e modelos que so utilizados nela. Para que serve um modelo na Fsica? Quando esse modelo ser aceito pela comunidade cientfica? Essas so perguntas que tentarei responder de forma simples e objetiva. Como? Mostrando um exemplo importante dentro da histria da Fsica e que ainda hoje no est totalmente resolvido. O ttulo abaixo j nos d uma pista. Ento, mos a obra... O que a Luz? ou ?

Esta um dos mais interessantes debates da histria da cincia. Por volta de 1650, Newton foi um dos mais importantes defensores da teoria corpuscular da luz. Ele acreditava que a luz constituda por um feixe de minsculas bolinhas que viajam a uma velocidade muito grande. Essas bolinhas minsculas que no conseguimos enxergar, que chamaremos de partculas, iniciam seu movimento a partir de fontes luminosas como o Sol, a chama de uma vela ou uma lmpada acesa. Pensou ainda que as partculas se movessem sempre em linha reta e que pudessem atravessar alguns materiais transparentes como o vidro, a gua, ou pudessem ser refletidas em um espelho como as bolas em um jogo de bilhar. Com esse modelo corpuscular para a luz, vrios fenmenos poderiam ser explicados utilizando os conhecimentos fsicos da poca. Na figura a seguir, mostro como seria a representao do modelo corpuscular da luz que, atingindo um espelho, sofre um fenmeno conhecido como reflexo de luz.

UNIMES VIRTUAL
12

ESPELHO PLANO
introduo fsica

Como ele possua grande reputao, a maioria dos cientistas da poca acreditava no modelo corpuscular. Newton ainda sugeriu que quando as partculas de luz, movendo-se no ar se aproximavam da gua, elas eram fortemente atradas por ela e a sua velocidade aumentava ao se mover dentro da gua. Huyghens leia-se riguens - foi durante muito tempo adversrio de Newton dentro da Academia de Cincias de Londres, na Inglaterra. Huyghens e outros defendiam o modelo ondulatrio. Para ele a luz se move como ondas, parecidas com as do mar. No como as que quebram na praia, mas aquelas ondas sinuosas, suaves. Na figura a seguir, mostro como seria a representao do modelo ondulatrio da luz que, atingindo um espelho, sofre reflexo.

ESPELHO PLANO

Em 1801, Thomas Young leia-se iongue- ressuscitou a teoria ondulatria com suas experincias sobre interferncia de luz. Nessa poca, Fresnel deu base matemtica para a representao ondulatria. Alm disso, a velocidade da luz na gua s comeou a ser determinada por volta de 1850, quando Foucault leia-se fuc mediu a velocidade da luz na gua e mostrou que a velocidade da luz neste ambiente menor do que no ar, contrariando a idia de Newton. Afinal, a luz partcula ou onda? Muita coisa se passou at os dias de hoje. A Fsica de hoje consegue explicar alguns fenmenos utilizando o modelo corpuscular e outros utilizando o modelo ondulatrio. Em outras palavras, se aceita atualmente que a luz apresenta uma natureza dupla, podendo ser considerada uma partcula ou uma onda dependendo da experincia que se realize. Esse conceito conhecido como dualidade onda partcula. Estaria esta idia retratando a natureza que nos cerca? Ningum sabe a resposta a essa pergunta. O que sabemos que a fsica UNIMES VIRTUAL
introduo fsica

13

utiliza representaes e os experimentos realizados em laboratrio que comprovam essas representaes. Quando as representaes e os experimentos nos fornecem a mesma resposta, podemos considerar a idia como verdadeira. Ou seja, no basta criar um modelo. O modelo deve explicar alguma experincia que represente algum fenmeno na natureza. Glossrio Representaes so modelos matemticos (figuras geomtricas, equaes) criados para explicar determinado fenmeno. Experimentos so experincias realizadas em laboratrios que comprovam as representaes. Agora responda aos testes a seguir: 1. Assinale a alternativa que cita um cientista que sugeriu ter a luz aspecto corpuscular: a) Huygues b) Newton c) Young d) Fresnel 2. Analise as afirmativas a seguir: I. O dualismo partculaonda refere-se ao fato da luz poder apresentar caractersticas tanto de partculas como de ondas. II. A reflexo da luz pode ser explicada considerando-se a luz tanto como partculas ou como ondas. III. O modelo corpuscular de Newton falha ao explicar as velocidades da luz, quando essa, se deslocando no ar, passa a se propagar na gua. Pode-se dizer que so corretas as afirmaes: a) Somente I b) Somente I e II c) Somente II e III d) I, II e III 3. (ENADE) A dualidade onda-partcula para a luz permite afirmar que a... a) luz a soma de uma partcula e uma onda b) interpretao ondulatria se aplica a alguns fenmenos, enquanto a interpretao corpuscular a outros UNIMES VIRTUAL
14
introduo fsica

c) interpretao ondulatria incompatvel com a interpretao corpuscular. d) luz composta de partculas superpostas em ondas. e) luz uma partcula que se propaga ao longo de uma onda. As respostas dos testes esto no final da Unidade I.

Acabamos de conhecer uma parte bem pequena de como a fsica evolui. Participe do espao interativo e esclarea possveis dvidas. Na prxima aula, refletiremos sobre as leis, princpios e teoremas.

UNIMES VIRTUAL
introduo fsica

15

Vous aimerez peut-être aussi