Vous êtes sur la page 1sur 3

Dados da Aula O que o aluno poder aprender com esta aula Distinguir algumas caractersticas dos animais mamferos

s em comparao aos animais que se reproduzem em ovos; Compreender a importncia da caracterstica de produo de leite de alguns animais mamferos, para o desenvolvimento dos seres humanos. Durao das atividades Uma aula de 50 minutos Conhecimentos prvios trabalhados pelo professor com o aluno Nenhum conhecimento prvio Estratgias e recursos da aula Motivao / Introduo: (10 minutos) Nesta aula, queremos mostrar aos alunos esta surpreendente caracterstica dos animais mamferos que os distingue dos demais, que a capacidade de produzir alimento no seu organismo para seus filhotes. O professor pode comear a aula conversando com as crianas sobre a diversidade de animais que podemos encontrar em um stio ou chcara. Professor, faa um desenho de uma chcara ou stio e, junto com seus alunos, pea para que eles enumerem os vrios tipos de animais que possamos colocar neste lugar. Nesta dinmica, os alunos vo citando os animais que eles j viram em chcaras e o professor vai colocando estes vrios animais, distribudos em grupos nas diversas dependncias desta chcara. Distribuio dos animais em grupos: (20 minutos) Nesta aula, vamos supor que o professor e seus alunos encontraram o seguinte grupo de animais: Na Chcara da Bicharada Tem: Gatos, cachorros, galinhas, vacas, porcos, cavalos, patos, gansos, cabras, peixes e pssaros. Neste momento, divida a chcara ao meio e pea para que eles coloquem de um lado os animais que tm plos e do outro os animais que tm penas ou escamas. Eles devem dividir este grupo de animais da seguinte forma: Animais Com Plos: Gatos, cachorros, vacas, porcos, cavalos e cabras. Animais Com Penas ou Escamas: Galinhas, patos, gansos, peixes e pssaros. Agora, professor, pea para que seus alunos faam uma nova diviso. Mande que separem os animais do stio em animais que produzem leite e alimentam seus filhotes com este leite e os animais que nascem de ovos. Para esta nova classificao os estudantes faro a seguinte diviso: Animais que produzem leite: Gatos, cachorros, vacas, porcos, cavalos e cabras. Animais que nascem de ovos: Galinhas, patos, gansos, peixes e pssaros. Procure frisar com eles, que estes dois grupos so os mesmos grupos com plos e penas ou escamas. Ou seja, o grupo dos animais que produzem leite e

se alimentam de leite quando pequenos o me smo grupo que tm plos. O grupo dos animais que tm penas e escamas o mesmo grupo dos animais que nascem de ovos. Neste momento, comente com seus alunos que agora eles vo fazer um trabalho de cientistas, vo classificar estes dois grupos de animais, utilizando uma linguagem mais sofisticada, uma linguagem cientfica. Como o primeiro grupo composto por animais que produzem leite e mamam, estes animais podem ser classificados como animais mamferos. O segundo grupo de animais, pelo fato de se desenvolverem dentro de ovos antes do nascimento ser chamado de animais ovparos. Neste momento, juntamente com as crianas, monte uma tabela listando todas as caractersticas encontradas por eles para cada grupo de animais e como eles esto classificados, seguindo esta linguagem dos cientistas. Tm plos >> produzem leite e mamam quando pequenos >> Animais Mamferos. Tm penas ou escamas >> se desenvolvem em ovos >> Animais Ovparos. Na sala de informtica (20 minutos) Na sala de informtica, o professor pode mostrar aos seus alunos o vdeo De onde vem o leite? para que eles percebam a importncia da caracterstica da produo de leite feita pelas vacas, para o desenvolvimento nutricional dos seres humanos. Neste vdeo os alunos tambm percebero que ns, os seres humanos, tambm fazemos parte deste grandioso grupo dos animais mamferos.

Dinmica primeiro dia de aula (com balas ou jujubas) 11AGO importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e tambm bom que eles se conheam entre si. Essa dinmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV. Distribuo balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) e peo que as deixem em cima da carteira. Ento especifico as cores (que voc pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe no muito numerosa 15 alunos, por exemplo e na faixa de 10 a 14 anos, fao mais ou menos o seguinte:

verde escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matrias gosta ou no gosta, etc) azul famlia e casa (ele se apresenta e fala de sua famlia, onde mora, se tem bicho de estimao, onde seu pai e sua me trabalham, se ele se d bem com os irmos ou no, etc) vermelho lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando no est estudando.

Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou trs cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer. Depois que cada um fala, voc pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmo pergunto se mais velho ou mais novo, se se do bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc. Se forem alunos maiores voc pode mudar os critrios, acrescentar outros como vida amorosa, vida profissional, religio, etc A fica a seu critrio. Gosto de fazer essa dinmica com classes que esto comeando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e tambm tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles. Claro que depois que a dinmica termina, eles tm autorizao para comer as balas.

Vous aimerez peut-être aussi