Vous êtes sur la page 1sur 5

As Geraes Baby Boomer, X, Y e Z Origens e conflitos das diferentes geraes no contexto profissional O incio das classificaes Antigamente uma

gerao era definida a cada 25 anos, porm, nos dias de hoje, j no se espera mais um quarto de sculo para se instaurar uma nova classe genealgica. Atualmente os especialistas apontam que uma nova gerao surge a cada 10 anos apenas. Nas empresas, isso implica em pessoas de diferentes idades e costumes vivendo em um mesmo ambiente de trabalho, trocando experincias e gerenciando conflitos em perodos cada vez menores. A gerao Baby Boomer A Gerao Baby Boomer surgiu logo aps o fim da Segunda Guerra Mundial. Hoje, estas pessoas esto com mais de 45 anos e se caracterizam por gostarem de um emprego fixo e estvel. No trabalho seus valores esto fortemente embasados no tempo de servio, e preferem ser reconhecidas pela sua experincia sua capacidade de inovao. O termo em ingls Baby Boomer pode ser traduzido livremente para o portugus como exploso de bebs, fenmeno social ocorrido nos Estados unidos no final da Segunda Guerra, ocasio em que os soldados voltaram para suas casas e conceberam filhos em uma mesma poca. Os Boomers tambm so identificados como inventores da era paz e amor, pois tinham averso aos conflitos armados. Preferiam a msica, as artes e todas as outras formas de cultura como instrumentos para evoluo humana do que as guerras. Nos dias de hoje os pertencentes gerao Baby Boomer, em sua maioria, ocupam os cargos de diretoria e gerncia nas empresas. Por exercerem funes de chefia, e muitas vezes em nvel estratgico, chocam-se diretamente contra as geraes mais jovens no que diz respeito aos seus ideais, o que ocasiona um contraste de comportamento e valores considervel, que j apreciado com grande cuidado nos setores de recursos humanos e estratgico das organizaes, que por sua vez tentam administrar positivamente os conflitos e reverter as diferenas em potenciais de atuao. A Gerao X Enquanto a Gerao Baby Boomer se apresenta como contempornea ao nascimento da tecnologia a Gerao X surge j fazendo uso dos recursos tecnolgicos promovidos por sua gerao precursora. Surgida em meados da dcada de 60 e estendendo-se at o final dos anos 1970, essa gerao vivenciou no Brasil acontecimentos como as Diretas J e o fim da ditadura. No meio profissional a Gerao X caracterizada atualmente por certas resistncias em relao a tudo que novo, alm de apresentar insegurana em perder o emprego por pessoas mais novas e com mais energia. Estas formam a sucessora da Gerao X: a Gerao Y.

A Gerao Y Nasce ento na dcada de 80 a Gerao Y, que em pouco tempo de vida j presenciou os maiores avanos na tecnologia e diversas quebras de paradigma do mercado de trabalho. Por conseguinte, num ambiente to inovador, a Gerao Y se individualiza ao apresentar caractersticas como capacidade em fazer vrias coisas ao mesmo tempo, como ouvir msica, navegar na internet, ler os e-mails, entre vrias outras que, em tese, no atrapalham os seus afazeres profissionais. Essa gerao tambm apresenta um desejo constante por novas experincias, o que no trabalho resulta em querer uma ascenso rpida, que a promova de cargos em perodos relativamente curtos e de maneira contnua. Os perfis da Gerao X e Y so bastante diferentes quando colocados em comparao os seus comportamentos. Enquanto o X prefere tranquilidade o Y quer movimento; o Y deseja inovar a qualquer custo, j o X prefere a estabilidade e o equilbrio. Tais contrastes apresentam uma dificuldade para as empresas que possuem colaboradores da Gerao X subordinados a Gerao Y. A maioria dos mais velhos no aceita com naturalidade um comando imposto por um mais novo, que por sua vez acha morosa demais as decises dos mais velhos. Nos dias de hoje e em meio a tanta diferena de valores, para as organizaes a preferncia se d pela capacidade de cada profissional e no mais pelo tempo de trabalho. Embora a experincia conte muito na tomada de deciso a competncia de cada um em funo da demanda por execues mais rpidas torna-se o fator primordial para a contratao, delegao de funes e promoes dentro de uma empresa. A Gerao Z Os jovens nascidos em meados dos anos noventa forma o conjunto da Gerao Z. Estes ainda no esto inseridos no mercado de trabalho, mas j so motivo de reflexo por conta do seu comportamento individualista e de certa forma antissocial. A Gerao Z contempornea a uma realidade conectada Internet, em que os valores familiares, como sentar-se mesa e conversar com os pais, no so to expressivos quanto aos contatos virtuais estabelecidos pelos jovens na Web. Formada pelos que ainda no saram da escola e ainda no decidiram a profisso a ser exercida no futuro a Gerao Z tambm se destaca por sua excentricidade. Os jovens da Gerao Z apresentam um perfil mais imediatista. Querem tudo para agora e no tm pacincia com os mais velhos quando estes precisam de ajuda com algum equipamento eletrnico ou algum novo recurso da informtica. Esse tipo de atitude sugere que tais jovens tero srios problemas no mercado de trabalho, quando sero exigidas habilidades para se trabalhar em equipe. O trabalho coletivo demanda respeito e tolerncia, virtudes em escassez nos jovens da Gerao Z. Concluso Independente da gerao a que o profissional pertena, o objetivo principal de uma empresa obter lucro. Para essa finalidade no existe uma receita absoluta, porm, para se estabelecer, ela exige um requisito bsico dos

colaboradores envolvidos, que a capacidade de se trabalhar em equipe. Em qualquer que seja a organizao multisetorial, nenhum profissional dotado de todas as competncias necessrias a todos os seus processos, desde o atendimento at a produo. A evoluo profissional individual sempre depende do aprendizado, que por sua vez depende da troca de experincias. Essa troca s possvel de pessoa para pessoa e geralmente a faixa etria no equivalente. Todas as geraes tm a ensinar umas s outras e feliz daquele que capaz de ouvir corretamente e se impor corretamente. Mas o que ser correto? O comportamento correto aquele que visa o equilbrio, sem excessos. Um profissional mais velho, mesmo tendendo naturalmente ao conservadorismo, precisa compreender que o mais novo possui os atributos da inovao, da energia, da motivao e da habilidade em lidar com o novo. Assim as geraes mais antigas dependem dessas caractersticas alheias para se renovarem diante de um novo cenrio dos negcios. Hoje tudo est conectado e as tarefas a serem executadas pelas pessoas dependem dessa conexo. J os mais novos, independente da sua competncia e da sua aptido para o exerccio aprimorado de suas funes, precisam atingir o equilbrio atravs da sobriedade dos mais velhos. As geraes mais antigas tm a capacidade bem definida de pensar estrategicamente, o que torna suas decises estatisticamente mais acertadas. Enquanto o jovem pode inovar constantemente por meio das suas ideias os profissionais das geraes anteriores viabilizam a inovao sem os prejuzos que estas podem causar por no terem sido concebidas de maneira estratgica. Atualmente, muitos lderes das geraes Baby Boomer e X esto se tornando cada vez mais Y. Isso devido ao crescimento exponencial do volume de informaes que devem ser consumidas diria e instantaneamente. Embora a maioria dos executivos tenham tido sua formao e inicio de carreira em uma poca diferente da de hoje, eles comeam a esboar um novo perfil de comportamento diante de uma nova realidade: ou se envolvem ou sero envolvidos. Portanto, a empresa do futuro se apresentar como aquela que ser capaz de conciliar diferentes geraes em um mesmo ambiente de trabalho, extraindo o que cada profissional tem de melhor e equilibrando os potenciais individuais em funo do bem estar coletivo.
http://www.coisaetale.com.br/2012/04/as-geracoes-baby-boomer-x-y-e-z/

Gerao XYZ
O que significa Gerao XYZ?
Recentemente tem havido uma necessidade de se nomear as geraes de forma a no alinhar com as mesmas caractersticas indivduos de pocas diferentes. At h pouco tempo atrs, quando nos referamos a crianas, adolescentes ou pessoas de meia ou terceira idade acabvamos generalizando comportamento e caractersticas, independente da poca em que viveram.

Hoje inaceitvel imaginar o comportamento de um adolescente, independente da poca que tenha vivido. Assim, fica fcil entender que um adolescente do Sculo XIX, com certeza ter caractersticas diferentes de um adolescente do incio do Sculo XX, ou dos anos 50, 60 ou 90.

Dessa forma, se optou por chamar as geraes (independente de sua idade, j que as geraes envelhecem) por nomes specficos. As principais classificaes das geraes so:

Gerao X A primeira denominao moderna foi a que se denominou Gerao X. Esta gerao composta dos filhos dos Baby Boomers da Segunda Guerra Mundial. (Baby Boomer uma definio genrica para crianas nascidas durante uma exploso populacional - Baby Boom em ingls, ou, em uma traduo livre, Exploso de Bebs. Dessa forma, quando definimos uma gerao como Baby Boomer necessrio definir a qual Baby Boom estamos nos referindo). Os integrantes da Gerao X tm sua data de nascimento, localizada, aproximadamente, entre os anos 1960 e 1980.

Gerao Y A Segunda gerao foi a denominada Gerao Y, tambm chamada de Gerao Next ou Millennnials. Apesar de no haver um consenso a respeito do perodo desta gerao, a maioria da literatura se refere Gerao Ycomo as pessoas nascida entre os anos 1980 e 2000. So, por isso, muitos deles, filhos da gerao X e netos da Gerao Baby Boomers.

Gerao Z Formada por indivduos constantemente conectados atravs de dispositivos portteis e, preocupados com o meio ambiente, a Gerao Z no tem uma data definida. Pode ser integrante ou parte da Gerao Y, j que a maioria dos autores posiciona o nascimento das pessoas da Gerao Z entre 1990 e 2009.

Gerao XY Ainda no muito bem definida, a Gerao XY uma maneira de classificar indivduos da Gerao Y que buscam reconhecimento da forma que a Gerao X fazia.

Gerao Alfa (ou Alpha Generation) Ainda sem caractersticas precisas definidas, a no ser que nascero em um mundo conectado em rede, a prxima gerao, de nascidos a partir de 2010, j tem nome: >Gerao Alfa. Podero ser filhos, tanto da gerao Y, como da Gerao Z.

Gerao X
Vrios pases ocidentais deram uma guinada esquerda no incio da dcada, com a vitria de John F. Kennedy (sim, aquele que foi assasinato enquanto estava dando um passeio em um carro conversvel) nas eleies de 1960 nos EUA, da coalizo de centro-esquerda na Itlia em 1963 e dos trabalhistas no Reino Unido em 1964. No Brasil, Joo Goulart virou o primeiro presidente trabalhista com a renncia de Jnio Quadros.

Gerao Y
Essa a famosa e to comentada gerao do momento. A gerao Y, a gerao do computador, das facilidades, da globalizao e tudo mais. Alguns Baby Boomers e Xs se refere a esta gerao como sendo a GERAO MIMADA.

Gerao Z
a gerao touchscreen, voc imagina as crianas de hoje, daqui poucos anos ainda apertando boto? Seguimos ento para a gerao que no ir arrumar, vo sim trocar, no vai vender, vai se desfazer. No ir procurar por produtos que sintam necessidade, apenas escolheram de quem comprar. Pois ofertas de todos os tipos e gostos no vo faltar.

http://www.geracaoxyz.com.br/geracao-xyz.html

Midias: http://www.youtube.com/watch?v=98e6rKv9lO0 http://www.youtube.com/watch?v=fPZNIOgxSew

Vous aimerez peut-être aussi