Vous êtes sur la page 1sur 5

ATIVIDADE 1: TEIA DA VIDA

Durao das atividades: 2h/aula

Dados da Aula

O que o aluno poder aprender com esta aula:

. Compreender que o ambiente constitudo de elementos naturais, e elementos construdos pelo ser humano. . Compreender que a inter-relao entre os elementos naturais que compem o ambiente importncia para o equilbrio necessrio vida; . Valorizar a diversidade natural existente no Planeta Terra e agir de forma a preserv-la. .Realizar as atividades propostas com empenho, respeito aos outros e ao ambiente. .Valorizar a vida em todas as suas formas de manifestao.

Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno:

. Ter noo de ambiente. . Diferenciar elementos de um ambiente que fazem parte da natureza daqueles que so construdos pelo ser humano. . Nomear entre os seres que fazem parte da natureza aqueles que so vivos e os no vivos.

Estratgias e recursos da aula

Introduo Muitas vezes, quando pensamos no termo ambiente lembramo -nos de natureza, ou seja, de um lugar onde existem, por exemplo, animais, plantas, gua, sol. Outras vezes, quando pensamos no termo ambiente lembramos do ambiente

da sala de aula, de uma casa, do bairro ou da cidade. Nesses ambientes, alm de plantas, animais, gua e Sol encontram-se muitos objetos feitos pelo ser humano, como casas, pontes, carteiras escolares. Esses elementos do ambiente no fazem parte da natureza, ou seja, foram feitos pelo ser humano. A idia de ambiente, embora muitas pessoas a relacione diretamente a natureza, vai mais alm. Ambiente o conjunto de condies, leis, influncias e infra-estrutura de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Entre os fatores que compem um ambiente temos a luz, o ar, a gua, o solo e os seres vivos. Os ambientes podem ser naturais, modificados e ou construdos pelo ser humano. Ambientes naturais so aqueles que se formaram sem a interveno humana, como os lagos naturais, os rios, as florestas naturais, os pntanos, os oceanos. Entretanto, esses ambientes no so estticos, tm sua dinmica e, em muitos casos, so influenciados pela ao humana. Ambientes construdos ou modificados so aqueles que se formaram com a interveno do ser humano, como jardins, hortas, campos cultivados e o prprio ambiente de uma cidade. Ao modificar o ambiente natural para que dele possa fazer uso, o ser humano no retira todos os elementos naturais, at porque ele depende desses elementos para a sua sobrevivncia.

Estratgia

Para que os alunos percebam a diferena que existe entre os elementos naturais e os elementos modificados/construdos de um ambiente, e como os elementos da natureza encontram-se interligados, vamos desenvolver uma dinmica intitulada Teia da vida.

Leia o trecho a seguir para a turma:

Em um jardim podemos observar plantas como beijinhos, roseiras, diversas folhagens, pequenos animais como minhocas, tatuzinhos, borboletas,

pssaros, lagartos e orqudeas. As orqudeas podem crescer sobre arbustos, buscando a luz do Sol. As roseiras e outras flores atraem borboletas, formigas e outros insetos.

Esses animais encontram no jardim o alimento de que precisam e podem servir de alimento para outros animais e microorganismos. Um pssaro que ali vive pode se alimentar do inseto que acabou de comer uma folha. No jardim h luz, solo frtil, seres decompositores, umidade e nutrientes para a vida vegetal e animal. O jardim um exemplo de um ambiente construdo pelo ser humano, mas que os elementos da natureza esto em constante interao. A ligao dos seres vivos com o ambiente como uma grande teia de fios invisveis que se inter-relacionam e, se for rompida, causa grandes danos natureza.

Pergunte aos alunos: 1. Que elementos fazem parte do ambiente de jardim? 2. Quais so seres vivos? Quais so seres no-vivos? 3. Como os seres vivos e no-vivos se relacionam entre si? Aps ouvir as crianas proponha a realizao da atividade.

1. Como realizar a atividade Escolha um lugar qualquer: um ambiente de stio, o prprio ambiente de jardim, uma rea verde prxima escola. Faa um levantamento com a turma dos seres vivos e no vivos que podem ser encontrados nesses lugares.(Se possvel proponha um trabalho de campo ao local escolhido antes de realizar a atividade). Organize os alunos no ptio da escola ou outro lugar onde elas possam ficar sentadas em roda. Para realizar a atividade ser necessrio um rolo de barbante.

2. Desenvolvimento Uma criana inicia a dinmica dizendo o nome de um dos componentes naturais do ambiente: Sol, por exemplo. Ao falar o nome do componente, segura a ponta do barbante e lana o rolo para outra criana da roda. A criana recebe o rolo, segura a extremidade do barbante, diz o nome de outro componente do ambiente e lana o rolo para outra criana.

A atividade termina quando todos da roda tiverem participado. O barbante vai sendo tranado, formando uma grande teia. Todos os componentes do ambiente ficam entrelaados, interagindo entre si. Quando isso acontecer converse com os alunos sobre a relao que pode ser estabelecida entre a teia formada com barbante e o que acontece entre os seres vivos e no vivos em um ambiente. 3. Discusso a. Como os componentes citados pelos alunos se relacionam entre si? b. O que aconteceria grande teia se um aluno (dizer o nome de um aluno e recordar que elemento do ambiente ele representava) soltasse o barbante? c. Como isso iria interferir no ambiente? d. Como cada participante contribuiu para que a teia fosse formada? e. Como cada pessoa pode contribuir para a preservao do ambiente?

Ilustrar Variao da dinmica: pea aos alunos que digam o nome de componentes especficos de um ecossistema escolhido previamente.

Avaliao Avalie as crianas durante todo o desenvolvimento da aula. Escute suas idias e observe como elas participam da dinmica. Proponha uma atividade individual de avaliao pedindo-lhes para representar e colorir, numa folha de papel ofcio, a teia construda com barbante e escrever um pequeno texto com as concluses sobre a interdependncia que existe entre os componentes do ambiente.
Dia 28/05

Dia 03/06 Teia da Vida

Vous aimerez peut-être aussi