Vous êtes sur la page 1sur 8

Sistemas de Despoeiramento

Treinamento
Teoria de Filtrao Todos os coletores (filtro) operam em funo de um principal objetivo. Eles coletam o material particulado que transportado em tubulaes a uma determinada velocidade por um fluxo de gs que movimentado por um ventilador. Este fluxo de gs normalmente introduzido no coletor abaixo de uma chapa espelho vedada. O ar passa por um meio filtrante onde separado do particulado. O particulado coletado em uma moega (tremonha) abaixo do meio filtrante e transferido para um reservatrio enquanto o ar limpo liberado para a atmosfera ou em alguns casos o gs recirculado (sistemas fechados). A torta residual de particulado em uma manga filtrante quem acaba fazendo a filtrao em sistemas de despoeiramento. Isto regra, no importando se o meio filtrante um tecido ou um feltro, uma regra de fsica e nunca mudar. A nica exceo quando se utilizam mangas de membrana de PTFE. A membrana toma a funo da torta residual por ser microporosa (seus poros so menores que a grande parte das partculas), deixando que o ar passe e retendo as partculas no permitindo que estas penetrem no tecido ou feltro (que neste caso s tem a funo de suporte para a membrana). Por ser extremamente lisa a membrana tambm oferece um excelente desprendimento de torta ao custo de uma menor energia de limpeza. O descrito acima est muito simplificado, mas mostra que o coletor tem trs funes bsicas: Coletar partculas em suspenso em determinados pontos. Separar as partculas do ar limpo. Coletar o p separado e transportar para uma rea de armazenamento. Existem cinco fatores que podem afetar de uma forma importante operao de um sistema de despoeiramento: O projeto do coletor e sistema. A operao do coletor. A manuteno do coletor.

O elemento filtrante ideal. A instalao do meio filtrante. Projeto: Cada coletor deve ser adequado a uma aplicao. sempre melhor que o coletor seja SUPER do que SUB-dimensionado. Todos estes seguintes aspectos afetam o projeto final de um sistema de despoeiramento: Aplicao. Carga de p. Temperatura de operao. Condies qumicas dos gases e do particulado. Teor de umidade. Custo final. Relao ar / pano. A relao ar / pano extremamente importante para uma boa operao e longa vida til do sistema de despoeiramento. Um ventilador dimensionado para movimentar um volume pr-determinado de ar (Nm/h, m/min, etc,.). Esta vazo dividida pela rea filtrante total do equipamento nos d a relao ar / pano (m/m/min que pode ser traduzida para uma velocidade de filtrao (m/min)). Exemplo: Um filtro com um ventilador de 40.000 m/h e 276 mangas de 160 X 3600 mm ter uma relao ar / pano de 1,33 m/m/min ou uma velocidade de filtrao de 1,33 m/min conforme demonstrado abaixo: Rel. ar/pano (Ra/p) = Vazo ventilador (Vv) / rea filtrante total (At) Vv = 40.000 m/h = 666,67 m/min At = 0,16 m() X 3,1416() X 3,6 m(compr.) X 276(quant.) = 499,43 m Ra/p = 666,67 / 499,43 = 1,33 m/m/min Coletores com uma Ra/p acima do valor normal apresentaro uma perda de carga alta nas mangas. J coletores com uma Ra/p abaixo do normal mostraro uma baixa perda de carga nas mangas. Isto se deve ao ar ter uma maior ou menor dificuldade de passar pelo meio filtrante para a atmosfera. A Ra/p afeta diretamente a tiragem, controle de emisso, vida til das mangas e desgaste de todas as peas mveis do sistema.

Em contraste a uma Ra/p alta, uma Ra/p baixa vai imprimir uma menor perda de carga nas mangas e conseqentemente apresentar uma boa tiragem, necessitar de menor energia de limpeza, e ter uma menor carga de p no coletor. Contudo, pode ocorrer a dificuldade da formao de uma boa torta residual se a Ra/p for muito baixa. Sistemas de despoeiramento positivos tm o coletor localizado aps o ventilador. A tubulao antes do ventilador tem uma presso negativa. Aps o ventilador a tubulao e o coletor esto submetidos a uma presso positiva. Neste tipo de coletor a necessidade de vedao existe apenas at abaixo da chapa espelho. Um sistema de presso negativa tem o ventilador aps o coletor. O ventilador cria uma suco no coletor que faz com que o fluxo de gases passe pelas tubulaes em uma velocidade suficiente a fim de evitar a decantao de particulado nestas. J no filtro a velocidade deve ser baixa para que o mximo de particulado decante antes de chegar nas mangas. Nestes sistemas de presso negativa a vedao deve ser em todo o equipamento at o ventilador a fim de se evitar entrada de ar falso prejudicando assim a captao. Os seguintes aspectos podem ilustrar problemas gerados por um projeto mal elaborado: Moegas muito rasas e inadequadas podem provocar o acmulo de particulado nas paredes. Dampers devem ser bem dimensionados e bem localizados ou pode haver desgaste prematuro de seus componentes prejudicando o sistema. Defletores ou a falta deles podem causar preferncias de fluxo e a reentrada do particulado depositado na moega no fluxo que vai para as mangas (abraso e alta perda de carga). Chapas espelho devem ser planas e sem ondulaes para garantir uniformidade no tensionamento de mangas de sacudimento ou ar reverso e garantir um espaamento homogneo entre mangas e gaiolas de sistemas de jato pulsante. Os furos da chapa espelho no devem apresentar variaes nem ovalizao a fim de garantir um perfeito encaixe dos elementos filtrantes. Tubulaes devem ser dimensionadas de acordo com o ventilador. Tubulaes sub-dimensionadas podem provocar abraso nas paredes por alta velocidade enquanto que tubulaes super-dimensionadas podem provocar decantao de particulado nos dutos por baixa velocidade dos gases.

Uma boa estrutura essencial a fim de garantir a estabilidade do sistema e alinhamento das peas mveis. A falta de dispositivos essenciais de controle pode provocar uma operao deficiente do sistema e ciclo de limpeza.Equipamentos e dispositivos auxiliares so extremamente importantes para a operao e proteo dos elementos filtrantes, tais como; defagulhadores, entradas de ar para diluio de temperatura, controladores inteligentes, sensores de emisso, sensores de temperatura, manmetros de leitura (ar comprimido, perda de carga, temperatura), etc... A operao do coletor: O ciclo de limpeza, a evacuao das moegas e dampers de diluio influenciam diretamente na vida til dos elementos filtrantes A correta regulagem do ciclo de limpeza fundamental para o bom funcionamento do sistema e longa vida til das mangas. Um dos parmetros mais importantes para uma boa definio do melhor ciclo de limpeza a leitura de perda de carga. Na regulagem do ciclo deve-se buscar o equilbrio para que as mangas operem em um regime de perda de carga que seja o mais constante possvel. Por este motivo recomenda-se o uso de controladores inteligentes em sistemas que podem sofrer oscilaes no processo. Moegas tem o objetivo de coletar e transferir o particulado para um ponto de transporte. Moegas nunca devem ser utilizadas para a armazenagem do particulado. O acmulo de p pode causar a reentrada do material j filtrado ao fluxo de gases e causar abrases alm de uma maior perda de carga. Dampers de diluio de temperatura devem permanecer fechados o mximo possvel. Quando abertos, diminuem a capacidade de tiragem nas tubulaes anteriores. Estes dampers devem ser acionados apenas para proteger os elementos filtrantes de picos de alta temperatura e a inspeo e manuteno nestes, nos atuadores e termopares deve ser bastante criteriosa. Existem muitas situaes onde a necessidade do processo ultrapassa a capacidade do sistema de despoeiramento. Normalmente esta necessidade vem de uma expanso no processo e ou aumento de produo. Um coletor pode operar alm dos parmetros de projeto, mas a um certo custo. O coletor ser submetido a uma maior presso para suportar mais particulado do que o projetado. Haver uma menor vida til do sistema de despoeiramento e uma maior incidncia de intervenes de manuteno. O primeiro componente do sistema a sofrer estas conseqncias ser o conjunto de elementos filtrantes que o elo mais frgil desta cadeia.

A manuteno do coletor: Existem 2 tipos de manuteno. Manuteno Preventiva e Manuteno Reativa. claro que a primeira a melhor e evita problemas. No final das contas mais barata e mantm o equipamento operando em boas condies com menos paradas. Um programa de manuteno preventiva deve ser elaborado baseado em um bom registro de dados e ocorrncias. A antecipao falncia dos elementos filtrantes importante para uma boa produo e boa performance do coletor. A troca de elementos filtrantes em um sistema pode ser efetuada de trs maneiras diferentes. A primeira a troca total das mangas em uma nica etapa. A deciso para que seja feita uma troca total deve ser baseada no tempo de operao, performance e um bom relatrio de ensaios e anlise laboratorial dos elementos em operao. Tecnicamente esta a melhor opo de troca de mangas, pois o equipamento entrar em operao em uma tima condio e continuar assim at a prxima troca. Em grandes sistemas de despoeiramento isto pode ser um problema devido aos altos valores financeiros envolvidos que devem estar nas planilhas de custo de operao ou manuteno. Em coletores menores as trocas costumam ocorrer em funo da performance dos elementos filtrantes. O limite costuma ser de algum gargalo na produo (tiragem) ou de emisses aparentes ou fora da legislao. Existem equipamentos que acusam emisso e sistemas de deteco que podem auxiliar na localizao dos vazamentos. J para elementos filtrantes obstrudos e deficincia de tiragem devemos contar com a experincia da operao e a perda de carga gerada pelos elementos filtrantes. Uma segunda maneira de trocar mangas seguindo um agendamento de trocas contnuas e por cmaras. Deve-se estimar o ciclo de vida til das mangas do sistema e dividir a troca neste perodo. Por exemplo; Um coletor tem seis mdulos. Trocando-se dois mdulos por ano o ciclo de vida til do elemento filtrante de trs anos. Trocando-se trs mdulos por ano teramos um ciclo de vida til de dois anos. Sob este sistema de trocas teramos um coletor sempre operando decentemente. Nunca em tima condio, mas decentemente. A terceira opo de se trocar elementos filtrantes de acordo com a necessidade individual de cada elemento danificado. Esta de longe a pior opo. No se deve considerar uma manga em boas condies de operao s porque esta no est furada. Instalar um elemento filtrante novo no meio de um universo de elementos usados faz com que o elemento novo se iguale aos demais em um curto espao de tempo. Um coletor nestas condies normalmente apresenta uma alta perda de carga atravs das mangas e uma tiragem deficiente devido s mangas estarem prximas da condio de entupidas.

O elemento filtrante: Elementos filtrantes devem ser adquiridos pela qualidade e no s pelo preo. No mercado de elementos filtrantes fcil encontrar preos menores a qualquer momento. Isto no quer dizer que uma manga mais cara sempre melhor. Produtos de alta qualidade no so vendidos normalmente pelo menor preo. O coletor necessita de um elemento que consiga filtrar e se limpar adequadamente. Utilizar o elemento mais barato desconsiderando as especificaes no mnimo uma irresponsabilidade. Os elementos filtrantes devem obedecer aos seguintes critrios: Resistir s temperaturas do processo, inclusive os picos. Limpar-se com facilidade e suportar condies de eventuais condies de umidade. Deve sempre manter uma torta residual de particulado que proporcione boa perda de carga e boa tiragem nos pontos de aspirao. Suportar todos os agentes qumicos do fluxo de gases, tanto na presena quanto na ausncia de umidade. Suportar as condies de abraso Ter preos e prazos de entrega razoveis e aceitveis. A instalao do meio filtrante: S existe uma maneira de se instalar um elemento filtrante. A maneira correta!!! Existem procedimentos a serem elaborados e seguidos. Para cada coletor deve-se elaborar um procedimento de instalao considerando todas as condies e variveis envolvidas tais como, dificuldade de acesso, segurana dos envolvidos, durao da tarefa, anlise crtica antes e aps a desmontagem, limpeza do equipamento antes da instalao dos elementos novos, cuidados a serem tomados na hora da instalao, inspeo durante e aps o trmino, etc... Muitos dizem displicentemente que no necessrio ser um cientista para se instalar um elemento filtrante. Isto correto, no preciso nenhuma habilidade especial, mas quem for instalar precisa saber instalar corretamente e estar ciente dos problemas que podem ocorrer no caso de falhas na instalao. Existem inmeras maneiras de se instalar elementos de forma errada. Todas estas maneiras causaro a falha prematura dos elementos filtrantes. A atitude e o senso de responsabilidade do instalador to importante quanto o seu conhecimento da tarefa. fcil culpar a manga quando esta falha, porque a pea mais vulnervel e visvel. A grande maioria de falhas prematuras em elementos filtrantes ocorre em decorrncia de falhas em; projeto, procedimentos de operao, manuteno e instalao.

O ciclo de limpeza Assumindo que um sistema de despoeiramento esteja bem projetado, existam bons procedimentos de operao e manuteno, e que o elemento filtrante mais adequado tenha sido aplicado e corretamente instalado, ainda devemos considerar os tipos de controles disponveis e o ciclo de limpeza. O ciclo de limpeza quem determina as caractersticas da torta residual de particulado que se formar na superfcie do meio filtrante. Os dispositivos de controle regulam o ciclo de limpeza e fazem as devidas leituras de perda de carga, temperatura, emisso etc... A leitura de perda de carga representa a resistncia imposta ao fluxo de gases pela torta residual de particulado. Quanto maior a torta, mais alta a perda de carga no sistema. Quanto mais alta a perda de carga, melhor a eficincia de reteno e menor o arraste (tiragem). Inversamente, quanto menor a torta, mais baixa a perda de carga. Quanto mais baixa a perda de carga, melhor o arraste e a eficincia de reteno prejudicada. necessrio que haja um equilbrio entre a tiragem e controle de emisso. O sistema de despoeiramento deve ser submetido a um ajuste fino. Um meio filtrante que permita a formao da torta residual e ainda permita a passagem necessria dos gases deve ser selecionado. Este meio filtrante ainda deve ter a capacidade de regenerao de permeabilidade a fim de manter baixa a perda de carga. Tudo isso s possvel com o correto acerto dos tempos e energia de limpeza. Um bom acerto do ciclo de limpeza aquele que limpa o elemento filtrante suficientemente para que o arraste seja regenerado sem que ocorra a diminuio de eficincia de reteno. Em sistemas onde o controle do ciclo de limpeza temporizado existe sempre a possibilidade dos elementos serem limpos demais ou menos que o necessrio. recomendado, sempre que possvel, que o ciclo de limpeza seja em funo da perda de carga do sistema. Estes dispositivos tambm exigem uma rotina de inspeo e manuteno, pois as informaes fornecidas a estes dispositivos devem ser confiveis (por exemplo; uma mangueira entupida pode informar que a perda de carga est baixa enquanto que esta no a realidade). Moegas (Tremonhas) Alguns sistemas de despoeiramento reservam o particulado dentro das moegas que so esvaziadas de tempo em tempo. Isto ocorre porque no existe um local para a armazenagem do particulado ou porque existe falha na vedao ou at a ausncia de uma vlvula rotativa ou outro dispositivo. A funo da moega de coletar e no de armazenar. Como j foi mencionado anteriormente existe a possibilidade de reentrada do particulado no fluxo, fluxos preferenciais, abrases, etc...

Moegas devem ser dimensionadas considerando que pequenos acmulos no interfiram na desacelerao e distribuio do fluxo. Portas de acesso bem vedadas devem ser consideradas para possveis manutenes internas. Pode no parecer, mas um coletor um equipamento sofisticado. um equipamento no produtivo e no gera recursos para a empresa. Muito pelo contrrio, consome recursos para operar. Mas deve-se tomar cuidado, pois um sistema de despoeiramento que no opera como deve pode paralisar uma planta e gerar prejuzos de produo e financeiros (paradas no programadas, danos e multas ambientais, etc...). mais sensato, portanto, manter o equipamento em boas condies de operao e em dia com a manuteno. No final das contas muito mais barato. necessrio que todas as peas trabalhem em conjunto. Os procedimentos de operao e manuteno podem ser fceis de entender, mas exigem muita disciplina e podem ser difceis de executar.

Vous aimerez peut-être aussi