Vous êtes sur la page 1sur 10

Extino do RTT

Origem do Regime de Transio


Em 2007, a Lei 6.404/1976 (Lei das S/A) foi objeto de alteraes visando harmonizar a LEI SOCIETRIA brasileira aos novos critrios contbeis, aps a convergncia com as regras internacionais.

FORTE IMPACTO na determinao do lucro contbil

As alteraes necessrias na LEGISLAO TRIBUTRIA no foram implementadas concomitantemente, devido a antecipao da vigncia das alteraes da Lei das S/A.

Instituio do Regime Tributrio Transitrio (RTT) EVITAR: INSEGURANA JURDICA para a Administrao e Contribuintes IMPACTOS NA TRIBUTAO, NEUTRALIZANDO os novos efeitos contbeis para fins tributrios

O RTT deveria ser extinto no prazo de DOIS ANOS, conforme previso inicial.

Ministrio da Fazenda

Principais Problemas do RTT


CRITRIOS CONTBEIS: utilizao para fins fiscais de critrios contbeis no mais vigentes no Pas BASE LEGAL: apurao dos tributos tendo como base legal dispositivos da Legislao Societria revogada COMPLEXIDADE DOS ATOS NORMATIVOS: dificuldades para edio dos atos subsequentes relativos s alteraes na base de clculo dos tributos, devido transitoriedade do regime INSEGURANA JURDICA e agravamento da complexidade no cumprimento das obrigaes tributrias LITGIOS ADMINISTRATIVOS E JUDICIAIS: elevao do nmero de questionamentos
Prorrogaes sucessivas do regime transitrio agravaram o cenrio de incompatibilidade da Legislao Tributria antiga com os novos critrios contbeis adotados no Brasil, revelando a precariedade do regime transitrio de tributao.
Ministrio da Fazenda

Principais ganhos com a extino do RTT


PARA CONTRIBUINTE

APERFEIOAMENTO DAS NORMAS


Adequao da legislao tributria s novas normas contbeis Eliminao dos pontos controvertidos advindos com o Regime Transitrio de Tributao Reduo da complexidade no cumprimento da obrigao tributria principal Ambiente propicio para ampliao de empresas optantes pelos novos critrios contbeis.

ELIMINAO DE OBRIGAES ACESSRIAS


Dispensa da apresentao da Contabilidade Fiscal (FCont), que atualmente representa nus considervel para as empresas. Adoo do Escriturao Contbil Fiscal ECF. Permitir a eliminao da DIPJ, que diminuir o custo de conformidade das empresas e da Administrao Tributria.
Ministrio da Fazenda

Principais ganhos com a extino do RTT

PARA A ADMINISTRAO TRIBUTRIA


APERFEIOAMENTO DAS NORMAS
Diminuio das consultas tributrias com a extino do regime transitrio Simplificao dos procedimentos de auditoria, com a reduo do tempo despendido e celeridade nas verificaes Reduo de litgios Possibilidade de programas de autorregularizao para PJ

ELIMINAO DE OBRIGAES ACESSRIAS


Reduo dos controle internos (simplificao do suporte tecnolgico) Reorientao de recursos para outras atividades

Ministrio da Fazenda

Propsitos a serem alcanados


MODIFICAES PROPOSTAS
a) adequao (convergncia) da legislao tributria s constantes alteraes da legislao societria e o Pronunciamento do CPC; b) revogao do regime transitrio de tributao

I AMBIENTE JURDICO HARMONIZADO (SEGURANA)


Definio das regras tributrias em conformidade com os comandos normativos contbeis adotados internacionalmente.

II SIMPLIFICAO E REDUO DE CUSTOS DE CONFORMIDADE


Reduo significativa dos custos com o cumprimento da obrigao tributria, pela adoo dos critrios e padres internacionais

III FAVORECIMENTO DO AMBIENTE DE NEGCIOS


Legislao tributria harmonizada com os conceitos, princpios e regras internacionais Segurana jurdica
Ministrio da Fazenda

Linha das Alteraes Propostas


1. 2. 3. 4. Neutralidade em relao legislao tributria vigente em 31.12.2007; Transposio para a legislao tributria de conceitos introduzidos pela nova lei societria aos critrios contbeis e societrios; Contemporaneidade e convergncia da legislao tributria s nova regras e conceitos contbeis; Regra de aplicao da norma contbil (mais dinmica) para fins tributrios somente aps a edio de norma tributria especifica sobre o tratamento fiscal da matria; Adoo dos novos institutos e critrios contbeis para reduzir o planejamento fiscal abusivo, principalmente em arranjos societrios intragrupo; Reduo da insegurana jurdica decorrente do vcuo regulatrio no tempo (6 anos desde a edio da norma societria); Tratamento tributrio do gio e da compra vantajosa apurados conforme as novas regras contbeis; Ajustes da base tributvel por meio da Escriturao Contbil Fiscal ECF e com a eliminao do F-Cont.

5. 6. 7. 8.

Ministrio da Fazenda

Convergncias com Impacto Tributrio

COMBINAO DE NEGCIOS (reorganizaes societrias com aquisio de controle)


IRPJ e CSLL
Mantida a dedutibilidade da MAIS-VALIA incorporada ao valor do bem integrante do acervo recebido nos casos de incorporao, fuso e ciso Admitida a dedutibilidade do GIO (goodwill) no prazo mnimo de cinco anos, observados os critrios societrios

AQUISIO DE INVESTIMENTOS (DE CONTROLADAS E COLIGADAS) COM DESGIO


IRPJ e CSLL
A tributao do ganho reconhecido contabilmente auferido em operao de compra vantajosa (DESGIO), mantido o tratamento atual (diferida para momento da alienao do investimento).
Ministrio da Fazenda

Interlocutores do Setor Pblico e Privado Comit de Pronunciamentos contbeis (CPC); Comisso de Valores Mobilirios (CVM); Conselho Regional de Contabilidade (CRC); Confederao Nacional da Indstria (CNI); Confederao Nacional do Comrcio (CNC); Confederao Nacional das Instituies Financeiras (CNF). Grupo de Estudos Tributrios Aplicados (GETAP)
Ministrio da Fazenda

Vous aimerez peut-être aussi