Vous êtes sur la page 1sur 2

12 dicas de escrita que qualquer pessoa deve saber

Quer se tornar um escritor mais eficiente e articular suas ideias com mais facilidade? Confira a seguir uma lista com 12 dicas simples que qualquer pessoa deve saber. Por mais comum que uma situao possa ser sempre haver uma exceo. Esse j um bom motivo Figura 1 - Shutterstock.com para voc no generalizar o tema. Saber escrever fundamental para qualquer pessoa, seja um professor, um estudante ou um empresrio. por meio da escrita que voc estabelece relaes, mostra o seu ponto de vista e defende o que voc acredita. Entretanto, nem sempre to fcil assim colocar suas ideias no papel. Se voc sofre ao articular suas ideias, confira 12 dicas simples que voc precisa saber para ser um bom escritor.

1.

Revise a escrita

Certifique-se de que voc no cometeu nenhum erro de ortografia, concordncia ou gramtica. Em geral esses erros acontecem por falta de ateno, mas deixam uma imagem muito negativa sobre o autor.

2.

Conhea seu pblico

Embora parea uma informao desnecessria, conhecer sua audincia vai mudar a linguagem como voc escreve.

3.

Evite aliteraes

Utilizar aliteraes em excesso pode deixar teu texto chato. Evite termos com sons semelhantes muito prximos um do outro.

4.

Cuidado com as preposies

Embora as preposies sejam necessrias para dar coerncia ao seu texto, evite terminar as frases com elas.

5.

Fuja dos clichs

Por mais verdadeiros que eles possam ser, os clichs vo tornar seu texto previsvel e entediante. Fuja do lugar comum, encontre novas maneiras de dizer o que precisa.

6.

Elimine as comparaes

Assim como os clichs, as comparaes deixam seu texto sem graa. Elas so previsveis e podem criar certa antipatia do pblico com voc, uma vez que voc pode criticar algo que seus leitores admiram.

7.

Seja especfico

Voc precisa ser claro sobre o assunto discutido. Isso no significa assumir uma posio (em certos textos voc pode ser prejudicado ao escolher um lado), mas voc precisa deixar claro para os seus leitores o que quis dizer com aquele texto.

8.

No generalize

Por mais comum que uma situao possa ser, sempre haver uma exceo. Esse j um bom motivo para voc no generalizar o tema.

9.

Seja consistente

Pense sobre o que voc quer dizer, encontre uma maneira de fazer isso e mantenhase fiel a ela. No seja vago. Pesquise para oferecer argumentos vlidos sobre o tema.

10. No seja redundante


Evite, a qualquer custo, dizer a mesma coisa de diversas formas. Isso mostra aos leitores que voc no sabe o que falar sobre o assunto. Antes de iniciar o texto, monte um roteiro na sua cabea. Isso ajuda a eliminar o risco de redundncia.

11. Esquea as perguntas retricas


Elas podem ter muito efeito durante um discurso falado, mas no papel sua nica funo tornar o texto chato. Em vez de perder tempo com perguntas retricas, preocupe-se em responder os questionamentos acerca do tema.

12. No exagere
Elimine os superlativos da sua rotina de escrita. Exagerar no vai ajudar em nada, a no ser que seu objetivo seja deixar claro para o leitor que seus argumentos so to vagos que voc precisa aument-los.

Vous aimerez peut-être aussi